quinta-feira, 6 de junho de 2019

Senado aprova novo Marco do Saneamento Básico

Proposta segue para votação na Câmara dos Deputados

Em votação simbólica, o plenário do Senado aprovou, na manhã desta quinta-feira (6), o novo Marco Legal para o Saneamento Básico no Brasil. O PL 3.261/2019 foi apresentado na última segunda-feira (3) pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), para substituir a Medida Provisória (MP) 868/2018, sobre o mesmo assunto, que, no mesmo dia perdeu a validade antes de ser votada na Câmara. A matéria agora segue para análise dos deputados.
O texto dá sinal verde para a exploração privada dos serviços de saneamento. A Agência Nacional de Águas (ANA) terá a responsabilidade de estabelecer normas de referência para o setor. Além de “buscar a universalização e a modicidade tarifária”, as regras devem “estimular a livre concorrência, a competitividade, a eficiência e a “sustentabilidade econômica na prestação dos serviços”.
Ainda segundo o projeto, a prestação do serviço por empresas privadas depende de contratos de concessão. Entre outros pontos, o texto proíbe a celebração de contratos de programas, convênios, termos de parceria ou outros instrumentos considerados de natureza precária. Mas assegura a execução daqueles que estejam em vigor na data de sanção da lei. Caso a empresa estatal de saneamento seja privatizada, os contratos em andamento podem ser substituídos por concessões. A proposta também acaba com o direito de preferência das companhias estaduais

Municípios

Para tentar resolver uma das críticas à proposta original, a de que municípios pequenos, pouco atrativos economicamente, ficariam esquecidos, outro ponto inserido no texto trata da permissão para formação de blocos. Nesse caso, uma empresa poderá prestar serviço a um bloco de municípios.
Inicialmente a proposta obrigava municípios a licitarem a concessão dos serviços de água e esgoto ao fim do contrato, mas no plenário foi aprovado que “é facultado a qualquer interessado propor ao prestador dos serviços, a qualquer tempo, projeto de parceria com vistas à universalização dos serviços”.

Senadores

“Eu gostaria apenas de fazer a minha manifestação para demonstrar minha satisfação na votação desta matéria tão importante para o país. Se nós tivéssemos que fazer 80% de todo o saneamento no Brasil, nós gostaríamos mais de R$ 600 bilhões, 80% de toda a coleta e tratamento de esgoto. E infelizmente nós não temos esses recursos”, afirmou a senadora Kátia Abreu (PDT-TO).
O líder do Podemos, senador Álvaro Dias (PR), também comemorou a aprovação do texto. “Se estimulamos a competência entre empresa pública e empresa privada, certamente ambas terão que ser mais eficientes, e a empresa pública terá certamente o papel referência de estabelecer parâmetros para que as tarifas sejam adotadas com equilíbrio e com justiça, sem a sobrevalência, sem a supremacia do interesse legítimo pelo lucro, que é obviamente um objetivo maior de quem empreende, de quem investe, é o objetivo maior no capitalismo”, disse.
Edição: Fernando Fraga

Vendas para o Dia dos Namorados têm expectativa de alta de 1,9%

Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal

A expectativa do comércio para as vendas relacionadas ao Dia dos Namorados, comemorado no Brasil no dia 12 de junho, é de alta de 1,9%, na comparação com o ano passado. Segundo pesquisa divulgada hoje (6) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), este é o terceiro ano seguido de melhora nas vendas, após dois anos de recessão econômica em que a data apresentou perdas.
Em 2015, o comércio teve perda de 1,1% e em 2016 a redução nas vendas foi ainda maior, chegando a 4,9%. Em 2017 a recuperação do comércio no Dia dos Namorados foi de 2,5% e em 2018 subiu 1,5%. Segundo a CNC, a data é a sexta mais importante para o calendário varejista do país. O valor movimentado deve chegar a R$1,64 bilhão este ano.

Vestuário e acessórios

O principal segmento do comércio relacionado ao Dia dos Namorados é o de vestuário e acessórios, que tem expectativa de subir 3,1% na comparação com 2018, chegando ao valor de R$ 611 milhões, o que corresponde a 37,4% do total esperado.
Em segundo lugar ficam os hiper e supermercados, com expectativa de movimentar R$553,1 milhões, 1,8% a mais do que no ano passado. Em seguida estão os artigos de uso pessoal e doméstico, que esperam vender 2,2% a mais, com faturamento de R$243,4 milhões.
De acordo com a CNC, alguns ramos estão oferecendo os produtos com preços menores do que no mesmo período do ano passado, como o de roupas femininas (-3,0%), tênis (-2,6%), artigos de maquiagem (-2,6%) e bolsas (-2,4%). Já o serviço de excursões está 16,4% mais caros do que em 2018.
Por outro lado, a entidade ressalta que as condições de crédito para pessoa física estão piores, com a alta dos juros, o que pode ser um dificultador das vendas.
“De fato, segundo levantamento mensal do Banco Central, a taxa média de juros nas operações de crédito destinadas às pessoas físicas, que havia encerrado o ano passado no patamar mais baixo (48,9% ao ano), desde setembro de 2014 (+48,3% a.a.) vem apresentando clara tendência de alta, atingindo atualmente 53,6%. Com isso, a prestação média simulada de empréstimos e financiamentos cresceu 5,0% desde dezembro do ano passado, dificultando, portanto, a ampliação do consumo a prazo”, diz nota da CNC.
Edição: Maria Claudia

Brasil se inspira no Uruguai para adotar políticas para idosos

Deputadas vão ao país para conhecer ações públicas na área

Deputadas brasileiras viajaram para o Uruguai, o país mais envelhecido da América Latina, para conhecer iniciativas e políticas públicas de atenção às pessoas idosas. Lídice da Mata (PSB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, está em Montevidéu, acompanhada das deputadas Leandre (PV) e Tereza Nelma (PSDB).
As parlamentares cumprem uma agenda de compromissos e reuniões com autoridades e instituições especializadas em cuidados de idosos, desde ontem (5) até amanhã (7).
"A iniciativa da viagem se deu na Comissão (de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa) pela necessidade que tínhamos de conhecer e poder aprofundar a nossa política de cuidados com o idoso em nosso país. Temos informações de que, no Uruguai, há uma política sendo desenvolvida com este objetivo. Como nós pretendemos fazer um seminário internacional ainda este ano, para debater a questão na Câmara dos Deputados, viemos até o Uruguai para conhecer a sua experiência", afirmou Lídice da Mata à Agência Brasil.

Deputadas, Uruguai, velhice
Deputadas Leandre,  Lídice da Mata, presidente da Comissão, e Tereza Nelma - Marieta Cassaré/ Agência Brasil
Para a deputada Leandre, o modelo que o Uruguai adota nos cuidados com a população mais velha, pode servir de inspiração para o Brasil. "O que nos chamou atenção, aqui no Uruguai, é que é uma política instituída por lei, então ela tem continuidade. É um modelo que eu acredito que a gente pode ter como referência, talvez não em sua totalidade, mas muitas coisas dá para aproveitar e adaptar".
Leandre ressaltou a relevância da política dos cuidadores cadastrados, existente no Uruguai. No país, os cuidadores de idosos recebem formação do Estado, em cursos realizados nas universidades, e integram um cadastro nacional.
A brasileira Teresa Cunha, 63 anos, é jornalista aposentada e cuidadora de idosos. Ela afirmou que a criação de um cadastro de profissionais vinculados ao Estado seria uma iniciativa interessante.
"Tendo um cadastro ficaria mais fácil de conseguir que idosos carentes fossem atendidos por profissionais capacitados para entender suas necessidades. É importante que algumas regras tenham que ser cumpridas, que a pessoa tenha pelo menos ensino fundamental completo, saiba ler, escrever, e que passe pelas disciplinas de cuidados básicos da pessoa acamada. Saber como ler uma receita médica, ligar para um familiar, ajudar a usar uma comadre, trocar fralda, dar banho em cima da cama, são cuidados mínimos", afirma.
Lídice da Mata ressaltou que no Uruguai há uma política clara de formação de cuidadores. "Essa política é feita pela universidade, mesmo não sendo uma graduação, e é fiscalizada e preparada pela universidade. No Brasil, há formações diferentes, sem um currículo básico e sem centralidade".
Para Leandre, o cadastro serviria também como fonte de emprego e renda. "A partir do momento que eu faço uma transferência de renda como essa, eu oportunizo, inclusive, vagas de emprego. Hoje, temos 13 milhões de desempregados. Muitas dessas pessoas poderiam assistir aqueles que precisam".

Cuidador de idosos

No mês passado, dia 21 de maio, o plenário do Senado aprovou o projeto de lei que regulamenta a profissão de cuidador de idosos, crianças e pessoas com deficiência ou doenças raras. O projeto agora vai para sanção presidencial.
Para a deputada Tereza Nelma, o que falta no Brasil é um programa voltado para essa população. "O Estado não assume esse papel (de cuidados com o idoso). No Brasil, o idoso ainda é visto como o aposentado, a pessoa que está ali para cuidar dos netos", defende a deputada, que relembra que 13% da população brasileira é de idosos, um total de 28 milhões de pessoas. "Não é mais um país de estudantes, é sim um país de pessoas idosas", afirma.

Complexo de Peter Pan

"Em diversas culturas, o idoso tem um papel social. No Brasil, provavelmente porque durante muitos anos tivemos uma população majoritariamente jovem, uma população de milhões, nós criamos um complexo de Peter Pan. O complexo de que seríamos jovens a vida inteira. Agora, enfrentamos esse novo desafio, de uma população idosa, que não tem a cultura do respeito, da proteção dos seus idosos. Em uma tribo indígena brasileira, ou de qualquer outro canto do mundo, os idosos têm o seu papel, em geral são os sábios da tribo. A nossa população, com as dimensões do crescimento capitalista no mundo, vê o idoso como um peso", afirmou Lídice da Mata.
Leandre disse que é um problema cultural. "No Brasil, a pessoa idosa é relacionada a tudo o que é velho, sem serventia. Esse é o principal problema. A ideia de viver muitos anos agrada a todo mundo, mas a ideia de ficar velho não agrada a ninguém. As políticas públicas andam em passos lentos e a sociedade parece ignorar completamente o assunto. Na medida em que a pessoa vai perdendo suas capacidades funcionais, sua autonomia, ela começa a ficar invisível. Aí a gente precisa do papel do Estado pois a família não dá conta".
A cuidadora Teresa concorda. "Falta uma cultura de educação e respeito pelos idosos. Nas filas dos supermercados, nos ônibus, eu sou uma exceção, pois exijo meus direitos (atendimento prioritário e assentos preferenciais). Mas o que vejo, nos ônibus, é que os velhos ficam em pé e os jovens ficam sentados, usando o celular, e não cedem lugar".
Segundo a ONU, em 2050 o número de pessoas com 60 anos ou mais vivendo na América Latina e Caribe deve chegar a 200 milhões, o que representa 26% da população. Atualmente, são 73,5 milhões de idosos na região.
Edição: Maria Claudia

Vem aí:De 15 a 24 de Junho, Festa de São João Batista, Padroeiro do Bairro do Paraíso.


Em breve: Toda Programação

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Urgente: Ambulância de Santa Cruz se envolve em acidente na BR-304 em Macaíba

A Ambulância da cidade de Santa Cruz-RN se envolveu na noite desta terça-feira (4), em um acidente de trânsito. Segundo informações do radialista Jotão Medeiros,  o acidente ocorreu  na BR-304, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, em Macaíba, na grande Natal. Ainda segundo informações, as pessoas tiveram apenas ferimentos leves!

Sem mais detalhes!

Santa Cruz/RN: Farmácias de Plantão, Junho de 2019


                                       ESCALA DE PLANTÃO DE FARMÁCIA REFERENTE AO MÊS DE JUNHO DE 2019

                               FINAL DE SEMANA E FERIADO
ESTABELECIMENTOS
TELEFONE
DIAS ESCALADOS
DIAS ESCALADOS
DROGACENTER

3291-2388
-
08 - 09
FARM. TRADIÇÃO ROCHA

3291-3041
-
15 - 16
FARM. JOÃO PAULO II

3291-4088
-
20
DROGARIA TRAIRÍ

3291-3805/99660-6137
-
22 - 23
NOSSA FARMÁCIA

3291 – 2720
-
24
FARM. DO TRABALHADOR

3291-2140
-
29 - 30
DROGARIA TOPÁZIO

3291-4569
-
-
DROGARIA BEM ESTAR

3291-4892
-
-
FARMA MAIS

3291-4315
-
-
DROG. SANTA RITA

3291-4296
-
-
FARM. PAGUE MENOS

3291-6936
-
-
DROG. FREIRE
99892-7216/98890-7981
-
-

FARMÁCIA DO POVO

3291-4295/99816-9828
01 - 02
-
                                                                      
DIAS DA SEMANA
           ESTABELECIMENTOS
                              DIAS ESCALADOS


DROGACENTER
-
04
25
-
-
FARM. TRADIÇÃO ROCHA
-
05
26
-
-
FARM. JOÃO PAULO II
-
06
27
-
-
DROG. TRAIRÍ
-
07
28
-
-
NOSSA FARMÁCIA
-
10
-
-
-
FARM. DO TRABALHADOR
-
11
-
-
-
DROGARIA TOPÁZIO
-
12
-
-
-
DROGARIA BEM ESTAR
-
13
-
-
-
FARMA MAIS
-
14
-
-
-
DROGARIA SANTA RITA
-
17
-
-
-
FARM. PAGUE MENOS
-
18
-
-
-
DROG. FREIRE
-
19
-
-
-
FARMÁCIA DO POVO
03
21
-
-
-
                                                                   

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Lajes Pintadas: acidente com vitima fatal é registrado na noite de hoje na RN-023 na altura do Sítio Inharé


Um acidente de trânsito envolvendo moto e carro foi registrado na noite desta segunda-feira (3), na RN-023 na altura do Sítio Inharé, no município Lajes Pintadas, RN.  

Segundo informações, o condutor da motocicleta identificado apenas por Raimundo Baixinho, (residente na cidade de Lajes Pintadas), colidiu com um automóvel nesse trecho na rodovia estadual.

Ele ainda foi socorrido pela equipe de Plantão da UBS e Pronto Atendimento de Lajes Pintadas, mas não resistiu aos sintomas e veio a óbito no Hospital Aluísio  Bezerra, em Santa Cruz.

Sem mais detalhas.

Fonte: Diário Lajespintadense