terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Corte dos Estados Unidos decide hoje se restabelece veto para imigrantes

Presidente Donald Trump defende que medida não é contra muçulmanos e sim contra terroristas.


FD/Mundo
Em um esforço para tentar sensibilizar os juízes, Trump vem dizendo que a medida não é contra os muçulmanos e sim contra os terroristas.
A Corte Federal de Apelação dos Estados Unidos decide nesta terça-feira (7) se acata os argumentos do governo em favor do restabelecimento do veto para a entrada no país de refugiados e imigrantes de nove países de maioria muçulmana.

Os juízes vão ouvir, em audiência. tanto as razões apresentadas pelo advogados do Departamento de Justiça, que alegam que o veto do governo é legal, quanto as dos estados de Washington e Minnesota, que alertam que o retorno da proibição é inconstitucional e vai trazer de volta o caos nos aeroportos, separar famílias e barrar a entrada de estudantes e professores que estudam ou trabalham em universidades americanas.
Cada uma das partes terá 30 minutos para apresentar seus argumentos. A decisão será tomada por três juízes que compõem o Nono Circuito da Corte de Apelação, o tribunal encarregado de examinar o assunto. Os juízes são: William C. Canby Jr., nomeado pelo ex-presidente Jimmy Carter; Richard Clifton, nomeado pelo ex-presidente George W. Bush; e Michelle Taryn Friedland, nomeada pelo ex-presidente Barack Obama.
ImigrantesIslamicos

Apesar do grande interesse da mídia americana em acompanhar a batalha jurídica entre o governo americano, de um lado, e os estados de Washington e Minnesota, de outro, o desfecho da questão pode demorar meses ou até anos. Qualquer que seja a definição da corte, o lado perdedor certamente vai apelar ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos, porque o que está em jogo é se o presidente Donald Trump violou ou não a Primeira Emenda e a Lei Federal de Imigração e se sua ordem executiva impõe danos irreparáveis aos muçulmanos.

Em um esforço para tentar sensibilizar os juízes, Trump vem dizendo, em repetidas ocasiões, que a medida não é contra os muçulmanos e sim contra os terroristas. Com isso, o presidente pretende enfatizar que a proibição da entrada de pessoas originárias de países majoritariamente muçulmanos não contraria os princípios da Primeira Emenda.
A Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos proíbe a elaboração de qualquer lei que restrinja o estabelecimento de religião, assegurando que não poderá haver proibição ao livre exercício de credos, da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa. A Primeira Emenda foi adotada em 15 de dezembro de 1791, como um dos dez princípios da Declaração de Direitos dos Estados Unidos.

Agência Brasil

Diário Oficial publica indicação de Alexandre de Moraes para ministro do STF

Também foi publicado o afastamento de Moraes do cargo de ministro da Justiça pelo prazo de 30 dias.


Andressa Anholete/AFP
Alexandre de Moraes pretende ficar afastado do ministério da Justiça até a sabatina do Senado, que aprovará ou não sua indicação para o STF.
Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (7) o despacho no qual o presidente Michel Temer encaminha, para apreciação do Senado, o nome de Alexandre de Moraes para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em decorrência do falecimento do ministro Teori Zavascki, morto em acidente aéreo em Paraty (RJ) no último dia 19 de janeiro.
Também foi publicado o afastamento de Moraes do cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública, pelo prazo de 30 dias, “para tratar de assuntos particulares”. Moraes está à frente do ministério desde maio de 2016, quando Michel Temer assumiu interinamente a presidência da República durante o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
O ministro pretende ficar afastado do ministério até a sabatina do Senado Federal, que aprovará ou não sua indicação. No lugar de Alexandre de Moraes, assume o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, José Levi.
Advogado e jurista, Alexandre de Moares é autor de dezenas de livros sobre Direito Constitucional e livre docente da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual se graduou, em 1990, e se tornou doutor, em 2000.
Antes de ser ministro, Moraes foi secretário de Segurança Pública de São Paulo, cargo para o qual foi nomeado pelo governador Geraldo Alckmin em dezembro de 2015. Entre 2002 e 2005, na gestão anterior de Alckmin, ele ocupou a Secretaria de Justiça, Defesa e Cidadania paulista .
Além dos cargos no governo estadual, Moraes ficou conhecido como “supersecretário” da gestão de Gilberto Kassab, na prefeitura de São Paulo, quando acumulou, entre 2007 e 2010, os cargos de secretário municipal de Transportes e de Serviços, quando presidiu, na mesma época, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a SPTrans, empresa de transportes públicos da capital paulista.
Se for aprovado pelo Senado, Moraes deve assumir o acervo de 7,5 mil processos que estavam no gabinete de Teori Zavascki, exceto as ações da Operação Lava Jato. Entre as ações estão pautas como a descriminalização das drogas, a validade de decisões judiciais que determinam a entrega de remédios de alto custo para a população e a constitucionalidade da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Moraes deverá ser o revisor dos processos da Lava Jato no plenário do STF e ocupará a Primeira Turma, composta pelos ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Marco Aurélio.
Para que não haja mistura com as questões do ministério,  o ministro se afastará até a sabatina do Senado. Em seu lugar, ficará o secretário-executivo, José Levi.

Agência Brasil

Presidente da Argentina é recebido por Temer no Palácio do Planalto

Objetivo é discutir medidas que eliminem barreiras e estreitem as relações comerciais entre os dois países.


Twitter/Palácio do Planalto
Após a reunião no Planalto, Macri participará de um almoço no Palácio do Itamaraty e, em seguida, será recebido no Congresso Nacional.
O presidente da Argentina, Maurício Macri, chegou na manhã desta terça-feira (7) ao Palácio do Planalto, onde se reúne com o presidente Michel Temer. A reunião, com a participação de autoridades dos dois países, tem por objetivo discutir medidas que eliminem barreiras e estreitem as relações comerciais entre os países, ambos integrantes do Mercosul, bem como ampliar as parcerias com países de outros blocos comerciais, como a União Europeia.
A expectativa é de que os presidentes e suas equipes tratem de assuntos relativos a comércio e investimentos, segurança das fronteiras, integração e desenvolvimento fronteiriços, ciência e tecnologia, e defesa.
Com Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 583,2 bilhões, a Argentina é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Juntos, os dois países respondem por 84% das exportações do bloco além de dois terços do PIB da América do Sul.
MauricioMacrieMichelTemer

Após a reunião no Planalto, Macri participará de um almoço no Palácio do Itamaraty e, em seguida, será recebido no Congresso Nacional pelos presidentes das duas Casas, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e o deputado Ricardo Maia (DEM-RJ). De lá vai ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde será recebido pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia.
Parceria
Diversos setores da economia argentina recebem investimentos brasileiros. É o caso de setores como mineração, siderurgia, petrolífero, bancário, automotivo, alimentos, têxtil, calçadista, máquinas agrícolas e construção civil. Mais de 130 empresas brasileiras se instalaram na Argentina, representando um estoque de investimento de cerca de US$ 12 bilhões. Já as empresas argentinas investiram cerca de US$ 8 bilhões no Brasil.
O comércio bilateral aumentou de US$ 7,1 bilhões em 2002 para US$ 28,4 bilhões em 2014, tendo registrado um pico de US$ 39,6 bilhões em 2011. Entre 2015 e 2016, esse intercâmbio apresentou redução de US$ 23,08 bilhões para US$ 22,5 bilhões, em decorrência da retração das duas economias.
No ano de 2016, mais de 40% do comércio bilateral teve como base o setor automotivo. De acordo com o Itamaraty, trata-se de um setor estratégico para o desenvolvimento dos dois países, tendo em vista seus efeitos diretos e indiretos sobre o conjunto da economia.

Agência Brasil

Governo publica edital para 70 vagas de soldado do Corpo de Bombeiros

Salário inicial é de R$ 2.904,00 para quem tem o Ensino Médio completo ou equivalente.


Divulgação/ABM
O governo publicou edital para processo seletivo de 70 vagas para soldado do Corpo de Bombeiros, com salário a partir de R$.2.904,00.
O Governo do Estado publicou o edital para o processo seletivo para o cargo de soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN). Ao todo, foram abertas 70 vagas para preenchimento do quadro de praças, sem distinção de sexo.

De acordo com o edital, o nível de escolaridade mínimo exigido é o Ensino Médio completo ou equivalente (2º grau). A remuneração inicial atualmente em vigor para o para o cargo de Soldado Bombeiro Militar é de R$ 2.904,00, podendo chegar, nos termos da legislação pertinente às promoções referentes ao quadro de praças, a R$ 9.472,65, subsídio correspondente ao cargo de Subtenente Nível X, do quadro de Praças.

Ainda segundo o edital, a data provável para a realização da prova escrita objetiva de múltipla escolha será no dia 21 de maio de 2017. Com cem questões de múltipla escolha, divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Conhecimentos regionais e atualidades e Normas Pertinentes aos CBMRN.

Além da avaliação intelectual, outras cinco etapas deverão ser realizadas para a aptidão no processo seletivo, incluindo a avaliação de condicionamento físico.

As inscrições estarão abertas das 17h do dia 24 de fevereiro de 2017 às 17h do dia 6 de abril de 2017 (horário oficial do Estado do Rio Grande do Norte). Elas deverão ser realizadas exclusivamente através da Internet, no site www.idecan.org.br. O valor da taxa de inscrição custa R$ 80,00.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Os Kavernistas 2017: Adquira já o seu Abadá do Bloco Carnavalesco que tem 16 anos de tradição em Santa Cruz/RN.


O Abadá do Bloco os Kavernistas com 16 anos de tradição no município de Santa Cruz/RN já estão a venda ao preço de 50,00 (cinquenta Reais).
Os  foliões terão direito a 4 dias de muita folia no Boneário de Cuíca, os mesmo terão que levar comida e bebida.
Quem desejar adquirir o Abadá, entrar em contato com Robervaldo nos números:
9 9981-1162 ou 9 8869-9660.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Prefeita Fernanda Costa oficializa doação da Escola Miguel Lula para expansão da UFRN

A Prefeita Fernanda Costa participou, na manhã desta sexta-feira (03), da programação alusiva aos 65 anos de fundação do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB). Na ocasião, a gestora do município de Santa Cruz entregou o documento que oficializa a doação do prédio onde funciona atualmente a Escola Miguel Lula, que servirá para o projeto de expansão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 
A programação preparada para festejar o aniversário do Hospital Ana Bezerra contou com alvorada festiva, com a participação da Banda de Música de Santa Cruz, celebração de missa, fala das autoridades e visita técnica às instalações do hospital. Estiveram presentes, além da Prefeita Fernanda Cosa, a reitora da UFRN, professora Ângela Paiva, o presidente nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Kleber Morais e outras autoridades locais e estaduais.
No evento, a Prefeita Fernanda Costa enalteceu a importância do Ana Bezerra, tanto pelos serviços prestados à população de Santa Cruz e região, quanto na formação de novos profissionais. “Sem dúvida, o Hospital Ana Bezerra é um patrimônio da nossa cidade,  um hospital que tem história, que fez história. Primeiro hospital do município, que formou tantos profissionais, eu inclusive tive a oportunidade de realizar o meu CRUTAC (Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária) aqui à época da minha conclusão do curso de medicina. Um hospital  que vem, cada vez mais, trabalhando tão bem na questão da assistência humanizada, um hospital que é premiado, que é reconhecido pelo seu atendimento humanizado, que tem avançado, que tem crescido, tem se modernizado nesses últimos anos e que a gente fica muito feliz de contar com o crescimento do hospital, de poder contribuir nesse momento, oficialmente, doando o colégio Miguel Lula para que possa haver a expansão do Ana Bezerra, dos cursos da FACISA (Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi)”, afirmou Fernanda Costa.
A parceria da Prefeitura de Santa Cruz com a UFRN se estende através de projetos acadêmicos desenvolvidos pela FACISA, serviços oferecidos por meio do Hospital Ana Bezerra à população, bem como a participação do Poder Público Municipal no projeto de expansão da UFRN, materializada com a doação da Escola Miguel Lula, no centro da cidade.
EVENTO-HUAB-01
EVENTO-HUAB-02
EVENTO-HUAB-03
EVENTO-HUAB-04
Fotos: Marcela Ravena

Blog da Cidade de Santa Cruz

Ações na área do esporte e lazer em Santa Cruz integram mapeamento do Ministério do Esporte

Santa Cruz recebeu, nesta quarta-feira (01), a visita de representantes do Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer (CEDES), vinculado ao Ministério do Esporte. O objetivo foi colher dados para um mapeamento sobre as políticas públicas voltadas ao esporte e lazer e suas configurações em municípios do Estado do Rio Grande do Norte.
Os professores/pesquisadores Marcos Vinicius e Fábio Romano foram os responsáveis por colher todas as informações sobre a estrutura e sobre a gestão do esporte e lazer no município de Santa Cruz. Ambos fazem parte da Rede CEDES, composta por quatro instituições: (Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN e Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA).
O Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, recepcionou os professores e explicou que essa é uma pesquisa financiada pelo Ministério do Esporte. Para ele, é importante que Santa Cruz tenha sido escolhido. “Trata-se de um trabalho que é feito em alguns municípios que desenvolvem efetivamente políticas públicas voltadas para o esporte e o lazer. Um diagnóstico de como o poder público tem desenvolvido as ações nessa área. Ficamos felizes em recebê-los e de poder contribuir fornecendo todas as informações para o enriquecimento dessa pesquisa”, explicou Jaedyson.
FOTO-CEDES-OK
Foto: Marcela Ravena


Blog da Cidade de Santa Cruz

Jack's Bar Apresenta Nesta Sábado (04) "Noite da Seresta".




































Jack's Bar, Rua Gonçalves Dias, Antigo Bar do Chiquinho no Bairro do Paraíso.

CINEMA NO TEATRO:CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA ESTE MÊS DE FEVEREIRO


Todos convidados, participem galera que será mais uma vez um grande sucesso.

Sistema Penitenciário do RN será debatido na Assembleia Legislativa

Debate proposto pelo deputado Kelps Lima acontece na próxima segunda-feira.


Eduardo Maia/AL
A primeira audiência pública do ano, após o retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa, vai discutir a crise penitenciária do Rio Grande do Norte e a situação do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta. O debate, proposto pelo deputado Kelps Lima (Solidariedade), acontece na próxima segunda-feira (6), às 9h30min, no auditório da Casa Legislativa.

“O sistema penitenciário do Estado encontra-se falido e o presídio de Alcaçuz reflete essa realidade. A população carcerária supera de maneira absurda a disponibilidade de vagas no sistema, além da crítica estrutura física dos presídios e a defasagem do número de agentes penitenciários”, justifica Kelps.

A intenção do deputado Kelps é dar voz aos setores da sociedade interessados no apontamento de soluções para o sistema prisional. Para tanto, foram convidados para o debate representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de Ministério Público, agentes penitenciários e entidades representativas.

Violência custou US$ 75,894 bilhões ao Brasil em 2014, aponta pesquisa

Gasto do país com violência ficou acima da média dos países do Cone Sul.


A violência custou US$ 75,894 bilhões ao Brasil em 2014, o equivalente a 3,14% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas produzidos pelo país) naquele ano. O dado está em pesquisa divulgada hoje (3) pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O gasto com a violência no país ficou acima da média registrada para países do Cone Sul, de 2,47% do PIB.
O valor despendido no Brasil equivale a 53% do custo total da criminalidade na América Latina e no Caribe. Além disso, entre 17 países analisados na região, o custo da violência no Brasil ficou abaixo apenas de Honduras (5,84%), El Salvador (5,46%), Bahamas (4,16%) e Jamaica (3,64%). A maior parte dos valores gastos pelo Brasil vai para a segurança privada.
Conforme o levantamento do BID, as despesas privadas compuseram a maior parcela dos custos do crime em 2014, ficando em 47,9% do total. O percentual ficou acima da média registrada para a América Latina e o Caribe, de 42,7%, e para os países do Cone Sul, de 43,4%.
“O Brasil se destaca por seu alto gasto com segurança privada, o que pode ser entendido como indício do sentimento da população sobre o serviço de segurança prestado pelo governo”, destaca o organismo na pesquisa.
No caso das despesas com segurança pública, que corresponderam a 36,1% dos gastos com o crime, ocorreu o inverso. O investimento brasileiro ficou abaixo da média registrada para os demais países do Continente americano. O gasto público médio em segurança representou 39,7% do total para a América Latina e o Caribe e 41,4% para os países do Cone Sul.
Regiões e estados
O estudo avaliou ainda o custo da violência de acordo com a região ou o estado do país. Segundo o BID, “o custo entre estados e regiões [no Brasil] é semelhante, em termos de heterogeneidade, ao observado nos países da América Latina e do Caribe”.
Os maiores custos são verificados nas regiões Norte e Nordeste. Em ambas, o custo médio da violência equivale a 4,2% do PIB. No Centro-Oeste, fica em 3,1% e no Sul, em 3%. A região brasileira com o menor gasto com criminalidade em relação ao PIB é o Sudeste, com 2,7%. Entre os estados, o menor gasto ocorre no Tocantins (2%) e o maior em Alagoas (6,2%).
Por outro lado, há diferenças no tipo de gasto que predomina em cada localidade. No Sudeste (49,5%), Sul (47,2%) e Centro-Oeste (43,2%) o gasto privado com segurança supera o verificado no Nordeste (36%) e Norte (35,2%).
Já o gasto público predomina no Norte (44,6%) e Nordeste (44,3%). No Sudeste (33,3%), Sul (32,6%) e Centro-Oeste (32%), no entanto, essa despesa fica atrás do gasto com segurança privada.
Ações
O BID destaca a importância de fazer pesquisas futuras a fim de estudar o custo-benefício de ações de prevenção e controle do crime. O organismo ressalta que algumas localidades analisadas mostraram melhora na segurança pública.
Em São Paulo, Pernambuco e no Rio de Janeiro, por exemplo, as taxas de homicídio caíram 67%, 33% e 32%, respectivamente, no período de 2000 a 2014. “Vale a pena rever essas intervenções para extrair lições aprendidas para aplicações em outros lugares do Brasil e da região”, conclui o banco.

Agência Brasil

Itália volta a sofrer terremotos na área central

Tremor no último dia 18 provocou uma avalanche que soterrou um hotel de luxo, matando 29 pessoas.


Abalada por uma série de terremotos desde agosto do ano passado, a Itália voltou a sofrer mais tremores de terra na manhã desta sexta-feira (3). Desta vez, o terremoto foi de 4,4 graus de magnitude e foi sentido nas regiões de Marche e Umbria por volta das 5h10 locais (2h10 de Brasília). A informação é da Agência Ansa.

O último terremoto acima de 5 graus na escala Richter foi registrado em 18 de janeiro, na zona central do país, e provocou uma avalanche que soterrou o hotel de luxo Rigopiano, matando 29 pessoas.

Termina hoje prazo para inscrição no Prouni

Estudantes disputam 214.110 bolsas de estudos, número 5% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

FD/Educação
Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado têm até as 23h59 (horário de Brasília) de hoje para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do programa.
No total, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos, número que representa crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior de todo o país. A seleção dos candidatos, com base nas notas do Enem, alinha inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico.
Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais — o governo federal cobre 50% da mensalidade. Para acesso ao processo seletivo, na página eletrônica do programa, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.
O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira (6) e o da segunda chamada, no dia 20 de fevereiro.
Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem; tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular e comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública que integrem o quadro permanente da instituição de ensino.

Agência Brasil

Bombeiros iniciam buscas por homem desaparecido em São Bento do Trairí

Militares do Corpo de Bombeiros do RN, iniciaram na manhã desta quarta-feira as buscas pelo senhor Antônio Neco, que está desaparecido desde o último domingo (29).
Populares deram conta da passagem dele pelo Sítio Baixa Verde indo no sentido de Cuité/PB.
Ainda não sabe-se o paradeiro, algumas  das possibilidades é que ele possa ter se perdido na mata. 

Fonte:Trairí Agora

Taxista é assassinado a tiros em Nova Parnamirim

Corpo com ferimentos na cabeça e pescoço foi encontrado dentro de veículo em uma estrada de terra.


190RN/Mapa de Blogs
Moradores encontraram o corpo de Antônio Silva Pereira, de 56 anos, com marcas de tiros dentro de um táxi em Nova Parnamirim.
Um taxista foi assassinado a tiros na madrugada desta sexta-feira (3) na cidade de Parnamirim, na região metropolitana de Natal. De acordo com a Polícia Militar, o corpo de Antônio Silva Pereira, de 56 anos, foi encontrado dentro do veículo em uma estrada de terra no conjunto Parque das Árvores, em Nova Parnamirim.

O local foi isolado para que a Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) deem início aos trabalhos de investigação e remoção do corpo. Ainda segundo a polícia, a vítima foi executada com pelo menos três tiros, que atingiram a cabeça e pescoço.

Moradores próximos próximos à localidade relataram que ouviram disparos por volta das 2h, mas somente no início da manhã, quando se iniciou a movimentação das pessoas, o corpo foi encontrado e a PM acionada.

Segundo informações extraoficiais, alguns objetos pessoais, como carteira, relógio e telefone não foram levados pelos criminosos, o que reforça a hipótese de execução. Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito foi detido.

Marisa Letícia fará exames para avaliar morte cerebral

Presidente Michel Temer compareceu no hospital para prestar condolências ao ex-presidente Lula.


Nelson Almeida/AFP
Os procedimentos de doação de órgãos só podem começar após a conclusão do protocolo.
A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, de 66 anos, passará hoje (3) por um protocolo de avaliação de morte cerebral, informou a equipe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Facebook. Segundo o Hospital Sírio Libanês, onde Marisa está internada, na capital paulista, o exame feito na manhã de ontem (2) mostrou que a ex-primeira-dama não tinha mais fluxo sanguíneo no cérebro.
aois-mDe acordo com a mensagem postada na rede social, o primeiro exame do protocolo deve acontecer às 12h e o segundo às 18h de hoje. O objetivo é comprovar a perda definitiva e irreversível das funções cerebrais. Os procedimentos de doação de órgãos só podem começar após a conclusão do protocolo.
Ontem, o presidente Michel Temer compareceu no hospital para prestar condolências ao ex-presidente Lula.

Antes de Temer, diversos políticos estiveram no hospital para expressar pesar pela condição de Marisa Letícia, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os ex-ministros Aloizio Mercadante e Celso Amorim, e o senador Jorge Viana (PT-AC).

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Ex-primeira dama Marisa Letícia tem morte cerebral

Família da esposa do ex-presidente Lula autorizou a doação de órgãos.


Abril
Vítima de um AVC na semana passada, a ex-primeira dama Marisa Letícia teve morte cerebral confirmada nesta quinta-feira.
A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, 66 anos, teve morte cerebral hoje (2). Ela está na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês desde o dia 24 de janeiro.
Segundo boletim médico, foi realizado um doppler transcraniano que identificou a ausência de fluxo cerebral na paciente. Diante do resultado e com autorização da família, foram iniciados os procedimentos preparativos para a doação de órgãos.
Em uma publicação na página oficial do ex-presidente Lula, a família da ex-primeira dama agradeceu as manifestações de apoio durante esse período difícil. “A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos”.
A ex-primeira-dama foi internada após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Marisa foi acompanhada pelas equipes coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho, Milberto Scaff, Marcos Stávale e José Guilherme Caldas.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

MEC nega invasão de contas do Sisu por hackers

Em um dos casos que ganharam repercussão na imprensa, uma candidata disse que sua opção de curso foi alterada por hackers.


Após denúncias veiculadas na imprensa de que candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tiveram seus cadastros hackeados e inscrições modificadas, o Ministério da Educação disse que não há registros de acesso indevido às informações dos estudantes que configure incidente de segurança.
Em um dos casos que ganharam repercussão na imprensa, uma candidata disse que sua opção de curso foi alterada por hackers. O MEC, no entanto, informou que não há registro de inscrição em nenhum curso, nem alteração posterior. Em outro caso, uma candidata diz que os invasores mudaram a opção de curso de medicina para um curso tecnológico de produção de cachaça. A versão do MEC é que só houve registro no segundo curso.

“Casos individuais que forem identificados e informados ao MEC, como suposta mudança indevida de senha e violação de dados, serão remetidos para investigação da Polícia Federal. Nos dois casos citados pela imprensa, o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] já identificou no sistema data, hora, local, operadora e IP de onde partiram as mudanças de senha. Os dados serão encaminhados para a Polícia Federal”, disse o ministério, em nota.
De acordo com o MEC, todas as ações feitas no sistema são gravadas em log (registro de eventos em um sistema de computação), de forma a possibilitar uma auditoria completa da conta.

Produção industrial fecha 2016 com queda de 6,6%

No entanto, em dezembro a produção industrial nacional cresceu 2,3% em relação ao mês anterior.

Arquivo/Agência Brasil
Confirmando a retração da economia brasileira, a produção industrial fechou o ano passado com queda de 6,6%, a terceira taxa anual negativa consecutiva: em 2015, a produção industrial brasileira havia recuado 8,3% frente a 2014 que, por sua vez, já havia fechado o ano com produção negativa de 3% frente aos 12 meses imediatamente anteriores, na série sem ajuste sazonal.
Apesar dos sucessivos números negativos nas taxas anuais, em dezembro do ano passado a produção industrial nacional cresceu 2,3% em relação ao mês anterior – nesse caso, na série livre de influências sazonais. O resultado de dezembro é a segunda taxa positiva consecutiva, acumulando nos dois últimos meses de 2016 expansão de 2,6%.
Os dados relativos à Pesquisa Industrial Mensal Produção Física (PIM-PF) – Brasil foram divulgados hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicam que as taxas anualizadas (indicador acumulado nos últimos 12 meses) permaneceram com o ritmo de queda iniciado em junho de 2016 (-9,7%).
Os dados indicam ainda que em relação a dezembro de 2015 (série sem ajuste sazonal), houve queda de 0,1%, a 34ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação, mas a menos intensa da sequência.
Os índices do setor industrial foram também negativos tanto para o fechamento do quarto trimestre de 2016 (-3,1%), quanto para o acumulado do segundo semestre do ano (-4,2%), as duas comparações em relação aos mesmos períodos do ano anterior.

Juiz auxiliar de Teori pede desligamento do STF

Márcio Schiefler Fontes era auxiliar do ministro Teori Zavascki, responsável pela relatoria da Operação Lava Jato.


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, aceitou o pedido de desligamento do juiz Márcio Schiefler Fontes, que era auxiliar do ministro Teori Zavascki, responsável pela relatoria da Operação Lava Jato na Corte e morreu no último dia 19 em acidente aéreo em Paraty (RJ).
O pedido foi aceito ontem (31). O juiz já deixou Brasília e retornou para Santa Catarina.
Fontes integrou o grupo de juízes auxiliares da Corte que concluíram a fase de depoimentos complementares das 77 pessoas ligadas à empreiteira Odebrecht na Operação Lava Jato, cujas delações foram homologadas pela presidente Cármen Lúcia na última segunda-feira (30). O juiz ouviu o depoimento do empresário Marcelo Odebrecht, que está preso em Curitiba.
O objetivo foi confirmar se o executivo, que está preso desde junho de 2015, concordou, por vontade própria e sem ser coagido, em firmar acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) para fornecer detalhes sobre o esquema de corrupção envolvendo a empreiteira Odebrecht e a Petrobras. Outro executivo da empresa foi ouvido por Marcio Schiefler nesta sexta-feira.
Relator da Lava Jato
O novo relator dos processos da Lava Jato deve ser definido nesta quarta-feira (1º). A expectativa é que a ministra Cármen Lúcia determine o sorteio eletrônico da relatoria entre os integrantes da Segunda Turma, colegiado que era integrado por Teori Zavascki.
Fazem parte do colegiado os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.
Na última segunda-feira (30), Cármen Lúcia homologou as delações de 77 executivos e ex-funcionários da empresa Odebrecht, nas quais eles detalham o esquema de corrupção na Petrobras investigado na Operação Lava Jato.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já começou a trabalhar nos pedidos de investigação contra os políticos e empresários citados nos depoimentos de colaboração com a Justiça. Não há prazo para que eventuais pedidos de investigação ou arquivamento cheguem à Corte.

STF prestará homenagem ao ministro Teori Zavascki

A homenagem será feita por Celso de Mello, decano na Corte, que deverá fazer um discurso lembrando a trajetória do colega.


O Supremo Tribunal Federal (STF) vai prestar hoje (1º) uma homenagem ao ministro Teori Zavascki, que morreu em acidente de avião no dia 19 de janeiro. A homenagem será feita por Celso de Mello, decano na Corte, que deverá fazer um discurso lembrando a trajetória do colega.

A sessão solene está prevista para começar às 14h e será aberta apenas para integrantes do Judiciário, amigos e familiares de Teori. Após oferecer os pêsames oficiais da Corte à família, o STF iniciará a primeira sessão de julgamentos do ano.

Devido à morte de Teori Zavascki, a pauta de julgamento foi alterada pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. O primeiro item será  o processo que pode impedir réus de ocuparem as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado, cargos que estão na linha sucessória da Presidência da República. O caso começou a ser julgado no ano passado, mas a análise foi interrompida por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

O pedido de vista foi feito no dia 3 de novembro, mas a questão foi julgada liminarmente quando o Supremo decidiu manter o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no cargo ao julgar uma decisão provisória proferida pelo ministro Marco Aurélio, que não esperou a devolução do pedido para determinar o afastamento.

A Corte julga a ação na qual a Rede pede que o Supremo declare que réus não podem fazer parte da linha sucessória da Presidência da República. A ação foi protocolada pelo partido em maio, quando o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tornou-se réu em um processo que tramitava no STF.

Brasil, Panamá e EUA figuram em lista de paraísos fiscais da União Europeia

Uma série de indicadores entram na análise, como falta de transparência, existência de regimes e fiscais preferenciais.


O Brasil, os Estados Unidos e o Panamá aparecem em uma lista provisória de 92 países apontados como paraísos fiscais pela União Europeia (UE), segundo fontes consultadas pela France-Presse. Uma das fontes ouvidas pela agência em Bruxelas afirma que o bloco enviou pedidos de esclarecimentos sobre atividades consideradas de risco, antes da publicação definitiva da lista, prevista para o segundo semestre do ano. As informações são da Radio France Internacionale.
Capital da UE, Bruxelas iniciou em 2016 uma avaliação para determinar os riscos de países de fora do bloco favorecerem a evasão fiscal. Uma série de indicadores entram na análise, como falta de transparência, existência de regimes fiscais preferenciais e ausência de cobrança de impostos de empresas.
A avaliação inicial concluiu, em setembro, que muitos países registram os dois primeiros índices de risco, entre eles alguns latinos, como Brasil, Costa Rica, Peru, Panamá e Uruguai. Já Bahamas, Mônaco e Ilhas Cayman estão entre os países que não cobram impostos de empresas. Este critério contudo foi retirado temporariamente da avaliação dos ministros das Finanças da UE a pedido do Reino Unido. Os EUA foram incluídos na lista provisória de 92 paraísos fiscais por causa do estado de Delaware, criticado por adotar uma legislação fiscal vantajosa que atrai empresas.
Ontem (31) a UE enviou uma carta convidando os países citados "a um diálogo" com as autoridades europeias. "Isto não quer dizer que todos estarão na lista final prevista para o fim do ano", disse uma fonte que acompanha o dossiê. As discussões podem terminar em julho de 2017. Os países que não chegarem a um acordo poderão ser incluídos em uma "lista de jurisdições não cooperativas em matéria fiscal".
A prática da evasão fiscal passou a ser combatida após o surgimento de uma série de escândalos, como o dos chamados Panama Papers, quando a publicação de documentos vazados de um grande escritório de advocacia do Panamá, em abril passado, revelou como políticos, empresários e pessoas físicas em todo o mundo colocavam ativos em paraísos fiscais. O caso levou à renúncia de um ministro espanhol e do primeiro-ministro da Islândia.

Senado elege presidente nesta quarta; saiba como é o processo

Até o momento, os senadores Eunício Oliveira, do PMDB, e José Medeiros, PSD, são pré-candidatos.


FD/Política
Os candidatos podem se inscrever para concorrer à presidência do Senado até às 16h, horário previsto para o início da sessão parlamentar.
Nesta quarta-feira (1º), o Senado inicia o processo de escolha da nova Mesa Diretora da Casa. Os candidatos podem se inscrever para concorrer ao cargo até às 16h, horário previsto para o início da sessão parlamentar.
Até o momento, há dois pré-candidatos: Eunício Oliveira (PMDB-CE), que não se lançou oficialmente ao cargo e José Medeiros (PSD-MT). Eunício, que tem o apoio da base do PMDB (partido com maior bancada da Casa) e de outros partidos, é o favorito.

Em termos de rito, a eleição no Senado segue regras um pouco diferentes das da Câmara. Na primeira reunião do ano, chamada de preparatória, escolhe-se apenas o presidente. Na terceira sessão do ano, realizada após nova sessão solene, são eleitos os demais membros da Mesa Diretora – dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. Caso haja chapa única no dia da votação, os nomes precisam apenas ser referendados pelos colegas.

Logo na abertura da sessão, o atual presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), perguntará se há candidato. Caso haja mais de um candidato, a votação é secreta. Apesar de os últimos presidentes (Renan Calheiros e José Sarney) terem sido reeleitos, a reforma eleitoral do ano passado decidiu que os atuais membros da Mesa não são reelegíveis para os cargos que ocupam.

O quórum mínimo para que haja votação é de 41 senadores (metade mais um do total). Diferentemente do que houve nas últimas eleições, a votação deve ocorrer em urna eletrônica. Como, tradicionalmente, o presidente é escolhido por consenso, sequer há previsão regimental para segundo turno.

Poder

Depois de eleito, o presidente do Senado é empossado e passa a convocar e presidir as sessões, designar a ordem do dia, propor a transformação de reuniões públicas em secretas e ser porta-voz das decisões da Casa. Em suma, ele tem poder sobre todos os temas que entram na pauta. A lista de atribuições completa do presidente do Senado é definida no Artigo 46 do Regimento Interno da Casa.

Quem se eleger presidente do Senado se tornará a segunda pessoa na linha sucessória do governo, atrás apenas do presidente da Câmara. O presidente do Senado tem direito a uma residência oficial na Península dos Ministros (área nobre de Brasília) e a uso ilimitado de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). O salário do presidente equivale ao salários dos demais senadores.

Estados Unidos mudam regras de emissão de visto para brasileiros

Grupos que eram isentos da entrevista pessoal, agora terão de passar pelo procedimento.


Marcelo Camargo/Agência Brasil
O decreto de controle imigratório assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também trouxe mudanças na concessão do visto para brasileiros que quiserem viajar ao país. Segundo a assessoria de imprensa da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, grupos que eram isentos da entrevista pessoal, agora terão de passar pelo procedimento.
Com as novas regras, solicitantes que renovassem os vistos na mesma categoria, até 48 meses após o vencimento; brasileiros e argentinos, entre 14 e 15 anos, e entre 66 e 79 anos, que solicitavam vistos pela primeira vez, terão de fazer a entrevista. Antes, esses grupos eram isentos.
As exceções são para solicitantes de vistos diplomáticos e oficiais de governos estrangeiros e organizações internacionais, pessoas com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos e aqueles que anteriormente tinham um visto na mesma categoria e que expirou menos de 12 meses antes do novo pedido.
“O governo dos Estados Unidos está empenhado em facilitar viagens legítimas de visitantes internacionais e ao mesmo tempo garantir a segurança de suas fronteiras”, informou a embaixada, em nota.
A embaixada orienta aos solicitantes de vistos que revisem as alterações anunciadas no decreto presidencial, incluindo o programa de entrevista de visto, para saber se estas mudanças afetarão a categoria de visto. O decreto está disponível, em português, na página da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Na última sexta-feira (27), Trump determinou novos mecanismos de controle de imigrantes e refugiados nos Estados Unidos, para, segundo ele, impedir a entrada de terroristas no país. Uma das medidas barra a entrada de cidadãos do Iraque, Síria, Irã, Sudão, Líbia, Somália e Iêmen por 90 dias. O decreto suspende, a entrada de refugiados por 120 dias, até que os procedimentos de admissão sejam revistos.

Dois homens incendeiam Pelotão da PM na cidade de Arez

Dupla foi presa após arremessar um coquetel molotov contra uma viatura que estava no prédio.


WhatsApp/Reprodução
A viatura da Polícia Militar ficou completamente destruída após dupla tentar incendiar Pelotão na cidade de Arez.
Dois homens foram presos na madrugada desta quarta-feira (1º) acusados de incendiar uma viatura que estava no Pelotão Destacado da Polícia Militar na cidade de Arez.

De acordo com a PM, o incêndio teve início após a dupla arremessar um coquetel molotov contra o prédio. O fogo foi controlado, mas destruiu completamente o veículo e danificou parte da estrutura do imóvel. Ainda segundo a PM, ninguém ficou ferido durante a ação criminosa.

aoidja-g

Os dois suspeitos foram presos pouco tempo depois e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Goianinha. A dupla foi identificada como Maurício Vicente Brasiliano Cabral da Silva, de 19 anos, e Pedro Carlos de Lima, de 26 anos.

A polícia vai investigar a motivação para o atentado, mas ainda não encontrou indícios de relação entre os ataques ocorridos contra prédios públicos e ônibus provocados por uma facção criminosa nos dias 18 e 19 de janeiro.

Promotor de Justiça reage a roubo e mata ladrão em Lagoa Nova

Caso aconteceu em um bar na avenida Romualdo Galvão na noite desta terça-feira.


WhatsApp/Divulgação
Um homem morreu atingido por tiros após tentar roubar clientes em um bar de Lagoa Nova.
Uma tentativa de roubo a um bar terminou com o bandido morto, após um promotor de Justiça do Rio Grande do Norte reagir ao crime, na noite desta terça-feira (31) na avenida Romualdo Galvão, no bairro de Lagoa Nova.

A assessoria de imprensa do Ministério Público Estadual confirmou que um promotor reagiu ao assalto e que após a ação se apresentou à Procuradoria Geral de Justiça, onde prestou depoimento e entregou a arma, mas não revelou sua identidade.

De acordo com testemunhas, por volta das 19h30 o acusado rendeu o proprietário do bar e foi em direção aos clientes para levar os pertences das vítimas. Ao perceber a ação, o promotor teria reagido atirando três vezes contra o ladrão. O bandido morreu ainda no local.

No final da manhã desta quarta-feira (1º), o Ministério Público emitiu nota a respeito do caso:
A Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte vem prestar esclarecimento a respeito do fato ocorrido na noite da última terça-feira (31), em estabelecimento comercial na zona sul de Natal, envolvendo a participação de membro da Instituição:

1. No início da noite desta terça-feira, após tentativa de roubo, com emprego de arma de fogo, ocorrida por volta das 19h30 em estabelecimento comercial do ramo de alimentação localizado à Av. Romualdo Galvão, houve reação por parte do promotor de Justiça que se encontrava jantando no local, que estava armado e efetuou disparos contra o autor do fato, que veio a óbito.

2. O Procurador-Geral de Justiça Rinaldo Reis tomou conhecimento da ocorrência a partir de iniciativa do próprio membro envolvido, que após deixar o local comunicou oficialmente a ocorrência, com o objetivo de se apresentar formalmente. O PGJ, que encontra-se em Brasília, determinou ao Procurador-Geral Adjunto e equipe para, de imediato, tomar depoimento do membro e recolher sua arma de fogo para perícia. O promotor possuía porte legal de arma e a entregou prontamente.
3. O PGJ determinou, também de imediato, que fosse efetivado contato com a SESED para envio de Delegado de Polícia Civil e ITEP, para realização de perícia no local, o que efetivamente ocorreu, tendo também destacado dois membros da equipe da Procuradoria-Geral para acompanhamento dos trabalhos no local do crime.

4. Após colhido o depoimento do membro, foi instaurado procedimento regular de investigação no âmbito da Procuradoria-Geral de Justiça do RN, para apuração detalhada, uma vez que, por lei, cabe ao Procurador-Geral de Justiça a investigação de fatos dessa natureza envolvendo membros do Ministério Público.
5. As informações levantadas preliminarmente registram que o indivíduo que faleceu portava identidade com nome diverso do que informado por familiares que foram até o local e já possuía registro na polícia por outras ocorrências, bem que adentrou armado no local para a prática de roubo e empregou violência física contra a esposa do proprietário do estabelecimento.
Nominuto.com

MARCOS SILVA DEIXA A CASA DE CULTURA PARA ASSUMIR ASSESSORIA DO VEREADOR PAULO CÉSAR BEJÚ.


Caros, amigos e amigas, ARTEIROS e sociedade Santacruzense em geral! Depois de 01 ANO e 10 MESES ocupando o CARGO COMISSIONADO de AGENTE DE CULTURA da CASA DE CULTURA POPULAR DE SANTA CRUZA – PALÁCIO INHARE, cargo que integra a estrutura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto, onde procurei exercer com afinco e dedicação, venho através destas simples palavras, ANUNCIAR a todos que, estou deixando o referido cargo, para a convite de o nobre vereador PAULO CÉSAR BEJU assumir sua assessoria. Digo que assim como a CULTURA, a POLÍTICA é minha essência e assim, será um novo desafio, onde espero cumprir o meu papel, contribuindo desta feita, para um mandato forte. Modéstia aparte falando, sou sabedor que dei minha parcela de contribuição, no que tange a valorização deste espaço de cultura, bem como, na construção de uma política que valorizasse o artista e as manifestações culturais local, regional e estadual, toda via, reconheço que, muito ficou por ser feito, sendo necessário, portanto, a gestão da casa, continuar a trilhar um caminho da coletividade, buscando nos princípios democráticos e da eficiência, romper a inercia das instituições, quando se trata da efetivação da política cultural e, através da valorização das parcerias, possa superar tal inercia, para que desta foma, continue a realizar o que de uma gestão se espera. 
Considero importante que neste momento de despedida, seja exposto aos senhores e senhoras, como se deu esse processo de atuação, reafirmando deste modo, o que relatei acima, no tocante à contribuição na valorização da CASA DE CULTURA.
Ao assumir uma das vagas de AGENTE DE CULTURA da CASA DE CULTURA POPULAR DE SANTA CRUZ - PALÁCIO INHARE no inicio do mês de março do ano de 2015, tive diversas preocupações, dentre elas, sentar com a também AGENTE Dulcinéia Paulyanne Morais Confessor para elaborarmos um planejamento, o qual deveria nortear a atuação da casa durante os meses seguintes. Com o planejamento no papel, começamos de imediato a colocá-lo em prática, onde o primeiro passo foi irmos à busca de parcerias, pois sabíamos que, para fazermos um trabalho diferenciado era necessária a concretização de parcerias, seja com o poder público, com o setor privado, seja com os fazedores de arte e cultura. 
Assim sendo, caímos em campo e após uma rodada de conversa, concretizamos diversas parcerias, o que possibilita até hoje, a casa realizar diversas ações. 
Portanto, neste momento e de forma especial, quero agradecer a colaboração de cada um (a), que tem contribuído ou contribuíram e muito com a CASA DE CULTURA POPULAR DE SANTA CRUZ cito então a: Empresa M4NET (na pessoa de Ives Hermans) - CIA. TEATRAL ARTE VIVA (nas pessoas de Fábio de Souza, Messias Domingos e André Ipoema)- 7ª DIRED (nas pessoas de Marcos Valflan e Dinamérico Augusto)- PAULO CESAR BEJU ME - COOP RECICLE TRAIRI (na pessoa de Nixon Bezerra) - GRUPO TEATRAL LUA SERENA (nas pessoas de Robson Ramon e Wallace Medeiros) - SERIGRAFIA NOVA IMPRESSÃO - VEREADOR JOSEMAR BEZERRA - COLETIVO MENTE ABERTA (nas pessoas de Paulo Medeiros e Fernando Santos) - COSTRUPEC MATERIAL DE CONSTRUÇÃO (na pessoa de Péricles Rocha) - É SOM (na pessoa de Edvanklin) - ANTONIÊTO PEREIRA - ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA CULTURAL AMIGOS DA CASA DE CULTURA - IVANILDO DO ARRAIA CHICO RIBEIRO - RENATO LOCUTOR - RÁDIO COMUNITÁRIA SANTA RITA (nas pessoas de Dailva Bezerra e o saudoso Hugo Tavares) - SINTE/RN (na pessoa de Cristiane Dantas) - IFRN/CAMPUS SANTA CRUZ (na pessoa de Samira Delgado) - LEO ARTES – BANDA GERAÇÃO PERDIDA (na pessoa de Willard Monteiro) - APOESC (nas pessoas de Hélio Crisanto e Gilberto Cardoso) – BANDA FILOMENO (na pessoa de Fernando Santos) – BANDA SEU JOÃO (na pessoa de André Ipoema) – BANDA HOLLERCOASTER (na pessoa de Paulo Medeiros) – BANDA SLLIPY (nas pessoas de Natanaã Perikles e Hebert Viníciuos) – UMA BANDA SEM VOCÊ, da cidade de Currais Novos/RN - DON ITANILDO - TRIO ARAPUÁ - MARCOS CAVALCANTI - MARTHA MAUENY - GEILZA BONECO - RANIERI FERNANDES - RANIER ALVEZ – ERICLEIDSON LIMA – GUIMARÃES FILHO – MARUJA DO MESTRINHO LUCAS – MARUJA DO MESTRE GERALDO LOURENÇO – PROJETO JOÃO REDONDO PELO MEIO DO MUNDO (na pessoa de Aldenir Dantas) - ANA MARIA DA COSTA (ANA NATAL, da cidade do Rio de Janeiro/RJ), que todos permaneçam fortalecendo esse espaço e sua política cultural.
Continuando os agradecimentos, quero aqui fazer referência àqueles que me indicaram, para ocupar o cargo de AGENTE DE CULTURA da CASA DE CULTURA POPULAR DE SANTA CRUZ: Srs. Péricles Farias, Paulo César Gomes de Morais e Josemar Bezerra, validado pelo saudoso Hugo Tavares Dutra e por minha atuação no Conselho Municipal de Política Cultural e Arte Viva, agradeço a confiança dos senhores, em mim depositada. 
Estendo ainda, meus agradecimentos, pela boa convivência que tivemos nesse período, aos artistas e grupos que utilizam a casa de forma permanente, para desenvolver suas ações ARTISTICAS/CULTURAIS e/ou SOCIAIS mantendo assim, o espaço vivo e atuante. São eles: HANDERSON ALVES - HARMÔNICA ESCOLA DE MÚSICA (na pessoa de Kleber Costa) - STUDIO DE DANÇA CORPO E ALMA (na pessoa de Maria Rosimar) - GRUPO DE CAPOEIRA CORDÃO DE OURO (na pessoa de Idalino Suprici) e GRUPO DE ESCOTEIROS RONDINELLES FERNANDES (nas pessoas de Roberto Rosa e Álvaro Ribeiro) a compreensão e efetiva participação dos senhores (as) no trabalho desenvolvido são de suma importância.
Também agradeço ao Ex Coordenador das Casas de Cultura, Sr. Messias Domingos e a Coordenação no geral (na pessoa do Sr. Jefferson Tavares), pelo efetivo reconhecimento da atuação de nossa casa. Sei o quanto os senhores buscaram fazer estes espaços fluírem, terem vida. Em diversas reuniões que tive o prazer de participar, planejamos e sonhamos jutos, porém, esbarramos na burocracia da coisa pública, o que dificulta a já dificultosa atuação e execução das ações, nos espaços de gestão pública cultural.
Por fim e, não menos importante, agradeço aos colegas de trabalho, agentes de cultura; senhorita Dulcinéia Paulyanne Morais Confessor e senhorito Rodrigo Lourenço pela harmoniosa convivência que tivemos, onde aproveito para afirmar que, sem a participação de ambos, cada um, no seu tempo, não teríamos tido tanto sucesso. 
Desta feita, externo toda minha gratidão a todos que integraram esta corrente de colaboradores, que vem dando sustentação a Casa de Cultura e sem mais delongas, exponho abaixo, todas as ações que aconteceram em nossa CASA nesse período de 01 ANO e 10 MESES. Aproveitando o ensejo, desejo bons ventos e sabedoria aos AGENTES que ficam, afirmando que contem comigo, como PARCEIRO da CASA. UM FORTE ABRAÇO.