sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Às vésperas da posse de Trump, brasileiros nos EUA estão apreensivos

Uma das promessas de campanha do republicano foi a deportação em massa de imigrantes ilegais.


Arquivo
Uma das promessas de campanha de Donald Trump foi a deportação em massa de imigrantes ilegais.
A uma semana da posse do novo presidente americano, a comunidade brasileira nos Estados Unidos segue com apreensão por conta das declarações de Donald Trump. Afinal, uma das promessas de campanha do republicano foi a deportação em massa de imigrantes ilegais. As informações são da Rádio França Internacional.
Legais ou ilegais, estudantes ou profissionais, imigrantes recentes ou “veteranos”, os brasileiros residentes nos EUA não estão tranquilos. Afinal, as últimas nomeações de Trump para seu gabinete, sinalizam com razões concretas para as apreensões dos “brazucas”. Além de ter feito da “deportação em massa” de imigrantes ilegais um dos cavalos de batalha de sua campanha, o magnata nomeou o senador republicano Jeff Sessions, conhecido por seu discurso anti-imigração, como secretário de Justiça dos Estados Unidos.
Sessions ficou conhecido por defender a criação de limites para a imigração legal, com o argumento de que a mesma reduziria o salário dos cidadãos americanos. “O que Trump espera, na verdade, é que os estrangeiros se autodeportem, ou seja, que graças ao medo e à tensão social as pessoas desistam e voltem para os seus países, sem que os EUA tenham que desembolsar com prisões ou deportações”, explicou Carlos Eduardo Siqueira, professor e pesquisador da Universidade de Massachusetts, que atua desde 2003 no setor de Saúde Pública na área de imigração brasileira.
“A crise econômica atual do Brasil vem expulsando muita gente que perdeu o emprego, o negócio ou mesmo a esperança. Estamos vendo uma onda de imigração brasileira semelhante à do período Collor. A imigração brasileira hoje é nacional, não é mais local como há alguns anos, quando os EUA recebiam muita gente de Minas Gerais. Hoje temos uma massa de pessoas que chegam de todas as partes do Brasil”, afirmou Siqueira.
Medo persistente
“O Trump me lembra muito o [ex-primeiro ministro italiano Sílvio] Berlusconi. Ele muda de opinião muito rapidamente e exagera o tempo todo. Mas continua a insistir que a imigração será uma questão central do seu governo”, contextualizou o professor.
“Acredito que Trump vá apertar o cerco, mesmo porque no contexto mundial a imigração não é vista hoje com bons olhos. Existe apoio dentro da sociedade atual para reprimir e para tratar a  imigração como caso de polícia. Eu não sou otimista. Penso que boa parte da comunidade brasileira ainda não acordou, mas vai acordar em breve para a gravidade do que vem por aí. Mas já existe um medo crônico, latente e presente na comunidade brasileira dos Estados Unidos”, afirmou Siqueira.
Para o administrador brasileiro Rubens Vianna, 31 anos, que mora há 11 anos na Flórida e faz MBA em Finanças no Rollins College, há bastante ansiedade em relação ao futuro com Trump. “Acho que a situação já é difícil para o imigrante que quer trabalhar e ficar aqui legalmente. E, como [o novo presidente]  é muito radical, a expectativa é que a situação vá ficar mais difícil ainda”, afirmou.

“Quando você está há 11 anos em um país, você cria laços com a cultura, com as pessoas, com o estilo de vida. E meu desejo é continuar aqui. Então, dá uma insegurança sim”, disse Rubens. “Para se ter uma ideia, nos dois dias seguintes à eleição de Trump, o site de imigração do Canadá ficou fora do ar, tamanha a quantidade de pessoas que tentou acessá-lo para pesquisar a possibilidade de se mudar para lá”, contou.
“Nossa comunidade está doente”
Ilma Paixão, que mora nos EUA há 32 anos e é delegada do Partido Democrata, confirma a ansiedade com a chegada de Trump entre os milhares de brasileiros da região de Boston. “Cheguei aqui com 19 anos de idade. Eu me casei e tive meus filhos aqui. Sou uma mulher negra, do Brasil, tive que driblar o estereótipo ‘mulata do Sargentelli’”, conta Paixão, que hoje é dona de uma rede de rádios dirigidas às comunidades afroamericanas e brasileiras nos Estados Unidos.
“A nossa comunidade está doente. Todas as minorias, mas principalmente os imigrantes, os brasileiros, porque é muito difícil verificar que uma pessoa possa ganhar a eleição com uma linguagem de rejeição. Todos estamos no mesmo barco, falo isso tanto como delegada do governo como representante da comunidade. Mas o mais inquietante é o sentimento do desconhecido. Você está sentindo uma pressão, e não sabe exatamente quais serão suas consequências”, disse ela.
“No entanto, não acredito que haverá muitas deportações de imediato. Durante o governo Obama, que considero um super presidente, houve várias deportações, isso não é novidade. O que vai piorar é o aumento de brasileiros que estão chegando, não necessariamente preparados para enfrentar as dificuldades da crise americana, que eles com certeza encontrarão aqui”, disse a comunicadora.
“Não acreditávamos que Trump fosse vencer”
A socióloga brasileira Natalícia Tracy mora nos EUA há 25 anos e é diretora-executiva do Centro do Trabalhador Brasileiro em Boston, criado há mais de 20 anos. “Nosso trabalho principal é educar os brasileiros sobre seus direitos aqui e advogar em seu favor. Para ser honesta, por mais que estivéssemos preocupados com uma possível vitória de Trump, não acreditávamos que ele fosse ganhar. Nos pegou de surpresa. No dia seguinte à eleição, estávamos em prantos, passamos por uma fase de depressão,  um luto pelas conquistas sociais da América que conhecíamos”, admitiu ela.
“Sabemos que haverá mudanças muito grandes que vão afetar a comunidade de imigrantes, que estão mais expostos, como os latinos, os brasileiros, imigrantes sem documentação, os estudantes com vistos temporários, a ansiedade é muito grande. Sentimos uma onda de racismo forte nos espaços públicos, há pessoas nas ruas dizendo ‘vão embora’. Existem também casos de crianças nas escolas que desejam ir para casa com medo de que suas mães ou pais tenham sido deportados, porque algum colega sugeriu que isso poderia acontecer”, relatou a socióloga.
Tracy afirma, “para descontrair”, que “ainda bem que os candidatos não cumprem suas promessas”. “Infelizmente as pessoas que Trump está nomeando para compor seu gabinete se posicionam bem à direita, estamos nos preparando para o pior. No entanto, a verdade é que já convivemos com uma política de deportação em massa, não é uma novidade. São 1,1 mil pessoas sendo deportadas todos os dias”, finalizou a socióloga.

FBI será investigado por caso de e-mails de Hillary Clinton

Departamento de Justiça quer descobrir se "E-mailgate" foi reaberto para prejudicar campanha da democrata.


O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA) anunciou nessa quinta-feira (12) que abrirá investigação para verificar a sua atuação e a do FBI na véspera das eleições de novembro do ano passado, no chamado "E-mailgate", escândalo sobre o uso de e-mails privados pela então candidata democrata à presidência norte-americana, Hillary Clinton. Esta deve ser a última decisão de relevância da pasta nos poucos dias que restam do mandato do atual presidente do país, Barack Obama. A informação é da Agência Ansa.

O inspetor-geral do Departamento de Justiça, Michael Horowitz, deverá avaliar como os dirigentes da agência federal cuidaram do caso e por que decidiram reabri-lo na véspera das eleições, descobrindo assim se a decisão foi gerada por motivações políticas ou se houve má condução do caso.

A investigação também analisará as decisões do diretor do FBI, James Comey, que, poucos dias antes das eleições, enviou carta ao Congresso dos EUA comunicando que o caso contra Hillary seria reaberto, pois novos e-mails estavam sendo investigados.

Os democratas culpam o diretor da agência de ter conduzido as investigações sobre a ex-candidata de maneira que teria causado sua derrota na corrida eleitoral.

Esses novos e-mails pesquisados pelo FBI seriam os encontrados em um notebook de Anthony Weiner, marido de Huma Abedin, assessora de Hillary na época. No dia 6 de novembro do ano passado, a dois dias das eleições, Comey disse que as investigações dos e-mails não provavam nenhum outro delito cometido pela democrata.

Além disso, também será alvo da investigação a declaração dada por Comey, em entrevista coletiva em julho do ano passado, de que Hillary e sua equipe foram "extremamente descuidados".

A ex-candidata democrata foi acusada de fazer uso indevido de um servidor de e-mail privado para enviar mensagens oficiais no período em que era secretária de Estado de Obama, entre 2009 e 2013, colocando em risco a segurança nacional.

 Agência Brasil

Governo do Estado paga 82% da folha na próxima terça-feira

O pagamento dos servidores que recebem acima de R$ 4 mil será anunciado em breve.


O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (13), que continua o pagamento do funcionalismo na próxima terça-feira (17) com o depósito dos vencimentos dos 13.618 servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem entre R$ 3.001 até R$ 4 mil, soma equivalente a R$ 46.862.854,06.
Nesta data, o Governo alcança 82% da folha, incluindo o pagamento já efetuado para os servidores que recebem até R$ 3 mil, além dos ativos da Educação e da Administração Indireta que possuem recursos próprios.
Fruto do diálogo entre Governo e os sindicatos de classe, o funcionalismo vem sendo pago por faixa salarial, sem distinção entre ativos, inativos e pensionistas.
O pagamento dos servidores que recebem acima de R$ 4 mil será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de recursos. 

Japi: bando explode agência do Bradesco e arromba dos Correios


Criminosos armados explodiram na madrugada desta sexta-feira, 13 de janeiro, a agência do Bradesco, em seguida arrombaram a agência dos Correios da cidade de Japi, RN. Segundo informações de internautas, o prédio ficou bastante destruído com a força da explosão. Até o momento ninguém havia sido preso. Em breve mais informações.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Carnaval 2017: Vem aí 14º Baile "Carnaval dos Carnavais"


Vídeo mostra pastora evangélica quebrando imagem de Nossa Senhora Aparecida; veja

Um vídeo de uma cerimônia evangélica na cidade de Botucatu, em São Paulo, mostra uma pastora quebrando imagens de santos, incluindo de Nossa Senhora Aparecida. As imagens foram feitas por membros da igreja e divulgadas ontem terça-feira (10). De acordo com o G1, a pessoa que publicou a gravação no Facebook apagou o conteúdo após a repercussão negativa, mas as imagens já haviam sido compartilhadas por meio do WhatsApp. "Oh, glória. Não aceito outro Deus. Aleluia, Jesus. Teu nome seja glorificado, Senhor. Abençoa, Senhor, meu pai, que foi feita pelas mãos do inimigo. Seu nome será honrado e glorificado. Está quebrada, em nome de Jesus", afirmam as pessoas próximas da pastora durante o vídeo. O Conselho Municipal de Pastores alega que o ato de se desfazer de uma imagem é tradicional quando uma pessoa se converte à nova religião, mas não da forma como é feito no vídeo


BN

Santa Cruz terá um dos mercados públicos mais estruturados e sofisticados do RN

MERCADO PÚBLICO - SANTA CRUZ RN - SANTA CRUZ - RN
Referência para a maioria dos municípios do estado como uma das cidades que mais se desenvolveu nos últimos anos, Santa Cruz mais uma vez chama a atenção para mais um ousado projeto: a revitalização, ampliação e reestruturação do mercado público da cidade.
O novo espaço com primeiro andar será totalmente climatizado e oferecerá restaurantes para santacruzernses e visitantes de outras cidades circunvizinhas.

A reforma e ampliação do mercado público  será uma estrutura modelo para todo o RN e até outros estados do nordeste.

Fonte: Blog do Paulo César

Ao lado de Rosalba, Robinson entrega obra do terminal do Aeroporto Dix-Sept Rosado

Governador cumpre agenda administrativa de três dias no município de Mossoró.


Ivanízio Ramos
Robinson Faria entregou obra no aeroporto Dix-Sept Rosado ao lado da prefeita Rosalba Ciarlini, mas negou caráter político da agenda em Mossoró.
O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), chegou na manhã de hoje (11) em Mossoró para cumprir agenda administrativa nos próximos três dias agenda administrativa.

Ao lado da prefeita Rosalba Ciarlini, Robinson entregou a obra do Terminal do Aeroporto Dix-Sept Rosado, que foi reformado pelo Governo do Estado, permitindo que a cidade volte a receber voos comerciais.

Perguntado sobre a possibilidade da visita à capital do Oeste adquirir caráter político, Robinson foi enfático ao negar. “Eu não estou aqui para fazer política. Minha visita é 100% administrativa. Não estou aqui fazendo agenda política”, disse.

robinson-h

Além da entrega do terminal do aeroporto, o governador visitou também participou do Café do Trabalhador, do Laboratório do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e da sede do PROCON, localizados na Central do Cidadão.

Na quinta-feira (11), Robinson deve recepcionar o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que também deve cumprir agenda em Mossoró.

No cronograma, estão previstas a visita ao Hospital Regional Tarcísio Maia para entrega de tomógrafo e assinatura do Protocolo de Intenções da Alta Complexidade com o município de Mossoró, e visita ao Hospital Rafael Fernandes.
Veja imagens da chegada do governador ao aeroporto de Mossoró.

Flávio Oliveira

Presidente da Argentina marca visita de Estado ao Brasil em fevereiro

Os dois conversaram nesta quarta-feira por telefone, de acordo com o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola.


O presidente da Argentina, Maurício Macri, virá ao Brasil no próximo dia 7 de fevereiro para uma visita de Estado, na qual se encontrará com o presidente Michel Temer. Os dois conversaram nesta quarta-feira (11) por telefone, de acordo com o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola.
Além dos assuntos de interesse dos dois países, os mandatários discutirão a agenda do Mercosul, do qual a Argentina se tornou presidente temporária depois de um impasse sobre a permanência da Venezuela. Segundo o porta-voz, Brasil e Argentina estão "empenhados em redinamizar e fortalecer" as pautas do bloco.
"Os presidentes decidiram instruir suas equipes a intensificar esforços com vistas a continuados avanços na pauta bilateral, sempre em busca de resultados concretos em benefícios das sociedades brasileira e argentina", afirmou Parola.

Três atentados terroristas matam pelo menos 53 pessoas no Afeganistão

Os ataques foram reivindicados pelo grupo islâmico Talibã.


O Afeganistão sofreu três atentados terroristas ontem (10) que deixaram ao menos 53 mortos e dezenas de feridos. O primeiro aconteceu em Lashkargah, capital da província de Helmand, e causou a morte de ao menos oito pessoas. As informações são da agência de notícias Ansa.
Depois, um homem entrou na casa que hospedava um oficial da NDS, principal agência de inteligência do país, e se explodiu. A polícia local ainda não divulgou se mais pessoas morreram, mas afirmou, no entanto, que o ataque poderia ter sido pior porque um caminhão cheio de explosivos que estava indo em direção à casa foi detido antes de fazer qualquer estrago.
No entanto, o atentado que mais deixou matou foi o que aconteceu na cidade de Cabul. Um duplo bombardeio suicida foi registrado perto do parlamento do país, matando ao menos 38 pessoas e ferindo mais de 70.
O ataque, reivindicado pelo grupo islâmico afegão Talibã, começou quando um homem-bomba se explodiu no local. Alguns minutos depois, um carro-bomba foi pelos ares.
O último atentado do dia foi na cidade de Kandahar. O ataque foi realizado por um homem que se explodiu durante uma reunião na embaixada dos Emirados Árabe Unidos, que feriu o embaixador do país no Afeganistão e matou ao menos 7 pessoas.

 Agência Brasil

Em discurso emocionado de despedida, Obama pede união pela democracia

No próximo dia 20, Donald Trump assumirá a presidência dos Estados Unidos.


Kamil Krzaczynski/EPA
O teor do discurso de Obama focou mais no futuro do que nos feitos alcançados nos últimos oito anos.
O presidente dos Estados Unidos Brack Obama fez um discurso de despedida na noite desta terça-feira (9), em Chicago, a poucos dias de deixar o cargo após oito anos de mandato. Durante quase uma hora de fala, Obama pediu aos americanos que se unam para lutar contra os desafios que ameaçam a democracia norte-americana.
Em um discurso emocionado transmitido para todo o país, ele alertou o povo americano que uma mudança nos rumos do país só ocorrem "quando as pessoas comuns se envolvem para exigi-la". No próximo dia 20, Obama deixará a presidência dos Estados Unidos. O presidente eleito Donald Trump assumirá no seu lugar.
Obama falou no centro de convenções McCormick Place, o maior dos Estados Unidos, perante 20 mil pessoas. Em alguns momentos, os aplausos soaram tão alto que Obama teve de interromper a fala e se esforçar para continuar.
O teor do discurso de Obama focou mais no futuro do que nos feitos alcançados nos últimos oito anos. Em alguns momentos, Obama lembrou conquistas alcançadas e disse que a população ainda precisa superar os desafios raciais, políticos e econômicos existentes. O presidente norte-americano disse que é possível vencer os desafios. "Depois de oito anos como presidente, eu ainda acredito nisso". E prosseguiu: "E não é apenas a minha crença, é o coração palpitante da nossa ideia americana - a nossa ousada experiência de autogoverno".
Sobre as questões raciais que ainda incomodam o povo norte-americano, Obama disse que houve um progresso significativo nessa tema nas últimas décadas. Mas, segundo ele, esse progresso não foi suficiente para superar todos os problemas. Obama defendeu que acreditar na superação seria "irrealista".
"Temos de defender as leis contra a discriminação, na contratação [trabalhista], na habitação, na educação e no sistema de justiça criminal. Isso é o que exige nossa Constituição e os ideais mais elevados. Mas as leis sozinhas não serão suficientes. Os corações precisam mudar ", disse Obama.
Além da questão racial, Obama citou a defesa dos direitos de outras minorias que vivem no país. "Para negros e outras minorias, [nosso desafio] significa amarrar nossas próprias lutas pela Justiça aos desafios que muitas pessoas neste país enfrentam - não apenas os refugiados, os imigrantes, os pobres rurais, os transgêneros americanos, mas também os de meia-idade. O homem branco, de fora, pode parecer que tem todas as vantagens, mas ele viu seu mundo revirado por mudanças econômicas, culturais e tecnológicas".
Obama falou também sobre as desigualdades econômicas. "A desigualdade absoluta também é corrosiva para nossos ideiais democráticos", disse ao criticar a crescente separação entre ricos e pobres nos Estados Unidos. "Enquanto a parte superior de um 1% acumulou uma maior parcela de riqueza e renda, muitas das nossas famílias, nas cidades e municípios rurais, foram deixadas para trás.  O trabalhador de fábrica despedido,  a garçonete e os trabalhadores de saúde que lutam para pagar as contas - convencidos de que o jogo é fixado contra eles, que seu governo serve apenas os interesses dos poderosos - isso é uma receita para mais cinismo e polarização em nossa política ", disse ele.
Ao citar suas filhas e a primeira-dama, Michelle Obama, o presidente se emocionou e agradeceu o apoio da família durantes os oito anos de mandato. Ele encerrou o discurso repetindo a frase que o consagrou em sua primeira campanha eleitoral: sim, nós podemos (Yes, we can).

Agência Brasil

Dezessete detentos do Amazonas embarcam para presídios federais

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas, cinco deles serão encaminhados para Mossoró.


Arquivo Nominuto.com
Dezessete detentos do Amazonas embarcaram para presídios federais nesta quarta-feira (11). Um comboio da Polícia Militar acompanhou o translado dos presos até o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap), cinco desses apenados serão encaminhados ao presídio federal de Mossoró.
Os presos que serão transferidos forma um grupo  que é apontado como chefe do massacre que resultou na morte de 56 internos do Complexo Peniteciário Anísio Jobim (Compaj), no primeiro dia do ano. Os detentos estavam encarcerados no Compaj e Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat).
Ainda na terça-feira (10), eles foram conduzidos ao Batalhão de Choque da Polícia Militar, em Manaus, por um comboio formado por carros de polícia e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Após os procedimentos, o grupo seguiu às 11h30, dentro de um caminhão-baú da Seap, para o Aeroporto Internacional da capital. O trajeto até o aeroporto recebeu forte esquema de segurança, com batedores e um helicóptero da Polícia Militar. Ao todo, 80 policiais participam da operação, segundo o comandante geral da PM, Augusto Sérgio.
Os internos embarcaram em uma aeronave da Polícia Federal por volta de 13h. O Ministério da Justiça afirmou que apura, junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o local para onde o grupo será encaminhado.
Veja lista de detentos transferidos:

Adailton Farias da Silva - Homicídio
André Said de Araújo  - Tráfico de drogas, associação para o tráfico e roubo
Cláudio Dayan Felizardo Belfort - Tráfico de drogas, roubo, e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito
Demetrio Antônio Matias - Homicídio
Eduardo Queiroz de Araújo - Tráfico de drogas e associação para o tráfico
Fábio Palmas de Souza  - Homicídio e Tráfico de drogas
Gileno Oliveira do Carmo - Tráfico de drogas
Heuliton Cabral dos Santos  - Tráfico de drogas e associação para o tráfico
Janes do Nascimento Cruz  - Tráfico de drogas e associação para o tráfico
João Ricardo Santos da Costa -Tráfico de drogas
José Bruno de Souza Pereira - Latrocínio
Lenon Oliveira do Carmo - Tráfico de drogas e associação para o tráfico
Márcio Ramalho Diogo - Roubo e Tráfico de drogas
Reginaldo Muller Neto - Tráfico de drogas
Rivelino de Melo Muller - Tráfico de drogas
Wilson Guimarães Fernandes - Homicídio
Florêncio Nascimento Barros  - Roubo

Banco Central reduz Selic para 13% ao ano e surpreende o mercado

O Comitê de Política Monetária reduziu hoje a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual.


Pela terceira vez seguida, o Banco Central (BC) baixou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu hoje (11) a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano. A decisão surpreendeu os analistas financeiros, que previam o corte de 0,5 ponto percentual.
Com a decisão de hoje, a Selic está no menor nível desde abril de 2015, quando estava em 12,75% ao ano. Mantida em 7,25% ao ano, no menor nível da história, de outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Somente em outubro do ano passado, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia.
Em comunicado, o Copom informou que a demora na recuperação da economia contribuiu para a autoridade monetária acelerar o corte dos juros. “O conjunto dos indicadores sugere atividade econômica aquém do esperado. A evidência disponível sinaliza que a retomada da atividade econômica deve ser ainda mais demorada e gradual que a antecipada previamente”, destacou o texto.
O Copom ressaltou que as incertezas externas ainda não trouxeram efeitos sobre o Brasil e que o comportamento da inflação, que fechou 2016 abaixo das expectativas, favoreceu a redução maior da Selic.
“A inflação recente continuou mais favorável que o esperado. Há evidências de que o processo de desinflação mais difundida tenha atingido também componentes mais sensíveis à política monetária e ao ciclo econômico. A inflação acumulada no ano passado alcançou 6,3%, bem abaixo do esperado há poucos meses e dentro do intervalo de tolerância da meta para a inflação estabelecido para 2016”, acrescentou o Banco Central.
A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA fechou 2016 em 6,29%, o menor nível desde 2013 (5,91%).
Até o ano passado, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelecia meta de inflação de 4,5%, com margem de tolerância de 2 pontos, podendo chegar a 6,5%. Para 2017, o CMN reduziu a margem de tolerância para 1,5 ponto percentual. A inflação, portanto, não poderá superar 6% neste ano.
Inflação
No Relatório de Inflação, divulgado no fim de dezembro pelo Banco Central, a autoridade monetária estima que o IPCA encerre 2017 em 4,4%. O mercado está um pouco menos pessimista. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo Banco Central, a inflação oficial fechará o ano em 4,81%.
Até agosto do ano passado, o impacto de preços administrados, como a elevação de tarifas públicas, e o de alimentos, como feijão e leite, contribuiu para a manutenção dos índices de preços em níveis altos. De lá para cá, no entanto, a inflação começou a desacelerar por causa da recessão econômica e da queda do dólar. Em dezembro, o IPCA ficou em 0,30%, a menor taxa para o mês desde 2004.
A redução da taxa Selic estimula a economia porque juros menores impulsionam a produção e o consumo num cenário de baixa atividade econômica. Segundo o boletim Focus, os analistas econômicos projetam crescimento de apenas 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos pelo país) em 2016. No último Relatório de Inflação, o BC reduziu a estimativa de expansão da economia para 0,8% este ano.
A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando reduz os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação.

Paulo César Beju Exclarece: Quis Documentar que Apenas Receberei o Subsídio de Vereador, sem "Gratificações Extras".

Em contato com o Blog do Édipo Natan na manhã desta Quarta-Feira (11), o Vereador Paulo Cesar Beju explica porque entrou com o Óficio onde o mesmo abre mão de receber possíveis remunerações extras nas sessões da Câmara.

Segundo o legislador, no regimento interno da Câmara de Vereadores de Santa Cruz, no artigo 71, existe a possibilidade de um vereador receber remunerações extras, além do subsidio mensal, e que ele abre mão deste tipo de benefício. "Não quero receber benefícios extras, além do subsidio, se não é uma prática da Casa, que bom, mas quero assegurar isso de forma documental", explicou Paulo César.

Ainda segundo o vereador, não foi objetivo dele afirmar que outros colegas já receberam algum tipo de benefício extra, e que quer manter um mandato transparente para seus eleitores. "Não foi meu objetivo dizer que algum vereador já recebe por participar de sessão ou outro tipo de benefício extra, mas quero deixar claro a meus eleitores que só receberei aquilo que for de direito, respeitando as normas da Casa", enfatizou o vereador.

Fonte: Blog do Édipo Natan

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Paulo César Beju emite nota de esclarecimento sobre ataques desqualificados

O vereador Paulo César Beju procurou a imprensa para rebater as críticas de seus adversários. A situção polêmica começou após o vereador emitir um ofício renunciando a possíveis benefícios e vantagens que seriam obtidas no mandato. Para o vereador, “ao invés de reconhecer uma atitude nobre de quem respeita o recurso público”, seus adversários preferem utilizar blogs e outras mídias para tentarem desqualificar suas atitudes.


Confira a nota na íntegra:

INFORME-SE COM A VERDADE

Caros, conterrâneos Santacruzenses! A quem tenho a honra de dirigir-me neste momento. Acredito que já seja de conhecimento de vossas senhorias que, na última segunda-feira, dia 09 de janeiro, protocolei na secretaria da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz, o ofício 001/2017, onde abro mão de receber VANTAGENS REGIMENTAIS, no comparecimento de sessões daquele poder, por considerar que tais vantagens representa uma afronta a coisa pública.
É importante frisar que, não vejo nesse nosso ato, outra coisa, se não o dever e a obrigação de quem tem compromisso com o erário público, portanto, não podemos aceitar a tentativa de desqualificar nossa medida, que infelizmente, vem se tentando, através de pessoas que não tem a hombridade de reconhecer atos de grandeza de seus adversários. Dito isto, venho através deste expediente, repudiar, a matéria publicada em um dos blogs da cidade, onde, de forma superficial e sem apresentar os devidos documentos, tentam inverter a verdade dos fatos.
Assim sendo, esclareço que:
1 – Em nenhum momento no ofício supracitado, faço qualquer referência a nenhum parlamentar que, haverá ou não recebido alguma vantagem, ou se quer, faço referência a pagamento, pois minha preocupação é única e exclusivamente, abrir mão de uma vantagem que acho indevida. Custa-me acreditar que o nobre blogueiro, bem como, os edis parlamentares, não tenham lido o oficio em questão, pois, se lido, não pairariam dúvidas, quanto ao seu teor;
2 – Com relação a medida do STF citada na matéria, o blog e os edis, omite informação, apresentando assim, uma MEIA verdade. Na decisão, o SUPREMO faz referência as sessões EXTRAODINÁRIAS, não se aplicando, portanto, as sessões ORDINÁRIAS, justamente, as que estão expressas na ALÍNEA II do Art. 71, do Regimento Interno da casa, conforme citação no MEU oficio;
3 – APRESENTO anexo, cópia do Regimento Interno, que comprova a existência do artigo e seus incisos, servindo de fundamentação para meu pedido e que jamais deveria constar no regimento da casa;
4 – Conhecer o Regimento Interno é o mínimo que se espera de um parlamentar, neste quesito, começamos bem, onde nos utilizamos deste conhecimento, para mostrar a sociedade, os disparates com a coisa pública;
5 – Este parlamentar pode ser INEXPERIENTE, conforme citado na matéria, mas se tem uma coisa que não vão tirar de mim é, minha honestidade, seriedade, dignidade e compromisso com os recursos públicos;
6 – Caro, blogueiro! Quem anda com a verdade e espírito público em primeiro plano, não precisa de mídia, para aparecer. Precisa apenas de força e discernimento, para tomar as melhores medidas, em prol de uma sociedade mais justa.
Finalizando, afirmo estar estarrecido com a indignação externada pelos nobres colegas vereadores, através da matéria publicada no blog, uma vez, que se trata de uma medida individual, não afetando em nada a instituição Câmara Municipal de Vereadores, muito pelo contrário, não tenho dúvidas que à fortalece, enquanto instituição, sobretudo, pelo fato de estarmos tomando uma medida esperada pela sociedade que vivi cansada de práticas nebulosas que não a representa.
Excelentíssimos (a) vereadores (a) e caro blogueiro! Em vez de tentar desqualificar uma atitude de respeito ao erário público, permita-me, sugerir que venham a público reconhecer a importância de nossa mediada, para o fortalecimento da CASA DO POVO e, se comprometam em realizar, no caso dos parlamentares, a reforma do Regimento Interno, medida que iremos propor a MESA DIRETORA assim que voltarmos do recesso legislativo.
Na certeza que os fatos estão devidamente esclarecidos, me despeço de todos com um forte abraço, não, sem antes, lamentar de ter que vir justificar um ato de respeito com o que é público.

Atenciosamente,

Paulo César Gomes de Morais
Vereador

Por Wallace Azevedo


Fotos: Redes Sociais




segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

VEREADOR PAULO CÉSAR BEJU COMEÇA GRANDE SEU MANDATO.



O Vereador Paulo Cesar Beju deu entrada na manhã desta Segunda - Feira (09) em um Ofício, onde abre mão de toda e qualquer vantagens adicionais ao comprarecimento das Sessões da Câmara.

Confira o comunicado do Vereador em sua Rede Social (FacebooK)

Amigos e amigas! Comunico que acabo de dá entrada em um OFÍCIO na Secretaria da Câmara de Vereadores, onde abro mão de receber qualquer vantagem adicional no comparecimento às sessões. Uma vez eleito, o vereador tem o dever, a obrigação de comparecer as sessões da Câmara, portanto, acho essa medida regimental uma afronta ao erário público e este vereador não compactua com isso.





Temer sobrevoa região alagada no Rio Grande do Sul

Presidente viaja ainda hoje para Portugal, onde participará do funeral do ex-presidente Mário Soares.


O presidente Michel Temer desembarcou às 9h30 na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande dos Sul e, neste momento, encontra-se sobrevoando de helicóptero o município de Rolante, um dos mais atingidos por temporais e alagamentos nos últimos dias.
Temer está acompanhado do ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Saúde, Ricardo Barros, além do governador do estado, José Ivo Sartori. De acordo com o Planalto, não está confirmado, mas há a possibilidade de o helicóptero pousar no local, para o presidente ver de perto a situação na região.
De lá, Temer seguirá para o município de Esteio, também no RS, onde participará da cerimônia de anúncio da renovação da frota de ambulância do SAMU. Ao todo, 340 veículos serão entregues em todo o país. Destes, 61 serão no Rio Grande do Sul. A cerimônia será no Parque de Exposições Assis Brasil.
O retorno a Brasília está previsto para as 12h40. Ainda hoje Temer deverá embarcar para Portugal, onde participará do funeral do ex-presidente Mário Soares, que faleceu no sábado (7) , aos 92 anos, após mais de 20 dias de internação. Temer divulgou ontem (8) uma nota de pesar pela morte do ex-presidente de Portugal.

Agência Brasil

Pastor Valdemiro Santiago é esfaqueado durante culto em São Paulo

Líder da Igreja Mundial do Poder de Deus recebeu dois golpes nas costas e um no pescoço, mas passa bem.


FD/Brasil
O pastor Valdemiro Santiago sofreu um atentado enquanto celebrava um culto na manhã de ontem (8) no Brás, região central da capital paulista. Um homem de 20 anos se aproveitou do momento em que o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus distribuía bençãos para atacá-lo com uma faca.
Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo, o religioso recebeu dois golpes nas costas e um no pescoço. Na delegacia, Jonanatan Higino disse que esfaqueou o pastor porque Valdomiro teria dito em outro culto que pretendia crucificá-lo. Ele foi preso em flagrante por tentativa de homicídio.
De acordo com o Hospital Sírio-Libanês, para onde Valdemiro foi encaminhado logo após o ataque, o pastor foi liberado na hora do almoço. Em vídeo feito enquanto estava no hospital, o religioso tranquilizava os fiéis. “Passei por muitas situações piores e já venci”, diz o pastor que também perdoa o agressor. “Eu perdoo a pessoa que fez isso, porque ela carece de perdão e misericórdia. Não sei quem é, mas já tá perdoado em nome de Jesus".

Rússia classifica de “amadoras” acusações dos EUA sobre ataques cibernéticos

Serviços de inteligência norte-americanos dizem que campanha eleitoral de Donald Trump foi favorecida.


O governo da Rússia classificou nesta segunda-feira (9) de “amadoras” as acusações dos serviços de inteligência norte-americanos de que hackers russos teriam realizado ataques cibernéticos contra os Estados Unidos para influenciar positivamente a campanha eleitoral do republicano Donald Trump e desfavorecer a ex-candidata democrata Hillary Clinton.

Segundo agências internacionais, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que as acusações são “amadoras e infundadas”.

Na sexta-feira, os EUA divulgaram um relatório em que acusam a Rússia de ter utilizado os ataques cibernéticos. Para a inteligência norte-americana, Moscou tinha conhecimento da ação dos hackers. 
De acordo com o documento, o presidente russo, Vladimir Putin, teria ordenado as ações para que o país influenciasse as eleições de 2016.

As investigações da inteligência norte-americana sobre o suposto ataque foram ordenadas pelo presidente Barack Obama em dezembro. Depois disso, ele ordenou sanções contra a Rússia e a expulsão de diplomatas russos dos EUA.

O governo russo, por sua vez, não revidou quanto a expulsão de diplomatas, e disse que esperaria pela posse do presidente eleito Donald Trump, no próximo dia 20 de janeiro. Putin e Trump têm se aproximado e, desde a época da campanha, trocado elogios.

O presidente eleito desqualificou as acusações do governo Obama e disse que elas são infundadas.

Agência Brasil

Terrorista usa caminhão com bombas e mata cinco pessoas no Egito

Site do Jerusalem Post relatou que, entre os feridos, figuram sete policiais e três civis.


Um motorista lançou um caminhão com explosivos contra um prédio da polícia egípcia, no norte do Sinai, deixando mortos e feridos nesta segunda-feira (9).
De acordo com fontes locais, que citam balanços preliminares, ao menos 5 pessoas morreram e 10 ficaram feridas no ataque, ocorrido na cidade de Al-Arish.
O site do Jerusalem Post relatou que, entre os feridos, figuram sete policiais e três civis. Já os mortos seriam todos oficiais da polícia. Agências internacionais de notícia disseram que o veículo usado no ataque seria um caminhão carregado de bombas, que explodiram antes de um tiroteio começar. O ato ainda não foi reivindicado e as autoridades trabalham com a hipótese de ação premeditada com fins terroristas.

Agência Brasil

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Educação do RN lança edital do processo seletivo para cursos técnicos integrado

Interessados devem se inscrever no período de 16 a 22 de janeiro, no site do sigeduc.


O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e da Cultura,  lança o edital 01/2017 do processo seletivo para cursos técnicos de nível médio, na forma articulada integrada ao ensino médio.

Estão sendo ofertadas mais de 2000 vagas distribuídas entre o Centro Estadual de Educação Profissional Jesse Pinto Freire (Cenep) e mais 55 escolas da rede de ensino do Estado. Os cursos têm duração de três anos para alunos egressos do ensino fundamental.
Os interessados devem se inscrever no período de 16 a 22 de janeiro, no site www.sigeduc.rn.gov.br, clicar em processo seletivo, digitar o CPF e preencher as informações solicitadas. Nesse campo será necessário colocar a média anual das disciplinas de português e matemática, do 9º ano. Isso porque a seleção considera a média aritmética das referidas disciplinas.
Entre os dias 23 e 24 de janeiro, a equipe do SIGEduc gera o processo seletivo pela média aritmética do aluno, das disciplinas de português e matemática do 9º ano, informadas no ato da inscrição. O resultado da seleção será divulgado no portal SIGEduc no dia 25 de janeiro.
Estão sendo ofertados os cursos de técnico em administração, informática, energia renovável, segurança do trabalho, manutenção e suporte em informática, guia de turismo, hospedagem, apicultura, mineração, edificações e agroecologia.  
O estudante que concorrer a uma vaga em um dos cursos técnicos e sendo selecionado, no ato da confirmação de sua matrícula, não poderá estar com matrícula efetivada em outra instituição da rede de ensino do Estado. O estudante deverá solicitar o cancelamento da matrícula anterior, considerando que o SIGEduc só permite a efetivação de uma matrícula por aluno.
Mais informações sobre inscrição, seleção e matrícula acesse o Edital 01/2017. Para os 07 (sete) novos Centros Estaduais de Educação Profissional, localizados nos municípios de Natal (no bairro Pitimbu), Extremoz, Parnamirim, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Alto do Rodrigues e Mossoró, será definido e divulgado posteriormente um novo calendário para o processo de inscrição, seleção e matrícula.

Brasil registra 1.982 mortes pelo vírus H1N1

Segundo o levantamento, 69% das mortes são de pessoas com fatores de risco, sendo que 42% são maiores de 60 anos de idade.


Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2016, foram registradas 1.982 mortes em decorrência da influenza A (H1N1). No total, foram notificadas 2.220 mortes pelos diversos tipos de influenza. Segundo o levantamento,  69% das mortes são de pessoas com fatores de risco, sendo que 42% são maiores de 60 anos de idade. Outros 29% das vítimias tinham doença cardiovascular crônica.
No período, foram registrados 54.224 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quadro mais complicado da gripe, causado por diversos tipos de vírus, entre eles, o influenza. Em 2016, 7.171 pessoas morreram com esta síndrome.
Em 2016 a incidência do vírus começou mais cedo, com pico em abril. Normalmente o período de maior transmissão é junho, quando começa o inverno. Nos três primeiros meses do ano passado, o número de casos ultrapassou o total de 2015.

Mudança no Calendário Nacional de Vacinação começa este ano

Alterações objetivam aumentar a proteção imunológica da população, reduzindo os números de casos das doenças.


O Calendário Nacional de Vacinação sofrerá mudanças a partir deste ano e ampliadas gradativamente até 2020. As mudanças promovidas pelo Ministério da Saúde (SM) objetivam aumentar a proteção imunológica da população, reduzindo os números de casos das doenças combatidas pelas vacinas HPV Quadrivalente, Meningocócica C (conjugada), Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Varicela, Hepatite A e a dTpa (vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis tipo adulto).

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Natal, Aline Bezerra, explicou que as alterações ocorrem em virtude de estudos constantes do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações (PNI), junto com os programas estaduais e municipais, com relação à efetividade das vacinas. “Por isso, algumas vacinas sofrem modificações na redução ou ampliação do número de doses”. Aline afirmou que, na prática, as mudanças proporcionarão uma maior proteção vacinal da população. 

HPV Quadrivalente 

Com as alterações, a HPV quadrivalente será aplicada nos adolescentes do sexo masculino com idades entre 12 e 13 anos. A faixa será ampliada gradativamente até 2020, com a inclusão dos meninos de nove e 13 anos, bem como meninas de nove a 14 anos e os homens de 14 a 26 vivendo com HIV/Aids. 

O objetivo é prevenir os cânceres de pênis e verrugas genitais, além de diminuir a incidência de câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, prevenindo também casos de cânceres de boca, orofaringe e verrugas genitais em ambos os sexos. 

Meningocócica C (conjugada)
A partir deste ano, serão a vacina Meningocócica C será administrada para adolescentes de 12 a 13 anos de idade, sendo gradativamente ampliada essa faixa até 2020, incluindo crianças e adolescentes entre nove e 13 anos. Segundo Aline Bezerra, as mudanças foram causadas pela percepção de que a vacina perde sua eficácia com o passar dos anos, apontando a necessidade da administração de doses de reforço na adolescência, visando a garantia da proteção contra as formas graves da meningite neste período. 

Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Varicela 

Agora, serão disponibilizadas duas doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para pessoas de 12 meses de vida até os 29 anos de idade, além de uma dose da vacina varicela (atenuada) para crianças até quatro anos. A adição da segunda dose para as pessoas entre 20 e 29 anos é motivada pela falha vacinal neste grupo e ainda a ocorrência de surtos de caxumba nos últimos anos. 

Hepatite A
Crianças até quatro anos de idade devem ser imunizadas contra a Hepatite A, que é transmitida por alimentos e água contaminadas. Anteriormente, apenas as crianças até dois anos recebiam a vacina. 

dTpa (Difteria, Tétano e Pertussis tipo adulto) 

Gestantes a partir da 20ª semana de gravidez deverão receber a vacina dTpa para que seja garantida a proteção dos bebês contra coqueluche. Desta forma, os bebês já nascem protegidos por causa dos anticorpos transferidos de mãe para feto, evitando que eles contraiam a doença até que completem o esquema de vacinação com a pentavalente, aos seis meses de vida. As mulheres que não se vacinaram durante a gravidez e que estejam em puerpério devem tomar a vacina o mais rápido possível.

Mais de 10 mil brasileiros se inscrevem para concorrer a vagas do Mais Médicos

Entre as vagas ofertadas nesta etapa, 708 estão atualmente ocupadas por médicos cubanos.


medico-mMais de 10,5 mil brasileiros se inscreveram para concorrer a cerca de 1,2 mil vagas do Mais Médicos. Entre as vagas ofertadas nesta etapa, 708 estão atualmente ocupadas por médicos cubanos e as demais referem-se a reposições de rotina do programa para substituir profissionais que deixaram os postos. O edital foi lançado em novembro de 2016.
O resultado das inscrições validadas deve sair no dia 9 de janeiro e a seleção das localidades de preferência dos médicos ocorrerá nos dias 10 e 11.
A substituição dos profissionais cubanos por brasileiros é uma prioridade do ministro Ricardo Barros desde que assumiu a pasta, em maio de 2016. A procura de profissionais com registro profissional no Brasil pelo Mais Médicos começou a aumentar ainda na gestão do ex-ministro Artur Chioro, que tornou os editais do programa mais atraentes para os brasileiros. 
Desde o lançamento do programa, em 2013, uma das principais críticas das entidades médicas era a contratação de profissionais estrangeiros sem a necessidade da revalidação do diploma. Vindos por um acordo entre Cuba e Brasil, intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde, os profissionais cubanos ocuparam a maior parte das vagas em cidades fora dos grandes centros e periferias, onde os brasileiros não se dispuseram a trabalhar.

Apesar de o programa sempre ter priorizado a contratação de brasileiros, até 2014 o interesse destes profissionais pelo Mais Médicos era muito baixo. Dos cerca de 15 mil médicos do programa, 11,4 mil são cubanos. A meta do governo é substituir 4 mil deles por brasileiros nos próprios três anos.
Candidatos
Os profissionais inscritos nesta etapa, são, em geral, recém-formados graduados nos últimos cinco anos (86,2%), têm entre 26 e 30 anos (44,4%). A maioria dos inscritos é mulher (54%).
As inscrições ainda vão passar por processo de validação. Os profissionais com inscrição validada poderão então escolher quatro cidades de preferência entre as disponíveis no edital e serão alocados de acordo com critérios de classificação, como detenção de título de especialista e experiência na área de Saúde da Família.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Vacina contra HPV começa a ser distribuída para meninos a partir deste ano

Serão adquiriras, ao todo, 6 milhões de doses ao custo de R$ 288,4 milhões.


A partir deste mês, a rede pública de saúde vai passar a oferecer a vacina contra o HPV para meninos de 12 a 13 anos como parte do Calendário Nacional de Vacinação. A faixa etária, de acordo com o Ministério da Saúde, será ampliada gradativamente até 2020, período em que serão incluídos meninos de 9 a 13 anos.
A expectativa da pasta é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos este ano, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos que vivem com HIV/aids no Brasil. Serão adquiriras, ao todo, 6 milhões de doses ao custo de R$ 288,4 milhões.
De acordo com o governo federal, o Brasil é o primeiro país da América Latina e o sétimo no mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunização. Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá já fazem a distribuição da dose para adolescentes do sexo masculino.
Duas doses
O esquema vacinal contra o HPV para meninos será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Já para os que vivem com HIV, o esquema vacinal é de três doses, com intervalo de dois e seis meses, respectivamente. Nesses casos, é necessário apresentar prescrição médica.
A doença
HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano, capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos, sendo que cerca de 40 podem infectar o trato ano-genital.
A infecção é muito frequente, mas transitória, regredindo espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras que, se não forem identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.
Pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos, apresentando maior risco ou probabilidade de provocar infecções persistentes e estar associados a lesões precursoras. Dentre eles, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Agência Brasil

Mercado financeiro projeta inflação de 4,87% para 2017

Expectativa é que a inflação se situe bem abaixo da projetada para 2016, que passou de 6,40% para 6,38%..


O mercado financeiro espera que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fique em 4,87% este ano. A expectativa é que a inflação se situe bem abaixo da projetada para 2016, que passou de 6,40% para 6,38%, de acordo com pesquisa semanal - Boletim Focus - do Banco Central (BC) feita junto a instituições financeiras e divulgada às segundas-feiras.
Diante da recessão econômica e da melhora na inflação, o BC tem sinalizado que pode intensificar o corte da taxa básica de juros, a Selic.
Nas suas duas últimas decisões, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC cortou a Selic em 0,25 ponto percentual. Atualmente, a taxa está em 13,75% ao ano. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 10 e 11 deste mês.
Selic pode cair para 10,25% ao ano
Para as instituições financeiras, a Selic encerrará 2017 em 10,25% ao ano. A previsão - divulgada na semana passada - era 10,50% ao ano.
A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.
A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) este ano permanece em 0,50%.
Agência Brasil

Vítimas de chacina em Campinas são veladas hoje

Autor das mortes, que cometeu suicídio, Sidnei Ramis de Araújo será enterrado na cidade de Jaguariúna.


As 12 vítimas da chacina que ocorreu durante a festa de Ano-Novo em Campinas, interior de São Paulo, serão sepultadas a partir das 9h de hoje (2), no Cemitério da Saudade. O autor das mortes, que se matou ao final da chacina, Sidnei Ramis de Araújo, de 46 anos, será enterrado na cidade de Jaguariúna, em local e horário não informados.
Sidnei invadiu uma casa, onde morava sua família, no Jardim Aurélia, com um canivete e uma pistola 9 milímetros. Ele usou a arma para matar a ex-mulher, Isamara Filier, de 41 anos, o filho, João Victor, de 8 anos, e outras dez pessoas (sendo oito mulheres e dois homens), durante as comemorações de réveillon. Após o ataque, Sidnei se matou.
De acordo com uma testemunha que estava na casa no momento do ataque, Sidnei pulou o muro, entrou na casa por volta da meia-noite e começou a disparar contra todos. Essa mesma testemunha, ao ouvir os primeiros disparos, pensou que eram fogos de artifício. Mas viu o tio cair no chão e percebeu o que ocorria.
Correu para o banheiro e ligou para a polícia e para unidades de resgate. O caso foi registrado no 4º Distrito Policial de Campinas como homicídio consumado e pensado, além de suicídio.
Agência Brasil

Contagem Regressiva:Festa de São Sebastião da Comunidade Umbu, Santa Cruz/RN.






















Faltam apenas 5 dias, participem.