quinta-feira, 22 de junho de 2023

Profissionais do Huab-UFRN prestam assistência em crise de saúde no Amapá

 São mais de 40 voluntários de hospitais da Rede Ebserh das regiões Norte e Nordeste.

Profissionais do Huab-UFRN prestam assistência em crise de saúde no Amapá

“Cheguei em Macapá com o intuito de contribuir e servir de alguma forma na recuperação da saúde daquelas crianças que ali precisavam, e podem ter certeza de que saio com a sensação que foi eu que tive um ganho inestimável. A sensação de dever cumprido, de ter sido útil às crianças e famílias ali atendidas, não tem preço.” esta fala emocionada relata o trabalho de voluntariado vivido no Amapá pela técnica de enfermagem do Hospital Universitário Ana Bezerra da UFRN (HUAB-UFRN), Adriana dos Santos Lima. Ela resume o sentimento de muitos profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que participaram e/ou participam da ação que presta assistência a crise de saúde no Amapá.Adriana dos Santos voluntária do Huab no Amapá

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), que é vinculado à Ebserh, recebeu um reforço de mais de 40 profissionais voluntários, das regiões Norte e Nordeste, que foram ajudar e auxiliar na emergência em saúde enfrentada pelo estado do Amapá. Do Rio Grande do Norte foram destacados sete profissionais. A iniciativa visa combater o avanço dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, registrados nos últimos meses.

Residente Fabricio Martins voluntario no Amapa do HUABO médico residente em pediatria do HUAB-UFRN, Fabrício Martins Ribeiro, conta como foi a convocação para atuar na ação. “Quando recebi o chamado, me despertou a vontade de poder ajudar nesse momento e me voluntariei. Cheguei para poder contribuir, somando esforços, buscando estabilizar os pacientes pediátricos que necessitam de atendimento. Atuar no HU-Unifap está sendo uma experiência incrível.”.

São médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, residentes médicos, residentes em enfermagem e de fisioterapia que atuam nos hospitais universitários ligados à rede Ebserh. Todos foram recrutados a partir do edital de voluntários publicado pela estatal. Eles se uniram a outros profissionais que se revezaram nos plantões assistenciais dos novos 30 leitos (10 de UTI e 20 de enfermaria), recentemente abertos no HU-Unifap.

“Sabia que Deus tinha me escolhido para estar aqui, e que eu poderia fazer muito mais do que fazia no meu hospital de origem”, assim começa o relato da técnica de enfermagem do HUAB/UFRN, Juliana Lima, que ainda ressalta o trabalho árduo, mas gratificante.Juliana Pereira de Lima voluntaria do Huab no Amapá

“Com as nossas primeiras admissões aqui, acreditava que a situação estava controlada, mas quando percebi, a enfermaria pediátrica estava lotada. Eram plantões noturnos e diurnos, uma equipe multidisciplinar que se desdobrava, e que tenho certeza, fazia o seu melhor, todos os dias. E graças a Deus conseguimos nossas primeiras altas hospitalares, isso era a certeza que estávamos no caminho certo, e realmente estávamos. Tem coisas na vida do voluntariado, que nada e dinheiro algum pode comprar! Como ouvir de uma mãe: que bom que vocês vieram, graças a Deus vocês estão aqui.” destaca Juliana.

Os leitos de enfermaria pediátricos abertos são resultado do trabalho em rede, que contou com o envio de voluntários, equipamentos, medicamentos e insumos, como oxigênio. O esforço profissional foi dividido em equipes que alternaram suas atuações em Macapá.

“Este é um esforço de mais de 200 trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh. Não estamos medindo esforços para que a defesa da vida seja prioridade no Amapá e a abertura destes espaços no HU-Unifap é fruto desse compromisso”, destacou o presidente da estatal, Arthur Chioro. A ação tem ainda a participação do Ministério da Saúde, Marinha do Brasil e Secretaria de Saúde do Estado do Amapá.

Ações de prevenção

É importante destacar que o uso de máscaras por pessoas com sintomas de gripe, bem como a adesão à vacinação para influenza e covid-19 são as principais e mais efetivas medidas para evitar casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Sobre a Ebserh

O HUAB faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Polícia Civil prende suspeito por roubo a loja de autopeças em Santa Cruz

Policiais civis da 80ª Delegacia de Polícia (DP de Santa Cruz), com apoio da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), deram cumprimento, nesta quarta-feira (14), a um mandado de prisão em desfavor de Jobbel Blaydson, também conhecido como “Índio”. Ele, suspeito por roubo, foi preso em Santa Cruz.

O crime foi praticado em uma loja de peças para veículos, localizada no município. Jobbel Blaydson, na companhia de outro suspeito, cometeu o crime utilizando uma arma de fogo. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Polícia Civil

Dois dos três hospitais universitários do Rio Grande do Norte, receberam a certificação “SUS Aqui Se Ensina”

 A concessão do certificado consiste em reconhecimento formal e público para os serviços de saúde e instituições de ensino

Dois dos três hospitais universitários do Rio Grande do Norte, receberam a certificação “SUS Aqui Se Ensina”

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), em Natal e o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), em Santa Cruz, ambas unidades hospitalares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculadas à Rede Ebserh, receberam a certificação “SUS Aqui Se Ensina”.

A certificação é uma iniciativa pioneira no Brasil e é um reconhecimento da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) às práticas da educação e do fomento à implementação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

“Os estudantes e profissionais formados pela instituição estão engajados em projetos que visam melhorar a saúde e o acesso aos serviços de saúde na região, fortalecendo o SUS e contribuindo para o desenvolvimento social”, ressalta a superintendente do Huab, Maria Cláudia Medeiros.

São certificadas as instituições de Ensino que tenham convênio vigente com as Secretarias de Saúde Estadual e/ou municipal do Rio Grande do Norte, e que apresentarem projetos de Pesquisa e Extensão, que tenham sido realizados dentro de algum serviço de saúde da Rede Pública do Estado e/ou municípios do Rio Grande do Norte com repercussão nas boas práticas da atenção prestadas aos usuários da Rede, sendo certificados em categorias específicas: Serviços de Saúde e Cenários de Prática; Serviços de Saúde Cenários de Práticas e Pesquisa/ extensão; Serviços de Saúde, Cenários de Práticas, Pesquisa/ extensão e Residências em Saúde e Instituições de Ensino em Saúde.

De acordo com a superintendente do Huol, Eliane Pereira, o reconhecimento é uma valorização da prática do ensino nas instituições do SUS. “Somos um hospital escola, um cenário de prática diário e o reconhecimento nos faz compreender que estamos no caminho certo, oferecendo profissionais de saúde qualificados para a sociedade”, afirma.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

João PedrosaRelações PúblicasChefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc Coordenadoria de Comunicação Social - CCSPresidênciaEmpresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserhebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920