segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Emoção marca despedida do jogador Gil em Nova Cruz


sepultamento_gilchapecoense (18)
10/96 
Fotos: Chagas Costa
Cercadas por muita emoção, as cerimonias de despedida do jogador José Gildeixon Clemente de Paiva (Gil), reuniram milhares de pessoas ao longo deste domingo (04) na cidade de Nova Cruz, onde o jogador viveu maior parte de sua vida.
Ao longo do dia, pessoas saíram de suas casas, na zoa urbana ou rural, para se despedir pela última vez do jogador de futebol, muito querido na cidade, pois sempre vinha todo final de ano passar o período de festividades com amigos e familiares.
O corpo da vítima da tragédia da Chapecoense chegou a Nova Cruz por volta das 16h. Escoltado pelas policias Militar e Rodoviária Federal, o corpo de Gil foi primeiro a sua residência, no bairro Alto de Santa Luzia, onde seus pais e familiares mais próximos residiam e onde Gil passou sua infância, jogando futebol com amigos e familiares.
Após passar 15 minutos na residência de familiares, o corpo do jogador seguiu para o Ginásio Giovanna de Azevedo Tavares para ser velado. A primeira hora do velório foi reservada para amigos e familiares e em seguida foi aberto à população. Uma multidão entrou nas dependências do ginásio para se despedir do filho mais ilustre de Nova Cruz.
Após o velório, por volta das 19h15, ainda de domingo, o corpo de Gil seguiu do ginásio municipal para o cemitério público de Nova Cruz, onde foi enterrado sob fortes aplausos de uma multidão que acompanhou as cerimonias.
Em entrevista a Rádio Santa Cruz AM, o prefeito da cidade, Cid Arruda, afirmou que a população tem vivenciado dias de luto. “São dias muito difíceis que a população tem passado, pois estamos fazendo o possível para dar o conforto necessário e o velório serve para se despedir de Gil, vitima de uma tragédia que comoveu todo o mundo”, destacou o chefe do executivo municipal novacruzense.
O bairro em que Gil cresceu, o Alto de Santa Luzia, é conhecido por revelar jogadores para o futebol nacional, com nomes que já jogaram em diversos clubes brasileiros, como Zito, Valdir e Madureira, este último irmão de Gil, e que ajudou o jogador no início de sua carreira.
José Gildeixon Clemente de Paiva começou a jogar profissionalmente pelo Sport Club Santa Cruz, time da capital do Trairi, no ano de 2006. Ele jogou pela Copa RN e enfrentou o ABC e o Potiguar de Parnamirim com a camisa do Tricolor do Trairi.
Fonte: Rádio Santa Cruz AM, por Édipo Natan

Experiência chinesa contra Aids é bem-sucedida, diz especialista

Segundo os dados oficiais, a China possuía cerca de 850 mil pessoas com Aids.


O método da China para combater a Aids foi considerado bem-sucedido, informaram funcionários e especialistas do setor de saúde na semana passada.Segundo os dados oficiais, a China possuía cerca de 850 mil pessoas com Aids, aproximadamente 0,06% da população, até o final de 2015.
O trabalho de prevenção da doença na China tem alcançado resultados significativos. O país impediu basicamente os casos de transmissão pelo sangue por injeções, por meio de uso de drogas, e de mãe para filho, disse Wang Guoqiang, vice-diretor da Comissão Nacional da Saúde e do Planejamento Familiar da China. 
Entre 2010 e 2015, o número de pessoas testadas pelo HIV na China aumentou de 60 milhões para 140 milhões.
Wu Zunyou, chefe do Centro de prevenção e controle da Aids e HIV do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (CCPD), disse que a expansão do número de testes havia descoberto mais pessoas infectadas.
Comparando com 2010, a taxa de mortalidade em 2015 caiu 57% e a taxa de detecção aumentou mais de 68%.
"Os dados e êxitos da China provaram que suas ações são bem-sucedidas, se tornam uma referência para o Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids", disse Wu.
Além disso, afirmou Wu, a China já tomou as medidas efetivas para controlar a transmissão do HIV entre usuários de drogas, e o programa da Organização das Nações Unidas sobre HIV e Aids tem popularizado a experiência da China em outras áreas do mundo. 
"A China pode continuar a expandir sua experiência nos esforços de combate ao HIV e à AIDS para o resto do mundo, especialmente para os países africanos", disse Lyu Fan, funcionário do CCPD.

Investigação do acidente da Chape vai durar 6 meses

Este é o prazo para que as autoridades colombianas concluam as causas da queda do avião.


As autoridades colombianas querem concluir em até seis meses a investigação sobre as causas da queda do avião que transportava a delegação da Chapecoense, entre outros, que culminou com a morte de 71 pessoas na última terça-feira (no horário de Brasília), em Medellín. Um grupo de 20 peritos vai se debruçar sobre os dados de navegação, da caixa preta e depoimentos para apontar as conclusões.

“Precisamos de seis meses, até para respeitar o protocolo de apuração. Vamos ter um grupo de trabalho formado por colombianos brasileiros, bolivianos e também dois britânicos, que são do país onde a aeronave foi fabricada”, disse Alfredo Bocanegra, diretor-geral da Aerocivil da Colômbia.

Segundo Bocanegra, os representantes brasileiros serão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Já os ingleses, são membros do Grupo de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido. A aeronave foi fabricada em 1999. O trabalho cooperativo será liberado pelos colombianos, que na quarta-feira já apresentaram as conclusões preliminares.
As primeiras análises apontaram que, no momento da queda, o avião estava com o tanque de combustível vazio. Essa condição causou a pane elétrica e a interrupção do funcionamento dos motores. Os dois problemas foram relatados pelo piloto, Miguel Quiroga, à torre de controle do aeroporto internacional de Medellín e evidenciados pela ausência de explosão no momento do impacto.

“É necessário um trabalho científico, com a presença de especialistas para determinar o que houve. Ainda é cedo para ter definições”, explicou Bocanegra. O diretor disse ainda ser cedo para explicar os motivos de a aeronave estar sem combustível no momento da queda, na noite de segunda-feira (já madrugada de terça no horário de Brasília).

Custo com abstenções do Enem chega a R$ 236 milhões, diz ministro da Educação

A cada dez candidatos inscritos, três não compareceram às provas, cuja segunda aplicação ocorreu neste fim de semana.



SELO-ENEM-2016-pdestaque_44481O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano registrou um índice de abstenções maior do que o de outras edições. A cada dez candidatos inscritos, três não compareceram às provas, cuja segunda aplicação ocorreu neste fim de semana. O Enem foi aplicado para a maioria dos estudantes em novembro, mas, por causa das ocupações nas escolas, 270 mil pessoas fizeram o exame neste fim de semana.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, apresentou uma conta com base no custo médio de cada prova, de R$ 90 reais. “Significa que o governo federal gastou praticamente R$ 236 milhões que não foram, digamos assim, aproveitados. Além do esforço técnico, profissional e de segurança que poderia, dentro do MEC, ser aplicado para outras áreas”, afirmou.
Mendonça afirmou que o percentual de abstenções, de 30,4%, foi acima da média de anos anteriores. Em 2015, segundo ele, cerca de 28% dos inscritos não compareceram. Ao todo, 6 milhões e cinco mil candidatos inscritos compareceram.

“É algo relevante porque todo o aparato de segurança, provas, é direcionado para 8,6 milhões de pessoas. Se a gente tem 2,6 milhões que não foram, a gente tem um espaço grande que precisa refletir sobre como as pessoas possam estar presentes no dia da prova”, afirmou. Segundo ele, a maioria dos ausentes nem chegou a consultar o seu cartão de inscrição na internet.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 11 pessoas foram eliminadas durante a segunda aplicação do Enem, mas que nenhuma ocorrência grave foi registrada durante as provas. Os motivos da eliminação são descumprimentos do edital, como portar equipamentos eletrônicos, ausentar-se da prova antes do horário permitido e usar material impresso.
O Enem foi aplicado pela primeira vez em 5 e 6 de novembro para 5,8 milhões de inscritos. Para este fim de semana, 277.624 candidatos foram convocados em 165 cidades brasileiras. A maior parte dos alunos teve as provas adiadas por causa das ocupações em escolas e universidades públicas do país no mês de novembro. Para os próximos dias 13 e 14, 55 mil pessoas privadas de liberdade estão inscritas para uma terceira aplicação do exame.
De acordo com a Polícia Federal, nenhuma pessoa foi presa durante as aplicações neste fim de semana, e os suspeitos que eram monitorados antes do Enem não compareceram às provas. Os gabaritos das provas serão divulgados na próxima quarta-feira (7) na página do participante, na internet, e por meio do aplicativo Enem 2016.

PF faz buscas na casa do ministro do TCU e do ex-presidente da Câmara

Vital do Rêgo e deputado Marco Maia são alvos da nova fase da operação Lava Jato.


Arquivo/Agência Brasil
O ministro do TCU, Vital do Rêgo, e o ex-presidente da Câmara, deputado Marco Maia, são investigados na nova fase da Lava Jato, a operação Deflexão.
A Polícia Federal cumpre hoje (5) mandados judiciais em Brasília, na Paraíba e no Rio Grande do Sul em endereços pessoais, funcionais e empresariais relacionados ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PR-RS), e ao ex-senador e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo, relator e presidente, respectivamente, da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, instalada em 2014.

De acordo com a corporação, a chamada Operação Deflexão cumpre nove mandados expedidos pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, referentes ao Inquérito 4.261 instaurado no âmbito da Operação Lava Jato. A ação tem apoio do Ministério Público Federal e da Receita Federal.

“O inquérito apura se parlamentares teriam solicitado a empresários contribuição financeira para que não fossem convocados a prestar depoimento na CPMI. Os executivos afirmam ter repassado valores superiores a R$ 5 milhões para evitar retaliações e contribuir para campanhas eleitorais”, informou a corporação por meio de nota.

O nome da operação faz referência ao verbo defletir, que significa provocar mudança ou alteração no posicionamento normal de algo. Uma alusão, segundo a PF, ao fato de que, mediante propina, empreiteiros investigados passaram à condição de blindados de uma eventual responsabilização.

Lei Seca finaliza Carnatal com 30 condutores presos e 167 autuados

Fiscalização durante os quatro dias de festa resultou ainda na apreensão de 22 veículos.


Divulgação/Detran
Durante a última noite de Carnatal a equipe da Operação Lei Seca fiscalizou 523 condutores.
SELO-CARNATAL-FINALA ação de preservação da vida no trânsito durante o Carnatal encampada pelo Detran por meio da fiscalização sistemática da equipe da Operação Lei Seca foi concluída nesse domingo (4) com mais uma blitz. O saldo das fiscalizações efetivadas durante o período da festa chegou a 167 condutores autuados por embriaguez ao volante e 30 presos por prática de crime de trânsito.
Os policiais da Operação Lei Seca do Detran realizaram aproximadamente 2.700 abordagens a motoristas, alcançando uma média de 675 averiguações durante cada uma das quatro noite do Carnatal. Os números mostram que 22 veículos foram apreendidos e que 47 autos de infração por motivos diversos foram computados.
LeiSecaCarnatal1

O diretor geral do Detran, Marco Medeiros, avaliou positivamente o trabalho de fiscalização apontando para a perspectiva do número de acidentes e vítimas fatais do trânsito preservadas com a trabalho assíduo produzido pela equipe da Operação Lei Seca. “O trabalho foi realizado com competência e com o único e exclusivo objetivo de preservar vidas no trânsito, zelando por condutores e pedestres, e isso foi alcançado inibindo a combinação perigosa de álcool e direção”, falou.
Última noite
Na última noite do Carnatal a blitz da Operação Lei Seca foi montada no cruzamento das Avenidas Prudente de Morais com Miguel Castro, no bairro de Lagoa Nova. A fiscalização flagrou 19 condutores dirigindo sob efeito de álcool. Desse total, cinco foram presos por registrarem a quantidade de álcool por litro de ar expelido igual ou superior a 0,33mg. Ainda foram realizados três autuações por motivos diversos por desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Na avaliação do coordenador da Operação Lei Seca, capitão Isaac Paiva, a última noite do Carnatal foi a mais calma em termos de flagrante de desobediência as leis de trânsito. “Foi o dia mais tranquilo do Carnatal, as pessoas já estavam cientes da realização das blitzen em virtude do intenso trabalho realizado nos dias anteriores”, informou.
Durante a última noite de Carnatal a equipe da Operação Lei Seca fiscalizou 523 condutores.

Bandidos incendeiam ônibus e atiram contra delegacia na região metropolitana

Atentados ocorreram na noite do domingo em Parnamirim e no bairro das Quintas, em Natal.


Reprodução/WhatsApp
Ataques registrados na noite deste domingo, na região metropolitana, podem ter relação com a morte de cinco criminosos em confronto com a polícia.
Dois ataques criminosos foram registrados na noite deste domingo (4) na região Metropolitana. Um ônibus foi incendiado por bandidos na cidade de Parnamirim e em Natal, a 7ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro das Quintas, foi alvo de tiros.

Um vídeo gravado por um dos marginais mostra o momento do ataque ao ônibus da linha J. Nas imagens um grupo armado embosca o transporte coletivo, ordena que os passageiros desçam do veículo e incendeiam o veículo. Houve pânico, mas ninguém ficou ferido. Após a fuga do bando, o motorista conseguiu controlar o fogo.

No vídeo, os bandidos armados fazem alusão ao Sindicato do Crime do RN. Um deles chega a gritar “É o crime. É 18, 14! É o 18, 14!”. Os numerais fazem referência às letras “R” e “N”, sigla da facção criminosa.

TirosvtrPoliciaCivil

Já na 7ª DP, na zona oeste de Natal, bandidos passaram pelo local atirando contra o prédio e uma viatura. Nos dois casos, ninguém foi preso.

A suspeita é que os atentados tenham ocorrido em retaliação à morte de cinco criminosos em confronto com policiais, durante operação da Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deicor) realizada na noite do sábado (3), que desarticulou uma quadrilha acusada de realizar roubos e explosões a agências bancárias.

Na ocasião, foram apreendidos fuzis, pistolas, explosivos, grampos, entre outros equipamentos. A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) realiza uma coletiva na manhã de hoje para explicar sobre a operação da Deicor.
Confira o vídeo:

 Tags: Deicor Polícia Civil Sindicato do Crime
Nominuto.com

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Mercado de trabalho discrimina mulheres, revela pesquisa do IBGE

Mesmo trabalhando mais horas, renda média equivale a 76% do que ganham os homens.


Revista Marie Clarie
As mulheres são responsáveis pelo sustento de quatro em cada dez casas.
O crescimento econômico do Brasil na última década não se refletiu em mais igualdade no mercado de trabalho. Com ou sem crise, as mulheres brasileiras continuam trabalhando mais – cinco horas a mais, em média – e recebendo menos.
A renda das mulheres equivale a 76% da renda dos homens e elas continuam sem as mesmas oportunidades de assumir cargos de chefia ou direção. A dupla jornada também segue afastando muitas mulheres do mercado de trabalho, apesar de elas serem responsáveis pelo sustento de quatro em cada dez casas.
As constatações são da Síntese de Indicadores Sociais - Uma análise das condições de vida da população brasileira, divulgada hoje (2), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa estudou os indicadores entre os anos de 2005 e 2015.
As mulheres tendem a receber menos que os homens porque trabalham seis horas a menos por semana em sua ocupação remunerada. Porém, como dedicam duas vezes mais tempo que eles às atividades domésticas, trabalham, no total, cinco horas a mais que eles. Ao todo, a jornada das mulheres é de 55,1 horas por semana, contra 50,5 horas deles.
De acordo com a pesquisadora do IBGE Cristiane Soares, os homens continuam se esquivando de tarefas da casa, o que se reflete em mais horas na conta delas. "Na década, a jornada masculina com os afazeres domésticos permanece em 10 horas semanais", destacou.
Mesmo trabalhando mais horas, as mulheres têm renda menor, de 76% da remuneração dos homens. Esse número era de 71% em 2005 e reflete o fato de mulheres ganharem menos no emprego e também por não serem escolhidas para cargos de chefia e direção. Dos homens com mais de 25 anos, 6,2% ocupavam essas posições, contra 4,7% das mulheres com a mesma idade. Porém, mesmo nesses cargos, fazendo a mesma coisa, o salário delas era 68% do deles.
Apesar deste cenário, a pesquisa mostra que cresce o número de mulheres chefes de família. Considerando todos os arranjos familiares, elas são a pessoa de referência de 40% das casas. Entre aqueles arranjos formados por casais com filhos, uma em cada quatro casas é sustentada por mulheres. O percentual de homens morando sozinho com filhos é mínimo.
Nem trabalham, nem estudam
Acompanhando a tendência mundial, as mulheres jovens entre 15 e 29 também estão em desvantagem em relação aos homens da mesma idade. No Brasil, boa parte delas interrompe os estudos e para de trabalhar para cuidar da casa. Entre o total de mulheres, 21,1% não trabalha nem estuda, contra 7,8% dos homens.
Em uma década, a situação dos jovens chamados de nem-nem mudou pouco. Em 2005, 20,2% das mulheres estavam nesta situação e 5,4% dos meninos. De acordo com a pesquisa, a hipótese mais provável é que essas meninas estejam cuidando de filhos ou da casa. Em média, 91,6% delas contaram que dedicam 26,3 horas semanais a afazeres domésticos. Os 26,3% homens nem-nem que responderam cuidar de afazeres doméstico dedicam 10,3 horas semanais à atividade.
A especialista do IBGE no tema, Luana Botelho, destaca que a situação não se alterou na década, mesmo quando a situação econômica do país era mais favorável, em 2005."Podemos olhar a série histórica que a situação não se altera com a economia. O fato de ter mais ou menos emprego não vai fazer essa mulher deixar de ser nem-nem", disse. Para ela, são necessárias medidas específicas para permitir que as jovens diminuam a dedicação às tarefas domésticas e voltem a trabalhar.
No total, cerca de 70% das mulheres brasileiras estão fora do mercado de trabalho. A maioria tem 50 anos ou mais e não tem instrução ou só completou o ensino fundamental.
 Agência Brasil

Lei Seca prende sete condutores e retém 30 CNHs na primeira noite do Carnatal

Um taxista foi flagrado transportando passageiros sob efeito de álcool.


Divulgação/Detran
A fiscalização da Lei Seca contabilizou 848 testes de bafômetro resultando em 30 CNHs retidas, sete pessoas presas por embriaguez.
O Detran iniciou a primeira noite de Carnatal com uma fiscalização intensa realizada pela equipe da Operação Lei Seca. As abordagens a condutores visando combater a combinação álcool e direção iniciaram ainda na noite da quinta-feira (1º) e foram concluídas na madrugada desta sexta-feira (2).
A fiscalização contabilizou 848 testes de etilômetro (bafômetro) resultando em 30 CNHs retidas, sete pessoas presas por embriaguez, 14 autos de infração por motivos diversos e três veículos apreendidos e removidos ao pátio do Detran.
Durante a blitz os policiais da Lei Seca prenderam um taxista que estava transportando pessoas sob influência de álcool. O teste do bafômetro registrou 0,42mg de álcool por litro de ar expelido, o que configura crime de trânsito. “O taxista foi levado pra delegacia de plantão onde terá que pagar fiança e responder processo criminal, além de ter sido multado pela infração da lei seca”, explicou o coordenador da Operação Lei Seca, capitão Isaac Paiva.
LeiSecaCarnatal

Outro fato flagrado na fiscalização foi relacionado a um veículo da imprensa que conduzia uma equipe de TV que cobria o Carnatal. O motorista foi parado na blitz e se recusou a fazer o teste do bafômetro. O mesmo foi autuado administrativamente e deve pagar multa de R$ 2.934,70, além de ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses. “O veículo também foi apreendido e removido ao pátio do Detran, pois foi averiguado que o mesmo não estava devidamente licenciado”, contou o capitão Isaac.
As intervenções da Operação Lei Seca durante o Carnatal vão continuar durante todas as noites de realização da festividade. O diretor geral do Detran, Marco Medeiros, fez um apelo para que os motoristas evitem beber e dirigir no sentido de evitar acidentes e até mesmo o registro de vítimas fatais devido a imprudência e ao desrespeito as regras de segurança no trânsito. “O trabalho da Lei Seca é o de preservar vidas no trânsito. Nossa intenção não é multar e sim zelar pela segurança do cidadão. Por isso pedimos a conscientização do condutor, pois estaremos fiscalizando para evitar o abuso”, disse.
Dados do setor de Estatística do Detran/RN apontam que nos primeiros 10 meses deste ano foram autuados na Lei Seca um total de 2.345 condutores. Desses, 287 foram presos sob acusação de crime de trânsito com base no artigo 306 do CTB, e responderão, não só pelas sanções administrativas, mas também penalmente, podendo receber punição de seis meses a um ano de prisão.

Enem não será cancelado, garante ministro da Educação

Para as provas deste fim de semana, continuam os monitoramentos de combate à fraude.


Rafael Araújo/Arquivo/Nominuto
O Inep informou que o Enem não será cancelado e que punições se restringirão aos envolvidos nos casos de tentativa de fraude.
SELO-ENEM-2016-pO ministro da Educação Mendonça Filho reforçou hoje (2), na capital paulista, que não existe “nenhuma possibilidade de cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”. Amanhã (3) e domingo (4), os candidatos fazem a segunda etapa do exame.

Mendonça disse que o processo de investigação que apura tentativas de fraude no Enem está sendo conduzido pela Polícia Federal, em articulação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O objetivo é identificar fraudadores e beneficiários.

Segundo o ministro, para as provas deste fim de semana, continuam os monitoramentos de combate à fraude. “Quem for pego vai ser desclassificado e punido pela legislação criminal vigente”, disse o ministro, que participou de força-tarefa para combate ao mosquito Aedes aegypti em uma escola da cidade de São Paulo.

Ontem (1º), o Inep já havia informado que o Enem não será cancelado e que punições se restringirão aos envolvidos nos casos de tentativa de fraude. As denúncias de que as provas do primeiro e segundo dias do Enem, além da redação, vazaram para pelo menos dois candidatos antes do início do teste, vieram do Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE). O Inep também reiterou que não há indício de vazamento do gabarito oficial.
Agência Brasil

Jovem jaçanaense é encontrado morto na BR-104 entre as cidades de Nova Floresta e Cuité

A Polícia Militar está no local  esperando a chegada do IML(Foto: 89 FM)

Na madrugada desta sexta-feira (2), um corpo de um jovem foi encontrado às margens da BR-104,  na famosa Ladeira das Gamelas, na comunidade Celina Rufino, em Nova Floresta-PB. 


(Créditos das fotos: 89 FM)

Uma motocicleta também foi encontrada próximo ao cadáver, o que elava a crer que o rapaz teria sofrido um acidente durante a noite e morrido no local.

O Samu de Cuité foi acionado por volta das 5h30, mas ao examinar, constataram que a vítima já estava sem vida. 



A vítima  foi identificada como Caique Thales de Araújo, 21 anos e residia na cidade de Jaçanã-RN. O jovem era filho de Nilda, diretora do CEIG e trabalhava em um deposito de bebidas.

Até o fechamento dessa matéria o  IML ainda não tinha removido o corpo da vítima. 


NoticiandoPB