segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Consumidor opta pela moderação no Dia das Crianças

Pesquisa da Boa Vista SCPC revela que 75% comprarão presentes para a data, em comparação a 81% no ano passado.


BRINQUEDO-INT-PO consumidor está menos disposto a comprar presentes e vai gastar menos este ano para comemorar o Dia das Crianças, segundo levantamento nacional realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). A pesquisa mostrou que 75% planejam ir às compras para essa data, o que representa uma queda em comparação aos 81% do levantamento realizado em 2014.
Além disso, 59% pretendem gastar menos ou a mesma quantia do ano passado para comemorar o Dia das Crianças e 41% planejam comprar mais. O levantamento da Boa Vista SCPC mostrou que a maioria (27%) gastará menos por contenção de despesas, enquanto 22% alegam que o motivo da retração é o aumento dos preços e 20% dizem que vão priorizar o pagamento de outras despesas, como contas de água e de luz e mensalidades escolares.
O valor médio do presente para as crianças será de R$ 188 este ano, o que significa uma queda de 11% em relação ao ano passado (sem levar em conta a inflação), de acordo com a pesquisa. No geral, 51% pretendem gastar até R$ 100 (21% até R$ 50 e 30% entre R$ 51 e 100).
A pesquisa da Boa Vista SCPC revelou também que 67% presentearão os filhos no Dia das Crianças e 28% vão lembrar dos sobrinhos e 15% dos afilhados.
As compras para lembrar a data serão baseadas principalmente no desejo das crianças (32%), enquanto 25% levarão em conta principalmente o preço.
O levantamento mostrou que 40% dos consumidores vão presentear as crianças com brinquedos, o que representa uma queda em relação aos anos anteriores (a fatia dos que deram prioridade aos brinquedos foi de 62% em 2013 e de 47% em 2014).
Já os eletrônicos ganharam espaço este ano: o levantamento da Boa Vista SCPC mostrou que 28% comprarão esses produtos para o Dia das Crianças, em comparação a 23% que fizeram essa opção no ano passado e 13% em 2013. Vestuário e calçados serão o alvo para 21% dos entrevistados, em comparação a 17% no ano passado.
A pesquisa da Boa Vista SCPC mostrou que 64% dos consumidores vão comprar o presente para o Dia das Crianças à vista, um crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao levantamento do ano passado. Outros 36% optarão pelo parcelamento, dos quais 72% pagarão com cartão de crédito e 23% via carnê ou boleto.

Augusto Nardes diz que governo tenta intimidá-lo e ao TCU

O ministro voltou a negar que tivesse vazado seu voto para a imprensa.


Ministro Augusto Nardes disse que “não irá se acovardar” diante do que ele classifica de uma tentativa do governo de intimidá-lo.
Minutos após o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, entregar o pedido de afastamento do ministro Augusto Nardes da relatoria do processo de apreciação das contas de 2014 do governo, o ministro distribuiu hoje (5) uma nota à imprensa repudiando a postura do governo. Nardes disse que “não irá se acovardar” diante do que ele classifica de uma tentativa do governo de intimidá-lo.
“O governo está tentando intimidar a mim e ao Tribunal de Contas da União, mas não vamos nos acovardar. Realizamos um trabalho técnico de forma eficiente e coletiva na análise das contas”, afirmou o ministro no comunicado. O relator ainda negou que tivesse vazado seu voto para a imprensa.
“Não antecipei meu voto em momento algum e nem divulguei relatório e voto relativo ao julgamento das contas de 2014 para a imprensa. Não fui o responsável por dar publicidade às informações. Essa divulgação não foi feita pelo meu gabinete”.
Nardes voltou a esclarecer que apenas disponibilizou seu voto aos demais ministros da Casa até cinco dias antes da sessão de análise das contas, marcada para a próxima quarta-feira (7), como prevê o regimento interno do TCU.
Após entregar o pedido ao presidente do tribunal, ministro Aroldo Cedraz, Adams seguiu para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) para uma solenidade de posse. No STJ, ele rebateu as acusações de intimidação. Adams reiterou que o Regimento Interno do TCU impede que um ministro da corte emita opinião sobre o processo que vai julgar.
"Querer cumprir a lei deve intimidar o ministro. Querer que ele cumpra a lei deve fazê-lo se sentir intimidado. Nós estamos falando em aplicar uma regra objetiva, uma regra que o tribunal já disse como deve ser aplicada, uma regra que foi estabelecida para com os magistrados e membros do tribunal”, afirmou.
Ontem (4), ao lado do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, Adams deu uma entrevista para adiantar que faria o pedido de suspeição de Nardes do processo. Um pedido de suspeição significa o afastamento do relator do processo, sob alegação de que ele não agiria de forma imparcial.
Após a posse dos novos ministros, no Palácio do Planalto, Cardozo reiterou que, “claramente, há muitos dias”, Nardes já indicava sua decisão sobre o caso.
“O ministro Nardes claramente, já há muitos dias, vem indicando que vai julgar desfavoravelmente as contas, antes de ouvir os argumentos da defesa e de tudo aquilo que poderia, em tese, formar sua convicção. Isso caracteriza uma clara violação à ordem jurídica. Não podem transformar julgamentos técnicos em discussões politizadas.”
O TCU informou que o pedido do governo será analisado como questão preliminar na sessão de quarta-feira. A sessão está marcada para 17h.

domingo, 4 de outubro de 2015

Japienses sofrem acidente automobilístico na RN de Sítio Novo


De acordo com o Blog Sítio Novo em Foco, na noite deste sábado (03), um acidente foi registrado na RN-093, onde um veiculo do tipo Fiat Uno veio a capotar no trecho próximo a residência do ex-prefeito Hudson Xavier.

Ainda conforme informações do mesmo Blog, os envolvidos na ocorrência são da cidade de Japi, sendo que o motorista, segundo testemunhas, conduzia o veículo em alta velocidade no momento do acidente.

Com lesões no corpo, eles receberam os primeiros socorros no hospital municipal de Sítio Novo e logo após foram encaminhados para cuidados médicos na capital do Estado.

Polícia Militar prende homem e apreende menor acusados de tráfico de drogas em Santa Cruz

Em mais uma ação contra o tráfico de drogas em Santa Cruz, a polícia Militar predeu um homem e apreendeu uma menor de idade acusados de traficar drogas no bairro Paraíso.
Foi preso Luciano Ferreira da Silva e apreendida a menor V. B. F., de 17 anos. Com eles foram pegos 450 gramas de cocaína, uma pistola 380 com dois carregadores e outros objetivos utilizados no tráfico de drogas.
De acordo com o Major Moura, comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, a menor trazia a droga de Natal para ser comercializada em Santa Cruz por Luciano Ferreira. Ainda segundo a polícia, o acusado era foragido do do regime semi-aberto em Natal.
A dupla foi encaminhada para a delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz, onde foi lavrado o flagrante. Luciano ferreira ficará preso a disposição da Justiça. Já a menor será libera após os devidos procedimentos.
trafico_4.10-2
Fonte:Blog do Édipo Natan

Divulgado os Nomes dos Novos Conselheiros Tutelares de Santa Cruz RN


O Conselho Municipal dosDireitos da Criança e do Adolescente divulgou a lista do novo Conselheiros Tutelares 2015 aqui em Santa Cruz/RN.
Na eleição deste ano foram eleitas cinco(05) mulheres para exercer o cargo.
Confira os nomes das eleitas:
Laudiceia de Ari, Betânea Confessor, Fátima Gonzaga, Telma de Washington e Kadma de Aldo.
Compareceram para votar neste domingo (04), 2.301 eleitores;a votação aconteceu na Escola Municipal Miguel Lula de Farias.

Confira a votação de cada candidato


NOMEVOTOS
1LAUDICEIA DE ARI338
2BETÂNIA CONFESSOR274
3TELMA DE WASHINGTON233
4FÁTIMA GONZAGA217
5KADMA DE ALDO207
6Lucia de Seu Luiz200
7Josy Oliveira167
8Nego Garçom155
9Wilson Fotográfo151
10Andréa Praxedes127
11Jailson Lima96
12Professor Moreno80
13Zuleni Professora56

A Associação ASSOVASARI,participa de Palestra,com o palestrante Daniel Bizon

A ASSOVASARI,Associação dos Vendedores Ambulantes do Alto de Santa Rita de Cássia,participou na noite da última Terça - Feira (29) de uma importante palestra no Teatro Candinha Bezerra,aqui em Santa Cruz,Transformando Crise em Vendas,com o Palestrante Daniel Bizon.







sábado, 3 de outubro de 2015

Gravações em viatura mostram rotina criminosa de grupo de PMs

Neste domingo (4), você vai conhecer a viatura do mal. São PMs bandidos, que não estão nem aí para lei e chegam a vender drogas para traficantes.


Neste domingo (4), você vai conhecer a viatura do mal. Um carro da PM que foi equipado com microfones escondidos, para gravar as conversas dos policiais e o que eles falam é de provocar indignação. São PMs bandidos, que não estão nem aí para lei. Eles não dispensam propina, até galinhas eles pegam. Chegam a vender drogas para traficantes.

Barcelona-RN:Nasce um porco com aparência humana


Um fato inusitado foi registrado neste sábado,26, chamou a atenção dos moradores da cidade de Barcelona distante 86 km de Natal no Rio Grande do Norte. Segundo os moradores, um porco nasceu com uma aparência totalmente inusitada, para alguns, o animal tem traços humanos no rosto, o que faz a população acreditar que se trata de um ser hibrido, resultado do cruzamento de um humano com a porca. Se é uma mutação ou algum outro tipo de variação da espécie, ainda não apareceu nenhuma explicação, mas o animal tem chamado atenção de toda cidade e movimenta os grupos do whatsapp. Populares expuseram o animal morto e não há informações se o porco nasceu sem vida ou morreu após o parto.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Obra para resolver seca em parte do RN só acabará em 2016, diz governo

Obras da barragem de Oiticica deveriam ter sido concluídas em junho passado (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Apontada como solução para os períodos de longa estiagem no Seridó e parte dos municípios das regiões Central e Vale do Açu, a barragem de Oiticica tem um novo prazo para ser concluída. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a construção do reservatório só deverá ser finalizadas em dezembro de 2016. E isso, segundo o titular da pasta, se a crise econômica não retardar ainda mais o andamento das obras.

“A previsão continua sendo essa. Pode ser modificada em virtude da crise financeira, mas ainda não sabemos”, ressalta o secretário Mairton França. De acordo com o prazo inicial, Oiticica deveria ter sido concluída em junho deste ano, mas atrasos no repasse de recursos do governo federal, aliados à lentidão no pagamento das indenizações, comprometeram a execução do cronograma. Após dois anos de obras, apenas 35% dos serviços estão prontos.

Para ver de perto os efeitos da estiagem no interior potiguar, equipes do G1 e da Inter TV Cabugi percorreram aproximadamente 1.400 quilômetros durante cinco dias. Foram visitadas 19 cidades no Seridó e Oeste – regiões que mais vêm sofrendo com a escassez. Em colapso no abastecimento d’água estão Acari,Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas,Currais Novos, João Dias, Luís Gomes,Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias.

Já em Apodi, Caicó, Itajá, Jucurutu, Lucrécia,Parelhas, Pau dos Ferros e São Rafael, foi constatado que o nível das barragens vem baixando rapidamente e que a paisagem está mudando a cada dia. Muitas famílias já estão pensando em ir embora. Algumas, para fugir da seca, falam até em buscar uma sorte melhor em outros estados.

Quando concluída, Oiticica beneficiará direta e indiretamente cerca de 500 mil pessoas em 17 cidades. Com capacidade para mais de meio milhão de metros cúbicos de água, será a terceira maior barragem do estado.

Bando faz arrastão em ônibus da Jardinense próximo a Tangará

urgenteUm bando acabou de fazer uma arrastão a um ônibus da Viação Jardinense próximo ao município de Tangará.
Segundo informações preliminares, pelo menos quatro homens invadiram o ônibus, renderam o motorista e fizeram um arrastão contra os passageiros do veículo, roubando diversos pertences, celulares e dinheiro dos presentes.
Os homens fugiram com destino ignorado. A polícia militar de região está em busca dos acusados, pois outros crimes podem ser registrados.
Fonte:Blog do Édipo Natan

Conheça as novas regras publicadas pelo MEC

Os mais de 8 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisam estar atentos às mudanças no edital em 2015. Com o objetivo de otimizar os processos e reduzir custos, o governo implementou medidas para prevenir a abstenção e ampliar a segurança nos dias 24 e 25 de outubro. Além do aumento da taxa de inscrição, de R$ 35 para R$ 63, o edital prevê a perda do benefício de isenção da taxa para os candidatos que não comparecerem nos dois dias de provas. Por exemplo, se você estiver inscrito no Enem 2015, mas não comparecer nos dois dias de prova e não justificar as faltas, não poderá solicitar a isenção no ano que vem.
O edital 2015 também extinguiu a impressão e envio dos cartões de confirmação pelos Correios. O documento está disponível apenas na página do Enem, no endereço  http://enem.inep.gov.br/participante. Só com essa medida, o Ministério da Educação prevê uma economia de R$ 18 milhões. Outra mudança em relação às edições anteriores é o horário de início das provas, marcadas para meia hora mais tarde, ou seja, às 13h30. Os 30 minutos serão usados para procedimentos de segurança, como fiscalização e revista eletrônica, e para garantir que que os candidatos entrem em sala e guardem os pertences com tranquilidade. Por mais que comece mais tarde, o tempo total de duração das provas permanecerá em quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.
Travessa Severino Bezerra nº51,Paraíso Santa Cruz RN

Fique por dentro: conheça 5 pontos da nova lei eleitoral sancionada por Dilma Rousseff

Sancionada terça-feira (29), com vetos, pela presidente Dilma Rousseff , a chamada minirreforma eleitoral (Lei nº 12.891/2013), aprovada pelo Congresso Nacional, traz mudanças na legislação atual.
A presidente vetou 5 dispositivos do texto encaminhado à sanção. Foram alteradas ou introduzidas normas relativas à propaganda eleitoral, contas de campanha, cabos eleitorais, período das convenções partidárias e substituição de candidaturas, entre outros temas.
Abaixo, alguns pontos incluídos na nova lei.
1) Propaganda
A propaganda eleitoral somente será permitida após o dia 15 de agosto do ano da eleição.
2) Filiação
Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo 6 meses antes da data da eleição.
3) Oficialização de candidaturas
A escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano em que se realizarem as eleições, lavrando-se a respectiva ata em livro aberto, rubricado pela Justiça Eleitoral, publicada em vinte e quatro horas em qualquer meio de comunicação.
4) Rádio e TV
As emissoras de rádio e de televisão e os canais de televisão por assinatura mencionados reservarão, nos 35 dias anteriores à antevéspera das eleições, horário destinado à divulgação, em rede, da propaganda eleitoral gratuita.
5) Horário eleitoral
As eleições para prefeito, a propaganda eleitoral no rádio e TV será de segunda a sábado: a) das sete horas às sete horas e dez minutos e das doze horas às doze horas e dez minutos, no rádio; b) das treze horas às treze horas e dez minutos e das vinte horas e trinta minutos às vinte horas e quarenta minutos, na televisão.

Dom Antônio cobra postura do Governo do Estado: “A greve da UERN já está passando dos limites”

Foto: Marcos Dantas
Foto: Marcos Dantas
Diretores da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte se reuniram, na tarde desta sexta-feira (02) com o bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos. Vieram pedir apoio do religioso, a exemplo do que já fizeram nas dioceses de Mossoró e Natal para sensibilizar o governador Robinson Faria a negociar com a categoria. A greve já dura 133 dias e até o momento não existe uma contra-proposta do Governo a nenhum dos quatorze pontos da pauta. O professor do Campus da UERN de Caicó, e diretor do Colégio Diocesano Seridoense, Padre Costa também participou da reunião.
Em conversa com o Blog do Marcos Dantas, Lemuel Rodrigues que é presidente da Aduern explicou que a pauta contempla a reestruturação física das universidades, passando por restaurantes e residências universitárias para os alunos, e a questão do reajuste salarial que é o cumprimento do Plano de Cargos e Salários, e que está defasado. “Fizemos um acordo em 2014 e o Governo não está cumprindo. E para tornar o clima mais tenso recebemos informações através de setores da imprensa de que o governador pensa em pedir a ilegalidade da greve”, explicou.
A exemplo do que já fez Dom Mariano Manzana, bispo da Diocese de Mossoró, Dom Antônio Carlos emitirá nas próximas horas uma nota em nome da Diocese de Caicó, de apoio aos estudantes, professores e funcionários da UERN, pedindo agilidade por parte do Governo para que as negociações avancem e a greve seja encerrada. A nota, de acordo com Dom Antônio será lida pelos padres durante missas deste final de semana em todas as paróquias da diocese.
A nossa posição é pedir ao governador que ajude-nos a resolver essa questão. É preciso ver o ponto de entrave, mas uma greve que já está com 133 dias está passando do limite. Nessa hora, devemos pensar na comunidade mais atingida, que são os alunos, nas famílias que estão envolvidas nisso, no grupo de professores, de funcionários e de todas as pessoas que se beneficiam com o mundo universitário. Umas greve dessa tão longa vai trazer prejuízo também na hora final do curso. Eu acredito que com boa vontade e dialogo se resolve”, disse.

Bombeiros acionados para conter incêndio em Parelhas

Imagens: Edeilson Batista
Imagens: Edeilson Batista
Os Bombeiros de Caicó foram acionados no final da tarde desta sexta-feira (02), para conter um incêndio de grande proporção em uma fábrica de querosene, no bairro Cruz do Monte em Parelhas. Até a chegada dos Bombeiros, populares se utilizaram de extintores para conter as chamas. A preocupação é com sucatas e postos de combustíveis próximos a fábrica.
Fonte:Blog do Marcos Dantas

Mãe ofereceu moto e virgindade da filha de nove anos para o marido não ir embora de casa


A história de terror na vida de três irmãs uma com nove anos, outra com 13 e a mais velha com 16 tem novos capítulos ainda mais arrepiantes. A delegada que investiga o caso, Ana Paula Farias, da Delegacia de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, ouviu de uma testemunha que a mãe das meninas teria oferecido a virgindade da filha mais nova e uma moto caso o padrasto das meninas não fosse embora de casa. Segundo a delegada, Alex Junior Correia Campos, 21 anos, acusado de cometer os abusos, sempre que brigava com a esposa, Jucinei Marcelina de Carvalho, fazia algum tipo de chantagem e ganhava as filhas como “presente”. “Ele sempre foi beneficiado com ‘caprichos’ da mulher. Há quatro anos ele ganhou a virgindade da menina que hoje tem 13 anos. E esse ano, quando novamente brigaram, a Jucinei, mãe das crianças, disse que se ele não terminasse o relacionamento iria ganhar uma moto e a virgindade de sua outra filha, que hoje tem nove anos”, contou a delegada. A situação só teve fim quando a adolescente de 13 anos, no último tia 24 de setembro, conseguiu fugir dos braços do padrasto e contar tudo para uma vizinha, que imediatamente acionou o restante da família da jovem e logo contaram à polícia. O depoimento da criança de nove anos foi o que mais comoveu a polícia, depois de tudo que já foi contado. Ela afirmou que a mãe era conivente com a ação e até assistia os atos praticado por Alex. A criança afirmou que Alex Junior obrigava a irmã a manter relações sexuais sob ameaças de morte. Ele chegou ao ponto de picotar o cabelo da menina “para que ela não ficasse bonita para os outros”. Além disso, ela tem vários hematomas pelo corpo, sinais de espancamento causados pelo rapaz. A delegada Ana Paula fez o pedido de prisão para o casal, que será autuado por estupro de vulnerável e agressão física. Por enquanto, eles apenas prestaram depoimentos, negaram todo o acontecido e fugiram da cidade.

Paróquia de Santa Rita terá missa para lembrar os 10 anos da morte de Monsenhor Raimundo

A próxima quarta-feira será uma data histórica para Santa Cruz. É o dia em que se completa 10 anos da morte de Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa, um dos grandes líderes religiosos que já passou pela Igreja Católica do Trairi.

Por mais de 30 anos, Monsenhor Raimundo exerceu suas funções de padre em Santa Cruz, deixando um legado de luta e de paixão pelas terras do Trairi, onde ele ajudou a desenvolver.

Nos momentos mais difíceis a figura do Monsenhor estava presença. Foi assim na enchente de 1981, quando ele ajudou a informar a cidade sobre a fúria das águas, e depois doou todos os terrenos para a construção de uma nova Santa Cruz, criando-se assim o Conjunto Cônego Monte.

Foi assim também na campanha para governador de 1998, com a inesquecível mensagem "ADUTORA SIM, VOTO SIM! ADUTORA NÃO, VOTO NÃO!", luta que naquele ano trouxe para Santa Cruz às águas abençoadas da Lagoa do Bonfim.

BNB e BNDES garantem financiamento para o hub do TAM seja onde for

Recursos estão garantidos independente da cidade que sediará o hub, disputado por Fortaleza, Natal e Recife.



Artur Melo/Nominuto.com
Fortaleza, Natal e Recife disputam o empreendimento, cujo projeto com definição do local será apresentado até dezembro.
O Banco do Nordeste (BNB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) garantiram o financiamento da hub da TAM no Nordeste, independente da localização [Natal, Fortaleza ou Recife]. A informação é do senador pernambucano Douglas Cintra (PTB-PE), e está publicada hoje (2) no jornal O Povo, do Ceará.
O presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, também falou que o banco comunicou estar pronto para apoiar o projeto do hub. “Em parceria com o BNDES ou solo”, afirmou em entrevista a O Povo. Segundo ele, não há valores definidos para o financiamento de um terminal exclusivo para a companhia.
Fortaleza, Natal e Recife disputam o empreendimento, cujo projeto com definição do local será apresentado até dezembro. As obras começam no próximo ano e a operação está prevista para 2017. 
O valor e as condições do financiamento dependerão do modelo de negócio a ser oferecido pela empresa aérea. Mas, durante a reunião com o senador pernambucano, em Brasília, na última quarta-feira (30), estimou-se um custo entre R$ 280 milhões - considerado conservador pela TAM - e R$ 500 milhões.
Com a central de distribuição de voos no Nordeste, a TAM quer atender a uma demanda de dois milhões de passageiros por ano. 
REUNIAO-INT-PO BNDES informa que o apoio a investimentos em infraestrutura é uma das prioridades da instituição, tanto que no primeiro semestre deste ano, o desembolso do Banco para a área foi de R$ 26 bilhões.
O superintendente João Paulo afirmou que o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), gerido pela Sudene, tem um orçamento disponível de R$ 1,2 bilhão para este ano. O representante do BNDES declarou haver recursos abundantes para financiar projetos de infraestrutura, como é o caso do hub.
O presidente do BNB e o diretor do BNDES afirmaram aos diretores da TAM, de acordo com o senador, que os limites e os custos do financiamento vão ser decididos de acordo com o modelo de negócio a ser formatado para o hub.
Ainda, segundo o Douglas Cintra, os diretores da TAM declararam ser prioridade da empresa um financiamento totalmente em reais e de longo prazo, condições que são atendidas por BNB, Sudene e BNDES.

Dilma anuncia novos ministros do governo

Mudanças fazem parte da reforma ministerial e administrativa proposta pela presidente.


Agência Brasil
Em pronunciamento para a imprensa, no Palácio do Planalto, presidente Dilma Rousseff anunciou as mudanças dos ministérios, inclusive a extinção de oito deles.
A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje (2) a reforma ministerial e administrativa proposta pelo governo. Veja abaixo a lista com os novos nomes e suas respectivas pastas:
Ricardo Berzoini - Secretaria de Governo
Bancário, iniciou sua militância no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em 1985. Foi fundador e primeiro presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro(Contraf).
Eleito deputado federal pelo PT quatro vezes (1998, 2002, 2006 e 2010), no final de 2005, foi eleito presidente nacional do partido. Em 2007, foi reeleito presidente nacional do PT. No governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi ministro da Previdência Social (2003-2004), quando esteve à frente da reforma da Previdência, e depois assumiu a pasta do Trabalho e Emprego (2004-2005).
Na gestão da presidenta Dilma Rousseff foi ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (2014). Berzoini tomou posse como ministro das Comunicações no início de 2015.
Miguel Rossetto - Ministério do Trabalho e Previdência Social
É formado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Foi vice-governador do Rio Grande do Sul, na gestão Olívio Dutra, e deputado federal pelo PT em 1994.
Em 2003, foi nomeado para o cargo de ministro do Desenvolvimento Agrário. Em 2006, Rossetto deixou o governo para tentar uma vaga no Senado, mas não foi eleito. Dois anos depois, assumiu a presidência da Petrobras Biocombustível, subsidiária da Petrobras.
Em março de 2014, foi nomeado novamente ministro do Desenvolvimento Agrário e deixou o cargo em setembro do mesmo ano para trabalhar na coordenação da campanha para a reeleição de Dilma. No segundo governo da presidenta Dilma Rousseff assumiu a Secretaria-Geral da Presidência da República.
Nilma Lino Gomes - Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos
Natural de Belo Horizonte, é pedagoga, professora Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora das áreas de Educação e Diversidade Étnico-racial, com ênfase especial na atuação do movimento negro brasileiro.
Foi a primeira mulher negra a chefiar uma universidade federal ao assumir, em 2013, o cargo de reitora pro tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Também integrou, de 2010 a 2014, a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, onde participou da comissão técnica nacional de diversidade para assuntos relacionados à educação dos afro-brasileiros. Estava no comando da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República
Marcelo Castro - Ministério da Saúde
É formado em medicina pela Universidade Federal do Piauí e doutor em psiquiatria. Filiado ao PMDB, construiucarreira política no Piauí e está no quinto mandato de deputado federal. É o atual presidente da executiva estadual do PMDB.
Foi eleito deputado estadual em 1982, 1986 e 1990. Ocupou a presidência do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí e foi secretário de Agricultura do estado.
Neste ano, foi relator da Comissão Especial para a Reforma Política, na Câmara dos Deputados, que ouviu parlamentares e especialistas para elaborar um relatório com a proposta de reforma política.
Aloizio Mercadante - Ministério da Educação
Deixa a Casa Civil. Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciência Econômica e doutor em Teoria Econômica, é professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Unicamp.
Filiado ao PT, foi eleito deputado federal em dois mandatos (1991-1995 e 1999-2003) e senador da República (2003-2011). Em 2006, foi candidato ao governo de São Paulo. Ocupou o cargo de ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação entre 2011 e 2012 e da Educação entre 2012 e 2014. Deixou o Ministério da Educação para assumir a Casa Civil.
Jaques Wagner - Casa Civil
Iniciou sua militância na capital carioca no final dos anos 60, quando presidiu o diretório acadêmico da faculdade de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Vive em Salvador desde 1974, onde iniciou sua carreira profissional na indústria petroquímica. Foi deputado federal pelo estado por três vezes (1990-2002) e governador da Bahia por dois mandatos consecutivos (2007-2014).
Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi Ministro do Trabalho e Emprego (2003), da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (2004 -2005) e do Ministério das Relações Institucionais (2005-2006).
Aldo Rebelo - Ministério da Defesa
Escritor e jornalista, foi eleito seis vezes deputado federal por São Paulo pelo PCdoB. Foi presidente da Câmara dos Deputados e líder do governo e do PCdoB na Câmara. Em 2009, foi relator da Comissão Especial do Código Florestal Brasileiro e da Lei de Biossegurança.
Aldo Rebelo foi nomeado ministro do Esporte em outubro de 2011. Permaneceu no cargo até dezembro de 2014. Coordenou a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os preparativos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
Em dezembro de 2014, Rebelo foi indicado pela presidenta da República Dilma Rousseff para ocupar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Celso Pansera - Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação
É graduado em Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pós-graduado em Supervisão Escolar. Em 1992, fundou a Frente Revolucionária, embrião do futuro PSTU. Em 2001, filiou-se ao PSB e passou a fazer parte da Executiva Municipal do partido em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Em 2007, assumiu uma diretoria na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e, no início de 2009, tornou-se presidente da Faetec, onde ficou até 2014.
Em seu primeiro mandato como deputado federal (PMDB-RJ), Pansera é presidente da Comissão Especial de Crise Hídrica do Brasil, membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras e da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, além de suplente na Comissão de Educação.
Helder Barbalho - Secretaria de Portos
É filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), um dos caciques do partido, e da deputada federal Elcione Therezinha Zahluth. Já foi vereador, deputado estadual e prefeito de Ananindeua (PA). Desde janeiro deste ano, ele ocupa o cargo de ministro da Secretaria de Pesca e Aquicultura.
Natural de Belém, Helder tentou eleger-se governador do Pará pela primeira vez em 2014, mas perdeu para Simão Jatene (PSDB).
Formado em Administração, começou a carreira política há 15 anos, quando foi eleito o vereador mais votado de Ananindeua, com 4,2 mil votos. Em 2002, elegeu-se deputado estadual. Aos 25 anos, foi eleito o prefeito mais jovem da história do Pará. Em 2008, foi reeleito prefeito de Ananindeua. Helder é casado com a advogada Daniela Lima Barbalho e tem três filhos. É o presidente em exercício do PMDB no Pará.
André Figueiredo - Ministério das Comunicações
É deputado federal pelo PDT do Ceará, eleito em 201, mas já exerceu o cargo de 2003 a 2007 e de 2011 a 2015.
Natural de Fortaleza, é advogado e economista. Filiou-se ao PDT em 1984 e entrou na vida pública em 1994 como subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Ceará. Também foi secretário do Esporte e Juventude do estado de 2003 a 2004. No Ministério do Trabalho e Emprego foi assessor especial em 2007 e secretário executivo de 2007 a 2010

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Pagamento de FGTS para domésticos é obrigatório a partir desta quinta

O Fundo de Garantia do Tempo Serviço (FGTS) para os empregados domésticos passa a ser obrigatório a partir desta quinta (1º). O recolhimento do FGTS, uma novidade para a categoria, está na Lei Complementar nº 150 que regulamentou a Emenda Constitucional 72 – resultado da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas. Com as mudanças, estabeleceu-se a igualdade de direitos e os trabalhadores domésticos passaram a contar com hora extra, seguro-desemprego, adicional noturno e a indenização em caso de demissão sem justa causa, entre outros.
Hoje, estará disponível no portal www.esocial.gov.br, o Módulo Simplificado, onde o empregador terá que se cadastrar e cadastrar o trabalhador doméstico. Para evitar problemas na hora da inclusão dos dados, a Receita recomenda que o empregador acesse o módulo Consulta Qualificação Cadastral no portal.
Outra novidade é o Simples Doméstico, mas que só será liberado a partir do dia 26 no site do eSocial . O sistema permitirá, mediante uma guia única, o recolhimento dos benefícios. De acordo com a lei, os patrões terão que recolher de 8% a 11% de contribuição previdenciária, de responsabilidade do empregado dependendo do salário, 8% de contribuição patronal previdenciária para a seguridade social, a cargo do empregador, 0,8% de contribuição social para financiamento do seguro contra acidentes do trabalho, 8% de recolhimento para o FGTS e 3,2% para o fundo de demissão por justa causa.
O Fisco informou que o sistema não limitará o número de pessoas incluídas pelo empregador doméstico na guia. A utilização do módulo para geração de guia única será apenas referente à competência de outubro. O pagamento deverá ser antecipado e pago no dia 6 de novembro, já que, embora o Simples Doméstico deva ser pago até o dia 7 de cada mês, a data cairá em um sábado, explicou a Receita.
Agência Brasil

Aprovada nova fórmula para cálculo de aposentadorias

A Câmara dos Deputados aprovou no início da tarde dessa quarta-feira a Medida Provisória 676/15, que cria uma nova fórmula para o cálculo de aposentadorias. O texto é resultado de um acordo com o governo, que vetou a primeira proposta do Legislativo de criação da regra 85/95, soma da idade e o tempo de contribuição para mulheres e homens respectivamente.
Na medida proposta por uma comissão especial, que negociou com o Planalto uma  migração que ocorreria até 2018, em uma escala que começaria com 85/95 e terminaria com a fórmula 90/100.
Poucos minutos antes de abrir a sessão da Câmara, marcada para evitar a votação de vetos presidenciais hoje (30), o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) garantiu que a medida não pode ser vista como “birra” com Senado.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, decidiu não incluir na pauta do Congresso o veto publicado em edição especial do Diário do Congresso de ontem sobre o projeto da minirreforma política, que trata do financiamento privado de campanha, voto impresso e da janela partidária.
“Ninguém está fazendo birra de nada. Não tem objetivo nenhum disto. Existe uma matéria que se lutou para que fosse publicada em edição extraordinária do Diário Oficial para que se permitisse que fosse hoje [para a pauta do Congresso] e aí não pautar. É esse o problema”, explicou Cunha.
A sessão da Câmara foi uma imposição dos líderes parlamentares que queriam definir estes pontos da legislação eleitoral até sexta-feira (2), prazo para que as regras valham para as eleições do próximo ano.
Segundo Eduardo Cunha, se não votar hoje, a pauta do Congresso pode ser vencida, sem problemas na próxima semana. Mas a base aliada quer esgotar temas - reajuste do salário de servidores da Justiça e o texto que vincula o índice de correção de aposentadorias ao usado no ajuste do salário mínimo.
Por resolução do Congresso, a sessão de vetos tem que ocorrer na terceira terça-feira de todo o mês. No caso de não haver quórum, a pauta é adiada para a terça-feira seguinte. E foi este o argumento usado por Cunha para explicar que não há uma questão direta com o Senado.
“O que foi combinado comigo foi que eu não fizesse a sessão. É uma questão política. Foi uma determinação dos líderes, tanto da situação quanto da oposição. Só não participaram desta decisão os líderes do PT, do PcdoB e do PDT. Eu tenho pauta. A Casa não vai ficar parada”, afirmou Cunha.
Agência Brasil

Câmara aprova MP que libera R$ 5,18 bilhões para o Fies

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (30) a Medida Provisória 686/15, que libera crédito extraordinário de R$ 5,18 bilhões para atender a despesas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A matéria será votada ainda pelo Senado.
O texto aprovado é um projeto de lei de conversão do relator, senador Benedito de Lira (PP-AL), que apenas incluiu na MP referência ao anexo no qual são apresentados os cancelamentos necessários para abertura do crédito.
A maior parte dos recursos previstos (R$ 4,2 bilhões) vai diretamente para os contratos já existentes e para abertura de 61,5 mil novas vagas para o segundo semestre.
Outros R$ 578,27 milhões serão usados para administração do Fies e R$ 400 milhões para o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), que dispensa a exigência de fiador a estudantes de menor renda. No início do ano, foram firmados 252 mil novos financiamentos, com custo de R$ 2,5 bilhões.
O texto também libera R$ 35,82 milhões para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) garantir a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) por 500 mil estudantes de ensino superior.
PSI
A medida provisória aprovada destina ainda R$ 4,6 bilhões para o Programa de Sustentação do Investimento (PSI). O PSI foi criado em 2009 para estimular a produção, a aquisição e a exportação de bens de capital e a inovação tecnológica. O programa vem sendo renovado ano a ano.
O governo afirma que a medida foi necessária devido à redução de dotação orçamentária para o PSI na Lei Orçamentária Anual de 2015 (13.115/15).
Caças
Além disso, a MP autoriza a contratação de empréstimo externo para compra de 36 caças suecos Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB), dentro do Projeto FX-2. Pelo contrato fechado com o governo brasileiro, os suecos vão cobrar juros anuais de 2,19% no financiamento oferecido pela SEK (agência de promoção de exportações do país escandinavo).
Em 2014, o valor acertado foi de 5,4 bilhões de dólares. Com o fim das negociações entre os países, o contrato segue agora para aprovação final no Senado Federal.
A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e, a última, em 2024. O contrato prevê a fabricação de 15 das 36 unidades no Brasil, incluindo oito unidades de dois lugares, um modelo criado especialmente para a FAB.
Agência Câmara

Operação Anjos Caídos: Polícia Civil prende foragido da Justiça

IMG-20151001-WA0187A Polícia Civil de Santa Cruz cumpriu mandado de prisão expedido pela Comarca do município. Foi preso hoje a tarde Evanuel Moreno da Silva, vulgo Canela.
A prisão faz parte ainda da Operação Anjos Caídos, que prendeu diversas pessoas acusadas de tráfico de drogas em Santa Cruz. Desde a operação, havia um mandado de prisão expedido contra Evanuel Moreno, mas ele encontrava-se foragido da Justiça.
Após investigações e denúncias, o acusado foi preso em sua residência, no bairro Paraíso. Ele agora encontra-se detido a disposição da Justiça.
Fonte:Blog do Édipo Natan