terça-feira, 8 de setembro de 2015

Desfile Cívico 2015 Encerra Semana da Pátria em Santa Cruz RN



Em comemoração aos 193 anos da Independência do Brasil e com as belíssimas apresentações das Escolas Municipais,Estaduais e Particulares,Serviço de Fortalecimento de Vínculo (antigo PETI),Polícia Militar,Civil,Grupo de Escoteiros,Paróquia de Santa Rita de Cássia,Associações eInstituições;Desfile Cívico de 07 de Setembro encerra Semana da Pátria 2015.
O Tema deste  anos  foi: INCLUSÃO SOCIAL.
Um grande público compareceu para prestigiar o evento.
Parabéns à todos que contribuíram diretamente ou indiretamente na organização deste evento tão grandioso e importante para todos nós Brasileiros.







































































































































































































































































































segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Cerca de 10 mil pessoas assistiram ao desfile em Natal, diz Governo

Cerca de 10 mil pessoas assistiram ao desfile em Natal, diz Governo

Diversas famílias prestigiaram o tradicional desfile em comemoração à independência do Brasil.
O encerramento da Semana da Pátria 2015 se deu com o Desfile Cívico-Militar que aconteceu na Praça Cívica, em Petrópolis, por volta das 9h desta segunda-feira (7). A estimativa do Governo do Estado é que cerca de 10 mil pessoas tenham assistido ao evento. O Exército Brasileiro foi o responsável pela organização do evento neste ano.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) interditou diversas ruas, das 6h até às 12h. A Avenida Prudente de Morais/Nilo Peçanha a partir da Avenida Governador Juvenal Lamartine até a Rua Coronel Joaquim Manoel, estiveram bloqueadas durante o evento. As ruas Trairi e Potengi também foram interditadas entre a Avenida Floriano Peixoto e Avenida Campos Sales. Uma média de 30 agentes de trânsito organizaram os bloqueios e acessos no local.
desfile-h2

A tranquilidade marcou o desfile na capital potiguar, muitas pessoas resolveram levar seus filhos para assistir o evento. Alexandre Santiago, é empresário e pela primeira vez levou os dois filhos para acompanhar o Desfile Cívico.  “É importante, desde pequeno é importante dar valor a nossa pátria”, disse.
No tradicional palanque, participaram autoridades como o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, o governador, Robinson Faria, o vice- governador, Fábio Dantas, secretários e comandantes de diversas forças. 
Bandas e fanfarras de 13 escolas estaduais também fizeram presença no desfile. O tradicional desfile teve seu ápice com a marcha das instituições que representam as Forças Armadas, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que exibiram de maneira imponente suas tropas e veículos utilizados diariamente nas mais diversas missões a serviço do país.
oiajs-h

Com camisetas pretas, bandeiras do Brasil e um boneco simbolizando o ex-presidente Lula, algumas pessoas aproveitaram a ocasião para protestar contra o Partido dos Trabalhadores e também contra corrupção.
“Foi uma iniciativa própria, a gente apenas entrou em contato com o Ministério Público para apoiar a campanha 10 medidas contra a corrupção. Eles estão com essa campanha para apresentar os projetos e acelerar os processos de apuração de corrupção, e a gente acha que pode apoiar e estamos fazendo aqui”, comentou Arthur Dutra, advogado e um dos organizadores do movimento.
desfile-h6

Ambulantes também aproveitaram a grande concentração de pessoas para vender chapéus, artigos com bandeirasdo Brasil, comida e água mineral.
Encerrando a cerimônia, o governador foi responsável pela honra de arriar o Pavilhão Nacional durante a execução da banda de música do Exército do Hino Nacional.

Após desfile, movimentos sociais descem a Esplanada dos Ministérios

Um grupo a favor da presidenta Dilma também se reuniu em frente à Catedral, com bandeiras do PT.


Integrantes de movimentos sociais com diferentes reivindicações, reunidos em Brasília, começam a descer a Esplanada dos Ministérios, após o encerramento do desfile de 7 de Setembro.
Representantes do Grito dos Excluídos, grupo que tradicionalmente faz manifestação no Dia da Independência, defendem a democracia e reformas estruturais, como a urbana, a agrária e a política. Os integrantes se aglomeraram em frente à Catedral de Brasília.
“Não falamos contra ou a favor do governo. Temos um leque amplo de reivindicações, defendemos a democracia e somos contra a intervenção militar. Somos cerca de 40 organizações que reúnem aqueles que precisam ser ouvidos”, disse o coordenador do Grito dos Excluídos, Fábio Miranda.
Um grupo a favor da presidenta Dilma também se reuniu em frente à Catedral, com bandeiras do PT, do Brasil e com faixas de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A pátria tem que ter a governabilidade em primeiro lugar, mesmo que haja divergência em alguns pontos”, destacou Fred Vasconcelos, da Central de Movimentos Populares.
Em outro ponto da Esplanada, próximo ao Museu da República, estão as organizações da União dos Movimentos de Brasília. Os integrantes também pretendem descer a Esplanada dos Ministérios. Eles inflaram bonecos da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.

Papa apela a todas as paróquias para acolherem uma família de refugiados

papa Francisco apelou a todas as comunidades católicas da Europa para acolherem uma família de refugiados. Ele informou que as primeiras a dar o exemplo serão as duas paróquias do Vaticano.

Ao pedir um “gesto concreto” de preparação para o Jubileu, que começa em dezembro, o papa apelou a todas as paróquias, comunidades religiosas, todos os mosteiros e santuários para que acolham uma família de migrantes. “Perante a tragédia de dezenas de milhares de refugiados que fogem da morte, vítimas da guerra e da fome, o Evangelho chama-nos e pede para estarmos mais próximos dos mais fracos e abandonados, dando-lhes esperança”, disse o papa Francisco na oração Angelus, perante milhares de fiéis na Praça de São Pedro.

Dirigindo-se aos “irmãos bispos da Europa”, o líder da Igreja Católica apelou a que apoiem a causa nas suas dioceses, dizendo que as paróquias de Roma e do Vaticano acolherão “nos próximos dias” duas famílias de refugiados.

As 28 nações da União Europeia estão bastante divididas sobre o que fazer em relação aos fluxos de migrantes, a maior parte pessoas que abandonaram os seus países para fugir aos conflitos que grassam no Oriente Médio e norte da África. A Alemanha liderou os esforços para a abertura das fronteiras, anunciando que poderia aceitar até 800.000 refugiados este ano, e apoiando planos para quotas obrigatórias nos países da UE.

A Hungria, juntamente com muitos países do leste que se tornaram novos membros do bloco europeu, opõem-se ao sistema de quotas e insistem que as regras atuais devem ser aplicadas, com os requerentes de asilo a terem de fazer o pedido no primeiro país onde chegam e não no país para onde querem ir.

Agência Brasil
Travessa Severino Bezerra nº 51,Paraíso Santa Cruz RN.Rua da UPA.

Clima foi de tranquilidade durante desfile cívico-militar em Brasília

O desfile do 7 de Setembro, em Brasília, foi tranquilo. Apesar da crise política e dos diversos protestos pelo Brasil contra a administração da presidente Dilma Rousseff, não foram registrados incidentes durante o desfile cívico-militar na capital federal.
Valter Campanato/Agência BrasilPresidente fez tradicional desfile em Rolls RoycePresidente fez tradicional desfile em Rolls Royce

Por volta das 10h30, já tinham se apresentado as bandas musicais escolares e as tropas a pé da Marinha, do Exército e da Força Aérea, além da pirâmide humana da Polícia Militar do Distrito Federal, com 30 homens.

Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios. As aeronaves KC 130 Hércules e caças F5 e A1 voaram baixo pelo centro de Brasilia. O desfile da aeronáutica ainda contou com apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

A presidenta Dilma Rousseff assistiu a todo o desfile ao lado do vice-presidente Michel Temer e do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. Também estiveram no palanque de autoridades os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Defesa, Jaques Wagner, da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria Direitos Humanos, Pepe Vargas, além dos comandantes das três Forças.

Protestos

Ainda em Brasília, dois grupos realizaram manifestações. Um, favorável à presidente, contou com aproximadamente 100 pessoas e manifestaram apoio à administração, apesar da crítica aos ajustes fiscais. A outra manifestação foi contrária à presidente, contando com dois bonecos gigantes com Dilma como o personagem "Pinóquio" e Lula vestido em trajes de presidiário. 

Em nenhum dos casos, no entanto, houve problemas graves

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

PIS estará disponível a partir do dia 15 de setembro

O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) estará disponível a partir de 15 de setembro para os trabalhadores que nasceram em setembro e são correntistas da Caixa Econômica Federal.
Para os não correntistas, o pagamento será efetuado a partir dia 17 de setembro. O abono do PIS equivale ao valor de um salário mínimo. Para o calendário PIS 2015/2016, os saques poderão ser efetuados até 30 de junho de 2016. O pagamento é efetuado por meio de crédito em conta, ou nos caixas eletrônicos e casas lotéricas, utilizando o Cartão Cidadão

Dilma reduz quase pela metade vagas prometidas para Pronatec até 2018

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O governo federal deve oferecer, até 2018, cerca de metade do número de vagas prometido pela presidente Dilma Rousseff (PT) para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A previsão faz parte do Plano Plurianual (PPA), divulgado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Quando lançou a segunda etapa do Pronatec, em 2014, Dilma afirmou que a meta do programa era alcançar 12 milhões de matrículas até o fim de seu mandato. O número, no entanto, não deve superar os 6,3 milhões nem se contadas as aberturas de vagas previstas para 2019, conforme dados do PPA.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os programas do governo federal estão passando por uma "revisão de metas" devido à "realidade econômica do país".
A pasta afirmou, por meio de uma nota, que a estimativa do Ministério do Planejamento leva em conta a expectativa de arrecadação. Ou seja, ao longo dos próximos anos, caso haja uma melhoria do cenário econômico, elas podem ser novamente revistas.
Vagas em 2015
Em 2015, primeiro ano de governo com o lema “Brasil, Pátria Educadora” , a Educação do país sofreu um corte de verbas. O MEC teve um bloqueio de R$ 9,42 bilhões no orçamento, o terceiro em ordem de grandeza entre todos os ministérios. O valor aprovado pelo Legislativo era de R$ 48,81 bilhões e recuou para R$ 39,38 bilhões – uma limitação de 19,3%.
"Mesmo em um ano de ajuste fiscal, o governo federal vai ofertar um total de 1,3 milhão de novas vagas pelo Pronatec", ressaltou o MEC. O número é o menor desde o ano de lançamento do programa, em 2011, quando 770 mil pessoas efetuaram matrícula. Em uma comparação com 2014, por exemplo, a diminuição no ritmo de abertura de novas vagas chega a 57%.
Nesta sexta-feira (4), a secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) publicou no Diário Oficial da União (DOU) a liberação de R$ 100 milhões para o financiamento de bolsas de estudo do Pronatec. O repasse será dividido igualitariamente entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Do G1, em São Paulo

BANDIDOS SÃO MORTOS APÓS SEQUESTRO DE VEREADORES DE NOVA CRUZ


zz vereadores
Foto: Duda Xuá
Um sequestro-relâmpago terminou com dois criminosos mortos após uma troca de tiros na madrugada desta sexta-feira (4), em Canguaretama, na região Agreste do estado. Segundo o coronel Genilton Tavares, comandante da Polícia Militar na região, as vítimas dos bandidos foram dois vereadores e um secretário da cidade de Nova Cruz: os vereadores José Evaldo Barbosa, o Valdo Salú; e Edson Costa Moreira, conhecido como Edson de Manga Rosa; além do pai deste último, Antônio Moreira, o Manga Rosa, que é secretário de agricultura do município. Os bandidos chegaram a pedir R$ 5 mil para liberar os reféns.
De acordo com o coronel Tavares, o caso aconteceu na comunidade de Piquiri, distrito de Canguaretama. “Eles (vítimas) voltavam de Natal quando, na entrada de Nova Cruz, foram trancados pelo carro em que estavam os criminosos. Eles renderam os vereadores e começaram a rodar pelas cidades da região com as vítimas”, contou o comandante da PM de Nova Cruz. “Na sequência, eles entraram em contato com familiares e pediram R$ 5 mil de resgate. A família levantou o dinheiro e fomos até o local onde ficou combinado o pagamento”, disse.
Ainda segundo o coronel, uma viatura que fazia o policiamento na região localizou o carroem que estavam os criminosos e os três reféns. “Com essa informação, fomos até o local indicado e ao chegar, os criminosos já desceram do veículo atirando. Houve uma troca de tiros e dois deles foram baleados”, explicou. Os bandidos feridos levados para o Hospitalde Canguaretama, mas não resistiram aos ferimentos e morreram no local. O terceiro membro do grupo conseguiu fugir.
zz cedida
Foto: cedida/As armas que foram usadas pelo bandidos no sequestro, celulares ,relogios e dinheiros das vitimas.
O comandante da PM de Nova Cruz disse que os criminosos não eram conhecidos na região. “Não conhecemos, contudo, sabemos que um empresário do município já havia sido alvo de uma tentativa de sequestro na mesma região, com características semelhantes. Acho que os vereadores estavam no lugar errado na hora errada. Poderia ser qualquer um”, afirmou o coronel Tavares.
Com os bandidos foram apreendidas duas pistolas .40, sendo uma de uso exclusivo da Polícia Civil, celulares, munições e dinheiro das vítimas. Os dois vereadores e o secretário de Agricultura passam bem. Com informações Tribuna do Norte.

Após sequestro de vereadores de Nova Cruz, dois morrem em confronto com a PM

Foto: Divulgação/PM
Dois homens suspeitos de terem sequestrado dois vereadores e um secretário do município de Nova Cruz, na região Agreste do Rio Grande do Norte, morreram em uma troca de tiros com a Polícia Militar na madrugada desta quinta-feira (4). De acordo com o tenente-coronel Genilton Tavares, o confronto aconteceu no distrito de Piriqui, na zona rural de Canguaretama, quando os criminosos se dirigiam para receber o dinheiro do resgate. A PM informou que os parentes das vítimas pagariam R$ 5 mil pela liberdade dos três sequestrados. Os mortos ainda não foram identificados.
Ainda de acordo com o oficial da PM, os vereadores Edson Costa Moreira (PSB), mais conhecido como Edson de Manga Rosa, presidente da Câmara de Nova Cruz, e o vereador José Evaldo Barbosa, mais conhecido como Valdo Salu (PSB), estavam voltando de Natal para Nova Cruz quando foram surpreendidos pelos sequestradores nas proximidades do município de Brejinho, também na região Agreste do estado. No carro também estava o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Social Antônio Costa Moreira, o Manga Rosa, que é pai do presidente da Câmara.
“Os vereadores estavam em um veículo Hilux quando três homens em outro carro os abordaram. Isso foi por volta das 20h. Os suspeitos entraram no carro das vítimas e anunciaram o sequestro. Por volta das 23h30, os homens entraram em contato com outro vereador da cidade cobrando um resgate de R$ 5 mil. Foi quando o vereador contatou a PM”, explicou o tenente-coronel.
O oficial da PM relatou ainda que as famílias das vítimas entraram em contato com os criminosos para acertarem o pagamento do resgate. “As famílias falaram com eles sem o nosso consentimento e marcaram um ponto de encontro no município de Goianinha. Quando ficamos sabendo, começamos a monitorar a área e encontramos o veículo conduzido pelos suspeitos”, disse.
Ainda de acordo com o tenente-coronel, os sequestradores notaram a presença dos policiais nas proximidades do distrito de Piriqui, que fica na zona rural de Canguaretama. “Quando perceberam a presença da PM, eles adentraram o distrito e começaram a disparar contra os policiais e houve a troca de tiros”, completou. Genildo disse que nenhuma das vítimas ficou ferida durante o confronto.
Dois criminosos foram baleados e socorridos para o Hospital de Canguaretama, mas não resistiram aos ferimentos. Um terceiro sequestrador conseguiu fugir. Com os suspeitos foram apreendidas duas armas, aparelhos celulares e uma certa quantia em dinheiro.
Do G1 RN

Idosa de 67 anos é presa suspeita de tráfico de drogas no bairro das Rocas

Segundo a polícia, a acusada estava substituindo o marido no comércio de entorpecentes.


Uma idosa de 67 anos foi presa na noite desta quinta-feira (4) em posse de 37 pedras de crack, dinheiro fracionado, além de sacos plásticos usados para acondicionar o entorpecente. A prisão acontece na comunidade Jacó, no bairro Rocas, na zona Leste de Natal. De acordo com a polícia, Maria das Neves de Oliveira comandava o tráfico na região no lugar do marido.
Os policiais do 1° Batalhão de Polícia Militar receberam a informação sobre o tráfico de drogas na região, e, em seguida foram realizar buscas naquela localidade –, onde Maria das Neves foi abordada e pega em flagrante pelos militares.
Segundo a polícia, a informação sobre a suspeita foi precisa, e o trabalho dos policiais foi realizado justamente para flagrá-la. Os policiais informaram também que o marido da acusada cumpre pena em um presídio de Natal por tráfico de drogas.
Após essa constatação e com as informações que já tinha, os policiais puderam constatar que Maria das Neves estava substituindo o seu companheiro no comando do tráfico de drogas na região. Essa informação também foi confirmada pelo delegado da Delegacia de Plantão Zona Sul.
Na delegacia, a idosa revelou que estava atuando no tráfico de drogas para pagar uma dívida feita pelo marido. Ela também disse que já havia sido preso em 1993 pelo mesmo crime.
Após prestar esclarecimentos à polícia, a idosa foi autuada por tráfico de drogas e deverá aguardar o julgamento presa em uma das unidades prisionais feminina da capital ou da cidade de Parnamirim. O material apreendido foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP).
Rua:Camilo José da Rocha nº 15c,Centro Santa Cruz RN

Deputados formalizam pleitos para ações de combate à seca no Nordeste

Devido ao esforço dos parlamentares, o Rio Grande do Norte conseguiu garantias de que seria beneficiado.


Deputados estaduais do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco se reuniram nesta quinta-feira (3), em audiência pública na Assembleia Legislativa paraibana, para debater a seca no Nordeste e cobrar do Governo Federal recursos para a conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco. Devido ao esforço dos parlamentares potiguares, o Rio Grande do Norte conseguiu garantias de que seria beneficiado com as obras de transposição, mas o foco no momento é a celeridade na finalização das ações.
Presidente da Frente Parlamentar da Água no RN, o deputado Galeno Torquato (PSD) disse que o encontro visa sensibilizar a presidente Dilma Rousseff (PT) para que sejam destinados recursos para o enfrentamento da crise hídrica no Nordeste. “O povo nordestino clama pela conclusão das obras do São Francisco. Estamos mobilizados e unidos para cobrarmos celeridade às obras por parte do Ministério Nacional de Integração”, comentou.
Fortalecendo o discurso do potiguar, o presidente da Assembleia no estado paraibano, Adriano Galdino (PSB), cobrou igualdade na destinação dos recursos federais distribuídos para o combate de escassez de água no país. “Queremos que os recursos disponibilizados para o Sudeste também sejam destinados ao Nordeste, pois a região enfrenta umas das piores secas já registradas”, declarou Galdino.
A cobrança conjunta, na opinião dos parlamentares presentes, é uma forma de fortalecer o pedido ao Governo Federal e chamar à atenção sobre a crise hídrica na região. "A unificação do discurso e definição de prioridades comuns aos estados são importantes para fazer com que o Governo Federal tenha informações precisas sobre as maiores necessidades dos estados afetados pela crise hídrica”, disse o deputado paraibano Buba Germano (PSB), integrante da Frente Parlamentar no estado.
Para a comitiva potiguar, também representada na audiência na Paraíba pelos deputados Gustavo Fernandes (PMDB), Dison Lisboa (PSD) e George Soares (PR), “O Nordeste precisa urgentemente de ações e recursos federais”, declarou Gustavo Fernandes. "O nordeste precisa ser prioridade nas ações do Governo Federal", disse George Soares. "Continuamos atentos e cobrando a melhoria das condições do povo potiguar", completou Dison Lisboa.
Representante de Pernambuco, o deputado Miguel Coelho (PSB) enfatizou a importância da união e mobilização da classe política do Nordeste. “A situação atual, ocasionada pela crise hídrica, é muito delicada. A pauta de integrar os interesses regionais é de grande valor”.
Ao final da audiência, os deputados formalizaram um documento contemplando os pleitos e prioridades elencadas pelos parlamentares. O requerimento será entregue pelo deputado Adriano Galdino à presidente Dilma Rousseff, que faz visita nesta sexta-feira (4) à capital paraibana.
Também participaram do encontro os deputados paraibanos Bosco Carneiro (PSL), Nabor Wanderley (PMDB), Frei Anastácio (PT), Ricardo Barbosa (PSB), dentre outros, além do presidente da Federação da Associação dos Municípios da Paraíba (FAMUP), Tota Guedes.
Travessa Severino Bezerra nº 51,Paraíso Santa Cruz RN.rua da UPA.