quarta-feira, 4 de outubro de 2017

STF nega liminar para retorno de presos federais a estados de origem

Felipe Pontes - da Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou hoje (4) pedido de liminar feito pela Defensoria Pública da União (DPU), que buscava retirar do regime de isolamento carcerário detentos que estão há mais de dois anos em presídios federais, obrigando o retorno deles a seus estados de origem.
No pedido de habeas corpus coletivo que chegou ao STF na semana passada, a defensoria argumentou que acordos internacionais e a Lei 11.671, de 2008, limitam o isolamento de 22 horas por dia a um prazo de um ano, prorrogável por mais 365 dias.
Moraes refutou o argumento. "Os fatos apontados pela Defensoria Pública da União, em uma primeira análise, não apresentam nenhuma ilegalidade, pois a própria lei não fixa prazo fatal [vencimento do prazo], mas sim autoriza sucessivas renovações da manutenção dos detentos no recolhimento em estabelecimentos penais federais de segurança máxima", escreveu o ministro.
"A sociedade brasileira está farta do aumento da insegurança pública e da falta de integração entre União, Estados e Municípios, com inúmeras discussões estéreis e pouquíssimas inovações práticas eficientes, sendo necessária a soma inteligente de esforços institucionais, sempre com a absoluta observância da dignidade da pessoa humana e das normas constitucionais, para combater as organizações criminosas", acrescentou.
Ontem (4), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou parecer contrário ao pedido, por entender que a devolução de todos os presos há mais de dois anos em presídios federais, como pleiteado pela DPU, poderia comprometer a segurança pública no país. Ela defendeu que cada situação seja analisada individualmente, e não por meio de habeas corpuscoletivo.
Para o defensor nacional de Direitos Humanos e autor do pedido da DPU, Anginaldo Oliveira Vieira, a manutenção de presos isolados em estabelecimento penal federal por mais de dois anos fere a Constituição e, portanto, é um risco para o Estado Democrático.
À Agência Brasil, Vieira disse que o isolamento de presos por tempo indeterminado é uma “anomalia flagrantemente inconstitucional”, que afeta a sanidade e saúde mental do detento, violando gravemente seus direitos.
Isso ocorre porque todos os presídios federais funcionam no chamado Regime Disciplinar Diferencial (RDD), no qual o preso fica recolhido em cela individual, a qual só deixa para um banho de sol diário de duas horas, e tem seu direito a visitas reduzido a duas horas semanais.
Atualmente, estão em funcionamento quatro penitenciárias federais - Catanduvas/PR, Campo Grande/MS, Mossoró/RN e Porto Velho/RO –, onde se encontram 570 presos, 121 dos quais há mais de dois anos.
Polêmica
O pedido da DPU provocou polêmica porque, caso fosse acatado, presos como os traficantes Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e Antônio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, retornariam para presídios de São Paulo e do Rio de Janeiro, o que poderia facilitar o comando exercido por eles sobre grandes organizações criminosas. 
Por meio da Procuradoria-Geral do Estado, o governo do Rio se manifestou contra o pedido, argumentando severo risco à segurança pública e enviando ao STF centenas de informações de inteligência para embasar sua posição.
Especialistas em segurança pública ouvidos pela Agência Brasil, por outro lado, defenderam que cada estado cuide de seus presos.
O assunto mobilizou também o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que solicitaram pessoalmente ao ministro Alexandre de Moraes que não concedesse a medida pleiteada pela DPU.
Mesmo após negar a liminar, decisão à qual cabe recurso por parte da DPU, o ministro ainda pode enviar o habeas corpus para que os demais ministros do STF analisem o mérito da questão.

Matéria atualizada às 14h10 para acréscimo

Edição: Graça Adjuto

Na reta final para o Enem, foco deve ser em simulados e na leitura de notícias


Faltando apenas um mês para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes que vão participar da seleção devem aproveitar os últimos dias para revisar o conteúdo e fazer provas anteriores e simulados, sem esquecer de ficar ligado nos noticiários para saber o que está acontecendo no país e no mundo.
Além de solidificar os conceitos, a resolução de simulados e de provas anteriores deve ser a principal estratégia de estudo nesses últimos dias, aconselha o professor de matemática Bruno Vianna, do Colégio Mopi, do Rio de Janeiro. Segundo ele, essa prática faz com que o aluno se acostume com o tempo que terá para analisar e responder a todas as questões no dia do Enem.

“No Enem, o aluno tem que estar preparado para fazer uma prova nos moldes em que ele não está acostumado, pois é muito diferente das avaliações internas que as escolas costumam fazer. Os alunos não têm o costume de resolver 45 questões em um espaço grande de tempo”. Na área de matemática, Vianna diz que os assuntos que vêm aparecendo com mais frequência no Enem são os do ensino fundamental, como geometria plana e proporcionalidade. “Seria bom focar nesses assuntos principalmente”.

O coordenador de biologia do Colégio Sigma, de Brasília, Alessandro Reis, diz que é importante a leitura de temas da atualidade, que são abordados com frequência no Enem. Ele chama a atenção para assuntos ligados à ecologia, como o aquecimento global e os acordos internacionais sobre o clima, que envolvem também as relações internacionais. Outros assuntos da atualidade que podem ser abordados na prova, segundo o professor, são as ocorrências ligadas ao mosquito Aedes aegypti.

Reis também recomenda ao candidato a realização de provas anteriores, para aprender a gerenciar o tempo e identificar dificuldades. “Quando ele pega as provas anteriores para fazer, parte de exames reais e, com isso, ele consegue quantificar o tempo e ver onde encontrou mais dificuldades”.
Para a redação, a sugestão dos professores é analisar provas passadas e trabalhar a compreensão dos temas que já foram propostos. A coordenadora de redação do Colégio Sigma, Carolina Darolt, sugere que os alunos analisem as cinco últimas provas, montando uma estrutura de argumentação, ou seja, analisando qual seria a tese apresentada diante do tema e quais seriam os argumentos. Ela também destaca a importância de o aluno estar atualizado com os noticiários.

Outra dica para os últimos dias é fazer o percurso de casa até o local de prova, para garantir que o candidato saberá chegar ao endereço no dia do Enem, além de ter uma noção do tempo gasto até lá. O cartão de confirmação do Enem estará disponível na página eletrônica do exame a partir do dia 20 de outubro. O cartão informa o local onde cada estudante fará as provas, além do número de inscrição e dos horários.

Neste ano, o Enem será realizado em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início dos testes será às 13h30, sempre tendo como referência o horário de Brasília.

No primeiro domingo, os estudantes farão testes de ciências humanas, linguagens e redação e terão cinco horas e meia para fazer o exame. No segundo domingo, as provas serão de matemática e ciências da natureza, com prazo de quatro horas e meia.

Estratégia

Para fazer uma prova tranquila, é importante que o estudante tenha uma estratégia para resolver as questões. A dica do professor Bruno Vianna é deixar para o final as perguntas que ele não sabe resolver e priorizar os assuntos que domina.

“Quando esbarrar em uma questão que não domina e não sabe como resolver, ele deve automaticamente pular. Com isso, sobra mais tempo para voltar a essas questões e fazer com mais calma, evitando o nervosismo, porque o que é dele ele já garantiu, e o que vier depois é lucro”, diz. Segundo o professor, o nervosismo durante a prova geralmente é causado por estratégias equivocadas que o aluno costuma adotar.

O resultado das provas do Enem poderá ser usado pelos estudantes em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Edição: Graça Adjuto

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Santuário de Santa Rita celebra Missa em honra aos Santos Mártires do RN


A Igreja Católica no Brasil vai ganhar 30 mártires no próximo dia 15 de outubro, mas as festividades dedicada as padroeiros do Rio Grande do Norte já começa nesta terça-feira (03), com a celebração do dia destes santos homens e mulheres, na data oficializada pelo Papa São João Paulo II. A celebração do dia 03 de outubro é por uma das datas dos massacres do povo católico na antiga capitania do Rio Grande, durante a dominação holandesa no Brasil.

O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, em sincronia com este momento de alegria para o povo católico do Rio Grande do Norte, recebe às 10h uma Missa em honra aos Santos Mártires, na capela do terminal turístico-religioso, onde se encontra a maior estátua católica do mundo.

O Padre Vicente Fernandes preside essa celebração, que será transmitida pela TV Santa Rita, na fan page da Paróquia de Santa Rita de Cássia, pelo endereço eletrônico: www.facebook.com/paroquiasantaritarn.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Governo do RN convoca mais 51 professores para o quadro de efetivos do Estado



Os nomes de mais 51 aprovados no concurso público para professor efetivo foram publicados pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, na edição de sábado (30/09) do Diário Oficial do Estado. Eles vão exercer a função de professor para atender as necessidades existentes nas Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direc).

Esta convocação é referente a substituição dos convocados que não se apresentaram no dia 15 de julho de 2017.

Com essa convocação, já foram mais de 2000 candidatos aprovados convocados nesse concurso do edital 001/2015.

Os convocados deste sábado (30/09) têm um prazo de 10 dias úteis para comparecer levando uma série de documentos, entre eles, originais e cópias do CPF, Identidade, certidão de nascimento e de casamento, diploma, conforme determina o edital 001/2015.

Confira a lista completa no site http://www.diariooficial.rn.gov.br/

Sítio Novo, RN: Assalto com refém agora pouco em comércio na Serra da Tapuia


Assaltantes acabaram de assaltar o Mercadinho de Daniel de Sebastiana Barros no distrito Serra da Tapuia, município de Sítio Novo. No comércio funcionava um caixa da Agência do Bradesco.

Os assaltantes além de roubar todo dinheiro do mercadinho acabaram levando o comerciante de refém em seu próprio carro, uma Hilux de cor prata. Os bandidos fugiram pela Ladeira de Zé Rogas onde felizmente acabaram liberando o mesmo nessa estrada que dar acesso a sede e outros sítios do município.

Fonte: Blog RN em Destaque

Inauguração de UTI Neonatal no Ana Bezerra será em novembro

Aconteceu no último sábado, 30, a reunião entre gestores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o presidente da Empresa Brasileira de Serviço Hospitalar (Ebserh), que definiu os últimos detalhes para a inauguração da UTI Neonatal do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) em Santa Cruz, que deve ocorrer no mês de novembro. Outro ponto do encontro foi o plano para a reforma e ampliação do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), HUAB e da Maternidade Escola Januário Cicco.

Na ocasião, o presidente da Ebserh, Kleber Morais, anunciou a mudança no modelo do mutirão realizado pela Instituição. A ação passará a se chamar EBSERH Solidária e terá o seu foco, direcionado para cidades e comunidades, que tenham acesso limitado aos serviços de saúde, com a atuação simultânea das equipes dos três hospitais durante o mutirão. A primeira cidade que vai receber o projeto é Santa Maria, no interior do Rio Grande do Norte, distante a 60 quilômetros de Natal.

No encontro, estiveram presentes a reitora da UFRN, ngela Maria Paiva Cruz, e o vice-reitor, José Daniel Diniz. A reunião contou ainda com a presença do diretor do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Stenio Gomes da Silveira, e da superintendente do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), Maria Claudia Medeiros Dantas de Rubim Costa.

Fonte: Blog do Wallace

Edital de Convocação: Prefeitura de Santa Cruz convoca mais uma aprovada em seleção para cargo de professor

FOTO-PREFEITURA
A Prefeitura de Santa Cruz está convocando TELMA MARIA FREIRE PEREIRA para a efetivação no cargo de professor temporário, no âmbito da secretaria municipal de Educação.  Ela é uma das candidatas classificadas no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2016).
MARIA TELMA MARIA FREIRE PEREIRA terá um prazo de três dias úteis para comparecer ao setor de recursos humanos da secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz), 29 de setembro (das 08h30 às 11h30), 02 e 03 de outubro, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.
Mais informações no Edital de Convocação 011/2017, disponível no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

Servidores da agência de Santa Cruz dos Correios não aderem a movimento grevista

correios_inauguracao1
Os servidores da agência de Santa Cruz dos Correios não aderiram ao movimento grevista. A informação foi confirmada por próprios funcionários do local.
Na semana passada, o sindicato dos trabalhadores esteve em Santa Cruz para reunir os servidores, mas não chegaram a um acordo, e os trabalhadores estão atendendo normalmente na agência local.
A greve nacional visa buscar melhorias para a categoria e fazer pressão ao governo pela não privatização da estatal.

Inscrições do concurso da logomarca dos 60 anos da UFRN

Começam no dia 23 de outubro as inscrições das propostas que pretendem concorrer à seleção da logomarca comemorativa dos 60 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O prazo termina no dia 3 de novembro de 2017, conforme cronograma do edital do concurso publicado na edição do Diário Oficial da União em 4 de setembro de 2017. A premiação para a proposta vencedora é de R$ 5.000.
Serão aceitas apenas propostas originais e inéditas, produzidas por iniciativa dos participantes e inscritas individualmente. Poderão participar servidores técnico-administrativos e docentes, ativos ou aposentados, bem como discentes da UFRN e pessoas físicas da sociedade. De acordo com o Edital, cada participante só poderá inscrever duas propostas.
A comissão julgadora será constituída por cinco membros, na condição de representantes indicados pelo Departamento de Artes, Departamento de Comunicação, Pró-Reitoria de Extensão, Editora Universitária e Departamento de Arquitetura.
Os critérios para a avaliação das propostas concorrentes são: criatividade, originalidade comunicação, aplicabilidade e representatividade. O resultado final será divulgado às 14h, no dia 8 de novembro de 2017. A realização do concurso está sob a coordenação geral da Comissão Executiva do Sexagenário da UFRN, constituída pela reitora Ângela Paiva Cruz em 8 de maio de 2017.
Fonte: Blog do Édipo Natan

Sai edital da UEPB; concurso terá quase 200 vagas e provas acontecem dia 03 de dezembro



Foi divulgada na manhã desta segunda-feira (02) o edital para o concurso da Universidade Estadual da Paraíba -UEPB. Serão ofertadas 200 vagas para técnico administrativo, para todos os campi, sendo que a maioria será destinada para o campus I da UEPB, que fica em Campina Grande.



Os salários oferecidos variam de R$ 1.502 para nível fundamental, R$ 2.394 para nível médio e R$ 3.396 para nível superior. Dependendo do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração.

As inscrições ficam abertas por meio da internet a partir das 10h do dia 09 de outubro até às 23h:59min do dia 29 de outubro de 2017 (horário local).

O valor da taxa de inscrição correspondente à opção do cargo será:

Cargos de Nível Fundamental: R$ 60,00 (sessenta reais);

Cargos de Nível Médio/Técnico: R$ 80,00 (oitenta)

Cargos de Nível Superior: R$ 100,00 (cem reais).


Serão isentos dos valores das inscrições doadores regulares de sangue e leite, de acordo com leis estaduais.


A Realização da PROVA ESCRITA OBJETIVA acontecerá dia 03 de dezembro de 2017.


Confira o link do edital clicando aqui





Fonte: PB Agora

Fonte: http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20171002102844&cat=paraiba&keys=sai-edital-uepb-concurso-tera-quase-vagas-provas-acontecem-dia-dezembro

Próximo Domingo dia (08) de Outubro Acontece o 1º Festival de Prêmios da Comunidade Umbu/ Santa Cruz/RN.


BIOMETRIA: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS


Eleitor, confira os documentos necessários para realizar o recadastramento

Um dos problemas mais comuns na hora de realizar o recadastramento eleitoral é a falta de documentação exigida. Para evitar empecilhos na hora do atendimento, basta consulta a relação do que é necessário. Para facilitar a checagem, elaboramos abaixo um pequeno roteiro com o que será exigido na hora do atendimento.

Ao comparecer ao recadastramento, os eleitores deverão apresentar o Título de Eleitor e, obrigatoriamente, um documento de identificação com foto e um comprovante de domicílio.

Fonte:TRE

Líderes no Senado não querem adiar a votação sobre Aécio

Os líderes dos principais partidos com assento no Senado resistem à ideia de adiar a votação que deve anular sanções impostas a Aécio Neves (PSDB-MG) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal —entre elas a suspensão do mandato e a proibição de sair de casa à noite. Deseja-se incluir a encrenca na pauta da sessão desta terça-feira. Com isso, a tentativa de entendimento entre Senado e Supremo corre o risco de naufragar.
Na última sexta-feira, a presidente da Suprema Corte, Cármen Lúcia, marcou para 11 de outubro, quarta-feira da semana que vem, o julgamento de uma ação que sustenta que medidas cautelares impostas pelo tribunal a deputados e senadores precisam ser validadas pelas respectivas Casas legislativas. Fez isso depois de conversar com Eunício Oliveira, presidente do Senado, que se comprometeu a tentar convencer os senadores a adiarem a votação para livrar Aécio de sanções.
Ao consultar os líderes, no final de semana, Eunício constatou que a maioria não parece disposta a protelar a reação do Senado. Alega-se que o plenário já aprovou, na última quinta-feira, um requerimento de urgência para a matéria. E não faria sentido adiar o que há quatro dias era tratado como “urgente”. Nesta segunda, Eunício deve encontrar-se novamente com Cármen Lúcia. Na manhã de terça, reunirá os líderes partidários para bater o martelo.

Não fiz com o PMDB o que eles fizeram com Dilma, afirma Rodrigo Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), negou que tenha sido picado pela "mosca azul" e tramado a derrubada do presidente Michel Temer quando da primeira denúncia criminal enviada pela Procuradoria-Geral da República. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o deputado disse considerar que os boatos partiram do próprio entorno do presidente. "Não fiz com eles o que eles fizeram com a Dilma", se defendeu. "Como eles fizeram com a Dilma, talvez imaginassem que o padrão fosse esse."

Segundo Maia, a relação entre os dois partidos está conturbada desde aquele momento, sendo agravada pelo assédio peemedebista a parlamentares que o próprio DEM estava tentando atrair, como é o caso do senador Fernando Bezerra, à época no PSB. Bezerra acabou migrando para a legenda de Temer.

A publicação diz ainda que o presidente da Câmara deixou claro seu descontentamento com o que considera ser um desrespeito por parte do partido de Temer e lembrou que foi ele quem segurou seu partido e o PSDB dentro do governo. "Vou dizer claramente, sem nenhuma vaidade: se eu tivesse deixado o DEM sair com o PSDB, o Michel tinha caído." Ainda segundo Maia, essa atitude por ter impacto na disposição do partido em votar temas como a reforma da Previdência.

CINEMA NO TEATRO: Começa Hoje a Semana dos Filmes Brasileiros.


Novo relatório da ONU define caminhos para um planeta livre de poluição

Da ONU News
Um novo relatório da ONU Meio Ambiente afirma que, embora a poluição tenha impactos negativos consideráveis na saúde humana e nos ecossistemas, a mesma é controlável e evitável através de liderança política, ações de defesa e compromissos importantes e ações locais. A informação é da ONU News.
O relatório "Na direção de um planeta livre da poluição" foi lançado durante a Primeira Conferência das Partes para a Convenção de Minamata sobre mercúrio, realizada semana passada em Genebra,  como sessão preparatória para a Assembleia Ambiental da ONU, que será realizada em dezembro.
O chefe da agência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Erik Solheim, lembrou que a "poluição é um desafio universal", mas afirmou que a "boa notícia é que o mundo já sabe o que precisa ser feito para evitá-la e reduzi-la". Ele destacou a responsabilidade é de governos, empresas, autoridades locais, sociedade civil e indivíduos em todo o mundo de se comprometer a agir para acabar com a poluição em todas as suas formas.
Recomendações
A poluição provocada pelos plásticos é uma tragédia global que contamina o solo e os mares
A poluição provocada pelos plásticos é uma tragédia ambiental global que contamina o solo e os mares Photo: Martine Perret/ONU Meio Ambiente /Arquivo
Citando os impactos negativos da poluição - especialmente sobre as pessoas mais pobres e vulneráveis, ameaçando  seus direitos humanos – e as respostas limitadas de governos, empresas e cidadãos à situação e desafios atuais, o relatório sugere cinco ações abrangentes: 1. Adotar um pacto global sobre a poluição que torne sua prevenção uma prioridade; 2. Fortalecer a governança ambiental em todos os níveis; 3. Promover o consumo e produção sustentáveis, através da melhora na eficiência de recursos e mudanças em estilos de vida; 4. Priorizar o gerenciamento e a redução do desperdício; e 5. Estabelecer parcerias para desenvolver soluções e investir em produção e consumo mais limpos.
Além disso, o documento também propõe 50 ações concretas para reduzir a poluição em diversas formas e pede um compromisso político forte e de alto nível, com o envolvimento de governos locais, sociedade civil e outros atores.
O estudo destaca ainda que, embora algumas formas de poluição tenham sido reduzidas com o avanço de tecnologias e estratégias de gerenciamento, estimativas são de que cerca de 19 milhões de mortes prematuras ocorram por ano devido à forma como as sociedades usam seus recursos naturais e afetam o meio ambiente para a produção e consumo.

Itamaraty diz que não há brasileiros entre vítimas de ataque em Las Vegas

Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil
tiroteio em Las Vegas
Atirador deixa ao menos 50 mortos ao disparar contra público que acompanhava um show de música country em Las VegasBill Hughes/Las Vegas News Bureau/EPA/direitos reservados
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota na manhã de hoje (2) afirmando que, até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas do ataque que ocorreu na noite de ontem (1º) em Las Vegas. De acordo com o Itamaraty, o Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles seguirá monitorando a situação de perto.
"O Brasil condena esse ato de violência e expressa, consternado, seu sentimento de pesar às famílias das vítimas e estende votos de plena e rápida  recuperação aos feridos", diz a nota.






O Itamaraty informa que o núcleo de assistência a brasileiros está à disposição para informações e esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelos telefones +55 61 2030 8803 e +55 61 2030 8804, além do e-mail dac@itamaraty.gov.br.
Nos demais horários, poderá ser contatado o telefone do plantão consular da Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras e de Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty: +55 61 98197 2284. Para casos de emergência, a orientação é contatar o plantão do Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles: +1 213 453-1084 ou o Setor de Assistência a Brasileiros, pelo e-mail: sab.losangeles@itamaraty.gov.br.
Atentado
O atentado aconteceu durante a apresentação do astro da música country Jason Aldean, no Harvest Festival Rota 91. Segundo informações, ele estava tocando a última música do concerto, quando os tiros começaram a ser disparados. Ao menos 50 pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas.
Segundo o chefe da Polícia Metropolitana de Las Vegas, Joe Lombardo, o suposto autor, que fez os disparos do 32° andar do Mandala Bay Hotel e Casino, que fica próximo ao local do show, já foi identificado. É Stephen Paddock, de 64 anos. O atirador foi encontrado morto pela polícia.

Edição: Denise Griesinger

"Encarar o mundo como transexual é um ato de coragem”, diz Taya Carneiro

Da Agência Brasil
Presidente da União Libertária de Travestis e Mulheres Transexuais no Distrito Federal, Thaya Carneiro, é a entrevistada do programa Conversa com Roseann Kennedy
Presidente da União Libertária de Travestis e Mulheres Transexuais no Distrito Federal, Thaya Carneiro, é a entrevistada do programa Conversa com Roseann Kennedy TV Brasil 

Presidente da União Libertária de Travestis e Mulheres Transexuais no Distrito Federal, Taya Carneiro, 24 anos, lidera uma campanha para que transexuais não sejam tratados como pessoas com transtornos sexuais. Taya é a entrevistada de hoje (2) do programa Conversa com Roseann Kennedy.
Segundo Taya, que prefere ser tratada por travesti, a psiquiatria e a psicologia classificaram identidades de gênero e orientações sexuais não tradicionais como doenças, atribuindo a elas o sufixo “ismo”. Desta forma, expressões como “homossexualismo” e “transexualismo” dariam a ideia de se tratarem de doenças. “Por isso se fala transexualidade e homossexualidade, para tirar esse estigma”, completa.
De acordo com a ativista, algumas terminologias usadas no Código Internacional de Doenças (CID) – principal manual de diagnóstico médico – também reforçam preconceitos. Termos como homossexualismo, travestismo bivalente, travestismo fetichista, transtorno de identidade sexual na infância são, na avaliação dela, classificações estigmatizantes. O objetivo de grupos de homens e mulheres trans é retirar essas denominações da lista de patologias da Organização Mundial de Saúde (OMS) e fazer com que a transexualidade e a travestilidade deixem de ser classificadas como doenças.
Mestranda em comunicação, Taya Carneiro foi convidada a participar como representante brasileira de evento da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional da Juventude, em agosto, em Nova York. A jovem, que já ajudou a criar dois coletivos para promover a busca por direitos e combate à discriminação, fez um alerta sobre a violência sofrida pela juventude LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais) no Brasil e no mundo.
Nascida na periferia de Brasília, Taya lembra que enfrentou agressões desde criança, porque apresentava um jeito feminino. “Eu apanhava bastante na escola”. Mas conta que só se identificou como trans na universidade. “Quando eu me assumi eu consegui criar estratégias para evitar contato com pessoas que poderiam me agredir.”
Para ela, encarar o mundo como transexual é muito difícil. Um ato que ainda exige muita coragem. “No momento em que você se assume transexual, você diz: agora, eu vou brigar com o mundo inteiro.”
Nessa trajetória, Taya contou com uma aliada importante. “Minha mãe sempre me defendeu. Porque, se eu não tivesse apoio, eu não estaria tão bem como eu estou hoje. Eu provavelmente estaria na rua como as outras.”
Taya acredita que a aceitação da família é um passo importante para mudar essa realidade de discriminação e preconceito. “A família te ajuda a brigar com a escola, a família te ajuda a brigar com o mercado de trabalho, a família vira uma guerreira do seu lado. A família também tem que transexualizar.”
Para Taya, a intolerância ao público LGBTI e a violência estrutural do país têm origem na cultura do brasileiro. “Como as pessoas ainda têm uma cultura muito homofóbica e transfóbica, elas veem uma pessoa trans e já se sentem no direito de assassiná-la, porque ela já está errada só por ser trans.”
A violência também se transforma em exclusão social uma vez que trans e travestis têm dificuldade em concluir os ensinos e de encontrar uma ocupação no mercado de trabalho por causa do preconceito. Muitas são obrigadas a se prostituir passando a viver em um ambiente de maior vulnerabilidade.
Taya Carneiro também fala da importância de políticas públicas de saúde que contemplem o processo de mudança de sexo e chama a atenção para os riscos envolvidos na transformação do corpo sem apoio especializado.
Ela lembra que, na falta de atendimento médico, mulheres e travestis tomavam hormônio por conta própria e muitas fizeram autocirurgia com silicone industrial. “Isso é uma prática que ainda existe. As mulheres trans marginalizadas colocam silicone industrial. E quando você não fornece esse sistema de saúde, as pessoas vão procurar de forma clandestina, porque elas necessitam ter aquela identidade reafirmada”.
O Brasil é um dos poucos países que oferece esse tipo de atendimento na rede pública de saúde. Desde 2008, o Sistema Único de Saúde (SUS) já fez mais de 400 cirurgias. Entre os procedimentos estão a redesignação sexual, mastectomia, histerectomia, plástica mamária reconstrutiva e tireoplastia.
Por uma questão histórica e ideológica, Taya diz que prefere ser tratada por travesti. A ideia é garantir maior visibilidade à luta protagonizada por esse movimento diante do combate ao vírus HIV e também contra a violência policial. “Hoje em dia, muitos militantes estão se assumindo como travestis por essa questão política, de ressignificar o que significa travesti. É uma identidade marginalizada? É. Mas é por conta da transfobia e não por conta de opção da pessoa. Então eu acho muito importante assumir essa identidade e reivindicar outros significados de pessoas que precisam viver em sociedade e pessoas que precisam ser incluídas”.

O programa Conversa com Roseann Kennedy vai ao ar na TV Brasil nesta segunda (2), às 21h30.

Edição: Lílian Beraldo

Brasil está entre os dez países com a maior área irrigada do planeta, diz estudo

Luciano Nascimento - da Agência Brasil
O Brasil está entre os dez países com a maior área irrigada do planeta, mostra estudo feito pela Agência Nacional de Águas (ANA). De acordo com o Atlas Irrigação: uso da água na agricultura irrigada, atualmente o país tem 6,95 milhões de hectares (Mha) que produzem alimentos utilizando diferentes técnicas de irrigação. A pesquisa, lançada hoje (2), mostra ainda que o número representa apenas 20% da área potencial para a atividade.
De acordo com o levantamento, a Região Sudeste apresenta 2.709.342 hectares (ha) irrigados; a Sul, 1.696.233; a Norte, 194.002 ha; a Nordeste, 1.171.159; e a Centro-Oeste, 1.183.974. O estudo da ANA destaca quatro métodos de irrigação como os principais no país: por superfície, subterrânea, por aspersão e localizada, especialmente usadas no agronegócio.
“Em que pese a diversidade, é possível extrair alguns padrões de larga escala entre métodos/sistemas e culturas, tais como a forte correlação entre a inundação e o arroz; entre o gotejamento, o café e a fruticultura; entre a aspersão convencional com carretéis enroladores (hidro roll) e a cana-de-açúcar; e entre os pivôs centrais e a produção de outros grãos, em especial algodão, feijão, milho e soja”, diz o estudo.
Segundo o atlas, entre os principais cultivos irrigados no país, como arroz, cana-de-açúcar, culturas em pivôs centrais (método no qual a água é aspergida por cima da plantação utilizando-se uma tubulação suspensa), a exemplo do feijão, milho e da soja, e demais culturas e sistemas, “reitera-se a concentração do arroz no Sul e Tocantins; da cana no litoral nordestino e no Centro-Sul (São Paulo, sul-sudoeste de Goiás, Triângulo Mineiro); dos pivôs centrais na região central (em especial Goiás, Minas Gerais e Bahia); e das demais culturas e sistemas no Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e nos estados no Semiárido (em especial áreas de perímetros públicos)".
De acordo com a agência reguladora, a irrigação contribui para a estabilidade e o aumento da oferta de alimentos “e o consequente aumento da segurança alimentar e nutricional da população brasileira. Tomate, arroz, pimentão, cebola, batata, alho, frutas e verduras são exemplos de alimentos produzidos sob alto percentual de irrigação”, diz o atlas.
O estudo ressalta que, embora o crescimento da irrigação resulte, em geral, no aumento do uso da água, a atividade contribui para “o aumento da produtividade, a redução de custos unitários, a atenuação de riscos climáticos/meteorológicos e a otimização de insumos e equipamentos.”
Conforme a ANA, o atlas ajuda no dimensionamento e nas estimativas de demandas da água, auxiliando na elaboração dos planos de Recursos Hídricos, nos estudos de Bacias Críticas e de demandas de Água. A pesquisa “é de fundamental importância para a estimativa de uso da água e para a atualização dos balanços hídricos, subsidiando a tomada de decisão e as análises de risco com vistas à segurança da agricultura irrigada e à garantia dos usos múltiplos da água”.
O levantamento reafirma a necessidade do uso da irrigação, especialmente em regiões afetadas pela escassez contínua de água, como no Semiárido. "Uma parte importante da agricultura só se viabiliza mediante a aplicação artificial de água. Em regiões afetadas por escassez em períodos específicos do ano, como na região central do país (entre maio e setembro), diversas culturas viabilizam-se apenas com a aplicação suplementar de água nesses meses, embora a produção possa ocorrer normalmente no período chuvoso”, acrescenta o estudo.
Para a agência, o aprimoramento das informações relativas ao uso da água na agricultura, auxilia o Poder Público a tomar decisões mais efetivas a respeito do uso racional da água, reduzindo o mau uso. “Exigências legais e instrumentos de gestão, como a outorga de direito de uso de recursos hídricos (autorização para o uso da água) e a cobrança pelo uso fomentam a sustentabilidade da atividade, o aumento da eficiência e a consequente redução do desperdício”.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), os líderes mundiais são a China e a Índia, com cerca de 70 milhões de hectares cada, seguidos dos Estados Unidos (26,7 Mha), do Paquistão (20,0 Mha) e Irã (8,7 Mha). O Brasil aparece no grupo de países que têm área entre 4 e 7 Mha, que inclui a Tailândia, o México, a Indonésia, Turquia, Bangladesh, o Vietnã, Uzbequistão, a Itália e Espanha.
Edição: Graça Adjuto