segunda-feira, 13 de junho de 2016

Giles Azevedo é nomeado assessor da Casa Civil e continua na equipe de Dilma

Nomeação publicada nesta segunda-feira ocorreu porque o cargo de natureza especial ocupado por Giles foi extinto.


A edição de hoje (13) do Diário Oficial da União traz a nomeação de Giles Azevedo para o cargo de assessor especial da subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República.
Giles assessora a presidente afastada Dima Rousseff desde que ela era ministra de Minas Energia. De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência, a nomeação foi um ajuste e Giles continuará integrando a equipe de Dilma.
De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência, a nomeação publicada nesta segunda-feira ocorreu porque o cargo de natureza especial ocupado por Giles foi extinto, e o assessor continuará trabalhando com Dilma Rousseff até que haja a conclusão do processo de impeachment.
No dia 12 de maio, data da notificação do afastamento da presidente Dilma Rousseff, Giles foi nomeado secretário executivo do gabinete pessoal da Presidente da República. Durante o período em que Dilma esteve na Presidência, Giles ocupou os cargos de chefe de gabinete e de assessor especial.
Yara Aquino, Agência Brasil

STF envia investigações contra Lula para Sérgio Moro

Teori Zavascki também anulou como prova conversa gravada entre Dilma e o ex-presidente.


Adriano Machado/Reuteurs
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, determinou o encaminhamento à primeira instância dos processos nos quais o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é investigado no âmbito da Operação Lava Jato. Com a decisão, os processos relativos ao tríplex no Guarujá e ao sítio em Atibaia, ambos em São Paulo, voltam para a competência do juiz federal Sérgio Moro.
Em decisão proferida nesta segunda-feira (13) na Reclamação 23457, ajuizada pela presidente da República afastada, Dilma Rousseff, o ministro ainda cassou decisões proferidas que determinaram o levantamento do sigilo de conversas interceptadas entre ela e Lula, por usurpação da competência do STF, e reconheceu a nulidade do conteúdo de conversas colhidas após a determinação judicial de interrupção das interceptações telefônicas.
Segundo o ministro, a decisão cassada “está juridicamente comprometida, não só em razão da usurpação de competência, mas também, de maneira ainda mais clara, pelo levantamento de sigilo das conversações telefônicas interceptadas”, mantidas inclusive com a presidente Dilma e com outras autoridades com prerrogativa de foro. “Foi também precoce e, pelo menos parcialmente, equivocada a decisão que adiantou juízo de validade das interceptações, colhidas, em parte importante, sem abrigo judicial, quando já havia determinação de interrupção das escutas”, afirmou.

Sine-RN com 41 vagas de emprego nesta terça-feira com ofertas para Natal, Mossoró e Santa Cruz


O SINE-RN oferece nesta terça-feira (14/06), mais de 41 oportunidades de emprego em Natal, Mossoró e Santa Cruz. Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.
Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Motivo de chacota, projeto de Tomba venceu os críticos e mudou a história de Santa Cruz

Quando falou em construir o santuário de Santa Rita, o então prefeito de Santa Cruz, Tomba Faria, virou motivo de chacota - "projeto mirabolante e sem pé nem cabeça". Muita gente fez tal ataque, inclusive o que assina esse blog. O tempo é sempre senhor da razão e a implantação do projeto mostrou que Tomba estava certo.
O turismo religioso bomba na região do Trairi: Santa Cruz já recebeu quase 2 milhões de visitantes, os leitos de pousadas e hotéis mais do que quadruplicaram. Toda a economia foi aquecida. Ao passar pela cidade recentemente em que iniciei minha vida como docente substituto da UFRN em 2007, voltando da aplicação de sondagens eleitorais, vi que a estátua também é motivo de orgulho para os moradores. Mexeu positivamente com a auto-estima do município.
Se engana quem pensa que político só pensa em obter ganhos materiais. O sonho de todo grande líder é vencer a força da sucessão dos acontecimentos e deixar realizações que eternizem seu nome na história. 
Portanto, não importa se o leitor é católico, protestante, ateu, de esquerda ou de direita. O monumento à Santa representa um divisor de águas. A conclusão do teleférico já em andamento deixará a região ainda mais pujante. um gol de placa.
Fonte: O Potiguar

Governo assina convênio e garante o repasse superior à 4 milhões para Escolas Estaduais


http://www.rnsustentavel.rn.gov.br/smiv2/site/conteudos/img_principal/d5abb385fd523e6d0a3807bc67567fde.jpg

Foi com um auditório repleto de educadores de todas regiões do estado e após os versos do professor cordelista Flávio Dantas, diretor da escola Estadual Manoel Dantas, em Jaçanã, responsável por recitar uma poesia que fala sobre a importância dos investimentos em educação que o governador Robinson Faria lançou a 2a edição do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP).

A solenidade de assinatura do convênio aconteceu na manhã de hoje (8), na Escola de Governo. Além do chefe do Executivo estadual e dos representantes das 128 escolas estaduais beneficiadas, estive presente a titular da pasta da Educação, Cláudia Santa Rosa.

Na ocasião, foi celebrado o repasse de R$ 4.749.000,00 aos Caixas escolares das instituições de ensino contempladas. Os recursos são oriundos da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), através do Projeto RN Sustentável, por meio do acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial.

Em seu discurso o governador destacou o depoimento de um dos alunos beneficiados pela primeira edição do projeto que contou com a participação de 111 escolas e beneficiou mais de 12 mil alunos. “Ouvir o depoimento de um estudante falando em sair da rotina e encontrar novos caminhos para se sentir motivado à estudar, é o papel que queremos e conseguimos com PIP. Inovação de acordo com o perfil de cada escola”.

A secretária da SEEC, Cláudia Santa Rosa falou que é muito bom ver os alunos colocando a mão na massa e em contato com situações práticas de aprendizagem. “A gente fica segura que a iniciativa está chegando a quem tem que chegar, de forma rápida e com possibilidades de êxito porque nasce da escola e das necessidades que a própria instituições enxerga”.

A expectativa é grande entre as instituições beneficiadas. “A expectativa é a melhor possível já que professores e alunos estão muito motivados com esse projeto”, contou a diretora da Escola Estadual Professor Paulo Nobre, em Macaíba, Jaciane Guedes. Na escola está prevista uma horta, plantio de árvores para arborização da quadra e uma minibiblioteca. Todo o aprendizado será multidisciplinar , isso quer dizer que várias disciplinas estarão interligadas no processo de aprendizagem.

“O PIP vai trazer ânimo novo aos nossos alunos e professores”, contou animada a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, em São Paulo do Potengi. Com um projeto voltado para leitura e letramento, a instituição vai trabalhar com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, inclusive com a reativação da sala de leitura. “Vamos poder desenvolver bem mais a leitura a partir do projeto, com isso melhorar e estimular os alunos a ler mais e escrever”, finalizou a coordenadora.


SOBRE O PIP

O Projeto de Inovação Pedagógica, PIP como é conhecido, visa minimizar os problemas de aprendizagem enfrentados pelas escolas, possibilitando a melhoria e fortalecimento da participação docente e discente e a redução da evasão escolar por meio de projetos que viabilizem a resolução de problemas e melhoria do aprendizado através de métodos inovadores. Serão cerca de dez áreas de atuação nos campos de desenvolvimento da leitura e letramento, cultura e arte, comunicação e suas novas mídias, iniciação científica, meio ambiente e sustentabilidade, além de esporte e lazer.

Os projetos contemplados tiveram suas origens após um diagnóstico elaborado pelas escolas, com vista a uma proposição pensada por elas, a partir da identificação de seus problemas e fragilidades pedagógicas. Além disso, algumas características definiram os projetos inovadores selecionados: apresentação de novidade/originalidade em relação às metodologias e às estratégias de ensino; interdisciplinaridade; uso de soluções de situações-problema utilizando-se as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação); e ainda, capacidade de instigar a motivação de professores e alunos, entre outros.

Na primeira etapa do PIP, iniciada em maio de 2015, 111 escolas vinculadas a pasta da Educação foram beneficiadas com recursos de R$ 1.794.678,45 também destinado aos seus Caixas escolares. Nesta segunda fase serão 128 com recursos na ordem dos R$ 4.749.000,00.

Vem aí o Tradicional São João da Comunidade Umbu


A Casa de Cultura Popular, Realizará Mais uma Edição do BARDO PHABIÃO

A Casa de Cultura Popular de Santa Cruz/RN, Palácio - Inharé, realizará na noite da próxima Sexta-Feira (10), mais uma edição do BARDO PHABIÂO, a partir das 19:00 horas, com entrada grátis,serviço de Bar Completo e convida toda população para se fazer presente a este evento tão grandioso que acontece todos os meses naquele estabelecimento Cultural.


Não fiquem de fora, participem.

Zé Lezin Apresentará Show Amanhã em Santa Cruz/RN


RN mantém 113 casos confirmados de microcefalia, diz Sesap

Três municípios com maior número de registros foram Natal, Parnamirim e Ceará-Mirim.


O mais recente boletim divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) revela a notificação de 431 casos de microcefalia, mantendo o quantitativo de 113 confirmados. Foram descartados 63 casos.

Entre os casos notificados, 322 são de nascimentos ocorridos em 2015, 95 são de nascimentos ocorridos até a semana epidemiológica (SE) no 22, terminada em 04/06/2016, quatro foram de nascimentos ocorridos em 2014 e os demais estão entre os abortos e pré-natal. Os três municípios com mais casos confirmados são: Natal (31), Parnamirim (8) e Ceará-Mirim (7).

Os casos notificados estão distribuídos nas oito regiões de saúde do Estado, distribuídos em 85 municípios. Do total de notificações, 255 estão sob investigação, 113 foram confirmados e 63 foram descartados (descartados por apresentar exames normais, por apresentar microcefalia e/ou malformações congênitas por causas não infecciosas ou por não se enquadrar nas definições de casos).

Do total de casos notificados, 4,3% (18/417) evoluíram para óbito após o parto ou durante a gestação (abortamento espontâneo ou natimorto). Segundo a classificação, 33% (6/18) permanecem em investigação e 67% (12/18) foram investigados e confirmados. Dos óbitos confirmados 7 apresentaram resultado de exame de imagem com presença de alterações típicas indicativas de infecção congênita, e 5 foram confirmados por critério clínico-laboratorial - com identificação CIEVS.

Batalhão de Choque recaptura quatro foragidos de Alcaçuz

Detentos foram pegos em um veículo na estrada de Pium na madrugada desta quinta-feira.



Whatsapp/Reprodução
Policiais do BPChoque recapturaram quatro fugitivos de Alcaçuz em uma estrada de terra em Pium.
A Polícia Militar, através do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), recapturou quatro foragidos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz na madrugada desta quinta-feira (9). A fuga aconteceu na noite de ontem (8) quando alguns detentos aproveitaram uma guarita desativada, fizeram um buraco no piso da quadra do Pavilhão 2, e escavaram um novo buraco até ao muro da unidade.

De acordo com o oficial de serviço do BPChoque, tenente Alisson, a prisão aconteceu por volta de 00h30 em uma estrada de terra em Pium, com direção à Parnamirim. “Foram quatro recapturados, a gente estava intensificando o patrulhamento nas proximidades de Pium em direção à Parnamirim e uma viatura avistou um carro”, disse.

O militar explicou que os fugitivos estavam em um Celta, acompanhados de um casal que deu o suporte no transporte dos apenados. “Os quatro detentos e um casal que estava dando apoio foram conduzidos para a Delegacia de Plantão”.

O policial informou ainda que contra o homem e a mulher que davam apoio à fuga foi realizado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Uma contagem de presos será realizada ainda hoje para saber ao certo o total de foragidos.

Diário Oficial publica nomeação de novo presidente do BC

Economista Ilan Goldfajn substitui Alexandre Tombini, que dirigia o Banco Central desde 2011.


Marcelo Camargo/Agência Brasil
Diário Oficial da União publica hoje (9) decreto com a nomeação do novo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, que substitui Alexandre Tombini, que dirigia a instituição desde janeiro de 2011. O presidente interino Michel Temer dará posse a Goldfajn às 17 horas em cerimônia no Palácio do Planalto.
Indicado pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o nome de Goldfajn foi aprovado pelo plenário do Senado Federal no último dia 7, após sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A indicação  recebeu 56 votos favoráveis e 13 contrários, a maior parte deles de senadores de oposição que compunham a base do governo de Dilma Rousseff. Foi registrada uma abstenção. A votação foi secreta.
Na condição de presidente do Banco Central, Goldfajn vai coordenar a política monetária e cambial do país. O economista já foi diretor de Política Econômica do BC entre 2000 e 2003, na gestão de Armínio Fraga. Antes de ser indicado, era economista-chefe do Itaú Unibanco e sócio da instituição.

Gestão do município de Santa Cruz está entre as 20 mais transparentes do RN, revela ranking do MPF


FOTO-PREFEITURAO Ministério Público Federal (MPF) divulgou uma nova classificação dos portais da transparência de estados e municípios brasileiros, conhecido como Ranking da Transparência. No Rio Grande do Norte, desde a divulgação anterior – ocorrida em dezembro -, a nota média melhorou 61%, subindo de 2,90 para 4,68. Das 167 cidades, 120 obtiveram notas melhores, 14 mantiveram a anterior e 33 pioraram suas avaliações.
Em dos municípios destaques no novo ranking foi Santa Cruz. Capital da região Trairi, a gestão do município alcançou nota 8,0 no ranking do Ministério Público federal, ficando entre os 20 municípios mais transparentes do Rio Grande do Norte, e subindo 3.1 pontos em apenas seis meses de difedrença entre os levantamentos.
Isso significa que, o município tem cumprido as determinações do Ministério Público Federal e deixado suas contas e convênios com maior facilidade da população ficar informada, garantindo acesso da população aos dados dos recursos que são aplicados em Santa Cruz, tendo o município práticas corretas em publicizar, garantindo a população uma gestão mais transparente.
O projeto do Ranking dos Portais de Transparência foi lançado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF e avaliou portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados "boas práticas".
A seguir, os 20 municípios mais transparentes do Rio Grande do Norte, segundo ranking do Ministério Público Federal:
santacruz_transparencia2016

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Eitcha! Até o japonês da federal foi preso

japones_federalNewton Ishii foi preso ontem em Curitiba.Ele ganhou fama por acompanhar gente graúda para a carceragem da PF na Lava Lato.
Ishii é réu em ação origina da Operação Sucuri, que investigou entrada de contrabando no país.
A PF não informou o motivo da prisão.
O Antagonista

Parece que acabou o mistério de quem será o pré candidato a vice de Fernanda Costa em Santa Cruz



Já faz alguns meses que alguns nomes vêm sendo cogitados como possíveis pré candidatos a vice na chapa da atual prefeita Fernanda Costa. Um sonho inclusive de muitos políticos santa-cruzenses, uma vez que sair como vice de Fernanda é começar a campanha com enormes possibilidades de vitória.
O mistério em torno de quem será o pré candidato a vice da prefeita Fernanda parece que acabou. É que recentemente o nome do santacru-sense e advogado Dr. Ivanildo Ferreira, ou simplesmente Ivanildinho, ganhou força no grupo da situação e nos bastidores as informações que chegam é que Ivanildinho possívelmente será o pré candidato na chapa 15.
Já existem informações de que Ivanildinho se desincompatibilizou de suas funções como assessor jurídico na prefeitura municipal de Santa Cruz.
Parece que o mistério acabou! 




Fonte de pesquisa: Blog do Erivan Justino

terça-feira, 7 de junho de 2016

RN será vitrine no Programa Sílvio Santos

A equipe do SBT já desembarcou em terras potiguares para iniciar uma série de gravações em lugares pitorescos do nosso Estado. Esta é mais uma das dezenas de matérias veiculadas em TV aberta. O trabalho de captação de espaço em programas junto à TV Record, ao SBT e à Rede TV vem desde o ano passado e já somam mais de 50 matérias com foco em personagens, iguarias e riquezas materiais e imateriais do Estado potiguar.
Desta vez, uma equipe numerosa com mais de 30 técnicos, produtores e atores farão gravações para diversos quadros do Programa Sílvio Santos. Serão seis dias de filmagens em pontos turísticos, como o Cajueiro de Pirangi, a Praia de Pipa, a Praia da Redinha e as dunas de Jenipabu, entre outras locações. Tudo fruto da parceria entre Governo do Estado por meio da Setur RN e Emprotur com recursos do RN Sustentável e produção da RN Vídeos.
“Nosso Estado nunca foi tão divulgado em sua história. E de uma forma diferenciada do que costumamos promover em feiras de turismo, mostrando aspectos mais pitorescos. Não temos apenas sol e mar, mas cultura viva, gastronomia e história. E isso tudo vai ser mostrado em programas de ótima audiência, em canal aberto de televisão. É uma excelente vitrine”, comentou o secretário estadual de turismo, Ruy Gaspar.
Ao todo serão beneficiados 28 municípios apenas neste ano, afora as 36 matérias captadas no ano passado, transmitidas em rede aberta de televisão com as riquezas de outras dezenas de cidades potiguares.
Esta ação também contou com o apoio da ABIH RN, Potiguar Turismo, Ocean Palace Hotel, WhellTour, Marazul, Natal Transfer, DromeDunas, Tábua de Carne Restaurante, Sal e Brasa Restaurante, Marina Badauê, Hotel Pipa Lagoa (Girassóis Lago

Prefeita Fernanda inaugura mais uma obra nesta quinta (09) e entrega à população do Paraíso nova quadra poliesportiva

A gestão da Prefeita Fernanda Costa continua inaugurando obras de seu governo e, nesta quinta-feira (09), entrega à população do bairro Paraíso uma nova quadra poliesportiva. Será mais um espaço que a Prefeitura de Santa Cruz irá disponibilizar para a prática esportiva, gerando saúde e lazer. Trata-se de uma quadra coberta, toda murada, com telas de proteção, iluminação e apta para a prática de várias modalidades esportivas. O equipamento público foi erguido ao lado da Creche CMEI.
A solenidade de inauguração acontece a partir das 19h30 com a presença da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias, além de outras autoridades locais.
FOTO-QUADRA-PARAÍSO-OK
Foto: André Fotos

Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

Moradores de bairro de Barueri ficam isolados após desmoronamento

Bairro Parque Imperial é a única ligação entre Barueri e Osasco, Grande SP.
Postes caíram com asfalto que cedeu e moradores estão sem luz.


Os moradores do Parque Imperial, em Barueri, na Grande São Paulo, passaram a madrugada desta terça-feira (7) isolados e na escuridão.
Com a chuva forte, parte da Rua Chico Mendes cedeu e bloqueou o acesso dos moradores ao bairro por volta das 23h desta segunda (6). A Rua Chico Mendes é o único acesso ao bairro Parque Imperial, divisa de Barueri com Osasco, e passa por cima do trecho Oeste do Rodoanel.
Com o desmoronamento, dois postes caíram no barranco e a Eletropaulo desligou a energia elétrica. Cerca de 30 mil pessoas estão sem luz no local.
Por volta das 6h20, uma faixa da via havia sido liberada e os carros conseguiam passar. No entanto, a via ainda não estava liberada para a passagem de ônibus e os passageiros precisavam caminhar

Resumo de Ocorrências Policiais: De 06/06/16, para, 07/06/2016

A Central de Operações da Polícia Militar - COPOM, de Santa Cruz/RN, divulga um resumo das ocorrências registradas do dia 06/06/2016, na 4ª CIPM.

Santa Cruz (Sede): 01 – Porte ilegal de Arma de fogo. Acusado: Francisco Waldson de Lima Bezerra, 25 anos, preso com um revolver calibre .38 nºG970 com 04 munições intactas.
Barcelona: Sem alteração.
Bom jesus: sem alteração.
Campo Redondo: Sem alteração.
Cel. Ezequiel: Sem alteração.
Jaçanã: Sem alteração.
Japi: Sem alteração.
Lagoa de Velhos: Sem alteração.*
Lajes Pintadas: Sem alteração.
Ruy Barbosa: Sem alteração.
São B. Trairi: Sem alteração.
São P. Potengi: 01 – Homicídio;
Vitima: Josinaldo Severiano da Silva, 31 anos Natural de Boqueirão – PB.
Por volta das 20:40hs dois indivíduos vieram a pé e encapuzados e efetuaram vários disparos de arma de fogo.
São Tomé: Sem alteração.*
São Pedro: Sem alteração.
Senador Eloy de Souza: Sem alteração.
Serra Caiada: Sem alteração.*
Sítio Novo: Sem alteração.
Tangará: 01 – veiculo furtado – KGC 1565  ( recuperado )

ROCAM e GTO Retiram Arma de Fogo das Ruas da Cidade.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Planalto nega pedido de Dilma para viajar em aviões da FAB

Presidente afastada fez solicitação de voo para Campinas, onde participará de um encontro com cientistas.


Lula Marques/Agência PT
Planalto negou pedido de Dilma para usar avião da FAB para uma viagem a Campinas, onde irá participar de um encontro com cientistas.
Após a Casa Civil da Presidência da República recomendar a restrição do uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) pela presidente afastada, Dilma Rousseff, ela teve o primeiro pedido de transporte negado hoje (6) pelo Palácio do Planalto. O pedido negado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) era para uma viagem a Campinas (SP), onde Dilma participa amanhã (7) de um encontro com cientistas.

Na semana passada, a Casa Civil emitiu parecer defendendo que a presidente afastada use aviões da FAB somente nos deslocamentos ente Brasília e Porto Alegre, onde mora sua família. O documento foi elaborado a pedido do próprio GSI e da Secretaria de Administração da Presidência e tem como base a informação de que, enquanto afastada, ela não tem agendas oficiais como chefe de Estado e de Governo.

Procurada pela Agência Brasil, a assessoria de imprensa de Dilma não se manifestou até o momento sobre o assunto. Ao saber da notícia, na última sexta-feira (3), Dilma criticou a decisão e disse que a situação teria que ser resolvida de alguma forma porque ela continuará viajando.

Prefeitura de Santa Cruz antecipa preparativos para desfile de “7 de Setembro” e define tema para este ano

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação e da equipe intersetorial de eventos, realizou na semana passada o primeiro encontro com as escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino de Santa Cruz, com o objetivo de tratar de assuntos relacionados à programação da Semana da Pátria em Santa Cruz e sobre o desfile cívico que comemora a Independência do Brasil.
No encontro, realizado no auditório da Secretaria de Educação, foi apresentado o tema do desfile que será trabalhado por cada instituição em sua apresentação, além do sorteio elegendo o subtema que cada escola terá que desenvolver em seu desfile.
Realizar um desfile temático foi uma das novidades implantadas pela Gestão da Prefeita Fernanda Costa. Depois de trabalhar temas como o “Protagonismo da Mulher na Sociedade”, “Inclusão Social”, este ano o desfile abordará o “Meio Ambiente e Cidadania”.
A Prefeitura de Santa Cruz antecipou os encontros com as escolas e com outras instituições envolvidas no desfile buscando ampliar o tempo de preparação para as apresentações.
REUNIAO-7DESETEMBRO-OK
Foto: André Fotos


Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

Desportistas reconhecem e agradecem ações da gestão da Prefeita Fernanda Costa para o fortalecimento do esporte amador

Desde o início de sua gestão que a Prefeita Fernanda Costa vem tratando o esporte amador como prioridade e como um importante instrumento para combater questões sociais. As ações que a Prefeitura de Santa Cruz vem realizando nesta área ganham o reconhecimento dos desportistas locais e elogios pelo fato da atual gestão ser a que mais investe no fortalecimento do esporte amador. São ações como a promoção de competições, apoio aos atletas do município em competições, construção e reforma de espaços para a prática esportiva.
No último sábado (04) a Prefeitura encerrou a IV edição da Copa Bené de Futsal, uma das competições que integram o calendário esportivo municipal, e a gestão da Prefeita Fernanda foi citada por algumas equipes que, através de faixas, trouxeram mensagens de agradecimento pelo trabalho de resgate a prática esportiva que vem sendo desenvolvido no município. A competição é um bom exemplo. Idealizada pela atual gestão, a Copa Bené bateu recorde de participação esse ano, com 56 equipes e mais de 800 atletas, além de ginásio cheio todos os dias de torcedores,
Uma das mensagens dos desportistas expostas durante as finais da Copa Bené dizia: “Prefeita Fernanda, seus “gols” na administração municipal permite que o nosso esporte amador avance sempre”.
FINAL-COPABENÉ-FAIXAS
 Fotos: André Fotos


Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

Anvisa regulamenta cobertura de testes do vírus Zika por planos de saúde

Resolução foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.


IStock
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial da União regulamenta a cobertura obrigatória e a utilização, por parte de operadoras de planos de saúde, de testes para diagnóstico de infecção pelo vírus Zika.
Passam a fazer parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – de cobertura obrigatória pelos planos – os seguintes testes:
- PCR (técnica que pesquisa no sangue do paciente a presença de material genético do vírus);
- IGM (técnica que detecta anticorpos produzidos na fase aguda da doença);
- IGG (técnica que indica se houve uma infecção mais antiga pelo vírus).
A resolução entra em vigor 30 dias após sua publicação.
Paula Laboissière, Agência Brasil

Resultado do Sisu já está disponível para consulta na internet

Foram ofertadas 56.422 vagas em 65 universidades federais e estaduais e institutos federais.


Allen Ferraz/UFAC
O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre deste ano já está disponível para consulta na página do programa. Para acessar o resultado o estudante precisa do número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e da senha.
O Sisu seleciona candidatos às vagas em universidades federais e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia com base na nota do Enem.
A matrícula dos selecionados deverá ser feita entre os dias 10 e 14 de junho. Quem não conseguiu uma vaga no ensino superior, poderá participar da lista de espera, entre 6 e 17 de junho. Os candidatos na lista começarão a ser convocados a partir do dia 23 de junho.
Nesta edição foram ofertadas 56.422 vagas, em 65 universidades federais e estaduais e institutos federais.
Puderam participar do Sisu os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram 0 na redação.
Yara Aquino, Agência Brasil

Publicado reajuste máximo de 13,57% para planos de saúde

Mudança atinge cerca de 8,3 milhões de usuários do serviço.


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou hoje (6) no Diário Oficial da União a decisão de fixar em até 13,57% o índice de reajuste máximo a ser aplicado a planos de saúde médico-hospitalares individuais/familiares no período compreendido entre maio de 2016 e abril de 2017.
O anúncio do percentual, válido para planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei 9.656/98, foi feito na última sexta-feira (3). A mudança atinge cerca de 8,3 milhões de beneficiários – 17% do total de 48,5 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil.
O índice de reajuste autorizado pela ANS pode ser aplicado somente a partir da data de aniversário de cada contrato (mês em que o contrato foi firmado).
Se o mês de aniversário do contrato é maio ou junho, será permitida cobrança retroativa, conforme a RN 171/2008. Nesses casos, as mensalidades de julho e agosto (se o aniversário do contrato for em maio) ou apenas de julho (se o aniversário do contrato for em junho) serão acrescidas dos valores referentes à cobrança retroativa.
Para os contratos com aniversário entre os meses de julho de 2016 e abril de 2017, não poderá haver cobrança retroativa.
De acordo com a agência, deverão constar claramente no boleto de pagamento o índice de reajuste autorizado, o número do ofício de autorização da agência, nome, código e número de registro do plano, bem como o mês previsto para aplicação do próximo reajuste anual.
É importante destacar que somente as operadoras autorizadas pela ANS podem aplicar reajustes, conforme determina a Resolução Normativa nº 171/2008”, destacou o órgão. Em caso de dúvida, os consumidores podem entrar em contato com a agência por meio do Disque ANS (0800 701 9656) ou pela Central de Atendimento ao Consumidor, na página da ANS.
plano-h

plano2-h

plano3-h
Paula Laboissière, Agência Brasil

PGR afirma ao STF que Henrique Eduardo Alves recebeu recursos do petrolão

Negociação envolveria o deputado afastado Eduardo Cunha e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro.


Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
PGR afirmou ao STF que Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves teriam atuado para obter recursos do Petrolão.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, recebeu recursos desviados da Petrobras em troca de favores para a empreiteira OAS. A informação é da Folha de São Paulo.

Segundo o jornal, uma negociação envolvendo o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro teria atuado para obter dinheiro do esquema desbaratado pela Operação Lava jato para abastecer a campanha de Henrique para o governo do Rio Grande do Norte em 2014.

No despacho de Janot obtido pela Folha, Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves agiram para beneficiar empreiteiras no Congresso para receber doações em troca. No período entre 10 e 23 de outubro de 2014, por exemplo, houve ao menos oito pedidos de recursos para Alves, feitos por Cunha a Pinheiro. Também há cobranças diretas do atual ministro ao empreiteiro.

O ministro do Turismo nega as informações nesse sentido, e tem reiterado que seus recursos de campanha foram devidamente declarados à Justiça Eleitoral.

A denúncia pode abalar a permanência de Henrique Eduardo Alves no Ministério do Turismo. Durante uma entrevista à Folha, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que quem estiver envolvido com a Lava Jato, terá de entregar o cargo. "Na Lava Jato, se aparecer alguém do governo, já se sabe qual a posição do presidente: é que a pessoa deixe a equipe", disse.
Caso o presidente interino Michel Temer decida pela saída do potiguar da pasta, Henrique será o terceiro ministro a deixar o atual governo.

IFRN abre inscrições para vagas em cursos té

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) lança edital de processo seletivo para cursos técnicos subsequentes (Edital 13/2016). O Campus Santa Cruz oferta 36 vagas para o curso de Manutenção e Suporte em Informática  no turno noturno. O curso Técnico Subsequente é um curso profissionalizante ofertado para estudantes que já tenham concluído o ensino médio. Em geral, tem 2 anos de duração.
Os interessados devem se inscrever no período de 6 de junho, a partir das 14 h, a 20 de junho, no portal do candidato. A inscrição exige o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 20, que deve ser feita até o dia 21 de junho, em qualquer agência bancária. Estudantes com renda familiar baixa que comprovem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção do pagamento da taxa no período de 6 a 9 de junho, através do portal do candidato.
O processo seletivo para o curso técnico subsequente é composto por uma prova objetiva de Português e Matemática e uma redação. A avaliação será aplicada no dia 17 de julho, das 8h às 12h. O local será informado através do cartão de inscrição, que deve ser acessado a partir do dia 8 julho, no portal do candidato.

Justiça Federal condena homem de Santa Cruz que compartilhou fotos pornográficas na Internet

74 fotos pornográficas compartilhadas na internet através do peer to peer (p2p) resultaram em condenação para um homem de 27 anos, residente na cidade de Santa Cruz (RN). O Juiz Federal Walter Nunes condenou o rapaz a 4 anos de prisão, pena que foi convertida em prestação de serviço a comunidade por igual período.
Na sentença, o magistrado julgou procedente a acusação de que o réu no período de 28 de maio a 15 de dezembro de 2014 e de 15 de janeiro a 05 de abril de 2015, promoveu o compartilhamento, por meio de rede P2P, de arquivos contendo cenas de pornografia e/ou sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes, além de tê-los mantido armazenados em equipamentos pessoais.
A sentença foi proferida em audiência. O magistrado destacou que está evidenciado que a partir da análise do conteúdo do notebook do acusado, os peritos encontraram arquivos contendo fotos e vídeos com imagens de crianças e/ou adolescentes em situações ou posições eróticas/sexuais. "Esses dados revelam, portanto, que o acusado possuía armazenado em seu notebook pessoal, 6.946 (seis mil, novecentos e quarenta e seis) arquivos contendo fotos e vídeos com imagens de crianças e/ou adolescentes em cenas de pornografia e/ou sexo explícito", destacou o magistrado na sentença. Ele detalhou que, inicialmente, pretendia incluir na sentença, para fins de ilustração, alguma fotos compartilhadas pelo réu. "as imagens são tão impactantes que, de última hora, entendi melhor suprimi-las. As cenas são de uma dramaticidade indizível. São extremamente repugnantes. Alguém que sente prazer com imagens e vídeos dessa natureza só pode estar com sérios problemas comportamentais, de compulsão sexual anormal", observou.
O Juiz Federal Walter Nunes ressaltou ainda: "quem examinar os autos, a fim de ter uma real compreensão do efetivo conteúdo pornográfico, há de acessar as fotos e os vídeos contendo cenas de sexo explícito com crianças. Cabe advertir, desde logo, que devem, antes, se preparar para o impacto que as cenas fortes vão ocasionar, com cenas inimagináveis de sexo oral e anal entre adultos e crianças".
Com informações da Assessoria da Justiça Federal

domingo, 5 de junho de 2016

Em Santa Cruz na Vila de Todos suspeito é preso em flagrante acusado de estupro


Está preso desde o começo deste domingo(05), homem de 25 anos acusado de ter estuprado uma jovem de 21 anos. A prisão ocorreu após uma denúncia, onde a polícia ao chegar ao local "VILA DE TODOS em SANTA CRUZ flagrou o acusado que fugiu deixando a bermuda com seus documentos e uma moto, onde veio a facilitar a identificação do acusado em seguida foi realizada uma busca e a prisão do acusado.

A vítima é uma jovem de 21 anos, onde foi socorrida ao hospital e encaminhada ao itep para os procedimentos legais. O fato ocorreu por volta das 00:40 horas já deste domingo(05).

A  investigação será juntada dos laudos periciais para comprovar a culpa do acusado. A polícia não divulgou a foto e nome do acusado pra não atrapalhar a investigação e preservar a imagem da vítima.

Fonte:Blog do Heriberto Rocha

sábado, 4 de junho de 2016

Rio 2016: Rio Grande do Norte recebe a Tocha Olímpica

São José do Mipibu foi o primeiro município a iniciar o revezamento do símbolo esportivo no Estado.


Frankie Marcone/Nominuto.com
O revezamento da Tocha Olímpica começou no Rio Grande do Norte pela cidade de São José do Mipibu.
A Tocha Olímpica se despediu da Paraíba e chegou ao Rio Grande do Norte na manhã deste sábado (4). No estado potiguar, o revezamento do símbolo do maior evento esportivo do mundo teve início na cidade de São José do Mipibu.

A tocha foi recebida pelo governador em exercício, Fábio Dantas, e pelo prefeito Arlindo Dantas. Mesmo com chuva, o público não deixou de ir às ruas do município para prestigiar o percurso. O primeiro a conduzir a tocha foi o jovem cidadão mipibuense John Lennon Oliveira.

O monumento percorrerá dez pontos da cidade. Três estudantes estudantes do Centro de Educação Rural da Comunidade (CERU), localizado na comunidade de Laranjeiras do Abdias, participam da solenidade. Kauane da Silva Freire, Juliana Inácio da Silva e Raynara Camila Figueredo dos Santos conquistaram o privilégio de ser anfitriãs da Tocha ao serem premiadas no concurso de redação “O Brasil e os Jogos Olímpicos”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

Paralelo ao movimento da Tocha Olímpica, a prefeitura organizou uma vasta programação com artistas da terra. As atrações montam um mosaico representativo da cultura local.

Após o percurso em São José do Mipibu, a Tocha irá para o Cajueiro de Pirangi, na cidade de Parnamirim e em seguida para Natal.