sexta-feira, 10 de novembro de 2017

VEREADOR VISITA OBRA ABANDONADA PELA PREFEITURA DE SANTA CRUZ E PERGUNTA “CADÊ O DINHEIRO QUE ESTAVA AQUI?”























O atuante vereador Paulo César Bejú, visitou hoje, pela manhã, o que deveria ser uma QUADRA COBERTA, no Bairro do Paraíso, no município de Santa Cruz/RN. Isso mesmo, o que deveria ser, pois a obra que iniciou em 2015 e deveria ter sido entregue a população, aos desportistas, as crianças, jovens, adolescentes, adultos, para a prática esportiva, em 2016, encontra-se, totalmente abandonada. Essa é a mais pura demonstração de descaso com o erário público. Uma obra orçada em quase R$ 500.000,0O (Quinhentos Mil Reais) se encontrar nesse estado.  

A Quadra, que além de coberta, conta no projeto, com vestiário foi projetada para a Rua São Brás, próximo à parede do Açude Santa Rita, no Bairro do Paraíso. 

Com recurso oriundo do Governo Federal, através do Ministério da Educação, a quadra deveria estar em funcionamento desde junho de 2016, portanto, atrasada há Um ano e 05 meses. Moradores que residem próximos relataram ao vereador que o espaço tem servido para o uso de drogas, práticas de sexo, bebedeiras, menos para a prática de esporte. Para o caro leito ter uma ideia, a placa de identificação, com os dados obrigatórios da obra foi encontrada jogada, em um terreno, aproximadamente 100 metros do local da obra. 






















Em conversa com o blog, o vereador Paulo César Bejú, demostrou total irritação com o abandono da obra, disse “é de doer o coração, estamos falando de um espaço de esporte, em uma comunidade carente, que necessita e muito desses equipamentos. Estamos falando de recursos públicos, quase quinhentos mil reais, orçado, para chegar aqui e se deparar com essa triste realidade. 

Temos que perguntar: onde está o dinheiro da obra? o que fizeram? Onde foi parar?” questionado sobre que medida o mandato tomará, disse o parlamentar “estarei na tribuna da Câmara cobrando explicações da gestão municipal, bem como, iremos ao Ministério Público, para tratar não só dessa obra, mas de outras, como a UPA, que até essa data, encontra-se, com as portas fechadas, prejudicando a população. Estamos de olho e assim, vamos permanecer.”

DO BLOG

Alô autoridades, alô Santacruzenses, alô imprensa, não é brincadeira o descaso e desperdício do recurso público, o assunto é sério. Merece por parte das autoridades as devidas explicações e, por parte da população, a devida repulsa. 























Fonte: Blog do RSantos

Nova lei trabalhista entra em vigor a partir deste sábado (11)

Quatro meses após ser sancionada pelo presidente Michel Temer, entra em vigor no sábado (11) a nova lei trabalhista, que traz mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As novas regras valerão para todos os contratos de trabalho vigentes, tanto antigos como novos, segundo o Ministério do Trabalho.
As alterações mexem em pontos como férias, jornada, remuneração e plano de carreira, além de implantar e regulamentar novas modalidades de trabalho, como o home office (trabalho remoto) e o trabalho intermitente (por período trabalhado). O projeto engloba ainda mudanças nos processos trabalhistas e no papel dos sindicatos, tornando mais rigoroso o questionamento de direitos trabalhistas na Justiça e retirando a obrigatoriedade de pagar a contribuição sindical.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO em Santa Cruz



A RedeMAIS Supermercados está recrutando profissionais para exercerem a função de operador de caixa, com os seguintes pré-requisitos: Ensino Médio Completo e experiência na função. Os interessados deverão deixar o currículo na loja RedeMAIS, situada na Rua Trairí, 130, Bairro DNER – Santa Cruz/RN, às margens da BR-226.

CINEMA NO TEATRO: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTE FINAL DE SEMANA.


quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Câmara aprova projeto que exige bloqueador de sinal de celular em presídios


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) o Projeto de Lei 3019/15, do deputado Baleia Rossi (PMDB-SP), que obriga as empresas de telefonia e operadoras de telefonia celular a instalar bloqueadores de sinal em estabelecimentos penais. A matéria irá ao Senado.

Segundo o texto, essas empresas terão 180 dias para instalar os equipamentos nos presídios e também nos estabelecimentos socioeducativos que abrigam adolescentes infratores. As telefônicas terão ainda de fazer a manutenção, a troca e atualização tecnológica dos equipamentos e de soluções tecnológicas relacionadas a eles.

Baleia Rossi lembrou que alguns estados – como Paraná, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Mato Grosso do Sul – aprovaram leis estaduais com o objetivo de impor às operadoras de telefonia esse dever, mas houve questionamentos perante o Supremo Tribunal Federal (STF) com o argumento principal de que a competência de legislar sobre o assunto é privativa da União.

“O projeto pretende colocar um fim a este impasse e impedir que criminosos encarcerados mantenham contato com seus parceiros do crime fora dos presídios para planejar e comandar ações criminosas”, afirmou.

Multa

Distrito Serra da Tapuia Completa 54 Anos de Fundação nesta Quarta-feira (08)


Nesta Quarta-feira 08 de novembro, O Distrito Serra da Tapuia está comemorando o seu 54º aniversário da Criação do Distrito. Pela lei estadual nº 2979, de 08 de Novembro 1963, foi criado o distrito de Serra da Tapuia e anexado ao município de Sítio Novo.

A Vila, ainda em 1970, além da casa de José Machado de Souza, existiam, a Capela de São Francisco, o Cartório Único, tendo como escrivã Maria do Socorro Souza, o Centro Social construído sob o esforço dinâmico de Margarida Rita dos Santos, o chafariz público, adquirido pelo patriarca José Machado de Souza e outras poucas casas. Embora que dispersamente construída entre 1950 a 1969.

A Serra da Tapuia, sempre esteve no centro da história da sua região. A principio, pertenceu a nação Tapuios, como extinção desse povo, tornou-se sede da grande propriedade do Paraibano, João Rogério de Carvalho. Após o falecimento de João Rogério a propriedade fragmentou-se entre filhos, genros e noras.

Com o passar dos tempos, foram sendo construídas novas famílias, agrupando o vilarejo, embora dispersamente, muito próximas, formando-se a grande família da Serra da Tapuia, quais sejam: Ribeiro, Souza, Batista de Oliveira, Gonçalo de Araújo, Rogas, Quincó, Pegado da Rocha, Fernandes de Souza, Galdino, Moura, Quintiliano, Raimundo e Xexéu, Crispim de Medeiros, Guilherme, Macedo de Lima, Barros entre outras mais novas famílias que ombro a ombro, desde o fundador do povoado José Machado de Souza, vem transformando o lugar em um ambiente harmonioso e propício ao desenvolvimento.

Operação da PF desarticula organização criminosa que fraudava o Enem

Aécio Amado -  da Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (8) a Operação Adinamia, para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar concursos públicos e processos seletivos para ingresso no ensino superior, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016/2017, no Ceará e em outros estados da Federação.
“As formas da fraude consistiam na violação antecipada de lacres para acesso às provas do Enem e concursos e/ou utilização de candidato piloto e de ponto eletrônico, com a transmissão dos gabaritos. O curso de medicina é o principal alvo das fraudes e também o mais caro, sendo pago em torno de R$ 90 mil por vaga, sendo metade do valor pago antes do certame e metade depois de garantida a vaga”, diz a PF em nota.
Cerca de 90 policiais federais cumprem 36 mandados, sendo 21 de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e 11 de condução coercitiva, nas cidades de Fortaleza, Juazeiro, Barbalha, Mauriti, Abaiara e Lavras da Mangabeira, no Ceará; São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba; e em Teresina, no Piauí.
Segundo a PF, o nome da operação, Adinamia, é uma referência à “fraqueza moral daqueles que fraudulentamente tentam burlar a concorrência de concursos públicos para cargos públicos e processos seletivos para ingresso em cursos superiores por meio do Enem”.

Edição: Maria Claudia

Temer se reúne com Maia e ministros para discutir reforma da Previdência

Yara Aquino e Kelly Oliveira - Repórteres da Agência Brasil
Brasília - Reunião de Michel Temer com líderes e senadores da base aliada (Marcos Corrêa/PR)
Presidente Michel Temer se reuniu ontem (7) com líderes e senadores da base aliada para discutir a reforma da PrevidênciaAlan Santos/PR
O presidente Michel Temer está reunido com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e relator da reforma da Previdência na Câmara, Arthur Maia (PPS-BA), para discutir a reforma que aguarda votação na Casa.












Também participam da reunião o secretário de previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, e o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que presidiu a comissão especial que analisou o tema.
Em vídeo divulgado na noite de ontem (7) no Twitter, o presidente Michel Temer pediu apoio aos cidadãos do país para aprovar a reforma. Depois de reuniões com líderes da base aliada da Câmara dos Deputados na segunda (6), e do Senado, ontem (7), o governo já admite mudanças no texto da reforma para que, pelo menos, parte dela seja aprovada ainda este ano. Como se trata de emenda Constitucional, para aprovar a reforma na Câmara serão necessários, pelo menos, 308 votos favoráveis.
Na segunda-feira, ao discursar na abertura da reunião com os líderes da Câmara, Temer disse que, mesmo que não se consiga fazer tudo o que for necessário na reforma, é importante avançar para que quem vier depois possa fazer uma revisão na Previdência. “A reforma da Previdência é a continuação importante, fundamental para fecho das reformas que estamos fazendo. Continuarei empenhando nela, trabalharei muito por ela. Por mais que não se consiga fazer tudo, se permita que quem venha depois, mais adiante, que possa fazer uma nova revisão da Previdência Social”.
Ontem (7), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a reforma da Previdência não é mais uma opção. “A reforma não é uma questão de escolha, ela terá que ser feita em algum momento, é uma questão fiscal, numérica”. Ele comentou a declaração dada na segunda-feira (6) por Temer sobre as dificuldades para a aprovação da reforma da Previdência.
“O presidente reconheceu as dificuldades, é um processo controverso em qualquer lugar do mundo, não há dúvida. O presidente reconheceu esse fato para as lideranças partidárias que ali estavam expressando as suas preocupações”, afirmou o ministro.

Edição: Lidia Neves

Queda de muro deixa morto e feridos no Rio de Janeiro

Vitor Abdala -  da Agência Brasil
Uma pessoa morreu e pelo menos sete ficaram feridas em uma queda de muro, em Benfica, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro na manhã de hoje (8). Segundo o Corpo de Bombeiros, os feridos foram encaminhados para os hospitais municipais Souza Aguiar e Salgado Filho. 
Os bombeiros continuam no local buscando possíveis vítimas que ainda estejam soterradas, com a ajuda de um cão farejador. A Defesa Civil Municipal e a Polícia Militar também estão no local, auxiliando os bombeiros de quatro quartéis e do Grupamento e Busca e Salvamento.
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a Rua Couto de Magalhães, onde ocorreu o desabamento está totalmente interditada.

Edição: Valéria Aguiar

Receita abre consulta ao sexto lote de restituição do Imposto de Renda

Kelly Oliveira – da Agência Brasil
A consulta ao sexto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2017 será aberta hoje (8), a partir das 9h. O lote contempla 2.358.433 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,8 bilhões, informou a Receita Federal. O lote multiexercício inclui restituições residuais do período de 2008 a 2016.
O crédito bancário aos contribuintes será feito no dia 16 de novembro, chegando a R$ 3 bilhões. Desse total, R$ 107,844 milhões referem-se aos contribuintes com prioridade: 26.209 idosos e 3.354 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante a entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IR e à situação cadastral no CPF.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento pela Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Edição: Graça Adjuto

Diário Oficial publica lei que institui o Dezembro Vermelho, de prevenção à aids








A lei que institui a campanha nacional de prevenção ao HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho, está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8).

De acordo com a lei, sancionada pelo presidente Michel Temer, a campanha terá foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/aids e será constituída de um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento da doença.

As atividades e mobilizações da campanha serão desenvolvidas de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde(SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Entre outras ações, estão previstas a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha, promoção de palestras e atividades educativas, realização de eventos que tratem do tema e veiculação de campanhas na mídia.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Operação da PF apura desvios no 'Minha Casa, Minha Vida' no RN


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (31), em Natal, uma operação que apura desvios de recursos do Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV e do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na capital potiguar.

De acordo com a PF, a investigação constatou que recursos repassados nos anos de 2008 e 2009 para uma instituição financeira sediada na capital potiguar foram em parte desviados mediante a falsificação de recibos em nome de terceiros.

O objetivo das buscas é coletar provas que revelem o real destino dos recursos indicados nos recibos falsificados, havendo a suspeita de que tenham sido políticos, como vereadores e prefeitos do interior do estado.

MPRN recomenda a anulação imediata de processo seletivo em Japi


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Prefeitura de Japi, cidade da região do Trairi, anule imediatamente um processo seletivo realizado em agosto passado. Segundo o texto da recomendação, o processo tem “falhas que evidenciam afronta aos princípios da isonomia, publicidade, moralidade e razoabilidade”. O prefeito Jodoval Ferreira de Pontes tem 10 dias para encaminhar ao MPRN os documentos que atestem o cumprimento da recomendação.

O Processo Seletivo Simplificado número 001/2017 é datado de 25 de agosto passado. Além de anulá-lo, o prefeito deve exonerar todos os servidores eventualmente já contratados com base no certame viciado, bem como devolver aos candidatos os respectivos valores que cada um tenha desembolsado com as inscrições.

A recomendação também diz que a Prefeitura deve reformular futuros editais de processos seletivos simplificados, mantendo-se a fase de entrevista apenas como último critério de desempate, desde que realizada com dados objetivos, precisos e claros para a pontuação, abstendo-se de utilizar quaisquer outros critérios subjetivos na aferição da pontuação dos candidatos.

O Processo Seletivo Simplificado tinha por objetivo a contratação de profissionais por tempo determinado para suprir as necessidades de pessoal relacionadas aos cargos de agente de saúde, assistente social, auxiliar de saúde bucal, educador físico, enfermeiro, facilitador de grupo, fisioterapeuta, médico, nutricionista, odontólogo, psicopedagogo, psicólogo, supervisor social, técnico de enfermagem, visitador social, advogado, agente administrativo, arquivista, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de farmácia, auxiliar de professor, copeira, coveiro, digitador, enfermeiro, engenheiro civil, gari, motorista, nutricionista, pedreiro, recepcionista, técnico agrícola, tratorista, veterinário e vigilante.

O MPRN, a partir de diversas representações levadas à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cruz, que abrange o município de Japi, resolveu instaurar inquérito civil para investigar a lisura do certame. Esse inquérito civil constatou diversas irregularidades no processo, que contou com duas etapas classificatórias, sendo análise de currículo (1ª etapa) e entrevista (2ª etapa).

Entre as irregularidades desvendadas, a Comissão do Processo Seletivo Simplificado, ao publicar no Diário Oficial da Federação dos Municípios o resultado da 1ª etapa do certame (análise curricular), não divulgou as notas nem a classificação dos participantes, limitando-se a informar uma relação em ordem alfabética dos candidatos habilitados, por cargo, para a fase seguinte da entrevista. Para o MPRN, além de ofender o princípio da publicidade e dar margem a manipulação do resultado, a ausência de divulgação das notas e da ordem classificatória da etapa de análise curricular praticamente inviabilizou a elaboração de recursos fundamentados pelos candidatos interessados.

Outra falha foi a pontuação atribuída à avaliação do currículo. Todos os candidatos que comprovaram qualquer experiência específica na área de atuação, desde poucos meses até os dois anos, obtiveram a pontuação máxima atribuída para o item, não havendo a adoção de qualquer critério de escalonamento que permitisse distinguir os candidatos e atribuir melhor pontuação àquele que apresentasse maior experiência. A forma adotada acabou por nivelar todos os candidatos em apenas dois patamares: os que tinham qualquer experiência profissional receberam a pontuação máxima e aqueles que não tinham nenhuma experiência, não pontuaram.

A 2ª etapa do processo consistiu em entrevista de natureza classificatória. O MPRN frisa, na recomendação, que não é recomendável a realização de seleções baseadas em entrevistas com caráter classificatório ou eliminatório, pautadas em critérios de aferição subjetiva e sem previsão legal.

Outra falha descoberta foi a constatação de que relativamente a diversos cargos destinados ao preenchimento de vagas de nível fundamental e médio, a análise dos comprovantes de escolaridade dos candidatos, fornecidos pela Administração Municipal, revelou que vários deles não possuíam habilitação compatível com o cargo, posto que não detinham o ensino fundamental ou médio completo.

Da mesma forma, em relação as vagas de motorista foi constatado que alguns candidatos ao cargo de motorista categoria “D” possuíam, no ato da inscrição, a categoria “B”, porém foram admitidos a participar mediante a simples apresentação de documento comprobatório de que estavam frequentando Centro de Formação de Condutores visando à realização futura de teste prático para mudança de categoria.

Mesmo com a participação de mais de 460 candidatos inscritos, das 111 vagas oferecidas no processo seletivo, 56 delas tiveram como aprovados pessoas que já estavam trabalhando como contratados temporários pela atual gestão.

O prefeito tem 10 dias para encaminhar ao MPRN documentos que comprovem que as medidas recomendadas foram providenciadas. Caso contrário, as medidas cabíveis serão adotadas.

Clique aqui e veja íntegra da recomendação.

Fonte: Joabson Silva.com

NO NORDESTE LULA JÁ TEM QUASE 60% DOS VOTOS, DIZ IBOPE.















O Ibope divulgou nesta segunda-feira, 30, a íntegra da pesquisa contratada pelo jornal O Globo, que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança isolada para a campanha presidencial de 2018, com 35% de intenções de voto.

Alguns detalhes interessantes revelados pela íntegra da pesquisa mostram que Lula ganhou força em todos os segmentos sociais: em todas regiões, faixas de renda, níveis de escolaridade e idade.

Na região Nordeste, onde Lula realizou uma caravana entre os dias 17 de agosto e 5 de setembro, o líder petista detém na menos que 57% das intenções de voto, contra 8% do deputado Jair Bolsonaro e apenas 1% do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A região Nordeste concentra 26% do total de eleitores do País.

Como lembrou o jornalista Miguel do Rosário, do Cafezinho, entre os brasileiros que ganham até um salário, Lula lidera com 49%, contra 5% de Bolsonaro e 5% de Alckmin. Esta faixa da população representa 26% do eleitorado.

Já entre os brasileiros que se declaram negros ou pardos, que representa 60% dos eleitores brasileiros segundo o Ibope, Lula tem 41% das intenções de vota, contra 13% de Bolsonaro e 3% de Geraldo Alckmin.

No geral, Lula tem 35% das intenções de voto. Nos resultados da espontânea, Lula tem 26% das intenções.

Brasil 247

Raquel Dodge pede o afastamento de Ricardo Motta

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que afaste o deputado estadual pelo Rio Grande do Norte Ricardo Motta do cargo por 180 dias. O pedido foi enviado nesta terça-feira (31). No dia 24, a Assembleia Legislativa potiguar revogou a decisão judicial que afastou o parlamentar das funções mesmo o processo estando em tramitação no STF.
Ricardo José Meirelles da Motta é investigado por participar de esquema criminoso que desviou mais de R$ 19 milhões do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (Idema/RN).

G1 (RN)

Ministro do STF libera auxílio moradia retroativo para juízes do RN

Uma liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo, garantiu o pagamento retroativo aos últimos seis anos de auxílio-moradia a 218 juízes e desembargadores do Rio Grande do Norte.

O corregedor do CNJ, ministro João Otávio de Noronha, havia determinado a devolução do dinheiro aos cofres públicos, mas o ministro Marco Aurélio considerou que os valores já “integram o patrimônio dos beneficiados” e suspendeu os efeitos da decisão.

O tribunal desembolsou R$ 39,5 milhões para pagar o benefício desde 2012 que é de R$ 4.377,73 por mês.

A maioria dos juízes e desembargadores recebeu entre R$ 194 mil e R$ 211 mil de auxílio-moradia de uma só vez no contracheque de outubro. O TJ-RN diz que muitos já estavam devolvendo o dinheiro, mas com a liminar vão recebê-lo de volta.

O ministro Marco Aurélio diz que é contra o auxílio-moradia, mas que concedeu a liminar suspendendo a devolução dos recursos porque o CNJ não observou o devido processo administrativo.

A mulher do ministro Marco Aurélio, que é desembargadora no TJ-DF, recebe o auxílio-moradia. “Já avisei a ela que quando o pagamento do benefício for a julgamento no Supremo eu voto contra mesmo que dê briga em casa”, disse ele.

Coluna do Estadão

OAB pede que crime de desacato seja considerado inconstitucional pelo Supremo


















O Conselho Federal da OAB pediu que o Supremo Tribunal Federal declare inconstitucional o crime de desacato a funcionários públicos. Em arguição de descumprimento de preceito fundamental, a entidade afirma que a tipificação viola os princípios constitucionais fundamentais da liberdade de expressão, da legalidade, da igualdade, do Estado Democrático de Direito e o princípio republicano. O pedido foi distribuído nesta segunda-feira (30/10) ao ministro Luís Roberto Barroso.

De acordo com a petição inicial, o crime coíbe “a contestação dos cidadãos às atitudes dos agentes públicos”, o que retira transparência da ação da administração pública. A OAB afirma que o Brasil é signatário da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, que proíbe a censura e o cerceamento, ainda que indireto, à liberdade de expressão. O documento também obriga os países signatários a adotar soluções contra “antinomias normativas limitadoras à realização dos direitos fundamentais”.

VER. PAULO CÉSAR BEJÚ, SOLICITA CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO DE ESPORTE NO BAIRRO MARACUJÁ E SINALIZAÇÃO DE TRECHO DA BR 226 EM SANTA CRUZ.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz/RN, desta terça (31) o vereador Paulo Cesar Bejú, apresentou 02 importantes requerimentos e 01 Projeto de Lei, sendo, estes, aprovados por unanimidade. As indicações foram:

INDICAÇÃO Nº 079/2017, que INDICA a Chefe do Poder Executivo a premente necessidade, de através dos órgãos competentes da administração, proceder a construção de um GINÁSIO POLIESPORTIVO no Bairro do Maracujá;

INDICAÇÃO Nº 080/2017, que INDICA ao Chefe do Departamento de Estradas de Rodagem – DER do Estado do Rio Grande do Norte, a premente necessidade, de proceder na maior brevidade de tempo possível, a colocação de sinalização indicativa de redução de velocidade e existência de curva fechada na BR 226, entre os quilômetros 113 e 114, próximo à localidade da entrada do Açude do Alívio, no município de Santa Cruz/RN.

Projeto de Lei nº 021/2017, que Dispõe sobre denominação de logradouro no Bairro São Lourenço, no Município de Santa Cruz/RN, e dá outras providências.

Na justificativa da INDICAÇÃO Nº 079/2017, o vereador argumentou que “a prática esportiva é essencial no desenvolvimento dos seres humanos e, por isso, sua disseminação deve ter apoio do poder público. É através da atividade social que cada ser humano constrói seu desenvolvimento.” 

Continuando sua argumentação, disse ainda: Tendo a prática esportiva toda essa importância. Para o seu desenvolvimento é fundamental a existência de espaços adequados. Outro sim, o Bairro do Maracujá, é uma das comunidades que mais cresce em nosso município, onde até o presente momento não dispõe de qualquer área para prática do desporto, o que justifica a necessidade da indicação ora apresentada. 

Sobre a INDICAÇÃO Nº 080/2017, o parlamentar justificou dizendo que “Lamentavelmente, temos visto dia após dia, vidas serem ceifadas em diversos acidentes de transito ocorridos no trecho acima especificado. É sabido que são inúmeros fatores ocasionadores de acidentes fatais nas nossas estradas, dentre eles, a imprudência dos condutores ao não respeitar as orientações posta nas sinalizações de trânsito, toda via, também é sabido que em muitas estradas a sinalização é precária ou até mesmo inexistente, sendo também um fator que aumenta as estatísticas de acidentes de trânsito. 

Embora, a BR em questão, na maioria de sua extensão seja bem conservada e sinalizada, no trecho a que me refiro os condutores constatam a falta da devida sinalização, o que a meu ver tem contribuído significativamente para essa triste realidade de acidentes graves e fatais ali ocorridos corriqueiramente.”

Já sobre o Projeto de Lei nº 021/2017, o vereador disse “existe a premente necessidade da identificação de vias púbicas, para que se busque facilitar a execução de serviços como: Correios, entregas a domicílios e outros, oportunizando uma melhor qualidade de vida aos cidadãos que ali residem.” No projeto de Lei, o vereador homenageou in memoriam o Sr. José Valtemberg de Medeiros, afirmando que “Na observância de projetos dessa natureza, faz-se necessário buscar homenagear Santacruzenses que tem afeto e carinho por esta terra e assim, foi o Sr. José Valtemberg de Medeiros, mais conhecido por BEBETO, que nasceu e se criou aqui em Santa Cruz, mas precisamente no sítio Tanques, zona rural desta municipalidade. 

Por ter que sair da convivência familiar e da terra que tanto prezava, ainda na adolescência, recusou vaga de emprego na CHESF, mantendo suas raízes neste lugar. Com o passar do tempo, tornou-se um médio agricultou, onde investiu na criação de gado, cabras e outros animais, focando seu negócio na produção de leite, o que deu muito certo, tornando-se, um importante vendedor desse produto em nosso município. Foi casado com a Sra. Francisca Maria Pontes de Medeiros, onde teve 02 filhos, vindo a falecer no ano de 2012, aos 56 anos, deixando um legado de um homem probo.

URGENTE: GAECO E MINISTÉRIO PÚBLICO FECHAM A PREFEITURA DE MACAÍBA


Nas primeiras horas da manhã de hoje (01), o GAECO - Grupo de Apoio e Combate ao CRIME ORGANIZADO, juntamente com vários promotores do Ministério Público, desencadearam uma operação de busca na Prefeitura de Macaíba, à procura de documentos que estão no seu interior. Toda a Prefeitura está fechada nesse momento, e eles estão fazendo as buscas.
-
-
Um caminhão do Ministério Público foi chamado para auxiliar a operação. Quando chegamos ao local, logo deparamos com a Prefeitura de Macaíba tomada de policiais encapuzados. A Polícia de Choque, a Polícia Ambiental, a Polícia Montada, estão participando da operação. Muita polícia e muitos promotores estão na Prefeitura nesse momento, e se eles trouxeram um caminhão, é porque as coisas que possivelmente eles vão levar, não cabe nos muitos carros pequenos que eles vieram. Ficamos sabendo, que além da sede da Prefeitura de Macaíba, outra(s) secretaria(s) municipal(is) também foram alvo da operação. Mais detalhes a qualquer momento. Fique ligado.
-
Colunista do Diário de Macaíba

Fonte: Diário de Macaíba