quarta-feira, 7 de setembro de 2016

07 DE SETEMBRO – DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

O Dia da Independência do Brasil é celebrado em 07 de setembro, dado que foi nesse dia em que, às margens do rio Ipiranga, D. Pedro tornou o país independente.

Fonte:Tv Escola

Independência do Brasil é celebrada em todo dia 07 de setembro. Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou oimperador D. Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva.
De certa forma, a possibilidade de um “Brasil independente” remonta à época davinda da família real para o Brasil em 1808, acontecimento que inaugurou em nosso país o chamado Período Joanino. D. João VI veio com sua corte para o Brasil por ter se recusado a ser conivente com a política do BloqueioContinental, imposta por Napoleão Bonaparte contra o Reino Unido. Como Portugal possuía importantes acordos econômicos com os ingleses, D. João VI achou por bem desobedecer às ordens do imperador francês e abandonar a Península Ibérica, sendo escoltado por navios ingleses até a costa brasileira.
Nessa época, o Brasil foi alçado à condição de Reino Unido, junto a Portugal e Algarves, deixando assim a condição de ser colônia. Muitas das ações empreendidas por D. João VI no Brasil durante o período em que aqui esteve (1808-1821) colaboraram para que o país ganhasse uma relevância que ainda não possuía. Essa relevância tinha dimensões econômicas, políticas e culturais. Entretanto, nos anos que seguiram após o fim da Era Napoleônica (1799-1815), Portugal passou por intensas turbulências políticas. Essa situação exigiu a volta do rei D. João VI com sua corte em 1821.
O rei português deixou no Brasil como seu representante D. Pedro, seu filho, que recebeu o título de príncipe regente. Durante o ano de 1821 e até os primeiros dias do mês de setembro de 1822, as turbulências políticas de Portugal fizeram-se refletir também no Brasil. As assembleias que ocorriam em Lisboa (que contavam também com representantes brasileiros) ganhavam pautas que defendiam o retorno de Portugal como o centro político do referido Reino Unido e, por consequência, a submissão do Brasil à sua posição.
Ao mesmo tempo, em terras brasileiras, o príncipe regente, orientado por representantes das elites políticas locais, promovia uma série de reformas que desagradavam as elites lusitanas. As ações de de D. Pedro mobilizaram a corte portuguesa a pedir a sua volta imediata para Portugal no início de 1822. D. Pedro recusou-se a abandonar o Brasil e, em 09 de janeiro, optou pela sua permanência no país. Esse dia ficou conhecido como Dia do Fico.
As indisposições entre Portugal e Brasil continuaram ao longo do primeiro semestre de 1822. Esse período de intensas discussões e propostas direcionadas à efetivação da independência foi exaustivamente estudado por muitos historiadores, tanto portugueses quanto brasileiros. No Brasil, destacam-se os nomes de Oliveira Lima e Nelson Werneck Sodré. No mês de setembro, as cortes portuguesas deram um ultimato para D. Pedro voltar para Portugal, sob ameaça de ataque militar. O príncipe que estava em viagem ao estado de São Paulo recebeu a notícia e, antecipando uma decisão que já estava quase nas “vias de fato”, declarou o país independente às marges do rio Ipiranga, no dia 07. Esse gesto implicaria a futura organização do país enquanto nação e enquanto império, um projeto que não era fácil de ser conduzido, como acentua o historiador Boris Fausto:
Alcançado em 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, dom Pedro proferiu o chamado Grito do Ipiranga, formalizando a Independência do Brasil. Em 1° de dezembro, como apenas 24 anos, o príncipe, regente era coroado Imperador, recebendo o título de dom Pedro I. O Brasil se tornava independente, com a manutenção da forma monárquica de governo. Mais ainda, o novo país teria no trono um rei português. Este último fato criava uma situação estranha, porque uma figura originária da Metrópole assumia o comando do país. Em todo de dom Pedro I e da questão de sua permanência no trono muitas disputas iriam ocorrer, nos anos seguintes.” [1]
NOTAS
[1] FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013. p 116.

Por Me. Cláudio Fernandes
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
FERNANDES, Cláudio. "07 de Setembro – Dia da Independência do Brasil";Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/7-setembro-dia-independencia-brasil.htm>. Acesso em 07 de setembro de 2016.

Aluga-se Mesas e Cadeiras para Festas e Eventos.


terça-feira, 6 de setembro de 2016

Conheça a cidade do RN que só tem um candidato a prefeito e nove candidatos a vereador para as 9 vagas da Câmara

“Se nenhum candidato morrer até o dia da votação, todos seremos eleitos.” A afirmação é do atual presidente da Câmara Municipal de Lucrécia, Hélio Maia (PR), que, caso realmente não morra até 2 de outubro próximo, será eleito para o seu sétimo mandato de vereador na cidade, que fica a 346 km de Natal.
A certeza da eleição de Hélio Maia se dá porque Lucrécia é a única cidade brasileira que neste ano não terá “disputa” para as cadeiras na Câmara: são nove candidatos para as nove vagas existentes.
Além disso, a cidade é uma das 97 do Brasil que têm um único candidato a prefeito na eleição deste ano. 

Confira reportagem completa do G1-RN, que ganhou destaque nacional, CLICANDO AQUI

Candidatas à prefeitura de Santa Cruz apresentam propostas para empresários locais

encontrosebrae_candidatas1Em evento promovido pelo escritório regional de Santa Cruz do Serviço Nacional de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), as candidatas a prefeita de Santa Cruz, apresentaram suas propostas para os empreendedores locais.
Dra. Fernanda Costa (PMDB) e Gilcelly Adriano (PR) apresentaram suas propostas de governo para melhorar o município, através de parcerias que possam fortalecer o empresariado local, gerando emprego e renda.
Além disso, no encontro as candidatas receberam o Guia do Prefeito Empreendedor, no qual o SEBRAE propõe 10 soluções e 100 ações que possam ser desenvolvidas pela futura gestão, garantindo melhorias para o seguimento, considerado o mais importante para geração de emprego e renda no município.
Após sorteio realizado, a primeira candidata a falar foi Gilcelly Adriano (PR), que destacou propostas que sua gestão pretende desenvolver para os seguimentos indústria, comércio e serviços.
Já a candidata Dra. Fernanda Costa (PMDB) fez um balanço de suas ações como atual gestora do município, elencando diversos trabalhos desenvolvidos em prol do setor empresarial local nos últimos três anos e meio.
encontrosebrae_candidatas2
Fonte:Blog do Édipo Natan

MP Eleitoral obtém condenação do prefeito de Porto do Mangue por compra de voto

Na eleição de 2008, “Titico” prometeu consertar carro de eleitora para ela votar em sua chapa

O Ministério Público Eleitoral, através do procurador Regional Eleitora Kleber Martins, obteve do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) a condenação por unanimidade do prefeito do Município de Porto do Mangue, Francisco Gomes Batista, conhecido como “Titico”, por corrupção eleitoral (Artigo 299 do Código Eleitoral). O então candidato comprou o voto de uma eleitora em troca do conserto do carro dela, nas eleições de 2008.

Em suas alegações finais, o procurador Regional Eleitoral destacou que Francisco Gomes fez a oferta do conserto junto de Jean de Almeida Maia, filho de uma candidata a vereadora. Jean, proprietário de uma oficina, daria a mão de obra do serviço e “Titico” pagaria as peças do veículo de Lucicleide Ferreira da Silva. O fato ocorreu 15 dias antes da votação.

Lucicleide e Jean, que chegaram a ser denunciados, foram beneficiados com a suspensão condicional de seus processos ao auxiliarem nas investigações. Ela confessou que o próprio Jean levou seu veículo, uma picape Corsa, para a oficina e que, já depois de ter sido eleito prefeito, os mecânicos entregaram a “Titico” a lista de peças necessárias. Na ocasião, ele teria dito que “difícil tinha sido ganhar as eleições, mas agora que havia ganho, iria pagar o conserto”.

Para o TRE, “os depoimentos das testemunhas, prestados tanto em Juízo quanto na fase inquisitorial, se harmonizam com as declarações prestadas pela eleitora cooptada, todos no sentido de que o então candidato a Prefeito de Porto do Mangue/RN, nas eleições de 2008, prometeu a prestação de conserto do veículo de eleitora em troca do voto da mesma”.

Francisco Gomes Batista foi condenado a um ano e três meses de reclusão, convertido em duas penas restritivas de direitos: uma de pagamento mensal de um salário mínimo e outra de prestação de uma hora por dia de serviços à comunidade, pelo mesmo tempo estipulado para a pena privativa de liberdade.

A ação tramita na Justiça Eleitoral sob o número 128-05.2013.6.20.0000 e da sentença ainda cabem recursos.



Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 3901 / 9119-9675



MPF denuncia ex-prefeito de Pau dos Ferros por falsidade ideológica e sonegação

Leonardo Rêgo cometeu irregularidades aliado ao advogado Bernardo Vidal, também denunciado por crimes semelhantes no Município de Taboleiro Grande, juntamente com ex-prefeita

O Ministério Público Federal (MPF) em Pau dos Ferros denunciou o ex-prefeito da cidade, Leonardo Nunes Rêgo, e o advogado Bernardo Vidal Domingues dos Santos por falsidade ideológica, uso de documento falso, sonegação de contribuição previdenciária e crimes contra a ordem tributária, cometidos entre fevereiro de 2009 e abril de 2012. O prejuízo aos cofres públicos é superior a R$ 17 milhões. Os dois já são alvo de uma ação por improbidade, aditada pelo MPF, e o advogado responde a outra ação penal por irregularidades semelhantes, cometidas no Município de Taboleiro Grande junto com a ex-prefeita Maria Míriam Pinheiro.

Em Pau dos Ferros, o ex-prefeito contratou sem licitação a empresa Bernardo Vidal Consultoria Ltda. (localizada em Pernambuco) e, juntos, o gestor e o advogado foram responsáveis pela omissão de dados e fornecimento de informações falsas à União, tanto para reduzir os tributos a serem pagos pelo Município, quanto para aumentar os valores a serem ressarcidos, a título de recuperação tributária, tudo ilegalmente. De acordo com o MPF, para encobrir os crimes os denunciados forjaram planilhas para apresentação à Receita Federal e, assim, praticaram falsidade ideológica e uso de documento falso.

“(...) o denunciado Leonardo Rêgo autorizou a realização de tal serviço ciente de que o Município não tinha direito a recuperações nos moldes do que foi executado pelo advogado”, aponta a denúncia, assinada pelo procurador da República Marcos de Jesus. O então gestor, mesmo sabendo que o procedimento era ilegal, e tendo conhecimento de que Bernardo Vidal já era investigado por atos ilícitos em diversos municípios brasileiros, levou à frente o esquema que lesou a União.

As fraudes foram constatadas pela própria Receita Federal, que calculou em R$ 9.155.407,16 os valores a serem glosados porque as informações não condiziam com a realidade, além de aplicar uma multa de R$ 8.006.286,18, em função da inserção de dados falsos, totalizando R$ 17.161.693,34 em prejuízos ao Município e à União, valor esse atualizado até agosto de 2013.

Improbidade - O MPF também aditou uma ação de improbidade administrativa ajuizada inicialmente pelo Município de Pau dos Ferros contra o ex-prefeito, que administrou a cidade de 2005 a 2012. O procurador da República requereu a inclusão, como réus, do advogado Bernardo Vidal e de sua empresa de consultoria.

Para o MPF, que agora compõe o polo ativo do processo, além de Leonardo Rêgo, Bernardo e sua empresa devem responder por atos de improbidade que implicaram prejuízo ao erário e que atentaram contra os princípios da administração pública.

Taboleiro – Quanto à ação penal impetrada pelo MPF contra Bernardo Vidal envolvendo o Município de Taboleiro Grande, a denúncia já foi recebida pela Justiça e inclui também como réus a ex-prefeita Maria Miriam Pinheiro de Paiva Medeiros e o também advogado Paulo Victor Cavalcante Barra. Os três responderão por crimes contra a ordem tributária, sonegação de contribuição previdenciária e crime de responsabilidade.

Em Taboleiro Grande, as irregularidades dizem respeito ao período de junho de 2009 a maio de 2010, e se assemelham à forma encontrada para tentar ludibriar a Receita Federal em Pau dos Ferros. Assim como no caso de Leonardo Rêgo, a prática garantiu ilegalmente à então prefeita mais dinheiro nos cofres para sua administração e, aos advogados, o lucro do contrato, em razão de honorários equivalentes a 20% dos tributos recuperados, valor pago mesmo antes da homologação pela Receita Federal.

“Tal procedimento gerou prejuízo tanto aos cofres federais, como também ao município, que ficou com uma dívida milionária relativa aos valores indevidamente compensados, acrescidos de juros e multas elevados, e pelo pagamento antecipado dos honorários advocatícios”, destaca o MPF.

A Ação Penal relativa a Pau dos Ferros tramita na Justiça Federal sob o número 0800319-05.2016.4.05.8404, a de improbidade sob o número 0800210-25.2015.4.05.8404; a ação penal referente a Taboleiro Grande, por seu turno, assumiu o número 0000086-41.2016.4.05.8404.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 3901 / 9119-9675

Abono salarial do PIS/Pasep de setembro começa a ser pago dia 15

http://www.itacareurgente.com.br/wp-content/uploads/2016/08/pis-pasep-saque.jpg

O abono salarial do PIS/Pasep do calendário 2016/2017, para os nascidos no mês de setembro, começa a ser pago a partir de 15 de setembro. Os saques poderão ser feitos nas agências da Caixa, do Banco do Brasil, de casas lotéricas ou, se estiverem com o cadastro em dia, os trabalhadores poderão receber em conta-corrente a partir de 16 de setembro, informou o Ministério do Trabalho. O PIS é o Programa de Integração Social e o Pasep é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

No total, R$ 14,8 bilhões estão disponíveis dentro do novo calendário, ano-base 2015 e, segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, o governo manterá o esforço para que todos os trabalhadores efetuem o saque, preferencialmente dentro do respectivo mês de pagamento. De acordo com o ministro, o abono é um direito do trabalhador e 22,3 milhões de pessoas deverão receber dentro do novo calendário. Neste ano, recebem o benefício os nascidos entre julho e dezembro. Já os trabalhadores nascidos entre janeiro e junho, receberão no primeiro trimestre de 2017. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento.

O cálculo do valor do abono salarial segue as novas regras definidas por lei. O pagamento será proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base. Ou seja, quem trabalhou durante apenas um mês, receberá o equivalente a 1/12 do salário-mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral, destaca o Ministério do Trabalho.

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários-mínimos mensais, com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2015, e que tenham sido informados corretamente na Relação Anual de Informação Social (Rais). Do exercício 2015/2016, ano-base 2014, 990 mil trabalhadores ainda têm direito a saque. O prazo foi prorrogado até prazo até 30 de dezembro de 2016.


 Agência Brasil

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Quadro oficial de Santa Teresa de Calcutá está em Nova Iorque

Rádio Vaticano (RV) – O retrato oficial de Santa Teresa de Calcutá exposto na Basílica Vaticana durante a canonização no domingo (4/9) é obra do artista norte-americano Chas Fagan.
 
O quadro original foi revelado em 1º de setembro, no Santuário de São João Paulo II, em Washington, nos EUA. A pintura foi comissionada pelos Cavaleiros de Colombo.
Cerca de 1 milhão de santinhos foram distribuídos durante a canonização. Reproduções do retrato também foram doadas às Missionárias da Caridade.
Obras
O artista Chas Fagan retratou todos os presidentes dos EUA assim como uma escultura em bronze de Ronald Reagan exposta no Congresso em Washington.
O quadro de Madre Teresa foi exposto no Museu dos Cavaleiros de Colombo em Connecticut e, desde o dia 2 está na Catedral de São Patrício, em Nova Iorque, onde acontecerá uma missa de ação de graças pela canonização de Madre Teresa em 10 de setembro.
(vatican insider/rb)

SEBRAE promove amanhã encontro com candidatas a prefeita de Santa Cruz


SEBRAE_SCRUZO Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Rio Grande do Norte realiza amanhã um evento denominado "Encontro com os candidatos a prefeito".
Em Natal e nos nove municípios que existem escritório regional da instituição, o SEBARE está convocando os candidatos a prefeito para apresentar suas propostas que possam garantir melhorias para o trabalho das micro e pequenas empresas de cada cidade.
Em Santa Cruz, as duas candidatas a prefeita confirmaram presença. Dra. Fernanda Costa (PMDB) e Gilcelly Adriano (PR) terão 10 minutos para apresentar suas propostas a um público seleto de empresários locais e representantes de algumas instituições convidadas.
O encontro está marcado para às 9h, no mini auditório do SEBRAE Santa Cruz.
Este será o primeiro evento de campanha que reunirá as duas candidatas. O evento começa com uma explanação do gestor regional do SEBRAE, falando sobre a economia de Santa Cruz, e em seguida as candidatas terão o tempo para abordar o assunto.
{BNNER}
Fonte:Blog do Édipo Natan

Hospital Giselda Trigueiro normaliza atendimento de urgência e internações

O atendimento voltou a ser normalizado após o pagamento da Sesap às empresas terceirizadas.


A direção do Hospital Giselda Trigueiro comunica que o atendimento de urgência referenciada e as internações estão normalizados na unidade desde a noite da última sexta-feira (2). Em memorando à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a direção geral do hospital reforça que a população voltou a ser atendida e que os serviços de limpeza, preparo de alimentos, lavanderia e segurança estão voltando aos poucos a ser regularizados.
O atendimento voltou a ser normalizado após o pagamento da Sesap às empresas terceirizadas. O hospital Giselda Trigueiro é referencia em Doenças Infecciosas, Informação Toxicológica e Imunobiológicos Especiais. Os principais serviços oferecidos são: Urgência e Emergência com atendimento 24 horas em Doenças Infecciosas para adultos e crianças, profilaxia anti-rábica, antitetânica e antipeçonhenta.
O Centro de Referencia em Imunobiológicos Especiais (CRIE) e o Centro de Informação Toxicológica (CIT), também funcionam durante as 24 horas, com atendimento a rede pública e privada.  Presta também atendimento ambulatorial especializado em: Infectologia, Doenças de Chagas, Tuberculose, Hepatites, Hanseníase e HIV/AIDS. A unidade também realiza internação em regime de Hospital Dia para pessoas que convivem com HIV/AIDS, bem como serviços de Apoio ao Diagnóstico e tratamento – SADT, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia, Serviço Social e PID.
Nominuto.com

Manifestantes ocupam o Ministério do Planejamento e pedem eleições diretas

Organizadores estimam que cerca de mil pessoas estão participando do protesto.


Treze entidades ligadas ao campo e a trabalhadores rurais ocupam, desde às 4h50 de hoje (5), o prédio do Ministério do Planejamento, em Brasília. Eles pretendem ficar até 7 de Setembro como forma de chamar a atenção para algumas pautas da Jornada de Lutas Unitárias. Pedem também eleições diretas e a renúncia do presidente Michel Temer. 

Segundo os organizadores, há cerca de duas mil pessoas na ocupação e mais manifestantes devem aderir.  “Muita gente daqui de Brasília está vindo aqui dar apoio a nossos pleitos, inclusive fazendo doações de alimentos”, disse integrante da direção do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Maria Kazé, à Agência Brasil.
O Ministério do Planejamento informou, pela assessoria de imprensa, que está buscando manter contato com os manifestantes para que eles desocupem o prédio.
De acordo com o tenente Harley Soares, da Polícia Militar (PM), a ocupação está pacífica, apesar da quebra de uma vidraça no momento em que o prédio foi tomado pelos manifestantes. Há, de acordo com a PM, cerca de 100 pessoas no interior do ministério, e outras 500 nos arredores. “Nossa orientação é a de apenas acompanhar. Já fizemos contato com a Polícia Federal, que é quem tem a atribuição para atuar em prédios públicos federais”, disse o tenente.
Entre as reivindicações, Maria Kazé destaca quatro pontos principais: a defesa da soberania nacional, visando especialmente a proteção ao pré-sal; a não aprovação da lei que flexibilizaria a venda de terras brasileiras a estrangeiros; a manutenção da Previdência Social sem reformas; e o direito a uma alimentação mais saudável e menos industrializada para os brasileiros.
Pré-sal e aposentadoria
“Em relação ao pré-sal, nós sabemos que este é o motivo pelo qual o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff foi articulado, e que empresas que, no passado, se negaram a investir nos estudos que resultaram na descoberta de petróleo no Brasil, estão agora querendo lucrar em cima dele, após os brasileiros [por meio da Petrobras] terem pago pelas pesquisas e pela tecnologia aplicada para o descobrimento do pré-sal. São abutres querendo pegar nossas riquezas para, depois, ir embora”, disse a integrante do MPA.
Maria Kazé criticou, também, a possibilidade de se ampliar a idade mínima para a aposentadoria. “Quem defende isso não sabe o que é o trabalho braçal feito no campo. Tem ministro que já até defendeu a idade mínima de 70 anos para a aposentadoria. Isso é desumano e mostra a mentalidade escravocrata deste governo. A desvinculação do salário mínimo é outro absurdo. Significaria voltarmos ao Funrural, que pagava meio salário mínimo. O seja: querem diminuir o pouco que já temos”.
Alimentação saudável e privatização da saúde
Uma outra reivindicação apresentada pelos manifestantes teria, segundo eles, reflexos positivos para a saúde do brasileiro e resultaria em uma economia nos gastos do governo com o tratamento de doenças.
“As pessoas não estão apenas vivendo mais. Elas estão vivendo mais doentes em consequência do consumo cada vez maior de alimentos industrializados. O que a agricultura familiar oferece e coloca na mesa das pessoas são alimentos mais saudáveis que evitam, no futuro, gastos do Estado com tratamento de doenças. Especialistas e pesquisadores já dizem isso há anos. Aí vemos o atual governo defendendo a privatização da saúde. Querem entregar a saúde aos que lucram com a doença. Isso não faz o menor sentido”, argumentou a diretora do MPA.
Reforma agrária e venda de terras a estrangeiros
Os manifestantes criticam também o projeto de lei -apresentado pela bancada ruralista - que, se aprovado, flexibilizará a venda de terras brasileiras a estrangeiros. “O governo finge que essa não é uma de suas prioridades, mas nós sabemos que é. As terras no Brasil já são extremamente concentradas [nas mãos de quem tem alto poder aquisitivo]. Antes de vendê-las a estrangeiros, o Estado tem de distribuí-las a brasileiros via reforma agrária e via titulação de terras indígenas e quilombolas”.
Segundo o coordenador nacional do Movimento dos Sem Terra (MST), Alexandre Conceição, o principal objetivo da ocupação do Ministério do Planejamento é “contribuir para a luta unitária em defesa da reforma agrária”.
“Cerca de 579 mil assentados tiveram benefícios bloqueados pelo TCU [Tribunal de Contas da União]. O governo está impedindo o acesso a créditos e a benefícios. O que estão tentando fazer é a paralisia total, inclusive orçamentária da reforma agrária, ao mesmo tempo em que se planeja vender terras a estrangeiros”, disse a liderança do MST.
Manifestações pacíficas
Alexandre Conceição garante que os organizadores da ocupação pretendem fazer de forma pacífica as manifestações a favor das Diretas Já e pela renúncia de Temer do cargo de presidente da República.
“Nossa orientação é para que tudo ocorra dentro da normalidade e sem violência. Quem está sendo violento é este governo golpista. Aproveito para deixar claro a todos os cidadãos brasileiros que, caso ocorra algo, podem ter certeza: não terá partido de nós”, disse o coordenador do MST. “Se a polícia vier em paz, não há dúvidas de que nossas manifestações serão pacíficas”, finalizou.
Agência Brasil

Bancários entram em greve a partir desta terça-feira

Paralisação das atividades acontece em todo o território nacional por tempo indeterminado.


Ricardo Júnior / Nominuto
Paralisação começa a partir de amanhã e categoria deve ficar de braços cruzados por tempo indeterminado.
Bancários de todo o país entram em greve nesta terça-feira (6), depois de rejeitar a proposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). As reivindicações incluem reajuste salarial, reposição inflacionária de 5%, antecipação e reajuste na participação dos lucros, aumento do piso salarial, aumento do vale-alimentação, melhores condições de trabalho e plano de carreira. 

A greve, que será realizada em todo o território nacional, terá as condições definidas em assembleia a ser realizada hoje (5) em Brasília.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito, Lourenço Prado, o movimento tem prazo indeterminado e não prejudicará a população. 
“A greve é nacional e com prazo indeterminado, porém os caixas vão continuar funcionando e os correspondentes bancários também funcionam normalmente. A população não será afetada, os clientes especiais poderão ser atendidos conforme acordo com o sindicato. Não queremos trazer prejuízo à população, só vamos reivindicar nossos direitos. “
Prado disse ainda que a proposta apresentada está abaixo da inflação do período, que é de 9,57%. O pedido da categoria é de pelo menos 5% de aumento real. "Nossa reivindicação é de pelo menos 15% de reajuste salarial. O que eles oferecem é 2,8% abaixo da inflação do período", disse.
A proposta da Fenaban, rejeitada pela categoria, é de reajuste de 6,5% (para uma inflação de 9,57%) e abono de R$ 3 mil, que não incide sobre os salários, nem sobre o FGTS, as férias ou o décimo terceiro.

Produção de petróleo cresce 1,2% no primeiro semestre, aponta IBGE

Estado produziu 10,49 milhões de barris nos primeiros seis meses do ano, mas registrou queda na venda de combustíveis.


Reprodução
Apesar do aumento na produção de petróleo, Rio Grande do Norte registrou queda na emissão de gás natural e venda de combustíveis.
A produção de petróleo cresceu 1,2% no Rio Grande do Norte no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Através do Twitter,  analista socioeconômico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do RN, Adelmir Freire revelou que Estado produziu 10,49 milhões de barris de petróleo nos primeiros seis meses de 2016.
Enquanto a produção de petróleo cresceu, a de gás natural caiu em 20,7% neste primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 178 milhões m³. Diante desses dados, o analista revelou que o Estado também teve queda de 12,2% na produção de combustíveis nos seis primeiros meses do ano.
A venda de gasolina registrou redução de (-0,9%), etanol hidratado (-13,3%), diesel (-27,7%), QAV, (-5,8%) e GLP (-0,8%). Ainda de acordo com Adelmir Freire, a produção em milhões de litros ficou em 368,8 (gasolina), diesel (277,7) e etanol hidratado (32,7). 

Léo Pinheiro e mais cinco pessoas prestam depoimento na Operação Greenfield

A Operação Greenfield investiga fraudes e irregularidades na administração em quatro dos maiores fundos de pensão do país.


Seis pessoas foram conduzidas coercitivamente e prestaram depoimento hoje (5) na Superintendência da Polícia Federal (PF), em São Paulo, como parte da Operação Greenfield, deflagrada hoje (5) em oito estados, além do Distrito Federal. No total, foram expedidos 17 mandados de condução coercitiva em São Paulo. Na mesma operação, a PF prendeu um empresário no Rio de Janeiro, mas não revelou a identidade. A Operação Greenfield investiga fraudes e irregularidades na administração em quatro dos maiores fundos de pensão do país: Funcep, Petros, Previ e Postalis.
Entre os que tiveram de prestar esclarecimentos está o ex-presidente da construtora OAS, Léo Pinheiro. Em agosto do ano passado, o empresário foi condenado pelo juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, em um processo da Operação Lava Jato, a 16 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e por pertencer a organização criminosa. Pinheiro ainda é réu em outras duas ações na Operação Lava Jato. Em agosto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) suspendeu a negociação para um possível acordo de delação premiada com o ex-presidente da construtora OAS, Léo Pinheiro.

Os agentes da Polícia Federal cumpriram 44 mandados de busca e apreensão em São Paulo, na Operação Greenfield. Em todo o país, 560 policiais federais, além de 12 inspetores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), quatro procuradores federais da CVM, oito auditores da Previc e sete procuradores da República participam da oepração.
A 10ª Vara Federal de Brasília determinou o cumprimento de 127 mandados, sendo sete de prisão temporária, 106 de busca e apreensão e 34 de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Amazonas, além do Distrito Federal.

Ministério da Educação libera verba de R$ 658 mil para investimentos no RN

Além deste montante, cerca de R$ 3,5 milhões serão destinados a Maternidade Escola Januário Cicco.


Rafael Araújo/Nominuto.com
Diante de corte orçamentário no MEC, ministro destacou esforço para manter projetos e repasse de verbas aos estados.
O Ministro da Educação (MEC) , Mendonça Filho, esteve hoje (5) na Escola de Governo, em Natal, onde foi anunciada a liberação de verba de mais de R$ 4 milhões para o Rio Grande do Norte. Em encontro com o governador do Estado, Robinson Faria (PSD) e outros políticos, se deu o anúncio do repasse de recursos federais.
Na abertura da reunião, foi especificado o valor dos repasses. Segundo as autoridades, 658 mil reais foram disponibilizados para investimentos na educação do Estado, enquanto 3,5 milhões foram liberados para reforma e mobília da Maternidade Escola Januário Cicco.
MIN-H

A liberação de recursos foi anunciada com o início do programa “FNDE Soluções Locais” no Estado. De acordo com o ministro Mendonça Filho, o projeto tem como objetivo disponibilizar recursos para atender a demanda dos municípios do RN e dar agilidade na integração das cidades com o governo federal.
“Eu assumi o MEC no dia 13 de maio e me deparei com um corte de mais de R$ 6 bilhões no orçamento. Isso comprometeria totalmente a execução orçamentária, principalmente o repasse aos Institutos Federais, que teriam dificuldades de pagar salários até o fim do ano. No entanto, diante disso, nós fizemos um esforço e conseguimos liberação de recurso adicional na ordem de R$ 4 bilhões, o que está permitindo a execução de vários projetos como este”, destaca.

Após reuniões com chefes de Estado na China, Temer embarca de volta ao Brasil

Presidente participou de reuniões bilaterais com chefes de Estado do Japão, da Arábia Saudita e da Itália.


Agência Brasil
O presidente Michel Temer já deixou a China e está a caminho do Brasil, onde deverá chegar amanhã (6) às 14h, a tempo de participar da cerimônia do 7 de setembro em Brasília e, caso se confirmem as expectativas, da abertura dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro. Temer embarcou às 7h30 (horário de Brasília).

Em seu último dia em Hangzhou, onde participou da Cúpula do G20 (grupo formado pelas 20 maiores economias mundiais), Temer participou de reuniões bilaterais com chefes de Estado do Japão, da Arábia Saudita e da Itália.
Na visita à China, o presidente fez também comentários sobre as manifestações contra seu governo que vêm ocorrendo no Brasil. Ele mencionou uma situação em que integrantes do governo anterior fizeram críticas às manifestações de julho de 2013.

“Uma coisa é manifestação democrática, que é importantíssima. Em junho de 2013, muitos do governo criticaram aquele movimento. Eu disse: 'não, não devemos criticar', e que eram brasileiros que pediam a eficiência do serviço público e que vão às ruas para se manifestar", lembrou Temer, destacando que aquele movimento "naufragou" por causa dos depredadores.
"Foi isso o que paralisou o movimento, exata e precisamente porque o povo brasileiro não é afeito à depredação. E nem a ordem jurídica admite depredação. Manifestação livre e protesto de natureza doutrinária, política e ideológica é admissível. Porém depredação é delito”, afirmou Temer.
Nos últimos dias, o presidente já havia comentado os protestos que vêm ocorrendo desde que ocorreu oimpeachment da presidenta Dilma Rousseff, classificando-os de "pequenos e depredadores" e que não passavam de um "movimentozinho".

No mês passado, quando esteve no Rio de Janeiro para uma reunião de balanço dos Jogos Olímpicos, o presidente Michel Temer, ainda na condição de interino, antecipou-se ao julgamento de Dilma, então presidenta afastada, e disse que iria à Paralimpíada.
Nas reuniões bilaterais que teve com chefes de Estado, Temer buscou transmitir a eles uma imagem positiva do país, com o intuito atrair investimentos, principalmente para a área de infraestrutura. Para  ampliar o comércio exterior brasileiro, Temer deu destaque especial aos produtos agropecuários do país.
No encontro com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, Temer reiterou o interesse brasileiro em atrair investimentos na área de infraestrutura, mais especificamente portos, aeroportos e ferrovias. Segundo Temer,  o Brasil quer vender mais carnes e frutas para o Japão. Shinzo Abe respondeu que o Japão está “pronto e esperançoso” para cooperar e fazer negócios com o Brasil.
A possibilidade de o Brasil receber investimentos em infraestrutura também foi pauta da reunião que Temer teve com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy. Os dois chefes de Estado manifestaram de forma conjunta apoio ao acordo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Com o vice-primeiro-ministro da Arábia Saudita, príncipe Mohammad bin Salman, Temer falou sobre o interesse brasileiro em aumentar as exportações de produtos agropecuários e de material de defesa. Ficou acertado o envio de uma missão técnica do governo do Brasil àquele país, em data ainda a ser definida.
Já na reunião com o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, acertou-se uma visita de 300 empresários italianos ao Brasil, em data a ser definida. A exemplo dos demais encontros bilaterais, Temer reiterou o interesse do Brasil em atrair investimentos para concessões e desestatizações. Ele manifestou também interesse na venda de aeronaves fabricadas pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

sábado, 3 de setembro de 2016

Candidatura de Genário Filho, o Guerreirinho do PSB, Segue a Todo Vapor

Na noite última Quinta feira 01-09 o Guerreirinho do PSB candidato a vereador Genaro Filho 40.222, realizou várias visita no Bairro do Paraíso ao lado de Cleonildajesus Jesus e Cleoneide Joaquina Da Conceição Alves Joaquina, em seguida, ao lado do seu pai Genário Fernandes uma das maiores lideranças Política da comunidade Bonsucesso e do seu Padrinho  e  amigo  pessoal  Manoel Adelino (grandes colaboradores e incentivadores da sua candidatura) participou de mais uma reunião da atual Prefeita e Candidata a reeleição, Dra. Fernanda Costa Bezerra e Dr. Ivanildo Filho na Vila Rica. Presença do Deputado Estadual Tomba.

O jovem candidato Genário Filho vem se destacando com suas propostas e projetos futuras em todas as reuniões e encontros realizados pela sua coligação, e é forte candidato com grandes chances de ocupar uma cadeira no Legislativo Municipal de Santa Cruz/RN neste ano de 2016.

Um jovem de boa índole, bastante popular, com uma família bem estruturada.

Ele promete ser o começo de uma grande mudança e renovação na câmara dos vereadores, um jovem de muita fé e ação, já vem atuando em diversos trabalhos sociais, por quatro ano foi líder de turma, participou do movimento do grêmio estudantil da Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti, e hoje é presidente da comissão de formatura de sua turma no Curso de Pedagogia; além de ser atual coordenador do terço dos homens da comunidade Bonsucesso, onde reside, (afastado temporariamente por ser pré-candidato). Um jovem bem preparado, que tem em mente grandes projetos e idéias inovadoras, viáveis e que poderão atender aos anseios e necessidades da Zona Rural; inclusive a Comunidade que reside e para toda população Santacruzense.

Desde já quero em nome deste Blog, declarar meu total apoio a sua Candidatura, não só por ele ser meu sobrinho, mais por acreditar que a Câmara Municipal precisa de pessoas novas, novos projetos, de Vereadores que pensem e trabalhem realmente em favor da nossa querida cidade de Santa Cruz/RN; não me desfazendo da capacidade d os nobres e atuais Vereadores.

Quero ainda pedir aos amigos e leitores deste Blog, que ainda não tenho compromisso com nenhum Candidato, que dêem um voto de confiança a este jovem guerreiro, que venceu muitos obstáculos em sua vida e que hoje estar pedindo a cada um, uma oportunidade de mostrar que é capaz e que pode contribuir e muito com os destinos do nosso Município.

No dia 02 de Outubro, vote certo, vamos eleger o Guerreirinho (PSB); Genário Filho 40.222 .

Obrigado a todos e a todas.


At. Andrier Souza (administrador deste Blog).

Fotos:
























Festa da Independência da Comunidade Umbu acontece neste Sábado (03)