segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Olimpíada terá estacionamento para motorhome em Niterói

As pré-reservas já podem ser realizadas através do e-mail motorhome@neltur.com.br.


Quem for de motorhome para a Rio 2016 deverá estacionar o veículo em Niterói, na avenida Plinio Leite, centro. Motorhome é uma casa com motor, algo meio parecido com um trailer. O local funcionará - de hoje (1º) até 19 de setembro - com check-in das 9h às 22h. As pré- reservas já podem ser realizadas através do e-mail motorhome@neltur.com.br. O estacionamento contará com segurança, área de convivência com bar, posto de informações turísticas e fraldário.

Segundo o diretor de Operações da Empresa Olímpica Municipal, Leonardo Maciel, a decisão de alocar os veículos em Niterói, cidade vizinha do Rio, foi decorrente da falta de vagas na cidade para estacionar de forma confortável os motorhomes.
“Na Copa do Mundo de 2014 usamos o Sambódromo, o Pavilhão de São Cristóvão e o Terreirão do Samba como estacionamento, mas neste ano todos os locais vão ter algum tipo de evento relacionado aos Jogos. O mesmo acontece com as vagas públicas da cidade, que estarão, em sua maioria, tomadas pela operação olímpica”.

Serão cobradas taxas de R$ 25 por noite por pessoa maior de 12 anos, R$ 12 por pernoite de veículo, R$ 15 por abastecimento de água (até 200 litros), R$ 10 por chuveiro e R$ 4 por sanitário. A identificação, o cadastramento e o pagamento das diárias deverão ser feitos no momento do check- in e só será aceito pagamento em real.

Não haverá fornecimento de energia e não será permitido acampamento em barracas ou sacos de dormir na área comum do estacionamento. Os visitantes também não poderão cozinhar fora de seus veículos ou levar animais de estimação.
Douglas Corrêa , Agência Brasil

CNJ: mediação de conflitos com bancos já pode ser feita pela internet

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, as instituições bancárias já aderiram ao sistema, criado em maio deste ano.


A partir desta segunda-feira (1º), casos envolvendo bancos públicos e privados poderão ser incluídos no Sistema de Mediação Digital. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as instituições bancárias já aderiram ao sistema, criado em maio deste ano. A ferramenta tem o objetivo permitir que sejam feitos acordos entre consumidores, instituições e empresas que estão distantes fisicamente, de maneira virtual.
Segundo informações do CNJ o sistema é público e gratuito. Para ter acesso, basta entrar no site do próprio CNJ. Com o Sistema de Mediação, a pessoa que teve algum problema e que ainda não levou o caso para a Justiça pode tentar um acordo com o banco para solucionar o conflito existente.
Para fazer uso da ferramenta, a pessoa precisa entrar no site, buscar o banco com o qual pretende dialogar e relatar o caso. O banco terá 20 dias corridos para responder e o contato com o consumidor pode ser feito tanto pelo sistema quanto por telefone. Caso o conflito não seja solucionado, será feita uma mediação presencial entre as partes. De acordo com o conselho, os maiores bancos já aderiram à iniciativa e caso a instituição procurada pelo consumidor não esteja cadastrada, ao informar o nome do banco no sistema, a instituição será informada e convidada a aderir.
Inicialmente, o CNJ está priorizando as questões que ainda não foram levadas à Justiça e a ideia é que, ainda este ano, as ações que já estão em andamento possam ser solucionadas por meio do Sistema de Mediação Digital.
Michèlle Canes , Agência Brasil

Governo economiza R$ 2,38 bi com correção de falhas na administração pública

Volume foi alcançado por meio das recomendações de controle interno, além da melhoria da qualidade dos serviços públicos.


O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, antiga Controladoria-Geral da União (CGU), divulgou hoje (1º) que as ações de correção de falhas identificadas e de aprimoramento das políticas públicas federais geraram uma economia de R$ 2,38 bilhões em recursos da União, em 2015. O volume foi alcançado por meio das recomendações de controle interno, além da melhoria da qualidade dos serviços públicos.
Entre as ações estão a suspensão de pagamentos continuados indevidos, que resultou na maior economia, mais de R$ 1 bilhão. Os indicadores registram ainda que R$ 428 milhões foram economizados com a redução nos valores de contratos e licitações. O balanço do ministério aponta também que R$ 14 milhões foram poupados com o cancelamento de licitação devido a objeto desnecessário e R$ 46 milhões com a recuperação de valores pagos indevidamente.
Houve, ainda, segundo o ministério, a economia de R$ 6 milhões com a eliminação de desperdícios ou a redução de custos administrativos.
Agência Brasil

65 pessoas foram detidas por envolvimento em atentados no RN

Até o momento foram registradas 69 ocorrências em 23 cidades do Estado.


Divulgação/PM
Até o momento, 65 pessoas foram detidas suspeitas em atentados no Rio Grande do Norte.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) por meio das Polícias Militar e Civil detiveram, na tarde deste segunda-feira (1), em Santa Cruz e São Paulo do Potengi, mais quatro suspeitos de envolvimento em atos de vandalismo no RN.
Em Santa Cruz, José Ronildo Júnior, 69 anos, foi preso portando armas de fogo, cartuchos, munições, chumbo e pólvora em grande quantidade. A Polícia investiga como José Ronildo adquiriu esse material e qual seria a sua finalidade.
Em São Paulo do Potengi, a Polícia Militar conseguiu frustar o que seria mais um ato de vandalismo contra o patrimônio público. No município, os policiais apreenderam um menor e prenderam dois adultos com drogas e gasolina. Na delegacia eles confessaram que iriam incendiar um ônibus da Prefeitura de Santa Maria.
Com mais esses casos, sobe para 65 o número de suspeitos presos e apreendidos envolvidos de alguma forma em atos de vandalismo a transportes e prédios públicos na Região Metropolitana de Natal e no interior.
Ao todo foram verificadas 69 ocorrências, das quais 36 incêndios, 19 tentativas de incêndios, sete disparos contra prédios públicos e proximidades, quatro envolvendo artefatos explosivos e três depredações. Os veículos incendiados (ônibus e micro-ônibus) são 26.
As ocorrências foram registradas em 23 cidades: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Câmara, Jardim de Piranhas, Assu, Tangará, São Gonçalo do Amarante, Touros, Maxaranguape, São Paulo do Potengi, Goianinha, Florânia, São José de Campestre, Canguaretama, Cruzeta e São Vicente.
O boletim produzido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), registra o total de ocorrências de atos criminosos em reação às medidas de retomada do controle do sistema prisional pelo poder público.
Outros suspeitos, conduzidos para averiguação, foram detidos em Monte Alegre, Macaíba, Parnamirim, Parelhas, Santa Cruz, Natal e Currais Novos. Com eles a PM apreendeu motos roubadas, arma e dezenas recipientes de combustíveis. Todos os detidos estão sendo apresentados à Polícia Civil que está realizando os procedimentos necessários para elucidar cada caso.

Cinco líderes de facção são transferidos para Penitenciária Federal em Mossoró

Governo prevê ainda a movimentação de outros 20 detentos para presídios federais.


Célio Duarte
O Governo do Estado realizou nesta segunda-feira (1) a transferência para a Penitenciária Federal de Mossoró de cinco detentos apontados como líderes da facção criminosa Sindicato do Crime do RN, responsável pela série de atentados ocorridos desde a última sexta-feira (29) em diversas cidades.

A movimentação dos apenados foi realizada sob forte escolta, contando com equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os presidiários eram internos da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), cuja instalação de bloqueadores de celular na unidade provocou a represália dos bandidos contra a população.

Segundo o governador Robinson Faria, estão previstas ainda pelo menos 20 transferências de outros presos para presídios federais. A medida faz parte da série de ações adotadas pelo governo no enfrentamento ao crime organizado.

No domingo (31), Robinson solicitou à presidência da República o envio de tropas federais para aumentar a segurança nas ruas. A partir de amanhã, começam a chegar os 1.200 militares - sendo 1000 integrantes do Exército e 200 Fuzileiros Navais - destinados para o Estado.

Bandidos atacam mais duas bases da polícia no Estado

A base da Polícia Militar do bairro Bom Pastor e outra em Macau foram alvos dos criminosos.

56Bandidos atacam mais uma base da polícia. A base da Polícia Militar do bairro Bom Pastor, na zona Oeste, foi alvo de tiros na tarde desta segunda-feira (1º). De acordo com a polícia, três homens armados passaram em um Gol prata e dispararam contra o local.
Dois policiais estavam no local no momento do atentado, mas ninguém ficou ferido. Os criminosos também tentaram incendiar uma base da PM desativada na cidade de Macau na tarde desta segunda.
Durante a entrevista coletiva, realizada no final da manhã de hoje, o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ronaldo Lundgren, detalhou como será a participação dos homens das Forças Armadas – 1000 do Exército e 200 da Marinha – que vão atuar no reforço da segurança do Estado. Os militares da Marinha são do Rio Grande do Norte, enquanto o contingente do Exército virá também da Paraíba e de Pernambuco.
“As ações estão dentro do cronograma previsto, do planejamento que fizemos”, comentou Ronaldo Lundgren, destacando os avanços que as polícias têm alcançado, frustrando atos criminosos e prendendo suspeitos em Natal e no interior. Ao mesmo tempo, ele disse que a Sesed tem registrado a participação efetiva da população, denunciando e colaborando com o trabalho policial.

RN terá primeiro Centro Internacional dos Correios do Nordeste

O governador Robinson Faria ressaltou a logística como o principal critério na escolha do Aeroporto de Natal para sediar o Centro Internacional (Ceint) dos Correios. A definição foi oficializada em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira, 1º, no auditório do terminal potiguar. O hub dos Correios no Rio Grande do Norte será o primeiro do Nordeste e o quarto instalado no Brasil. A previsão é de que as operações comecem no 2º semestre de 2017.

“Fomos escolhidos a partir de critérios técnicos. Se este estudo de logística nos favoreceu, um estudo semelhante deve favorecer também a nossa vitória para o hub da Latan. É uma disputa muito parecida”, destacou o chefe do Executivo. “Natal tem uma posição privilegiada geograficamente”, continuou. Assim como acontece na Latan, a disputa para sediar o hub dos correios foi com Pernambuco e Ceará.

A expectativa é que o hub dos Correios gere mais de 100 empregos diretos e 200 indiretos. Quando estiver em pleno funcionamento, a nova estrutura poderá processar 40 mil encomendas por dia.  

O presidente da Inframerica, Daniel Ketchibachian, revelou a importância da participação do Estado para a conquista do hub. “Isto é resultado de uma parceira que está dando certo. Mesmo num momento ruim, o Estado entendeu que o aeroporto é importante para o crescimento econômico e se empenhou em medidas importantes, como a conclusão dos acessos e a redução do ICMS do querosene de aviação (QAV), por exemplo”, assinalou.

Para o presidente dos Correios, Guilherme Campos, o futuro da instituição caminha para a logística. E neste sentido, escolher o Rio Grande do Norte foi uma decisão bastante acertada. “Nos sentimos muito bem porque vemos que o estado em suas mãos está muito bem conduzido. O senhor é um governador que está enfrentando o que tem que ser enfrentando, sem medo de ameaças. Não é só o resgate da autoridade que está em jogo, mas o resgate da sociedade”, afirmou Campos, fazendo referência à postura do Governo diante dos ataques criminosos recentes.

Mudanças
O hub dos Correios instalado no RN melhorará prazos dos objetos internacionais destinados às regiões Norte e Nordeste e oferecerá aos vendedores de comércio eletrônico internacionais uma condição de acesso ao mercado brasileiro de menor custo e melhor qualidade.


Fotos: Ivanízio Ramos

UFRN abre inscrições para concurso público

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fará concurso para 34 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários são de R$ 2.175,17 e R$ 3.666,54, respectivamente.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.comperve.ufrn.br de 1º a 22 de agosto.
A seleção será feita por meio de prova objetiva, prova discursiva e prova prática (veja o edital)

POSTO DA CAERN FOI ATACADO POR BANDIDOS EM NAZARÉ. VEÍCULOS EM CHAMAS

Ataque criminoso em posto da CAERN no bairro Nazaré, zona oeste da capital.

No local funcionam também o almoxarifado da SESAP e empresa Marquise

O Corpo de Bombeiros confirmou a informação para equipe do Via Certa Natal e várias viaturas do Corpo de Bombeiros deslocada para a ocorrência.


Fonte:Via Certa Natal

Polícia Militar realiza maior apreensão de munição da história de Santa Cruz

prisaomunicao1prisaomunicao2
José Ramildo Junior "Bibi"Parte da munição apreendida
A Polícia Militar de Santa Cruz, em operação comandada pelo Major Válber Moura, fez a maior apreensão de munição já realizada na cidade.
A munição, intacta e material para produzir mais, foi apreendida em um barraco próximo ao mercado público de Santa Cruz. Com a munição, foi preso o senhor José Ramildo Junior, conhecido por Bibi, de 59 anos, natural de Tangará.
De acordo com a Polícia Militar, a munição era vendida, de forma irregular, e abastecia os principais acusados de cometerem crimes em Santa Cruz nos últimos anos. O homem foi autuado em flagrante e está preso no Centro de Detenção Provisória de Santa Cruz (CDP), a disposição da Justiça.
O material apreendido, a que o blog do Édipo Natan teve acesso com exclusividade, foi o seguinte:
  • 145 saquinhos de chumbo
  • 4 munições calibre 22
  • 60 tubos de pólvora de caça
  • 100 caixas de espoleta
  • 19 cartelas de espoleta short plasctc disc
  • 26 duchas de carregar cartuchos de espingarda
  • 92 munições calibre 22
  • 15 unidades de veneno para rato
  • 25 unidades de pólvora misturada
  • 12 caixas de chumbinho calibre 4.5 para espingarda de pressão da marca BULLET
  • 10 caixas de chumbinho calibre 5.5 para espingarda de pressão da marca SNYPER
  • 5 caixas de chumbinho calibre 5.5 para espingarda de pressão da marca RIFLE
  • 5 espoletador, 86 cartuchos calibre 32 carregados
  • 3 caixas de cartuchos calibre 36
  • 4 caixas de cartuchos calibre 32
  • 16 cartuchos calibre 32
  • 10 cartuchos municiados não recarregável calibre 32
  • 2 caixas de chumbinho especial BULLET 5.5 para espingarda de pressão, caixa 100 caixinhas cada uma com 125 chumbinhos,
  • 1 caixas de chumbinho especial BULLET 4.5 para espingarda de pressão, caixa 100 caixinhas cada uma com 125 chumbinhos
  • 1 caixa aberta de chumbinhos com 75 caixinhas
  • R$ 200,00
  • 300 saquinhos de chumbinhos
  • 17 cargueiro ou medidor de pólvora
  • 1 prensa para carregar cartucho
  • 1 saco com diversos saquinhos
  • 70 ouvido para espingarda de soca
  • 15 cartuchos calibre 32
  • 1 espingarda calibre 32
  • 85 cartuchos calibre 36
  • 1 saco de chumbo com 9 quilos
prisaomunicao3
prisaomunicao4
Fonte:Blog do Édipo Natan

Em Currais Novos, incêndio acontecendo agora no prédio do antigo SESI

Veículos que seriam de pessoas que moram próximo ao prédio.
Veículos que seriam de pessoas que moram próximo ao prédio.
Polícia e muitos curiosos no local.
Polícia e muitos curiosos no local.
Prédio do antigo SESI.
Prédio do antigo SESI.
Noite também de susto em Currais Novos. Por volta da meia noite um incêndio foi registrado no prédio do antigo SESI. Lá funciona a secretaria de Obras do município.
Informações extra oficiais dão conta de que pelo menos quatro carros foram incendiados no local e que esses veículos seriam de pessoas que moram próximo ao prédio e pediram para guardar lá por motivo de segurança, já que os donos dos automóveis não têm garagem.
Estamos aguardando mais informações.

Fonte:Blog do Jean Souza

Ônibus voltarão a circular em Natal com escolta policial, garante governo

O governador Robinson Faria confirmou na noite deste domingo, em coletiva de imprensa, a presença de forças policiais para fazer a escolta do transporte público de Natal. Os primeiros veículos devem sair das garagens por volta das 6h30 desta segunda-feira (1º).
A medida foi solicitada pelos rodoviários e pelo sindicato das empresas de transporte.
Nos últimos dois dias, em Natal e diversas outras cidades potiguares, vários veículos foram atacados e incendiados por bandidos.
A medida acontece após o presidente interino, Michel Temer, autorizar o envio de tropas do Exército para ajudar a garantir a segurança da população no Rio Grande do Norte.
São esperados 500 homens da forças armadas nos próximos dias.

Novo Jornal

NATAL: Trator em chamas na Vila de Ponta Negra

Reprodução
Reprodução
Um trator foi incendiado agora a pouco na Vila de Ponta Negra.

Sem mais informações para o momento.

Via Certa Natal

REFORÇO: Chegada da tropa dos Fuzileiros Navais é flagrada na BR-101

A chegada dos fuzileiros navais em Natal foi registrada nesta noite domingo (31).
Ainda não sabemos se é o apoio solicitado pelo governo do RN no combate aos atentados em nossa cidade.
Divulgação
Divulgação
Via Certa Natal

Onda de ataques também chegou a São Vicente

O trator ficou totalmente destruído.
O trator ficou totalmente destruído.
São Vicente também foi prejudicada pela onda de ataques que assusta o Rio Grande do Norte. Na madrugada de hoje (01) um veículo trator foi incendiado. O crime ocorreu por volta das 2h. O trator pertence a Prefeitura Municipal de São Vicente.

UNINDO FORÇAS: Governador reúne deputados e senadores e obtém apoio para o combate ao crime

Reunião na Sesed.
Reunião na Sesed.
O governador Robinson Faria reuniu a bancada de deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte, na noite deste domingo (31), para informar as ações que estão sendo realizadas no enfrentamento à onda de violência deflagrada em reação às medidas de retomada do controle do sistema penitenciário pela administração estadual.
Robinson Faria apresentou aos senadores Fátima Bezerra e Garibaldi Filho e aos deputados federais, Rogério Marinho, Fábio Faria, e ao deputado estadual Jáco Jácome, as medidas tomadas pelo Governo desde a última sexta-feira e pediu o apoio para os pleitos que o Estado está fazendo junto ao Governo Federal como liberação de recursos e fornecimento de equipamentos, inclusive de tecnologia, para combater o crime organizado.
“Peço uma atuação de todos próxima ao Governo. Estamos realizando uma ação para a retomada do controle do sistema prisional. Vamos enfrentar estas reações e devolver a paz à sociedade. De sexta-feira para hoje (domingo), 52 suspeitos foram detidos e foi preso um dos principais suspeitos de chefiar o crime organizado no RN.
Com o apoio integrado do sistema policial do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Itep, agentes penitenciários – inclusive de muitos profissionais que estavam de férias e se apresentaram espontaneamente para trabalhar – estamos atuando fortemente e vamos vencer”, afirmou o governador aos parlamentares, acrescentando que “o momento não é de disputas políticas. Segurança pública é política de estado e a bancada pode nos apoiar muito junto ao Governo Federal para liberar recursos e equipamentos”.
O senador Garibaldi Filho disse que vai apoiar os pleitos do Estado e afirmou que “de sexta-feira para cá começo a sentir que a população passa a confiar nas ações do Governo do Estado para enfrentar a violência”. A senadora Fátima Bezerra destacou “o esforço do Governo do Estado no enfrentamento ao crime organizado” e ressaltou o fato da administração estar trabalhando com a integração entre as forças policiais e buscando a participação dos poderes Judiciário e Legislativo e, ainda, do Ministério Público.
“Afirmo aqui todo o meu apoio em Brasília para o Governo do Estado encaminhar as ações emergenciais que forem necessárias”, enfatizou. O deputado federal Rogério Marinho elogiou as ações do Governo do Estado e reconheceu o trabalho do sistema policial. “O Estado não pode aceitar a chantagem dos criminosos, saio daqui mais tranquilo, mais leve, diante das providências que estão sendo tomadas”.
Para o deputado federal Fábio Faria o trabalho integrado das polícias é fundamental e mostra que o Governo do Estado está atuando de forma correta e eficiente. “Há uma reação às medidas corretivas dentro do sistema prisional, mas o Governo age para proteger a sociedade. E isso merece elogios e o apoio de todos”, afirmou o deputado estadual Jacó Jácome.

Caos na segurança do RN mobiliza pessoas pelas redes sociais no Brasil e no mundo


Segurança foi forçada nas ruas da cidade na tentativa de brecar ações de criminosos.
Os dias de terror que o estado do Rio Grande do Norte vive desde a última sexta-feira (29) com os incessantes ataques de bandidos à veículos e prédios públicos de Natal e cidades do interior fez pessoas do Brasil e de todo o mundo se mobilizarem em grande demonstração de apoio ao povo potiguar.
No Twitter, a hashtag #PrayForNatal (ore por Natal) foi o assunto mais comentado do Brasil durante a madrugada e um dos dez mais citados em todo o mundo na rede social.
Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN (Sesed) já prendeu 52 suspeitos de terem praticado os inúmeros crimes que ocorreram na cidade nos últimos dias.
O governador Robinson Faria solicitou, ainda neste domingo (31), o apoio de tropas nacionais que já começaram a chegar em Natal na madrugada desta segunda-feira (01). Ao todo, 1.200 homens se juntarão aos policiais locais na tentativa de brecar a ação dos vândalos nos próximos dias.
Reprodução Twitter.
Reprodução Twitter.

Suspeitos de ataques em Natal e Parnamirim são detidos pela Segurança Pública na Região Metropolitana

A Polícia Civil prendeu na madrugada desta segunda-feira (1), com o apoio da Polícia Militar, Paulo Robertro Targino Gois, de 18 anos, e apreendeu três adolescentes suspeitos de participação em atos de vandalismo contra transportes e estabelecimentos públicos na Região Metropolitana de Natal.
No bairro Petrópolis, na zona Leste da capital, um adolescente, de 16 anos, foi apreendido suspeito de tentar explodir um estabelecimento público na região. Ele teria utilizado artefatos em um trailer quando foi visualizado por policiais militares que faziam o patrulhamento na área. O adolescente tentou fungir numa motocicleta, mas foi identificado e detido pela Polícia Civil. O material foi periciado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e apreendido.
Em Parnamirim, no bairro Monte Castelo, uma investigação dos órgãos de inteligência resultou na prisão de Paulo Robertro e dois adolescentes. Com eles foram apreendidos um revólver, munições e drogas. Os policiais já confirmaram o envolvimento de um dos adolescentes nos ataques feitos a veículos em Parnamirim. O quatro infratores foram conduzidos à 4ª Delegacia de Polícia Civil (4ª DP) onde foram realizadas atuações de porte ilegal de arma de fogo e uso de munições restritas, tráfico de drogas e organização criminosa.

Presos usam túnel e fogem do CDP da Ribeira

Mais 14 presos conseguiram escapar de unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Na madrugada desta segunda-feira (1º), 14 detentos deixaram o Centro de Detenção Provisória da Ribeira, na zona Leste de Natal. Não há informações sobre o paradeiro de nenhum dos foragidos.
Segundo informações preliminares, os presos usaram um túnel para escapar, deixando uma das celas da unidade e seguindo para a área externa da unidade, na zona Leste de Natal. A direção do Centro de Detenção Provisória está identificando os foragidos e vai repassar à Secretaria de Justiça e Cidadania, que fará a divulgação dos nomes que conseguiram escapar.
Tribuna do Norte

Bandidos tentaram atacar o Quartel do Corpo de Bombeiros em Natal

Divulgação
Divulgação
O quartel do Corpo de Bombeiros em não por pouco não foi atacado nesta madrugada. Um tenente percebeu a ação dos marginais na Avenida Prudente de Morais que estavam em um Grand Siena. Na fuga os marginais deixaram um galão de combustível.

CURRAIS NOVOS: PM divulga fotos dos acusados de vandalismo

Policiais Militares da 3ª CIPM em Currais Novos detiveram três jovens suspeitos de atearem fogo em uma carreta que estava estacionada na Avenida Getúlio Vargas, bairro Manoel Salustino. Dois deles foram detidos com uma moto na Avenida Baldômero Chacom, próximo ao veículo. Um popular ligou para 190 e disse que 04 pessoas em duas motocicletas estavam ateando fogo no veículo, rapidamente uma guarnição se deslocou ao local e abordou os dois primeiros suspeitos numa rua próxima. Outra moto com 02 suspeitos conseguiu fugir com o garupa sem camisa e sem capacete com as mesmas características do terceiro acusado que foi detido na Rua Albani Salustino, bairro JK.
Um frasco de refrigerante contendo gasolina foi apreendido próximo à carreta que chegou a pegar fogo, porém populares conseguiram apagar as chamas.
Todos negam participação no vandalismo, apenas um dos acusados tem passagem pela polícia os outros dois aparentemente são trabalhadores. Eles foram identificados como; José Rodrigues da Silva Júnior, 33 anos, Kaliel do Nascimento Barbosa, 19 anos e Jeferson David Dantas dos Santos, 30 Anos.
A Polícia vai investigar se os detidos tem alguma ligação com o incêndio criminoso que destruiu 06 veículos no pátio do antigo SESI, onde hoje funcionam algumas secretarias da prefeitura municipal.
O policiamento segue reforçado por tempo indeterminado em toda área da 3ª CIPM que inclui 10 cidades; Currais Novos, São Vicente, Lagoa Nova, Cerro Corá, Bodó, Acarí, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Santana do Seridó e Equador.
Se você caro leitor vi pessoas em atitude suspeita ligue para a polícia através do 190 que imediatamente enviaremos uma viatura para averiguar.

J. Júnior

Robinson diz que pagamento de servidores começa no dia 5

Governador anunciou que primeiro serão pagos os trabalhadores com menores salários.



Rafael Araújo/Nominuto
O governador Robinson Faria informou que o último dia para pagamento dos servidores irá depender da receita arrecadada.
O governador Robinson Faria anunciou em primeira mão que o pagamento dos salários dos servidores estaduais terá início a partir da próxima sexta-feira (5). Para este mês, o governo modificou a sequência do repasse dos vencimentos, priorizando os funcionários que recebem os menores valores.

“O calendário de pagamento A partir do dia 5 iremos começar a pagar os servidores do nosso Governo. Vamos pagar primeiro os que ganham menos, incluindo os aposentados e inativos que ficaram magoados porque recebiam depois. Vamos pagar primeiro quem ganha menos”, revelou Robinson.

No entanto, o governador ainda não definiu a data para fechar o calendário de pagamento. “Será dia 10, 12, de acordo com nossa receita. Porque o mês de julho foi o pior mês do ano na questão de repasse federal. Mandei o secretário de Planejamento disponibilizar cada centavo das nossas receitas para que a população fiscalize. O importante é a transparência total do nosso governo”, declarou.

Após ameaças de explosões, algumas escolas suspendem aulas nesta segunda em Natal

A Universidade Potiguar confirmou que as aulas serão suspensas em todas as unidades.


Após ameaças de explosões, algumas escolas de natal suspenderam as aulas na manhã desta segunda-feira (1). CEI, Pinguinho de Gente, Ciências Aplicadas, Maristela, Escola Doméstica e Henrique Castriciano acharam prudente cancelar as aulas na manhã de hoje devido os ataques que vêm acontecendo desde sexta-feira (29) em Natal.
De acordo com pais de alunos, o colégio Nossa Senhora das Neves contratou segurança armada para colocar nos portões e não está autorizando a entrada de carros, apenas de alunos.
A Universidade Potiguar (UnP) confirmou em comunicado no seu site oficial, que as aulas serão suspensas em todas as unidades de Natal, assim como o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, que suspendeu as aulas em vários campis.
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura disse que as atividades letivas estão mantidas e serão realizadas dentro da normalidade nesta segunda-feira (1). De acordo com a pasta, apesar dos últimos atentados que ocorrem no Rio Grande do Norte desde a última sexta-feira (29), não há motivos para a interrupção das aulas.
A SEEC ainda informa que o transporte escolar também seguirá com suas atividades normais, sendo mantidas todas as rotas e horários.
Parnamirim
O secretário de Educação do município de Parnamirim, Rildo Cruz, suspendeu as aulas devido à insegurança. Alguns professores que moram na zona Norte estão com medo de dar aula.
Nominuto.com

Ataques a ônibus deixa população sem transporte público neste domingo

Os Sindicato dos Rodoviários e das Empresas de Transporte Urbano exigem escolta de viaturas nos ônibus.


Blog Clicando por Todo Canto
Sintro e Seturn decidiram, durante reunião realizada na noite de ontem, recolher os ônibus às garagens para evitar mais prejuízos.
A população de Natal amanheceu sem transporte público neste domingo. Motivados pelos constantes ataques aos ônibus, na capital e no interior do Estado, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro) e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal (Seturn) decidiram, durante reunião realizada na noite de ontem (30), recolher os ônibus às garagens para evitar mais prejuízos.
A categoria exige escolta de viaturas nos ônibus. “Os coletivos somente voltarão a transportar os passageiros, após a Polícia Militar do Rio Grande do Norte ter solucionado à questão da insegurança que está ocorrendo diariamente”, disse o Sintro, pedindo a compreensão de todos diante da insegurança. 
Os sindicatos avaliam quando a frota voltará às ruas. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) atualizou na noite de ontem (30) os dados acerca dos atentados que estão acontecendo no Estado devido a retaliação dos criminosos. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, até às 20h, houve registros de 36 ataques em 11 diferentes cidades do Estado.

Com os ataques acontecendo desde o início da tarde de sexta-feira (29), a polícia já efetuou a prisão de 50 pessoas suspeitas de envolvimento nos atentados. Ainda de acordo com a Sesed, do total de casos, 31 dos registrados foram referentes a ataques com incêndios.

De verde e amarelo, manifestantes anti-Dilma protestam na Avenida Paulista

Movimento Vem pra Rua, organizador do evento, e a Polícia Militar não divulgaram estimativas sobre o número de participantes.


Manifestantes se reúnem desde as 14h na Avenida Paulista para pedir o afastamento definitivo da presidenta Dilma Rousseff.
O Movimento Vem pra Rua, organizador do evento, e a Polícia Militar não divulgaram estimativas sobre o número de participantes. A corporação informou apenas que mais de mil policiais, 225 viaturas e uma aeronave integram o esquema de segurança do evento da Paulista e do ato pró-Dilma que ocorre no Largo do Batata.
A manifestação favorável ao impeachment ocorre após o Movimento Brasil Livre ter optado por organizar outro protesto em uma data mais próxima do julgamento do impeachment no Senado, o que deve ocorrer no fim de agosto.
Ao longo da Paulista, em pelo menos cinco caminhões de som, representantes dos movimentos pró-impeachment discursavam com palavras de ordem como “Fora PT”, “Não vai ter golpe, vai ter impeachment” e frases de apoio ao juiz federal Sérgio Moro e à operação Lava-Jato. Um boneco gigante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido de presidiário, batizado de Pixuleco, e um de um militar, em referência ao Exército e ao retorno da ditadura militar no país, foram inflados.
O aposentado Paulo Alves, era um dos manifestantes que defendem a volta da ditadura. “Do jeito que está o nosso país, só a ditadura vai resolver. Mesmo sem liberdade, eu vivi na ditadura e não tinha corrupção, desemprego”, disse.
O radialista Rodrigo Assef protestou carregando um boneco em formato de mosquito e o rosto da presidenta afastada. “Estou protestando contra essa pouca-vergonha que virou a política no Brasil. A Dilma ainda não saiu, protestamos pelo fim da corrupção, para prender o Lula. Para ver se melhora a situação do Brasil, estamos indo para o buraco”, criticou.
Em todo o país, movimentos favoráveis e contrários ao impeachment de Dilma Rousseff promovem manifestações neste domingo.
Agência Brasil

Movimentos populares defendem Dilma e pedem reforma política em São Paulo

Manifestantes começaram a se reunir na zona oeste da capital paulista.


A Frente Povo Sem Medo iniciou hoje (31) à tarde uma manifestação em defesa da presidenta afastada Dilma Rousseff, na capital paulista. Os manifestantes começaram a se reunir às 14h no Largo da Batata, zona oeste da cidade. 
Por volta das 16h15, eles saíram em caminhada, na direção da Praça Panamericana, local próximo à casa do presidente interino Michel Temer, no bairro Alto de Pinheiros.
O tema do ato é “Fora Temer! O povo deve decidir! Defender nossos direitos, radicalizar a democracia!”. Segundo a Frente Povo Sem Medo, que considera o impeachment de Dilma um golpe, “não precisou nem dois meses para que as máscaras caíssem e as razões do golpe fossem expostas em praça pública”, citando a queda de três ministros de Temer em um mês.
Representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que integra a Frente Povo Sem Medo, Guilherme Boulos explicou que o ato tem três frentes: a destituição do presidente interino, a defesa dos direitos sociais e o direito de o povo decidir os rumos do país.
“A primeira é o Fora Temer, porque nós consideramos que esse governo é ilegítimo. [A segunda frente] é também em defesa dos nossos direitos que estão ameaçados com o programa do golpe, programa de regressão social no país, reforma da Previdência, reforma trabalhista, desmonte dos programas sociais, desmonte do SUS [Sistema Único de Saúde]. [A terceira] é que povo deve decidir. Um dos pontos desse ato é que o Congresso não tem autoridade, não tem credibilidade para definir os rumos do país, para definir a saída política para essa crise, então entendemos que o povo deve ser chamado a decidir”, declarou Boulos.
Sobre um eventual plebiscito, Boulos disse que essa seria uma alternativa, não apenas para a questão do impeachment, mas para impulsionar a reforma política. De acordo com integrantes da Frente Povo Sem Medo, uma profunda reforma política é necessária porque o sistema político brasileiro faliu e perdeu qualquer vínculo de representação efetiva com a maior parte da sociedade.
Os movimentos defendem o que chamam de radicalização da democracia, por meio do enfrentamento do poder econômico nas eleições e na construção de mecanismos de maior participação popular na política. Os ativistas reivindicam ainda uma reforma tributária, com taxação de grandes fortunas, no lugar da reforma da Previdência; e as reformas urbana e agrária, em vez da reforma trabalhista. Para eles, essas medidas vão contemplar a maioria do povo brasileiro.
Políticos presentes
Os deputados federais Luiza Erundina e Ivan Valente, do PSOL-SP, compareceram ao ato. “Eu lutei como muitos que aqui estão contra a ditadura militar. Fomos expulsas do Nordeste porque defendíamos a reforma agrária e a democracia”, discursou Erundina do alto do carro de som. Ela chamou a população a ir às ruas defender a democracia e pedir a saída de Temer.
Também presente ao ato, o ex-senador Eduardo Suplicy defendeu a presidenta afastada Dilma Rousseff, dizendo que ela não cometeu crime de responsabilidade. Ele acrescentou que, se estivesse no Senado atualmente, votaria contra o impeachment e aconselhou os atuais senadores a votar contra o afastamento definitivo da presidenta.
Segundo Boulos, 40 mil pessoas participavam do ato às 16h15. No ato, havia bandeiras de diversas entidades, como Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, União da Juventude Socialista, Central Única dos Trabalhadores, União Nacional dos Estudantes, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Em todo o país, movimentos favoráveis e contrários ao impeachment de Dilma Rousseff promovem manifestações neste domingo.

“Presídios eram utilizados como gabinete de trabalho dos presos”, disse Robinson

Governador do RN disse que esses escritórios foram desmontados e que o Estado não vai recuar.


Nominuto.com
Os presídios eram utilizados como gabinetes e escritórios de trabalho para os presos. Afirmação é do governador do Estado, Robinson Faria (PSD), durante entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, no Jornal 96, da 96 FM, na manhã desta segunda-feira (1). O chefe do Executivo destacou que é dos presídios que são ordenados e comandados os ataques a comércios e bancos, por exemplo.
“No momento em que desmontamos esses escritórios é natural que haja retaliação. Essa é uma ação inédita no Rio Grande do Norte, primeira vez que o RN decide enfrentar os criminosos e não vamos recuar. Existe um planejamento que é o enfrentamento. Vamos vencer essa guerra”, disse Robinson Faria.
O governador disse ainda que a instalação de bloqueadores nos presídios vai continuar e o prazo para conclusão é de 90 dias.
Sobre o vídeo gravado pelos criminosos, onde falam que a intenção é atingir o governo e não a população, Robinson disse que eles estão atrapalhando a vida do cidadão a partir do momento em que várias cadeias produtivas são atingidas pelas intimidações, como escolas e comércio.
Ação das polícias
O governador elogiou a ação das polícias no combate aos atos de vandalismo no Estado. Ele destacou a integração da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Justiça e agentes penitenciários nas ações de segurança.
“A polícia vive um momento inédito no Rio Grande do Norte. Muitos policiais que estavam de férias e de folga retornaram espontaneamente ao trabalho, uma demonstração de solidariedade a população”, disse.
Forças Armadas
Segundo Robinson Faria, o governo federal autorizou o apoio do Exército antes mesmo do documento ser formalizado. Serão mil homens do Exército e 200 fuzileiros Navais no reforço às forças policiais do RN.
O plano de ação envolve a concentração do militares do exército no centro comercial do Alecrim, corredores rodoviários, como avenida Bernardo Vieira, além de corredores bancário e na estrada de acesso ao aeroporto. “Fazendo isso a Polícia Militar fica livre para atuar em ações mais pontuais no campo de investigação e manchas criminais”.

Segurança contabiliza 60 pessoas detidas por envolvimento em atos de vandalismo no RN

Ao todo foram verificadas 65 ocorrências, das quais 35 foram incêndios. Os veículos incendiados são 26.


rtA Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) por meio das Polícias Militar e Civil detiveram, na madrugada desta segunda-feira (1), em Currais Novos, Parnamirim e Natal mais seis suspeitos em envolvimento em atos de vandalismo relacionados a transportes e prédios públicos na Região Metropolitana de Natal e no interior. Com essas ações, sobe para 60 o número de suspeitos presos e apreendidos.
Ao todo foram verificadas 65 ocorrências, das quais 35 incêndios, 17 tentativas de incêndios, seis disparos contra prédios públicos e proximidades, três envolvendo artefatos explosivos e três depredações. Os veículos incendiados (ônibus e microônibus) são 26.
As ocorrências foram registradas em 21 cidades: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Câmara, Jardim de Piranhas, Assu, Tangará, São Gonçalo do Amarante, Touros, Maxaranguape, São Paulo do Potengi, Goianinha, Florânia, São José de Campestre e Canguaretama.
O boletim produzido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), registra o total de ocorrências de atos criminosos em reação às medidas de retomada do controle do sistema prisional pelo poder público.
Outros suspeitos, conduzidos para averiguação, foram detidos em Monte Alegre, Macaíba, Parnamirim, Parelhas, Santa Cruz e Natal. Com eles a PM apreendeu motos roubadas, arma e dezenas recipientes de combustíveis. Todos os detidos estão sendo apresentados à Polícia Civil que está realizando os procedimentos necessários para elucidar cada caso.
Nominuto.com

Presídios do RN terão bloqueadores de celular em 90 dias, diz Robinson

Período coincide com a previsão inicial de permanência das tropas federais no Estado.


Rafael Araújo/Nominuto.com
O governador Robinson Faria afirmou que bloqueadores de celular serão instalados em todos os presídios no prazo de 90 dias.
O governador Robinson Faria disse mais uma vez que não irão recuar diante das investidas criminosas ocorridas desde a última sexta-feira (29), organizadas pela facção Sindicato do Crime. De acordo com ele, a instalação de bloqueadores de celulares deverá ocorrer em todos os presídios no prazo de 90 dias.

“Ontem tivemos uma reunião no GGI [Gabinete de Gestão Integrada]i, onde estamos reunidos quase 24h, com a participação do Ministério Público estadual, Judiciário, discutindo exatamente os mecanismos legais para apressar as tratativas da instalação dos bloqueadores nos presídios”, explicou Robinson.

Robinson afirmou que o sistema prisional atualmente tem servido como “local de trabalho” para os detentos. “Presídios eram utilizados como gabinetes de trabalho. Os presos dentro de seus gabinetes ordenavam os crimes. Tráfico de drogas, homicídios, assaltos a bancos”, disse.

Segundo o chefe do Executivo Estadual, todos as unidades prisionais do Estado deverão ter os aparelhos para bloquear sinais telefônicos, independente da reação provocada pelos bandidos. “Prazo de no máximo 90 dias. Independente de qualquer intimidação”, declarou.

Esse período coincide com a previsão inicial de permanência das tropas federais no Rio Grande do Norte. Ao todo, 1.200 homens do Exército e Marinha irão colaborar com a segurança pública no Estado.

“Nós vamos colocar, por exemplo, lugares estratégicos, ostensivos onde vai estar presente o Exército. Garantir o aeroporto, o comércio, turística, ou seja, o Exército vai estar com sua segurança ostensiva para garantir escolas e hospitais. A policia ficara com mais desenvoltura para realizar investigações e prende suspeitos”, explicou.

Para Robinson a medida de enfrentamento aos grupos criminosos com atuação dentro e fora das penitenciárias é fundamental para obter a melhoria na segurança pública. “Tínhamos que passar por isso para poder ter a vitória lá na frente. Porque senão jamais teríamos um padrão de oferecer tranquilidade para população”, declarou.

Morro do Careca e STTU são alvos de atos criminosos neste domingo

Os bandidos jogaram pneus com combustível e atearam fogo na vegetação do morro.


WhatsApp/Divulgação
criminosos jogaram pneus com combustível e atearam fogo na vegetação do Morro do Careca.
Os ataques continuam na Capital Potiguar e noite de domingo deixou a população ainda mais assustada. Criminosos atearam fogo em um dos cartões postais da Cidade, até o Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, foi alvo dos bandidos que ainda colocaram fogo em dois carros e três motos no pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), no bairro da Ribeira, e incendiaram o posto da Polícia Militar do bairro Jardim Petrópolis, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana.
De acordo com Corpo de Bombeiros, o ataque no Morro do Careca foi criminoso. Os criminosos jogaram pneus com combustível e atearam fogo na vegetação do morro. Dois veículos de combate a incêndio foram usados para controlar as chamas.
IncendioSTTU

Ao todo foram verificadas 65 ocorrências, das quais 35 incêndios, 17 tentativas de incêndios, seis disparos contra prédios públicos e proximidades, três envolvendo artefatos explosivos e três depredações. Os veículos incendiados (ônibus e microônibus) são 26.
As ocorrências foram registradas em 21 cidades: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Câmara, Jardim de Piranhas, Assu, Tangará, São Gonçalo do Amarante, Touros, Maxaranguape, São Paulo do Potengi, Goianinha, Florânia, São José de Campestre e Canguaretama.
O boletim produzido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), registra o total de ocorrências de atos criminosos em reação às medidas de retomada do controle do sistema prisional pelo poder público.
Nominuto.com