quarta-feira, 19 de agosto de 2015

IFRN lança edital com mais de 3 mil vagas para cursos técnicos integrados

O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou nessa terça-feira (18) um edital para ingresso em cursos técnicos integrados. As 3.004 vagas estão distribuídas entre 28 cursos diferentes e 20 campi em todo o estado. São vagas para Edificações, Mecânica, Multimídia, Vestuário, Agroecologia, Mecatrônica e outros cursos, que serão concluídos em quatro anos pelos alunos aprovados na seleção, de forma integrada ao ensino médio.
As novidades são o curso de Equipamentos Biomédicos, ofertado pela primeira vez pelo Campus Ceará-Mirim, e de Lazer, pelo Campus Natal-Cidade Alta. É a primeira vez também que os campi Lajes e Parelhas ofertam cursos, com Informática e Administração em Lajes e Informática e Mineração em Parelhas.
Os interessados devem se inscrever de 20 de agosto a 14 de setembro, no site de processos seletivos do IFRN. Antes de se inscrever, é necessário fazer um cadastro no site.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 20, deve ser paga até 15 de setembro em qualquer agência bancária ou lotérica. Os alunos inscritos na edição 2015 do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) devem se inscrever no processo seletivo para concorrer às vagas, mas estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Metade das vagas é reservada a estudantes que fizeram todo o ensino fundamental em escola da rede pública.

Do G1 RN
Rua:Camilo José da Rocha nº 15c,Centro Santa Cruz RN.

Polícia Militar prende homem e apreende menor acusados de praticar assaltos em Santa Cruz


Após uma denúncia, a Polícia Militar prendeu na noite de hoje Jefferson Abreu da Silva, 21 anos, e apreendeu um menor de idade em ação ocorrida próximo a Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti., no bairro Vila Rica, em Santa Cruz. 
Com eles, foram apreendidas duas armas calibre 12, de fabricação caseira, munições intactas e bataclavas. Um terceiro meliante integrante de bando conseguiu fugir.
Segundo a Polícia Militar, o grupo é acusado de praticar assaltos na cidade nos últimos dias e vinha preocupando a população. A dupla foi levada a Delegacia de Polícia Civil e encontram-se à disposição da Justiça.
Fonte:Édipo Natan

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Portarias autorizam atuação da Força Nacional no Pará e RN

O Ministério da Justiça autorizou a atuação da Força Nacional de Segurança Pública em Altamira, no Pará, em apoio ao Departamento de Polícia Federal. Os homens vão atuar para garantir a segurança das pessoas, do patrimônio e a ordem pública na região onde servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) fazem trabalhos de levantamento fundiário.
A autorização está em portaria publicada na edição de hoje (18) do Diário Oficial da União e prevê a atuação da Força Nacional na região pelo período de um mês. O texto diz que o prazo de permanência pode ser prorrogado, se necessário.
Outra portaria do ministério prorroga por 180 dias a atuação da Força Nacional no Rio Grande do Norte para prestar apoio técnico operacional em aviação policial. O pedido de prorrogação foi feito pelo governador do estado, Robinson Faria.
A portaria que autoriza a permanência dos militares no Rio Grande do Norte informa que o número de profissionais disponibilizado pelo ministério obedecerá ao planejamento acertado pelos entes envolvidos na operação. O prazo pode ser prorrogado.
oSpacing>O Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros (Dudu), explicou o trabalho que está sendo realizado nas horteiras. “Com a estiagem que afeta a nossa região, as horteiras começam a enfrentar problemas com a falta de água para as suas produções. Essa nossa ação busca, através de escavações, localizar água que sirva para irrigar as plantações e manter a produção dessas pessoas que tiram de suas hortas o sustento de suas famílias. É uma ação para garantir a renda de dezenas de famílias”, explicou Dudu. Segundo o Secretário Dudu o trabalho já apresenta resultado positivo. “O trabalho vem sendo realizado desde a semana passada e em alguns pontos já foi encontrada água. Continuaremos nos próximos dias tentando localizar uma quantidade ainda maior de água que atenda a necessidade atual das horteiras”, afirmou Dudu.
Travessa Severino Bezerra nº 51,Paraíso Santa Cruz RN.Rua da UPA.
Agência Brasil

Técnicos da Vigilância Sanitária de Santa Cruz participam de encontro internacional em Natal

Com o tema central “Desafios Analíticos e Segurança Alimentar”, Natal sedia a desde domingo o XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimento realizado no Praia Mar Hotel, na Via Costeira.
O Encontro Nacional de Analistas de Alimentos (ENAAL) é um evento técnico-científico, que é realizado a cada dois anos e a partir da décima quinta edição o ENAAL ampliou a sua dimensão agregando também o Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos.
De Santa Cruz, os técnicos da Vigilância Sanitária estão participando do encontro e apresentando experiências exitosas do trabalho local, além de participar dos fóruns de discussões até a próxima quinta-feira, dia do encerramento do evento.
O encontro, realizado a cada 02 anos, têm por objetivo a promoção de intercâmbio de profissionais e de instituições públicas e privadas que atuam nas diversas áreas de análises, avaliação e controle de qualidade de alimentos, da produção primária ao consumo.
Além disso, contribui para o aprimoramento dos profissionais da área por meio da difusão, discussão e atualização de conhecimento.
A expectativa da Vigilância Sanitária de Santa Cruz é que, com as discussões e projetos apresentados, o trabalho possa ser melhor desenvolvido, com os técnicos conhecendo mais sobre as leis que regem o trabalho da Vigilância.
Rua:Camilo José da Rocha nº 15c, Centro Santa Cruz RN.

Fonte:Rádio Santa Cruz AM,por Édipo Natan

Polícia prende homem com arma de fogo na estrada de Japi


Em uma fiscalização feita por agentes da Polícia Rodoviária Estadual de Santa Cruz, por volta das 11 horas da manhã desta terça-feira (18), foram abordados vários veículos na RN092, que liga a BR 226 ao município de Japi.

Em uma das abordagens, os policias encontraram na posse de Santiago Confessor Pinheiro, 18 anos, um revólver calibre 32 com três munições intactas. Ele pilotava uma moto CG Titan 150 de placa MYM 4476/Santa Cruz.
Ao ser abordado, ele não soube explicar porque estava usando aquela arma. Inicialmente ele foi levado à sede do Grupamento de Trânsito no Conjunto Cônego Monte, onde funciona a 4ª Companhia de polícia Militar e depois de ser ouvido pelo Tenente Cruz, ele foi levado para a 9ª DRP - Delegacia de Polícia Civil, no bairro DNER para os procedimentos de lavratura de flagrante por portar arma de fogo sem porte de arma e ficará à disposição da justiça.

PEC da Maioridade Penal pode ser concluída esta semana

Deputados esperam votar, em segundo turno, a Proposta que reduz de 18 para 16 anos a idade mínima penal nos casos de crimes hediondos.

A polêmica redução da maioridade penal pode ter mais um capítulo concluído hoje (18). Deputados esperam votar, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171 que reduz de 18 para 16 anos a idade mínima penal nos casos de crimes hediondos, como estupro e latrocínio, e quando houver homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.
Vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pesquisador da Fundação Getulio Vargas, Renato Sérgio de Lima considera o texto “um erro”. Para o sociólogo, ainda existe uma lacuna de informações muito grande sobre o tema, que abre espaço para que ideologias acabem contaminando a proposta. “Temos poucos dados que balizam a tomada de decisões no campo das políticas públicas no país, o que faz com que os debates estejam travados, influenciados por ideologias e sem nenhum tipo de base em realidade.”
Entre os números disponíveis, Lima cita um levantamento do Conselho Nacional de Justiça que mostra que apenas 8% dos homicídios são esclarecidos no país, e, nesses casos, a média de tempo para julgamento é de 7 anos e 3 meses, de acordo com pesquisa do Ministério da Justiça feita em cinco capitais. “O remédio que estão propondo talvez não seja o mais adequado. É o mesmo que dizer que se o adolescente não for pego em flagrante não será preso e punido. Estamos tentando resolver um problema, achando que é a solução, mas o remédio que estamos tentando ministrar, comprovadamente já não funciona”, disse ele, ao citar o Código Penal criado há 70 anos.
De acordo com o pesquisador, os deputados estão tentando resolver o problema de forma afoita. “O problema da segurança pública é muito maior que a maioridade penal. Existe todo um desenho institucional que o Congresso não discute por interesses corporativos e institucionais. Estamos em um momento muito complexo em termos da produção da Câmara. Tenho percebido pressa em votar questões que não estão devidamente maduras. Não é porque demoraram a ser votadas que quer dizer que estão maduras”.
A redução da maioridade penal é discutida pelo Congresso há 22 anos. É nesse ponto que o relator da matéria, deputado federal Laerte Bessa (PR-DF), justifica sua defesa de concluir a questão. “Eu mesmo, estou trabalhando nisso desde o primeiro mandato, em 2006, e sempre fui adepto da redução para 16 anos a fim de inibir a ação de menores que, na verdade, são adultos que sabem o que é certo e o que é errado”. Diferentemente do sociólogo, o parlamentar acredita que com o tempo em que o tema “navega” pelos corredores do Legislativo, não é possível afirmar que o debate ainda está imaturo. “Agora acabou, 90% dos brasileiros querem a redução da maioridade penal. Estamos representando o povo. Isso vai acabar com a impunidade”.
Laerte Bessa se baseia, principalmente, nos números da pesquisa Datafolha, feita no início deste ano, que mostrou que 87% das pessoas ouvidas votariam a favor da redução, se fossem consultadas, 11% seriam contrários à mudança e 1% se manifestou indiferente ao tema ou não soube responder. O instituto ouviu 2,8 mil pessoas em 171 cidades brasileiras, nos dias 9 e 10 de abril.
Para Bessa, o Estatuto da Criança e do Adolescente não produziu qualquer efeito prático para reduzir a criminalidade nessa faixa etária e aumentou o sentimento de impunidade no país.
Representante do Distrito Federal, o parlamentar cita dados divulgados pela Polícia Civil local que revelaram aumento de mais de 60% na apreensão de menores em flagrante por atos infracionais. O levantamento da Polícia Civil registrou em 2014 a participação de 1,8 mil menores nessas práticas enquanto, este ano, foram 2,9 mil menores apreendidos.
Bessa disse que acredita que a adesão à aprovação do texto que defendeu em plenário será ainda maior nessa etapa de votação. “Minha expectativa é aprovar com mais votos ainda. No dia em que votamos em primeiro turno, faltaram 30 deputados. Desses, pelo menos 21 são favoráveis à redução”.
Travessa Severino nº 51,Paraíso,Santa Cruz RN.Rua da UPA.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Portaria do MEC determina novas regras para repasses do Pronatec

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União novas regras para a oferta de cursos pela Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e (Pronatec). A partir do primeiro semestre de 2016, apenas as unidades de ensino nas quais pelo menos 85% dos estudantes se formarem receberão o repasse integral da carga horária dos cursos e será permitida a oferta de cursos de formação inicial e continuada na modalidade de ensino a distância.
De acordo com a portaria, o chamado Índice Institucional de Conclusão (IC), que é a relação entre concluintes dos cursos e o total de matriculados nas turmas, começará a ser calculado considerando as turmas concluídas a partir do dia 1º de janeiro.
As instituições que não alcançarem o índice de pelo menos 85% terão que compensar a evasão nos cursos por meio de devolução de recursos, ou repondo o montante devido no processo seguinte em forma de vagas ou de horas-aula.
Também será implementada a dupla confirmação de assiduidade: tanto aluno quanto instituição, deverão confirmar a presença em cada aula. Segundo o MEC, as novas regras tornam mais rigorosos os critérios de repasses para o programa.
A portaria define ainda que a Bolsa-Formação poderá  financiar  cursos a  distância. Uma nova portaria deverá trazer orientações complementares para esta modalidade.
A Bolsa-Formação do Pronatec é responsável pelo financiamento de cursos técnicos e de formação inicial e continuada nas redes públicas de educação profissional e tecnológica, serviços nacionais de aprendizagem (sistema S) e instituições particulares devidamente habilitadas pelo MEC. Segundo a pasta, para o ano de 2015 foram homologadas 288.237 vagas.
No total, em todas as modalidades do Pronatec, este ano, o MEC diz que serão ofertadas 1,3 milhão de matrículas. Entre os anos de 2011 e 2014, foram feitas mais de 8,1 milhões de matrículas em cursos de inicial e continuada e técnicos.
O ensino técnico foi foco esta semana do evento WorldSkills 2015, que ocorreu em São Paulo. No evento, hoje, representantes do Brasil, Coreia do Sul, Holanda e Rússia, nas áreas de educação, ciência e tecnologia, assinaram uma carta aberta às nações para incluir o ensino técnico na agenda global de educação. No âmbito do Brasil, a carta foi assinada pelo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
A carta relaciona oito objetivos a cumprir: aperfeiçoar a articulação entre governo, setor produtivo, família e mídia para a promoção e valorização da educação profissional; ofertar cursos que integreme prática, com foco no desenvolvimento cognitivo e das competências profissionais em acordo com as demandas dos meios produtivos; desenvolver e fortalecer programas para atender aos adultos e que já passaram por uma qualificação profissional inicial; incentivar e promover a mobilidade estudantil em intercâmbios profissionais e participação em competições de capacidade técnica.

Travessa Severino Bezerra nº 51,Paraíso Santa Cruz RN.Rua da UPA.

sábado, 15 de agosto de 2015

Aposta única acerta seis dezenas da Mega-Sena e leva R$ 3 milhões

Felizardo mora no Espírito Santo, e a estimativa de prêmio para a próxima semana também é de R$ 3 milhões

Aposta única acerta seis dezenas da Mega-Sena e leva R$ 3 milhõesMega-Sena
Um felizardo de Baixo Guandu, no Espírito Santo, acertou as seis dezenas do concurso de número 1733 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado, 15. A aposta ganha R$ 3,300 milhões. As dezenas sorteadas foram 03 - 05 - 09 - 14 - 41 - 46. A estimativa de prêmio para a próxima quarta-feira, dia 19, é de R$ 3 milhões. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h de quarta-feira, dia do sorteio, em qualquer casa lotérica do Brasil. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Santa Cruz terá 10 locais de vacinação neste sábado (15) no “Dia D” da campanha contra a paralisia infantil

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá disponibilizar neste sábado (15), das 08h às 17h, 10 locais de vacinação para que pais ou responsáveis levem suas crianças de 6 meses a menores de 5 anos para serem imunizadas contra a poliomielite (paralisia infantil) no “Dia D” da campanha.
Os locais onde estarão disponíveis as vacinas são todas as seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), quadra de esportes do Conjunto Cônego Monte, Escola Estadual João Ferreira (Paraíso), comunidade Bonsucesso e unidade móvel de saúde (ao lado da Matriz).
A campanha, cujo tema é “Você é o protetor do seu filho”, vai deste sábado (15) até o próximo dia 31 deste mês de agosto. Todos os locais de vacinação também estarão disponibilizando outros tipos de vacina para a atualização da caderneta. Neste caso, a recomendação é que sejam levadas crianças de 0 a menores de 5 anos.
DIA-D-VACINAÇÃO-03

Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

Adiantamento de 13º a aposentados e pensionistas do INSS não deve ser pago em agosto

A dois dias das manifestações programadas para todo o País contraDilma Rousseff, o governo decidiu que não vai pagar em agosto o adiantamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS.
dinheiro20_01_2014-13h59m51s-300x225
Fonte do Ministério da Fazenda confirmou que a decisão foi tomada. As manifestações estão previstas para o próximo domingo, 16.
O pagamento no mês de agosto de 50% do abono aos beneficiários da Previdência Social não é obrigatório, mas o governo vinha adotando essa prática de fazer o adiantamento desde 2006.
No ano passado, um decreto assinado ainda no dia 4 de agosto pela presidente Dilma permitiu que os repasses fossem feitos entre 25 de agosto e 5 de setembro. O valor foi creditado junto com o pagamento do benefício mensal.
De acordo com um auxiliar do ministro Joaquim Levy, a pasta tenta encontrar uma solução para o problema até o fim do mês, mas ainda não há previsão de nova data para o pagamento.
O Ministério da Previdência Social não confirma a informação e ressalta que o assunto está sendo tratado pelo Ministério da Fazenda. Oficialmente, a Fazenda ainda não anunciou a decisão.

Fonte: EXAME

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Campanha incentiva universitários a doarem sangue no RN



O 'Sangue Universitário', projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), anunciou uma nova campanha de doação de sangue dentro do campus central da universidade, em Natal. A ação acontece nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no estacionamento do setor de aulas III, a partir das 8h.
Esta é a quarta ação de extensão promovida pelo projeto. Uma unidade móvel de coleta do Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) e estará presente durante os três dias, para atender ao público em geral. De acordo com a organização do projeto, a campanha objetiva levar o Hemocentro para perto do público acadêmico e de promover a fidelização dos doadores que compareceram nas edições anteriores.
Para participar da campanha, os interessados devem comparecer a unidade móvel do hemonorte com um documento de identificação com foto. Para ser doador é necessário ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos apenas com autorização dos responsáveis), pesar mais de 50 quilos, ter dormido bem na noite anterior, não ter injerido álcool 12 horas antes da doação.

Do G1 RN

Hospital Ana Bezerra recebe mais de R$ 510 mil em recursos federais no RN

O hospital Ana Bezerra, localizado no município de Santa Cruz, na região do Trairí potiguar e ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é um dos hospitais universitários incluídos na lista de unidades de saúde que receberão verbas do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). O hospital potiguar receberá uma quantia de R$ 510.442,46.
De acordo com o informe divulgado pelo Ministério da Saúde, que financia o programa em parceria com o Ministério da Educação, a verba destinada ao hospital Ana Bezerra será destinada à construção de um reservatório elevado.
Ainda de acordo com o informe, os valores repassados aos hospitais são definidos de acordo com indicadores e metas de desempenho de cada hospital. O montante, pago em parcela única, vai reforçar o orçamento das instituições universitárias que comprovaram o cumprimento das metas de qualidade relacionadas a porte e perfil de atendimento, capacidade de gestão, desenvolvimento de pesquisa e ensino e integração à rede do Sistema Único de Saúde (SUS) local.
Nesta chamada do programa, R$ 4,8 milhões foram destinados para cinco hospitais universitários. Além do Ana Bezerra, hospitais universitários de Fortaleza, Teresina, Dourados e Rio Grande receberão verbas que devem ser investidas na reestruturação das unidades.


Do G1 RN

No RN, 75% das escolas não atingem metas

No momento em que estados e municípios vivem a expectativa de uma nova avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em novembro, um estudo encomendado pelo jornal Estadão, à consultoria Meritt Educacional, revela queda no desempenho dos alunos em duas edições consecutivas - 2011 e 2013 - do Ideb. No Rio Grande do Norte, pelo menos sete municípios registraram piora acentuada e estão longe das metas estabelecidas pelo MEC. Especialistas em educação defendem que o resultado reflete não apenas falta de recursos, mas problemas de gestão e falta de planejamento.
O levantamento divulgado ontem,  considera os anos finais do ensino fundamental. A piora foi verificada em 294 municípios de todo o país e em 159 redes municipais de ensino indicou uma tendência a declínio, com os números inferiores aos registrados em 2009. SP lidera o ranking. O Ideb é realizado a cada dois anos.
Areia Branca, Arês, Coronel Ezequiel, Itajá, Felipe Guerra, Lajes Pintadas e Rodolfo Fernandes, apresentam  recuo médio de -0,6, a cada ano, em relação a avaliação anterior, segundo o estudo. Estes municípios não atingiram a meta nas últimas três edições. Além do mau desempenho, estas sete  cidades têm em comum o IDH – índice de desenvolvimento humano - classificado como médio (de 0,604 até 0,694).
Os  repasse do Fundeb   - parcela de recursos destinadas à educação (repasses federais de FPM e contribuição de tributos estaduais e municipais) destinadas a estas prefeituras variam de R$ 2 milhões a cerca de R$ 8 milhões. Em 2013, o Fundeb foi de R$ 7,9 milhões para Areia Branca, R$ 7,2 milhões para Arês, enquanto Coronel Ezequiel recebeu R$ 2,2 milhões, segundo dados do Tesouro Nacional.

Tribuna do Norte

Rua:Camilo José da Rocha nº 15c,Centro Santa Cruz RN 
 

Novo prazo aumenta de sete para 13 o número candidaturas na eleição do Conselho Tutelar de Santa Cruz



A republicação do edital de convocação para o processo eleitoral do Conselho Tutelar de Santa Cruz aumentou o número de candidaturas de sete para 13. Depois de um novo período de inscrições, 10 pessoas participaram da prova com questões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dessas, seis foram aprovados, ou seja, atingiram um índice de acerto igual ou superior a 50% e tiveram suas candidaturas validadas pela Comissão Eleitoral.
Os seis novos candidatos (Betânia Confessor, Andréa Praxedes, Lúcia Ramos, Francisco “Nego Garçom”, Jailson Lima e Fátima Gonzaga) se juntam aos sete (Edna Telma, Kadma Cris, José Moreno, Maria Josefa, Laodiceia Dério, José Wilson e Maria Zuleni) que passaram pelo mesmo processo há alguns dias e já fazem campanha objetivando conquistar os votos dos eleitores. Os novos candidatos já estão aptos para fazer campanha.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou a republicação do edital que permitiu novas candidaturas seguindo orientações repassadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) já que o município, na primeira etapa do processo, só contava com apenas7 candidatos habilitados, quando o ideal é um número igual ou superior a 10.
A escolha dos cinco novos conselheiros tutelares de Santa Cruz e mais cinco membros suplentes ocorrerá no dia 04 de outubro. A votação será na Escola Municipal Miguel Lula de Farias.

Fonte:Rádio Santa Cruz AM
 

Aneel propõe reduzir conta de luz


Foto: Ana Silva
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs ontem uma redução de 18% no valor da chamada bandeira vermelha – que é uma cobrança extra que os consumidores vêm recebendo na conta de luz porque a geração de energia está custando mais. Caso essa redução seja aprovada, o valor cobrado para cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumidos durante a vigência dessa bandeira cairia de R$ 5,50 para R$ 4,50, a partir de setembro. Considerando o consumo médio residencial brasileiro, a redução média nas contas de luz das famílias seria de 2%. Isso equivale a uma redução de R$ 1,7 bilhão na arrecadação das empresas de distribuição até o fim do ano. A decisão final sobre isso, porém, só deverá sair em uma audiência no dia 28.
A proposta de alteração foi motivada pelo desligamento de 21 térmicas na semana passada, responsáveis pela geração de 2.000 megawatts (MW). Por se tratarem das térmicas mais caras em operação, a economia de custos estimada até o fim do ano é de R$ 5,5 bilhões. "As bandeiras tarifárias sinalizam de maneira imediata para os consumidores - mês a mês - os custos de geração da energia elétrica", destacou o diretor da Aneel relator da proposta, Reive Barros, para justificar a redução. De acordo com o relator, a chamada "Conta de Bandeiras" hoje ainda é deficitária em R$ 1,25 bilhão, um passivo considerado normal pelo órgão regulador, que espera um equilíbrio até o fim do ano.
Segundo Barros, os custos a serem cobertos são bastante voláteis e incluem inclusive questões que hoje são afetadas por liminares judiciais sobre o risco hidrológico (GSF). "Por outro lado, a demanda tem respondido adequadamente, com a redução do consumo que também possibilitou o desligamento das térmicas", completou o diretor.
Valor
Segundo o relator, a expectativa é de que o novo valor possa ser aprovado no dia 28 de agosto, após a fase de audiência pública que vai até 24 deste mês. Para a bandeira amarela não há alteração, continuando a cobrança em R$ 2,50 por 100 kWh consumidos. Na bandeira verde, não há cobrança adicional. Mesmo se a mudança para R$ 4,50 for aprovada, ainda assim, a "taxa extra" vermelha do setor elétrico continuará mais cara que a cobrança prevista originalmente, que era de R$ 3 até fevereiro deste ano, quando os valores foram reajustados.
"A proposta é realista, sem nenhuma aventura. É até mesmo uma proposta conservadora, já que existem cenários em aberto, com liminares e sem liminares. Se houver mudança nos cenários, vamos reavaliar o assunto", alegou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino. Ou seja, se as liminares perderem validade, poderá haver um novo desconto na bandeira vermelha.
Na última terça-feira, a presidente Dilma Rousseff adiantou que a redução na bandeira vermelha ficaria entre 15% e 20%. Na ocasião, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, explicou que a economia com as térmicas ainda não seria suficiente para alterar pela primeira vez a bandeira para o nível amarelo, que ainda não foi aplicado a nenhum mês desde o início da vigência do regime, em janeiro. "Para mudar para a bandeira amarela, seria necessário desligar muito mais térmicas ainda este ano, o que eu não acho provável", concluiu Rufino.
SAIBA MAIS
O que são bandeiras tarifárias?
A partir de 2015, as contas de energia passaram a trazer uma novidade: o Sistema de Bandeiras Tarifárias. As bandeiras indicam se a energia custa mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade. O sistema possui três bandeiras: verde, amarela e vermelha. Confira abaixo o que acada uma indica:
- Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo;
- Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,025 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos;
- Bandeira vermelha: é a que está em vigor atualmente e significa que há condições mais custosas de geração. A tarifa sobre acréscimo de R$ 0,055 para cada quilowatt-hora kWh consumidos.
Obs.: O sistema de bandeiras é aplicado por todas as concessionárias conectadas ao Sistema Interligado Nacional. A partir de 1º de julho de 2015, passou a ser aplicado também pelas permissionárias de distribuição de energia.

Fonte: Aneel

Últimos dias de inscrições para a contratação temporária da Fundac

Se encerram no domingo, 16 de agosto, as inscrições para o processo seletivo de contratação temporária da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN). A seleção vai preencher 386 vagas nas unidades socioeducativas de todo Rio Grande do Norte.
Os editais de contratação temporária publicados no Diário Oficial do Estado no dia 30 de julho de 2015, contemplam profissionais assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores, auxiliares de serviços diversos e motoristas.
O processo seletivo simplificado será realizado pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN). As inscrições estão sendo feitas exclusivamente pela internet através do site www.funcern.br. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o candidato deve escolher o município onde pretende atuar ainda no ato da inscrição.
As taxas variam entre R$ 35 e R$58. As remunerações podem chegar até R$ 1897 (mil oitocentos e noventa e sete reais) e os candidatos de Nível médio irão realizar provas objetivas no dia 30 de agosto. Das 386 vagas disponibilizadas, 106 irão para a Unidade do Ceduc Pitimbú que já está reformada a espera de funcionários para ser reaberta. As demais serão distribuídas em Natal, Mossoró e Caicó.
Assecom

Travessa Severino Bezerra nº 51,Paraíso Santa Cruz RN.Rua da UPA. 
 

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

TRÊS INTEGRANTES DE GRUPO SUSPEITO DE CHACINA EM TIBAU-RN MORREM EM TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA NA CIDADE DE MILAGRES NO CEARÁ


Um tiroteio entre bandidos e policiais militares por volta das 14h30min desta quinta-feira no Km 478 da BR-116, imediações do Posto Papai Noel em Milagres, resultou na morte de três acusados de crimes e a prisão de duas pessoas. As cinco pessoas procediam da região do Jaguaribe em uma Hilux de cor bege e placas OCL-5279, inscrição de Limoeiro do Norte. O veículo vinha sendo perseguido diante da informação que tinha passado por Russas e se encontrava na direção do Cariri. Na tentativa de interceptação em uma barreira montada em Milagres, os acusados atiraram contra os militares da Força Tática de Apoio (FTA) e Serviço de Inteligência que revidaram quando houve um cerrado tiroteio. Nenhum dos PMs saiu ferido e, no local, morreram Antonio Wellington, apelidado por “Elton da Burra”; Raimundo Alves Rocha, o “Dim Rocha”; e mais um conhecido apenas pelo apelido de “Chiquinho”.Dim estava com um revólver 357, Chiquinho possuía outro calibre 38 e Elton conduzia uma pistola 9 mm. Duas pessoas que se encontravam na Hilux foram presas e conduzidas à Delegacia de Polícia Civil de Brejo Santo. Francisca Amélia Matias de Freitas, de 25 anos, reside em Morada Nova e é esposa de “Dim Rocha”, enquanto Antonio Aldair Gomes Nogueira, de 18 anos, mora no Sítio Bonfim em Limoeiro do Norte. Chiquinho era fugitivo da Cadeia de Limoeiro do Norte e acusado de crimes de pistolagem em vários municípios no Vale do Jaguaribe.Já “Elton da Burra” era envolvido em seqüestros na região da Chapada do Apodi e nos municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré. Inclusive, ele teria matado um ativista conhecido por “Zé Maria” na Chapada do Apodi. Existem informações ainda não confirmadas pela polícia que o grupo teria praticado uma chacina na noite desta quarta-feira na Praia de Tibau em Mossoró (RN) quando quatro pessoas foram mortas dentro de uma casa perto do Clube Álibi. O fato está sendo investigado.
Armas apreendidas com os homens mortos

Fonte:Passando na Hora

Jovem é morto a tiros no Bairro Nossa Senhora de Fátima em Tangará, RN

pau de fogo
pau
Um Jovem identificado até o momento pelo apelido de “Pau de fogo” foi assassinado a tiros na noite desta quinta feira (13),  no Bairro Nossa Senhora de Fátima ( BUBU), em Tangará, RN.
Segundo a Polícia Militar, a vítima estava em frente a uma residência na rua dos Canários, quando dois homens em uma motocicleta chegaram ao local e efetuaram vários disparos de arma de fogo na vitima, vindo o mesmo a falecer no local. Os autores do crime fugiram sem serem identificados e até o presente momento não foram localizados. A motivação do crime será investigada pela polícia Civil da cidade.
A Polícia Militar de Tangará está preservando o local do crime e aguardando a chegada do Itep para a perícia e remoção do corpo.
Fonte:Blog Tangaraense

Polícia Civil prende acusados de assaltar creche na zona rural de Santa Cruz


acaobonsucesso_pc1Em ação da Polícia Civil de Santa Cruz, foram detidos dois dos três acusados de assaltar a creche municipal existente na comunidade rural do Bonsucesso. A ação delituosa foi na madrugada de hoje.
Segundo informações repassadas pelo setor de inteligência da Polícia ao Blog, após denuncias de populares, a PC chegou aos acusados, que eram moradores do próprio Bonsucesso. Foi preso Fábio de Oliveira Confessor, e apreendido um menor de idade, envolvido no crime. Um terceiro envolvido conseguiu fugir, mas as diligências seguem em busca de prendê-lo.
Com eles, foram encontrados diversos alimentos, dois botijões de gás e um equipamento de som. A ação foi feita após registro de Boletim de Ocorrência na sede da 9ª Delegacia de Polícia Civil.
Os detidos encontram-se da Delegacia a disposição da Justiça.
acaobonsucesso_pc2
Foto Menor de idade com rosto encoberto e Fábio Confessor (caisa verde)
Fonte:Blog do Édipo Natan

PM realiza operação de combate a criminalidade em JAÇANÃ


   Visando o combate a criminalidade nas cidades de fronteiras, o 2ºGPRE/5ºDPRE de Santa Cruz vem desenvolvendo diversas ações na RN 023.

Na noite desta quarta-feira (12) a viatura do CPRE comandada pelo sargento Ronaldo juntamente com a viatura de Jaçanã intensificaram o patrulhamento na área urbana e rural do município.

Segundo o Tenente Cruz , comandante do CPRE de Santa Cruz , o objetivo da ação foi realizar abordagens a veículos e pessoas a fim de coibir a entrada de armas e drogas na cidade.
Foram realizadas diversas abordagens mas segundo informações repassadas ao Noticia da Serra nenhuma prisão foi efetuada  




Fonte:NOTICIA DA SERRA

Depois de um ano, acidente em que morreu Eduardo Campos não foi esclarecido

Acidente mudou os rumos do pleito presidencial e os cenários políticos pernambucano e brasileiro.


Há um ano, por volta das 10h, a aeronave Cessna 560 XL, prefixo PR-AFA, caía no meio de uma área residencial do bairro Boqueirão, em Santos, no litoral paulista. A bordo estavam o então candidato do PSB à Presidência da República nas eleições de outubro 2014, Eduardo Campos, de 49 anos, e mais seis pessoas: o assessor Pedro Almeida Valadares Neto, o assessor de imprensa Carlos Augusto Ramos Leal Filho (Percol), Alexandre Severo Gomes e Silva (fotógrafo), Marcelo de Oliveira Lyra (assessor da campanha) e os pilotos Marcos Martins e Geraldo da Cunha. Todos morreram. O acidente, até hoje não esclarecido, mudou os rumos do pleito presidencial e os cenários políticos pernambucano e brasileiro.
“Foi um fato extremamente traumático que mudou inteiramente as condições da disputa eleitoral tanto interna, em Pernambuco, quanto em nível nacional”, analisa o cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Michel Zaidan Filho. Herdeiro político do avô, Miguel Arraes, Eduardo Campos, que era o terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto à época, deixou a viúva, Renata Campos, e cinco filhos.
A morte abrupta do político provocou comoção em Pernambuco. Milhares de pessoas, de diversas regiões do estado, foram até Recife acompanhar as cerimônias fúnebres, que duraram quatro dias. Personalidades do mundo político, como a presidenta Dilma Rousseff, que concorria à reeleição, o candidato tucano Aécio Neves e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram do velório, no Palácio das Princesas, sede do governo pernambucano. No dia 17, o corpo de Eduardo Campos foi enterrado no Cemitério de Santo Amaro, no mesmo túmulo do avô, que morreu no dia 13 de agosto de 2005.
Com a morte de Campos, considerado um político habilidoso por aliados e adversários, o PSB, depois de dias de indefinição, decidiu que a então vice da chapa, a ex-ministra Marina Silva, seguiria na disputa ao Palácio do Planalto. Em meio à comoção pela morte do companheiro de coligação, Marina Silva chegou a ultrapassar o tucano Aécio Neves.
“Foi um fato político muito relevante para a política brasileira. Não acredito que a Marina e o PSB sonharam que poderiam alçar uma posição tão vantajosa como a que tiveram com a morte de Eduardo, parecendo que ultrapassariam mesmo Aécio Neves. Houve um momento em que o tucano chegou a atacar Marina, pensando que ela iria ultrapassá-lo efetivamente”, lembrou Michel Zaidan.
Na esfera estadual, o cientista político observa que a tragédia “reforçou a oligarquia familiar”. A viúva Renata Campos ganhou grande importância no PSB e chegou a ser cogitada como substituta do marido na corrida presidencial, o que acabou não se confirmando. Ele comparou o impacto da morte de Campos às consequências políticas do suicídio de Getúlio Vargas, em 1954.
“A morte de Eduardo foi explorada politicamente e reverteu inteiramente a situação. Como a morte de Getúlio [Vargas], mudou totalmente o encaminhamento da política brasileira até Jango, pelo menos”, comparou Michel Zaidan. O então candidato do PSB ao governo de Pernambuco Paulo Câmara, que tinha 3% das intenções de voto antes da morte de Campos, conseguiu virar a disputar e se elegeu no primeiro turno.
O doutor em ciência política pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e especialista em política, popularidade política e relações internacionais das Américas da Universidade de Brasília (UnB) Benício Viero Schmidt também disse que a morte inesperada de Eduardo Campos teve um impacto muito grande no cenário político do país.
“Vamos pensar no seguinte quadro: o Eduardo, fosse ou não presidente, seria um elemento importante porque ele tinha a confiança tanto do pessoal do PT quanto da oposição. Ele seria um ponto de referência inevitável nessa situação. Um cara que senta na mesa, conversa, busca soluções e conciliações”, acrescentou Schmidt.
Travessa Severino Bezerra nº 51 ,Paraíso Santa Cruz RN.Rua da UPA.

PF deflagra 18ª fase da Lava Jato para apurar empréstimos

Fase foi denominada Pixuleco II, termo usado em alusão ao recebimento de propina por investigados.


Arquivo/Agência Brasil
De acordo com a PF, o foco dessa nova fase da Lava Jato é o cumprimento de medidas cautelares contra um operador, identificado após a 17ª fase.
A Polícia Federal cumpre desde o início da manhã de hoje (13) um mandado de prisão temporária e dez de busca e apreensão na 18ª fase da Operação Lava Jato, denominada Pixuleco II, termo usado em alusão ao recebimento de propina por investigados na operação. Os mandados estão sendo cumpridos em Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Curitiba.
De acordo com a Polícia Federal, o foco dessa nova fase da Lava Jato é o cumprimento de medidas cautelares contra um operador, identificado após a 17ª fase da operação, em que foi preso o ex-ministro José Dirceu. Esse operador, segundo as investigações, seria responsável por arrecadar “valores ilícitos” de mais de R$ 50 milhões em contratos de crédito consignado no Ministério do Planejamento.
Segundo a PF, pessoas que operavam empresas de fachada confirmaram o recebimento de propina do operador.

Câmara aprova doação de empresas aos partidos para campanhas eleitorais

Com essa votação, a Câmara concluiu a apreciação da PEC que estabelece novas regras para a política.


O plenário da Câmara aprovou, em segundo turno, dispositivo que permite às empresas fazerem doações de campanhas aos partidos políticos. O destaque foi aprovado por 317 votos a favor, 162 contra e uma abstenção. Com essa votação, a Câmara concluiu a apreciação da proposta de emenda à Constituição (PEC 182/07), que estabelece novas regras para a política.

Com a aprovação do dispositivo, fica estabelecido que as empresas só poderão fazer doações aos partidos, enquanto que os candidatos só poderão receber doações dos seus partidos e de pessoas físicas. Se o Senado mantiver o dispositivo de financiamento de campanhas aprovado pela Câmara, estará constitucionalizado o sistema de financiamento de campanhas políticas no Brasil.

O texto da reforma política será agora encaminhado à apreciação do Senado Federal. A expectativa do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e dos deputados que defendem a aprovação das regras sobre a reforma política, é que a proposta seja aprovada rapidamente pelo Senado para valer para as eleições municipais do ano que vem.

Muitos deputados contrários ao dispositivo sobre o financiamento de campanhas argumentaram que sua aprovação levaria os candidatos a ficarem reféns dos presidentes de suas legendas, já que eles terão que pedir  os recursos para suas campanhas aos seus partidos. “Estaremos elegendo como intermediários dos recursos os partidos”, afirmou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

Duas chacinas deixam sete mortos no interior do estado

Crimes aconteceram em Tibau e Serra Caiada, nas regiões Oeste e Agreste, respectivamente.


Primeiro crime será investigado pela Polícia Civil de Tangará, já o segundo fica a cargo da Polícia Civil de Mossoró.
Quatro homens foram assassinados a tiros no município de Tibau, na região Oeste e três homens foram executados em Serra Caiada, no Agreste Potiguar. Os homicídios aconteceram na noite desta quarta-feira (12). Segundo a polícia, além das vítimas fatais, duas pessoas ainda ficaram feridas.
A primeira matança aconteceu por volta das 20h, no bairro Saudade, em Serra Caiada. De acordo com a polícia, três jovens estavam conversando em frente a uma casa, quando foram surpreendidos por suspeitos que chegaram em um veículo preto sem placa.
Ao se aproximarem das vítimas, dois homens desceram do automóvel e atiraram. Duas vítimas, identificadas como Samuel Rocha Guedes, de 20 anos, e Valdécio Gomes de Sousa, de 28, morreram na hora. Já um terceiro rapaz, identificado como Fabrício Silvestre da Silva, de 16 anos, foi levado ao hospital da cidade, no entanto, ele acabou não resistindo e também veio a óbito. Um quarto rapaz conseguiu se esconder em uma casa e escapar dos disparos.
Ainda de acordo com a polícia, as vítimas tinham envolvimento com drogas. Uma mulher e o marido dela, que estavam em uma calçada próximo ao local do crime, também foram atingidos, mas passam bem.
O outro caso aconteceu por volta das 22h, na rua Erivaldo Clementino de Souza, no município de Tibau, a poucos metros da divisa com o estado do Ceará. Nesta cidade, quatro homens foram executados a tiros dentro de uma casa. De acordo com a polícia local, suspeitos invadiram a residência e atiraram contra as vítimas.
Dois homens foram mortos na área da casa, um foi executado no quarto e o outro na sala. Ainda de acordo com a polícia, uma mulher e duas crianças presenciaram todo o crime.
Nesta última chacina, pai e filho foram mortos e identificados como Rudson Carlos de Araújo, de 40 anos, e Rudson Carlos de Araújo Filho, de 18. Este caso será investigado pela Polícia Civil de Mossoró. O outro crime fica na responsabilidade da Polícia Civil do município de Tangará.

STF começa a julgar nesta quinta descriminalização do porte de drogas

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta quinta-feira (13) a descriminalização do porte de drogas para uso próprio.  A questão será julgada por meio de um recurso de um condenado a dois meses de prestação de serviços à comunidade por porte de maconha.  A droga foi encontrada na cela do detento. O recurso é relatado pelo ministro Gilmar Mendes.
O julgamento está previsto para começar às 14h e será iniciado com a leitura do relatório do processo. Em seguida, entidades de defesa e contra a descriminalização devem se manifestar, como a Viva Rio, o Instituto Sou da Paz e a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol). Após as sustentações orais, Mendes proferirá seu voto, e os demais ministros começam a votar. O julgamento poderá ser adiado se um dos ministros pedir mais tempo para analisar o processo.
Para o ministro Luís Roberto Barroso, além de decidir se é constitucional criminalizar o consumo de maconha, por exemplo, o julgamento poderá avançar na discussão sobre critérios objetivos para distinguir o que caracteriza tráfico e consumo. De acordo com o ministro, a definição não é “um debate juridicamente fácil nem moralmente barato, mas precisa ser feito”.
“É um debate muito importante e que vai ter uma influência na definição da política de drogas no país. No Brasil, acho que a questão da droga tem que levar em conta, em primeiro lugar, o poder que o tráfico exerce sobre as comunidades carentes e o mal que isso representa, em segundo lugar, um altíssimo índice de encarceramento de pessoas não perigosas decorrente dessa criminalização e, em terceiro, a questão do usuário”, argumenta Barroso.
O ministro Marco Aurélio entende que o uso de drogas é uma não é uma questão penal, mas de saúde. O ministro acredita que o Supremo não conseguirá estabelecer critério para a distinção entre usuário e traficante. “É o tipo de situação em que não dá para definirmos, neste julgamento,  quem é usuário e quem é traficante. Até mesmo para evocar quem é usuário ou traficante  e não porta grande quantidade de droga.”, diz.
No recurso, a Defensoria Pública de São Paulo alega que o porte de drogas, tipificado no Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), não pode ser configurado crime, por não gerar conduta lesiva a terceiros. Além disso, os defensores alegam que a tipificação ofende os princípios constitucionais da intimidade e a liberdade individual.
Agência Brasil

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões nesta quarta-feira

O sorteio do concurso 1.732 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (12), poderá pagar o prêmio de R$ 7 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), na cidade de Osasco (SP).
De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá aproximadamente R$ 48 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 11 imóveis no valor de R$ 600 mil cada, ou uma frota de 46 carros de luxo.
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Fonte:Nominuto

Médicos do estado entram em greve a partir de segunda-feira


Em assembleia do Sindicato dos médicos do RN (Sinmed), realizada nesta terça-feira (11), os médicos do estado decidiram pela paralisação dos atendimentos a partir da próxima segunda-feira (17), juntando-se a greve do Sindsaúde.
A paralisação tem início com uma mobilização no dia 17, às 9h, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel. Participam vários outros sindicatos da saúde que entendem que os servidores estaduais estão sendo lesados no direito de incorporar a insalubridade, uma vez que tiveram descontos para a previdência durante toda a sua vida funcional.
Greve Geral
Em reunião realizada ontem a tarde no Sinmed, onde participaram os sindicatos Sindsaúde, Soern, Sinttar, Sinfarn, Sinpol, Sinai e a Fundac, foi anunciado no estado uma grande greve geral de todas as categorias afetadas pelo corte na gratificação de insalubridade e adicional noturno.
Cada sindicato realizará uma assembleia com a categoria para votar a paralisação, mas atos conjuntos já estão sendo elaborados pra mostrar ao governo e a sociedade quão cruel é esta medida.
O primeiro ato conjunto será a manifestação no Walfredo Gurgel, na segunda-feira, 9h. Uma audiência será agendada na Assembleia Legislativa para a próxima semana também.
Na noite do dia 17, 18h, os sindicatos voltam a se reunir no Sinmed/RN para definir novas mobilizações.
O corte
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) decidiu revogar a Súmula nº 24 e cortar da aposentadoria dos servidores estaduais as gratificações tidas como temporárias, como insalubridade, adicional noturno e de deslocamento. A decisão é aplicada aos servidores aposentado a partir de julho de 2014.
Como a previdência do estado sempre descontou sobre estes valores, o correto seria devolver para o trabalhador todo o dinheiro retirado de sua conta durante seus mais de 30 anos de contribuição.
Porém, o TCE garante apenas a devolução dos últimos cinco anos. E o servidor já sabe que terá grande prejuízo financeiro e moral. Para ter de volta o que é de direito, vai ter que entrar na justiça e sofrer enorme constrangimento após tantos anos de dedicação e contribuição para o estado.
Outro ponto questionado pelos servidores da saúde está na concepção entendida pelo Tribunal do que é transitoriedade. Pois este trabalhador se expõe durante toda a vida dentro dos hospitais e o risco de contrair doenças não é transitório. Ele é permanente e pode afetar o profissional da saúde em qualquer momento de sua vida.
Os sindicatos estão unidos e decidiram pelo enfrentamento desta decisão desumana e cruel com o trabalhador. Vários atos devem acontecer nos próximos dias, os setores jurídicos também estão trabalhando em conjunto para tentar reverter a medida e diversas ações serão colocadas em prática caso o governador não se mostre sensível ao apelo das categorias. 
 
Fonte:Nominuto

Novo período de candidaturas ao conselho tutelar supera expectativas de comissão eleitoral

O período de inscrições de candidatos para o pleito do Conselho tutelar de Santa Cruz foi encerrado segunda-feira (10). O processo inicial teve apenas dez inscritos, dos quais sete foram selecionados através da prova escrita, por isso foi aberto um novo prazo para que mais pessoas se inscrevessem para concorrer ao pleito.
Ao todo, 11 pessoas estão aptas para a realização da prova escrita, que será aplicada na próxima quinta-feira. Serão 20 questões e é necessário acerto de 50% para estar apto para a disputa.
A prova está sendo elaborada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e traz questões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na sexta-feira será divulgado o resultado e os aprovados já iniciarão a campanha.
As recomendações para os candidatos inscrições neste segundo processo são as mesmas passadas para os sete candidatos já aptos para a eleição e que estão em campanha desde mês passado.
O pleito para o Conselho Tutelar de Santa Cruz será no dia 4 de outubro, na escola municipal Miguel Lula de Farias, com urnas eletrônicas para atender todos os eleitores que se interessarem em votar, já que a eleição é facultativa.

Fonte:Rádio Santa Cruz AM,por Édipo Natan

Travessa Severino Bezerra nº 51 Paraíso Santa Cruz RN.Rua da UPA.

Rodoviários e empresários entram em acordo e greve dos motoristas foi cancelada

O Sindicato dos Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro) decidiu suspender a greve que estava prevista para acontecer nesta quarta-feira (12). Após reunião com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn) realizada nessa terça-feira (11) na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), os rodoviários decidiram aceitar duas das três propostas pleiteadas pela categoria.
De acordo com a assessoria do Sintro, após reunião mediada pelo delegado da DRT, Cláudio Gabriel, ficou acordado que os empresários deverão cumprir com o reajuste salarial de 10% para os ASGs e porteiros, além da atualização do vale alimentação dos trabalhadores da manutenção (mecânicos).
Quanto ao valor em dobro das jornadas de trabalho dos motoristas e cobradores nos domingos e feriados, decidiu-se que o sindicato solicitará a cobrança através da Justiça.
Dessa maneira, a paralisação que estava programada para ser iniciada nesta quarta, foi cancelada e as atividades do transporte coletivo de passageiros deverá continuar normalmente.

Santa Cruz inicia projeto que busca garantir direitos dos ciganos moradores no município

A subcoordenadoria estadual de políticas de Promoção a Igualdade Racial firmou parceria com a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, para iniciar um trabalho que busca valorizar uma etnia que sofre muitos preconceitos na sociedade, os Ciganos.
Parcela da população existente desde a colonização do país, os Ciganos sempre viveram à margem social, sofrendo preconceitos por sua maneira de ser e agir e, muitas vezes, vistos como pessoas que prejudicavam a sociedade.
Para reverter este quadro social, diversos projetos estão em curso no estado para buscar valorizar a etnia e garantir que direitos sejam assegurados para os grupos étnicos ciganos, especialmente, acesso aos programas sociais do governo federal.
Santa Cruz foi um dos municípios do estado a se interessar pelo projeto e já começou diálogo e ações para que os Ciganos tenham direitos garantidos. O primeiro passo foi a realização do cadastro Único de todas as famílias ciganas moradoras na cidade.
Após isso, a subcoordenadoria espera que uma audiência pública na Câmara dos Vereadores seja realizada para discutir o assunto e iniciar a elaboração de uma lei municipal que institua a Semana Municipal dos Ciganos, buscando levar a educação e a cultura cigana, especialmente, as escolas de Santa Cruz.
Os grupos de ciganos vivem em espaços juntos para garantir a sua sobrevivência e minimizar os problemas do cotidiano.
Parceira no projeto, a Secretaria Municipal de Assistência Social tem dado todo o apoio necessário para que os direitos dos ciganos de Santa Cruz sejam assegurados e que as dificuldades sejam superadas com as ações que estão sendo planejadas.
Segundo estimativas, em Santa Cruz são quase 100 ciganos que moram nos diversos bairros da cidade, garantindo que sua atividades econômica e que sua cultura continue acesa na região Trairi.
Fonte:Rádio Santa Cruz AM,por Édipo Natan
Travessa Severino Bezerra nº 51,Bairro do Paraíso Santa Cruz RR.Rua da UPA.