quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

PREFEITURA DE SANTA CRUZ REALIZA CONFERÊNCIA PARA CONCLUSÃO DO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz realizou na manhã desta Quarta – Feira (09) mais uma Conferência para a conclusão do Plano de Saneamento Básico de Água e Esgotamento Sanitário do Município, apresentando o relatório final de água, esgoto e drenagem.
O evento teve início as 09h:00min, na Câmara Municipal, na Sala de Sessões Cícero Pinto de Souza.
O Plano é uma lei Federal nº 11.445/2007, que institui a Política Nacional de Saneamento.
Este plano vem sendo elaborado desde o ano de 2013.
A Conferência contou com a presença de dois (2) representantes da FUNASA; O Engenheiro Sanitarista Aldo Tinoco que auxiliou o plano desde o início e Cristiane Engenheira ambiental e Sanitarista, participaram  também o Padre Vicente Fernandes e os Vereadores: Tárcizio Reinaldo, Raimundo Fernandes, Monique Melo, Ana Fabrícia, Pedro Dério,Junior dos Bodes,  Josemar Bezerra (Presidente daquela Casa), o ex-Vereador Lucicláudio Bezerra, O Presidente do SAAE Ângelo Giusepe, além de diversas instituições,associações,seguimentos e populares.

O Município de Santa Cruz é um dos pioneiros na conclusão comparado a outros municípios que nem se quer deram início ao plano.










































terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Mais uma tentativa de Homicídio é registrada em Santa Cruz

Por volta das 19:50hs foi registrada mais uma tentativa de homicídio em Santa Cruz.
A vítima segundo informações preliminares é conhecido como Nego Douglas.
O fato se deu no Bairro do Paraíso nas proximidades da Lanchonete de Paulinho.

As informações foram repassadas pelo nosso WhatApp

RN registra maior número de mortes de bebês com microcefalia

Segundo o Ministério da Saúde, dos 19 óbitos no país, 7 foram registrados no estado.


microcefalia_baby_370Das 19 mortes de bebês com microcefalia e suspeita de infecção pelo vírus da Zika no país, 7 foram registradas no Rio Grande do Norte. É quase o dobro de mortes em relação ao segundo estado com maior número de registros, Sergipe, com 4 óbitos. Os números foram divulgados hoje (8) pelo Ministério da Saúde. 
Segundo o governo federal, foram registradas mais 2 mortes no Rio de Janeiro, 1 no Maranhão, 2 na Bahia,1 no Ceará, 1 na Paraíba e outra no Piauí. Outros casos estão sendo investigados.
Até o último sábado (5), 1.761 casos suspeitos de microcefalia foram notificados em 422 municípios brasileiros. 
De acordo com o novo balanço, 14 unidades federativas registram casos suspeitos da malformação.
Pernambuco permanece como o estado com o maior número de casos (804). Em seguida, estão Paraíba (316), Bahia (180), Rio Grande do Norte (106), Sergipe (96), Alagoas (81), Ceará (40), Maranhão (37), Piauí (36), Tocantins (29), Rio de Janeiro (23), Mato Grosso do Sul (9), Goiás (3) e Distrito Federal (um).
O que é microcefalia?
É uma condição neurológica em que a cabeça do recém-nascido é menor quando comparada ao padrão considerado adequado. Neste caso, os bebês com essa malformação congênita nascem com um perímetro cefálico menor do que o normal. Em geral, a malformação congênita está associada a uma série de fatores de diferentes origens. Pode ser o uso de substâncias químicas durante a gravidez, como drogas, contaminação por radiação e infeccção por agentes biológicos, como bactérias, vírus e radiação.
No dia 28 de novembro, o Ministério da Saúde confirmou que existe relação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia na Região Nordeste do país. Segundo nota divulgada pela pasta, exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia e outras malformações congênitas revelaram a presença do vírus em amostras de sangue e 

Deputado Rogério Marinho será suplente do PSDB na comissão do impeachment

Segundo o parlamentar, esse é o começo do fim deste governo o qual ele intitula de corrupto.


A oposição venceu a disputa para compor a comissão que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Entre os indicados pelo PSDB para participar do colegiado, está o deputado federal Rogério Marinho, que será um dos suplentes da legenda.
"É um dia histórico, isso mostra que comissão será formada de maneira independente, não será chapa branca, terá isenção e tranquilidade para apontar todos os crimes cometidos pela presidente da República, que atentaram contra a Constituição e LRF”, destacou o parlamentar.
Ainda segundo ele “é o começo do fim deste governo corrupto, incompetente, que tem causado tantos males ao nosso país", disse
Rogério aproveitou ainda para convocar a população para voltar às ruas no próximo domingo, dia 13, quando manifestações serão realizadas por todo o país a favor do impeachment.
"Todos juntos agora temos que dar uma resposta no dia 13. Vamos varrer o 13 do país. Vamos às ruas das nossas cidades", disse o parlamentar.
Em Natal, o protesto deste domingo será mais uma vez nos arredores do Midway Mall. O movimento na capital potiguar começará a partir das 15 horas.

Contra impeachment, 16 governadores entregam a Dilma "Carta pela Legalidade"

Governador Robinson Faria integra grupo que defende a permanência da presidente da República.


Em carta entregue à presidente Dilma, 16 governadores se manifestaram contrários ao processo de impeachment da presidente da República.
Governadores de 15 estados - incluindo o potiguar Robinson Faria (PSD) - e do Distrito Federal entregaram hoje (8) à presidente Dilma Rousseff uma carta em que se posicionam contra o processo de  impeachment. Eles defendem que o mecanismo do impeachment deve ser empregado somente se houver “comprovação clara e inquestionável” de atos praticados dolosamente pelo chefe de Governo que atentem contra a Constituição.
“O processo de impeachment, aberto na última quarta-feira, (02/12), carece desta fundamentação. Não está configurado qualquer ato da presidenta da República que possa ser tipificado como crime de responsabilidade”, diz o documento.
Na chamada Carta pela Legalidade, os governadores reconhecem ainda as dificuldades atuais do país e afirmam que as saídas para a crise não devem desrespeitar a legalidade.
A íntegra da carta
CARTA PELA LEGALIDADE
Os governadores estaduais vêm, por meio desta nota, manifestar-se contrariamente ao acolhimento do pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidenta da República.
A história brasileira ressente-se das diversas rupturas autoritárias e golpes de estado que impediram a consolidação da nossa democracia de forma mais duradoura. Tanto é assim que este é o período mais longo de normalidade institucional de nossa história, conquistado após a luta de amplos setores da sociedade. Nesse sentido, é dever de todos zelar pelo respeito à Constituição e ao Estado Democrático de Direito.
Entendemos que o mecanismo de impeachment, previsto no nosso ordenamento jurídico, é um recurso de extrema gravidade que só deve ser empregado quando houver comprovação clara e inquestionável de atos praticados dolosamente pelo chefe de governo que atentem contra a Constituição.
O processo de impeachment, aberto na última quarta-feira, 02/12, carece desta fundamentação. Não está configurado qualquer ato da Presidenta da República que possa ser tipificado como crime de responsabilidade.
Compreendemos as dificuldades pelas quais o país atravessa e lutamos para superá-las. Todavia, acreditamos que as saídas para a crise não podem passar ao largo das nossas instituições e do respeito à legalidade. Por isso, ciosos do nosso papel institucional, conclamamos o país ao diálogo e à construção conjunta de alternativas para que o Brasil possa retomar o crescimento econômico com distribuição de renda.
Brasília, 8 de dezembro de 2015
Distrito Federal: Rodrigo Rollemberg (PSB)
Estado do Acre: Tião Viana (PT)
Estado das Alagoas: Renan Calheiros Filho (PMDB)
Estado do Amapá: Waldez Góes (PDT)
Estado da Bahia: Rui Costa (PT)
Estado do Ceará: Camilo Santana (PT)
Estado do Maranhão: Flávio Dino (PCdoB)
Estado das Minas Gerais: Fernando Pimentel (PT)
Estado da Paraíba: Ricardo Vieira Coutinho (PSB)
Estado de Pernambuco: Paulo Câmara (PSB)
Estado do Piauí: Wellington Dias (PT)
Estado do Rio Grande do Norte: Robinson Faria (PSD)
Estado do Rio de Janeiro: Luiz Fernando Pezão (PMDB)
Estado de Roraima: Suely Campos (PP)
Estado de Santa Catarina: Raimundo Colombo (PSD)
Estado do Sergipe: Jackson Barreto (PMDB)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Dilma acusa partidários do impeachment de desejar atalho para a Presidência

Ela disse ainda que vai “lutar com todas as forças” para “ter um Brasil que respeita as instituições”.


A presidente Dilma Rousseff voltou a criticar o pedido de impeachment contra ela aceito semana passada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Diante de uma plateia favorável, que gritava o seu nome e repetia “não vai ter golpe” à exaustão, ela acusou os favoráveis à sua saída de desejarem “um atalho para chegar à presidência da República”.
“Na semana passada, deram início a um pedido de impedimento do meu segundo mandato. Não há nenhuma justificativa para que isso ocorra, exceto para aqueles que acham que têm um atalho para chegar à presidência da República, que não seja pelo voto popular”, disse a presidente na noite de hoje (7), em Brasília.
Ela disse ainda que vai “lutar com todas as forças” para “ter um Brasil que respeita as instituições” e negou ter feito empréstimos bancários para pagamento de programas sociais: “Uma parte do que me acusam é de ter pago Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. Paguei sim, mas pagamos com o dinheiro do povo brasileiro. Não foi empréstimo, foi dinheiro legítimo dos tributos pagos pelo povo desse país. Nós sempre assumimos compromissos com o povo desse país”.
Dilma também disse que existe “um pequeno grupo que acha que o pior é o melhor caminho”. Em seguida, afirmou que vai trabalhar para unir o país. “O Brasil unificado é mais forte que tudo. Mas só conseguimos isso dentro da legalidade, da democracia, do Estado de Direito. Os golpes não constroem harmonia, unidade e a pacificação necessárias para os povos avançarem. O golpes constroem o caos e deixam feridas profundas”.
A presidente participou da abertura da 10ª Conferência Nacional de Assistência Social. O evento vai até quinta-feira (10) e debaterá o Sistema Único de Assistência Social (Suas), que completa dez anos em 2015. O sistema visa a garantir o acesso da população de baixa renda a benefícios, projetos e serviços sócio-assistenciais.

Comissão de Orçamento aprova relatório sem previsão de cortes no Bolsa Família

Havia expectativa em relação a isso, porque o relator do Orçamento já tinha anunciado a disposição de cortar R$ 10 bi do programa.


A Comissão Mista de Orçamento aprovou hoje (7) dois dos 16 relatórios setoriais que precisam ser analisados antes da votação final que irá ao plenário. O mais aguardado, o relatório da área social, foi aprovado sem a previsão de cortes no Programa Bolsa Família.
Havia expectativa em relação a isso, porque o relator do Orçamento, deputado Ricardo Barros (PP-PR) já tinha anunciado a disposição de cortar R$ 10 bilhões do programa para tentar alcançar os R$ 17 bilhões em cortes necessários para garantir a meta de superávit fiscal em 2016.
O relatório setorial do deputado João Fernando Coutinho (PSB-CE) para a área social, no entanto, teve quase a mesma previsão feita pelo governo federal para o Bolsa Família no próximo ano, cortando apenas R$ 100 milhões, conforme já solicitado pelo próprio governo. Assim, por enquanto está prevista dotação orçamentária para o Bolsa Família de R$28,1 bilhões para 2016.
Entretanto, o relatório setorial aprovado não é definitivo. Ricardo Barros ainda pode fazer o corte anunciado quando estiver elaborando seu relatório final. Se desejar, ele também poderá fazer cortes no outro setor, cujo relatório foi aprovado hoje, o de Comércio, Indústria e Micro e Pequenas Empresas, do senador Hélio José (PSD-DF).
Uma nova reunião da Comissão foi marcada para amanhã (8), às 9h, para que o colegiado analise os outros relatórios setoriais. A intenção da presidenta da comissão, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) é votar o relatório final até o início da próxima semana, para que ele possa ser levado ao plenário.

VEM AÍ A TRADICIONAL FESTA DE SÃO SEBASTIÃO NA COMUNIDADE UMBU

Não fiquem de fora,participem que vai ser legal

PT define representantes para comissão do impeachment

O partido tem direito a 8 vagas na Comissão Especial que vai analisar a abertura do processo de impeachment de Dilma.


Líder do PT na Câmara, o deputado Sibá Machado (PT-AC) confirmou há pouco as indicações para as oito vagas a que o partido tem direito na Comissão Especial que vai analisar a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Segundo Sibá, a bancada do partido será representada, além dele, pelos deputados Henrique Fontana (RS), José Mentor (SP), Arlindo Chinaglia (SP), Wadih Dhamous (RJ), Paulo Teixeira (SP), Vicente Candido (SP) e José Guimarães (CE), líder do governo na Casa. 
Os suplentes do partido na comissão são Afonso Florence (BA), Benedita da Silva (RJ), Carlos Zarattini (SP), Léo de Brito (AC), Maria do Rosário (RS), Paulo Pimenta (RS), Pepe Vargas (RS) e Valmir Assunção (BA)
O colegiado terá 65 titulares e igual número de suplentes. As cadeiras serão distribuídas proporcionalmente ao tamanho de cada bancada. O PT e o PMDB são as legendas com maior número de vagas na comissão: oito para cada.

Lula diz que motivações do impeachment são ódio e preconceito

As lideranças sindicais e da sociedade civil devem anunciar à noite uma agenda de manifestações contra a destituição da presidenta.


O ex-presidente Luiz Inácio da Silva disse hoje (7) que a motivação por trás do pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff é ódio. “O impeachment faz parte um processo democrático, mas o impeachment tem que ter uma razão, uma motivação. No caso da Dilma, não tem nenhuma motivação, nem razão a não ser ódio, a não ser preconceito”, ressaltou em discurso, ao participar de um encontro de articulação de movimentos sociais e centrais sindicais contra o impedimento.
As lideranças sindicais e da sociedade civil devem passar o dia reunidas e anunciar à noite uma agenda de manifestações contra a destituição da presidenta. O processo começou a tramitar na semana passada, quando o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha acolheu o pedido elaborado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal. Os nomes dos deputados que vão compor a Comissão Especial que vai analisar o pedido devem ser anunciados no início da noite de hoje.
Lula disse que a continuidade de Dilma no poder é fundamental para evitar retrocessos sociais no Brasil. “Para a gente reconstruir o direito de brigar outra vez, a gente não pode permitir que haja um golpe de Estado, via impeachment no Congresso Nacional. Porque não tem base jurídica, como não tem base política”, enfatizou.
O ex-presidente acusou os partidos de oposição, derrotados na eleição de 2014, de boicotarem o governo federal no Congresso, impedindo a adoção de medidas necessárias para a recuperação econômica. “A oposição é que não desmontou o palanque, não desmontou o carro de som. Faz todo o esforço para evitar que a companheira Dilma governe este país. Faz todo o esforço para evitar que as coisas aconteçam nesse país”, disse.
Para Lula, o movimento pelo impeachment é, na verdade, uma luta contra o projeto político implementado pelo PT nos últimos anos: “Eles querem tirar a Dilma, porque sabem que enquanto ela estiver lá, os pobres vão continuar tendo direito a universidade, as cotas vão ser defendidas e o Minha Casa, Minha Vida vai continuar”.
Na opinião do ex-presidente, o governo deve monitorar de perto as movimentações dos parlamentares. “É importante que a gente não abra mão de fiscalizar e saber construir a maioria absoluta que nós precisamos ter dentro do Congresso Nacional, para evitarmos ser pegos de surpresa em uma votação qualquer”, disse.
Os meios de comunicação também precisam, na opinião de Lula, serem monitorados pela sociedade civil. “Porque a imprensa pode ter um papel extraordinário de ajudar a informar corretamente a sociedade brasileira. O que seria muito bom. Ou ela pode fazer uma opção de ter uma pendência para esse ou aquele lado. Se ela tiver que fazer essa opção, que ela faça para o lado decente da política brasileira, o lado justo e do respeito à democracia e ao Estado de Direito”.
União
Lula também defendeu a união entre os diversos movimentos e partidos, deixando as diferenças temporariamente de lado. “É como se nós estivéssemos andando em um trem que tivesse descarrilado. Nós agora não temos que ficar brigando qual é o vagão que a gente vai. A gente tem que colocar o trem outra vez nos trilhos. Quando ele estiver no trilho, a gente vai brigar”, recomendou.
Nesse sentido, o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, João Paulo Rodrigues, disse que há unidade em torno da defesa do mandato, apesar das divergências com o governo. “Ela tem que terminar o seu mandato. Então, os movimentos tem que continuar pressionando, pedindo mudanças no governo, para que possa atender ao conjunto das pautas. Mas o que deu unidade aqui é a manutenção e garantia do mandato. Nesse sentido, nós vamos fazer uma grande jornada de lutas”, ressaltou ao defender avanços na reforma agrária e mudanças na política econômica.
O presidente da Central Única dos Trabalhadores, Vagner Freitas, destacou que os sindicatos também esperam mudanças nos rumos da economia. No entanto, a central sindical não acredita que a destituição de Dilma seja o caminho para isso. “Nós sabemos que tem que ter transformação. Mas a transformação não se dá peloimpeachment. O impeachment é apenas um subterfúgio do Cunha e aqueles que perderam a eleição para tomar o poder. Não é para melhorar o povo brasileiro”, enfatizou.

Acidente entre Santa Cruz e Tangará deixa uma vítima fatal

acidente_brdezembro2
Ford Ka com vítima fatal
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um grave acidente do KM 99 da BR-226, próximo a Santa Cruz, envolvendo dois veículos de passeio, com uma vítima fatal.
Segundo informações colhidas pelo Blog, o motorista de um Gol, de placas NOF-2162, de Parnamirim, que estava no sentido Natal-Santa Cruz, perdeu o controle do carro, saindo da pista e voltando, quando invadiu a faixa contrária e colidiu frontalmente contra um Ford KA, que vinha no sentido contrário.
A colisão causou a morte de Maria José Dantas da Rocha Lima, passageira do Ford Ka, que morreu na hora. O carro era dirigido por seu marido, que sofreu apenas escoriações. O motorista do Gol também passa bem.
A PRF acredita que um cochilo do motorista do Gol, identificado por Abel Bevenuto de Oliveira Neto, pode ter causado o acidente, mas as investigações apontaram a causa do sinistro, que terminou com uma vítima fatal.
Fonte:Blog do Édipo Natan

Colisão entre carro e moto próximo a Campo Redondo vitima fatalmente duas pessoas

acidente_jeanUm acidente envolvendo um veículo e um ciclomotor, motoneta com até 50 cc, acabou vitimando fatalmente duas pessoas na BR-226, próximo a Campo Redondo.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, a colisão aconteceu no quilometro 137 da BR-226, próximo a comunidade de Serra do Doutor. Os veículos colidiram e o motorista do veículo, tipo Fiat Pálio, perdeu o controle e capotou várias vezes. As vítimas foram Carlos Alberto Dantas da Silva, motorista do ciclomotor, e Lucas Erick, jovem que estava como passageiro do veículo e foi arremessado para fora do carro, enquanto ele capotava.
As causas do acidente não foram identificadas pela PRF e serão investigadas. O motorista do veículo, não identificado ainda, foi socorrido para uma unidade de saúde, mas passa bem.
O jovem Lucas Erick era filho do empresário Marcio Costa, que promove eventos. Os integrantes do veículo vinham para Santa Cruz, para assistir ao show do humorista Tirullipa, evento promovido por Marcio Costa.
Outro integrante do veículo era o blogueiro e promotor de eventos Jean Souza, de Currais Novos. Ele teve escoriações leves e passa bem.
Fonte:Blog do Édipo Natan

Show de Tirulipa Deixa Reviera Totalmente Lotado

A apresentação do Humorista Tirulipa deixa a Pousada e Restaurante Reviera totalmente lotado na noite deste Domingo (06).
O humorista é filho do também humorista e Deputado Federal Tiririca.

Com essa é a terceira vez que o mesmo se apresenta aqui em Santa Cruz e sempre com casa cheia.
Parabéns pelo belíssimo espetáculo Tirulipa, parabéns aos organizadores e toda equipe sua equipe.
















Homicídio é registrado em santa cruz na noite de hoje


Um homicídio foi registrado na noite desse domingo (06) em santa cruz, o fato aconteceu nas proximidades do senai. foi vitima  o jovem identificado no momento apenas por Matheusinho, de 15 anos de idade, um elemento ainda não identificado disparou varias vezes contra a vitima, e em seguida fugiu em destino ignorado. a vitima foi socorrida ao hospital regional Aluísio Bezerra onde não resistiu e veio a óbito.

Fonte:Blog do Elvis Bezerra

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Prefeitura de Santa Cruz abre inscrições para curso de Iniciação Esportiva que será ministrado em três dias em parceria com a SEEL

A Prefeitura de Santa Cruz realizará, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), o curso de “Iniciação Esportiva Geral” nos próximos dias 10, 11 e 12 de dezembro (quinta, sexta e sábado). O curso acontecerá no auditório do Centro de Treinamento (CT), em Santa Cruz e, é voltado para professores e alunos de Educação Física e agentes comunitários de esportes da região. A formação é gratuita, porém, os interessados deverão se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no CT, das 8h às 13 horas.
Segundo o Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, esta é uma oportunidade das pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar com o esporte, em suas várias modalidades, de conhecer as fases da iniciação esportiva e melhorar seus resultados na prática.
CENTRO-TREINAMENTO-OK
Foto: André Fotos
Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

CHUVAS NO RN COMEÇAM MAIS CEDO E SERÁ O MELHOR PERÍODO INVERNOSO DOS ÚLTIMOS QUATROS ANOS AFIRMA METEOROLOGISTA

CHUVAS[1]
O meteorologista Gilmar Bristot confirmou hoje durante a solenidade de inauguração da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da EMPARN, em Parnamirim, que a quadra chuvosa que normalmente é iniciada em fevereiro e março no Rio Grande do Norte será antecipada para a primeira quinzena de dezembro.
Lá entre os dais 10 a 12 do mês vindouro. E de quebra ainda adiantou que será “o melhor período invernoso dos últimos quatro anos”.
Tudo por causa da ausência do El Niño que não é mais fenômeno coisa nenhuma.
Fonte: Robson Pires
Postagem de Josimar Lopes

STF nega pedido de habeas corpus a Delcídio

O petista foi preso preventivamente na semana passada acusado de atrapalhar o andamento das investigações da Operação Lava Jato.


O Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de habeas corpus ao senador Delcídio do Amaral (PT-MS), ex-líder do governo no Senado Federal, nesta terça-feira. O petista foi preso preventivamente na semana passada acusado de atrapalhando o andamento das investigações da Operação Lava Jato. 

A decisão de mantê-lo detido veio da ministra Rosa Weber. Ela argumentou que não há previsão regimental de que um membro da corte possa contrariar uma decisão tomada pelas turmas do Supremo Tribunal Federal. Ainda de acordo com a decisão, o pedido foi apresentado por um advogado diferente do que vinha defendendo o parlamentar, sem que houvesse uma comunicação oficial do detido, outro motivo para a recusa.

O senador está detido em uma sala administrativa adaptada da superintendência desde o dia 25 por determinação do Supremo Tribunal Federal. A Procuradoria-Geral da República, que solicitou o pedido de prisão, disse que o senador tentou atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato ao tentar dissuadir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de firmar um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal. 

Em gravações, o senador ofereceu R$ 50 mil mensais para a família de Cerveró e um plano de fuga para que ele deixasse o país pelo Paraguai em direção à Espanha. O ex-diretor está preso em Curitiba.

Em depoimento prestado no dia 26 na Superintendência da Polícia Federal, Delcídio do Amaral negou ter tentado obstruir as investigações da Operação Lava Jato. A oitiva durou quase quatro horas e, segundo a defesa do senador, ele respondeu a todas as perguntas e esclareceu o episódio no qual é acusado de obstruir a Justiça. “Ele não tentou obstruir a investigação. Foi tudo esclarecido no depoimento que ele prestou”, disse o advogado Maurício Leite durante entrevista a jornalistas que aguardavam o resultado do depoimento.

O depoimento foi conduzido pelo delegado Thiago De Lamare, que atua na força-tarefa da Lava Jato, e foi acompanhado por dois procuradores da República e dois advogados do senador.

PIB do Brasil cai 1,7% no terceiro trimestre de 2015

Na comparação com o mesmo período de 2014 a retração foi ainda maior, de 4,5%, a mais intensa desde 1996.


industria_pib_370A economia brasileira continuou a trajetória recessiva no terceiro trimestre de 2015. Entre julho e setembro, o PIB do país caiu 1,7% em relação aos três meses imediatamente anteriores, mostrou na manhã desta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao terceiro trimestre de 2014, a queda foi ainda mais forte, de 4,5%, maior taxa desde 1996.
Na comparação com o intervalo de abril a junho, o desempenho no trimestre, o terceiro seguido de retração, foi puxado pelas variações negativas da indústria (-1,3%), serviços (-1%), consumo das famílias (-1,5%) e investimento (-4%). A agropecuária também apresentou queda de 2,4%. Apenas o consumo do governo subiu (0,3%).
Para Fernando Ferrari, professor de economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a queda acima do esperado pelo mercado indica que, em 2015, o país terá mesmo uma retração acima de 3%. O resultado do trimestre, avalia Ferrari, pode ser classificado como uma tragédia.
“Essa tragédia fica evidenciada pelo fato de que a retração é generalizada. Tanto pelo lado da oferta (indústria, serviços e agropecuária) quanto pela demanda, como o consumo das famílias. Só não caiu o gasto governamental, o que em outros períodos poderia ser considerado positivo, mas agora significa que estamos longe de fazer o ajuste fiscal”, entende Ferrari.
Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre somou R$ 1,48 trilhão. No acumulado do ano, a economia brasileira amarga uma queda de 3,2%.
Com o resultado apresentado nesta terça-feira, a indústria chegou ao sexto trimestre seguido de retração. Para o setor de serviços, com o maior peso na economia brasileira, foi o terceiro trimestre consecutivo de queda. Nos investimentos, a sequência é ainda mais longa: nove trimestres no negativo.

Autoteste para detecção do HIV deve estar à venda no primeiro semestre de 2016

A pessoa vai fazer o teste em casa e, se tiver o vírus, vai precisar de confirmação e de fazer o tratamento.


O autoteste para detecção do vírus HIV deverá estar à venda nas farmácias do país no primeiro semestre do próximo ano, informou hoje (1º)  o ministro da Saúde, Marcelo Castro. A Agência Nacional de Vigilância Sanitári (Anvisa) publicou as regras para o registro do autoteste na edição de ontem (30) do Diário Oficial da União. O Brasil será um dos poucos países a adotar a estratégia.

“Esperamos que isso esteja disponibilizado para o mercado já para o primeiro semestre do próximo ano. A pessoa vai fazer o teste em casa e, se tiver o vírus, vai precisar de confirmação e de fazer o tratamento. Nossa recomendação é que, identificado o vírus, a pessoa se submeta imediatamente ao tratamento, que é disponibilizado gratuitamente pelo governo federal em todos os postos de saúde do Brasil”, disse o ministro em entrevista a jornalistas.
Resolução N° 52 da Anvisa determina que os produtos devem trazer informações claras sobre o uso eficaz e seguro e para a correta interpretação dos dados, incluindo ilustrações. Prevê também que os produtores devem colocar à disposição dos usuários um telefone de suporte 24 por dia durante toda a semana, além de ter na embalagem a indicação do Disque Saúde (136), do Ministério da Saúde. De acordo com a resolução, os autotestes poderão ser disponibilizados por farmácias, drogarias, postos de medicamentos e serviços de saúde ou em programas de saúde pública.

Os critérios para o registro do autoteste foram abertos para sugestões e críticas em consulta pública.

Campanha contra Aftosa teve mais de 7 mil animais vacinados

Período de vacinação contra a Febre Aftosa terminou ontem, em Mossoró.


Passados os 30 dias da segunda etapa da campanha deste ano, a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Semarh) encerrou na segunda-feira (30), o período de vacinação contra a Febre Aftosa, alcançando a imunização de quase 7.300 animais em toda a extensão rural de Mossoró. A proteção foi garantida de forma gratuita aos criadores de bovinos e bubalinos que têm até 25 cabeças no rebanho.
“Esse número representa o empenho das equipes vacinadoras que percorreram toda a zona rural e a boa interação com os criadores, que se comprometeram também em manter seus rebanhos legalizados”, comemorou o titular da Semarh, Rondinelli Carlos.
A Prefeitura Municipal é a responsável pela emissão da Declaração de Animal Vacinado. Esse documento permite ao criador retirar no Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Estado do RN (Idiarn), o Guia de Trânsito Animal (GTA), viabilizando ao proprietário o transporte e comercialização legais do animal.
O investimento do poder público nas duas etapas da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa – a primeira aconteceu em maio – foi de R$ 90 mil, utilizados na compra das vacinas e demais equipamentos, transporte das quatro equipes e pagamento dos vacinadores.
Esta etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa foi a primeira que atendeu à Lei Municipal 3.300, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Francisco José Júnior. Ela garante a imunização gratuita para os pequenos criadores, que têm rebanho com até 25 cabeças, amparada como Programa de Governo. Isso assegura a manutenção das campanhas nas gestões seguintes.

Senado aprova medida provisória que libera R$ 950 milhões para ministérios

A maior parte da verba, R$ 610 milhões, será destinada à pasta da Integração Nacional para atender a vítimas de desastres naturais.


O plenário do Senado aprovou hoje (1º) a Medida Provisória (MP) 697/2015, que libera crédito extraordinário de R$ 950 milhões para os ministérios da Integração Nacional, das Relações Exteriores, da Justiça, dos Transportes e da Defesa. A maior parte da verba, R$ 610 milhões, será destinada à pasta da Integração Nacional para atender a vítimas de desastres naturais, como alagamentos nas regiões Norte e Sul e seca no Nordeste.
Outra parte relevante, R$ 300 milhões, será destinada ao Ministério das Relações Exteriores para custear despesas que vão desde alugueis de imóveis até auxílio-moradia para os servidores que estão nas representações diplomáticas do Brasil pelo mundo. A liberação do crédito, nesse caso, foi necessária por causa do aumento do câmbio nos últimos meses.
Foram destinados ainda R$ 19 milhões para o Ministério dos Transportes, R$ 15 milhões para o da Justiça e R$ 6,2 milhões para o da Defesa. Como a MP não foi alterada por deputados, nem por senadores, não precisa retornar para sanção da presidenta Dilma Rousseff. O texto segue para promulgação.

Conselho de Ética volta a adiar decisão sobre Cunha

Presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo, remarcou o debate para quarta.


O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou para esta quarta-feira (2) Da decisão sobre o parecer pelo andamento do processo que pede a cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), após a reunião desta terça-feira ter sido encerrada sem definição sobre a admissibilidade do processo.
O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), remarcou o debate para quarta-feira às 14h30.
Ao todo, a sessão desta terça durou mais de cinco horas. Durante esse tempo, houve muita discussão sobre questões regimentais, mas também debates sobre o mérito das denúncias.
O advogado do presidente da Câmara, Marcelo Nobre, disse em sua fala que a denúncia do Ministério Público a respeito de Cunha não pode ser usada como prova no processo contra ele no conselho. “Denúncia não prova nada, denúncia não é prova”, disse o advogado. “Não podemos politizar a Justiça”, disse.
Há expectativa sobre o posicionamento dos três deputados petistas no Conselho de Ética da Câmara, já que cabe a Cunha, como presidente da Casa, decidir se dá ou não andamento a pedidos de abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.
Segundo um parlamentar aliado a Cunha, que pediu anonimato, um representante petista teria procurado pessoas ligadas ao presidente da Câmara na segunda-feira para dizer que os deputados do PT no conselho votariam contra o prosseguimento do processo, ou seja, votariam favoravelmente a Cunha.
A fonte afirmou ainda que a oferta do PT teria o objetivo de evitar que Cunha acate os pedidos de impeachment contra a presidente.
O presidente do PT, Rui Falcão, no entanto, disse em sua conta no Twitter confiar que os petistas do Conselho de Ética votarão pela admissibilidade do processo e um grupo de deputados petistas assinou documento pedindo que os colegas de partido votem pelo andamento do processo contra o presidente da Câmara.
Antes do recesso
O presidente do Conselho de Ética acabou encerrando a sessão quando ainda faltavam as manifestações de alguns deputados inscritos para falar. Ele teve de fazer isso por conta do início da sessão do Congresso Nacional, que pode deliberar sobre questões orçamentárias, como a mudança da meta fiscal deste ano e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016.
Araújo assegurou, em entrevista com jornalistas, que a admissibilidade do processo contra Cunha será votada no conselho antes do início do recesso parlamentar. “Estamos dentro do script, que é votar a admissibilidade antes do recesso, e isso eu vou fazer, é ponto de honra”, disse Araújo.
Cunha é acusado de ter mentido em depoimento dado neste ano à CPI da Petrobras quando afirmou que não possui contas no exterior. Documentos dos Ministérios Públicos do Brasil e da Suíça apontaram a existência de contas bancárias no nome de Cunha e de familiares no país europeu.
O presidente da Câmara também é alvo de inquérito autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por conta das contas na Suíça, e de uma denúncia proposta pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo, que o acusa de ter recebido pelo menos 5 milhões de dólares em propina do esquema de corrupção na Petrobras.
Cunha nega todas as irregularidades.