sexta-feira, 7 de julho de 2023

Hospital Universitário Ana Bezerra realiza reunião ampliada com gestores do município


Reunião Huab com gestores municipais Santa Cruz 1.jpeg
Reunião Huab com gestores municipais Santa Cruz 4.jpeg
Reunião Huab com gestores municipais Santa Cruz 6.jpg
Reunião Huab com gestores municipais Santa Cruz 9.jpg

OHospital Universitário Ana Bezerra, unidade hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huab-UFRN), vinculado à Rede Ebserh recebeu na manhã desta quarta-feira (05), representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz. A visita, motivada pelo convite dos Gestores do Huab, teve como objetivo os encaminhamentos referentes a contratualização, a ampliação dos serviços e uma prestação de contas das ações realizadas em 2022 e no primeiro semestre deste ano.


“Essa foi uma reunião de trabalho de forma ampliada com fins de prestar contas do que foi realizado, contextualizar os novos serviços ofertados, revisitar a contratualização e estabelecer parcerias. comenta a Superintendente do Huab, Maria Cláudia Rubim.


Atualmente o Huab conta com um Centro de Parto Normal já em funcionamento. É a  primeira unidade hospitalar do Estado a realizar parto normal com analgesia epidural na rede pública, dispõe de serviços odontológicos para crianças com necessidades especiais, além da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera que será inaugurada e funcionará como uma residência provisória de cuidados especializados em saúde para as mulheres e bebês acompanhados na instituição.


“Seguimos com o compromisso de impulsionar nossas atividades por meio de uma gestão de excelência, prestando uma assistência de qualidade, apoiando a formação de profissionais e estimulando o desenvolvimento da pesquisa e inovação”, afirma a Gestora.


Além dos gestores do Huab, estiveram presentes na reunião a Secretária Municipal de Saúde, Rita de Cássia Alves da Penha Praxedes, a coordenadora do Programa de Saúde na Escola (PSE), Jéssica Natany Pereira, a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Mayhara Myrna Bezerril e a Coordenadora da Regulação, Rita de Cássia de Lima.

Sobre a Rede Ebserh

O Huab-UFRN faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Profissionais do Huab-UFRN prestam assistência em crise de saúde no Amapá

 São mais de 40 voluntários de hospitais da Rede Ebserh das regiões Norte e Nordeste.

Profissionais do Huab-UFRN prestam assistência em crise de saúde no Amapá

“Cheguei em Macapá com o intuito de contribuir e servir de alguma forma na recuperação da saúde daquelas crianças que ali precisavam, e podem ter certeza de que saio com a sensação que foi eu que tive um ganho inestimável. A sensação de dever cumprido, de ter sido útil às crianças e famílias ali atendidas, não tem preço.” esta fala emocionada relata o trabalho de voluntariado vivido no Amapá pela técnica de enfermagem do Hospital Universitário Ana Bezerra da UFRN (HUAB-UFRN), Adriana dos Santos Lima. Ela resume o sentimento de muitos profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que participaram e/ou participam da ação que presta assistência a crise de saúde no Amapá.Adriana dos Santos voluntária do Huab no Amapá

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), que é vinculado à Ebserh, recebeu um reforço de mais de 40 profissionais voluntários, das regiões Norte e Nordeste, que foram ajudar e auxiliar na emergência em saúde enfrentada pelo estado do Amapá. Do Rio Grande do Norte foram destacados sete profissionais. A iniciativa visa combater o avanço dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, registrados nos últimos meses.

Residente Fabricio Martins voluntario no Amapa do HUABO médico residente em pediatria do HUAB-UFRN, Fabrício Martins Ribeiro, conta como foi a convocação para atuar na ação. “Quando recebi o chamado, me despertou a vontade de poder ajudar nesse momento e me voluntariei. Cheguei para poder contribuir, somando esforços, buscando estabilizar os pacientes pediátricos que necessitam de atendimento. Atuar no HU-Unifap está sendo uma experiência incrível.”.

São médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, residentes médicos, residentes em enfermagem e de fisioterapia que atuam nos hospitais universitários ligados à rede Ebserh. Todos foram recrutados a partir do edital de voluntários publicado pela estatal. Eles se uniram a outros profissionais que se revezaram nos plantões assistenciais dos novos 30 leitos (10 de UTI e 20 de enfermaria), recentemente abertos no HU-Unifap.

“Sabia que Deus tinha me escolhido para estar aqui, e que eu poderia fazer muito mais do que fazia no meu hospital de origem”, assim começa o relato da técnica de enfermagem do HUAB/UFRN, Juliana Lima, que ainda ressalta o trabalho árduo, mas gratificante.Juliana Pereira de Lima voluntaria do Huab no Amapá

“Com as nossas primeiras admissões aqui, acreditava que a situação estava controlada, mas quando percebi, a enfermaria pediátrica estava lotada. Eram plantões noturnos e diurnos, uma equipe multidisciplinar que se desdobrava, e que tenho certeza, fazia o seu melhor, todos os dias. E graças a Deus conseguimos nossas primeiras altas hospitalares, isso era a certeza que estávamos no caminho certo, e realmente estávamos. Tem coisas na vida do voluntariado, que nada e dinheiro algum pode comprar! Como ouvir de uma mãe: que bom que vocês vieram, graças a Deus vocês estão aqui.” destaca Juliana.

Os leitos de enfermaria pediátricos abertos são resultado do trabalho em rede, que contou com o envio de voluntários, equipamentos, medicamentos e insumos, como oxigênio. O esforço profissional foi dividido em equipes que alternaram suas atuações em Macapá.

“Este é um esforço de mais de 200 trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh. Não estamos medindo esforços para que a defesa da vida seja prioridade no Amapá e a abertura destes espaços no HU-Unifap é fruto desse compromisso”, destacou o presidente da estatal, Arthur Chioro. A ação tem ainda a participação do Ministério da Saúde, Marinha do Brasil e Secretaria de Saúde do Estado do Amapá.

Ações de prevenção

É importante destacar que o uso de máscaras por pessoas com sintomas de gripe, bem como a adesão à vacinação para influenza e covid-19 são as principais e mais efetivas medidas para evitar casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Sobre a Ebserh

O HUAB faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Polícia Civil prende suspeito por roubo a loja de autopeças em Santa Cruz

Policiais civis da 80ª Delegacia de Polícia (DP de Santa Cruz), com apoio da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), deram cumprimento, nesta quarta-feira (14), a um mandado de prisão em desfavor de Jobbel Blaydson, também conhecido como “Índio”. Ele, suspeito por roubo, foi preso em Santa Cruz.

O crime foi praticado em uma loja de peças para veículos, localizada no município. Jobbel Blaydson, na companhia de outro suspeito, cometeu o crime utilizando uma arma de fogo. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Polícia Civil

Dois dos três hospitais universitários do Rio Grande do Norte, receberam a certificação “SUS Aqui Se Ensina”

 A concessão do certificado consiste em reconhecimento formal e público para os serviços de saúde e instituições de ensino

Dois dos três hospitais universitários do Rio Grande do Norte, receberam a certificação “SUS Aqui Se Ensina”

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), em Natal e o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), em Santa Cruz, ambas unidades hospitalares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculadas à Rede Ebserh, receberam a certificação “SUS Aqui Se Ensina”.

A certificação é uma iniciativa pioneira no Brasil e é um reconhecimento da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) às práticas da educação e do fomento à implementação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

“Os estudantes e profissionais formados pela instituição estão engajados em projetos que visam melhorar a saúde e o acesso aos serviços de saúde na região, fortalecendo o SUS e contribuindo para o desenvolvimento social”, ressalta a superintendente do Huab, Maria Cláudia Medeiros.

São certificadas as instituições de Ensino que tenham convênio vigente com as Secretarias de Saúde Estadual e/ou municipal do Rio Grande do Norte, e que apresentarem projetos de Pesquisa e Extensão, que tenham sido realizados dentro de algum serviço de saúde da Rede Pública do Estado e/ou municípios do Rio Grande do Norte com repercussão nas boas práticas da atenção prestadas aos usuários da Rede, sendo certificados em categorias específicas: Serviços de Saúde e Cenários de Prática; Serviços de Saúde Cenários de Práticas e Pesquisa/ extensão; Serviços de Saúde, Cenários de Práticas, Pesquisa/ extensão e Residências em Saúde e Instituições de Ensino em Saúde.

De acordo com a superintendente do Huol, Eliane Pereira, o reconhecimento é uma valorização da prática do ensino nas instituições do SUS. “Somos um hospital escola, um cenário de prática diário e o reconhecimento nos faz compreender que estamos no caminho certo, oferecendo profissionais de saúde qualificados para a sociedade”, afirma.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

João PedrosaRelações PúblicasChefe da Unidade de Comunicação Regional 6 - Huol | Huab | Mejc Coordenadoria de Comunicação Social - CCSPresidênciaEmpresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserhebserh.gov.br | 84 3215.5991 / 5976 | 81 992073920
  

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Precioso Supermercado celebra um ano e anuncia expansão da marca

Empresa se consolida no mercado varejista e expande seus negócios para Santa Cruz, polo de turismo religioso do Rio Grande do Norte.

Neste mês de maio, o Precioso Supermercado, das empresárias Clija Chait e Priscilla Costa, celebra um ano da abertura da sua primeira unidade na cidade de São José de Campestre. Em tão pouco tempo de atuação, a marca já se consolida no mercado e comemora o sucesso nas vendas e o prestígio junto ao público do interior do Rio Grande do Norte.


Em passos ambiciosos, o Precioso anuncia uma das etapas de sua estratégia de expansão: a abertura da segunda loja também no interior potiguar, na cidade de Santa Cruz, polo de turismo religioso do Rio Grande do Norte. Com previsão de inauguração para o primeiro trimestre de 2024, o novo espaço conta com um projeto inovador, que promete uma experiência que vai aguçar inúmeros sentidos do público, da visão ao paladar.


“Estamos dando continuidade a um projeto que surgiu de uma ideia empreendedora da minha sócia, a administradora de empresas Priscila Costa. Essa é a concretização do sonho de duas mulheres potiguares que se orgulham de suas origens e desejam ver o interior do RN prosperar”, explica Clija Chait, sócia-proprietária do Precioso Supermercado.


A nova loja trará o conceito, já característico da marca, de exaltar e celebrar a cultura e a história do povo nordestino e de oferecer um serviço de excelência à comunidade, clientes, colaboradores e fornecedores. “Incentivamos o caminho para uma vida saudável, para isso fornecemos produtos frescos, de qualidade e com preços acessíveis, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma a empresária Priscilla Costa.


Precioso Supermercado

Além de fomentar o desenvolvimento econômico da região, por meio da geração de emprego, renda e da valorização de marcas locais, o Precioso Supermercado traz ao povo do interior um conceito diferenciado do que é fazer compras em um supermercado, oferecendo uma seleção especial com produtos da região e as melhores condições de compra, se firmando como um varejista alimentar de preço justo. 


O objetivo é proporcionar para o público uma experiência completa, do sabor ao visual. Para isso, todas as etapas de criação e construção da marca contaram com profissionais nordestinos, com a finalidade de trazer identidade, autenticidade e a identificação do público com o projeto. A equipe de colaboradores internos também é selecionada na cidade do empreendimento e na circunvizinhança, mais uma forma de valorizar o trabalhador local.






quinta-feira, 28 de julho de 2022

Santa Cruz: Hospital tira oxigênio de um paciente para tentar socorrer outro e os dois terminam morrendo

 

A pandemia acabou e parece que a campanha do Viva o SUS também. Tanto é que o Hospital Regional de Santa Cruz (Aluizio Bezerra) viveu na tarde de hoje (28) uma verdadeira tragédia, que demonstra bem o que é o Sistema Único de Saúde: uma eterna escolha de sofia. 

Neste caso, um senhor (Manoel Ferreira da Silva) estava na estabilização do hospital (já há vários dias), quando uma jovem (Hanna Letícia da Silva Venâncio, 28 anos) chegou passando mal, suspeita-se que por uma reação alérgica.

Como só tinham um balão de oxigênio, retiraram do senhor e colocaram na jovem para tentar estabilizá-la. 

Resultado: seu Manoel, sem o oxigênio, morreu. A jovem Hanna, mesmo com oxigênio, morreu também. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até chegou com um estabilizador, mas já era tarde. 

A partir daí, tome confusão e gritaria. Muito choro (não era para menos). Até a Polícia Militar foi acionada.

 Fonte: Blog do Gustavo Negreiros! 

terça-feira, 3 de maio de 2022

ASSOCIAÇÃO DOS VENDEDORES AMBULANTES DO ALTO DE SANTA RITA DE CÁSSIA

 

 VOCÊ ROMEIRO, VISITANTE, FIEL E DEVOTO QUE VEM VISITAR O SANTUÁRIO DE SANTA RITA DE CÁSSIA; VISITE TAMBÉM OS NOSSOS STANDS, AQUI VOCÊS VÃO ENCONTRAR UMA IMENSA VARIEDADES DE PRODUTOS E SERVIÇOS: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO, SALGADOS, BOLOS,TAPIOCAS, SUCOS, REFRIGERANTES, ÁGUA MINERAL, PICOLÉS, SORVETES, ETC... UMA GRANDE VARIEDADE DE PRODUTOS RELIGIOSOS: TERÇOS, FITAS, ESCAPULÁRIOS, CHAVEIROS, IMAGENS,CAMISETAS, BONÉS, CHAPÉUS, CANETAS, BRINQUEDOS EM GERAL, FOGOS, ALÉM DE DIVERSOS PRODUTOS DO ARTESANATO LOCAL, PANOS DE PRATOS, BISQUÍ, ETC... Obs: Todos os nossos produtos são personalizados com a imagem de SANTA RITA. Nossos Stands estão localizados na ladeira que dar acesso ao Santuário.

quarta-feira, 30 de março de 2022

Prefeitura de Santa Cruz inicia construção de Coreto na Praça; Equipamento irá ampliar apresentações culturais no local

 


A Prefeitura de Santa Cruz iniciou nesta semana a construção do Coreto na Praça Coronel Ezequiel Mergelino, no Centro da cidade.

O equipamento será muito importante para o desenvolvimento da cultura local, pois grupos culturais serão estimulados a se apresentar no coreto, após a conclusão da obra.

O coreto está sendo construído com recursos próprios da Prefeitura de Santa Cruz, e faz parte da obra que também está revitalizando o Calçadão de Santa Cruz.

Além de prestigiar os artistas locais, a construção do Coreto vai levar mais pessoas a Praça Coronel Ezequiel, movimentando os estabelecimentos comerciais do local.

A Secretaria Municipal de Cultura afirmou ao Blog que, após o coreto concluído, será montado um calendário de ações culturais na Praça, valorizando os artistas da cidade.

Screenshot 20220330 071636 988Screenshot 20220330 071650 896Screenshot 20220330 071705 771

Bezerra segue líder com folga em pesquisa Ipespe/Tribuna do Norte



 A governadora Fátima Bezerra (PT) tem 34% das intenções de votos e lidera a disputa pelo Governo do Estado no atual momento, no cenário estimulado (quando é lida uma lista de nomes para os entrevistados). O adversário mais próximo dela é o senador Styvenson Valentim (Podemos), com 13%. Em terceiro vem o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), com 8%.

Empatados em quarto lugar aparecem Brenno Queiroga (Solidariedade) e Haroldo Azevedo (Patriota), com 2% das citações cada; seguidos por Clorisa Linhares (Brasil 35), com 1%. Esses são os primeiros números da série de pesquisas eleitorais do Sistema Tribuna de Comunicação em parceria com o Ipespe, que começa a ser publicada nesta quarta-feira (30).

No atual momento, sem as candidaturas definidas e há poucos dias do fim da janela partidária, a pesquisa revela que 41% dos entrevistados não sabem em quem votar ou declaram voto branco/nulo. Isso representa 7 pontos percentuais acima do que tem a primeira colocada, Fátima Bezerra.

A pesquisa TN/Ipespe foi realizada dos dias 23 a 26 de março de 2022 e entrevistou 1.200 pessoas. A margem de erro máximo estimada é de 2.9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Com informações da Tribuna do Norte

quarta-feira, 23 de março de 2022

Prefeitura de Santa Cruz entrega a partir de quarta (23) cestas básicas oriundas do Governo Federal para famílias carentes do município


 A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza nestas quarta (23) e quinta-feira (24) a entrega de 1.208 cestas básicas para famílias carentes do município.

A entrega das cestas é fruto de uma ação do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, por meio da Ação de Distribuição de Alimentos (ADA), numa articulação do deputado federal General Girão, que solicitou a destinação das cestas para Santa Cruz.

As cestas são destinadas para famílias carentes, inscritas no Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), que se enquadram nos seguintes critérios: Recebeu Auxílio Brasil em março; Está em dia com as atualizações do programa nos últimos três anos; A família ter três ou mais integrantes; Renda per capita familiar de até R$ 55,00 por pessoa.

A entrega das cestas básicas ocorrerá nos mesmo moldes das entregas anteriores, promovidas pela Prefeitura de Santa Cruz. Os beneficiários serão divididos em quatro polos, de acordo com o local de moraria.

A entrega ocorrerá quarta (23) e quinta (24) no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. As listas estarão disponíveis nos CRAS e na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e no site da Prefeitura de Santa Cruz.

Confira os polos de entrega das cestas básicas:

POLO 1
Local: CRAS Paraíso
Beneficiários do bairro Paraíso

POLO 2
Local: Loja Maçônica de Santa Cruz (vizinho a Yamaha)
Beneficiários do Conjunto Cônego Monte, 3 a 1, Augusto Fernandes (Vila Rica), Alegre, Vila Nova

POLO 3
Local: CRAS Centro (próximo ao Terminal Rodoviário)
Beneficiários do Centro, DNER, Barro Vermelho, Miguel Pereira Maia, Maracujá, Conjunto Aluízio Bezerra, São Lourenço, Terra Firma e Nova Santa Cruz

POLO 4
Local: Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social
Beneficiários da Zona Rural

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo em Santa Cruz



 Policiais civis da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Santa Cruz prenderam em flagrante, na tarde desta quarta-feira (23), José Andreilson Paulo da Rocha Silva, mais conhecido como “Paco”, 21 anos. Ele foi preso, em sua residência, no município de Santa Cruz, pela suspeita da prática dos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

As diligências iniciaram há, aproximadamente, uma semana; as investigações resultaram na prisão de José Andreilson. Na residência dele, foram apreendidos: 5kg de maconha e cocaína, uma arma de fogo e uma balança de precisão.

Após a prisão de José Andreilson, os policiais civis deram continuidade ao planejamento operacional e seguiram para outro ponto de venda de drogas, onde foram apreendidas embalagens plásticas para o fracionamento das drogas, uma balança de precisão e, aproximadamente, 1,5kg de maconha e cocaína; entretanto, ninguém foi encontrado no local.

José Andreilson foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN - SECOMS.

segunda-feira, 21 de março de 2022

De "barreira a barreira": Açude Mãe D'água começa a transbordar em Campo Redondo

O Açude Mãe D'água, em Campo Redondo, já está de "barreira a barreira".

A sangria do açude começou na tarde desta segunda-feira (21), e já aumentou nas últimas horas com o volume de chuvas que tem caído em Campo Redondo e região Trairi.

Com a sangria aumentando, aumenta também as chances das águas chegarem ao Açude Público de Santa Cruz, que recebe água através do leito do Rio Trairi.

O Açude Mãe D'água volta a sangrar, trazendo alegria pro agricultor campo-redondense, que aguarda um bom ano de fartura.

IMG 20220321 WA0197

IMG 20220321 WA0195

IMG 20220321 WA0194

IMG 20220321 WA0198

Fotos George Araújo



terça-feira, 1 de março de 2022

Detran inicia mês de março com exames práticos de direção em Santa Cruz e mais 22 municípios do RN


 

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inicia o mês de março com atividades de avaliação de condutores direcionadas a cidades do interior do Estado. Serão 26 municípios contemplados com a aplicação itinerante de exame prático monitorado de direção veicular, organizado pela Coordenadoria de Habilitação de Condutores do Órgão.


O cronograma completo do mês de março com as datas de aplicação e cidades contempladas foi divulgado nesta sexta-feira (25) e tem previsão de início logo após o período de carnaval, nos dias 03 e 04, com avaliações contemplando os cidadãos de Caicó, que desejam ter a primeira habilitação ou acrescentar a categoria de condução de veículo na sua CNH.

Os exames seguem no decorrer do mês nas cidades de Umarizal e Patu (07/03); Pau dos Ferros (08/03); São Miguel e Alexandria (09/03); Apodi (10/03); Caraúbas (11/03); Macau e Guamaré (14/03); Angicos e Alto dos Rodrigues (15/03); Assú (16/03); Santa Cruz (17/03); Jaçanã (18/03); Extremoz (21/03); Goianinha e São José do Mipibu (22/03); Nova Cruz (23/03); Passa e Fica (24/03); São Paulo do Potengi (25/03); Parelhas e Acari (28/03); Jucurutu (29/03); Jardim do Seridó (30/03); e Currais Novos (31/03).

CALDO DE CANA DA MILINHA




terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Festa de Santa Luzia de Carnaubais vira patrimônio cultural, religioso e histórico do RN

 

Imagem: reprodução.

A festa comemorativa de Santa Luzia, no município de Carnaubais, é considerada a partir desta terça-feira (7) como patrimônio cultural imaterial, religioso e histórico do Rio Grande do Norte. A legislação foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta terça.

O projeto de lei foi escrito pelo deputado George Soares (PL) e a legislação foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra. Todo mês de dezembro é comemorada a festa de Santa Luzia no município carnaubaense. A programação regularmente conta com a procissão da imagem da santa, a celebração eucarística e a comemoração social. 

Comemorada principalmente no dia 13 de dezembro, a festa de Santa Luzia é considerada a maior festa de Carnaubais e uma das maiores celebrações religiosas do Vale do Assú.

domingo, 5 de dezembro de 2021

Crime brutal em Japi: Homem é acusado de atirar contra ex-esposa e matar atual Companheiro dela




 A Polícia Militar registrou um homicídio e uma tentativa de homicídio na noite deste sábado (04) em Japi, região Trairi do Estado.

Segundo informações preliminares, um homem identificado inicialmente como Jerlanio, não teria aceitado o fim do relacionamento e é o principal acusado de matar o atual companheiro de sua ex, identificado como Vitor e tentar matar a mulher, chamada Fernanda.

O crime aconteceu em frente a casa de Vitor. Foram diversos disparou de arma de fogo. Ele morreu na hora.

Fernanda foi encaminhada inicialmente ao Hospital Municipal Aluízio Bezerra, mas devido a gravidade do estado de saúde, foi levada ao Hospital Walfredo Gurgel.

O acusado de cometer os crimes fugiu com destino ignorado. A Polícia Militar faz buscas, mas ainda não sabe de paradeiro do homicida.

A cidade de Japi está em choque com a brutalidade dos crimes, já que as vítimas foram covardemente assassinadas.

As buscas pelo autor do crime continuam e a Polícia Militar pede para que quaisquer informações do paradeiro do autor do crime sejam repassadas para o 190, mesmo que de forma anônima.

sexta-feira, 19 de março de 2021

Santa Cruz adere ao decreto estadual

 

Foto André Fotos/Assessoria

O município de Santa Cruz fez a adesão ao decreto estadual, sobre as medidas de isolamento social, que começam a valer neste sábado (20).

Confira na íntegra o decreto municipal, assinado em 18 de março:

quinta-feira, 18 de março de 2021

Bolsa Família passa a ser pago em conta digital para 3 milhões de beneficiários

 Caixa e Ministério da Cidadania abriram contas simplificadas gratuitas para 9 milhões de pessoas que não possuíam nenhuma conta em banco

A partir desta quinta-feira (18), mais de 3 milhões de beneficiários do Bolsa Família passam a poder receber os pagamentos do programa também por meio de uma conta digital simplificada e gratuita, aberta automaticamente em seu nome na Caixa Econômica Federal. Continue lendo 


Restaurantes, bares e lojas poderão fazer entregas e take away, mas sem o consumo local, detalha Governo do RN

 

Através do Instagram, o Governo do Estado detalhou a edição do novo decreto, em conjunto com a Prefeitura de Natal, instituindo medidas mais duras para promover o isolamento social e evitar o avanço do coronavírus no Rio Grande do Norte. Continue lendo 

Bispos no RN atendem determinação de decreto estadual e suspendem celebrações com presença de fiéis

 

Os Bispos da Província Eclesiástica de Natal, compreendendo a gravidade do momento; em espírito de recíproca cooperação e corresponsabilidade; e tendo em conta a vida como bem maior a ser preservado; em consonância com o disposto no decreto estadual nº 30.419, de 17 de março de 2021, determinaram, para todo o território da Província Eclesiástica de Natal:

1. Permanecem suspensas as celebrações com a participação presencial dos fiéis e as missas sejam celebradas de acordo com o já disposto nas medidas por nós emanadas em 06 de março de 2021;

2. Mantenham-se abertas as igrejas, em seus regulares horários de funcionamento, para os momentos de orações pessoais dos fiéis, obedecendo todos os protocolos sanitários, e sejam mantidos, nos dias e horários habituais, os atendimentos individualizados aos fiéis, por parte dos sacerdotes;

3. Mantenham-se em funcionamento as secretarias paroquiais, por meio de teleatendimento e/ou atendimento virtual e – em caráter excepcional – para os casos em que isto não seja viável, assegure-se a possibilidade do atendimento presencial;

4. Serão publicadas, em tempo oportuno, por cada uma das dioceses que compõem a Província, separadamente, informações pormenorizadas acerca das celebrações da Semana Santa, com base nas determinações da Santa Sé e nas Orientações e Sugestões da CNBB;

5. Estas medidas permanecerão vigentes até que emitamos novas disposições.

Movidos pela esperança, mantenhamo-nos firmes na caminhada, recordando sempre que nenhum sofrimento é estéril quando vivenciado à luz do Mistério Pascal do Senhor. Nossa Senhora da Apresentação, Santa Luzia e Sant’Ana intercedam por todos nós.

Natal, 18 de março de 2021.

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal

Dom Mariano Manzana
Bispo de Mossoró

Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC
Bispo de Caicó

Novo decreto suspende atividades não essenciais no RN por 14 dias

Medidas anunciadas ontem quarta-feira (17) são resultado de um amplo processo de discussão com os segmentos da sociedade.

O Governo do Estado editou um novo decreto, em conjunto com a Prefeitura de Natal, instituindo medidas mais duras para promover o isolamento social e evitar o avanço do coronavírus no Rio Grande do Norte. As regras valem para o período de 20 de março a 2 de abril e disciplinam o setor público e privado. Entre as novas medidas adotadas estão o fechamento das atividades não essenciais e a suspensão das aulas presenciais em todas as modalidades de ensino. O documento também estende até a próxima sexta-feira (19) o toque de recolher das 20h às 06h.

"Estamos tomando essas medidas com o senso de responsabilidade que tenho. O que está em jogo neste exato momento, é a vida das pessoas. Abrimos leitos e mais leitos, montamos uma rede de mais de 700 leitos e continuamos abrindo mais, porém está provado no Brasil e no mundo, que há necessidade de medidas preventivas, como o distanciamento social, para que possamos conter a velocidade da transmissão da doença", disse a governadora Fátima Bezerra.

O Decreto n° 30.419/21, o quarto do ano com foco em medidas restritivas para proteger a saúde da população e conter o colapso da rede de atendimento aos pacientes vítimas da Covid-19, foi construído a partir de discussões ao longo da semana com os diversos segmentos da sociedade – representantes dos demais Poderes, empresários, trabalhadores. O governo também buscou o consenso com os prefeitos, considerados peças fundamentais na aplicação das medidas nos 167 municípios, sob o respaldo do Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho. Na terça-feira, durante reunião com os presidentes de associações dos municípios, os prefeitos sinalizaram apoio ao esforço do governo na luta contra o coronavírus.

Emocionada, a governadora fez um apelo à sociedade em defesa da vida. "Neste momento, não temos escolha. São vidas que estão em jogo. Precisamos garantir ao povo o sagrado direito, que é cuidar da saúde, de sobreviver, daí porque peço a compreensão de todos. O momento é de união, de responsabilidade, do engajamento coletivo dos poderes, da sociedade, para, se Deus quiser, superarmos esse momento dramático que vivemos."

Para mitigar os efeitos da quarentena, Fátima disse que vai anunciar medidas para beneficiar famílias de baixa renda. Esta semana, o governo do RN anunciou benefícios para empresas dos setores mais prejudicados pela pandemia.

Com o novo decreto, o Rio Grande do Norte segue o caminho dos vizinhos Ceará, Paraíba e Pernambuco que enfrentam situação semelhante e adotaram medidas mais duras, diante da possibilidade de o sistema de saúde entrar em colapso.

PANDEMIA

Para editar o novo decreto, o governo do Estado levou em conta o aumento dos indicadores epidemiológicos – número de óbitos, taxa de ocupação de leitos de UTI e número de casos ativos - a presença de novas variantes do vírus circulando no RN e a baixa proporção da população vacinada.  Considerou ainda o Ofício Conjunto nº 001/2021-MPRN/MPF/MPT, por meio do qual o Ministério Público do Estado (MPRN), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram ao Governo do Estado e à Prefeitura do Natal, o acatamento das medidas sugeridas na Recomendação nº 26 do Comitê de Especialistas do Governo do Estado.

Nesta quarta-feira, o número acumulado de mortes pela Covid-19 ultrapassou a casa dos 4 mil. Os dados do Regula RN, mostravam que a taxa de ocupação de leitos no Estado era de 95,3%, na região metropolitana 95,5%, no Oeste 98,0% e no Seridó 92,5%. Às 20 horas, havia 140 pacientes na lista de espera por UTI.

MEDIDAS 

Fica estabelecido que poderão funcionar, desde que adotados os protocolos sanitários, entre outras atividades, as de abastecimento de alimentos; assistência à saúde; postos de combustíveis; segurança privada; correios e serviços de entrega e transportadoras; lojas de autopeças; hotéis, flats, pousadas e acomodações similares; lavanderias; atividades financeiras e de seguros; atividades industriais. Os serviços não essenciais poderão funcionar de modo remoto, mediante teleatendimento e sistema de entrega em domicílio.

 O novo decreto permite também o funcionamento de igrejas para orações individuais e com presença simultânea de, no máximo, 20 pessoas.

Já as aulas presenciais estão suspensas em todas as modalidades de ensino, exceto em atividades de educação em que o ensino remoto seja inviável, exclusivamente, para treinamento de profissionais de saúde e aulas práticas e laboratoriais destinadas aos concluintes do ensino superior.

Assecom-RN

(84) 3232-5204 / 5152

Site oficial: www.rn.gov.br

Twitter: @governodorn

Instagram: @governodorn

Facebook: @GovernodoRN