domingo, 31 de julho de 2016

Genário Filho é Homologado Candidato a Vereador de Santa Cruz/RN

Candidatura de Genário Filho o Guerreirinho do (PSB), para Vereador com o nº 40.222, pelo Município de Santa Cruz/RN, foi homologada na manhã deste Domingo 31 de Julho de 2016, no Clube dos Funcionários Juvenal Pé de Copa.
Ao lado da sua mãe Rosineide Bezerra, do seu pai Genário Fernandes uma das  maiores lideranças Política da comunidade Bonsucesso e do seu Padrinho  e  amigo  pessoal  Manoel Adelino (grandes colaboradores e incentivadores da sua candidatura), além de diversas lideranças políticas, amigos e familiares.
Genário Filho é forte candidato com grandes chances de ocupar uma cadeira no Legislativo Municipal de Santa Cruz/RN neste ano de 2016. Sua Candidatura aconteceu durante a solenidade de convenção que também homologou a Candidatura da atual Prefeita e candidata a reeleição; Dra. Fernanda Costa 15 (PMDB) e do seu vice Ivanildo Filho.
Um jovem de boa índole, bastante popular, com uma família bem estruturada.
Ele promete ser o começo de uma grande mudança e renovação na câmara dos vereadores, um jovem de muita fé e ação, já vem atuando em diversos trabalhos sociais, por quatro ano foi líder de turma, participou do movimento do grêmio estudantil da Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti, e hoje é presidente da comissão de formatura de sua turma no Curso de Pedagogia; além de ser atual coordenador do terço dos homens da comunidade Bonsucesso, onde reside, (afastado temporariamente por ser pré-candidato). Um jovem bem preparado, que tem em mente grandes projetos e idéias inovadoras, viáveis e que poderão atender aos anseios e necessidades da Zona Rural; inclusive a Comunidade que reside e para toda população Santacruzense.

Desde já quero em nome deste Blog, declarar meu total apoio a sua Candidatura, não só por ele ser meu sobrinho, mais por acreditar que a Câmara Municipal precisa de pessoas novas, novos projetos, de Vereadores que pensem e trabalhem realmente em favor da nossa querida cidade de Santa Cruz/RN; não me desfazendo da capacidade d os nobres e atuais Vereadores.

Quero ainda pedir aos amigos e leitores deste Blog, que ainda não tenho compromisso com nenhum Candidato, que dêem um voto de confiança a este jovem guerreiro, que venceu muitos obstáculos em sua vida e que hoje estar pedindo a cada um, uma oportunidade de mostrar que é capaz e que pode contribuir e muito com os destinos do nosso Município.

Obrigado a todos e a todas.

At. Andrier Souza (administrador deste Blog).

Confira as fotos



































sábado, 30 de julho de 2016

Prédios da polícia foram alvos dos criminosos nesta sexta

Na madrugada de hoje, um posto da PM localizado no bairro das Rocas sofreu uma tentativa de incêndio.


Prédios das polícias Civil e Militar do Estado foram alvos de criminosos nesta sexta-feira (29). Os bandidos atacaram o prédio do 1º Distrito Policial de Parnamirim. Segundo a polícia, dois homens usando capacetes em uma moto passaram atirando contra o prédio e fugiram e ninguém ficou ferido.
Ainda na noite desta sexta-feira, motoqueiros também atacaram um prédio da Polícia Militar, localizado no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. Segundo testemunhas, dois homens em uma moto efetuaram vários disparos contra o prédio. O local está desativado e ninguém ficou ferido. Os disparos atingiram também um ginásio.
Na madrugada deste sábado (30), um posto da Polícia Militar, localizado no bairro das Rocas, sofreu uma tentativa de incêndio. Criminosos jogaram um coquetel molotov dentro do trailer, mas a bomba não explodiu e também não houve feridos.
Uma Unidade de Saúde, do bairro Cidade Nova, na zona Oeste de Natal, também foi alvo dos criminosos. Eles atearam fogo no local, deixando a população ainda mais assustada.
Segundo o Governo do Estado, os ataques criminosos foram ordenados por presos do sistema prisional em retaliação às ações de disciplina dentro de unidades prisionais.

Estudo aponta redução da síndrome metabólica em adolescentes

A pesquisa avaliou 69 adolescentes, entre 14 e 19 anos, sendo que 19 têm a síndrome metabólica.


Um levantamento feito pelo Grupo de Estudos de Obesidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou que controlar a síndrome metabólica e o processo inflamatório associado à obesidade é tão importante quanto controlar o sobrepeso.
A pesquisa avaliou 69 adolescentes, entre 14 e 19 anos, sendo que 19 têm a síndrome metabólica e 50 não tem a doença. Durante um ano, todos os voluntários passaram por um tratamento, que incluia exercícios físicos, dieta e atendimento piscológico. Depois desse período, constatou-se que, no grupo de pacientes com a síndrome, a prevalência da doença caiu de 27,6% para 13%. 
A síndrome metabólica caracteriza-se pelo excesso de gordura na região abdominal, níveis elevados de triglicérides, alterações nas taxas do colesterol, glicemia e pressão arterial e aumento da circunferência da cintura, o que eleva o risco de problemas cardíacos.  Já o processo inflamatório é caracterizado pela secreção de substâncias pelo tecido adiposo, as quais são capazes de elevar o risco cardiovascular.
“Os adolescentes que tem a síndrome metabólica possuem três ou mais dessas alterações. Com o tratamento interdisciplinar que inclui exercício físico por uma hora três vezes por semana, consulta individual com nutricionista, orientação de nutrição em grupo, consulta individual e em grupo com psicólogo; consulta com médico endocrinologista, encontros com fisioterapeutas para evitar lesões durante o exercício, é possível reduzir os riscos”, disse a nutricionista Deborah Masquio, que idealizou a pesquisa para a tese de doutorado.
Do ponto de vista nutricional, Deborah Masquio afirmou que, para minimizar o processo inflamatório, foi necessário reduzir o excesso de gordura na região abdominal. “Um dos focos principais da intervenção nutricional foi o aumento do consumo de frutas, verduras e legumes e o estímulo à ingestão de substâncias antioxidantes que diminuem o processo inflamatório”. 
“O que sabemos é que é importante controlar o processo inflamatório que vem com a redução de peso e, principalmente, da gordura visceral. É preciso prestar atenção ao tipo de gordura que consumimos. Gorduras saturadas e trans aumentam os marcadores que contribuem para o processo inflamatório. Já as gorduras monoinsaturada e polinsaturadas diminuem a inflamação. É o que hoje já se tenta fazer, com guias de alimentação mais saudável e o equilíbrio da nutrição”, disse.

Secretaria de Segurança confirma 36 ataques em todo RN

Atentados é uma resposta dos criminosos a instalação de bloqueadores de celulares no Presídio de Parnamirim.


Reprodução
Atentados acontecem desde ontem e de acordo com a Secretaria de Segurança, criminosos já atuaram em 11 cidades diferentes.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) atualizou na noite deste sábado (30) os dados acerca dos atentados que estão acontecendo no Estado devido a retaliação dos criminosos. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, até às 20h, houve registros de 36 ataques em 11 diferentes cidades do Estado.

Com os ataques acontecendo desde o início da tarde de ontem (29), a polícia já efetuou a prisão de 39 pessoas suspeitas de envolvimento nos atentados. Ainda de acordo com a Sesed, do total de casos, 31 dos registrados foram referentes a ataques com incêndios. 

ONIB-H2

O primeiro atentado aconteceu em na BR-304 em Macaíba, onde dois suspeitos colocaram fogo em um micro-ônibus. Pouco depois, na zona Oeste de Natal, dois ônibus da empresa Guanabara foram incendiados por criminosos. A ação foi filmada e o vídeo viralizou nas redes sociais.



Durante a noite, um prédio da Polícia Civil de Parnamirim foi alvo de dois criminosos que estavam em uma motocicleta e passaram atirando na unidade. Apesar dos disparos, ninguém se feriu. 

Ainda na noite da sexta, motoqueiros também atacaram um prédio da Polícia Militar no bairro do Golandim, em São Gonçalo do Amarante. Segundo testemunhas, dois homens em uma moto efetuaram vários disparos contra o prédio, que está desativado.

No mesmo dia, uma unidade de Saúde localizada no bairro Cidade Nova, na zona Oeste de Natal, também foi alvo dos bandidos, que atearam fogo no local. Ainda durante a noite da sexta, além de São Gonçalo do Amarante, as cidades de Caicó e Currais Novos também tiveram incidentes registrados. 

VIDERO-H1

Um prédio do Tribunal Regional Eleitoral, localizado em Parnamirim, também foi alvo dos criminosos na noite de ontem. Na ocasião, os suspeitos disparam contra a fachada do prédio. 

Até a sexta-feira (29) foram registrados 14 ataques a veículos. Paralelo aos fatos ocorridos, uma série de boatos circularam nas redes sociais, potencializando o medo da população. Já na madrugada deste sábado (30), um posto da Polícia Militar, localizado no bairro das Rocas, sofreu uma tentativa de incêndio. Criminosos jogaram um coquetel molotov dentro do trailer, mas a bomba não explodiu. 

Ainda hoje, um ônibus foi depredado e um carro da prefeitura foi incendiado no bairro de Mãe Luíza. Já em Brasília Teimosa, os criminosos atearam fogo em um ônibus, no entanto, as chamas acabaram se propagando e atingindo outros dois coletivos. 

Na noite de hoje, os criminosos realizaram um novo atentado, desta vez em uma estrada que dá acesso ao aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Lá, os bandidos atearam fogo em pneus e interditaram a via.

Polícia Militar prende homens que iriam colocar fogo na antiga sede da Prefeitura de Santa Cruz


imagem_imagA Polícia Militar acabou de prender cinco homens que iriam fazer diversos atos de vandalismo em Santa Cruz.

Os homens foram presos após intensas troca de tiros registrada na Rua Frei Miguelinho, no Centro da cidade. A ação foi coordenada pelo Major Moura.
Segundo informações repassadas ao Blog Édipo Natan pelo comando da 4ª Companhia Independente de Policia Militar, os homens confessaram que iriam incendiar a sede antiga da Prefeitura de Santa Cruz, localizada às margens da BR-226, em frente ao Parque Ecológico.
Com os homens foram pegos coquitel molotov, combustível, drogas e armas.
Os homens são de Natal e vieram exclusivamente para realizar o ato de vandalismo. Eles confessaram a intenção da ação e estão detidos na Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz, onde será lavrado o flagrante e eles ficarão presos.

Em cenário preocupante, Policiais Militares de folga se apresentaram e reforçaram patrulhamento nas ruas de Santa Cruz


Imagem ilustrativa dos praças da PM de Santa Cruz
Sim, ainda existem atos de humanidade e que deixam a sociedade esperançosa por dias melhores.
Ontem, em meio ao caos vivenciado pelo Rio Grande do Norte e após um ataque a ônibus em Santa Cruz, os policiais militares que estavam de folga, de forma voluntária e espontânea, saíram de suas residências para ajudar no patrulhamento da cidade e os companheiros que estavam no plantão.
A cada hora que passava mais praças se apresentavam na sede da Companhia Independente de Polícia Militar de Santa Cruz, fazendo com que o patrulhamento fosse reforçado na cidade, dando maior segurança à população.
Com o reforço, Santa Cruz teve na noite de ontem cinco viaturas circulando nas ruas, com quase o triplo de homens trabalhando e nenhuma ocorrência foi registrada na noite de ontem, além do ato de vandalismo no bairro Maracujá.
Fica o registro, que os homens da Polícia Militar estão dispostos a colaborar, mesmo com as condições mínimas de trabalho que são garantidas pelo Governo do Estado, governo este que cada vez mais perdido quando se trata de garantir a segurança da população.
Fonte:Blog do Édipo Natan

PSB confirmará amanhã em convenção nome de Ivanildo Ferreira como candidato a vice-prefeito de Fernanda Costa

ivanildo_fernandaApós muita especulação, amanhã a convenção do PSB homologará o nome do advogado Ivanildo Ferreira como candidato a vice-prefeito de Fernanda Costa, que será conduzida como candidata a reeleição pelo PMDB.
A vaga de vice de Fernanda Costa era uma das mais cobiçadas deste pleito e muitas articulações foram feitas para que o nome de Ivanildo Ferreira se tornasse a unanimidade do grupo situacionista de Santa Cruz.
O advogado Ivanildo Ferreira é um dos principais homens de confiança do deputado Tomba Farias e da prefeita Fernanda Costa, líderes do grupo. Ele já foi vereador na legislatura de 1993 a 1996.

Fonte: Blog do Édipo Natan

Candidatura Oficial de Genário Filho será neste Domingo (31)

A homologação da Candidatura do Guerreirinho Genário Filho (PSB) à Vereador pelo Município de Santa Cruz/RN, será neste Domingo 31 de Julho de 2016, no Clube dos Funcionários Juvenal Pé de Copa.
O lançamento do seu nome como Vereador do Município de Santa Cruz acontecerá durante a  Convenção da Coligação da atual Prefeita Fernanda Costa à reeleição

Genário Filho promete ser o começo de uma grande mudança e renovação na câmara dos vereadores, um jovem de muita fé e ação, já vem atuando em diversos trabalhos sociais, por quatro ano foi líder de turma, participou do movimento do grêmio estudantil da Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti, e hoje é presidente da comissão de formatura de sua turma no Curso de Pedagogia; além de ser atual coordenador do terço dos homens da comunidade Bonsucesso, onde reside, (afastado temporariamente por ser pré-candidato). Um jovem bem preparado, que tem em mente grandes projetos e idéias inovadoras, viáveis e que poderão atender aos anseios e necessidades da Zona Rural; inclusive a Comunidade que reside e para toda população Santacruzense.






URGENTE: Comandante da 3ª Cia da PM de Currais Novos convoca policiais de folga

Capitão Moacir convocou as pressas efetivo que estava de folga para reforçar patrulhamento ostensivo na noite desta sexta-feira (29), após dois veículos serem incendiados na cidade de Currais Novos, todas as viaturas estão em alerta máximo em patrulhamento por todos os bairros da cidade.
Repórter Seridó

Vândalos ateiam fogo em Retroescavadeira da Prefeitura de São Paulo do Potengi



Uma Maquina Retroescavadeira da Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, foi incendiada na noite desta sexta-feira (29). O crime aconteceu por volta das 20h, no estádio municipal Augusto Gomes da Rocha. 

Os Moradores próximos relatam susto ao ouvirem explosão dos pneus da retroescavadeira. Logo após alguns funcionários e moradores ajudaram a conter as chamas no local. A Policia Militar foi acionada para as investigações.

Do Blog SPP News

sexta-feira, 29 de julho de 2016

DermaNatal reunirá dermatologistas de todo o país em Natal

Congresso será realizado nos dias 18 à 20 de agosto em hotel na Via Costeira.


Divulgação/SBDRN
Atualização de procedimento médicos, debate sobre doenças e novidades da dermatologia serão as pautas da 10ª edição da DermaNatal que reunirá dermatologistas de todo o país. O congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Norte (SBDRN) acontecerá nos dias 18 à 20 de agosto no Hotel Prodigy Beach Resort (antigo Hotel Pestana) na Via Costeira, em Natal.

“Este ano teremos a participação de palestrantes com experiência internacional que durante três dias irão apresentar temas inovadores e desafiadores do dia a dia do consultório. Além disso, teremos ainda um curso teórico focado em cirurgia dermatológica e cosmiatria, fruto de parceria da Sociedade de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica”, destaca o presidente da SBDRN, Dr. Leonardo Ribeiro.

A programação abordará temas em alta na dermatologia em módulos como: cabelos, cirurgia e rejuvenescimento, câncer de pele, microagulhamento, dermatoscopia e outros.

Serão 16 palestrantes com atuação nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte que irão compartilhar conhecimento e novas técnicas de dermatologia durante o Congresso. Entre eles estão: Dra. Ana Paula Urzedo (SP); Dr. Carlos Barcaui (RJ); Dr. Carlos Roberto Antônio (SP); Dra. Bel Takemoto (SP); Dra. Eliandre Palermo (SP); Dr. Emerson Andrade Lima (PE); Dr. Joaquim Mesquita (RJ); Dr. Kenji Takemoto (SP);Dr. Lauro Lourival Lopes Filho (PI); Dr. Mauricio Lisboa (RN); Dra. Maria Alice Gabay (RJ); Dr. Paulo Ricardo Criado (SP); Dr. Pedro Trindade (RN); Dra. Roberta Criado (SP); Dr. Rodrigo Pirmez (RJ) e Dr. Samir Arbache (SP).

A 10ª DermaNatal tem o objetivo de proporcionar atualização científica de qualidade, proporcionando maior interação e aprendizado entre os dermatologistas de todo o país.

As inscrições podem ser feitas no site http://sbdrn.org.br/dermanatal/ e nos dias do congresso, no local do evento.

Magistrados repudiam petição levada por Lula a comitê da ONU

Ex-presidente apresentou ontem o documento ao Comitê de Direitos Humanos da organização.


A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), manifestou, por meio de nota, repúdio à petição apresentada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Organização das Nações Unidas (ONU). Ontem (28), o ex-presidente apresentou o documento ao Comitê de Direitos Humanos da organização.
Na petição, Lula afirma ser vítima de violação de direitos humanos em razão das ações da Operação Lava Jato e se diz perseguido pelo juiz federal Sergio Moro, responsável pela operação na primeira instância. No texto, Moro é acusado também de abuso de poder.
“A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) manifesta repúdio à petição encaminhada pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva ao Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) na qual denuncia o juiz Sérgio Moro e os procuradores da República que atuam na Operação Lava Jato por ‘falta de imparcialidade’ e ‘abuso de poder’”, diz a nota da AMB, publicada no site da associação.
Para a associação, a entidade internacional não “deve ser utilizada para constranger o andamento de quaisquer investigações em curso no país e, principalmente, aquelas que têm como prioridade o combate à corrupção”.
A nota diz ainda que o país tem órgãos de controle, tanto interno quanto externo, que acompanham o trabalho dos magistrados e que não se deve admitir o uso de outros meios para “tentar inibir o trabalho” de agentes públicos.
Segundo a instituição, há uma preocupação com o que chamou de “manobras” para intimidar o trabalho realizado pelos magistrados. “A AMB reitera sua preocupação, externada em diversas oportunidades, frente às manobras para intimidar a atividade desempenhada pelos juízes brasileiros. O juiz Sérgio Moro é exemplo e tem sido alvo recorrente de grande pressão por sua importante atuação na Operação Lava Jato”, diz o texto.
O texto menciona ainda o projeto de lei do Senado sobre a Lei de Abuso de Autoridade, que deve ser votada em agosto na casa legislativa.
“Para a AMB, o texto é uma clara tentativa de amordaçar a magistratura brasileira. Nas entrelinhas, o projeto prevê uma série de penalidades para tentar paralisar juízes e juízas, além de procuradores e policias, por desempenharem o seu ofício como determina a legislação. Tal texto, se já estivesse consolidado em lei, jamais tornaria possível uma operação investigativa como a Lava Jato”. No texto, a AMB diz ainda que a sociedade precisa estar atenta para que o projeto não avance no Congresso.
Michèlle Canes , Agência Brasil

Trabalhadores podem consultar informações sobre abono salarial pela internet

Para fazer a consulta, basta informar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento.


O Ministério do Trabalho lançou hoje (29) uma ferramenta que permite que trabalhadores façam consultas onlinesobre o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014. Para fazer a consulta, basta informar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento.
sistema está disponível no site do ministério e permite que os trabalhadores consultem se têm direito ao benefício e como fazer para sacá-lo. De acordo com o ministério, cerca de 1,2 milhão de pessoas com direito ao abono este ano ainda não retiraram o benefício, no valor de um salário-mínimo (R$ 880).
Quem tem direito ao PIS deve fazer o saque na Caixa Econômica Federal, e quem tem direito ao Pasep, no Banco do Brasil. Link:
O prazo final para o saque é dia 31 de agosto de 2016. Depois dessa data, o recurso volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Abono salarial
O benefício do abono salarial assegura o valor de um salário-mínimo anual aos trabalhadores brasileiros que recebem em média até dois salários-mínimos mensais de empregadores que contribuem para o PIS/Pasep.

Mais cinco atletas refugiados chegam ao Rio para participar dos Jogos Olímpicos

São atletas do Sudão do Sul que vivem refugiados em um campo das Nações Unidas no Quênia.


Cinco atletas do Sudão do Sul que vivem refugiados em um campo das Nações Unidas no Quênia chegaram hoje (29) ao Rio de Janeiro para participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Eles desembarcaram pela manhã no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. Os três homens e duas mulheres, que disputarão provas de atletismo sob a bandeira da Equipe Olímpica de Atletas Refugiados, vivem no acampamento de Kakuma.
Anjelina Nada Lohalith, no feminino, e Paulo Amotum Lokoro, no masculino, vão competir nas provas de 1.500 metros. As de 800 metros serão disputadas por Rose Nathik Lkonyen, no feminino, e Yiech Pur Biel, no masculino, e as de 400 metros, por James Nyang Chiengjiek. Antes de vir ao Rio, eles passaram por uma temporada de treinamento em Nairóbi, capital do Quênia.
Esta é a primeira olimpíada da Equipe Olímpica de Atletas Refugiados, que será composta por dez atletas na Rio 2016. Os judocas congoleses Yolande Mabika (judô feminino, peso médio) e Popole Misenga (judô masculino, peso médio) vivem no Rio.
“Essa participação na Olimpíada é boa porque, em primeiro lugar, eu, como atleta, me sinto realizado em correr. Em segundo lugar, nós temos uma mensagem para o mundo: apesar de sermos refugiados, somos capazes de fazer qualquer coisa”, disse Yiech Pur Biel, ao desembarcar.
Os nadadores sírios Ramis Anis (100 metros livre e 100 metros borboleta masculino) e Yusra Mardini (100 metros borboleta feminino), que vivem na Europa, também já tinham chegado ao Rio. O único atleta da equipe que ainda não desembarcou na cidade foi o etíope Yonas Kinde, que disputará a maratona.
Vitor Abdala, Agência Brasil

Temer assina projeto com reajuste de 37% e evita greve de delegados da PF

Texto será enviado para aprovação do Congresso Nacional e contempla todas as carreiras da PF.


Pressionado pelos delegados da Polícia Federal, o presidente interino Michel Temer assinou na noite de ontem (28) projeto de lei que prevê reajuste de 37% para essa categoria. O texto será enviado para aprovação do Congresso Nacional e contempla todas as carreiras da PF.
O objetivo foi evitar paralisação dos delegados da PF às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O diretor-geral da PF, Leandro Daiello, informou na quarta-feira (27) ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que a categoria já havia aprovado indicativo de greve.
Segundo a categoria, o PL recompõe perdas inflacionárias retroativas a 2012. Caso o projeto seja aprovado, os reajustes serão feitos em parcelas, entre 2017 e 2019. Hoje, o salário inicial de um delegado da PF é de cerca de R$ 14 mil.
Diante da assinatura, a Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF) cancelou as mobilizações que estavam marcadas para esta sexta-feira em todas as superintendências regionais da PF. Estavam previstas também manifestações nos aeroportos para o fim de semana. Uma paralisação nacional seria votada em assembleia na próxima terça-feira (2).
Felipe Pontes, Agência Brasil

Temer sanciona aumento de salário de servidores da Câmara

Reajuste alcançará 20,25% da remuneração de forma escalonada, em quatro anos.


Servidores da Câmara dos Deputados passam a receber a partir de hoje (29) o reajuste salarial aprovado no início de junho pela própria Casa. A lei que reajusta a remuneração foi sancionada pelo presidente em exercício, Michel Temer, e publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União.
De acordo com o texto, o reajuste, que alcançará 20,25% do salário de forma escalonada, em quatro anos, começa com 5,5%, calculado a partir de 1º de janeiro de 2016. Em janeiro do próximo ano, serão aplicados mais 5% sobre as remunerações vigentes em 31 de dezembro deste ano. A partir de 1º de janeiro de 2018, haverá novo aumento de 4,8% sobre as remunerações vigentes em dezembro de 2017. No ano seguinte, outros 4,5% sobre as remunerações do último mês de 2018.
O aumento do salário destes servidores estava em um pacote de projetos de lei que previam reajustes para 16 categorias. Depois de negociações, líderes da Câmara fecharam um acordo que possibilitou, além do reajuste da Casa, o incremento de 20% dos salários de servidores do Senado, de diversas categorias do Executivo e reajuste de 20% para o magistério federal e carreiras ligadas à área de educação, como do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O acerto também garantiu, no mesmo dia (1º de junho), a aprovação do aumento para servidores do Judiciário - 41% de forma escalonada, em oito parcelas – e dos subsídios pagos aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) – que passa de R$ 33.763,00 para R$ 39.293,38 - e do procurador-geral da República (PGR) - de R$ 33.763,00 para R$ 36.813,88 em junho deste ano 2016 e R$ 39.293,38 em janeiro de 2017.
Carolina Gonçalves, Agência Brasil

Lula, Delcídio e mais cinco se tornam réus por tentar obstruir a Lava Jato

Na semana passada, o MPF reiterou a denúncia contra os acusados, que já haviam sido denunciados ao STF.


Hugo Villalobos/AFP
A Justiça Federal aceitou hoje (29) denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral, e mais cinco acusados pelo crime de obstrução das investigações da Operação Lava Jato.
Com a decisão, Lula e Delcídio passam à condição de réus na ação penal, além do ex-controlador do Banco BTG André Esteves, Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio; o empresário José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, e o advogado Edson Ribeiro.
Todos os envolvidos são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato.
Na semana passada, o MPF reiterou a denúncia contra os acusados, que já haviam sido denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
No entanto, no dia 24 de junho, o ministro Teori Zavascki remeteu o processo para a Justiça Federal em Brasília, por entender que a suposta tentativa de embaraçar as investigações ocorreu na capital federal. Além disso, com a cassação do mandato de  Delcídio do Amaral, nenhum dos envolvidos permaneceu com foro privilegiado na Corte.
André Richter, Agência Brasil

Em vídeo, criminosos ateiam fogo em ônibus e ameaçam funcionários

Nas imagens, eles agridem verbalmente funcionários da empresa e pedem as chaves dos veículos.


Em um vídeo que está circulando no Whatsapp, criminosos registram a tentativa de incêndio a dois ônibus da empresa Guanabara.
Nas imagens, eles agridem verbalmente funcionários da empresa e pedem as chaves dos veículos. Em um dos trechos, um dos homens – encapuzado – fala: “Aqui é o sindicato”.
Confira:

"O Estado é mais forte", afirma secretário de Segurança

Governo intensificou policiamento na região Metropolitana e realizou movimentações de detentos.


Divulgação/Sesed
O secretário de Segurança, Ronaldo Lundgren, pediu que população mantenha rotina, "mesmo com algumas preocupações".
Após ocorrências envolvendo transportes coletivos na tarde desta sexta-feira (29) em Natal e Região Metropolitana, os secretários de Segurança do Rio Grande do Norte, Ronaldo Lundgren, e da Justiça e Cidadania (Sejuc), Wallber Virgolino, concederam uma entrevista coletiva na sede da Sesed, localizada no Centro Administrativo, para detalhar as medidas que estão sendo adotadas no combate aos criminosos.
De acordo com o titular da Segurança, desde o início da tarde, após o primeiro registro de um ônibus incendiado em Macaíba, o efetivo das forças de segurança foi aumentado em pontos estratégicos.
“Ocupamos diversos pontos que foram identificados que poderiam trazer esse tipo de situação para áreas bem povoadas. Aumentamos a presença da tropa e a ostensividade. Ativamos diversas delegacias de polícia e tropas especiais também, inclusive no interior”, detalhou.
Ronaldo Lundgren voltou a defender que a população continue com sua rotina. “Pedimos que a população mantenha a rotina, mesmo que com algumas precauções. Quem estiver parando suas atividades, retorne, pois não podemos ficar reféns desse tipo de ameaça”, disse.
Por fim, o secretário da Segurança reafirmou que o Estado continuará combatendo de forma firme a criminalidade. “Essa reação é uma reação de quem está se vendo acuado, se vendo sob controle. Não há crime organizado, as quadrilhas são fracas, desorganizadas. O Estado é mais forte. Eles podem causar tumulto? Podem sim, mas não podem enfrentar aquilo que o Rio Grande do Norte tem para fazer”.
A Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc) investiga se os casos ocorridos nesta tarde têm relação com as medidas de segurança adotadas nos presídios do Estado, como a instalação de equipamentos bloqueadores de celular no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP).
"Nós intensificamos as operações em todas as unidades prisionais. Fizemos algumas movimentações para quebrar alguns grupos criminosos. Amanhã também continuaremos as operações e ajudar a segurança pública ao combate a essas ações criminosas nas ruas. Se esses criminosos acham que vão nos intimidar e fazer com que nós recuamos, isso não vai acontecer. Vamos aplicar a Lei, vamos agir de forma enérgica, mas respeitando os direitos humanos", alertou Virgolino.

Ônibus é incendiado no bairro Maracujá, em Santa Cruz

Um ônibus acabou de ser invenciado no bairro Maracujá, em Santa Cruz. A ocorrência foi na rua Joaquina Maria da Conceição e a informação foi confirmada pela Polícia Militar.
Segundo informações da PM, o ônibus estava estacionado em frente a uma residência e homens atearam fogo e fugiram em seguida com destino ignorado. O ônibus é particular e a polícia apura se tem haver com a série de ataques que o estado vem sofrendo na noite de hoje com vários ônibus sendo incendiados.
A assessoria da Prefeitura de Santa Cruz acabou de confirmar que o ônibus levava os alunos atendidos para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que funciona no Centro da Juventude João de Dula.
Populares tentam agora controlar o incêndio, mas o clima tenso na cidade e no estado tem amedrontado a todos nesta noite de sexta.
Fonte:Blog do Édipo Natan

Homens com farda de empresa prestadora de serviço da CHESF assaltam Correios de Santa Cruz

correios_inauguracao1Dois homens com farda da INCOMISA, empresa que está prestando serviços a CHESF na região Trairi, assaltaram agora a pouco a agência dos Correios de Santa Cruz.
Segundo informações repassadas pela Polícia Militar ao Blog Édipo Natan, os homens chegaram em uma moto, invadiram a agência, roubaram a arma do vigilante e assaltaram o local.
Ainda não é possível saber o que foi roubado da agência dos Correios. A Polícia Militar está com boa parte do seu efetivo regional em busca dos acusados de cometer o crime.
Fonte:Blog do Édipo Natan

Senadores apresentarão voto em separado na Comissão do Impeachment

Senadores da Comissão Processante do Impeachment no Senado que são contrários ao afastamento definitivo da presidenta Dilma Rousseff vão apresentar ao colegiado um voto em separado, no mesmo dia em que o relator do processo, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), apresentar seu parecer e voto sobre o processo movido contra a petista.
A informação foi dada pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), após a defesa de Dilma apresentar as alegações finais.
“É um voto muito objetivo e que faz um retrospecto do que nos trouxe até aqui. Tem um caráter muito político, sem abrir mão das questões jurídicas, sem deixar de questionar esses aspectos, mas tem caráter eminentemente político”, disse a senadora petista.
Segundo Gleisi, além do voto em separado, os senadores dilmistas vão apresentar dois requerimentos à comissão antes da leitura do parecer de Anastasia: um solicitando a presença do procurador do Ministério Público Federal Ivan Marx, que pediu o arquivamento das investigações contra Dilma, e outro pedindo que o quesito das pedaladas fiscais seja “desentranhado do processo, ou seja, que não conste como acusação já que não se configura como crime”.
Questionada sobre o momento dos requerimentos, uma vez que a fase de instrução do processo já foi encerrada, a petista argumentou que a tese do procurador só veio à tona após a fase de instrução e que o Senado desconhecia o parecer em andamento.
Agência Brasil

RN ultrapassa barreira de 1.500 turbinas eólicas em operação

Na última sexta-feira (22) o Rio Grande do Norte ultrapassou a barreira de 1500 turbinas eólicas em operação comercial, com a entrada em operação comercial do parque eólico Macambira II. O empreendimento é composto por 9 aerogeradores de 2 MW, somando um total de 18 MW em potência instalada. O feito destaca, mais uma vez, o pioneirismo do estado frente as eólicas. Os dados são do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE).
A usina Macambira II, de propriedade da empresa espanhola Gestamp, encontra-se instalada no município de Lagoa Nova, na região da Serra de Santana. Com a entrada em operação comercial do parque, o RN atinge o total de 1508 turbinas em funcionamento, provenientes de 106 parques eólicos e que juntos somam 2.8 GW em potência instalada em todo o Estado.
“Cerca de 80% da energia eólica de grande porte instalada no Brasil é proveniente do Nordeste, com o RN sendo o líder, tanto em potência instalada como em geração efetiva de eletricidade. O Estado detém também a maior matriz eólica estadual do país”, explica o Diretor Setorial de Engenharia e Infraestrutura Elétrica do CERNE, Milton Pinto.
Segundo o engenheiro, a tendência é de crescimento e novos recordes para o setor. “O Brasil se aproxima de quebrar a barreira dos 10 GW em potência instalada e o Rio Grande do Norte se aproxima de quebrar 3 GW. Ou seja, o estado potiguar responde por um terço das eólicas de todo o Brasil. Não é um feito qualquer”, conclui. Atualmente, o RN é o líder brasileiro em potência eólica instalada, seguido pelo estado da Bahia com 1.7 GW, e Rio Grande do Sul, com 1,5 GW.
Para efeitos comparativos, o RN sozinho tem mais de três vezes a potência eólica instalada de todos os outros oito países da América do Sul e ainda ultrapassa Japão e Nova Zelândia, além de países europeus como Áustria, Bélgica, Bulgária,Croácia, Republica Checa, Finlândia, Grécia, Hungria, Noruega,Suíça e Ucrânia.