quinta-feira, 3 de maio de 2018

TJRN assina contrato para construção do novo fórum da comarca de Santa Cruz

tj-rn-tribunal-de-justica-do-estado-do-rio-grande-do-norte
O presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Expedito Ferreira, assinou na última sexta-feira (27) contrato com a empresa Construtora Diógenes Ltda, vencedora da licitação para a construção do novo fórum da comarca de Santa Cruz, a ser erguido às margens da BR 226. O contrato tem valor global de R$ 2,99 milhões e a contratada terá prazo de 20 meses para execução do serviço.
"Como presidente do TJRN, é uma grande satisfação assinar este contrato para que a comarca de Santa Cruz tenha sua sede própria. Desde 2015, o Fórum Municipal funciona em um prédio alugado, no Centro da cidade, porque o Poder Judiciário não tem ali um prédio próprio com capacidade para atender ao funcionamento do Fórum. Agora o cidadão terá mais conforto e daremos melhores condições de trabalho aos juízes e servidores", destacou o desembargador Expedito Ferreira.
A comarca abrange os municípios de Santa Cruz, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Lajes Pintadas e São Bento do Trairi.
Projeto
Elaborado pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do TJRN, o projeto do novo fórum prevê um imóvel de dois pavimentos, com área construída de 1.417,85 m² em um terreno com área total de 1.118,91 m². O prédio contará com duas Varas e suas respectivas secretarias, salas de audiências, espaço para os assistentes, gabinetes de juízes e arquivos; um Juizado Especial Cível e Criminal, com salas de conciliação, de audiências, ajuizamento e gabinete do juiz; gabinete de juiz leigo; salas para a OAB, Ministério Público, oficiais de Justiça; Administração e Almoxarifado; Salão do Júri, com sala secreta para o corpo de jurados, sala de testemunhas; protocolo, CPD, cela e corpo da guarda.
O prédio também conta com elevador, banheiros para o público e servidores, adaptados para pessoas com deficiência em todos os pavimentos.

Lava Jato: “Doleiro dos doleiros” movimentou US$ 1,6 bi em propina

A Operação deflagrada hoje (3) pela Polícia Federal (PF), denominada “Câmbio, Desligo”, tem como principal alvo o doleiro Dario Messer, descrito por delatores como “doleiro dos doleiros” e responsável por dissimular repasses milionários de propinas ao ex-governador do Rio, Sergio Cabral.
Segundo as investigações, conduzidas pela força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro, o doleiro seria o maior responsável por um sistema internacional de pagamentos de propina, chamado “Bankdrop”, que teria movimentado, desde os anos 1980, mais de US$ 1,6 bilhões, por meio de 3 mil empresas offshores com contas em 52 países.

São Paulo - Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão  e de prisão na Operação Proteína, que investiga comércio irregular de anabolizantes e outras drogas (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Operação deflagrada pela Polícia Federal denominada “Câmbio, Desligo”, tem como principal alvo o doleiro Dario Messer, descrito por delatores como “doleiro dos doleiros”- Rovena Rosa/Agência Brasil
O juiz Marcelo Bretas, da 7a Vara Federal do Rio de Janeiro, autorizou o cumprimento de 45 mandados de prisão preventiva, bem como ordenou a prisão temporária de duas pessoas. Os mandados são cumpridos no Rio de Janeiro, em São Paulo, Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal.
As investigações são baseadas nas delações premiadas dos doleiros Vinícius Claret, conhecido como “Juca Bala”, e Cláudio Fernando, o “Tony”, que trabalhavam sob a alçada de Messer e assumiram a movimentação de recursos ilícitos para Cabral, oriundos de diversos esquemas de corrupção.
A organização criminosa foi também descrita pelos irmãos Marcelo e Renato Chebar, outros dois doleiros mais próximos de Cabral que foram denunciados na Operação Eficiência, deflagrada em janeiro do ano passado.
Os irmãos Chebar disseram, segundo o Ministério Público Federal (MPF), que procuraram os serviços de Messer, por intermédio de Juca Bala e Tony, depois que Cabral assumiu o governo fluminense, o que aumentou significativamente a movimentação de recursos ilícitos.
Os doleiros envolvidos seriam os responsáveis por movimentar “grande parte da propina desviada pela organização criminosa instalada em administrações públicas no Estado do Rio de Janeiro”, escreveu Bretas no despacho em que autorizou a operação desta quinta-feira.
A operação conta com a cooperação da Receita Federal e ainda de autoridades do Uruguai, por onde escoaria boa parte da propina. Outros quatro mandados de prisão preventiva são cumpridos no país vizinho.
Edição: Valéria Aguiar

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

O prazo para renovar o contrato do primeiro semestre de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado para o dia 10 de maio. Inicialmente, os estudantes tinham até o dia 30 de abril para fazer a renovação.
Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e depois as informações devem ser validadas pelos estudantes no Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil (SisFies). Neste semestre, cerca de 1,1 milhão de contratos devem ser renovados.
No caso das renovações que tenham alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro - Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal - para concluir a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o tempo para renovação foi ampliado devido a instabilidades no sistema SisFies em função do grande número de acessos.
O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Os estudantes que ingressaram no programa a partir de 2018 aderiram ao Novo Fies que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
Por Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil
Edição: Fernando Fraga

Campo Redondo (RN): acidente com vitima fatal na BR-226 na altura da curva do ‘S’ na malhada Vermelha

Um acidente de trânsito com vitima fatal foi registrado na manhã de hoje (3), na BR-226 na altura da curva da famosa “S”, na comunidade Malhada Vermelha, em Campo Redondo, RN. 

Segundo informações de populares, o motorista (inda não identificado) que conduzia um caminhão carregado de verduras no sentido Seridó morreu ficando preso às ferragens.


Ainda não há informações, quanto ao nome da vitima e o que provocou essa  tragédia. O DL vai ficar acompanhando o desenrolar nos acontecimentos. 

Diário Lajespintadense

Beber socialmente pode ser mais perigoso do que você pensa

Durante muito tempo, acreditou-se que o consumo moderado de bebida alcoólica não fazia mal. 
Pelo contrário, aquela cervejinha com os amigos ou um vinho tinto com o par romântico (ou sozinho, por que não?) poderiam até trazer ligeiros benefícios para o sistema imunológico, coração e diminuiria a incidência de diabetes entre consumidores ocasionais. Porém, um novo estudo demonstra: a história não é bem assim.
Financiado pelo Conselho de Pesquisa Médica do Reino Unido, pela British Heart Foundation, pelo Instituto Nacional de Pesquisa pela Saúde e outras instituições europeias, o estudo analisou os efeitos do álcool em cerca de 600 mil participantes espalhados por 19 países.

A conclusão foi que beber 100 gramas de álcool – o equivalente a sete copos de cerveja ou vinho – por semana aumenta, sim, o risco de morte e doenças cardiovasculares.

Usando um modelo matemático, os pesquisadores chegaram à seguinte estimativa: quem consome entre sete e 14 drinques por semana, tem a expectativa de vida reduzida em seis meses a partir dos 40 anos; os que degustam entre 14 e 24, semanalmente, têm um ou dois anos subtraídos; já aqueles que entornam mais de 24 copos a cada sete dias, removem, potencialmente, entre quatro e cinco anos de existência.

  • “Durante anos, havia uma noção de que beber álcool em uma quantidade moderada gerava melhores condições de saúde. Vamos ter de repensar isso”, afirmou Dan Blazer, um dos autores da pesquisa, para o site Vox.

Segundo o estudo, as noções erradas que as pessoas geralmente têm sobre o consumo de álcool se devem, em sua maior parte, aos esforços da indústria em financiar pesquisas e propagandas as quais beneficiam a imagem de seus produtos.

Antes de os amantes ocasionais da cerveja e do vinho se desesperarem, o estudo faz uma ressalva importante: o campo de pesquisa envolvendo os efeitos do álcool no corpo ainda está no início de seu desenvolvimento e há outros fatores que devem ser levados em conta ao falar de saúde, como os hábitos alimentares, nível de estresse e a prática ou não exercícios.

Metrópoles

Apenas PSDB não entregou prestação das contas de 2017 ao TSE

Ontem (1º) encerrou o prazo para que partidos apresentassem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suas contas relativas ao ano de 2017. Das 35 legendas inscritas, apenas o PSDB não entregou a documentação. A informação é da assessoria de comunicação do TSE.

Com isso, o tribunal notificará o PSDB para que envie a documentação em até 72 horas. O partido terá que apresentar uma justificativa sobre o atraso e cumprir a obrigação. Caso não atenda à demanda, poderá haver a abertura de processo. A reportagem da Agência Brasil não conseguiu contato com o PSDB para comentar o atraso.

Se não solucionar o problema, o partido fica sujeito a penalidades. De acordo com resolução de 2015 que regulamenta a Lei dos Partidos Políticos, está prevista por exemplo a suspensão de cotas do Fundo Partidário enquanto o problema não for resolvido.

Contas entregues

Já as contas dos demais partidos ainda terão que ser avaliadas pelo TSE. Elas foram distribuídas a ministros relatores. Além do exame do Tribunal, outras legendas e o Ministério Público Eleitoral podem pleitear a rejeição das contas de um partido. A legenda que tiver as contas rejeitadas poderá ser punido com a devolução dos recursos considerados irregulares, acrescidos de multa de 20%.

PPS esperado para indicar comando da Fundação José Augusto

O PPS do ex-deputado Wober Júnior vem sendo esperado pelo Governo Robinson Faria (PSD), inclusive para indicar o comando da Fundação José Augusto.

Resta saber se as conversas iniciadas foram concluídas.

Causou estranheza a troca de comando na FJA definida e cancelada.

A exoneração do titular com nomeação de um novo foi cancelada, segundo publicação do Diário Oficial de hoje.

É IMPROVÁVEL QUE HAJA SOBREVIVENTES, DIZEM BOMBEIROS

(Leonardo Benassatto/Reuters/Reuters)























Depois de 48 horas do incêndio seguido de desabamento ocorrido no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo na madrugada do dia 1º de maio, os bombeiros vão mudar a estratégia em função da quase impossibilidade em se achar sobreviventes. "Não digo impossível porque sempre há esperança, mas é muito improvável. São condições incompatíveis com a vida", disse o capitão Robson Mitsuo, porta-voz da decisão dos Bombeiros.

“O desabamento em si, a temperatura de mais de 600ºC, e o tempo passado desde o início da ocorrência foram determinantes para a decisão das equipes sobre a mudança de operação.

Os Bombeiros chegaram a considerar a possibilidade de haver bolsões vitais no subsolo do edifício, mas ela foi descartada após buscas das equipes por meio de um acesso aberto a partir do prédio vizinho ao desmoronamento.”

Leia mais aqui.

IV trote solidário do Ibrapes UVA Santa Cruz.




















Santa Cruz sediará o 1º Encontro de Carros Antigos neste final de semana

O evento que acontecerá neste final de semana, na Vila de Todos, em Santa Cruz, RN. A exposição reunirá Carros como Opalas, Landaus, Impalas e Fuscas. O objetivo tem como tema principal a união de proprietários de administradores de veículos antigos, clássicos e automóveis de interesse geral, com foco na preservação, restauração e conservação cultivando a tradição e proteção do patrimônio automobilístico, nacional e importado. 

Petistas carimbam ‘Lula Livre’ nas notas de reais. Será que eles sabem que isso é crime?

Rasurar é um crime quase tão grande quanto fazer “lavagem de dinheiro”. Riscar ou escrever em nota é crime de deterioração, ainda que o dinheiro seja, na aparência, de sua propriedade real. Mas não é: a moeda pertence à União, embora o seu valor seja do particular.

O Código Penal configura o crime como de dano qualificado, previsto no artigo 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal, segundo a doutrina majoritária. A pena para o delito é de detenção, de seis meses a três anos.

Campo Redondo: carreta tomba na curva do ‘S’ na altura da Malhada Vermelha

Uma carreta carregada de legumes tombou na famosa curva do ‘S’ na manhã de hoje, na altura da comunidade Malhada Vermelha, no município de Campo Redondo, RN.  A informação foi confirmada pelo Blogueiro JS.

Ainda segundo informações, a carreta trafegava no sentido região do Seridó. Ninguém sabe informar ainda se houve vitima fatal, ou não.

Em breve outras informações!

Fonte: Diário Lajespintadense

Aniversariantes de Hoje.


quarta-feira, 2 de maio de 2018

Conta de luz: maio começa com bandeira tarifária mais cara

Com a entrada no mês de maio, os consumidores sentirão um aumento nas contas de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária de verde para amarela.
O valor cobrado com a alteração será de R$ 1 a cada 100 kilowatt hora (kWh) consumidos. Segundo a Aneel, a mudança ocorre em razão do final do período chuvoso.
Com o início do período seco, cai o volume de chuva sobre os reservatórios das principais usinas hidrelétricas geradoras do país. Com isso, há a necessidade de se fazer uso da energia produzida pelas usinas termelétricas, que têm maior custo de produção.

REFORMA TRABALHISTA FOI UM SOCO NOS TRABALHADORES, DIZEM LÍDERES SINDICAIS NO RIO

As mudanças na legislação trabalhista não se refletiram na geração de empregos no país e acabaram fragilizando o vínculo empregatício, disseram líderes sindicais que participaram hoje (1º) de manifestação no Rio de Janeiro que marcou o Dia do Trabalho. O ato reuniu cerca de 200 pessoas, na Praça XV, no centro da cidade, a maioria ligada a centrais sindicais, sindicatos e empresas estatais.

O presidente regional da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RJ), Marcelo Rodrigues, declarou que a nova legislação trabalhista foi uma agressão e não criou empregos formais. “A informalidade e o subemprego estão disparando no Brasil, mesmo com essa reforma. O que fizeram foi acabar com o emprego e com os direitos trabalhistas e contratar qualquer um, a qualquer trocado. Essa reforma trabalhista foi um soco nos trabalhadores. Quem não tinha um emprego, hoje tem?”, questionou o líder sindical, conhecido como Marcelinho.

Segundo o presidente regional da CUT, a miséria aumentou muito no país nos últimos meses e tornou-se nitidamente visível nas ruas das cidades. “O crescimento da população de rua no Rio de Janeiro está a olhos vistos. Muitos deles têm casa, mas preferem dormir na rua, no centro, porque não têm dinheiro para a passagem. Isso é reflexo do desemprego e do subemprego, de pessoas que ganham menos de um salário mínimo, o que hoje é permitido pela reforma”, apontou Marcelinho.

Petroleiros

O diagnóstico é semelhante ao do coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel, que não vê motivos de comemoração para os trabalhadores no 1º de Maio.

“A reforma não trouxe nenhum benefício ao trabalhador. De 2003 a 2014, sem mexer na Lei Trabalhista, o país gerou 20 milhões de empregos. Foi vendido à população que modernizando [a legislação], o país ia gerar mais empregos. A gente quer saber onde? Os empregos que estão sendo gerados são na informalidade, sem direito a férias, 13º salário e licença maternidade. E mesmo assim, o número de demissões continua a superar o de admissões, e a renda do trabalhador caiu”, destacou o líder petroleiro.

José Maria criticou a política do governo para a Petrobras, que visa a corrigir os prejuízos acumulados pela empresa nos últimos anos dos governos Lula e Dilma, em grande parte por causa dos casos de corrupção investigados pela Operação Lava Jato.

“Quanto aos petroleiros, estamos vendo um desmonte de nossa empresa, a entrega ao capital internacional, a venda de refinarias e de terminais e uma política de preços que afeta diretamente o trabalhador. Era uma empresa pensada em desenvolver o Estado brasileiro e agora só quer dar retorno aos seus acionistas”, pontuou José Maria.

Governo

O governo rebate o pessimismo dos líderes sindicais e vê um aumento no nível do emprego ainda este ano, O ministro do Trabalho, Helton Yomura, disse hoje, em evento alusivo à data, também no Rio, que o país deve ter um saldo positivo de 2 milhões de postos de trabalho neste ano. Segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia no Brasil, em março deste ano, 90,6 milhões de pessoas ocupadas e 13,7 milhões de desempregados.

“No primeiro trimestre deste ano, tivemos o Caged [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho] positivo. Em janeiro, foram mais de 71 mil vagas; em fevereiro, mais 61 mil vagas e, em março, mais de 55 mil vagas. Foi o melhor janeiro dos últimos cinco anos e o melhor fevereiro dos últimos quatro. Estamos no rumo certo. Se a economia seguir a tendência de projeção do Banco Central e do Ministério da Fazenda, os empregos acompanharão a retomada dos investimentos”, destacou o ministro.

Brasil 247

SANTA CRUZ - VER. JOÃO VICTOR FAZ NOVA VISITA AO HOSPITAL ALUÍZIO BEZERRA E CONVERSA COM DIRETORA SOBRE O FUNCIONAMENTO

Vereador João Victor e a Diretora do HRAB Maria do Rosário de Carvalho (Tita)



















Na manhã de hoje (2) estive novamente no hospital regional Aluízio Bezerra, onde pude conversar com diretora do,Maria do Rosário de Carvalho (TITA), na oportunidade conversamos sobre o funcionamento da unidade que  muitas vezes chega a ficar sobre carregado.

Com o olhar voltado para a saúde municipal, identificamos dificuldades enfrentadas pelo hospital que comprometem o atendimento aos populares do município.

É necessário que haja sensibilidade por parte dos gestores de todas as esferas na atenção a população. É preciso pensar no futuro e garantir o acesso a uma saúde adequada aos santa-cruzense 

Irei continuar visitando as unidades públicas, precisamos unir esforços para que haja um cuidado maior com a saúde. Continuarei vigilante e contando celeridade para que possam garantir a melhoria na saúde municipal.


Fonte:Blog do RSantos

Vem aí: Lançamento do Arraiá da Matuta Junina 2018, no Balneário Águas do Paraíso.


Arraiá da Matuta Junina realiza próximo Sábado 05 de Maio a partir das 20:00 horas, sua Festa de Lançamento 2018, no Balneários Águas do Paraíso. O Balneário fica próximo ao Colégio Paulo Venâncio.
As Atrações ficam por conta de: Felipe Santos, Massilon Reis e Banda e DJ Matheus.

1º Lote Promocional no Valor de 10,00 (Dez Reais)
Senhas antecipadas com a Organização da Quadrilha.
Mais Informações (84) 99928-8573

Alta das importações volta a reduzir saldo da balança comercial

O crescimento das importações, decorrente da recuperação da economia, reduziu o saldo da balança comercial pelo segundo mês seguido. Segundo dados divulgados há pouco pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o país exportou US$ 6,142 bilhões a mais do que importou no mês passado, queda de 11,8% em relação ao resultado positivo de US$ 6,963 bilhões em abril de 2017.
Com o resultado de abril, a balança comercial – diferença entre exportações e importações – acumula superávit de US$ 20,090 bilhões nos quatro primeiros meses de 2018, valor 6% inferior ao do mesmo período do ano passado. Apesar da retração, o indicador acumula o segundo melhor resultado da história, tanto para meses de abril quanto para o primeiro quadrimestre.
No mês passado, as exportações somaram US$ 19,932 bilhões, recuo de 3,4% em relação a abril de 2017 pelo critério da média diária. Todas as categorias de produtos registraram queda na comparação. As vendas de manufaturados foram o principal fator que puxou a desaceleração, com retração de 4%, com destaque para açúcar refinado (-64,1%), óxidos/hidróxidos de alumínio (-24,9%) e automóveis de passageiros (-24,6%).
As exportações de produtos básicos caíram 2,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, com destaque para carne suína (-31,7%), café em grão (-23,1%) e minério de ferro (-21,5%). As vendas de semimanufaturados caíram 2,4%, puxadas pela retração das exportações de açúcar bruto (-57,4%), couros e peles (-27,4%) e óleo de soja bruto (-14,8%).
O principal fator responsável pela queda do saldo comercial, no entanto, foram as importações, que somaram US$ 13,790 bilhões, com alta de 10,1% em relação a abril do ano passado pelo critério da média diária. As compras de bens de capital (máquinas e equipamentos usados na produção) aumentaram 36,2%. As importações de bens de consumo subiram 12,2%. As compras de bens intermediários e de combustíveis e lubrificantes cresceram 6,3% na mesma comparação.
No ano passado, a balança comercial fechou o ano com superávit recorde de US$ 67 bilhões, beneficiado pela supersafra e pela valorização das commodities (bens primários com cotação internacional). Para este ano, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços projeta superávit menor, em torno de US$ 50 bilhões, por causa da estabilização do preço dos bens primários e da recuperação da economia, que impulsiona as importações.

O Banco Central, no último Relatório de Inflação, projetou superávit comercial de US$ 56 bilhões para 2018, com exportações em US$ 225 bilhões e importações em US$ 169 bilhões.
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil
Edição: Nádia Franco

Brasil e Suriname firmam acordo que reforça segurança nas fronteiras

Após reunião hoje (2), no Palácio do Planalto, entre os presidentes do Brasil, Michel Temer, e do Suriname, Desiré Bouterse, os dois países firmaram acordos em temas como segurança, facilitação de investimentos, educação e agricultura. Foram assinados seis acordos de cooperação. A migração e a situação da Venezuela também foram temas debatidos no encontro entre os presidentes.
Temer lembrou que Brasil e Suriname têm cerca de 600 quilômetros de fronteira comum e disse que, por isso, é fundamental a cooperação na área de segurança. Ele citou o acordo firmado entre a Polícia Federal brasileira e o Corpo de Polícia do Suriname, que “permitirá uma atuação mais coordenada para combater o crime transnacional e reforçar a segurança das fronteiras”.
O presidente Michel Temer recebe o presidente do Suriname, Desiré Delano Bouterse, em cerimônia oficial de chegada, no Palácio do Planalto.
Os presidentes Michel Temer e Desiré Delano Bouterse, do Suriname, cumprimentam-se no Palácio do Planalto (Antonio Cruz/Agência Brasil)
Temer e Bouterse também conversaram sobre a preocupação humanitária com a questão dos refugiados venezuelanos.
O presidente do Suriname destacou a importância da integração regional e de aprofundar relações com países fronteiriços como o Brasil. Desiré Bouterse disse que o Suriname está em posição ideal para funcionar como ponte no continente e está pronto para convidar empresas brasileiras para fazer negócios no país. “A assinatura de acordo de cooperação e investimento representa o alicerce jurídico para tanto”, disse.
Acordos
Ministros do Brasil e do Suriname assinaram acordos de cooperação técnica, de natureza econômico-comercial e de cooperação em defesa e segurança, entre outros temas.
Foram assinados acordos complementares para a execução dos projetos: Consolidação e Ampliação da Capacidade de Zoneamento Agroecológico e da Educação Ambiental do Suriname; Evoluindo da Agricultura Itinerante para Sistemas Agroflorestais no Suriname: Segurança Alimentar por meio da Agricultura Sustentável; Introdução do Cultivo Sustentável do Açaí no Interior do Suriname; Programa de Alimentação Escolar em Koewarasan, Distrito de Wanica.
Representantes dos dois países firmaram ainda memorando de entendimento em cooperação interinstitucional entre a Polícia Federal do Brasil e o Corpo de Polícia do Suriname e o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos.
Comércio entre os países
O Suriname é parceiro estratégico do Brasil na fronteira norte. Ambos mantêm tradicional agenda de cooperação técnica e na área de defesa.
O comércio bilateral voltou a crescer no ano passado, alcançando US$ 40,1 milhões, com superávit a favor do Brasil de US$ 29,4 milhões.
Colonizado pela Holanda, o Suriname tem como idioma o neerlandês. Com pouco mais de 2,8 milhões de habitantes, o país vive às voltas com uma economia instável e baseada na produção agrícola e mineral. Há grupos isolados de brasileiros que vivem no Suriname, a maioria garimpeiros em busca de metais preciosos.
Edição: Nádia Franco

Envio de declarações do Imposto de Renda fora do prazo começa hoje

Quem perdeu o prazo para enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física poderá fazê-lo a partir das 8h de hoje (2). O contribuinte será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. Não será necessário baixar um novo programa. O sistema automaticamente gerará a guia para o pagamento do tributo, acrescido da multa.
Neste ano, o total de contribuintes que enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foi 29.269.987, um crescimento de 1,63% em relação ao ano passado. O número superou a expectativa do Fisco de receber 28.800.000 declarações. Em 2017, 28.524.560contribuintes haviam entregado o documento dentro do prazo.
Termina prazo para declaração do Imposto de Renda
Site da Receita Federal - (Arquivo/Agência Brasil)
Restituições
O pagamento das restituições começa em 15 de junho e vai até 17 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.
Pagamento
Quem for pagar o Imposto de Renda atrasado não precisa se preocupar em incluir os juros e as multas. O próprio sistema fará a atualização dos valores na hora de imprimir a guia. O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2018, ano base 2017, está disponível no site da Receita Federal.
Também é possível preencher e enviar o documento por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares. Por meio do aplicativo, é possível ainda fazer retificações depois do envio da declaração.
Extrato
De acordo com o Fisco, o contribuinte pode acompanhar o processamento da declaração do serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita. Por meio do extrato, é possível verificar pendências e fazer uma declaração retificadora para evitar cair na malha fina.
Neste ano, está obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis, em 2017, em valores superiores a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, deve declarar quem teve receita bruta acima R$ 142.798,50.
Também estão obrigadas a declarar as pessoas físicas residentes no Brasil, que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil, que obtiveram, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens e direitos, sujeito à incidência do imposto ou que realizaram operações em bolsas de valores, que pretendem compensar prejuízos com a atividade rural, que tiveram, em 31 de dezembro de 2017, a posse ou a propriedade de bens e direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil, que passaram à condição de residentes no Brasil em qualquer mês e assim se encontravam em 31 de dezembro, ou que optaram pela isenção do IR incidente sobre o ganho de capital com a venda de imóveis residenciais para a compra de outro imóvel no país, no prazo de 180 dias contados do contrato de venda.
*Colaborou Kelly Oliveira
Edição: Graça Adjuto

Jovens atletas representam Santa Cruz na VI Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de Bola


SELECAODESANTACRUZ-OKSanta Cruz está mais vez representada na Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de Bola. Essa é a sexta edição da competição, voltada para alunos/atletas de 12 a 14 anos da rede pública e privada de ensino.

A Seleção de Santa Cruz estreou no último sábado (28) em Currais Novos e perdeu para os donos da casa pelo placar de 2 x 1. No próximo dia 26 de maio, o adversário será o representante de São Fernando. Será a chance da equipe se reabilitar na competição e garantir a sua vaga na próxima fase.
A Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de Bola é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL). Ao todo, 600 jovens de 26 municípios participam da competição com jogos no interior e capital do Rio Grande do Norte.
As seleções municipais participantes são: Angicos, Jardim de Angicos, Lajes, Porto do Mangue, São Paulo do Potengi, São Pedro, João Câmara, Poço Branco, Pureza, Guamaré, Elói de Souza, Serra Caiada, Currais Novos, Santa Cruz, Natal, Passagem, Passa e Fica, Baía Formosa, Pedro Velho, Goianinha, Pedro Avelino, Ipanguaçu, São Tomé, Tangará, São Fernando e São José de Mipibu.

Paróquia de Santa Rita reforça recomendações da Arquidiocese de Natal nas celebrações para prevenir transmissão de doenças virais

matrizlotadaA Paróquia de Santa Rita de Cássia está seguindo orientação da Arquidiocese de Natal e reforçando recomendações para que os fiéis tenham nas celebrações dentro dos templos.
O objetivo da Igreja Católica é fazer com que as pessoas tenham as chances minimizadas de adoecer das síndromes virais que estão em evidencia, especialmente a influenza A H1N1, entre outras, que podem trazer prejuízos à saúde humana.
As recomendações assinadas pelo pároco de Santa Rita de Cássia, Pe. Vicente Fernandes, para as celebrações na Paróquia são as seguintes:
1-Rezar o Pai Nosso sem as mãos dadas;
2- Evitar abraçar ou apertar a mão dos outros fiéis no momento da saudação da paz;
3- Receber a Sagrada Comunhão, de preferência, na mão.
A recomendação está sendo dada enquanto a Arquidiocese de Natal manter a nota oficial com as informações repassadas.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Homem é morto a tiros próximo a açude público em Santa Cruz

plantaopolicial-ok
Do Blog do Édipo Natan.
A Polícia Militar registrou no início da note desta terça-feira, dia 1º de maio, mais um homicídio em Santa Cruz.
Segundo informações do comando da Polícia, a vítima foi identificada inicialmente como Alerson. O jovem foi assassinado a tiros próximo ao açude Santa Rita, no bairro Paraíso.
Ainda não se sabe a motivação do crime nem os acusados de cometerem o homicídio. O corpo ainda está no local no aguardo do ITEP, que levará a vítima para necropsia. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz.
Este foi o terceiro assassinato em Santa Cruz em 2018.
O primeiro ocorreu em uma troca de tiros entre a Polícia Militar e acusados de cometerem assalto em Coronel Ezequiel. Três homens atiraram contra a Polícia após assalto e um deles foi alvejado e socorrido para Natal, mas morrendo com a gravidade dos disparos.
Na mesma semana um homem foi encontrado morto na estrada que liga Santa Cruz a Japi, já em estado de decomposição. A perícia constatou que a morte foi por homicídio. Ainda não se sabe quem são os acusados do crime.