Caixa Econômica Federal sorteia neste sábado (3) o concurso 2175 da Mega-Sena, que pode pagar R$ 26 milhões a quem acertar as seis dezenas.
Os números serão sorteados às 20h30, em São Paulo. A aposta mínima, de 6 números, custa R$ 3,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio.
A Mega-Sena paga prêmios aos acertadores de 4, 5 ou 6 números sorteados, dentres as 60 dezenas disponíveis no volante de apostas.
Para concorrer ao prêmio milionário, o apostador deve marcar de 6 a 15 números, podendo deixar que o sistema escolha os números (Surpresinha) ou concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos (Teimosinha).
As apostas podem ser feitas em casas lotéricas ou na Loteria Online da Caixa.
Na tarde deste sábado (03) aconteceu dentro da programação do 14º Moto Fest Santa Cruz o famoso churrasco 0800 e a oposição marcar presença para prestigiar o evento. Estava presente: o ex-prefeito Péricles Rocha, ex-vereador Josemar Bezerra, os vereadores Paulo César Bejú, João Victor, o empresário Bento Gás e Água e o comerciante Dinho Cell.
Recebido muito bem pelos que ali estavam, a tarde ficou por conta das atrações: Motor de Opalada (Santa Cruz) e UsKaravelho (Natal), o evento foi até às 16h com um grande público presente.
O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) informou que a Petrobras vai reduzir o preço do GLP Residencial (embalagens até 13 kg) entre 6,5% e 12%, e do GLP Empresarial entre 11% e 17%, dependendo da localidade.
A redução passa a valer a partir de segunda-feira, informou o Sindigás, que foi comunicado nesta sexta-feira pelas empresas associadas sobre a redução.
De acordo com a entidade, o ágio praticado pela Petrobras está em cerca de 31% em relação ao preço do mercado internacional, “o que vem pressionando ainda mais os custos de negócios que têm o GLP entre seus principais insumos, impactando de forma crucial empresas que operam com uso intensivo de GLP”, afirmou o Sindigás em nota.
Em sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Vereadores do município de Santa Cruz/RN, realizada na noite de ontem (31) para dar posse ao Dr. Zé Francisco como novo membro da casa, o atuante vereador Paulo César Bejú fez uso da palavra, no que saudou o novo colega parlamentar, desejando-lhe boa sorte no exercício do mandato.
Paulo César Beju também enalteceu o trabalho de Dr. Zé Francisco como médico e como cidadão, preocupado com o povo de Santa Cruz, disse César Bejú: "quero parabenizar o nobre vereador Dr. Zé Francisco que está chegando a esta casa. Sabemos do brilhante trabalho que o senhor prestou e presta como médico nessa cidade. Que o senhor tenha sucesso nessa empreitada e que coloque o povo sempre em primeiro lugar, principalmente os mais necessitados. Um abraço e seja bem-vindo".
Mais de 170 países celebram, de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno. No Brasil, o mês será de eventos para promover a amamentação natural e melhorar a saúde de bebês, dentro das ações do Agosto Dourado. A cor foi escolhida em referência ao “padrão ouro” de qualidade do leite materno.
O slogan deste ano é Empoderar mães e pais, favorecer a Amamentação: hoje e para o futuro!, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de todos contribuírem para garantir às mães a prática do aleitamento materno. A campanha é encampada no país pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de pediatria e organizada pelo Centro de Referência Nacional de Bancos de Leite Humano (BLH) e Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).
A gerente do BLH do IFF/Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva, destaca a importância da rede de apoio para que a mãe possa amamentar de forma otimizada.
“Muitas vezes a gente pensa que amamentar é coisa da mulher, da mãe. E não é. Ela precisa ser apoiada para amamentar e não desanimar no processo, que não é tão fácil assim. Não é só fisiológico, tem outras questões. Ela precisa de apoio do marido, da mãe, da sogra, da sociedade como um todo”.
Segundo ela, a rede de apoio de familiares, amigos e colegas pode ajudar a reduzir fatores como o estresse e até mesmo a confiança da mãe, que influenciam os hormônios e a produção e descida do leite.
“Os homens se perguntam o que podem fazer. Se ele faz um carinho, faz um ambiente confortável, ajeita uma almofada nas costas, traz um copo de água. Ele participando desse momento, vai se sentir tão empoderado e vai ter esse momento de carinho com a família como um todo, criar esse vínculo ainda maior com o bebê. A avó pode oferecer uma alimentação mais saudável, colocar para arrotar, trocar a fralda. São essas pequenas coisas que dão tranquilidade para a mulher elevar a produção de leite”.
O instituto ressalta que o aleitamento materno fornece todos os nutrientes que a criança precisa para o desenvolvimento saudável. A gerente lembra que a amamentação traz vantagens emocionais, sociais, ambientais, econômicas e de saúde para toda a sociedade e precisa também do apoio das empresas para oferecer ambientes adequados para as mães que retornam da licença maternidade fazerem o armazenamento do leite.
“Assim como eu posso pegar uma maçã e comer na rua, a mãe está apenas alimentando seu filho. O que é muito melhor, porque ela não vai precisar de pote nenhum, não vai gerar lixo nem sujar as ruas da cidade. Se a gente pensa que uma criança amamentada estabelece um vínculo familiar maior, com aspectos psicológicos e emocionais, teremos uma sociedade melhor no futuro. E se amamentar protege a saúde na primeira infância e na vida adulta, o gasto na saúde pública vai ser menor, com adultos mais saudáveis”.
Atividades
Dentro das atividades programadas para o Agosto Dourado, na segunda-feira (5), o IFF, que fica na Avenida Rui Barbosa, no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro, recebe pela manhã a palestra Empoderar para favorecer a Amamentação e à tarde uma roda de conversa sobre o mesmo tema, com famílias da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do IFF/Fiocruz.
A palestra e roda de conversa também ocorrerá na quarta-feira (7) na Secretaria de Estado de Saúde (SES), na quinta-feira (8) com funcionárias da Petrobras, no dia 19 com mães doadoras no IFF e no dia 31 na loja Abracadabra, no Shopping Rio Sul.
De 10h as 17h será montada uma sala de aleitamento materno no Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, na zona oeste. O local vai contar com várias atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno e vai funcionar de segunda-feira (5) até sexta-feira (9).
Assista na TV Brasil: Ministério da Saúde lança campanha de incentivo à amamentação
A equipe de professores de física do Campus Santa Cruz celebram a conquista do aluno egresso do curso técnico em informática ( 2015.1) JO ADRIAN DE SOUZA FERREIRA, natural de Campo Redondo, premiado na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas públicas (OBFEP 2018): medalha de bronze nacional e ouro estadual.
Atualmente, Jo Adrian encontra-se cursando bacharelado em engenharia elétrica na UFRN em Natal.
O IFRN campus Santa Cruz, bem como a equipe de professores de física parabenizam o aluno por seu esforço e dedicação nas atividades que desenvolveu na instituição.
A equipe de professores informa que se encontra a disposição para orientações com respeito às olimpíadas de física que ocorrem anualmente.