quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Lava Jato: Justiça condena ex-deputado do PP

Pedro Corrêa já está detido no Complexo Médico-Legal em Pinhais, devido ao processo do mensalão.


78A Justiça Federal do Paraná condenou o ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE) a 20 anos e sete meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato da Polícia Federal. Ele já está detido no Complexo Médico-Legal em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, porque o político já fora considerado culpado no processo do Mensalão. 

Segundo o Ministério Público Federal do Paraná, Pedro Corrêa era responsável pelo repasse geral de propinas ao PP, tendo recebido diretamente R$ 40,7 milhões do esquema entre 2004 a 2014. 

Além dele, também foram condenados por lavagem de dinheiro o ex-assessor do parlamentar, Ivan Vernon Torres Júnior, e um dos delatores do caso, Rafael López. A pena deste não passará dos 15 anos de reclusão, mesmo se for condenado nos processos em que está condenado, já que ele tem acordo de delação com a Justiça, segundo o juiz federal e responsável pelas ações da Lava Jato, Sérgio Moro.

López terá "regime aberto diferenciado", que prevê: recolhimento domiciliar nos fins de semana e nos dias úteis, das 22h às 06h, com tornozeleira eletrônica pelo período de dois anos; prestação semanal de cinco horas de serviços comunitários a entidade pública ou assistencial pelo período de dois anos; apresentação bimestral de relatórios de atividades; proibição de viagens internacionais salvo com autorização do Juízo pelo prazo do recolhimento domiciliar.

Ivan Vernon recebeu pena de cinco anos de reclusão, com regime semiaberto para o início de cumprimento da pena.

No mesmo processo, outros dois réus foram absolvidos do crime de lavagem de dinheiro: Fábio Correa de Oliveira Andrade Neto e Márcia Danzi Russo Correa de Oliveira. Nesta setença também, o juiz Sérgio Moro deixou de condenar o doleiro Alberto Youssef pelo crime de lavagem de dinheiro, pois ele já foi condenado, com trânsito em julgado, em outras ações penais que somam mais de 30 anos. Esta é uma das cláusulas do acordo de colaboração do doleiro.

Fornecedores de leite têm até dia 6 para se inscreverem em programa

Poderão participar do credenciamento os produtores rurais de leite do Rio Grande do Norte.


As inscrições para agricultores familiares, médios e grandes produtores interessados em fornecer leite para o “Programa Leite Potiguar” serão encerradas no próximo dia 6 de novembro, sem prorrogação, conforme os editais 001 (e suas alterações) e 002/2015, publicados no Diário Oficial do Estado, do dia 16 de outubro de 2015, e no seguinte endereço eletrônico:www.emater.rn.gov.br. 
Os fornecedores atuarão a partir de janeiro de 2016. A assinatura do Termo de Compromisso de Compra e Venda está prevista para 7 de dezembro. Poderão participar do credenciamento os produtores rurais de leite do Rio Grande do Norte.  Os interessados deverão se dirigir aos escritórios locais ou regionais da Emater e apresentar ou preencher os documentos específicos.   
No caso do produtor, ele deve portar o cadastro atualizado de vacinação do rebanho junto ao Idiarn, cópia do RG e CPF e Proposta de Comercialização. Quando os cadastros forem realizados por intermédio das cooperativas e associações dos produtores rurais elas devem apresentar também a cópia de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); cópia da ata de posse da direção da organização; e solicitação de inscrição de produtores rurais cooperados ou sócios.   
Foi reduzido o quantitativo de leite diário a ser fornecido obrigatoriamente pelos agricultores familiares – de 20 para 10 litros de leite bovino e cinco litros de leite caprino.  Segundo decreto assinado pelo governador Robinson Faria em agosto passado, pelo menos 50% do leite deve ser proveniente da agricultura familiar. O restante, suprido pelos médios e grandes produtores de leite. 

SANTA CRUZ DE LUTO

Quando alguém que amamos morre, é como se uma parte de nós também morresse. Um vazio instala-se no peito. A dor se mistura com a revolta de já não termos o ente amado ao nosso lado, de já não podermos tocar na sua mão, abraçar e lhe dizer palavras doces. 
A morte de um ente amado é uma dor inigualável, que fere a alma e deixa sempre uma cicatriz. Mas uma dia o sofrimento agudo há de transformar-se aos poucos em uma saudade doída que está quase sempre a latejar, até se tornar saudade e bem querer que já não martela os sentimentos todo o dia. 

Com o tempo a dor e a ausência causadas pela morte viram apenas uma forte saudade que aparece por causa de uma antiga fotografia, um velho baú de recordações, uma história relembrada ou um cheiro que surge do nada. A saudade é memória das coisas boas que ficam guardadas no fundo do peito. Às vezes aperta, mas não dói mais.

descanse em paz eterno Ray Damasceno!

Que o Senhor Jesus Cristo o receba na sua glória eterna.

Senado aprova dispensa de visto para turistas durante Olimpíada de 2016

A isenção vai durar quatro meses, de junho a setembro, e deve facilitar a vida dos atletas e seus familiares.


O plenário do Senado aprovou o projeto de lei que extingue a exigência de visto para turistas estrangeiros durante o período dos Jogos Olímpicos no Brasil em 2016. A proposta,  já aprovada na Câmara dos Deputados, delega aos ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e do Turismo a possibilidade de dispensar o visto para estrangeiros para que eles possam vir aos Jogos com mais facilidade.
A isenção vai durar quatro meses, de junho a setembro, e deve facilitar a vida dos atletas e seus familiares que vierem de outros países para acompanharem os Jogos no Brasil. A expectativa do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, é que isso também aumente o fluxo de turistas vindos de países como Estados Unidos, Japão e China.
Com a matéria definitivamente aprovada pelo Senado e seguindo agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff, o ministro disse que irá conversar com ela para que o Ministério do Turismo estabeleça uma portaria em até 30 dias regulando a dispensa de visto.

Ninguém acerta e prêmio da Mega-Sena vai a R$ 30 milhões

A quina teve 123 apostas ganhadoras, que irão levar R$ 23.130,69 cada uma.


Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio do concurso 1.755 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (28). O sorteio ocorreu na cidade de Ubatuba (SP). O prêmio estimado para o próximo sorteio, no dia 31 de outubro, é de R$ 30 milhões.
Veja as dezenas sorteadas: 02 - 05 - 08 - 18 - 30 - 48.

A quina teve 123  apostas ganhadoras, que irão levar R$ 23.130,69 cada uma. Outros 8.784 bilhetes acertaram a quadra e vão ganhar R$ 462,70 cada.

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Déficit fiscal do governo atinge R$ 20,9 bilhões de janeiro a setembro

Em comparação ao do mesmo período do ano passado, já corrigido pela inflação, déficit é 24,6% superior.


O déficit fiscal do Governo Central de janeiro a setembro deste ano atingiu R$ 20,938 bilhões, o pior da série histórica que começou em 1997, informou hoje (29) a Secretaria do Tesouro Nacional. O déficit é 24,6% superior ao do mesmo período do ano passado já corrigido pela inflação. O governo central engloba o Tesouro Nacional, a Previdência Social e o Banco Central. No ano passado, o resultado ficou negativo em R$ 15,716 bilhões.
Em setembro, o governo registrou déficit primário de R$ 6,932 bilhões, resultado 69% inferior ao do mesmo mês do ano passado, quando registrou R$ 20,409 bilhões. O superávit primário é a economia de recursos para pagar os juros da dívida pública.
A redução, no acumulado do ano, do resultado primário do governo central é explicada pelos técnicos do governo, entre outros fatores, pela redução da receita líquida, de 4,6% em termos reais. A receita líquida corresponde ao total da receita primária após a dedução das transferências aos estados, por exemplo.
De janeiro a setembro, as receitas totais do governo central caíram R$ 47,3 bilhões (4,7%) em comparação ao mesmo período do ano passado. As despesas porém decresceram R$ 33,7 bilhões (4%) em relação ao acumulado até setembro de 2014. Esse decréscimo ocorreu principalmente no âmbito das despesas do Tesouro Nacional.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ENEM , MEC divulga gabarito oficial das provas

Enem-2015
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).
Os candidatos terão acesso às notas individuais do exame na primeira semana de janeiro. Neste período devem ser lançadas as vagas do Sisu, segundo o MEC. Confira abaixo:
GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (24/10) –  PROVA AMARELA (sábado) –PROVA ROSA (sábado) – PROVA AZUL (sábado) – PROVA BRANCA (sábado)
GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (25/10) – PROVA AMARELA (domingo)  PROVA ROSA (domingo) – PROVA AZUL (domingo) –PROVA CINZA (domingo) G1/SP

Prefeitura amplia divulgação do Santuário com exposição de Maquete na rodoviária de Natal/RN

A exposição da maquete do Santuário de Santa Rita em locais estratégicos e de grande movimentação de pessoas está entre as ações planejadas pela Prefeitura de Santa Cruz para divulgar o município como destino turístico religioso.
Depois de um período instalada na Catedral Metropolitana de Natal, a maquete foi instalada na rodoviária de Natal/RN e lá ficará por um período de um ano. A ação de divulgação irá atingir milhares de pessoas que circulam pelo local diariamente e fará com que muitos tomem conhecimento que em Santa Cruz, na região Trairi, existe a maior imagem católica do Mundo, despertando o interesse em visitá-la.
A Secretária Municipal de Turismo, Marcela Pessoa, destacou a grande visibilidade que Santa Cruz terá com a exposição da maquete. "A exposição na rodoviária de Natal, um dos pontos de maior movimentação da capital potiguar, possibilitará uma maior divulgação de Santa Cruz. Esperamos resultados muito positivos", destacou Marcela Pessoa.
Desde o início da gestão da Prefeita Fernanda Costa que ações para divulgar Santa Cruz como destino turístico estão sendo desenvolvidas. São participações em eventos do gênero, produções de material gráfico e de vídeos, exposição de banners em aeroportos de grandes cidades, sem falar que a cidade já foi tema de várias reportagens de programas de TV por todo o Brasil.
FOTO-MAQUETE-01
Foto: Marcela Pessoa

Senado aprova MP que institui Programa de Proteção ao Emprego

O programa permite a redução temporária da jornada de trabalho, com diminuição de até 30% do salário.


O plenário do Senado aprovou hoje (28) a Medida Provisória (MP) 680, que trata das regras do Programa de Proteção ao Emprego. A MP foi a primeira a ser aprovada no Senado com a análise do novo pressuposto constitucional de pertinência temática, instituído após o Supremo Tribunal Federal considerar inconstitucionais as emendas às MPs que não tenham relação com o tema original da matéria.
O programa permite a redução temporária da jornada de trabalho, com diminuição de até 30% do salário. Para isso, o governo arcará com 15% da redução salarial, usando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A complementação é limitada a R$ 900,84, valor que cobre 65% do maior benefício do seguro-desemprego, que, atualmente, é R$ 1.385,91.
Pela proposta, para que o regime diferenciado seja aplicado, é necessário que ele seja acordado em acordo coletivo de trabalho específico (ACTE) com a entidade sindical. O texto diz ainda que é preciso a apresentação da relação de empregados submetidos à jornada de trabalho e ao salário reduzidos, com detalhamento da remuneração.
Na Câmara, os parlamentares retiraram do texto um artigo que previa que a convenção ou acordo coletivo de trabalho poderia prevalecer sobre a legislação, inclusive a Consolidação das Leis do Trabalho. O governo e as centrais sindicais foram contra a medida por considerar que ela prejudicava a legislação trabalhista e retirava o protagonismo de sindicatos e centrais sindicais nas negociações e acabaram vitoriosos na votação entre os deputados.
Com isso, e como a MP não continha os chamados jabutis – emendas estranhas ao tema original da matéria –, a votação ocorreu sem polêmicas no Senado. O texto segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Vereadora Gilcelly Adriano quebra silêncio diante de tantos boatos

A sessão desta terça-feira (27), estava sendo aguardada com muita ansiedade por parte da população e por aqueles amantes da política, pois a vereadora Gilcelly Adriano ultimamente quando foi procurada pelo o blog,deixou um suspense em relação quando iria se pronunciar sobre tantos boatos sobre o seu futuro na politica em Santa Cruz;e aconteceu na sessão de hoje o pronunciamento tão esperado sobre os boatos que vinham sendo divulgados na imprensa local, sobre uma possível aliança dela com a oposição santacruzense.

A vereadora resolveu falar e acabar de vez com os boatos, e disse que para se fazer política, tem que ter seriedade e compromisso, e isso desde que resolveu se candidatar a vereadora foi uma bandeira levantada por ela e que permanece com o mesmo pensamento desde quando se elegeu, que é pensando no desenvolvimento da cidade e que permanece ao lado da prefeita Fernanda Costa e do deputado Tomba.

"Ultimamente tenho sido muito falada pelos meios de comunicação da nossa cidade, principalmente pelos blogs da nossa cidade e tenho me calado durante todo esse tempo, e que só iria me pronunciar no momento certo, então hoje resolvi falar sobre esses boatos e quero que seja divulgado, e sei que existe muitas arquibancadas montadas esperando ouvir minhas palavras, e hoje estão todos aqui esperando até por algo surpreso, mas eu vou dizer a vocês, hoje a vereadora Gilcelly Adriano continua no mesmo projeto, que ela se elegeu, mas isso não quer dizer que eu não possa falar com os vereadores da oposição, seria eu pensar muito pequeno, nós temos que pensar somando no crescimento do nosso município, mas eu faço parte da gestão atual, sei que muitos talvez estivessem de bancadas montadas, de plateia formada, torcendo que hoje eu estivesse aqui dizendo algo contrário para satisfazer sua vontade, pois estou defendendo aqui minha posição, pois ninguém dessa casa nunca viu a vereadora Gilcelly Adriano em cima do muro, porque não faz parte da minha história política, recebo qualquer um em minha casa, pois aprendi com minha vó ser acolhedora, pois fui criada dessa forma, o que eu tenho dizer pra vocês é que não se toma decisões precipitadamente, pois na hora que eu tiver de tomar uma decisão irei pessoalmente conversar com o deputado Tomba e a prefeita Fernanda Costa, pois 2016 ainda vai chegar, nós vamos apenas trabalhar, que esse é o nosso compromisso com o município de Santa Cruz", finalizou a vereadora.
Fonte:Blog do Heriberto Rocha

"A obra mais importante até o momento em Santa Cruz está sendo a construção da UPA", disse vereador Monik Melo

Em meio aos discursos da noite durante a sessão desta terça-feira (27), o vereador Monik Melo falou das diversas obras que estão sendo construídas e inauguradas no município de Santa Cruz. 

Dentro destas obras, ele deu ênfase no que diz respeito a construção da UPA do Bairro Paraíso, que irá atender a uma grande demanda de pessoas do bairro e que irá ajudar a desafogar as filas de pacientes que se formam no Hospital Aluízio Bezerra.

"Estive durante essa semana em várias obras que estão sendo inauguradas contemplando a população santacruzense, dentro destas obras quero citar minha visita na construção da Passagem Molhada da comunidade Caiçarinha, que sempre ouvia o clamor daqueles que ali residem, que sempre pedia que fosse feita uma obra dessa importância e que hoje já é uma realidade essa obra e que não só essa obra fosse construídas, mas também em outras comunidades, estive visitando ainda a avenida que está sendo pavimentada que dará acesso do Bairro DNER ao Conjunto Cônego Monte que irá facilitar para as pessoas que ali trafegam que não serão mais obrigados a ter que se locomoverem pela BR 226 para poderem ir de um bairro ao outro, bem como das ruas que foram entregues na noite desta segunda-feira no Bairro Paraíso, todas saneadas e muito bem pavimentadas. Mas quero frisar aqui dentre todas essas obras, uma que está sendo mais importante para o município é a construção da UPA do Bairro Paraíso, que irá beneficiar diversas famílias de classe média e baixa e que irá a ajudar também a desafogar as filas no Hospital Regional Aluízio Bezerra", disse o vereador.

Em parte do discurso ele fez questão de destacar ainda que a UPA virá equipada com equipamentos modernos e que trará alívio a comunidade. "Essa UPA estará equipada com equipamentos modernos para melhor atender aos moradores do Bairro e trará alívio a todos os moradores, principalmente aqueles que não tem condições de pagar um taxista ou um moto taxista para se locomover, por exemplo, da Cega Matilde até o hospital Aluízio Bezerra, pois segundo ele, quando trabalhava como policial sempre via pessoas tendo que sair a meia noite do bairro paraíso até o Aluízio Bezerra. A previsão de inauguração está marcada para janeiro ou fevereiro e já estamos todos ansiosos para ver aquela unidade funcionando", finalizou o vereador.

Blog do Joseilson

Polícia Militar prende dupla acusada de tentar roubar motos em RN que liga Santa Cruz a São Bento do Trairi

A Polícia Militar de Santa Cruz prendeu na tarde de hoje dois homens acusados de tentar roubar motos na estrada que liga à capital do Trairi a cidade de São Bento do Trairi.
Foram presos em flagrante Marcos Aurélio Costa do Nascimento e Alexandre Hudson de Lima. A prisão se deu após perseguição contra os acusados feita pela Polícia Militar. Com eles foram pegos dois revólveres com diversas munições intactas.
Segundo Major Moura, comandante da 4ª Companhia independente de Polícia Militar, os homens estavam agindo para roubar motos e chegaram a disparar contra uma das vítimas da tentativa de roubo.
Ainda de acordo com a PM, Marcos Aurélio estava cumprindo prisão no regime semi-aberto no presídio Raimundo Nonato, em Natal. Um terceiro acusado na ação está sendo procurado pela Polícia Militar.
Os acusados presos foram encaminhados para a 9ª delegacia de Polícia Civil, que tem sede em Santa Cruz e ficarão a disposição da Justiça.
armas28.10
Fonte:Blog do Édipo Natan

Santa Cruz: ROCAM apreende arma de fogo com menores de idade

arma27.10
A Polícia Militar de Santa Cruz, através da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), apreendeu uma arma de fogo com munição intacta na noite de hoje.
A arma estava com duas menores, que estavam nas proximidades da praça do açude público de Santa Cruz. Elas estavam acompanhadas por dois rapazes maiores de idade, que foram abordados pela polícia, mas nada foi pego com eles.
Os quatro jovens foram encaminhados a 9ª Delegacia de Polícia Civil, onde as menores de idade foram autuadas e receberam um ato infracional. Os jovens entraram na ação apenas como testemunhas. E os quatro foram liberados e já estão de volta ao convívio social.

A arma ficou na delegacia a disposição da Justiça em investigação da Polícia Civil.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Funcionários do BB e Caixa decidem suspender greve no RN

Os funcionários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil decidiram encerrar a greve nesta terça-feira (27). Em assembleia, eles avaliaram que não seria possível avançar mais nas cláusulas específicas nas negociações após o fim da greve em vários estados.

Ontem, os empregados dos bancos privados suspenderam a paralisação que já durava 20 dias e voltaram hoje ao trabalho. Já os funcionários do Banco do Nordeste (BNB) continuam sem trabalhar e se reúnem em assembleia amanhã.

Greve foi iniciada no dia 6 de outubroGreve foi iniciada no dia 6 de outubro

A Federação Nacional dos Bancos (Fanaban) propôs reajuste de 10% sobre salários, benefícios e participação nos lucros. A federação também propôs correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de seis horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de oito horas, de um total de 112 horas. Apesar disso, a categoria teve dificuldades para entrar em consenso. 

Homem reage a assalto e é vítima de tentativa de homicídio no Centro de Santa Cruz

O senhor Carlos Luiz da Silva, 72 anos, conhecido por Carlinhos da Cibrazem foi vítima de uma tentativa de assalto na noite de hoje, reagiu e acabou sofrendo um golpe de facão no Centro de Santa Cruz.
Segundo informações apuradas pelo Blog, a vítima estava em frente a sua residência, localizada próxima a Unidade de Saúde do Centro da cidade, quando dois homens fortes chegaram e anunciaram o assalto. Eles estavam armados com um facão.
Sem entender bem a ação, a vítima da tentativa de assalto reagiu e acabou sofrendo com um golpe da arma branca, em seu rosto. Os acusados fugiram em um veículo de apoio que estava estacionado nas proximidades do SAMU. O carro era um Renault Sandero prata, que estava sendo guiado por uma mulher.

A Polícia ainda perseguiu o carro até a altura da Fama Casa Show, mas os acusados conseguiram fugir. A vítima da ação, Carlos Silva, foi socorrido ao Hospital Regional Aluízio Bezerra, mas não corre risco de morte.
Fonte:Blog do Édipo Natan

Paróquia de Santa Rita de Cássia,Divulga Programação Para o Dia de Finados em Santa Cruz RN

DIA DE FINADOS EM SANTA CRUZ

Resultado de imagem para finados

Cemitério Pe. Manoel Gadelha - 07h (transmissão pela rádio Santa Cruz)
Matriz - 09h
Santuário - 10h
Cemitério Auta Pinheiro - 16h
Cemitério São Miguel - 19h (Transmissão pela rádio Santa Cruz)
Cemitério de Cacaruaba - 16h.
Fonte:Blog da 

LULA, SERRA E ALCKMIN SÃO OS MAIS REJEITADOS À PRESIDÊNCIA, DIZ IBOPE

BBmsKvb
Lula, Serra e Alckmin são os mais rejeitados à presidência, diz Ibope
Segundo uma pesquisa do Ibope, divulgada nesta segunda (26) pelo iG, o mesmo pode ser dito de José Serra e Geraldo Alckmin e até de Marina Silva.
O levantamento mostra o índice de rejeição de alguns dos possíveis candidatos para o cargo de Dilma Rousseff.
Realizado entre 17 e 21 de outubro, foram ouvidas 2.002 pessoas de mais de 16 anos em 140 municípios.
O resultado mostra que 55% das pessoas não votariam em Lula de jeito nenhum. Como lembra a reportagem do site, esse é um aumento ao se comparar com os 33% registrados em maio de 2014. José Serra (PSDB) tem rejeição de 54% ante 49% da pesquisa de 2013.
Geraldo Alckmin teve rejeição total de 52% , mesma porcentagem de Ciro Gomes (Pros).
Aécio Neves (PSDB) foi rejeitado por 47% dos entrevistados e Marina, por 50%.
Fonte: Notícias ao Minuto

Concurso INSS: Veja lotação ideal das Agências da Previdência Social em todo o país! Oferta de 950 vagas!

Concurso INSS
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
O Instituto Nacional do Seguro Social (Concurso INSS) deseja publicar o mais breve possível o edital do concurso para 950 vagas, que já está na fase final de elaboração. Na última sexta-feira, dia 23, o órgão publicou a Resolução Nº 504/PRESS/INNS, de 22 de outubro de 2015, onde fica estabelecido a lotação ideal de servidores da Carreira do Seguro Social em cada Agência da Previdência Social (APS) em todo o país e a quantidade de servidores ativos por unidade da federação (veja abaixo).
Lotação Ideal aqui    –   Servidores Ativos por APS aqui
Concurso de remoção de Técnico terá edital hoje (26)
Segundo consta no relatório da reunião da diretoria de gestão de pessoas do INSS, realizado na última quarta-feira, dia 26, com a Federação Nacional de sindicatos de Trabalhadores em saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o edital do concurso de remoção de Técnico do Seguro Social (TSS) será publicado nesta segunda-feira, dia 26. Ainda segundo o documento, o edital do concurso com 950 vagas será publicado até dezembro, com previsão de realização do certame no início de 2016. É o que também confirmou a presidente da autarquia, Elisete Berchiol, e do diretor de Gestão de Pessoas, José Nunes Filho.
Com os detalhes do concurso avançados, o INSS não deve demorar a publicar o edital do concurso. O órgão precisa publicar o edital até 29 de dezembro, prazo fixado pela portaria de autorização do Ministério do Planejamento, e que deverá ser encurtado, ainda mais pelo que a presidência do instituto tem informado aos sindicalistas. O INSS, de fato, já possui vários detalhes definidos. O Cespe/UnB foi confirmado organizador da seleção, pela Assessoria de Imprensa do INSS, apesar de a publicação ainda ter saído no Diário Oficial da União (DOU). A definição ocorreu por dispensa de licitação. A informação de que o documento está em fase final de elaboração cria ainda a expectativa de que possa ser divulgado muito em breve.
Das 950 vagas autorizadas, 800 são de técnico do seguro social, que exige o nível médio e tem remuneração de R$ 4.614,87 (chegando a R$ 5.259,87, após seis meses), e 150 de analista, para graduados em Serviço Social, com rendimentos de R$ 6.832,89 (até R$ 7.869,09). O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade.
Muitas nomeações – Outro fator muito importante para quem já se prepara para o concurso do INSS é a alta demanda de servidores que o órgão necessita. Aliado a esse fator, temos o  grande volume de convocações do último concurso, organizado pela FCC, que ofereceu 1.500 vagas de técnico e 375 de perito médico. Dos 6.881 aprovados, foram convocados, nada menos, do que 5.020 candidatos. 
Números – O instituto conta atualmente com aproximadamente 40 mil servidores que prestam atendimento presencial aos quase quatro milhões de cidadãos que procuram as agências mensalmente. Além do atendimento presencial, o INSS atende, ainda, uma demanda de mais de seis milhões de ligações telefônicas mensais – quase 68 milhões por ano – por meio das centrais de tele atendimento. 

Detalhes resumidos:

  • ConcursoConcurso INSS 
  • Banca organizadora: Cespe/UnB
  • Cargos: Técnico; Analista
  • Escolaridade: Níveis médio e superior
  • Número de vagas: 950
  • Remuneração:  Até R$ 7 mil
  • SituaçãoAUTORIZADO
  • Previsão de publicação do edital: Até 29 de dezembro de 2015
  • Link do último edital
Gostou desta oportunidade? Prepare-se com quem mais aprova há 25 anos e conquiste a sua vaga. Apenas no último concurso do INSS aprovamos 577 alunos, incluindo os primeiros lugares. Confira aqui
 Combo para Técnico do Seguro Social – Teoria + Exercícios + SimuladosAcesse
 Intensivão para Técnico do Seguro Social – Exercícios + Resolução de ProvasAcesse
 Analista do Seguro Social – Nível SuperiorAcesse

Zenaide Maia apoia maior participação da mulher na política durante Audiência Pública

 
Nesta segunda-feira (26), a deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) participou da Audiência Pública da campanha “Mais mulheres da política”, realizada na Assembleia Legislativa, em Natal. Zenaide Maia fez parte da mesa composta pela senadora Fátima Bezerra (PT/RN), senadora Regina Sousa (PT/PI) e a deputada federal Elcione Barbalho (PMDB/PA), entre outras autoridades locais.
 
De acordo com Zenaide Maia o que se quer é igualdade. “Não queremos favores, queremos justiça. Não queremos privilégio, queremos igualdade de participação. Não queremos ser tratadas como minoria, quando na verdade somos maioria”, declarou.
 
A PEC 98/2015, que trata sobre a cota para mulheres, foi um dos temas em debate. Para a deputada federal Zenaide Maia, a Proposta de Emenda à Constituição – PEC tornará a sociedade muito mais justa. “O aumento da participação das mulheres na política é um desafio que deve ser vencido porque não existe sociedade justa, quando a maioria dela não participa”, argumentou Zenaide.
 
A Audiência Pública contou com a participação de mulheres de entidades da capital e de várias regiões do Estado. 

UFRN publica terceira retificação de Concurso com mais de 60 vagas para Professores

Houve mudança na nomenclatura de uma área. Iniciação ao Exame Clínico passa a ser Medicina de Família e Comunidade.

Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 às 13h44
UFRN publica terceira retificação de Concurso com mais de 60 vagas para Professores
Foi publicada a terceira retificação do Concurso Público da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, que objetiva a nomeação de 69 Professores.
Há mudança na nomenclatura da área vinculada ao Departamento Medicina Clínica, que anteriormente era Iniciação ao Exame Clínico, e que passa a ser Medicina de Família e Comunidade.
As vagas estão distribuídas entre as áreas de Antropologia das Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e Diversidade Cultural (1), Análise Matemática (1), Atenção Fisioterapêutica em Aparelho Locomotor (1), Audiologia (1), Biofísica, Imagenologia e Nanobiotecnologia (1), Bioquímica de Carboidratos (1), Biotecnologia (1), Caracterização de Materiais/simulação e Modelagem de Processos e Microestrutura (1), Criação Publicitária e Direção de Arte (1), Didática e Ensino da Língua Portuguesa (1), Didática e Ensino de Ciências Biológicas (1), Didática e Ensino de Espanhol (1), Didática e Ensino de Geografia (2), Didática e Ensino de História (1), Didática e Ensino de Matemática (1), Didática e Prática de Ensino em Libras (1), Didática e Tecnologias da Educação (1), Doenças do Sistema Nervoso/neurocirurgia (1), Doenças do Sistema Respiratório/cirurgia Torácica (1), Economia Aplicada/economia Das Empresas (1), Educação Especial (1), Endodontia (1), Engenharia Econômica (1), Engenharia de Poço (1), Estudos Urbanos (1), Evolução do Comportamento Humano (1), Farmacoepidemiologia (1), Fisioterapia Neurológica (1), Fisioterapia Reumatológica (1), Fitotecnia/ fruticultura (1), Fotografia, Programação Visual e Produção Gráfica (1), Fundamentos do Trabalho Profissional (1), Física Experimental em Física da Matéria Condensada Experimental (1), Física Experimental em Grafeno, Nanotubos de Carbono e Materiais Correlatos (1).Geografia Ambiental (1), Ginecologia e Obstetrícia (1), História da África (1), Iniciação Ao Exame Clínico (1), Linguagem (1), Linguística (1), Literaturas da Língua Portuguesa (1), Língua e Literatura Hispânicas (1), Línguas Clássicas e Estudos Diacrônicos (1), Materiais e Processos Construtivos (1), Materiais e Processos Têxteis (1), Medicina de Família e Comunidade (1), Métodos Quantitativos (1), Nutrição Clínica (1), Oftalmologia (1), Organização do Trabalho Pedagógico (1), Otorrinolaringologia (1), Planejamento de Propaganda (1), Políticas e Gestão da Educação (1), Probabilidade e Estatística (4), Projeto de Arquitetura (1), Psicologia Ambiental e Métodos de Pesquisa (1), Publicidade e Propaganda (2), Química Orgânica (1), Saneamento (1), Saúde Coletiva / Demografia (1), Semiologia e Semiotécnica, Atenção Hospitalar e Pré-Hospitalar em Média e Alta Complexidade (1), Sistemas Distribuídos (1), Tecnologia da Madeira (1) e Zoologia (1).
O salário varia de R$ 2.360,35 a R$ 9.012,50, de acordo com a jornada desempenhada, que pode ser de 20h, 40 horas semanais e de Dedicação Exclusiva, e titulação apresentada. A este valor já está incluso o Auxílio Alimentação de R$ 186,50 ou R$ 373,00.
Para se candidatarem os interessados precisam apresentar graduação, residência ou doutorado na área da vaga pretendida, e efetuar as inscrições até 10 de dezembro de 2015, pelo site www.sigrh.ufrn.br. Nessa etapa os participantes precisam pagar as taxas de R$ 50,00, R$ 80,00, R$ 140,00 ou R$ 220,00, por GRU.
A etapa de avaliação dos inscritos é composta por Provas Escrita, Didática, de Defesa de Memorial e Projeto de Atuação Profissional, e de Títulos, cujo resultado final será válido por um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Os Docentes vão atuar no Campus de Natal ou Campus do CERES- Caicó, ou Macaíba, ou Campus de Santa Cruz, nos Institutos e Departamentos a seguir relacionados: Departamento de Antropologia, Arquitetura, Biofísica e Farmacologia, Bioquímica, Ciências Exatas e Aplicadas, Cirurgia, Comunicação Social, Demografia e Ciências Atuariais, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil, Estatística, Farmácia, Física Teórica e Experimental, Fisiologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Fundamentos e Políticas da Educação, Geografia, História, Informática e Matemática Aplicada, Letras, Medicina Clínica, Medicina Integrada, Nutrição, Oceanografia e Limnologia, Odontologia, Práticas Educacionais e Currículo, Psicologia, Serviço Social, Toco-Ginecologia, Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas - DLLEM, Escola Agrícola de Jundiaí, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, e Instituto de Química.
Mais informações podem ser obtidas nos editais disponíveis em nosso site.

Reprovação do governo Dilma é de 70%, aponta pesquisa

No entanto, a avaliação positiva da presidente subiu de 7,7%, julho, para 8,8%, em outubro.


A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff subiu de 7,7%, em julho, para 8,8%, em outubro, indica pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) ao instituto de pesquisa MDA, divulgada hoje (27). De acordo com a pesquisa, 70% dos entrevistados reprovam o governo. Na pesquisa anterior, divulgada em julho, o percentual era de 70,9%.
Em outubro, a pesquisa aponta que 1,3% consideram o governo ótimo; 7,5%, bom; 20,4%, regular; 18,1%, ruim; 51,9%, péssimo; não sabem ou não responderam (0,8%). No levantamento anterior (julho), 1,5% consideravam o governo Dilma ótimo; 6,2%, bom; 20,5%, regular; 18,5%, ruim; e 52,4%, péssimo.
Desempenho pessoal
Sobre o desempenho pessoal da presidente Dilma, 15,9% aprovam e 80,7% desaprovam. Na pesquisa anterior, os percentuais eram 15,3% e 79,9% respectivamente. O percentual de entrevistados que não sabe ou não respondeu foi de 3,4%, ante os 4,8% da coleta anterior.
O Instituto MDA ouviu 2.002 pessoas, em 24 unidades da Federação, entre os dias 20 e 24 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Sobe para 300 número de mortos em terremoto no Afeganistão e Paquistão

Porta-voz do governo afegão, Javid Faisal, declarou que mais de 4 mil casas ficaram destruídas pelo terremoto.


Os esforços das autoridades afegãs e paquistanesas centram-se hoje (27) nas operações de resgate e a entrega de ajuda humanitária depois do terramoto de ontem (26), que já causou pelo menos 300 mortos e 2 mil feridos nos dois países.
No Afeganistão, segundo o balanço mais recente do Governo, há 76 mortos e 268 feridos. Entretanto, as autoridades locais apontam para 94 mortos e 345 feridos em decorrência do tremor que, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos, alcançou magnitude de 7,5 graus na escala de Richter.
O porta-voz do governo afegão, Javid Faisal, declarou à agência EFE que mais de 4 mil casas ficaram destruídas pelo terremoto, que ocorreu em Badakhshan, província no Nordeste do país e que faz fronteira com o Tajiquistão, a China e o Paquistão.
As províncias de Badakhshan, Takhar (nordeste), Baghlan (norte), Nuristan, Laghman, Nangarhar e Kunar (leste) são as mais afetadas.
Fontes locais também indicaram que 5.370 casas ficaram destruídas com o sismo, especialmente em Badakhshan – em que o seu governador em exercício, Waliullah Adib, referiu que há 2,7 mil casas destruídas – e Kunar.
Num comunicado pouco usual, os talibãs pediram hoje às organizações humanitárias e aos “países ricos” que não poupem na ajuda das vítimas do terramoto, muitas delas na zona sob seu controle ou em conflito com os rebeldes.
No Paquistão, as autoridades elevaram o número de mortos para 231 e 1.652 feridos e estão deslocando equipes de ajuda para as zonas mais afetadas, principalmente nas províncias de fronteira com o Afeganistão.
“Equipes médicas e de resgate chegaram já a algumas áreas afetadas, ainda que em muitas outras zonas não seja possível ter acesso devido às dificuldades no terreno”, explicou à EFE o porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres do Paquistão, Ahmed Kamal.
Segundo o porta-voz, o governo enviou até ao momento um helicóptero, um hospital móvel, 2 mil mantas e o mesmo número de tendas de campanha e esteiras para a província de Khyber Pakhtunkhwa, na fronteira com o Afeganistão e a mais afetada pelo tremor.
O porta-voz explicou que foi nessa província que houve o maior número de mortos, 184, além dos 1.456 feridos.
O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, viajou hoje para Shangla, no Noroeste, para conhecer a situação da população atingida pelo tremor de terra.
Na Índia, o terramoto deixou dois mortos e dois feridos no Noroeste do país em incidentes relacionados com o tremor.

Deputados estaduais votam nesta terça-feira pacote fiscal do governo

Governo espera que medidas de reajustes sejam aprovadas sem prazo de vigência.


Os deputados irão votar nesta terça-feira (27) no plenário da Assembleia Legislativa (AL), os três projetos de Lei que tratam do pacote fiscal, enviado pelo governador Robinson Faria (PSD) para avaliação na Casa.
Caso seja aprovado pelos parlamentares, impostos como ICMS, IPVA e ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação) terão suas taxas elevadas com o objetivo de colaborar com a recuperação financeira do estado. A sessão de hoje também deverá avaliar a vigência dessas medidas. O governo espera que não exista prazo determinado para a validade dessas cobranças, mas uma emenda na Comissão de Finanças e Fiscalização proposta pelo relator deputado Ricardo Motta (PROS) prevê a duração de 48 meses para as medidas.
Nos cálculos do governo, as mudanças proporcionaram um incremento de recursos na ordem de R$ 230 milhões a partir dessa reordenação fiscal.
Um dos membros da oposição, o deputado estadual Kelps Lima (SDD) tem feito campanha contra a votação do pacote fiscal. No Twitter e com outdoors espalhados pela cidade, o parlamentar tem enfatizado sua posição contrária aos reajustes.
O líder do governo na AL, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), não comentou sobre a apreciação em suas redes sociais. A equipe de reportagem do Nominuto.com tentou entrar em contato com o parlamentar, mas as ligações não foram atendidas.