terça-feira, 28 de julho de 2015

Feira Livre de Santa Cruz é antecipada esta semana para sexta

FEIRA-LIVREA Prefeitura de Santa Cruz confirmou ao Blog a antecipação da feira livre de sábado, dia primeiro de agosto, para próxima sexta-feira, dia 31 de julho.
O motivo da antecipação é a 10ª edição do Santa Cruz Moto Fest, evento que deverá movimentar milhares de pessoas no final de semana na cidade.
A antecipação é extraordinária e na semana seguinte, no sábado, dia 8 de agosto, a feira livre volta ao seu dia habitual.
Fonte:Blog do Édipo Natan

Tribunal de Justiça e universidades firmam parceria para combate à Violência Doméstica

Objetivo é que as instituições desenvolvam projetos de extensão na área, dentro do Poder Judiciário.


O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Claudio Santos, assinou na tarde dessa segunda-feira (27) termos de cooperação com instituições de ensino superior que atuam em Natal e em Mossoró. O objetivo é que as instituições desenvolvam projetos de extensão, dentro do Poder Judiciário, na área de combate à violência doméstica. A parceria é decorrente também da campanha nacional Justiça pela Paz em Casa.
De acordo com Ticiana Nobre, juíza auxiliar da Presidência do TJRN, o Tribunal vai disponibilizar a sua estrutura e espaço para o desenvolvimento de projetos de extensão, principalmente nas áreas multidisciplinares, como Assistência Social e Psicologia, que dão suporte à varas de Família e Violência Doméstica. “Esse apoio psicossocial é muito importante e nós buscamos as universidades para tentar ter esse ponto de partida”, disse Ticiana Nobre.
Assinaram o convênio as instituições de ensino superior UFRN, UERN, UNI-RN, UFERSA e Faculdade Mater Christi. Os projetos de extensão poderão ter como objetivo, por exemplo, a formação de grupos para observar vítimas de violência doméstica ou auxiliar na emissão de relatórios junto com os profissionais de Psicologia e Assistência Social do TJ, tudo dentro de uma carga horária de um estágio ou menor. A previsão é que os estudantes comecem as atividades já a partir da próxima semana.
A magistrada explicou que a medida acontece em função da Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa promovida pela ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), e que visa a conscientização para o problema da violência doméstica e familiar contra a mulher, além de impulsionar os processos relacionados ao tema. A segunda edição da Semana ocorrerá no período de 3 a 7 de agosto, dentro das comemorações alusivas ao novo aniversário da Lei Maria da Penha.



Governador confirma presença no seminário Motores do Desenvolvimento

O tema deste ano será “UFRN: tecnologia da informação acelerando o desenvolvimento”.


Representantes do “Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte” formalizaram ontem (27) convite ao governador Robinson Faria para participar do seminário que será realizado no dia 10 de agosto, na Casa da Indústria, e terá como tema “UFRN: tecnologia da informação acelerando o desenvolvimento”.
O diretor da Federação das Indústrias (FIERN), Thiago Gadelha, representando o presidente Amaro Sales, participou da reunião, que contou também com presenças da reitora da UFRN, Ângela Paiva, do presidente da Fecomercio, Marcelo Queiróz, e do diretor da Tribuna do Norte, Ricardo Alves.
O Motores trará a Natal o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o diretor Geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Nelson Simões. Robinson Faria confirmou presença.
O projeto é realizado desde 2008 pela Tribuna do Norte em parceria com a UFRN, Sistema FIERN, Sistema Fecomercio e RG Salamanca Investimentos.



Posicionamento do TST sobre o Adicional de insalubridade dos agente comunitário de saúde


É direito dos ACS receber o incentivo em grau médio.


Na opinião de Samuel Camêlo, coordenador da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS, a decisão da Tribunal Superior do Trabalho fortalece as reivindicações da categoria em âmbito nacional e desfaz as lacunas jurídicas que promovem o impedimento do acesso dos trabalhadores ao benefício da Insalubridade em grau médio. Infelizmente precisamos aguardar o julgamento do Supremo Tribunal Federal. Apesar de tal fato, estamos esperançosos de que haverá confirmação do que foi decidido pelo TST.

 Veja também:
Acesse a coletânea de Leis voltas aos ACS e ACE
PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica)
Modelo de Requerimento do Incentivo Adicional (conhecido como 14º Salário).
Lei Federal 12.994/2014 - Que garante o "Piso Nacional" (Repasse do Governo Federal
NR 15 - NORMA REGULAMENTADORA 
PL-7495/2006 - Proposta regulamenta atividades de agente de saúde 
Modelo - Plano de Cargos, Carreiras e Salários - PCC
TST DECIDE QUE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE TEM DIREITO A INSALUBRIDADE

Além dessa importante vitória, o caso da agente comunitária de saúde do município de Rio Grande (RS) revela que é possível a luta de uma "andorinha fazer verão," ou seja, ainda que seja apenas um trabalhador a lutar por seus direitos, ele pode fazer a diferença.


A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho, no recurso movido pela gestão do município de Rio Grande (RS), se posicionou em favor da ACS, condenando o município ao pagamento de adicional de insalubridade em grau médio.

Desde setembro de 2008, quando foi admitida como funcionária celetista, recebeu apenas alguns meses a parcela chamada de "adicional de risco à saúde", em percentual abaixo do salário mínimo vigente. Na reclamação contra a gestão, ela sustentou o direito ao adicional de insalubridade em grau médio devido ao contato com agentes biológicos ao auxiliar na coleta de sangue de pessoas com patologias infectocontagiosas.

O judiciário da gestão de  Rio Grande, na defesa, argumentou que as atividades exercidas pelos agentes comunitários de saúde não estão listadas no Anexo 14 da Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que regula e caracteriza as atividades insalubres. Geralmente este argumento é usado em desfavor dos trabalhadores.

Diante dos fatos descritos acima, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) manteve a sentença da 2ª Vara do Trabalho de Rio Grande que, considerando o laudo pericial, confirmou a insalubridade em grau médio. A decisão também autorizou o abatimento dos valores já pagos como "adicional de risco à saúde".

Situação de desfavorecimento aos agentes
O ministro Renato de Lacerda Paiva,  relator do recurso do município ao TST, determinou a exclusão da condenação por entender que as atribuições dos ACS não estão na relação oficial do MTE. O relator apontou violação ao item 1 da Súmula 448 do TST e ressaltou entendimento da Segundo Turma que, em decisões anteriores, negou o adicional aos agentes de saúde.


Finalmente, foi confirmada a atividade insalubre
O ministro José Roberto Freire Pimenta abriu divergência para que o recurso não fosse conhecido. Segundo ele, o adicional deve ser mantido, uma vez que o laudo oficial foi "emblemático" ao confirmar a atividade insalubre. O ministro ressaltou que outras Turmas da Corte têm tomado entendimento diferente sobre o tema, considerando a evolução do modelo assistencial de saúde no sentido de não se limitar mais aos ambientes hospitalares. O voto divergente destaca que a expressão "outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana", do Anexo 14 da NR 15, tem sido interpretado de maneira a garantir o benefício a diversas categorias, inclusive a dos ACS.

O ministro relator foi vencido
A ministra Delaíde Miranda Arantes acompanhou a divergência e o relator ficou vencido, mantendo-se, assim, a condenação do município. Após a publicação do acórdão, o município interpôs recurso extraordinário a fim de levar a discussão ao Supremo Tribunal Federal.
(Alessandro Jacó/CF)

Em face desse último recurso, promovido pela gestão municipal, aguardamos um desfeche favorável a ACS e demais trabalhadores, uma vez que tal posicionamento não será aplicado apenas ao caso dela.

Processo: RR-1629-78.2012.5.04.0122

Com informações repassadas pela Secretaria de Comunicação Social do Tribunal Superior do Trabalho. 


Fonte: Jornal do Agentes de Saúde do Brasil

segunda-feira, 27 de julho de 2015

IFRN abre inscrições para 156 vagas em cursos de graduação, com vagas para Santa Cruz, RN

CAMPI SANTA CRUZ IFRN

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) lançou nesta segunda-feira (27) o edital para o processo de seleção para cursos de graduação. Ao todo, o IFRN oferece 156 vagas para os campi de Macau, Nova Cruz, Mossoró, Santa Cruz, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante. As inscrições podem ser realizadas através do site do instituto entre os dias 28 de julho e 10 de agosto.
Dentre os cursos oferecidos estão as graduações em biologia, matemática, química, física, gestão ambiental, processos químicos, análise e desenvolvimento de sistemas e logística. A seleção é referente ao preenchimento das vagas para o segundo semestre letivo de 2015.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve utilizar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edição de 2010. Caso o candidato tenha feito mais de uma prova, ele deve informar no momento da inscrição o ano da edição cuja nota deseja utilizar.

Acesse o edital, CLIQUE AQUI.

A golpes de pedradas, “Viúva negra” faz quinta vítima em Ielmo Marinho

Maria Nazaré Felix de Lima, mais conhecida como “viúva negra”, moradora de Ielmo Marinho, foi presa na noite de ontem, 26, logo após praticar, segundo a Polícia Militar, seu quinto crime de homicídio contra homens na cidade.
Corpo de 'tico' encontrada morto
Corpo de ‘tico’ encontrada morto
Em entrevista ao 190rn, a PM informou que a vítima de ontem era conhecida como ‘tico’ e já tinha um relacionamento amoroso com a “viúva negra” há alguns meses. “Eles conviviam juntos. Toda cidade via e até alertava ele do passado dela”, disse o PM que prefere não se identificar.
Ainda segundo a PM, a vitima foi encontrado com marcas de espancamento na cabeça que podem ter sido causadas por pedradas. O corpo da vitima foi removido para a sede do ITEP em Natal e será liberado posteriormente para sepultamento.
“viúva negra”
A PM disse ao 190rn que ela já matou companheiros de tesoura, faca, pedradas e pauladas na cidade, mas sempre ficou impune.  Diferente de outras vezes, ontem ela foi presa e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil em João Câmara onde ficará a disposição da justiça.
Fonte:190RN

Governo assina contrato para realização de planejamento estratégico na Saúde

Planejamento terá médio prazo até 2020 e dará suporte para a SESAP implementar reformas internas.


O Banco Mundial destinou recursos de U$ 700 mil, a título de doação, para ser utilizada especificamente no apoio ao processo de gestão em saúde. Na primeira fase do projeto foi realizado um diagnóstico rápido e um plano de ação para as áreas de Planejamento e Processos, Compras Governamentais, Gestão Financeira, Gestão de Ativos e Recursos Humanos. 
O trabalho faz parte do Projeto IDF Saúde, sendo a SESAP a única dentre todas as secretarias participantes do RN Sustentável a receber a doação. As melhorias na área de gestão ocorrem em paralelo aos investimentos da ordem de US$ 40 milhões, financiados pelo Banco Mundial, que estão sendo aplicados em diversas áreas no estado, com foco em redes de atenção prioritárias.
Na última sexta-feira (24) foi assinado o contrato entre as Secretarias de Estado de Planejamento e de Saúde com a empresa pernambucana TGI Consultoria em Gestão, que conta com experiências bem sucedidas naquele estado. A empresa terá um prazo de cinco meses para construir com a equipe da SESAP um planejamento estratégico para área de saúde no RN, que faz parte da segunda fase do IDF. 
O planejamento terá um horizonte de médio prazo (até 2020) e dará suporte para a SESAP implementar reformas internas na sua estrutura organizacional, visando uma gestão com respostas mais rápidas e eficazes. 
Para o secretário de Saúde, Ricardo Lagreca, essa doação do IDF vai permitir diversas melhorias para a área. “Hoje a tecnologia avançou bastante. A gestão precisa de meios e investimentos para acompanhar esses avanços. Esses recursos vão permitir que a gestão pública no setor de saúde alcance o esperado”.     
A empresa TGI atua há 25 anos no mercado e desde sua fundação, em 1990, tem se dedicado a desenvolver e praticar uma metodologia própria de consultoria em gestão estratégica. Ela foi a responsável por estruturar e capacitar a secretaria estadual de saúde de Pernambuco durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos. 
Assecom

IEL realiza curso de capacitação em elaboração de projetos

Capacitação, que faz parte do RN Sustentável, teve como público os funcionários do governo.


Com o objetivo de capacitar funcionários do governo do Estado do Rio Grande do Norte, o curso “Elaboração de Projetos” chegou ao fim na última sexta-feira (24). Promovido pelo IEL, a capacitação aconteceu na Casa da Indústria e foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Manoel Veras, especialista em elaboração de projetos.
Durante toda a semana, o curso de capacitação, que faz parte do RN Sustentável, teve como objetivo oferecer conhecimento na área de gestão de projetos para pessoas ligadas ao governo que executam projetos e que demandam de novas tecnologias.
“Nós estamos trazendo novas ferramentas gráficas, atuais, para que eles possam trabalhar os projetos com mais facilidade. Em resumo, o curso é uma atualização em gestão de projetos”, ressalta o professor.
O curso, que tem como público-alvo os funcionários do governo, começou segunda-feira (20) e chega ao fim com boas perspectivas. Segundo o professor Manoel Veras, o curso, assim como a turma, teve uma avaliação positiva. “Os alunos se mostraram muito interessados e participativos. Todos chegaram no horário, resolveram os exercícios e discutiram a respeito do que foi dado durante as aulas. Enfim, houve uma interação gratificante deles comigo”, disse.
Ainda de acordo com Manoel Veras, o curso proporcionou aos alunos participantes aprenderem a usar técnicas menos complexas de gerenciamento de projetos. “Estamos trazendo técnicas novas, baseadas em telas gráficas que facilitam o gerenciamento. Dessa forma, o aluno pode aprender a utilizar técnicas mais simples, que podem ser utilizadas por pessoas que não tem tanto conhecimento em projetos, mas que se sentem a vontade em usar essas ferramentas para gerenciá-los”, conclui.
O participante do curso, Sérgio Ramiro, da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos do Governo do RN, avalia positivamente a didática e temas que estão sendo abordados. “O curso é interessante, moderno e de grande aplicabilidade para a nossa realidade. A proposta planejamento estratégico através do modelo Canvas é um destaque para o curso. Mesmo em um curto espaço de tempo, finalizamos o curso hoje com grandes conhecimentos, que certamente serão usados no nosso dia-a-dia de trabalho”, destacou.
Além de oportunidade de desenvolver as capacidades de gestão e desenvolvimento de projetos o curso se mostrou um momento ideal de integração, como ressalta o assessor de informática do Tribunal de Contas do Estado, André Augusto. Para o assessor o curso “atende uma demanda direta nossa, uma vez que nós lidamos com projetos e estamos sempre buscando melhorar nossas atividades. Além disso, foi uma ocasião ideal para conhecer diferentes realidades e trocar experiências entre as entidades que integram o governo, reforçando de maneira prática nosso conhecimento sobre o assunto”.

Caixa libera mais R$ 4 bilhões em crédito imobiliário

Trabalhadores com conta ativa no FGTS poderão financiar um limite de 85% do valor da casa própria.


A Caixa Econômica Federal (Caixa)  anunciou nesta sexta-feira (24) a oferta de mais R$ 4 bilhões para a compra de imóveis novos e usados em áreas urbanas de até R$ 400 mil por meio da linha Pró-cotista. Trabalhadores com conta ativa no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão financiar um limite de 85% do valor da casa própria pelo prazo máximo de 30 anos a taxas de juros entre 7,85% e 8,85% ao ano.
Segundo a instituição financeira, desde o início deste ano, volume de contratações da linha Pró-cotista somou R$ 1,35 bilhão. Os recursos adicionais foram liberados pelo Conselho Curador do FGTS, que definiu as condições em maio.
Para contratar o empréstimo, trabalhadores precisam ter conta no Fundo de Garantia com, no mínimo, 36 contribuições (3 anos), sejam elas consecutivas ou não. Quem não tiver contrato de trabalho ativo deve possuir saldo mínimo em conta vinculada equivalente a 10% do valor do imóvel a ser financiado.
Além disso, o trabalhador não pode ser proprietário de imóvel, nem ter empréstimo pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH). O limite de R$ 400 mil, restrito às operações com participação do FGTS, permite a compra de imóveis do Minha Casa Minha Vida, nas faixas 2 e 3, destinadas a famílias com renda entre R$ 1,6 mil e R$ 5 mil.

Pesquisa feita pelo Governo Federal mostra que partido mais “infiel” nas votações é o PP

Um levantamento feito pelo governo de todas as votações que ocorreram na Câmara e no Senado no 1º semestre, indica um alto índice de infidelidade entre os nove partidos que integraram base aliada da presidente Dilma: PT, PMDB, PCdoB, PDT, PP, PSD, PR, PRB e PROS. Entre eles, o mais infiel é o PP. As informações são do jornal O Globo.
O PP comanda um dos maiores ministérios da Esplanada, a Integração Nacional. Segundo fonte do governo, o levantamento servirá para que o Planalto “converse” com os deputados e dirigentes dos partidos para elevar os índices de apoio.
Em 56,53% das votações os deputados do PP votaram contra o Governo. Já o senador Marcelo Crivella (PRB) votou contra o governo em 78,12% dos projetos. Ex-ministro e candidato ao governo do Rio no ano passado, Crivella teve o apoio de Dilma na eleição. Sua mudança de postura seria por orientação de seu eleitorado, considerado “conservador”.
O PMDB com sete ministros, também não fica atrás, os senadores do PMDB traíram o Planalto em mais da metade das votações: 52,33%. Os deputados foram levemente mais fiéis. Opuseram-se em 43,88% das votações.
Na Câmara e no Senado, o PDT é o 2º menos fiel. No Senado, onde a relação com o governo piorou bastante do 1º mandato de Dilma para o atual, os índices de traição variam de 78,12% a 40,62%, enquanto, na Câmara, a situação é mais favorável ao governo. Os percentuais vão de 56,53% de infidelidade no pior caso, a 22,7% no partido mais fiel.
Fonte: O Globo
Rua:Camilo José da Rocha nº 15c, Centro Santa Cruz RN



Déficit de aulas é de 20% na rede estadual de ensino

Quase um quinto das aulas exigidas pelo currículo escolar da rede estadual não é lecionada por falta de professores. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), os 12 mil professores ativos na rede não conseguem suprir a necessidade de 69 mil aulas mensais nas 657 escolas estaduais.
Por coincidência ou não, o déficit na carga horária é mais crítico nas disciplinas de matemática e ciências, nas quais o desempenho dos estudantes potiguares, refletido pelos índices nacionais de educação, é pífio. De acordo com a SEEC, 23% das aulas de matemática necessárias para a rede não são ministradas.
Gestores e especialistas em educação são unânimes: para não mais se escandalizar com os índices, o RN precisa reformar o currículo, valorizar o professor, garantir infraestrutura para escolas. Uma fórmula antiga mas que, se bem aplicada, pode reverter o quadro negro que se desenha para a educação.
Fonte: Tribuna do Norte

Linha de benefícios sociais do Governo Federal encolhe em 2015

Nos últimos sete meses, programas sociais do Governo Federal passaram por mudanças e reajustes. As alterações  refletiram na rotina de quem já fazia parte ou na expectativa dos que aguardavam os  benefícios. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Minha Casa Minha Vida (MCMV) lideram  o quadro de alterações. Embora não existam dados estaduais sobre o número de inscritos e orçamento para o Fies e  MCMV em 2015, não é difícil encontrar potiguares que enfrentam  dificuldades em ter acesso aos programas desde o início do ano.
Ana Paula e Beatriz Fernandes, 19 e 21 anos respectivamente, fazem parte de famílias de baixa renda, elas tentaram durante vários dias fazer a inscrição no Fies no início do ano, mas não conseguiram passar da 3ª fase da inscrição. As duas cultivam a incerteza se o  sonho de concluir um curso superior de Medicina Veterinária na Universidade Potiguar (UnP), será possível. “É um sonho e um pesadelo ao mesmo tempo”, disse Beatriz. 
Maria Selma Félix, 39 anos, está inscrita no MCMV desde 2013, a catadora de latas, aguarda junto aos nove filhos ser contemplada no programa para receber a casa própria. Ela faz parte do grupo que ocupou  o Condomínio Morar Bem Pajuçara, na Zona Norte de Natal,  construído para a faixa 1 de beneficiários do Minha Casa, Minha Vida. Maria Selma disse que ocupar o condomínio foi a solução que encontrou enquanto espera ser beneficiada. “Ou eu pagava aluguel (R$ 250,00) onde eu morava, ou alimentava os meus filhos”, disse.
Em Janeiro de 2015, o Fies passou por algumas alterações. As restrições ao programa se deram com a mudança dos prazos e forma de pagamento dos repasses financeiros às universidades. Em conseqüência, filas de alunos buscando financiamento, ações judiciais e entidades reclamando prejuízos foram realidades em vários estados do país. O número de novos contratos em todo o Brasil ficou em 252 mil, segundo dados do FNDE, de um total de cerca de 500 mil pedidos - ou seja, 48% das requisições foram rejeitadas. Somente no Rio Grande do Norte, este número deve chegar a 5 mil.
Em 2014, 10.182 estudantes firmaram contrato junto ao Fies no Rio Grande do Norte. Desde 2010, o programa de incentivo do Governo Federal  beneficiou 30.215 estudantes no RN. Sobre 2015, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou não ter dados desagregados por estado. O FNDE também não dispõe de informações sobre orçamento para este ano no RN.
O governo federal suspendeu em julho deste ano novas contratações da faixa 1 do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, a que contempla as famílias mais pobres, que ganham até R$ 1,6 mil por mês. A orientação dada pelo governo é não fechar mais contratos para essa faixa inicial do programa, enquanto não colocar em dia os pagamentos atrasados das obras. Os atrasos nos repasses às construtoras são amargados em vários estados - inclusive no Rio Grande do Norte - mas o governo se comprometeu a regularizar os pagamentos até 15 de agosto.
No primeiro semestre deste ano, o governo contratou 202.064 mil unidades do programa de habitação popular, uma das principais vitrines do governo da presidente Dilma Rousseff. Apenas 3,66% dessas casas foram destinadas às famílias da faixa 1.
De acordo com uma portaria publicada no início de julho, os cursos com notas 5 e 4 terão mais vagas ofertadas. A portaria indica também que haverá prioridade para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (excluindo Distrito Federal) e em carreiras como engenharia, áreas da saúde e formação de professores. Mas o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) não divulgou quantas instituições já fizeram a adesão nem a data de abertura de inscrições.
A segunda edição do programa já havia sido anunciada em 8 de junho pelo ministro. Agora, o programa de financiamento terá juros de 6,5% e novo teto de renda familiar para participar do programa.
Fonte: Tribuna do Norte
O PARAISO AGORA TEM MAIS UMA OPÇÃO DE ACESSO A INTERNET E JOGOS ,CYBER GAMES,COM SERVIÇOS DE XEROX,DIGITAÇÃO EM GERAL,IMPRESSÃO PRETO E COLORIDA,BOLETOS/FATURAS,2ªVIA COSERN/SAAE,PESQUISAS ESCOLARES,LOCALIZADA NA TRAVESSA SEVERINO BEZERRA,51 NO BAIRRO PARAÍSO, SANTA CRUZ RN. Obs: na rua da UPa
 ORG.KÉLLISON E ANDRIER

domingo, 26 de julho de 2015

Políticos participam do encerramento da festa de Santanna em Currais Novos

IMG-20150726-WA0077-740x518
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza participou no final da tarde deste domingo (26), da procissão de encerramento da Festa de Sant’Ana de Currais Novos. O prefeito Vilton Cunha, o ex-prefeito Zé Lins, vereadores e lideranças também acompanharam a procissão.
A peregrinação em homenagem a Sant’Ana encerrou os 10 dias de festa da padroeira de Currais Novos, que este ano completou 207 anos de tradição. A procissão atraiu milhares de fieis que percorreram o Centro da Cidade. Ao final da procissão, os fieis participaram da missa celebrada pelo Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz e pelo pároco Erivan Primo.
“A procissão é o momento de agradecer e pedir bençãos à nossa padroeira. Um momento de fé em que os seridoenses também compartilham a fraternidade”, destacou Ezequiel.
Além de Ezequiel, líderes políticos como o senador Garibaldi Filho, o deputado federal Walter Alves e a ex-governadora Wilma de Faria também acompanharam o ato religioso pelas ruas de Currais Novos.
Fonte:Blog Tangaraense

ROMÁRIO DESCONHECE DINHEIRO TER 7,5 MILHÕES NA SUÍÇA CONFORME APONTA A “VEJA”

Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado (27/05/2015)
Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado (27/05/2015)
O ex-jogador e atual senador Romário (PSB) divulgou nota oficial neste sábado desmentindo matéria publicada pela edição desta semana da revista Veja. Segundo a publicação, o presidente da CPI do Futebol tem uma conta em um banco da Suíça com valor equivalente a R$ 7,5 milhões não declarados à Justiça Eleitoral e à Receita Federal.
Em carta publicada em suas redes sociais, o Baixinho não negou a existência da conta. Justificou que realmente pode ter aberto e não fechado contas durante o tempo em que jogou futebol no exterior. Romário rejeita veementemente, porém, a informação da Veja de que fez aplicações em dezembro de 2013.
“Obviamente, fiquei muito feliz com a notícia, assim que possível, irei ao banco para confirmar a posse desta conta, resgatar o dinheiro e notificar à Receita Federal (…) Espero que seja verdade, como trabalhei em muitos clubes fora do Brasil, é possível que tenha sobrado algum rendimento que chegou a essa quantia. Estou me sentindo um ganhador da Mega Sena, só que do meu honesto e suado dinheiro”, ironizou Romário, para depois questionar a revista.

sábado, 25 de julho de 2015

Mulher sofre sequestro relâmpago em Santa Cruz, RN

plantao-policial
A Polícia Militar de Santa Cruz registrou no início da noite desta sexta feira (25) um sequestro relâmpago, seguido de roubo. A ação aconteceu em frente ao Bradesco, no Centro de Santa Cruz.
Segundo informações repassadas pela PM ao Blog do Édipo Natan, uma mulher, que não teve sua identificação revelada, foi abordada em frente a agência bancária, ao entrar no carro que dirigia. Dois homens, ainda não identificados pela PM, abordaram a mulher e a levaram com o carro para a estrada que dá acesso a cidade de Japi.
Na estrada, os homens abandonaram a mulher e saíram com o carro comdestino a estrada que dá acesso a comunidade rural do Bonsucesso. Na estrada carroçável, os acusados abandonaram o veículo. Os homens fugiram com uma quantidade em dinheiro.
A viatura da PM da cidade de Japi encontrou a mulher e recuperou o veículo, um Palio de placas OGA 3648. Policiais do GTO estão em diligências em busca de prender os acusados do crime, mas até o momento ninguém foi detido.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Polícia Militar prende acusado e recupera equipamentos roubados da loja Unilar

gerbau_unilar2

A Polícia Militar de Santa Cruz prendeu na manhã de hoje José Jadson dos Santos, vulgo Gerbau, acusado de assaltar a loja Unilar nesta madrugada.
Com ele, foram recuperados os equipamentos, que foram furtados na loja, localizada no Centro da cidade. A ação envolveu o GTO e informações repassadas por populares, sobre o suspeito e sua localização.
José Jadson foi levado para a 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil, para ser lavrado o flagrante por furto qualificado e porte ilegal de armas e, posteriormente, ser encaminhado a um CDP do estado, já que o de Santa Cruz está interditado judicialmente, não recebendo novos presos no momento.

Fonte: Blog do Édipo Natan
 

Estoque de sangue do Hemonorte enfrenta estado crítico

No momento a Unidade conta com pouco mais de 300 bolsas prontas para uso.

O Hemocentro do RN (Hemonorte) está precisando com urgência de sangue de todos os tipos para repor seu estoque, que no momento está crítico. As doações realizadas não estão sendo suficientes para manter o estoque equilibrado. No momento a Unidade conta com pouco mais de 300 bolsas prontas para uso.
Com um estoque em aproximadamente 30% do total de bolsas de sangue, se o número de doações não aumentar o abastecimento da rede hospitalar ficará comprometido, o que tende a acarretar o cancelamento de cirurgias. O Hemonorte está convocando doadores de todos os tipos sanguíneos para ajudar a repor os estoques. Além das mídias sociais a instituição está entrando em contato com doadores por telefone e pelo aplicativo Hemoliga.
Para doar sangue, é preciso que a pessoa tenha de 16 a 69 anos, esteja em boas condições de saúde e pese mais de 50 quilos. Recomenda-se evitar o consumo de alimentos gordurosos quatro horas antes da doação. A ingestão de bebidas alcoólicas tem de ser interrompida 12 horas antes da doação.
Os interessados devem comparecer ao Hemonorte, localizado na Av. Alexandrino de Alencar, 1800 - Tirol, (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda a sábado, das 7h às 18h ou aos Postos de coleta fixos da Zona Norte (Biblioteca Américo de Oliveira) – Av. Itapetinga, 1430, Conj. Santarém - de segunda à sexta, das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h e Posto de coleta da SESAP – Av. Deodoro, 730, Centro – de segunda à sexta, das 8h às 12h.

Rua:Camilo José da Rocha, nº 15c, Centro Santa Cruz RN

 Assecom

MPRN abre inscrições para concurso de estagiários

Será formado cadastro de reserva para provimento de futuras vagas em Natal e Mossoró.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está com inscrições abertas para o IX Concurso para Credenciamento de Estagiários para a área administrativa da Instituição em Natal e Mossoró.  As inscrições prosseguem até o dia 7 de agosto. A seleção se destina a formar cadastro de reserva para o provimento de futuras vagas que venham a ocorrer após a expiração das atuais seleções ainda em vigor, para estagiários remunerados.
Em Natal, a oportunidade é para estudantes de graduação das áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação/Engenharia da Computação/Sistemas de Informação/Informática, Comunicação Social-Jornalismo, Comunicação Social-Publicidade, Engenharia Civil, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.
Já para Mossoró, as inscrições devem ser feitas por estudantes dos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências da Computação/Engenharia da Computação/Sistemas de Informação/Informática, Comunicação Social-Jornalismo, Engenharia Ambiental e Serviço Social.
O cadastro de reserva será formando respeitando-se o percentual de 10% das vagas destinadas para as pessoas com deficiência, observando-se o § 5º do art. 17 da Lei Federal nº 11.788/2008.
Quando da posse, o candidato deve estar matriculado em curso de graduação previsto no art. 1º do edital, de escola oficial ou reconhecida, conveniada com a Procuradoria-Geral de Justiça, cursando, no mínimo, a metade do período total do curso e, no máximo, o penúltimo semestre.
Processo de inscrição
Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.mprn.mp.br, durante o período das inscrições e na sessão concursos, efetuar sua inscrição, conforme os procedimentos estabelecidos a seguir:
- Ler atentamente o Edital do Concurso;
- Aceitar o Requerimento de Inscrição, preencher o Formulário de Inscrição e transmitir os dados pela Internet providenciando a impressão do comprovante de inscrição finalizada;
- Efetuar depósito bancário no valor de R$ 20,00 (vinte reais), no Banco do Brasil, agência nº 3795-8 – Conta-corrente nº 30.683-5 (MPE RN RECURSOS FONTE 150), observando o prazo de inscrição do concurso e a data limite para depósito;
- O candidato (identificação) deverá fazer o depósito na conta descrita na alínea “c” do § 2º do art. 9º deste Edital, enviando o comprovante para o e-mail: mprnconcurso@yahoo.com.br.

 Travessa Severino Bezerra nº 51,Paraíso Santa Cruz RN.Rua da UPA.
 

Preso tentar fugir de hospital pela janela e cai no telhado

Acidente aconteceu no Hospital Walfredo Gurgel. Após queda o preso foi encaminhado para o politrauma.

 
Preso fez uma corda conhecida como 'tereza' e tentou descer pela janela do 4º andar do hospital
Um preso caiu do 4° andar do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel ao tentar fugir pela janela com um 'corda' feita por lençois, conhecido como 'tereza'.
 Ainda não se tem informações sobre a identidade do suspeito, que, de acordo com a assessoria do local, foi encaminhado para o politrauma do hospital.
A Assessoria de Comunicação da unidade ressaltou que é de responsabilidade da polícia fazer a vigilância dos presos que estão sendo atendidos pelo hospital.

Ministério Público realiza concurso para preenchimento do quadro de servidores

Serão ofertadas vagas de nível técnico e superior. Prova deve acontecer em novembro deste ano.


CONCURDO-INT-PO Ministério Público vai realizar concurso público para o provimento de cargos efetivos na instituição. A informação foi confirmada hoje (23) pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Dgep).
O certame tem previsão para ter as provas aplicadas em novembro deste ano. Serão ofertadas, inicialmente, 14 vagas para os cargos de Técnico do MPE/RN – Área Administrativa, de nível médio, além dos cargos de Analista do de nível superior, com especialidade em Engenharia Civil (02 vagas) e Contabilidade (03 vagas).
O último concurso para o cargo de Técnico do MPE/RN – Área Administrativa ocorreu em 2010 ofertando 14 vagas. Contudo, o último candidato nomeado foi o classificado na 200ª posição, em decorrência de vagas criadas a posteriori, com vagas que surgiram ao longo do período de validade do certame.
Já com relação ao concurso de Analista do MPE/RN, o último ocorreu em 2012, ofertando vagas para diversos cargos de nível superior, estando, ainda, em vigência para os cargos de Administrativo, Administração, Diligência, Inteligência, Engenharia de Segurança no Trabalho, Serviço Social, Arquitetura, Comunicação Social: Jornalismo e Psicologia. Mas, com relação às especialidades de Engenharia Civil e Contabilidade nova seleção será realizada em função da lista de aprovados do último certame ter sido esgotada.
Os salários iniciais propostos são de R$ 4.098,78 (sendo R$ 2.898,78 vencimento inicial + R$ 200,00 auxílio-saúde + R$ 1.200,00 auxílio-alimentação) para o cargo de nível médio e R$ 5.370,93 (sendo R$ 3.970,93 vencimento inicial + R$ 200,00 auxílio-saúde + R$ 1.200,00 auxílio-alimentação) para os cargos de nível superior.

Festa de Santa Rita deverá ser patrimônio cultural, imaterial e histórico do RN

A festa de Santa Rita de Cássia, realizada na cidade de Santa Cruz, deverá se tornar patrimônio cultural, imaterial e histórico do Estado do Rio Grande do Norte. Projeto de Lei nesse sentido já começa a tramitar na Assembléia Legislativa do Estado, por iniciativa do deputado estadual Tomba Farias (PSB).
Segundo o parlamentar, a festa de Santa Rita, realizada em maio, significa, para os filhos da terra, tempo de celebrar, mobilizar, reafirmar e difundir a crença na santa, que é padroeira do município.
"A fé e a devoção à Santa Rita de Cássia são umas das maiores manifestações da igreja católica", explica. No que diz respeito ao fomento do turismo e a geração de emprego e renda, o parlamentar destaca que a ´´Festa de Maio´´, como é conhecida a festividade da padroeira, atrai cerca de 80 mil pessoas, que participam de procissão e lotam as ruas, movimentando toda uma cadeia produtiva do turismo.
Consolidada como pólo de turismo religioso, Santa Cruz teve o seu perfil sócio-econômico alterado por ocasião da construção do Santuário de Santa Rita de Cássia, onde se encontra a maior estátua cristã do mundo. O santuário recebe, em média, visita de três mil pessoas por final de semana. Em datas especiais do calendário religioso, como a Semana Santa e durante todo o mês de maio, este número aumenta consideravelmente.
De acordo com Tomba, nos registros da paróquia consta a passagem de turistas de todos os Estados do País e também de outras nacionalidades como Italianos, americanos, portugueses, alemães, entre outros.
"Para consolidar ainda mais o turismo religioso na cidade, já está em construção o Teleférico que levará os visitantes da Igreja Matriz ao Santuário de Santa Rita de Cássia, num trajeto de aproximadamente 900 metros", finaliza o parlamentar.
ASSECOM

Aposentadoria do INSS terá um novo índice de reajuste

Brasília - O índice de correção das aposentadorias e pensões do INSS acima do salário mínimo (R$ 788) será substituído por outro indicador de inflação. O governo estuda trocar o que é usado hoje — o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) — pelo Índice de Preços ao Consumidor — Classe 1 (IPC-C1) da Fundação Getulio Vargas (FGV).
A mudança viria em função do possível veto da presidenta Dilma Rousseff à MP 672 que prorroga a política de valorização do mínimo. A MP estende ainda a correção do piso a todos os aposentados, independente do valor do benefício.
Dilma tem até a próxima quarta-feira (29) para vetar ou sancionar a medida aprovada pelo Senado. Atualmente, mais de nove milhões de segurados ganham acima do mínimo no país.
A mudança é analisada como forma de compensar novo desgaste do governo ao vetar o reajuste igual a todos os segurados do INSS e provocar mais a insatisfação dos aposentados. O argumento do governo para fazer a alteração seria de que o novo índice reflete com mais precisão a inflação para o perfil de renda dos aposentados do INSS.
O IPC-C1 reflete a oscilação de preços para famílias que ganham entre um salário mínimo (R$ 788) e dois pisos e meios (R$1.970), enquanto o INPC é mais abrangente. O índice do IBGE leva em conta a renda das famílias que recebem de um a até seis mínimos (R$4.728).
Comparando um índice com o outro, o acumulado do IPC-C1 está neste momento maior do que o do INPC. Entre janeiro e junho deste ano, por exemplo, o indicador da FGV registrou alta de 7,01%, enquanto o INPC ficou em 6,8%. Mas ao relacionar o índice que passaria a corrigir as aposentadorias com a regra do aumento do salário mínimo (INPC mais a variação do PIB) haveria diferença. A previsão é que a correção do piso nacional em janeiro do ano que vem vai atingir 8,5%, devido ao aumento real.
O DIA

Santa Cruz sediará em novembro maior evento acadêmico do IFRN

Santa Cruz sedia em novembro o maior evento acadêmico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex). O encontro será de 18 a 21 de novembro.
Com o tema "Luz, Ciência e Vida na região da Borborema Potiguar", a primeira edição da Secitex, com sede na cidade de Santa Cruz, surge a partir da necessidade de integrar os principais eventos de pesquisa e extensão da instituição.
Esta será a primeira edição da Secitex, que reunirá quatro grandes eventos da instituição em um só: XI Congresso de Iniciação Científica do IFRN (CONGIC), III Simpósio de Extensão do IFRN, III Mostra Tecnológica do IFRN e V Exposição de Tecnologia, Ciência e Cultura do IFRN Campus Santa Cruz (EXPOTEC/Santa Cruz).
Segundo o IFRN, Santa Cruz receberá neste período cerca de 1.500 alunos de todos os cantos do Rio Grande do Norte. Por isso, o campus local fará uma série de reuniões planejando o evento e verificando a estrutura existente no município para suprir a necessidade da grande demanda.
As reuniões de planejamento já foram iniciadas dentro do IFRN. Foi montada uma comissão central para o evento, formada por funcionários do campus Santa Cruz, que já iniciou o planejamento para que todos os eventos previstos ocorram com tranqüilidade.
A idéia do IFRN é envolver a Prefeitura de Santa Cruz, para que alguns eventos possam acontecer em espaços públicos, fora do IFRN, dando maior visibilidade a ação e oportunidade para as pessoas conhecerem os trabalhos dos estudantes da instituição.
A comunidade acadêmica do campus Santa Cruz também já se prepara para a semana. Um dos eventos incorporados a Secitex é a V Exposição de Tecnologia, Ciência e Cultura do IFRN Campus Santa Cruz (EXPOTEC/Santa Cruz), que tem, em média, 500 trabalhos expostos em cada edição.
O lançamento do Hotsite do evento ocorrerá dentro de alguns dias trazendo todas as informações sobre as inscrições, programação, submissão de trabalhos e proposições de minicursos.
O IFRN Santa Cruz espera que toda a programação possa ser acompanhada de perto pela comunidade de Santa Cruz e do Trairi, visitando a instituição e participando da programação que será proposta.
Fonte:Rádio Santa Cruz AM,por Édipo Natan

Com ‘telescópio’, Nasa descobre planeta parecido com a Terra

São Paulo (AE) - A missão Kepler, da Nasa, confirmou ontem a descoberta do primeiro planeta com dimensões semelhantes às da Terra localizado na "zona habitável" de uma estrela parecida com o Sol. Segundo a Nasa, o anúncio é um marco na busca por uma "nova Terra". 
NasaO Kepler-452b é rochoso, como a terra, mas tem diâmetro maiorO Kepler-452b é rochoso, como a terra, mas tem diâmetro maior

Considera-se um planeta na "zona habitável" quando ele está a uma distância suficiente de sua estrela para a ocorrência de água líquida em sua superfície - essa condição, segundo os cientistas, seria indispensável para a existência de vida. Lançada em 2006, a sonda Kepler é um telescópio espacial que tem a missão de buscar pequenos planetas habitáveis.

Com a nova descoberta, o número de exoplanetas - planetas fora do Sistema Solar - encontrados pela missão Kepler chega a 1.030. Mas o novo planeta, batizado de Kepler-452b, é o menor já descoberto até agora na "zona habitável". 

"O que faz o Kepler-452b se destacar é que se trata possivelmente de um planeta rochoso, como a Terra, com uma distância orbital que possibilita a existência de água e, principalmente, o fato de estar próximo de uma estrela quase idêntica ao Sol", disse à reportagem o cientista da missão Kepler, Jeff Coughlin. Além do Kepler-452b, a Nasa anunciou também a descoberta de mais 11 pequenos planetas que podem estar na "zona habitável" de suas estrelas. O Kepler-452b tem diâmetro 60% maior que o da Terra e é classificado como uma "super Terra". Embora sua massa e composição ainda não tenham sido determinadas, estudos anteriores sugerem que planetas do tamanho do Kepler-452b têm boa chance de serem rochosos. A órbita dele é apenas 5% mais longa que a da Terra: um ano no novo planeta dura 385 dias. A distância do planeta em relação à sua estrela, chamada Kepler-452, também é apenas 5% maior que a distância entre Terra e Sol.

A estrela Kepler-452 tem 6 bilhões de anos - 1,5 bilhão mais antiga que o Sol -, tem a mesma temperatura, mas é 20% mais brilhante e tem um diâmetro 10% maior. A localização do Kepler-452b, no entanto, dificulta a busca de mais detalhes. "Como está a 1.400 anos-luz da Terra, o Kepler-452b aparece muito esmaecido para nós e será muito difícil conseguir mais informações sobre ele", disse Coughlin. Segundo o cientista, novas missões da Nasa, planejadas para os próximos dois anos, deverão encontrar planetas semelhantes mais próximos da Terra. "Como suas estrelas aparecerão mais brilhantes, esperamos conseguir mais detalhes. Vamos começar a saber mais sobre suas atmosferas e poderemos buscar o que realmente queremos: água líquida", disse.

Objetivos
De acordo com Coughlin, um dos principais objetivos da missão Kepler é avaliar o quanto planetas na "zona habitável" são comuns na Via Láctea. "Estimamos que um quarto das estrelas da nossa galáxia pode ter planetas semelhantes a esse. O próximo passo será encontrar aqueles que estão mais próximos de nós", disse o cientista.

Mesmo que ainda seja impossível saber mais detalhes do novo planeta, pesquisadores da Nasa ficaram animados com a descoberta "Podemos pensar no Kepler-452b como um primo maior e mais velho da Terra, que nos fornece uma oportunidade para entender e refletir sobre o ambiente em evolução da Terra", disse Jon Jenkins, líder da equipe de análise de dados da missão Kepler.
Fonte:Tribuna do Norte

Presidente prepara volta à TV

Brasília (AE) - Ela já andou de bicicleta, saudou a mandioca e inventou a "mulher sapiens". Nada disso, porém, deu resultado nem serviu para tirar sua popularidade do precipício. Agora, em mais uma tentativa de enfrentar a crise política, a presidente Dilma Rousseff vai tentar mudar a estratégia de comunicação, investir em conversas pela internet e "humanizar" sua imagem. Além de aparecer mais em programas de TV, Dilma prepara uma ofensiva virtual, a menos de um mês dos protestos previstos para 16 de agosto contra seu governo. Na próxima semana, a Secretaria Geral da Presidência lançará o site "Dialoga Brasil", uma plataforma que, mais adiante, terá até mesmo um aplicativo para celular. A meta é medir a temperatura da administração e planejar reações com antecedência.
Wilson DiasCom popularidade no precipício, Dilma muda estratégia de comunicação para sair do isolamentoCom popularidade no precipício, Dilma muda estratégia de comunicação para sair do isolamento

No auge do distanciamento com os eleitores de todas as classes, acuada pela crise, com uma Operação Lava Jato batendo à porta do Planalto e problemas na economia, Dilma recorrerá a um novo canal para divulgar as iniciativas de sua gestão e, ao mesmo, saber o que a sociedade pensa sobre elas.

Setenta e três programas de governo, como Bolsa Família, Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida, serão submetidos ao crivo da população. Na primeira leva, quatro temas entrarão em debate: saúde, educação, segurança pública e combate à pobreza. O site terá ferramentas populares nas redes sociais, como "curtir" e "compartilhar".

De posse de críticas e sugestões, ministros responsáveis pelos projetos serão acionados para dar respostas aos usuários. Enquanto isso, Dilma concederá entrevistas a apresentadores de TV. Em junho, ela apareceu no Programa do Jô, da TV Globo, e na próxima semana estará no "Mariana Godoy Entrevista", da Rede TV! Auxiliares da presidente também pretendem convencê-la a fazer um giro por programas populares e a voltar a preparar "omelete" em público - em 2011, logo após eleita pela primeira vez, ela preparou a receita no "Mais Você", de Ana Maria Braga, na Globo.

Antes reclusa no Planalto, Dilma vai agora para o enfrentamento político, defendendo sua gestão das denúncias que pipocam dia após dia, desde que a Operação Lava Jato desvendou um gigantesco esquema de corrupção na Petrobras. O plano, porém, não é tratar da Lava Jato, mas, sim, criar uma agenda positiva para se contrapor à sucessão de escândalos, que têm impacto direto no governo. Das delações premiadas ao rompimento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com o Planalto, tudo respinga no gabinete presidencial.

Em conversas reservadas, assessores contam que Dilma criou sozinha os últimos lances de sua comunicação. Na tentativa de parecer alheia ao inferno astral que ronda o Planalto há meses, ela fez uma saudação à mandioca e lançou a "mulher sapiens", deixando perplexos até mesmo integrantes do PT. 
Fonte:Tribuna do Norte

RN agora tem Lei que determina a execução do Hino Nacional em eventos desportivos

Aprovada e publicada a Lei 9.958, de 20 de julho de 2015, que determina que todos os eventos desportivos públicos e privados realizados no Estado do Rio Grande do Norte executem obrigatoriamente o Hino Nacional, sendo facultada e execução somente da primeira parte do Hino.
A iniciativa da Lei é do Programa Brasileiro de Educação Cidadã - Probec em posição de destaque no cenário nacional, por fomentar o respeito e o amor à Pátria nos eventos esportivos realizados em solo potiguar. O deputado estadual Ricardo Motta foi o proponente, com apoio dos demais parlamentares estaduais.
Travessa Severino Bezerra nº 51,Paraíso Santa Cruz RN.Rua da UPA.

Escolas técnicas com 2.400 vagas estão sem data para início de funcionamento

Finalizados e entregues ao governo do Rio Grande do Norte há quase um ano, dois Centros Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica, com capacidade para cerca de 1.200 alunos cada, estão fechados por falta de equipamentos e professores. Construídas com recursos do programa de financiamento Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), as escolas, uma em Ceará-Mirim e outra em Extremoz, estão inseridas no convênio de R$ 55.229,739, firmado em 2008 para a construção de um total de dez unidades educacionais profissionalizantes do mesmo modelo no RN.
A Secretaria da Educação e da Cultura do Estado (SEEC), responsável pela gestão desses Centros de Educação Profissional, não sabe como e com quais recursos irá mantê-los funcionando, tampouco o custo. Ainda estão sendo definidos os cursos que serão oferecidos, a composição do quadro de professores e servidores e a forma de ingresso dos alunos, assim como a oferta de vagas. Além das duas unidades prontas, outras três estão sendo finalizadas. Uma delas fica em Natal, no bairro do Pitimbu, e as outras, em Parnamirim (na avenida Abel Cabral) e Alto do Rodrigues, município da região do Vale do Açu. 
A pretensão do Governo do Estado é que essas cinco escolas estejam funcionando até o próximo ano. De acordo com Sayonara Rego, que responde interinamente pela Subcoordenadoria de Educação Profissional da SEEC, a licitação para a compra dos equipamentos desses primeiros Centros de Educação Profissional está para ser lançada nos próximos dias. O valor é de R$ 7 milhões, recursos do Ministério da Educação e Cultura, por meio do programa Brasil Profissionalizado.
“O Governo Federal, por meio do MEC, entra com os recursos para a infraestrutura e equipamentos. Em contrapartida, o Estado bota vida lá dentro, faz funcionar”, explica Rose Oliveira, técnica pedagógica da Subcoordenadoria de Educação Profissional da SEEC.
Segundo ela, uma comissão foi criada com a tarefa de discutir as metodologias e o que será necessário para fazer os Centros de Educação Profissional funcionar. Formado por representantes da Secretaria de Educação do Estado, IFRN,  UERN, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN) e também do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, o grupo ainda está definindo, por exemplo, quais cursos serão oferecidos e a forma de ingresso dos alunos, assim como a contratação de professores.
“Não é um trabalho fácil, mas estamos empenhados em concluir o estudo até o final deste ano, para que o governador possa avaliar”, diz Sayonara Rego, ressaltando que a implementação será feita gradativamente.  
Como a Secretaria de Educação não tem professor técnico em seus quadros, será preciso contratar, o que abre a possibilidade para a realização de concurso público específico. Nada em relação a isso, porém, foi definido.
Para decidir quais e quantos cursos serão oferecidos, a comissão vem avaliando os arranjos produtivos e as demandas específicas de mão de obra de cada região. No entanto, está praticamente certo que serão abertas turmas para Técnico em Informática, Segurança do Trabalho e Guia de Turismo, por exemplo. Já o ingresso dos alunos se dará por meio de processo seletivo, provavelmente.
Cada Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica dispõe de 12 salas de aula. O modelo foi planejado para funcionar em tempo integral e  comportar 1.200 alunos, mas a Secretaria de Educação ainda não faz ideia de quantas vagas serão ofertadas.
Tribuna do Norte