quarta-feira, 4 de maio de 2016

Secretaria de Turismo e Associações Realizam reunião para Discutir Ações que Serão Desenvolvidas Durante os Festejos de Santa Rita de Cássia 2016


Reuniram-se na manhã desta Quarta-Feira (04) na Sala de reunião do SEBRAE de Santa Cruz, a Secretária Municipal de Turismo Marcela Pessoa, a Associação das Artesãs e Associação dos Vendedores Ambulantes do Alto de Santa Rita de Cássia (ASSOVASARI), além do SEBRAE.
O objetivo da referida reunião é desenvolver planos e ações que serão desenvolvidos durante todo o festejo da Padroeira Santa Rita de Cássia 2016; que vão de 13 a 22 de Maio, com 9 noites de Novenas, Quermesse,  Feiras de Negócios, Apresentações Culturais, Festa Social no Pavilhão, etc...
A Festa de Santa Rita de Cássia é uma das maiores do Estado do Rio grande do Norte e reúne durante todo o ano milhares de fies vindos das mais variadas partes do Brasil e até do exterior; que vêem para louvar e agradecer pela sua interseção, por algum milagre ou graça alcançada.
A festa deste ano homenageará a Sra. Dona Aparecida Carvalho (in Memoria),D.Aparecida fazia parte da Associação das Artesãs de Santa Cruz/RN; (Artesã de Licor,doces e bolos)
Estiveram presentes à reunião: Representando a Sec. de Turismo, Marcela Pessoa e Silvia F. Lima Rodrigues; Representando a ASSOVASARI, Ana Cláudia G.P. Costa; Maria José da Silva, Alexsandra Alves dos Santos e José Andrier de Souza; Representando a Associação das Artesãs, Rita de Cássia Bezerra (Presidenta); Representando o SEBRAE, Ana Nery. Além de Adedivânia Flávia B. de A. Santos e Maria Berenice da Silva, (Artesãs Local). 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTA RITA DE CÁSSIA 2016.

13, 14 e 15 – Feira de Artesanato 18 as 22 h

13 – Abertura com a Banda Música e o Coral do Caps.

14 – Arrasta-fé, Moto Romaria de Mossoró;
18h Rita Bike.

15 – Central de Boas Vindas aos Turistas no Santuário.

09h Cavalgada; saindo da frente do SENAI no Bairro do Paraíso para o largo da antiga Prefeitura, no Bairro 3x1.

11h Feirinha de Comida em frente à Igreja Matriz;

16h Bingo de Santa Rita

Obs: A Feira de Artesanato do Domingo começará as 16h.

16 – Apresentação da APOESC (Associação de Poetas e escritores de Santa Cruz).

17 - A mais bela voz.

18 – Noite dos Idosos.

19 – Apresentação da Peça Teatral Alto de Santa Rita de Cássia

20 – Apresentação da Peça Teatral Alto de Santa Rita de Cássia

21 - Central de Boas Vindas aos Turistas no Santuário.

Á Noite Festa Social no Pavilhão em a Igreja Matriz

22 - Central de Boas Vindas aos Turistas no Santuário.

Procissão de Santa Rita a partir das 16h

Comissão do Impeachment marca leitura de relatório para amanhã e votação sexta

O presidente da Comissão, senador Raimundo Lira, anunciou um cronograma para os trabalhos do colegiado nos próximos dias.


O presidente da Comissão Especial do Impeachment, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), anunciou um cronograma para os trabalhos do colegiado nos próximos dias, incluindo a previsão de votação do relatório que deverá pedir o afastamento da presidenta Dilma Rousseff.
Lira anunciou um pequeno adiamento no início da sessão desta quarta (4), prevista para o meio dia. Como o relator da comissão, senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), pediu um pouco mais de prazo para concluir o relatório, a reunião ficou marcada para 13h30.
A partir desse horário, ele fará a leitura do parecer e, em seguida, será concedida vista coletiva aos membros do colegiado. Não haverá lista de inscrição e nem debate previsto para após a leitura.
Na quinta-feira (5), a sessão começará às 10h com o advogado geral da União, José Eduardo Cardozo, apresentando as considerações finais da defesa sobre a admissibilidade do processo de impeachment. Ele terá uma hora para apresentação. Em seguida, os senadores farão suas próprias análises e debaterão o relatório apresentado no dia anterior.
A votação do relatório de Anastasia está marcada para sexta-feira (6). Os líderes partidários farão o encaminhamento e os senadores votarão o parecer. Não será aberta nova discussão sobre o relatório. Se aprovado, o parecer seguirá para o plenário da Casa.
Plenário
A partir da conclusão dos trabalhos da comissão, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), terá 48 horas para marcar a votação em plenário. Ele já anunciou que utilizará todo o prazo. Com isso, e contando que os prazos se referem apenas a dias úteis, a expectativa é que a votação sobre a admissibilidade do impeachment ocorra na quarta-feira (11).
Se o processo for admitido pelo Senado, a presidenta será imediatamente afastada por até 180 dias. Nesse período, o vice-presidente Michel Temer assumirá o governo. A comissão especial retomará o processo para iniciar a fase de instrução e emitir novo parecer. Não há prazo para que o Senado faça o julgamento final sobre o impedimento da presidenta.
Mariana Jungmann, Agência Brasil

Zenaide Maia é eleita vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher

Zenaide Maia atualmente também como titular da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.


1A deputada federal Zenaide Maia (PR) foi eleita nesta terça-feira (3) para ser primeira vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Ao lado da Presidente da Comissão, a deputada federal Gorete Pereira (PR/CE), Zenaide Maia deve continuar a luta que sempre fez parte do seu mandato e agora ainda mais engajada por fazer parte da comissão.
Zenaide Maia atualmente também como titular da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, titular da Comissão de Seguridade Social e Família, além de ser suplente na Comissão de Viação e Transportes.

Dilma diz que "está do lado certo da história" e que não vai renunciar

Ela voltou a dizer que está em curso um “golpe” no país, que é vítima de uma fraude e que não vai renunciar a seu mandato.


A presidente Dilma Rousseff disse hoje (3) que recebeu pedidos para que renunciasse, mas que a “injustiça” que sofre com o processo de impeachment vai continuar visível. Ela voltou a dizer que está em curso um “golpe” no país, que é vítima de uma fraude e que não vai renunciar a seu mandato. Mais uma vez, a presidente declarou estar “do lado certo da história”, que é a democracia.
“Muitas vezes, não foi uma nem duas, pediram que eu renunciasse, porque assim se esconde para debaixo do tapete esse impeachment sem base legal, portanto esse golpe. É extremamente confortável para os golpistas que a vítima desapareça, que a injustiça não seja visível. Eu quero dizer uma coisa para vocês: a injustiça vai continuar visível. Bem visível”, disse.
Dilma voltou a dizer que não há causa para o impeachment e que a “democracia brasileira sofre um assalto porque querem encurtar o caminho”. “Se eu for comparar com todos os presidentes que me antecederam, pelo menos os dois últimos, a situação é extremamente estranha. Eu fiz seis decretos. Quem mais fez foi FHC [Fernando Henrique Cardozo] que fez 101 decretos. Falaram que eu não estava cumprindo a meta fiscal. Foram feitos por demanda minha? Não, não fui eu que pedi”, disse, em referência a solicitações de edição dos decretos de crédito suplementar feitas por diferentes órgãos, como o Tribunal Superior Eleitoral.
A presidente fez as declarações ao participar do lançamento do Plano Safra de Agricultura Familiar 2016/2017, que vai fornecer R$ 30 bilhões em créditos para financiamento da produção orgânica e agroecológica de alimentos.
Movimento das elites
Antes de Dilma, outras pessoas que discursaram também condenaram o que chamaram de golpe. Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, há um movimento das elites e oligarquias contra a presidente Dilma e a Constituição Federal, mas também contra políticas públicas que promovem a “inserção social produtiva de milhões de famílias”.
Anunciando demonstrar “indignação cívica” com o momento atual, o ministro petista classificou o processo como “tentativa explícita de romper a ordem constitucional do Brasil, quebrando o mandato legítimo de uma presidente legitimamente eleita nas urnas”.
“Nesse momento, além da tentativa da quebra do mandato através do golpe, há uma tentativa de golpe contra as políticas públicas sociais que nós implantamos no Brasil nos últimos anos. Está na hora de afirmarmos aqui lealdade ao mandato da presidente, o compromisso com a democracia brasileira e com os mais pobres do Brasil, que têm fome e sede de justiça, que utilizam a função social da terra. Não podemos deixar que eles vençam mais uma vez. Em tono da presidente Dilma, nós venceremos”, disse Patrus.
Movimentos sociais
Repetindo o discurso que Dilma vem fazendo, Anderson Amaro, do Movimento dos Pequenos Agricultores, disse queimpeachment sem crime é golpe. “E golpe nós não aceitamos. Golpistas, nós não vos deixaremos governar um só dia. Lutaremos com ousadia, sem trégua, até estabelecermos a normalidade democrática. Nossa luta é contra o golpe e em defesa da democracia. Nossa luta é pela reforma agrária popular integral e contra o latifúndio. Temer e Cunha, a batata de vocês está assando”, disse.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, é preciso haver uma “trincheira de luta” para que as políticas públicas não sejam diminuídas “um centímetro”. “Somos a favor da democracia que custou muito suor, muito sangue, muita luta do povo brasileiro. Nós sabemos para quem é que sobra quando acontece isso. É para nós, para o povo, os trabalhadores, os acampados, os assentados, para o agricultor familiar. Nós vamos resistir. Não aceitaremos retrocesso”, disse.
Elisangela Araújo, da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, também mandou um recado para a oposição. “Aqueles e aquelas que estão dizendo que vão dar um golpe na democracia brasileira, eles que esperem, porque o movimento social e popular e sindical não vai dar trégua, porque nós não vamos permitir o retrocesso das conquistas”, disse.
Além dos créditos, o Plano Safra de Agricultura Familiar 2016/2017 vai fornecer uma nova linha de juros mais baixa. Durante o evento, a presidente assinou decreto que regulamenta lei sobre os créditos concedidos aos assentados da reforma agrária. De acordo com Patrus Ananias, também será lançado o 2º Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica 2016/2019.
Sobre a legislação que trada da seleção das famílias beneficiárias, o ministro disse que os acampados serão reconhecidos “como sujeitos de direitos, estabelecendo condições para famílias do programa e aperfeiçoamento”.
Paulo Victor Chagas, Agência Brasil

Mega-Sena, concurso 1.814: ninguém acerta e prêmio vai a R$ 31,5 milhões

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.814 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado nesta terça-feira (3) no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo (SP).
Veja as dezenas: 09 – 11 – 27 – 46 – 51 – 53.
A quina teve 51 apostas ganhadoras e cada uma levará R$ 30.125,16. Outras 3.473 apostas acertaram a quadra e vão levar R$ 631,97 cada uma.
O sorteio foi realizado nesta terça devido à edição especial “Mega-Sena das Mães”, que tem um concurso extra e altera o cronograma da semana.
A estimativa de prêmio para o concurso 1.815, a ser realizado na quinta (5), é de R$ 31,5 milhões. O sorteio do concurso 1.816 será no sábado (7).
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada.
Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003.
G1

Michel Temer defenderá companhias aéreas com 100% de capital estrangeiro

O possível governo de Michel Temer vai apoiar no Congresso que estrangeiras possam ter controle total sobre companhias aéreas brasileiras sem que seus países ofereçam o mesmo ao Brasil.
Desde março, já tramita no Legislativo uma medida provisória sobre o assunto, enviada pelo governo Dilma.
Ela aumenta a permissão de capital estrangeiro nas empresas nacionais dos atuais 20% para até 49%, e prevê elevação desse percentual a até 100%, mas somente nos casos em que haja reciprocidade da medida.
A equipe de Temer quer ampliar essa permissão e vai trabalhar para que o texto seja alterado por emendas, já apresentadas, que permitem o controle de 100% por estrangeiros em qualquer caso.
O relator Zé Geraldo (PT-PA), responsável por aceitar ou rejeitar as emendas, ainda não apresentou relatório à comissão que debate o tema. Após análise da comissão, a MP tem que ser aprovada na Câmara e no Senado.
Medidas provisórias entram em vigor assim que apresentadas, mas os novos percentuais propostos em março não levaram a nenhum pedido de empresas estrangeiras para ingressar no país, de acordo com a Anac (agência reguladora da aviação).

Diretor do ITEP-RN pede exoneração do cargo

Foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4), a exoneração, a pedido, do diretor geral do Instituto Técnico-Científico de Polícia, Odair de Souza Glória Junior.
À frente do órgão há 15 meses, Odair Junior deixa o ITEP motivado pela convocação do Ministério da Justiça para contribuir com as ações de segurança coordenadas pelo Departamento de Polícia Federal relativas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
“A trajetória de crescimento do ITEP é um caminho sem volta. Além do crescimento do Instituto, esse período na frente do ITEP/RN me oportunizou enorme crescimento pessoal ao conjugar com intensidade os verbos: aprender, servir e cooperar. Deixo minha gratidão aos servidores, contratados e colaboradores que diariamente dedicam seu trabalho por um ITEP melhor. “, disse.
No lugar dele, passa a responder pelo expediente do ITEP, o coordenador da Medicina Legal, o odontolegista Richard Ribeiro Palmeira.
Agora RN

Robinson deve receber MST até sexta, garante Gabinete Civil

Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra terão audiência com o governador Robinson Faria ainda esta semana. O acerto foi feito, na tarde de ontem, em reunião entre a secretária-chefe do Gabinete Civil do Estado, Tatiana Mendes Cunha, e representantes do MST.
Tatiana Cunha Mendes informou que os membros do MST continuarão acampados no Centro Administrativo, no máximo, até a próxima quinta-feira (5), data provável da audiência com o governador. “O governador precisou viajar e não pôde encontrar os representantes do MST. Ele volta a Natal na próxima quinta-feira, e eu estou articulando um encontro. O Governo do Estado tem interesse de diálogo e fará o que for possível para chegar a uma solução”, disse Tatiana Cunha Mendes, acrescentando ainda que, por causa do encontro desta tarde, “novos bloqueios na BR-101 não devem acontecer”.

Tribuna do Norte

Operação Motociclo em Natal resulta na apreensão de 32 veículos irregulares

Policiais militares do 1° Distrito do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) realizaram na tarde e início da noite desta terça-feira (3), na Ponte de Igapó, sentido zona Norte de Natal, mais uma ação da Operação Motociclo que visa tirar de circulação condutores irregulares e coibir cometimento de crimes.
Foram abordados 153 motocicletas e similares, dos quais 36 possuíam irregularidades, o que resultou na confecção de 37 autos de infração, remoção de 32 veículos ao pátio do Detran, recolhimento de 16 documentos veiculares e uma carteira de habilitação.
Não foram encontradas armas, drogas ou foragidos durante a blitz, porém durante deslocamento da equipe ao pátio do Detran os policiais detiveram Robson Alexandre Batista Soares, “vulgo Lambreta”, suspeito de ter roubado uma motoneta e um celular de uma mulher. Conduzido à Delegacia de Polícia Civil o suspeito foi reconhecido pela vítima e ficou à disposição da Justiça.

Brasil registra 1.571 casos de H1N1, com 290 mortes

Até 23 de abril, foram registrados 1.880 casos de influenza de todos os tipos no Brasil este ano, de acordo com o Ministério da Saúde. Deste total, 1.571 foram ocasionados pelo subtipo H1N1, que provocou 290 mortes.
Com 1.106 registros de infectados, a Região Sudeste concentra o maior número de pessoas com H1N1, sendo 988 apenas em São Paulo. O estado também registrou o maior número de mortes pelo vírus, 149.
O ministério também informou ontem (3) que, faltando mais de duas semanas para o fim da campanha de vacinação contra a gripe, quase 43% do público-alvo foi imunizado. A meta do governo é vacinar, até o dia 20 de maio, pelo menos 80% das 49,8 milhões de pessoas com maior risco por complicações decorrentes da influenza.
Ao todo, 21,3 milhões de pessoas receberam a vacina até agora. O grupo prioritário que mais procurou os postos foi o de profissionais de saúde, seguido pelo de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Gestantes, indígenas, pessoas com doenças crônicas e as privadas de liberdade também fazem parte do público-alvo do Ministério da Saúde.
A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também é respaldada por estudos epidemiológicos. Têm prioridade os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Oficialmente, a campanha nacional começou no último sábado (30), porém, o Ministério da Saúde adiantou o envio das doses a 22 estados que optaram por antecipar a vacinação devido ao aumento do número de caso de gripe pelo vírus influenza A H1N1. A vacina distribuída na rede pública, além de proteger contra o H1N1, imuniza contra os vírus influenza A H3N2 e influenza B.
Segundo o Ministério da Saúde, até a próxima sexta-feira (6), mais de 49 milhões de doses da vacina já terão sido enviadas às secretarias estaduais de saúde, o que corresponde a 93% do total de doses adquiridas para a campanha (54 milhões). A previsão é que até o dia 13 de maio, todas as doses sejam entregues.
Balanço
Três estados e o Distrito Federal alcançaram as maiores coberturas vacinais até o momento: Amapá (78,11%), Distrito Federal (64,7%), Goiás (63,5%) e São Paulo (61,6%). Na análise por região, o Sul apresentou, até agora, o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 55,7%, seguida pelas regiões Sudeste (48,05%); Centro-Oeste (48%); Norte (34,9%) e Nordeste (31,65%).
Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação. As pessoas com doenças crônicas, ou com outras condições clínicas especiais, também precisam apresentar prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.
Aline Leal/Agência Brasil

UFRN tem novo mestrado aprovado pela Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), aprovou a criação do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática. A medida foi tomada durante a 163ª reunião do CTC-ES, ocorrida entre os dias 11 e 15 de abril, e cuja ata foi publicada no último dia 25.
A nova oportunidade de pós-graduação ficará vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), que já oferta o Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, cujas áreas de concentração dividem-se da seguinte maneira: Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática; e Cultura, Epistemologia e Educação em Ciências e Matemática.
Atualmente, o PPGECM conta com 11 professores e sete alunos vinculados. A proposta para a criação da nova pós-graduação stricto sensu foi estabelecida por meio da Resolução 106/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN, aprovada no mês de agosto de 2015. O website do Programa é: http://www.posgraduacao.ufrn.br//ppgecm.

Prefeitura de Santa Cruz alerta: vacina contra a gripe H1N1 segue disponível na rede de saúde

A estratégia montada pela Prefeitura de Santa Cruz no último sábado (30), início e também “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe H1N1, levou muitas pessoas a se imunizarem contra a doença nos 11 locais em que foi disponibilizada a dose da vacina, com boa movimentação registrada em todos eles. Entretanto, a Secretaria de Saúde alerta que a campanha continua e orienta às pessoas que fazem parte dos grupos prioritários a procurarem um local de vacinação mais próximo de sua casa.
A vacina oferecida é totalmente segura e protege contra três subtipos do vírus da gripe A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. Ela só é contraindicada para pessoas com alergia a proteína do ovo. Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.
A dose da vacina é gratuita e está sendo ofertada em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.
A campanha segue até o próximo dia 20 de maio, portanto, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que não foram vacinadas neste “Dia D” (sábado, 30 de abril) devem procurar até a data final da campanha o posto mais próximo de sua casa para serem imunizadas.
A doença
A gripe A é uma doença respiratória aguda e é diferente de uma gripe comum, por ser causada por um subtipo distinto do vírus influenza, H1N1. A doença é transmitida de pessoa a pessoa pelo contato com secreções respiratórias e causa febre alta, dificuldades respiratórias, coriza, dor de garanta, mal-estar e fortes dores no corpo e na cabeça. Mas não é preciso entrar em pânico, existem meios para evitar o contágio e, na maioria dos casos, a doença não é grave.
VACINAÇÃO-GRIPE2016-01
VACINAÇÃO-GRIPE2016-02
VACINAÇÃO-GRIPE2016-03
VACINAÇÃO-GRIPE2016-04
Fotos: André Fotos

Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

terça-feira, 3 de maio de 2016

Justiça de SP envia pedido de prisão de Lula para Moro

lula
Exame.
São Paulo – A Justiça de São Paulo enviou ao juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, um pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com informações de VEJA.com, os autos enviados pela juíza Maria Priscilla Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, acusam o petista de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do imóvel tríplex no Guarujá (SP).
Em março deste ano, a magistrada já tinha decidido encaminhar o processo para o juiz federal. Contudo, só agora os documentos foram enviados para a Vara Federal de Curitiba.
No entendimento da juíza, os crimes são de âmbito federal e podem estar relacionados ao esquema de corrupção na Petrobras.
“O pretendido nestes autos, no que tange às acusações de prática de delitos chamados de ‘lavagem de dinheiro’, é trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR e pelo MPF, pelo que é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação”, afirmou a juíza em sua decisão.
Como o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a nomeação de Lula como ministro-chefe da Casa Civil, ele está sem o direito de foro privilegiado. A partir de agora, está nas mãos de Moro decidir se acata ou não o pedido de prisão do ex-presidente.
Sobre o tríplex
A investigação do Ministério Público Federal (MPF) diz que há evidências de que Lula recebeu valores provenientes do esquema de corrupção na Petrobras por meio de um repasse disfarçado para o imóvel no Guarujá (SP).
Ao menos R$ 1 milhão teria sido repassado pela construtora OAS por meio de reformas e móveis de luxo implantadas na propriedade. Apesar do petista negar a acusação, o MPF apurou que funcionários do apartamento confirmam o envolvimento de Lula e seus parentes com o imóvel.

Governador empossa Eulália Albuquerque na Saúde e Cláudia Santa Rosa na Educação


Secretária de Saúde Eulália Albuquerque Alves
O governador Robinson Faria empossou hoje (03) as novas secretárias da Saúde, Eulália Albuquerque Alves, e da Educação, Cláudia Santa Rosa. No ato de posse, no Centro de Convenções de Natal, Robinson Faria disse que a dinâmica do Governo e da administração pública são desafios de cada dia. “O nosso governo quebra paradigmas, é uma gestão inovadora e ousada”, afirmou.

Robinson Faria enfatizou o perfil técnico das novas auxiliares e reforçou o compromisso da gestão em valorizar cada centavo dos recursos públicos e a sua correta aplicação. “Na Saúde, a correta e eficiente aplicação dos recursos públicos salva vidas. Na Educação, construímos cidadãos conscientes e melhor capacitados para exercer seu papel na sociedade”, afirmou. Ele destacou que mantém os compromissos assumidos ainda quando candidato ao Governo. Para a Educação as principais metas são a redução do analfabetismo, que chega a quase 20% da população do RN e a oferta de uma escola pública de qualidade.

Secretaria Cláudia Santa Rosa

Para a Saúde, o governador ainda destacou a necessidade de recuperação e funcionamento pleno dos Hospitais Regionais, o funcionamento de um Hospital de Trauma em Pau dos Ferros e a instalação de um Centro de Diagnóstico. “Estamos empossando novos gestores, pessoas de perfil técnico e operacional. Peço que trabalhem de portas abertas, que recebam a população, sejam atenciosos às necessidades do nosso povo e que saiam dos gabinetes para ir às ruas, acompanhar de perto o funcionamento das escolas e das unidades de saúde. Vamos escrever uma nova história na administração do Rio Grande do Norte”, concluiu.

A secretária Eulália Albuquerque Alves é cirurgiã e foi diretora de trauma do Hospital Walfredo Gurgel durante 14 anos. Atualmente atua no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.  “Vamos detectar as situações mais agudas e alarmantes. Nosso objetivo é levar à população o melhor serviço de saúde possível, respeitando o SUS e a igualdade, com resultados”, declarou.

A secretaria Cláudia Santa Rosa é professora da rede estadual há 26 anos. Atuou como professora e coordenadora pedagógica.  “Assumo com a missão de fazer a educação melhor em nosso Estado, reverter os índices que nos são desfavoráveis e cuidar melhor da nossa juventude. Vamos acarinhar a escola pública”, declarou.

A solenidade contou com a presença do vice-governador Fábio Dantas, das secretárias do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, Comunicação, Juliska Azevedo, do Turismo, Ruy Pereira, do Procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis, do juiz Jarbas Bezerra, do arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, e dos deputados Disson Lisboa, Galeno Torquato, Gustavo Carvalho, Carlos Augusto Maia e Vivaldo Costa. A vereadora Eleika Bezerra representou a Câmara Municipal de Natal, e o prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, representou a Federação dos Municípios do RN. Também compareceram representantes de classe, de conselhos e colegiados vinculados à saúde e à educação. 

Fotos: Demis Roussos

Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira (04)

titulo
Termina nesta quarta feira (04) o prazo para que eleitores retardatários possam regularizar situação cadastral ou tirar pela primeira vez o título eleitoral. Como de costume, muita gente deixou para última hora e por isso longas filas começam a se formar nos Cartórios Eleitorais de todo Brasil.
É importante destacar que o eleitor que não comparecer ao cartório eleitoral para alistamento, transferência e revisão de título eleitoral não poderá participar das eleições municipais que serão realizadas em outubro próximo. Além disso, o ausente também pode ficar impedido de participar de concurso público, tirar passaporte e realizar matrícula em instituição pública de ensino.

Municípios devem mais de R$ 147 milhões em precatórios, diz TJRN

http://programaregistrando.com.br/wp-content/uploads/2016/05/precatorios.jpg

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte divulgou nesta terça-feira (3) um balanço com as dívidas em precatórios dos municípios potiguares atualizado até o mês de abril. De acordo com os dados, as prefeituras potiguares acumulam uma dívida de R$ 147 milhões oriundas de decisões judiciais.

 A lista traz a dívida do Estado, municípios e demais entidades. Atualmente, são 91 municípios com pendências, totalizando R$ 147.077.521,39. Segundo o juiz Bruno Lacerda, chefe da Divisão de Precatórios, 52 municípios estão em atraso com o pagamento de suas obrigações e estão sendo cobrados, o que causa o bloqueio e sequestro de valores para regularizar a inadimplência.

O Governo do RN tem uma dívida total de R$ 386,6 milhões. Na administração indireta, o Idema soma  R$ 24,7 milhões em dívida. As dez prefeituras com maiores débitos em precatórios no estado respondem por um montante de R$ 131 milhões - em janeiro esse valor era de R$ 137 milhões. Natal lidera a lista com R$ 89,7 milhões.

Confira abaixo a lista com os 10 municípios com maiores débitos em precatórios do RN:Natal – R$ 89.799.230,15
João Câmara - R$ 15.572.210,29
Santa Cruz - R$ 8.685.755,50
Caicó – R$ 7.135.574,33
Parnamirim – R$ 2.183.501,19
Jandaíra - R$ 2.140.127,09
Pau dos Ferros - R$ 1.956.176,68
Mossoró – R$ 1.514.343,09
Ruy Barbosa – R$ 1.419.569,89
Assu - R$ 974.146,88
Total– R$ 131.380.635,09

Outras entidades:
Governo do Estado – R$ 386.616.123,81
Idema – R$ 24.791.089,24
INSS – R$ 1.190.433,46
UERN – R$ 525.209,65
SAAE – R$ 104.640,03


Do G1 RN 

Prefeitura de Natal abre concurso para 1.339 vagas na Saúde; salários chegam a R$ 5.062

http://agorarn.com.br/files/uploads/2016/03/concurso-750x500.jpeg

A Prefeitura de Natal lançou nesta terça-feira (3) um edital de concurso público para a Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, são 1.339 vagas e os salários chegam a R$ 5.062. A taxa de inscrição para o nível médio é de R$ 15 e para o ensino superior, R$ 20. As inscrições começam nesta quinta-feira (5) pela internet, através do site CKM Serviços.

Os salários variam de R$ 998,68 a R$ 5.062. São ofertadas 724 vagas para especialistas em saúde, outras 585 para o grupo de nível médio e 30 para o nível superior. Para conferir todas as vagas, salários e carga horária, clique AQUI.

Do total de vagas destinadas a cada cargo, 20% serão ofertadas às pessoas com deficiência. Também são destinadas 20% para negros e pardos. Os candidatos aprovados serão contratados de acordo com as necessidades do município.

A prova terá 40 questões objetivas, divididas em conhecimentos gerais, legislação do sistema único de saúde e conhecimentos específicos.

Do G1 RN

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Whatsapp recorre e app pode voltar à meia noite de hoje

O WhatsApp recorreu no final na tarde desta segunda-feira (2) da decisão do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), sobre o bloqueio do aplicativo. O escritório de advocacia Trench, Rossi & Watanabe, que representa o WhatsApp, já entrou com um mandado de segurança na Justiça pedindo a suspensão da medida.
De acordo com advogados do escritório, a expectativa é que os serviços do WhatsApp sejam restabelecidos até a meia noite. A empresa sustenta que não dispõe das informações pedidas pela Vara Criminal de Lagarto e que o bloqueio do serviço afeta 100 milhões de brasileiros que usam o serviço.
A companhia já se demonstrara desapontada com a determinação judicial. Para o WhatsApp, a decisão pune 100 milhões de usuários no país.
“Depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros, estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil”, afirmou, em comunicado.
“Esta decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do nosso serviço para se comunicar, administrar os seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que nós não temos”, segue o Whatsapp em nota.
Além da companhia, o presidente da Anatel, João Rezende, também afirmou que o bloqueio foi uma “decisão desproporcional porque acaba punindo todos os usuários”.
Para ele, o “WhatsApp deve cumprir as determinações judiciais dentro das condições técnicas que ele tem. Mas, evidentemente, o bloqueio não é a solução”.
Novo Jornal

Chama olímpica passará pelo Congresso Nacional nesta terça-feira

TOCHA_1A chama olímpica passará pela Cúpula no Congresso Nacional nesta terça-feira (3). A tocha chega ao Brasil por volta das cinco da manhã no Aeroporto Internacional de Brasília. O fogo olímpico percorrerá 105 km no DF, sendo 45 km nas mãos de 143 condutores. O trajeto termina às 20h30 em uma celebração na Esplanada dos Ministérios.

Cantora Rosanah cai no palco após levar choque durante show em BH

Um fã gravava o show e flagrou o momento que a cantora levou o choque.
Segundo ele, a plateia pareceu não entender na hora o que aconteceu.


Cantora Rosanah cai em palco durante show em Belo Horizonte após levar um choque elétrico (Foto: Reprodução/Youtube)Cantora Rosanah cai em palco durante show em Belo Horizonte após levar um choque elétrico (Foto: Reprodução/Youtube)
A cantora Rosanah Fienngo levou um susto durante um show em Belo Horizonte. A apresentação, no último dia 20, terminou com a cantora caindo no palco após levar um choque elétrico. (Veja o vídeo)
O momento foi registrado pelo fã Caio Piastrelli, que acompanhava o show, em uma festa de tema Anos 80. Caio contou ao G1 que o problema aconteceu no fim do show, quando Rosanah terminava de cantar o sucesso “O Amor e o Poder”, já no bis.
“Eu ouvi ela falando que ela tinha levado um choque. Ela disse ‘tomei um choque e estou com dor no braço’”, relembrou Caio. Ele disse ainda que, na hora, pareceu que ninguém na plateia tinha entendido o que tinha acontecido.
Caio falou também que Rosanah, após cair no chão, ficou ainda alguns minutos no local, sendo acudida por pessoas que estavam no palco. “Foi muito rápido, foi um susto mesmo”, disse.
Sobre o vídeo, Caio contou que assista ao show com alguns amigos e resolveu gravar partes dele em vídeo com alta qualidade. Após o acontecido, estes amigos pediram que ele enviasse o vídeo para o grupo. Como o arquivo era pesado para o envio por aplicativos de mensagens, ele postou o vídeo no Youtube e enviou o link.
A reportagem do G1 tentou contato com a casa de shows e com a produção da cantora, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o episódio.

Dupla rouba moto na Serra da Tapuia, é presa em Santa Cruz e veículo é recuperado

Em ação da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), a Polícia Militar prendeu em Santa Cruz um jovem e aprendeu um menor suspeitos de roubar uma moto na comunidade Serra da Tapuia, em Sítio Novo. 
Segundo informações da PM, a dupla assaltou a moto, uma Honda XRE 300 de placa OJZ-0784,  na comunidade rural de Sitio Novo e seguia para um bairro de Santa Cruz, quando passaram pelos policiais que, percebendo atitude estranha, seguiram eles. Próximo ao mercado público, no Centro de Santa Cruz, ambos caíram da moto e foram capturados. 
Foi preso Natanael Brito Barbosa, 19 anos, natural de Natal e acusado de roubos na capital potiguar, e aprendido um menor natural de Santa Cruz. Com a dupla também foi pego um revólver com várias munições intactas.
Ambos estão detidos na Delegacia de Polícia Civil da capital do Trairi para os devidos procedimentos e ficarão a disposição da Justiça. A moto recuperada será entregue a seu dono. 
IMG-20160502-WA0129

Fonte:Blog do Édipo Natan

Planos de saúde perdem 1,3 milhão de clientes em um ano

O segmento mais impactado foi o de planos coletivos empresarias.


Mais de 1,3 milhão de brasileiros deixaram de ter planos de assistência médica entre março do ano passado e março deste ano, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sendo 617 mil somente no primeiro trimestre deste ano. O subsegmento mais impactado foi o de planos coletivos empresarias, devido ao fechamento de vagas formais.
Após perder o emprego no ano passado, a produtora de eventos Erika Freddo, 38 anos, ficou sem ter como pagar o plano de saúde dela e da filha, Larissa, de 15 anos. “O meu plano era pago integralmente pela empresa. Agora, estou empregada novamente, mas não cobre plano e não tenho condições. Não estou tranquila, mas como temos boa saúde, foco na fé”, brincou ela, que nunca utilizou o Sistema Único de Saúde [SUS], mas tem medo de precisar um dia. “Nunca fui, mas se quebrar um pé, por exemplo, não vai ter jeito. Agora, consultas médicas prefiro fazer em clínicas particulares com preços populares, porque tem menos fila”.
Em março deste ano, o setor registrou cerca de 48.824.150 beneficiários em planos de assistência médica e 21.685.783 em planos exclusivamente odontológicos. No trimestre anterior, havia 49.441.541 beneficiários em planos de assistência médica e 21.960.128 em planos de assistência odontológica. Em março, o setor apresentou 1.320 operadoras com registro ativo, sendo 1.125 com beneficiários. Em 2015, os planos de saúde médico-hospitalares perderam 766 mil usuários em 2015, uma diminuição de 1,5%.
Apesar do cenário de evasão dos beneficiários de seguros e planos de saúde privados, a expectativa da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa as operadoras de planos e seguros de saúde, é que antes do fim de 2016, o setor de Saúde Suplementar recupere as perdas de beneficiários.
“Esse bem de consumo sempre foi altamente valorizado tanto pelos trabalhadores, que usufruem um serviço essencial, quanto empregadores, por ser um benefício importante para a retenção de talentos e o aumento da produtividade. Mas, apesar do panorama atual, há forte expectativa quanto à recuperação da economia ainda ao longo deste ano, o que certamente reverterá essa queda na adesão aos planos”, diz Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidenta da FenaSaúde.
Esses e outros dados estão na nova ferramenta da ANS, que permite o acesso a informações relacionadas à saúde suplementar, de forma interativa.
Flávia Villela, Agência Brasil

ANS amplia consulta a dados dos planos de saúde

A Sala de Situação é um painel interativo que apresenta uma visão global e um panorama individualizado das operadoras de planos de saúde.


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) colocou no ar em seu portal na internet uma ferramenta para consulta aos dados dos planos de saúde. A Sala de Situação é um painel interativo que apresenta uma visão global e um panorama individualizado das operadoras de planos de saúde.
“Com isso, consumidores, atores do mercado, gestores e demais interessados em obter informações relacionadas à saúde suplementar ganham um instrumento mais completo e de fácil acesso, que permite consultas a dados atualizados mensalmente pela ANS”, informou a agência.
A Sala de Situação possui recursos visuais – mapas e gráficos – que possibilitam melhor avaliação e comparação dos dados disponibilizados.
Paula Laboissière, Agência Brasil

DEM acusa governo de desviar servidores para apoiar base contra o impeachment

Senador acusou uma assessora da Advocacia-Geral da União de desvio de função em horário de trabalho.


Na fase de arguição dos especialistas que apresentaram elementos favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (2), a temperatura subiu na Comissão Especial do Impeachment no Senado com uma questão de ordem, colocada pelo líder do Democratas na Casa, senador Ronaldo Caiado (GO).
Ele acusou uma assessora da Advocacia-Geral da União (AGU) de desvio de função em horário de trabalho. Segundo ele, Lilian Barros de Oliveira estaria na comissão prestando assessoria à base do governo, o que avaliou ser "inadmissível".
Além de Lilian, Caiado também citou um servidor do Ministério da Justiça, Gabriel Sampaio, que afirmou estar incorrendo no mesmo erro.
Senadores governistas reagiram. “Nunca falei com essa pessoa. Era bom saber quem é a pessoa a que vossa excelência se refer”, disse a senadora Gleisi Hoffmann (SC) sobre a servidora da AGU.

Outro petista, Lindbergh Farias (RJ), também negou que parlamentares contrários ao impedimento estivessem recebendo qualquer tipo de auxílio. “ Não conheço nenhuma senhora Lilian que esteja nos assessorando”, afirmou, lembrando que a AGU tem todo direito de acompanhar a discussão.
Sobre a questão de ordem de Ronaldo Caiado, o presidente do colegiado, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), pediu calma e esclareceu que Lilian Oliveira é credenciada pela AGU para participar da reunião com autorização da comissão. “Se alguém verificar que ela está dando informações a qualquer dos senadores, quero ser comunicado”, pediu Lira, ressaltando que, se for constatada ajuda, ela será retirada da comissão.
Com relação a Gabriel Sampaio, Lira disse que trata-se de um assessor legislativo do Ministério da Justiça, que também é autorizado a acompanhar a sessão. O senador apelou por calma e tranquilidade, afirmando que é isso que a população espera dos senadores.
A sessão já dura mais quatro horas e os senadores seguem fazendo perguntas aos especialistas.

Dilma vai renunciar e pedir novas eleições, diz jornal O Globo


dilma
Exame.
A presidente Dilma Rousseff pode enviar ao Congresso nos próximos dias uma proposta de emenda constitucional (PEC) para que novas eleições presidenciais sejam realizadas ainda neste ano. As informações são do jornal O Globo.
Segundo O Globo, a equipe do vice-presidente Michel Temer recebeu a informação de que Dilma estaria preparando um pronunciamento em rádio e TV em que renunciaria ao cargo e pediria ao vice para fazer o mesmo.
O programa seria veiculado na próxima sexta-feira, poucos dias antes do Senado votar se aceita (ou não) analisar o processo contra a presidente.
Na última semana, a oposição rechaçou qualquer possibilidade de realizar novas eleições presidenciais. A justificativa é a de que não há respaldo para novas eleições na Constituição nos casos em que apenas o presidente renuncia.
Próximos passos
A comissão especial que analisa o impeachment no Senado deve ouvir hoje três indicados pela oposição. São eles o procurador do Tribunal de Contas da União (TCU) Júlio Marcelo de Oliveira, o juiz José Maurício Conti e o jurista Fábio Medina Osório.
Na última semana, foram ouvidos os autores do pedido de impeachment e a defesa de Dilma.
Na quarta-feira (04), o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator da comissão, deve entregar seu parecer sobre o caso. O relatório deve ser votado pelo colegiado na próxima sexta-feira (06).
Caso o parecer seja favorável à continuidade do processo, ele será enviado ao plenário do Senado. Por lá, a votação deve acontecer no dia 11 de maio.
Se 41 dos 81 senadores entenderem que a denúncia deve ser aceita, Dilma Rousseff é afastada do cargo por 180 dias e o vice-presidente Michel Temer assume interinamente o cargo.

domingo, 1 de maio de 2016

Com reajuste, benefício médio do Bolsa Família sobe para R$ 176

http://calendariodobolsafamilia.com.br/wp-content/uploads/2015/07/valores-bolsa-familia-2015.jpg

O reajuste de 9% no Bolsa Família, anunciado hoje (1º) pela presidenta Dilma Rousseff, poderá elevar o valor médio pago às famílias beneficiárias do programa para R$ 176, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O anúncio foi feito durante evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo.

Em abril, 13,8 milhões de famílias receberam o Bolsa Família.

De acordo com o ministério, um decreto presidencial reajustará em 6,5% da linha de extrema pobreza do país, fixada atualmente em R$ 77. “A linha da extrema pobreza, instituída no Plano Brasil sem Miséria, garante a complementação da diferença entre esse valor e a renda declarada pela família”.

O mesmo percentual será aplicado “à linha da pobreza, que estabelece o limite de renda de acesso ao benefício do Bolsa Família. Com isso, poderão ter acesso ao benefício famílias com renda de até R$ 164 mensais por pessoa”, informou a pasta.

Benefícios variáveis


O decreto também alcançará os benefícios variáveis pagos pelo Bolsa Família por criança de até 15 anos, gestante ou mães que amamentam. Para estes casos, segundo o MDS, “o valor autorizado passa de R$ 35 para R$ 38”. São pagos até cinco benefícios desse tipo por família. Já o benefício pago a jovens entre 15 e 17 anos passará de R$ 42 para R$ 45 mensais, até o limite de dois benefícios por família.

Em nota, o ministério diz que a medida “dá continuidade ao ciclo de aperfeiçoamento e valorização do Bolsa Família iniciado em 2011, com o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria”. Entre janeiro de 2011 e junho de 2016, o benefício médio do Bolsa Família acumulará aumento de 29% acima da inflação, de acordo com o governo.

Para este ano, a dotação do Bolsa Família é de R$ 28,1 bilhões. Ao anunciar o reajuste no programa, Dilma lembrou que o aumento já estava previsto no Orçamento.

“Quero lembrar que essa proposta não nasceu hoje. Elas estavam previstas quando enviamos o Orçamento em agosto de 2015 para o Congresso. Essa proposta foi aprovada pelo Congresso. Diante do quadro atual, tomamos medidas que garantam a receita para este ano e viabilizar tudo isso sem comprometer o cenário fiscal”, disse.

Da Agência Brasil