sexta-feira, 1 de março de 2019

Documentário especial sobre a Campanha da Fraternidade 2019 será exibido pelas TVs de inspiração católica



Documentário especial sobre a Campanha da Fraternidade 2019 será exibido pelas TVs de inspiração católica
Com a chegada da Quaresma, na próxima Quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, a Igreja no Brasil inicia a Campanha da Fraternidade que este ano traz como tema: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. (Is 1,27).
Este ano, a temática traz uma reflexão de como as políticas públicas impactam a vida cotidiana das pessoas. Além disso, é um momento de mostrar a realidade e chamar a atenção de que ainda é preciso lutar por garantias de direito para a população, em especial, as mais pobres.
Nesse contexto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou um documentário sobre a CF 2019 que explica o processo e o ciclo das políticas e apresenta experiências da própria Igreja com ações concretas que fazem diferença na vida de milhares de pessoas que tanto necessitam.
Secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner. Foto: reprodução
O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, faz um convite aos cristãos que reflitam e se engajem na luta por uma sociedade justa:
“Somos convidados a refletir uma realidade nossa. Vamos participar, vamos refletir, vamos rezar essa realidade para que assim nós ajudemos a ter um Brasil mais justo, mais fraterno baseado no direito e na justiça”, ressalta.
O documentário, que tem dois blocos, será veiculado nas principais emissoras de TVs de inspiração católica do país. O material que tem 11 minutos de duração traz ainda depoimentos de especialistas e lideranças religiosas que trabalham em prol da justiça social e mostra a realidade de comunidades que são beneficiadas com essas ações.
Ex-presidente do Consea, Elisabetta Recine. Foto: reprodução
“É importante lembrarmos que as polícias públicas são a maneira com que o Estado efetiva ações em nome do bem público, destaca a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)”, Elisabetta Recine, ex-presidente do extinto Consea.
Desde a criação da CF, em 1964, já se passaram 55 anos buscando despertar nas pessoas o senso de justiça social, de fraternidade e de amor ao próximo. Ela nasceu no contexto do Concílio Vaticano II, que iniciou um tempo de renovação na Igreja, trazendo muitas luzes para todas as realidades da Igreja. A cada ano, a Igreja no Brasil escolhe uma temática que ajuda as comunidades e toda a sociedade civil a ampliar sua reflexão sobre o tema em questão.
Confira a lista com as datas e horários de exibição do documentário nas emissoras de TV
TV Evangelizar – 01/03 às 16h15 e reapresentação dia 02/03 às 9h30
TV Imaculada – 02/03 às 17h30
TV Aparecida – 03/03 às 23h
TV Horizonte – 03/03 às 18h15
TV Canção Nova – 05/03 às 17h35
TV Pai Eterno – 06/03 às 10h45

CARNAVAL DO JUVENAL 2019, TERÇA-FEIRA DIA 05 TEM O GIGANTE DOS PAREDÕES, JEFF COSTA E *100 MALÍCIA


Defesa pede que Lula seja liberado da prisão para ir a velório do neto

Arthur Araújo Lula da Silva, 7 anos, morreu no início desta tarde. Ele havia dado entrada às 7h20 de hoje no Hospital Bartira, em Santo André (SP)


Arthur morreu, aos sete anos, nesta sexta-feira (1º)

Arthur morreu, aos sete anos, nesta sexta-feira (1º)

Reprodução/Facebook
Arthur Araújo Lula da Silva, 7 anos, neto do ex-presidente Lula, morreu às 12h11 desta sexta-feira (1º) no Hospital Bartira, em Santo André, e a defesa do ex-presidente da República está tentando a liberação dele da prisão para poder acompanhar o velório e o enterro do neto.
“Até quarta-feira a Polícia Federal está fechada devido ao feriado. Os advogados estão dialogando para ver quais são as providências a serem tomadas”, informou a assessoria de imprensa de Lula. “Estamos na PF aguardando novidades”, completou.
Arthur visitou Lula duas vezes na prisão. O ex-presidente está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba para cumprir pena de 12 anos e 1 mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex de Guarujá.
Morte de Arthur
De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, a causa foi um agravamento de um "quadro infeccioso de meningite meningocócica. O garoto havia dado entrada no hospital às 7h20 da manhã desta sexta com "quadro estável", ainda segundo o hospital.
O neto de Lula morreu um mês depois do irmão do ex-presidente, Genival Inácio da Silva. "Vavá", como era conhecido, morreu em 29 de janeiro deste ano, aos 79 anos, vítima de um câncer no pulmão.
Na ocasião, o ex-presidente pediu autorização à Justiça para ir ao velório de Vavá, em São Bernardo (SP).
Após o pedido ter sido negado pelo desembargador do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) Leandro Paulsen, a defesa de Lula recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), e, 20 minutos antes do enterro, o presidente da Corte, Dias Toffoli, autorizou a saída do ex-presidente para se encontrar com familiares em uma base militar de São Bernardo. Lula, no entanto, acabou se recusando a sair da prisão.
Em nota, o PT disse na ocasiuão: "A decisão do Supremo Tribunal Federal, reconhecendo o direito legal de Lula, chegou tarde demais para que ele acompanhasse o sepultamento do irmão mais velho". O partido do ex-presidente ainda "a perseguição ao ex-presidente Lula não tem fim e neste episódio rebaixou-se ao nível da crueldade e da vingança".
R7

Cabral reabre a caixa de pandora da Igreja Católica no Rio de Janeiro

Ex-governador afirmou que o arcebispo Dom Orani Tempesta participou de pagamentos de propinas a partir de Organizações Sociais na saúde.

Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, teve sua reputação questionada pelo ex-governador Sérgio Cabral em seu último depoimento à Justiça. Em meio a tantas outras declarações – dentre elas a que admite ter vício por dinheiro e poder -, Cabral afirmou que membros da Igreja Católica no Rio de Janeiro participaram de transações envolvendo pagamento de propinas.

Não tenho dúvida de que deve ter havido esquema de propina com a OS (Organização Social) da Igreja Católica, da Pró-Saúde”, disse Cabral. “O dom Orani devia ter interesse nisso, com todo respeito ao dom Orani, mas ele tinha interesse nisso. Tinha o dom Paulo, que era padre, e tinha interesse nisso. E o Sérgio Côrtes nomeou a pessoa que era o gestor do Hospital São Francisco. Essa Pró-Saúde certamente tinha esquema de recursos que envolvia religiosos. Não tenho a menor dúvida”, completou o ex-governador.

Dez anos atrás, um quadro de gastos inexplicáveis promovidos pelo padre Edvino Alexandre Steckel, então ecônomo responsável por administrar os bens da Arquidiocese do Rio, foi revelado pelo jornal O Dia. O padre gastou ao menos R$ 15 milhões em pouco menos de um ano e meio em que esteve à frente dos negócios da igreja. Do montante, R$ 2,2 milhões serviram para adquirir um apartamento de 500 metros quadrados no Flamengo, designado como moradia para o então arcebispo Dom Eusébio Oscar Scheid.

Steckel também decidira reformar andares da Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, o prédio em formato de vulcão inaugurado na Glória em 1976. Comprou sofás com almofadas de penas de ganso revestidas de couro em uma loja de luxo de Ipanema, com os quais gastou nada menos que R$ 38,5 mil, além de poltronas de quase R$ 7 mil cada. Três carros, sendo um blindado, também foram comprados por Steckel por mais de R$ 200 mil.

O caso, segundo a revista Época, tornou ainda mais escandaloso quando colocado em contexto. Meses antes, o mesmo padre havia demitido 67 funcionários da Arquidiocese e extinguido núcleos de ajuda solidária a crianças pobres e refugiados, por exemplo. Para tanto, contratou uma consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e alegou que a igreja deveria ser tocada como uma empresa.

Em nota, a Arquidiocese do Rio de Janeiro se limitou em dizer “que a Igreja Católica no Rio de Janeiro e seu Arcebispo têm o único interesse que organizações sociais cumpram seus objetivos, na forma da lei, em vista do bem comum.

A organização social Pró-Saúde disse em nota que colabora com a investigação: “A Pró-Saúde tem colaborado com as investigações e, em virtude do sigilo do processo, não se manifestará sobre os fatos. A entidade filantrópica reafirma neste momento o seu compromisso com ações de fortalecimento de sua integridade institucional, bem como com a prestação de um importante serviço à saúde do Brasil”.

Eleições de 2014

Ainda sobre o depoimento de Sérgio Cabral, em outro trecho, o ex-governador revela que houve pagamento ao partido Solidariedade para que apoiasse, em 2014, a eleição de Luiz Fernando Pezão, então vice-governador e secretário de Obras.

Na campanha de 2014 eu pedi dinheiro para pagar o Solidariedade. É uma outra história. O Solidariedade foi, de certa maneira, comprado para apoiar o Pezão em 2014, mas esta é uma outra situação, que o Miguel Iskin [empresário do ramo de produtos médicos, envolvido e preso] ajudou também, pagando por dentro e me deu um dinheiro por fora”, disse.

O Solidariedade negou. “O Partido Solidariedade repudia as declarações do ex-governador Sérgio Cabral. O partido integrava a base de apoio do seu governo e a decisão de apoiar a reeleição do governador Pezão foi apenas uma continuidade do posicionamento existente. As doações recebidas foram devidamente registradas e as contas aprovadas pelo TSE”, disse em nota.

Carta Capital

Neto de Lula morre de meningite meningocócica


Neto do ex-presidente Lula, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, acaba de falecer no Hospital Bartira,  do grupo D’Or, em Santo André.
Deu entrada hoje, pela  manhã, com febre alta. Foi diagnosticado com quadro infeccioso de meningite meningocócica e não resistiu.


Os pais da criança são Marlene Araujo Lula da Silva e Sandro Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente e da ex-primeira-dama Marisa Letícia.
O Globo

Morre o comunicador Jota Gomes, ícone da crônica policial

Jota faleceu na UPA Potengi após longa luta pela vida
Por Redação
1 de março de 2019 | 12:02
"
JOTA GOMES MARCOU ÉPOCA NA TV PONTA NEGRA
Morreu, nesta sexta-feira (1º de março de 2019), o comunicador Jota Gomes. Ícone da crônica policial na TV e das coberturas esportivas no rádio, ele enfrentava sérios problemas de saúde e faleceu na Unidade de Pronto Atendimento do Potengi, na zona norte de Natal.
A reportagem confirmou a morte do comunicador através da esposa dele, Graciete Gomes.
Jota Gomes começou a carreira no Rádio Difusora de Mossoró. Na TV Ponta Negra, com o cabelo cortado à antiga moda sertaneja e com voz nervosa, se tornou um astro do jornalismo local. O bordão “Na Marca da Exclusividade” ficou eternizado na crônica do estado.
Até o fechamento deste registro, Graciete Gomes ainda não tinha informações sobre o velório que está sendo providenciado por parentes.

VER. PAULO CESAR BEJÚ COMEMORA SEU NATALÍCIO AO LADO DE FAMILIARES E AMIGOS


O Vereador Paulo Cesar Bejú celebrou ontem 28 de Fevereiro,  mais uma passagem natalícia, e para comemorar uma data tão especial, o nobre Vereador mais uma vez quis estar ao lado povo, de familiares, amigos e correligionários.

Uma Missa em Ação de Graças, foi celebrada por Pe. Vicente (Pároco da Cidade) na Igreja de São João Batista Padroeiro do Paraíso, onde o Parlamentar reside desde criança.

A cerimônia contou ainda com a presença de diversas autoridades e Lideres comunitários: Vereador João Victor, ex - Vereador Josemar Bezerra, ex - Vereadora Gilcelly Adriano, Vereador de Japi Pedro Paulo (também aniversariante), Matias Alexandre e sua esposa Anita da comunidade Bonsucesso, além de centenas de populares que estiveram presentes prestigiando e abraçando o amigo Paulo Cesar.

Várias homenagens foram feita e ao final no Centro Pastoral Neuza Trajano, teve bolo, refrigerante e salgados para os presentes.

Este é o segundo ano consecutivo que Paulo Cesar Bejú celebra seu natalício ao lado da População Santa-cruzense em especial ao lado da comunidade do Bairro do Paraíso, mostrando assim a preocupação e o amor por sua gente.

Do Blog

Desejo a você toda felicidade do mundo, que essa data se repita por muitos anos, agradeço pelo convite, pois tive a oportunidade de estar e de participar deste momento tão especial da sua vida. Forte abraço.

Fotos:











































Cobertura Fotográfica: Blog do Andrier Souza e Blog do RSantos