sábado, 6 de fevereiro de 2016

“Anjos Caídos”: Câmara Criminal rejeita HC para acusado de liderar organização criminosa

Os desembargadores componentes da Câmara Criminal do Tribunal de Justiçarejeitaram pedido de concessão de habeas corpus em favor de um acusado de liderar organização criminosa, com ações apuradas pela operação “Anjos Caídos”. A investigação foi deflagrada pela Polícia Civil em julho de 2014. Desta vez, a defesa de um dos envolvidos, Gilson Miranda Silva, pedia a revogação do decreto prisional existente nos autos nº 0101355-12.2015.8.20.0126 e 0102212-58.2015.8.20.0126, que tramitam juntos perante a Comarca de Santa Cruz.
O acusado foi preso no dia 29 de junho de 2015, com base em mandado de prisão oriundo da Operação “Anjos Caídos” (DENARC), a qual investiga possível organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e armas, sob o fundamento de que seria ele um dos líderes e financiadores da organização, conforme interceptações telefônicas.
No entanto, segundo o advogado de Gilson Miranda, o mandado não se referiu a fatos concretos, mas, genericamente, às interceptações telefônicas e alegou que não há indícios de autoria e materialidade do cometimento dos crimes, sendo cumpridos 4 mandados de busca e apreensão sem que fosse encontrado qualquer objeto relacionado a crimes.
A defesa, em sustentação oral na Câmara Criminal, fez menção apenas ao fato do carro do réu ter sido encontrado com armas, mas questionou o termo ‘Patrão’ utilizado pelo juiz como argumento para sustentar o decreto prisional. Segundo a defesa, a expressão é sinônimo de ‘empregador’ e não de ‘traficante’, pois conforme declaração do investigado Anderson Ribeiro, conhecido como ‘Novinho’, ele prestava serviços na propriedade rural do genitor do acusado.
A operação Anjos Caídos foi deflagrada em julho de 2014 nas cidades de Santa Cruz e Tangará, no Trairi potiguar, quando a Polícia Civil, cumpriu 30 mandados de prisão e apreendeu um adolescente, suspeitos de participarem de uma organização criminosa que praticava homicídios, tráfico de drogas e assaltos nas regiões investigadas.
A defesa pedia que a prisão fosse substituída por medidas cautelares, previstas no artigo 319 do Código Penal. No entanto, os desembargadores mantiveram a sentença inicial do processo, cujo teor completo segue em segredo de justiça.
Sidney Silva

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

BBB 16: Professor potiguar Alan desiste do reality show; pai está em estado grave de saúde e doutor em filosofia foi informado

O brother do BBB16 Alan, de 34 anos, desistiu de sua participação no reality show na tarde desta sexta-feira, 5/2.
Os demais confinados receberam a notícia há pouco e ajudaram a levar as malas do professor de Filosofia para a despensa.
Adélia, Tamiel e Daniel ficaram extremamente emocionados. Daniel se apoiou na estante da despensa e chorou bastante. Tamiel, que era muito próximo de Alan na casa, também não conteve o choro.

STF dá prazo para Senado e Presidência se manifestarem sobre rito do impeachment

Agência Brasil
Por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, a Presidência da República e o Senado Federal deverão se manifestar sobre o recurso que questiona o rito definido pela Corte para o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O recurso foi apresentado na segunda-feira (1), pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A decisão do Supremo inclui ainda o PCdoB, autor da ação. A Presidência e o Senado têm até o dia 19 de fevereiro para se manifestarem.
Em uma segunda etapa, a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República também serão ouvidas sobre o assunto e também terão prazo para apresentarem pareceres. Apenas após essas manifestações, Barroso decidirá sobre o recurso. Segundo o ministro, a medida é necessária pela relevância da ação e pela necessidade de se preservar o princípio do contraditório e da ampla defesa.
Na terça-feira (2) o ministro Marco Aurélio Mello classificou como "precipitada" a postura de Cunha, de apresentar recurso antes mesmo da publicação do acórdão, que traz o resultado no julgamento. A declaração levantou dúvidas sobre se o recurso será reconhecido.
Em dezembro, o STF anulou a comissão pró-afastamento formada na Câmara e deu mais poder ao Senado no processo. Contrariando o que pretendia Cunha, a maioria dos ministros entendeu que não cabe votação secreta para a eleição da Comissão Especial que vai elaborar parecer pela continuidade ou não do pedido de impeachment contra a presidenta.
O STF também definiu que o Senado não fica obrigado a instaurar o impeachment, caso a Câmara decida pela abertura do processo. Para os ministros, cabe à Câmara autorizar e admitir o processo, enquanto ao Senado cabe decidir sobre a instauração.
O recurso apresentado por Cunha não poupou o STF de críticas. "Nunca na história do Supremo Tribunal Federal se decidiu por uma intervenção tão profunda no funcionamento interno da Câmara dos Deputados, restringindo, inclusive, o direito dos parlamentares", afirmou.

Governo realiza “Dia D” de combate ao Aedes aegypti na zona Norte de Natal

Entidades se reuniram no Gabinete Civil para discutir detalhes sobre a ação que acontecerá no próximo dia 13.


Divulgação/Sesap
A reunião de hoje tinha como objetivo principal agregar voluntários de diversas entidades e da sociedade civil organizada para o Dia “D”.
O Governo do Estado dá continuidade às ações de controle e extermínio do Aedes aegypti nos bairros da capital potiguar, e o próximo “Dia D” de Combate ao mosquito acontece no sábado, 13 de fevereiro, no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte. Na manhã desta quinta-feira (4), entidades se reuniram no Gabinete Civil para discutir detalhes sobre a ação.
A data foi instituída pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, para que as Forças Armadas possam atuar em conjunto com as autoridades locais de cada estado no enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, febre amarela e zika.
Na ocasião, o Exército, Aeronáutica e a Marinha estarão desenvolvendo ações de conscientização em vários bairros de Natal, assim como nos municípios de Caicó e Parnamirim. Aqui no Rio Grande do Norte, cerca de 5.200 militares estarão envolvidos nessas atividades.
A reunião de hoje tinha como objetivo principal agregar voluntários de diversas entidades e da sociedade civil organizada para o Dia “D”, bem como, integrar todas as ações que serão realizadas. Já no dia 11 de fevereiro, as instituições envolvidas na mobilização definirão as diretrizes para o sábado, (13).
A secretária-chefe do Gabinete Civil destacou que o encontro também tinha como foco “destacar a importância da conscientização de cada um, individualmente, no enfrentamento ao mosquito, porque não há, com essa realidade, reserva de atribuições; todas as pessoas são responsáveis”.
Além da secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, estavam presentes o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, o secretário de Saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca, representantes da Defesa Civil, Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Escoteiros, Igrejas e Cruz Vermelha.
Coordenado pelo Gabinete Civil, por meio da Defesa Civil Estadual, o primeiro "Dia D", realizado no bairro Planalto, contou com cerca de 450 voluntários, distribui 12 mil panfletos e atingiu 6 mil residências, alertando a população sobre os riscos das doenças e as consequentes formas de combate para que o mosquito não se desenvolva.

Fiocruz confirma presença do vírus zika em amostras de saliva e urina

Até então, a única via de transmissão confirmada por autoridades sanitárias é pela picada do Aedes aegypti.


Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, agora essas novas formas de transmissão do vírus zika serão mais estudadas.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acaba de divulgar que constatou a presença de vírus Zika, com potencial de provocar infecção, em amostras de saliva e de urina. Segundo a entidade, agora, essas novas formas de transmissão serão mais estudadas.
"Essa comprovação tem um significado muito grande porque, até então, todas as evidências não significavam capacidade de infecção, muda o patamar e a forma que fazemos as pesquisa", disse o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.
Em entrevista à imprensa, a Fiocruz disse que a evidência de transmissão pelas excreções "sugere a necessidade de investigar a relevância de transmissão via oral".
Até então, a única via de transmissão do vírus, confirmada por autoridades sanitárias, é pela picada do mosquitoAedes aegypti.

Fies: termina amanhã prazo para pré-selecionados concluirem inscrição

Para o primeiro semestre de 2016, foram oferecidas 250.279 vagas em 1.337 instituições de educação superior.


Nesta edição, a oferta de vagas do Fies priorizou os cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde.
Termina amanhã (6), às 23h59 (horário de Brasília), o prazo para os pré-selecionados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concluírem a inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas de ensino. Nesta edição do primeiro semestre de 2016, o Fies ofereceu 250.279 vagas em 1.337 instituições de educação superior.
A pré-seleção dos estudantes assegura apenas a expectativa de direito à vaga. A contratação do financiamento dependerá da conclusão da inscrição no SisFies e do cumprimento das demais regras e procedimentos do programa. É de responsabilidade do estudante consultar os resultados e cumprir os prazos estabelecidos. As consultas podem ser feitas na página do Fies, na internet.
Pode participar do processo seletivo, o estudante que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obteve pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de 0 na redação. O candidato precisa ainda ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.
Nesta edição, a oferta de vagas do Fies priorizou os cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde. Além das áreas prioritárias, o Fies valorizou os cursos com melhores índices de qualidade em avaliação do Ministério da Educação.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Tomba confirma patrocínio e Santa Cruz terá festas no sábado e terça de Carnaval

tomba_parlamentoO deputado Tomba Farias confirmou em primeira mão ao programa Conexão Trairi, da Rádio Santa Cruz AM, a realização do Carnaval de Santa Cruz.
Sem utilizar recursos públicos, o deputado irá patrocinar as festas, que acontecerão sábado e terça de Carnaval, na capital do Trairi.
No sábado, a animação ficará por conta de Kamarguinho Mulekeiros e Batuka Muleque. Já na terça a festa será com Kamarguinho Mulekeiros e Max e Banda Estrelar. As festas acontecerão na Vila de Todos.
O deputado salientou o monto de dificuldades, mas que a população de Santa Cruz merece um momento de lazer. "Nosso povo merece festejar, e mesmo com dificuldades estamos utilizando recursos do deputado Tomba para dar este momento de alegria para nosso povo", ressaltou o legislador.
Fonte:Blog do Édipo Natan

A ATREVA-SE RELALIZA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL LGBT DE SANTA CRUZ/RN

A Atreva-se em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, FACISA/UFRN, realizou nesta Quarta – Feira (03), a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos LGBT de Santa Cruz,

Tema:

POR UM BRASIL QUE CRIMINALIZA A VIOLÊNCIA CONTRA LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS E TRANSEXUAIS.

A Atreva-se é uma ONG que visa a promoção de travestis e transexuais no Município de Santa Cruz-RN à cidadania por meio da cultura e acesso à saúde e educação.
Diversas entidades e Associações também prestigiaram o evento, o Senhor Marcos Valfran representando a 7ª Dered, o Senhor José Andrier representando ASSOVASARI (Associação  dos Vendedores Ambulantes do Alto de Santa Rita de Cássia), representante Estadual da ANTRA e Presidente da Atrevida/RN Jaqueline Brasil, representante do IBRAT/RN Natan Phelipe, Advogado e Militante da Causa LGBT – Dr. Alex Rodrigues Costa, Coordenadora dos Direitos Humanos do RN – Adna Martins.

Mesa de Debates

Temas Abordados:

Acompanhamento em Saúde à população Trans (LGBT) Glauber Weder , Dr. Enfermagem UFRN.

A Educação como combate de preconceito e discriminação – Alex Reinecke e Anne Damásio/UFRN – FACISA – Santa Cruz.


O evento aconteceu no Auditório do Centro da Juventude João de Dula no Bairro do Paraíso, das 08:00 às 17:30 Hs.

Parabéns à todos os organizadores.





































terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Entrevistas com aprovados na 1ª fase do Processo Seletivo para professores temporários ocorrerão de 15 a 17 de fevereiro

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Administração, informa aos aprovados na primeira fase do Processo Seletivo para formação de cadastro reserva objetivando a contratação de professores temporários que as entrevistas, que correspondem à segunda fase do processo, ocorrerão no período de 15 a 17 de fevereiro na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CREAS), na Rua Marechal Castelo Branco, no Centro.
Os candidatos devem ficar atentos quanto a sequência das entrevistas, que será definida por ordem de chegada. As entrevistas ocorrerão nos seguintes horários: das 8h às 12h e das 14h às 17h.
A lista dos candidatos aprovados na primeira fase do Processo Seletivo e aptos para participar das entrevistas pode ser acessada no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte.
Clique no link e confira a lista:
FOTO-PROFESSOR
Foto: André Fotos
Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

Cursinho da UFRN para o ENEM abre período de inscrições no campus Santa Cruz

O Programa Complementar de Estudos do Ensino Médio (PROCEEM), do campus Santa Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas, desde hoje até amanhã, para os interessados em participar do projeto.

O PROCEEM é o cursinho preparatório da universidade para os alunos interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e concorrer a uma das vagas oferecidas em instituições públicas, ou privadas, que oferecem vagas no ensino superior.

Para se inscrever, o candidato deve ter ensino médio completo. O procedimento é ir ao campus Santa Cruz da UFRN com RG, CPF e histórico escolar do ensino médio, além de comprovante de conclusão ou que está concluindo este ano, esta modalidade de ensino.

As inscrições e o cursinho são totalmente gratuitos. São oferecidas para Santa Cruz 160 vagas, com aulas diárias que acontecem no campus de Santa cruz da universidade. Os professores são alunos bolsistas da UFRN.

O resultado será divulgado na próxima sexta-feira.

As aulas terão início no dia 15 de fevereiro e prossegue até a semana que antecede o ENEM 2016.


De olho no carnaval, PRF intensifica fiscalização em rodovias do RN

Operação Carnaval começa a partir de zero hora da sexta-feira, dia 5. 
No estado, BRs 101, 110, 226, 304, 406 e 427 estão no mapa das ações.


BR-101 é um dos pontos de fiscalização da
PRF (Foto: Divulgação/PRF)
A Polícia Rodoviária Federal inicia, já a partir de zero hora desta sexta-feira (5), a Operação Carnaval 2016. Até a meia-noite da Quarta-feira de Cinzas, no dia 10, a fiscalização será intensificada nas principais rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte. No estado, seis BRs estão no mapa das ações. São elas:
BR-101 (no litoral Norte do estado)
BR-110 (entre Areia Branca e Mossoró)
BR-226 (que liga Natal a Patu, passando pela região Seridó)
BR-304 (que liga Natal ao estado do Ceará, passando por Mossoró)
BR-406 (entre Natal a Macau)
BR-427 (entre Currais Novos a Serra Negra do Norte).
Segundo a assessoria de comunicação da PRF, serão realizadas ações de combate ao excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e uso de bebida alcoólica por parte de motoristas. A utilização de cintos de segurança também será observada.
O principal objetivo da operação é a prevenção e a redução dos acidentes de trânsito, bem como garantir a fluidez do tráfego e aumentar a percepção de segurança nas rodovias federais. A PRF também estará atenta aos veículos de duas rodas e alerta aos motociclistas para que sempre utilizem o capacete.
Em 2015, durante o carnaval, 120 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito nas rodovias federais do país.
Restrição para veículos de carga
Como é de costume em feriados prolongados, para aumentar a fluidez do trânsito nas rodovias de pista simples, o tráfego de caminhões bitrem, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonha será restrito em alguns momentos. Nos dias e horários de maior movimento, esses veículos não poderão transitar. O motorista que descumprir a determinação será multado, afirma a PRF. A infração gera multa de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH.

Dias de restrição
05/02 – sexta-feira, de 16h à 0h
06/02 – sábado, de 6h às 12h
09/02 – terça-feira, de 16h à 0h
10/02 – quarta-feira, de 6h às 12 h
Dicas para uma viagem segura no carnaval
• Antes de pegar a estrada faça uma revisão atenta no veículo. Verifique principalmente pneus (inclusive o estepe), limpadores de para-brisa, retrovisores e itens de iluminação e sinalização;
• Verifique a documentação do veículo e a do condutor;
• Planeje a viagem, lembre-se de programar o horário do início da viagem. A melhor hora de viajar é ao amanhecer;
• Evite viajar durante a noite;
• Redobre a atenção na rodovia;
• Respeite a sinalização e os limites de velocidade, eles existem para proteger a sua vida;
• Não ultrapasse nos aclives sem visibilidade, nas curvas e pontes;
• Não dirija falando ao celular;
• Use o cinto de segurança;
• Se vai dirigir não faça uso de bebida alcoólica.
Cinema Rodoviário
Além do patrulhamento ostensivo, a PRF também promoverá ações educativas nas rodovias federais, buscando sensibilizar motoristas e passageiros sobre a importância de cada um na construção de um trânsito mais seguro. Em algum ponto da rodovia, condutores e passageiros serão convidados para assistir a vídeos que mostram comportamentos inadequados no trânsito, que normalmente resultam em acidentes e mortes.
Do G1 RN

Zika: 3.700 casos levam Honduras a declarar estado de emergência nacional

A OMS confirmou que até agora foram detectados casos em 25 países e territórios das Américas.


O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, declarou nessa segunda-feira (1º) estado de emergência nacional devido à propagação do vírus Zika, que afetou 3.700 pessoas no país desde dezembro.
O estado de emergência foi decretado na sessão do Conselho de Ministros, dirigido pelo presidente, informou a ministra adjunta de Estratégia e Comunicação, Hilda Hernández, em sua conta na rede social Twitter.
A ministra da Saúde, Yolany Batres, afirmou que o país contabiliza, apenas este ano, 3.649 casos de infecções pelo vírus Zika, os quais se juntam aos 51 registrados em dezembro último, quando foi detectado o primeiro caso.
Do Conselho de Ministros também saiu a ordem para ativar o Sistema Nacional de Gestão de Riscos, para coordenar e reforçar as medidas preventivas diante da propagação do Zika.
Horas antes, o Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu que os casos de microcefalia e de desordens neurológicas surgidas no Brasil constituem emergência sanitária de alcance internacional.
A OMS confirmou que até agora foram detectados casos em 25 países e territórios das Américas.

Notiticação de casos de Zika passa a ser obrigatória no Brasil

Atualmente, a pasta não contabiliza o número de pacientes que tiveram a doença.


O registro de casos de infecção pelo vírus Zika terá notificação obrigatória no Brasil. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde, que deve anunciar os detalhes da medida na próxima semana. 
Atualmente, a pasta não contabiliza o número de pacientes que tiveram a doença, e as secretarias não são obrigadas a registrar todos os casos, já que a capacidade de diagnóstico laboratorial do Brasil ainda é baixa e também porque em 80% das ocorrências não aparecem sintomas.

Há duas semanas, o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, informou que a pasta está aumentando a capacidade de diagnóstico laboratorial e  que, com isso, a notificação dos casos seria reavaliada. Na ocasião, Maierovitch disse que a pasta aumetaria de mil para 20 mil a capacidade mensal de diagnósticos de Zika no país.
Atualmente, o método de diagnóstico do Zika é o sentinela, pelo qual alguns casos de uma região são comprovados laboratorialmente e os seguintes, pelos sintomas. Em novembro, o governo brasileiro confirmou que a infecção pelo vírus Zika em gestantes pode causar microcefalia no feto, porém, nem toda gestante que for afetada pela doença terá o bebê com a malformação.
A microcefalia tem outros fatores causadores, como infecções pelo citomegalovírus, por toxoplasmose e por rubéola.

Pré-selecionados do Fies devem concluir inscrição no site até sábado

Para o primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 250.279 vagas em 1.337 instituições de educação superior.


Os pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2016 têm de hoje (2) até sábado (6) para concluir a inscrição para contratação do financiamento no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Nesta edição, o Fies ofereceu 250.279 vagas em 1.337 instituições de educação superior.
A pré-seleção dos estudantes assegura apenas a expectativa de direito à vaga. A contratação do financiamento dependerá da conclusão da inscrição no SisFies e do cumprimento das demais regras e procedimentos do programa. É de responsabilidade do estudante consultar os resultados e cumprir os prazos estabelecidos.

Quem se inscreveu no Fies e não foi pré-selecionado teve seu nome incluído automaticamente na lista de espera. Puderam participar do processo seletivo aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtiveram pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de 0 na redação. O candidato precisa ter também renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos. Nesta edição, tiveram prioridade na oferta de vagas os cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde.

UERN disponibiliza mais de mil vagas na lista de espera do Sisu

Curso de Publicidade e Propaganda obteve menor número de matrículas. Das 16 vagas ofertadas, apenas 3 foram ocupadas.


Um número que chama atenção: 54% das vagas disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) não foram ocupadas. A universidade, que ofertou 2.216 vagas em 66 cursos, está disponibilizando 1.202 vagas na lista de espera do Sisu.
A informação foram divulgados nesta terça-feira (2) pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da instituição. 
Em Mossoró, o curso de Publicidade e Propaganda foi o que obteve menor número de matrículas. Das 16 vagas ofertadas, apenas 3 foram ocupadas. Cursos como Turismo e Jornalismo só tiveram 25% dos convocados matriculados na chamada regular.
No campus de Natal, o curso de Direito só preencheu 26 das 40 vagas ofertadas. A lista de espera e os procedimentos para as matrículas em segunda chamada serão divulgados em edital próprio no dia 16 de fevereiro de 2016. 

CPMF é a melhor opção disponível para equilibrar receita fiscal, afirma Dilma

Dilma pediu aprovação da CPMF ao ler mensagem com as prioridades do Executivo na abertura dos trabalhos legislativos.


Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Enquanto lia a parte da mensagem sobre a recriação do tributo, Dilma foi interrompida por três vezes com manifestações dos parlamentares.
A presidente Dilma Rousseff defendeu  hoje (2), no plenário do Congresso Nacional, a aprovação da proposta que recria a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Dilma pediu a aprovação da CPMF ao ler a mensagem com as prioridades do Executivo na abertura dos trabalhos legislativos deste ano.
Nos momentos em que argumentou a favor da CPMF, que tramita no Congresso como proposta de emenda à Constituição, parte dos parlamentares vaiou a presidente em protesto contra medida, enquanto outros, porém, a defenderam com aplausos.
Segundo a presidente, a medida é a "melhor opção disponível em curto prazo para equilibrar a receita fiscal". Dilma ressaltou que a proposta será debatida "o quanto for necessário" e apelou aos congressistas para que esta e outras medidas sejam aprovadas, como a Desvinculação das Receitas da União (DRU).
"Em favor do Brasil, devemos estar cientes de que, para a estabilidade fiscal de curto prazo, é imprescindível o sucesso dessas medidas. A CPMF é a ponte necessária entre a urgência do curto prazo e a necessidade de estabilidade fiscal do médio prazo", afirmou.
Enquanto lia a parte da mensagem sobre a recriação do tributo, Dilma foi interrompida por três vezes com manifestações dos parlamentares. Em alguns momentos, foi preciso acionar a sirene que pede silêncio no plenário.
"Sei que muitos têm dúvidas e até mesmo se opõem a essas medidas, em especial a CPMF, e têm argumentos. Mas peço que considerem a excepcionalidade do momento", afirmou Dilma. Na semana passada, ao discursar na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a presidente já havia mencionado a "excepcionalidade" do momento para pedir "encarecidamente" apoio ao imposto.

Wilma de Faria deixa o PSB e critica nova direção do partido

Vice-prefeita de Natal utilizou as redes sociais para anunciar saída do PSB. Wilma comandava partido há 22 anos.


A ex-governadora do RN destacou que está deixando o PSB para preservar uma história de vida dedicada ao bem comum.
A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, deixou oficialmente o Partido Socialista Brasileiro (PSB), a qual comandava há 22 anos. O anúncio foi feito em suas redes sociais na manhã desta terça-feira (2).
Em nota, Wilma disse que a “perda trágica e repentina de Eduardo Campo deixou um vazio político no país e o PSB acéfalo”. Ela destacou que “a nova direção nacional do partido não tem conseguido manter a estatura que tinha antes”.
A ex-governadora do RN criticou o grupo local do partido chamando-os de “oportunistas” e ressaltou que está deixando o PSB “para preservar uma história de vida dedicada ao bem comum”. Ela acrescentou também que “não resta alternativa a não ser retirar do partido e conclamar que os companheiros façam o mesmo”.
Nota na íntegra
A perda trágica e repentina de Eduardo Campos, em 2014, deixou um vazio político no país - e o PSB acéfalo.
A nova direção nacional do partido, composta sem muita discussão, não tem conseguido manter a estatura a que tínhamos chegado.
Os últimos acontecimentos, voltados para a recomposição do partido no Rio Grande do Norte e em outros estados, demonstram que o PSB que eu ajudei a construir em uma trajetória de 22 anos - aquele PSB de Eduardo Campos, de Miguel Arraes, de Roberto Amaral, de Luiza Erundina e de tantos outros companheiros valorosos, não existe mais. Deu lugar a uma sigla pautada por práticas antidemocráticas com as quais não me identifico e em que não vejo respeitadas suas próprias afirmações programáticas.
Sempre fui a favor da vinda de novos quadros e novas lideranças para o partido. Eu mesma ajudei a promover o crescimento que nos levou a ser um dos maiores partidos do estado. E nunca fechei questão sobre a permanência na direção estadual.
O que não se pode aceitar é a forma `kafkiana’ - desrespeitosa, sem diálogo, com atropelos e com imposições inimagináveis com que um grupo local armou, com inexplicável respaldo da presidência nacional, para apropriar-se do partido no nosso estado. Pessoas sem qualquer identidade programática nem compromisso com as nossas bases e que agiram de forma oportunista, aproveitando o exato momento em que me submeti a um tratamento de saúde.
Diante dessa situação, não me resta alternativa a não ser retirar-me do partido e conclamar meus companheiros a fazerem o mesmo.
Se os atuais dirigentes do PSB não têm compromisso com a sua história, eu tenho com a minha. Nunca fui de ceder a arranjos nem de aceitar imposições.
Deixo o partido que ajudei a construir - com 4 mandatos de prefeito em Natal e 2 de governador do estado - para preservar uma história de vida dedicada ao bem comum dos norte-rio-grandenses.
Nos próximos dias estarei em entendimentos com os nossos companheiros de luta, com as lideranças de todo o estado, e com os diversos partidos que respeitosamente nos abrem as portas.
Após isso, anunciarei o caminho que vamos seguir, cujo rumo será, sempre, o da correção, da lealdade e da construção de um Rio Grande do Norte melhor para se viver.
Estou tranquila e convicta de que estamos tomando a melhor decisão para meus correligionários, meus companheiros e para o povo do Rio Grande do Norte.
2016 será um ano de muitas lutas. E essa decisão é um primeiro passo, ousado, de independência e de reafirmação da nossa coragem para seguir em frente.

Dilma diz que quer transformar Bolívia em "coração energético da América do Sul"

Brasil deseja que a Bolívia desenvolva seu potencial de produção e exportação de energia elétrica.


Após se encontrar com o presidente da Bolívia, Evo Morales, a presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil concorda com a meta de transformar o país vizinho em "coração energético da América do Sul". Segundo a presidente, o governo tem acompanhado com "muito interesse os esforços" que a Bolívia vem fazendo para ampliar sua "bem-sucedida exploração de gás natural".
Dilma e o presidente boliviano almoçam neste momento no Itamaraty. Ao oferecer um brinde a Evo Morales, a presidente destacou que ele tem sido um "símbolo" na América Latina da "capacidade dos povos de se representarem de forma independente". O Brasil deseja que a Bolívia desenvolva seu potencial de produção e exportação de energia elétrica, afirmou Dilma.
Depois de se reunirem no Palácio do Planalto, Dilma e Morales dirigiram-se ao Palácio do Itamaraty, onde ocorreria o almoço. Enquanto aguardavam a chegada de Evo, o vice-presidente Michel Temer acompanhou e conversou com Dilma, junto com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Quando o presidente da Bolívia desceu do carro, em frente à Esplanada dos Ministérios, e se encaminhou para o tapete vermelho do Itamaraty, um pequeno grupo fez um protesto contra ele. Em um tom de voz que dava para ser ouvido de dentro do prédio, um dos quatro manifestantes gritava palavras de ordem como "Sai do Brasil, traficante".
Ao retribuir o brinde à presidente, Morales não mencionou o ocorrido. Ele agradeceu o apoio de Dilma, e disse que conta com o apoio brasileiro na redução da pobreza por meio de políticas sociais e de transferência de tecnologia. "Nesses momentos, nunca me senti abandonado nem por [ex-presidente Luiz Inácio] Lula [da Silva], nem por Dilma, nem pelo povo brasileiro", afirmou.
Na opinião de Dilma, o presidente Evo trouxe para os bolivianos desenvolvimento social, estabilidade política e desenvolvimento econômico. Mais cedo, ambos concordaram em somar esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika, que pode causar microcefalia em bebês.

“Turismo injetou mais de R$ 1 bilhão na economia do Estado”, diz Robinson Faria

Chefe do Executivo comemorou a crescente ocupação de hotéis no Rio Grande do Norte.


O governador do Estado, Robinson Faria (PSD), disse na manhã de hoje (2), em discurso na Assembleia Legislativa, que o turismo movimentou bastante a economia local. “O turismo injetou mais de R$ 1 bilhão na nossa economia”, comentou o chefe do executivo.
Segundo o governador, a principal atividade econômica do Estado teve grande destaque no ano de 2015. Além da grande movimentação de dinheiro, Robinson Faria destacou o incremento na ocupação dos hotéis. “Neste primeiro ano de gestão nós já tivemos um incremento de 20% na ocupação dos hotéis. Estávamos entre um dos últimos lugares procurados no Brasil, e agora despontamos como o segundo destino mais procurado no território nacional”, comemorou.
Robinson Faria também falou sobre a coincidência entre um estudo e o seu número de campanha. “O turismo gera outras 55 atividades na economia, mas essa coincidência não foi fabricada pelo governador, são estudos da Federação do Comércio e da indústria de todo o Brasil”, disse.

Em mensagem à Assembleia, governador anuncia redução de R$ 20 milhões nos gastos com pessoal

Robinson Faria comentou sobre a economia em seu discurso anual para abertura da Casa Legislativa.


Em seu discurso anual de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, o governador anunciou a redução de R$ 20 milhões no gasto com pessoal.
O governador Robinson Faria (PSD) anunciou na manhã desta terça-feira (2) a redução de gastos com pessoal de R$ 20 milhões. O comunicado foi realizado durante sua mensagem de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa.
“Anuncio neste momento a redução de R$ 20 milhões na folha de pessoal. A diminuição, aferida pela Controladoria Geral do Estado no terceiro quadrimestre de 2015 é resultado de uma série de medidas, incluindo a auditoria na folha de pagamento e o censo do servidor”, disse o governador.
De acordo com Robinson, o balanço do terceiro quadrimestre de 2015 revelou que o Estado reduziu o custo com pessoal de 53,11% para 51,57%.

Durante a sua mensagem o governador afirmou que encontrou o Rio Grande do Norte falido financeiramente e está trabalhando muito para mudar essa realidade, apesar da crise econômica que afeta todos os Estados e é ainda mais impiedosa com os pequenos. “Só de frustração de receita chegamos a R$ 613 milhões em 2015”.

Atualizada às 11h48 para acréscimo de informações.

Presidente da Assembleia passa em revista as tropas Polícia Militar

O ritual é tradição em todas as Casas Legislativas do país e também na Câmara dos Deputados.


O ato formal contou com a participação dos oficias da Companhia de Guarda, composta por três pelotões de policiais militares, além da Guarda de Honra.
O primeiro ato da abertura do trabalho legislativo de 2016 - feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PMDB) - acaba de ser concluído. Ezequiel fez a tradicional revista as tropas da Polícia Militar do RN, formadas em frente à sede do parlamento estadual, Palácio José Augusto. O ato formal durou aproximadamente 20 minutos e contou com a participação dos oficias da Companhia de Guarda, composta por três pelotões de policiais militares, além da Guarda de Honra.

De acordo com o Coordenador da Polícia Legislativa, coronel Francisco Araújo, o ritual é tradição em todas as Casas Legislativas do país e também na Câmara dos Deputados. “O presidente da Assembleia Legislativa é o terceiro da linha de sucessão ao governo do estado e como chefe de poder, tem direito a guarda de honra e esse ritual”, disse.

O ato formal será seguido da leitura da mensagem anual do Executivo, pelo governador Robinson Faria (PSD) e marca a abertura dos trabalhados legislativos da segunda sessão da 61º legislatura.

“A revista às tropas é a abertura do ano legislativo que se repete anualmente e todos os anos vivemos uma expectativa pela mensagem do governador. Um dia de planejamento do ano entre os parlamentares e servidores do Legislativo”, aponta o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira.

Painel Eletrônico garante mais transparência e agilidade à Assembleia Legislativa

Equipamento indica quais deputados estão presentes no plenário, o resultado das votações das matérias e a cronometragem do tempo dos oradores.


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte inicia os trabalhos legislativos de 2016 nesta terça-feira (2) com uma novidade: a instalação de um painel eletrônico no plenário Clóvis Motta que irá permitir o monitoramento das sessões promovidas na Casa. O equipamento segue o modelo utilizado pelo Senado Federal e vai conferir maior agilidade, segurança e transparência às atividades do Legislativo Estadual.

“Seguindo as diretrizes traçadas pelo planejamento estratégico que orienta a nossa gestão, estamos investindo na modernização do Legislativo Estadual para automatizar as sessões da Casa. Trata-se de um painel de última geração que irá tornar as atividades em plenário mais eficientes e o trabalho dos deputados ainda mais transparentes”, avalia o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PMDB).

O painel é formado por seis televisores de 42 polegadas que facilitam o acompanhamento e a realização das sessões. O equipamento indica quais deputados estão presentes no plenário, o resultado das votações das matérias e a cronometragem do tempo dos oradores, além da veiculação de conteúdo audiovisual e inserção de legendas.

Através de um monitor equipado com tecnologia touch screen, o presidente da sessão poderá visualizar as informações do painel e monitorar as atividades no plenário, permitindo controlar o tempo e o microfone dos oradores, emitir alertas sonoros e iniciar e encerrar as atividades. Cada deputado irá dispor de um terminal individual de votação, chamado de ‘Terminal do Parlamentar’, que possibilita a identificação biométrica e o registro do voto com mais rapidez.

Moderno e de fácil operação, o equipamento faz uso do Sistema Eletrônico de Votação (SEV) e foi produzido pela empresa mineira Visual Sistemas, responsável pela implantação do equipamento no Senado Federal e nas Assembleias Legislativas do Ceará, Sergipe, Maranhão, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Tocantins, dentre outras casas legislativas do país, como a Câmara Municipal de São Paulo e Belo Horizonte.

“O investimento em novas tecnologias busca a modernização e o aperfeiçoamento dos trabalhos legislativos, impactando em melhorias que trazem maior dinamismo para a Casa e para o expediente no plenário”, analisa o secretário de Tecnologia da Informação da Assembleia Legislativa, Mário Sérgio Gurgel.

Carnaval: bancos fecham na segunda e terça e reabrem ao meio-dia de quarta

Consumidores podem agendar o pagamento das contas com código de barras nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico.


As agências estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira e terça-feira de carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas, os bancos abrirão às 12h.
As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (8) e na terça-feira (9) de carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas (10), os bancos abrirão às 12h. A população pode usar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Os consumidores também podem agendar o pagamento das contas com código de barras nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).
A Febraban lembra que as contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem os dias 8 ou 9 como data de vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado (10), sem acréscimo. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.