terça-feira, 29 de setembro de 2015

Meta do Brasil é reduzir emissão de gases em 43% até 2030, anuncia Dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse nessa domingo(27) que as metas brasileiras para reduzir a emissão de gases de efeito estufa são de 37% até 2025 e de 43% até 2030. O anúncio foi feito durante a Conferência das Nações Unidas para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, em Nova York. O ano-base utilizado para os cálculos, segundo ela, é 2005.
Durante seu discurso, Dilma destacou que os números serão levados à Conferência do Clima, em Paris, como compromisso assumido pelo governo brasileiro. “A Conferência de Paris é uma oportunidade única para construirmos uma resposta comum para o desafio global de mudanças do clima. O Brasil tem feito grande esforço para reduzir as emissões de gás de efeito estufa, sem comprometer nosso desenvolvimento econômico e nossa inclusão social”.
A presidenta citou ainda o que chamou de objetivos ambiciosos para o setor energético, com destaque para a garantia de 45% de fontes renováveis no total da matriz energética. No mundo, a média, segundo ela, é de 13%. Os demais anúncios feitos por Dilma incluem a participação de 66% de fonte hídrica na geração de eletricidade; a participação de 23% de fontes renováveis, eólica, solar e biomassa na geração de energia elétrica; o aumento de cerca de 10% na eficiência elétrica; e a participação de 16% de etanol carburante e demais fontes derivadas da cana-de-açúcar no total da matriz energética.
“As adaptações necessárias frente a mudança do clima estão sendo acompanhadas por transformações importantes nas áreas de uso da terra e florestas, agropecuária, energia, padrões de produção e consumo”, disse. “O Brasil é um dos poucos países em desenvolvimento a assumir uma meta absoluta de redução de emissões. Temos uma das maiores populações e PIB [Produto Interno Bruto] do mundo e nossas metas são tão ou mais ambiciosas que aquelas dos países desenvolvidos”, completou.
Agência Brasil

Com fim da greve, agências do INSS reabrem nesta semana

(Foto: Wesley Justino/EPTV)
Com o fim da greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as agências serão reabertas nesta semana. De acordo com a federação nacional dos sindicatos dos trabalhadores (Fenasps), está marcado para quarta-feira (30) o retorno unificado ao trabalho.
Os servidores aceitaram a proposta de aumento do governo: 10,8%. Uma parte será paga em agosto do ano que vem, e outra em janeiro de 2017. Até sexta-feira (25), a situação já estava definida nos estados do AC, AL, AM, AP, DF, ES, MA, PA, PB, PE, PI, SE e SP. Em CE, MS e SC, os servidores já aprovaram o indicativo de fim da greve.
No entanto, alguns estados ainda fariam assembleia para definir e oficializar a retomada ao trabalho. É o caso de GO, RS e RR.
Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação.
Os funcionários pediam reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.
Além dos servidores administrativos, os peritos do INSS também estão em greve em todo o país. A paralisação começou no último dia 4 e, segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos em Previdência Social, ainda não há previsão de fim do movimento.
Do G1, em São Paulo

Políticos se unem pela luta em defesa da transposição no Rio Grande do Norte

Ministro da Integração, Gilberto Occhi, garantiu que o governo federal está sensível ao apelo do estado.



Políticos de todo o Estado participaram de debate com o ministro da Integração, Gilberto Occhi, sobre as obras de transposição do Rio São Francisco.
A Assembleia Legislativa (AL) e o Senado debateram na manhã desta segunda-feira (28), a seca e as obras de Transposição do Rio São Francisco, durante o evento RN pela Transposição. A discussão contou com a participação do ministro da Integração, Gilberto Occhi e líderes políticos do Estado, deputados federais, senadores, prefeitos, vereadores e lideranças de todo o RN.

Em seu discurso, o presidente da AL, Ezequiel Ferreira (PMDB), ressaltou a importância da defesa pela transposição feita pelos deputados estaduais, bancada federal e governadores do Nordeste para minimizar a crise hídrica. “Sabemos que o Governo Federal teve um corte no orçamento de R$ 69,9 bilhões. Recurso esse contingenciado que iria naturalmente para estados e municípios e que deixou de chegar. Por isso mesmo, é hora de o governo federal eleger prioridades para usar os recursos restantes e queremos que a transposição seja prioridade”, disse Ezequiel.

As obras de Transposição do Rio São Francisco estão sendo feitas em mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (Norte e Leste) ao longo do território de quatro estados nordestinos (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio com nove estações de bombeamento.

A AL vem desenvolvendo uma série de ações voltadas ao enfrentamento da crise hídrica no Rio Grande do Norte. Os trabalhos são coordenados pelo Comitê de Ações de Combate à Seca, liderada na Casa pelo deputado Ezequiel Ferreira e pela Frente Parlamentar da Água, presidida pelo deputado Galeno Torquato (PSD) que acompanham desde fevereiro as ações da transposição na Paraíba, Pernambuco e Ceará. 

O Rio Grande do Norte tem, atualmente, 13 cidades em situação de colapso total no abastecimento de água e mais de 35 em sistema de rodízio.  A senadora Fátima Bezerra (PT), destacou o expressivo quórum da Assembleia, acrescentando que o momento é de união. Ainda em sua fala, pediu diretamente ao ministro a conclusão das obras no prazo previsto, e também a segurança dos recursos para a construção do canal que levará água ao Piranhas-Açu, e antecipará em quase dois anos a chegada das águas do rio São Francisco no RN. “Esse projeto da transposição está agora em andamento, com quase 80 % da sua obra concluída. Um projeto que vai beneficiar, mais de 12 milhões de nordestinos e nordestinas, chegando a 390 cidades, pelo nordeste brasileiro. Então essa obra, ministro, mais do que nunca, ela precisa ser concluída, ela tem que ter o orçamento assegurado”, avaliou Fátima.

No último mês de agosto, a estação de bombeamento do Eixo Norte da Transposição foi inaugurada pela presidente Dilma Rousseff (PT) em Pernambuco, que na oportunidade garantiu aos deputados estaduais e ao governador do RN, Robinson Faria (PSD), a conclusão do trecho de seis quilômetros que ligará o Rio Grande do Norte à Transposição. Durante o evento, o governador Robinson fez um apelo ao ministro, em nome de todos que estão sofrendo com a seca, para que seja atendido o pedido de parceria com o governo federal até o final do ano. “Entregamos um relatório minucioso, detalhado, fidedigno e realista a vossa excelência para que possamos ter uma parceria com o governo federal até o final do ano, e neste relatório financeiro, para socorrer as necessidades, completar e se somar ao governo estadual e socorrer neste momento de emergência que estamos vivendo, é um número pequeno diante do tamanho do orçamento do Brasil e diante do drama de quase 2 milhões de habitantes que vive hoje no semiárido potiguar. É um relatório que foi entregue ao ministro Gilberto Occhi, no valor R$ 61 milhões de reais. Isso é um relatório com uma proposta independente dos demais recursos que estão sendo liberados nas parcerias das obras que estão sendo tocadas pelo nosso governo”, comentou Robinson.

O Ministro Gilberto Occhi apresentou um relatório com o andamento das obras de transição, comentando sobre osinvestimentos, histórico, ações de revitalizações e execução. E garantiu que o governo federal está sensível ao apelo do Rio Grande do Norte, e que a presidente Dilma Rousseff (PT) dará prioridade à construção do canal de seis quilômetros. “Há uma decisão da presidenta de sermos ágeis e encontrar a melhor solução. Ela deu essa garantia e estamos estudando como aditar de forma juridicamente segura esta parte da obra, que não estava prevista no projeto original. Estamos vendo a parte jurídica do contrato com a construtora Queiroz Galvão, que é a responsável por este trecho e se propõe a fazer a obra”, assegurou o ministro.

De acordo com Gilberto, a água chegará ao Rio Grande do Norte por dois locais: pelo Piranhas-Assu seguindo para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, e também pelo ramal do Apodi, seguindo para a barragem Umari e região.

O debate sobre as obras contou com o apoio do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha que apontou que a sociedade civil deve ser envolvida no debate. “É preciso que a sociedade abrace esse projeto e tenha mecanismos de participação. O gerenciamento é muito importante no que diz respeito ao controle do consumo e preço da água”, afirmou.

O deputado federal Beto Rosado (PP) e membro da Comissão Especial de Fiscalização da Obras do São Francisco também reforçou a importância das obras de transposição. “Conhecemos o andamento da obra e trabalhamos na Câmara para a concretização da mesma no RN. Sobrevoamos todo o Eixo Norte, a partir do reservatório, de onde vai sair o canal para Oiticica e a Armando Ribeiro Gonçalves. O reservatório de Tucutu já está com 50% do seu volume. Faço um apelo que o Estado se prepare construindo um cinturão de água, como acontece no Ceará para a água correr por gravidade”, comentou.

Representando os prefeitos do RN, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD) também discursou sobre o colapso no abastecimento de água das cidades. “Daqui a seis meses, se nada for feito teremos 42 municípios do Rio Grande do Norte em colapso no abastecimento. Está faltando água para o consumo humano”, avaliou.

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn) Manoel Cândido, pediu a rapidez nas obras e falou sobre a prorrogação das dívidas dos trabalhadores rurais. “É preciso que as ações se concretizem. Estamos aqui como cobradores. Vamos continuar fazendo isso. Fomos a primeira instituição a gritar por essa obra. É preciso que o projeto seja concluído o mais rapidamente”, disse.

O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) reforçou a negociação com os produtores rurais. “Todos nós estamos sacrificados. O Governo Federal precisa prorrogar a negociação dos créditos rurais contratados pelos produtores rurais”.

Finalizando a sessão, os deputados estaduais ainda fizeram o último apelo ao ministro. “Reforço a questão da conclusão das obras da barragem de Oiticica que vai armazenar 600 milhões de metros cúbicos e resolve problema de 16 municípios da região”, disse o deputado estadual Álvaro Dias (PMDB). “Faço um apelo ao Ministro da Integração Nacional para que a obra do perímetro irrigado de Apodi, que está parada, seja reiniciada”, comentou o deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB)

Governo do Estado promove mais 48 oficiais militares estaduais

A medida buscou alternativas legais para regularizar os atos de promoções e tem efeito retroativo a 25 de agosto de 2015.


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (29) a promoção de 48 oficiais militares estaduais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A medida, segundo a secretária de segurança, Kalina Leite, foi embasada em fundamentos jurídicos feitos pela Consultoria Geral do Estado e buscou alternativas legais para regularizar os atos de promoções e tem efeito retroativo a 25 de agosto de 2015.
“Valorizando o policial militar, meu governo cumpre a palavra com o povo que me elegeu e com a segurança pública. Estamos devolvendo a autoestima dos policiais realizando mais de três mil promoções de agentes de segurança (entre policiais civis, policiais militares e bombeiros militares). Isso demonstra o quanto estamos nos esforçando para investir no enfrentamento a violência. Já entramos para a história com a maior promoção do RN. Desejamos que estas ações se transformem em resultados na melhoria da segurança do povo”, disse o governador Robinson Faria.
Ao longo dos nove meses de gestão, o governador Robinson Faria promoveu 2.233 militares estaduais, sendo 181 oficiais e 2052 praças. A Polícia Civil também foi beneficiada com a promoção de 809 policiais civis do Rio Grande do Norte, sendo 74 delegados, 60 escrivães e 675 agentes. O Governo também nomeou 29 novos escrivães e 47 agentes de Polícia Civil e, em breve, nomeará mais 44 delegados e 51 agentes que estão concluindo o curso de formação.
“O governador Robinson Faria mais uma vez dá uma demonstração de comprometimento com a segurança pública, cumprido sua palavra, e fazendo valer o direito da categoria. Com isso, o Governo do Estado quer oferecer à população profissionais mais estimulados e dispostos a enfrentar a criminalidade e garantir a paz social tão desejada por todos!”, disse Kalina Leite.
Rua:Camilo José da Rocha nº 15c,Centro Santa Cruz RN.

Brasileiros poderão escolher novos conselheiros tutelares no domingo

Esta será a primeira vez que os conselheiros serão escolhidos por meio do voto em uma eleição simultânea em todo o país.


Victor Ribeiro, Agência Brasil, 
No próximo domingo (4), brasileiros irão às urnas eleger 30 mil novos conselheiros tutelares, responsáveis por proteger crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência. Esta será a primeira vez que os conselheiros serão escolhidos por meio do voto em uma eleição simultânea em todo o país. Eles terão mandato de quatro anos a partir de janeiro.
Instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), os conselhos tutelares começaram a ser instalados em 1990 e operam no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens.
Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode ajudar na escolha dos novos conselheiros. É preciso levar documento de identidade (com foto), título de eleitor e comprovante de residência. Para saber os locais de votação e conhecer a lista de candidatos, o cidadão precisa procurar o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de sua cidade.
De acordo com a secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal, Jane Klebia Reis, os candidatos a uma vaga no conselho tutelar fizeram provas escritas e tiveram de apresentar documentos para comprovar trabalho prévio com jovens.
“A pessoa que se imagina capaz de ser conselheira tutelar, primeiro tem de passar por uma prova escrita, para avaliar o conhecimento sobre a rede da Justiça, as leis que protegem as crianças, enfim sobre o que é ser conselheiro tutelar. Em seguida, ela apresenta a documentação que inclui uma série de certidões judiciais e comprovação de experiência de pelo menos três anos em trabalhos com crianças e adolescentes. Todas as informações foram conferidas. Agora, essas pessoas vão passar pelo crivo da comunidade”, afirma.
Todos os conselheiros tutelares recebem remuneração. Em Brasília, o salário chega a R$ 4,8 mil por mês.
De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), o Brasil tem 5.956 conselhos tutelares instalados em 5.559 municípios. Somente seis municípios não têm conselhos instalados. Para cumprir a lei que protege os direitos de crianças e adolescentes, o país tem o desafio de criar mais 600 conselhos – para cada grupo de 100 mil habitantes deve existir uma unidade com cinco conselheiros.
“O conselho tutelar é um órgão não jurisdicional que atua na defesa dos direitos da criança e do adolescente, que muitas vezes são violados pela própria família”, define o conselheiro tutelar do município de Barcarena (PA), Genilson Ramos Assunção.
Barcarena tem 112 mil habitantes e dois conselhos tutelares. “Aqui há muitos casos de abuso sexual, de abandono de incapaz e de exploração do trabalho infantil. Em geral, as denúncias chegam por telefone, porque as pessoas não gostam de se identificar. Nos casos de maus-tratos, normalmente pessoas próximas, da comunidade, vêm pessoalmente fazer a denúncia”, destaca o conselheiro.
Condições precárias
Para o presidente da Associação Nacional dos Conselheiros Tutelares, Davidson Nascimento, o desafio de cuidar dos direitos dos jovens muitas vezes esbarra nas condições precárias de funcionamento das unidades.
“O conselheiro não consegue encaminhar um relatório para o governo federal informando a situação porque não tem internet”, relata Nascimento. De acordo com ele, a falta de infraestrutura deixa os conselheiros desmotivados. “Ficam frustrados com os encaminhamentos. Às vezes não conseguem fazer sequer uma visita, por falta de automóvel. Quando tem automóvel, não tem gasolina.”
A Secretaria de Direitos Humanos informa que já repassou às prefeituras 2.122 kits para ajudar no trabalho diário. Esses kits são compostos de um carro, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um bebedouro e um refrigerador. Mais 1.500 estão em licitação.
“Começamos doando para os municípios que sediariam jogos da Copa das Confederações, depois da Copa do Mundo, municípios de fronteira e os que registraram maiores índices de denúncias do Disque 100”, afirma o coordenador da Política de Fortalecimento de Conselhos da SDH, Marcelo Nascimento.
Números da violência
No primeiro semestre deste ano, o Disque 100 recebeu 66.518 denúncias de violações de direitos humanos, sendo 42.114 referentes à violência contra crianças e adolescentes (63,3%).
A violência contra idosos ficou em segundo lugar, com 24,2% do total de denúncias. Em seguida vêm as pessoas com deficiência (7,3%), em restrição de liberdade (2,6%) as populações LGBT (0,8%) e em situação de rua (0,5%). Quilombolas, indígenas, ciganos, comunicadores, religiosos e vítimas de conflitos agrários e fundiários, somados, equivalem a 1,4% das ligações para o serviço.
A principal violação, no caso de crianças e adolescentes, é a negligência dos responsáveis, presente em 76,3% das denúncias. A violência psicológica foi reportada em 47,7% das chamadas, seguida de agressão física (42,6%) e abuso sexual (21,9%). Em 45% das denúncias, a vítima é menina e em 39%, menino. Não há informação de gênero nas demais.
Mais da metade (51,5%) dos casos registrados pelo Disque 100 foram encaminhados diretamente ao Ministério Público, mas em 36,4% a SDH repassou as denúncias aos conselhos tutelares, que têm o papel de orientar as famílias e proteger as crianças e os adolescentes.
“No Brasil nós ainda temos uma grande dificuldade no funcionamento efetivo dos conselhos. A formação dos profissionais requer grandes investimentos. Então, é um desafio a ação qualificada dos conselhos tutelares”, destaca a gerente executiva da Fundação Abrinq, Denise Cesario.
A qualificação e orientação dos conselheiros pode ser feita tanto por órgãos governamentais quanto por entidades da sociedade civil.

domingo, 27 de setembro de 2015

Fotos do eclípse Lunar na noite deste Domingo (27)




Julgamento de processos contra Rosalba poderão acontecer terça feira (29)

Nos últimos dias muito tem se comentado nos bastidores da política sobre o processo da ex-governadoraRosalba Ciarlini. São dois processos identificados com os números RESPE Nº 54754 e RESPE Nº 31460. Ambos estão na ASPLEN (Assessoria do Plenário). Ou seja, aguardando apenas a ministra Maria Thereza Moura, relatora, colocar na pauta.

O Tribunal Superior Eleitoral, em seu site oficial, já divulgou a pauta da próxima terça-feira. Nela não constam os processos envolvendo Rosalba Ciarlini.

No entanto, pelo regimento do TSE, os ministros podem fazer inclusão na pauta até 24 horas antes de começar a sessão. Portanto, teoricamente, os processos da ex-governadora Rosalba Ciarlini ainda poderão estar na pauta.

O POLÍTICA EM FOCO acompanha desde o momento da pauta da terça-feira ter sido divulgada e nunca esses processos estiveram na pauta. O que há, ainda, é uma expectativa dos advogados que defendem Rosalba Ciarlini de que os recursos especiais sejam incluídos na pauta de terça-feira.

Em conversa com o POLÍTICA EM FOCO os advogados acreditam que os dois processos poderão entrar na pauta na terça ou na quinta-feira desta próxima semana.

A ministra Maria Thereza já garantiu que coloca os dois na mesma sessão, que será, portanto, decisiva para o futuro político da líder Rosalba Ciarlini

Tentativa de homicídio é registrada na noite deste sábado em Japi

Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite deste sábado (26) na casa de shows RELA CASA SHOW, no bairro Alto Bela Vista, em Japi.

Segundo informações apuradas pelo Japi em Foco, por volta dás 21:30h de hoje, após uma discussão violenta no local de eventos, um jovem identificado até o momento por LEANDRO, sofreu cerca de três cutiladas de faca, do tipo peixeira, em seu braço e abdômen. 

Ele recebeu os primeiros socorros na unidade básica de saúde Torquata Leopoldina, sendo logo após encaminhado para cuidados médicos na capital do Estado. 

O individuou que cometeu o crime ainda foi cercado por populares que presenciaram o ato. Porém, ele conseguiu escapar e até o momento não foi pego pela polícia.

O caso será investigado pela delegacia civil da cidade de Santa Cruz/RN
Fonte:Japi em Foco

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Ex-governador Fernando Freire será transferido para presídio de Alcaçuz

Photo published for Ex-governador Fernando Freire será transferido para presídio de Alcaçuz - Portal No Ar

O juiz Ricardo Arbex, de Nísia Floresta, autorizou a transferência do ex-governador Fernando Freire para o presídio de Alcaçuz. Caberá agora à Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) proceder com a transferência. Fernando Freire está preso no quartel da PM desde o fim de julho. No entanto, o juiz de Execução Penal de Natal, Henrique Baltazar, determinou que ele fosse para uma unidade do sistema prisional, e o designou aos cuidados da Coape.
Como os presídios estão interditados em razão das rebeliões que sacodem o sistema prisional, a Coape precisava de uma autorização judicial, dada agora pelo juiz Ricardo Arbex. A decisão do magistrado, além de Freire, determina que Alcaçuz receba outros 30 presos.
Fernando Freire foi preso na orla da Praia de Copacabana, zona sul da capital fluminense, em 25 de julho deste ano. A prisão foi feita por agentes da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro. O ex-governador foi condenado por desvios de recursos públicos entre fevereiro e novembro de 2002, e era considerado foragido da Justiça desde 2014.
Portal No Ar

Helicóptero que levou Dilma à base aérea soltou chama

Voo prosseguiu sem risco, e isso pode ocorrer durante o acionamento de uma aeronave.


2lyrzr5q
O helicóptero que levou a presidente Dilma Rousseff do Palácio da Alvorada à Base Aérea de Brasília na noite desta quinta-feira (24) soltou uma labareda antes da decolagem, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com a Aeronáutica,  o voo prosseguiu normalmente, sem risco, e isso pode ocorrer durante o acionamento de uma aeronave. O helicóptero usado por Dilma é um modelo Super Puma H 34, um dos que a presidente costuma usar.
A presidente embarcou rumo à base aérea por volta de 18h40 para depois seguir em viagem em avião presidencial para Nova York, onde na segunda-feira (28) discursará na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

IFRN divulga concorrência dos cursos para o Exame de Seleção 2016

Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), divulgou segunda-feira (21), a lista da concorrência dos cursos que estão sendo ofertados no Exame de Seleção 2016.
De acordo com a lista, o curso com a maior quantidade de inscritos é Técnico Integrado em Administração, ofertado no Campus Natal-Central, com 23,25 inscritos por vaga. Já o curso menos concorrido é Técnico Integrado em Administração, ofertado pelo Campus de Lajes, no interior do estado.
Os candidatos devem agora esperar pela divulgação do cartão de inscrição, prevista para acontecer a partir do dia 9 de outubro, no portal do candidato. As provas do Exame de Seleção serão aplicadas no dia 18 de outubro de 2015. Os aprovados no processo seletivo ingressarão no IFRN a partir do primeiro semestre letivo de 2016.
O Exame Seleção 2016 é a única forma de ingresso para os cursos de nível médio integrado do IFRN. O processo seletivo é aberto as pessoas que estejam concluindo ou que já tenham concluído o ensino fundamental - antigo 1º grau. Esse ano, 3.004 vagas distribuídas entre 28 cursos diferentes e 20 campi em todo o estado estão sendo ofertadas.

Rua:Camilo José da Rocha nº 15c, Centro Santa Cruz RN

Câmara eleva para 75 anos aposentadoria compulsória dos servidores públicos

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (23) projeto de lei do Senado que regulamenta a aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade. Atualmente, a aposentadoria compulsória para os servidores públicos ocorre aos 70 anos. Pela proposta, a idade passa para 75 anos no caso dos servidores públicos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O projeto de lei complementar foi aprovado por 355 votos a favor e 32 contra.
O projeto decorreu da Emenda Constitucional 88/2015 (Emenda da Bengala), que aumentou de 70 para 75 anos a idade limite para aposentadoria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos demais tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU).
O texto voltará para nova apreciação dos senadores, uma vez que foi modificado pelos deputados na votação de hoje. Antes da votação do texto do Senado, os deputados aprovaram duas emendas que haviam sido acatadas pelo relator da proposta, deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ).
As emendas acatadas pelo relator foram aprovadas por 338 votos. Uma delas revoga dispositivo da legislação para permitir ao policial, servidor público, se aposentar compulsoriamente aos 75 anos de idade. Atualmente, esses servidores se aposentam aos 65 anos. A outra emenda aprovada prevê uma transição para a aplicação da aposentadoria compulsória para os servidores do corpo diplomático.
Agência Brasil
Travessa Severino Bezerra nº 51, Paraíso Santa Cruz RN

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Dólar fecha acima de R$ 4 pela primeira vez na história

O dólar comercial subiu R$ 0,073 e encerrou esta terça-feira vendido a R$ 4,054.

Em um dia de turbulência no mercado financeiro, a moeda norte-americana fechou acima de R$ 4 pela primeira vez desde a criação do real. O dólar comercial subiu R$ 0,073 (1,83%) e encerrou esta terça-feira (22) vendido a R$ 4,054. O recorde anterior correspondia a 10 de outubro de 2002, quando a cotação tinha fechado em R$ 3,99.
O dólar operou acima de R$ 4 ao longo de toda a sessão. Na máxima do dia, por volta das 14h30, chegou a ser vendido a R$ 4,061. A divisa acumula alta de 11,76% apenas em setembro e de 52,47% em 2015.
Diferentemente de ontem (21), quando vendeu US$ 3 bilhões das reservas internacionais com compromisso de recompra, o Banco Central não interveio diretamente no mercado de câmbio hoje. O órgão apenas continuou com a rolagem (renovação) dos leilões deswapscambiais, que equivalem à venda de dólares no mercado futuro.
Até agora, o BC rolou US$ 6,74 bilhões do lote total de US$ 9,46 bilhões, equivalente a 71% do total. Nos leilões de rolagem, o BC não vende contratos novos deswapcambial. Apenas adia o vencimento de contratos leiloados nos meses anteriores.
Também contribuiu para a alta do dólar o cenário internacional. Nesta terça-feira (22), integrantes do Federal Reserve (Fed), Banco Central norte-americano, deram indicações de que o banco pode aumentar os juros dos Estados Unidos antes do fim do ano.
Na semana passada, o Fed decidiu adiar o aumento dos juros básicos da maior economia do planeta, que estão entre 0% e 0,25% ao ano desde o fim de 2008. Segundo o órgão, uma elevação neste momento poderia trazer riscos para a economia mundial.
Altas de juros nos Estados Unidos pressionam a cotação do dólar em todo o planeta. Taxas maiores incentivam os investidores a retirar recursos de países emergentes, como o Brasil, para aplicarem em títulos do Tesouro norte-americano, considerados a aplicação mais segura do planeta.

Papa chega aos Estados Unidos e é recebido pelo presidente Barack Obama

Esta é a primeira vista de Francisco aos Estados Unidos, onde permanecerá até o dia 27.

 O papa Francisco já está nos Estados Unidos. Ele desembarcou na Base Aérea Andrews, em Maryland, procedente de Cuba. Francisco foi recebido pelo presidente Barack Obama e a primeira-dama Michelle Obama. O vice-presidente Joe Biden também recepcionou o papa. 

Esta é a primeira vista de Francisco aos Estados Unidos, onde permanecerá até o dia 27. A agenda do pontífice prevê para amanhã (23) uma visita à Casa Branca, um encontro com bispos, além de canonizar o beato Junípero Serra (frade franciscano que fundou a rede de missões na Alta Califórnia, então parte da província de Las Califórnia na Nova Espanha, atual estado da Califórnia.

Na quinta-feira (24), Francisco vai ao Congresso norte-americano. Ele será o primeiro papa a discursar no plenário da Casa Legislativa dos Estados Unidos. Depois viaja para Nova York. Na sexta-feira (25), visita a sede das Nações Unidas (ONU), onde a bandeira do Vaticano será hasteada pela primeira vez, e participa da Cúpula do Desenvolvimento, reunião que antecede os trabalhos da 70ª Sessão de Debates Gerais da ONU.
Durante a Cúpula, será assinada a Agenda de Desenvolvimento Sustentável, agora chamada Agenda 2030, que define programas, ações e diretrizes para orientar o trabalho da ONU e de países-membros rumo ao desenvolvimento sustentável.
No mesmo dia, o papa participa de um encontro com vítimas de atentados terroristas de 2001, no memorial Ground Zero, onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center. Depois, Francisco recebe imigrantes e, à noite, faz uma peregrinação no Central Park, além de uma missa na Madison Square Garden.
O combate à pobreza, maior comprometimento com as demandas relacionadas as mudanças climáticas, a situação de refugiados e a ação de grupos extremistas com o Estado Islâmico são outros temas que poderão ser tratados na agenda política do papa Francisco nos Estados Unidos.

Pesquisa FECOMÉRCIO aponta: 98,2% dos turistas que visitam Santa Cruz se encantam com a cidade e querem retornar

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio) durante o mês de maio deste ano revelou alto índice de aprovação daqueles que visitam a cidade de Santa Cruz e o seu principal atrativo turístico: o Santuário de Santa Rita de Cássia.  Os dados do levantamento foram divulgados recentemente e revelam que o destino turístico e também a programação dos festejos alusivos à padroeira do município atendem a todas as expectativas dos visitantes e que grande parte desejaria retornar outras vezes.
Os números foram bastante comemorados pela Prefeitura de Santa Cruz, que desde o inicio da gestão da Prefeita Fernanda Costa vem desenvolvendo inúmeras ações de fortalecimento do turismo, fomentando a atividade por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Além de ser a principal parceira da Paróquia na realização da festa de Santa Rita.
Foram 500 pessoas entrevistas no período de 18 a 22 de maio de 2015 que responderam a um questionário que contemplou vários aspectos, como a infraestrutura da cidade, Santuário de Santa Rita e a programação da festa da padroeira.
Quando indagados sobre a festa de Santa Rita, 77,1% dos entrevistados disseram que nada desagradou. Questionados sobre o que mais agradou na visita à Santa Cruz, o destaque foi para a imagem de Santa Rita de Cássia (54,6%) e o Santuário (53,6).
O que chamou atenção no levantamento foi que a imensa maioria, 98,2% dos entrevistados, demonstrou interesse em retornar ao município de Santa Cruz. A pesquisa também quis saber se os religiosos recomendariam a outras pessoas a festa de Santa Rita de Cássia. Cerca de 98,6% dos entrevistados afirmaram que recomendariam a festa da padroeira de Santa Cruz a seus amigos e familiares. Apenas 0,6% respondeu negativamente, e 0,8% preferiu não responder.
A avaliação dos participantes da festa da padroeira de Santa Cruz sobre os serviços da cidade foi bastante positiva. Numa escala que varia de 1,0 (um) a 10,0 (dez), sendo 1,0 (um) a pior avaliação e 10 (dez) a melhor, a sondagem dimensionou a apreciação de todos os visitantes e turistas que participaram do evento nos seguintes itens: hospitalidade, locais de alimentação, meios de hospedagem (turistas), informações turísticas, infraestrutura/organização, atrações musicais, qualidade dos serviços, segurança, limpeza urbana, acesso e transporte, atrativos históricos e culturais e diversão na cidade. Na concepção dos visitantes, o item lojas de artigos religiosos foi o melhor avaliado, com média 8,7. A infraestrutura e organização veio logo depois, ficando com média 8,5, seguida do comércio local e acesso e transporte, ambos com 8,4. A qualidade dos serviços da cidade e a urbanização aparecem na 5ª e 6ª posição, com média 8,3. Em seguida, vêm os locais de alimentação e serviços de saúde, ambos com média 8,2. Já a segurança pública e os banheiros públicos obtiveram notas  7,9 e 7,8, respectivamente.
De maneira geral, Santa Cruz surpreendeu as expectativas dos peregrinos e foi bem avaliada pelo público em geral, obtendo nota média 9,5 dos visitantes que participaram dos festejos e o Santuário de Santa Rita.
VISITA-AO-SANTUÁRIO-1

VISITA-AO-SANTUÁRIO-2
Fotos: André Fotos
Fonte: Blog da Cidade de Santa Cruz 

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Plano para o enfrentamento dos efeitos da seca deve beneficiar 153 municípios

A captação da água será feita em reservatórios monitorados pela Caern e o transporte será realizado por carros-pipa geomonitorados.

O plano macro para o enfrentamento dos efeitos da seca no RN, contemplando ações emergenciais, deve beneficiar 153 municípios.
O Governo do Estado reuniu nesta segunda-feira (21), na Governadoria, prefeitos das cidades em colapso no abastecimento de água. O encontro teve como principal objetivo operacionalizar as ações que serão realizadas nas áreas urbanas dos  municípios afetados com a seca, buscando alternativas para resolver o problema e garantir o acesso à água para a população.
O Governador Robinson Faria abriu a reunião destacando as medidas adotadas pelo Estado. "Estivemos em Brasília na semana passada e entregamos ao ministro da integração um relatório da parte emergencial e das metas do Governo para ações de convívio com a seca em curto e médio prazo. Essa é uma questão que o Governo tem tratado com a seriedade que merece. Já investimos, do tesouro estadual, mais de R$20 milhões e agora queremos contar com a ajuda do Governo Federal. Chamamos os prefeitos aqui para formamos uma parceria e assim otimizar os resultados do combate aos efeitos da seca no Rio Grande do Norte", disse.
As ações emergenciais da Operação Vertente, que irá distribuir água através de carros-pipa, foram detalhadas pelo Coronel Dantas, Coordenador da Defesa Civil. A captação da água será feita em reservatórios monitorados pela Caern, como os localizados em Apodi, Vera Cruz e Macaíba. Já o transporte será realizado por carros-pipa geomonitorados, que deverão ser contratados por meio de licitação. Dependendo da cidade que precisa de abastecimento o transporte poderá se dar por um raio de até 200 km.
O abastecimento nas zonas urbanas dos municípios em colapso acontecerá por meio de centros de distribuição centralizados (chafariz ou caixas d’água), ficando a cargo das prefeituras o controle do abastecimento, assim como o teste de potabilidade. Para isso, deverão ser formadas comissões municipais com três integrantes, sendo um da prefeitura, um da comunidade, além do Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil.
A Operação Vertente atenderá as áreas urbanas dos municípios: Antônio Martins, João Dias, Luís Gomes, Paraná, São Miguel, Tenente Ananiais, Pilões, Carnaúba dos Dantas, Acari, Currais Novos, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Alexandria, Ouro Branco, São José do Seridó, Caicó, Equador, Alexandria.
O plano macro para o enfrentamento dos efeitos da seca no Rio Grande do Norte, contemplando ações emergenciais, deve beneficiar 153 municípios potiguares. Três pontos principais compõem o plano. No primeiro deles, o estado pretende equipar, perfurar e comprar materiais para poços; o segundo diz respeito à forragem e ração animal, principalmente para os pequenos agropecuaristas; e o terceiro se refere à operação de carros-pipa.
Para a Secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, o momento é de unir forças. "Apesar da distribuição de água ser responsabilidade dos municípios, o Estado vai apoiar as ações e ajudar no que for possível. O Governo vai estabelecer uma parceria na Operação Carro-Pipa na Zona Urbana e agilizar a instalação de poços", afirmou.
A força-tarefa conta com o Gabinete Civil do Governo do Estado, as secretarias de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, da Agricultura, além do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Companhia de Águas e Esgotos (Caern), do Instituto de Gestão de Águas (Igarn), e da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn). Os trabalhos terão execução da Defesa Civil, a partir de recursos estaduais e federais.

Campus de Santa Cruz promoverá em novembro o evento científico UFRN na Praça

O campus de Santa Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está preparando um grande evento para o mês de novembro, o UFRN na Praça. A idéia do campus é realizar uma grande feira científica nos dias 5 e 6 de novembro para apresentar a comunidade diversos projetos que são desenvolvidos dentro da universidade, mas que muitos não conseguem ter acesso.
Para compor a mostra, Santa Cruz receberá diversos projetos científicos e culturais do campus Central Natal, além das atividades desenvolvidas por alunos do próprio campus de Santa Cruz, havendo um intercambio de conhecimento.
O evento reunirá todos os estudantes do campus de Santa Cruz e será aberto a comunidade da região do Trairi, que conhecerão um pouco mais sobre o que é desenvolvido dentro da UFRN e possibilitará com que os jovens possam se interessar ainda mais em ingressar na instituição de ensino superior.
A universidade considera que encontros como estes são essenciais para que a população possa ter acesso aos projetos e que os estudantes possam aprofundar ainda mais seus estudos, com interação com outros centros.
O evento UFRN na Praça será realizado em parceria com diversas instituições de Santa Cruz, viabilizando custos e logística para receber a estrutura que se espera para a mostra científica no campus.

Fonte:Rádio Santa Cruz AM.por  Édipo Natan

Força Nacional fica mais 180 dias no Rio Grande do Norte


O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (21) portaria que autoriza a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública no policiamento ostensivo e radiopatrulhamento de unidades prisionais de Natal e da região metropolitana.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acatou pedido do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, já que foi decretada situação de emergência no sistema prisional do estado.
As operações contarão com o apoio logístico previsto nos termos do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre os governos federal e estadual, que disponibilizará a infraestrutura necessária à instalação de base administrativa, bem como a permissão de acesso aos sistemas de informações e ocorrências.
Se for necessário, o prazo do apoio prestado pela Força Nacional poderá ser novamente prorrogado.
Agência Brasil

Emoção marca primeira missa celebrada por Padre Francisco em Santa Cruz





O padre Francisco de Assis, santacruzense ordenado na última quinta-feira (17), presidiu a primeira celebração de missa de sua vida no último sábado em sua terra natal. A Matriz de Santa Rita de Cássia ficou lotada com a presença de populares.
A acolhida ao padre começou na Praça Coronel Ezequiel Mergelino de Souza. Uma caminhada saiu para a Matriz. Na igreja, diversas homenagens foram feitas durante uma missa cheia de emoções.
Padre Francisco de Assis é de Santa Cruz e morou, praticamente, sua vida toda na cidade. Criado no bairro Paraíso, de formação católica, o padre dedica sua vida, desde criança a vivencia com Cristo, através dos grupos da igreja.
Ao todo 15 padres estiveram presentes a celebração, entre eles os ex-párocos de Santa Rita de Cássia, padre Aerton Sales, que o formou para a entrada no seminário, e padre Valtair Lira, que foi reitor do seminário quando chegou para sua formação sacerdotal.
Padre Francisco de Assis começou seus estudos no Seminário de São Pedro, em Natal. Fez as aulas básicas e cursou filosofia, em seguida foi enviado para o Vaticano. Lá, Francisco passou três anos de seus estudos para se tornar padre na capital italiana, centro da cúria da Igreja Católica. Ele teve aulas de teologia, filosofia e pode se aprofundar na doutrina da Igreja Católica.
O padre santacruzense exercerá suas funções como vigário paroquial em Alto do Rodrigues, na região do Vale do Açu potiguar.
Fonte:Rádio Santa Cruz AM,por Édipo Natan