terça-feira, 29 de março de 2016

Governo do RN estende prazo para regularização das ‘cinquentinhas’


Do G1/RN.
O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que decidiu estender o prazo para a regularização dos ciclomotores popularmente chamados de ‘cinquentinhas’ adquiridos antes de 31 de julho de 2015. O processo de registro e licenciamento dos veículos, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), seria finalizado nesta segunda-feira (28). Porém, por meio de uma nova portaria a ser publicada nesta terça (29) no Diário Oficial do Estado (DOE), o prazo será acrescido em 30 dias. Assim, os proprietários das ‘cinquentinhas’ terão até o final de abril para regularizar os veículos.
As ‘cinquentinhas’ são veículos de duas ou três rodas, cuja cilindrada não ultrapassa 50 cilindradas e cuja velocidade máxima não ultrapassa os 50 quilômetros por hora.
A decisão pela edição da nova portaria partiu do governador Robinson Faria. “Resolvemos aumentar o prazo para atender aos pedidos dos condutores, permitindo que os proprietários dos ciclomotores de todo o estado tenham tempo suficiente para regularizar seus veículos”, disse o chefe do poder Executivo.
A nova portaria não altera o sistema de regularização dos veículos. O proprietário do ciclomotor, sendo pessoa física, deve apresentar ao Detran-RN o comprovante de endereço e a nota fiscal de aquisição do veículo ou preencher uma Declaração de Procedência com firma reconhecida em cartório.
Segundo o Detran, após passar por vistoria e pagar o seguro obrigatório (DPVAT) na quantia de R$ 292,01, além da taxa de licenciamento no valor de R$ 65 (veículo não financiado) ou R$ 95 (veículo financiado), o ciclomotor estará registrado e liberado para transitar. Não é necessário o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), pois os ciclomotores são isentos.
De acordo com a Lei Federal nº 13.154/2015, o condutor de ciclomotor tem que possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A ou Autorização para Condução de Ciclomotor (ACC). O condutor de ciclomotor que for flagrado fora dos critérios exigidos será multado no valor de R$ 127,69 e pode ter o veículo apreendido. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ainda determina que quem guia as ‘cinquentinhas’ também precisa ter os mesmos cuidados de segurança que os motociclistas, incluindo, por exemplo, o uso de capacete.
Até o início deste mês de março, o Detran-RN já tinha emplacado mais de 6,5 mil ciclomotores, sendo 5.121 no interior e outros 1.439 em Natal.

segunda-feira, 28 de março de 2016

PRR DIVULGA BALANÇO DA OPERAÇÃO SEMANA SANTA 2016

Durante a operação foram fiscalizados 2.460 veículos e 2.962 pessoas

NATAL/RN, 28/03/2016 – A Polícia Rodoviária Federal encerrou a meia-noite de ontem (27/03), a Operação Semana Santa 2016. Durante o período da páscoa a fiscalização nas rodovias federais, contou com um reforço de cerca de 30/% no efetivo. Policiais que trabalham administrativamente e policiais que trabalham em outras unidades operacionais foram remanejados para compor equipes extras, contribuindo para esse reforço.
AÇÕES PREVENTIVAS
Antes mesmo do início da operação, a PRF realizou ações voltadas para o combate das infrações que geralmente resultam em acidentes graves, como dirigir sob efeito de bebida alcoólica, exceder na velocidade e fazer ultrapassagens proibidas, além de ações educativas, com o objetivo de sensibilizar as pessoas que fossem viajar durante o feriadão, para os cuidados com a segurança do trânsito.
Foram realizados de terça a sexta-feira, comandos educativos através do projeto Cinema Rodoviário, que associa fiscalização de trânsito com educação, nas rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte. 1.614 pessoas passaram pelas palestras educativas. Durante o feriado foram apreendidos ainda 18 animais de grande porte, que se encontravam soltos nas rodovias.
FISCALIZAÇÃO
Durante a operação foram fiscalizados 2.459 veículos e 2.962 pessoas. 922 motoristas foram submetidos ao teste de bafômetro, dos quais 27 foram autuados. Foram lavrados 859 autos de infração por infrações diversas, sendo 177 só por ultrapassagens proibidas. 24 pessoas foram presas, sendo oito por embriaguez, uma por portar habilitação falsa, uma por porte ilegal de arma e quatorze por outros crimes. 664 veículos tiveram imagens capturadas por transitarem em excesso de velocidade.
REDUÇÃO ACIDENTES
Os resultados mostram para o período da semana santa de 2016 o índice de acidentes graves nas BRs no Rio Grande do Norte de 0,04 por milhão de veículos.
Portanto, a operação Semana santa 2016 registrou um resultado muito positivo nas rodovias federais que cortam o estado do Rio Grande do Norte. Estão de parabéns todos os órgãos envolvidos com a fiscalização e a segurança, bem como toda a sociedade.

Comissões, impeachment e posicionamento do PMDB são principais temas da semana

A formação das comissões técnicas da Câmara deve movimentar a Casa já na tarde desta segunda-feira.


A semana na Câmara dos Deputados deverá ser marcada por discussões em torno do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, da formação das comissões técnicas da Casa, da votação do projeto de lei que estabelece novas regras para o refinanciamento das dívidas dos estados com a União e da reunião do Diretório Nacional do PMDB, nesta terça-feira (29), para decidir se a legenda continua apoiando o governo. Além desses temas, outros como a votação de vetos presidenciais, as reuniões do Conselho de Ética e da Comissão de Orçamento vão movimentar a Câmara. 

A expectativa de lideranças partidárias é de que haja quórum já na noite de hoje (28) para votar a urgência e até o mérito do projeto de lei complementar que modifica as regras de refinanciamento das dívidas dos estados com a União. O texto é resultado de acordo entre os governos estaduais e a União e prevê um prazo de mais 20 anos para os estados pagarem suas dívidas. O compromisso de votação urgente do projeto foi feito pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com governadores e líderes partidários. 

A formação das comissões técnicas da Câmara deve movimentar a Casa já na tarde desta segunda-feira. Cunha convocou os líderes para uma reunião, às 16h, a fim de buscar acordo e definir a composição das comissões técnicas permanentes que até hoje não foram instaladas porque ele queria aguardar decisão do Supremo Tribunal Federal sobre os embargos em relação ao rito de tramitação do processo de impeachment. 

Eduardo Cunha também queria aguardar o fim da chamada janela partidária, período em que os deputados puderam trocar de partido sem perder o mandato, para definir a formação das comissões. Até o fim da última semana, a Justiça Eleitoral tinha comunicado à Câmara que mais de 80 deputados haviam trocado de legenda. 

Se os líderes definirem hoje a formação das comissões, elas poderão ser instaladas nesta terça ou quarta-feira. 

O Congresso Nacional marcou para amanhã (29), às 19h, sessão deliberativa para apreciar 16 vetos presidenciais que estão trancando a pauta de votações da Casa. Entre os vetos estão aqueles feitos ao projeto que trata da repatriação de recursos do exterior, ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e a outras matérias orçamentárias. 

PMDB 
Por meio do Diretório Nacional, o PMDB vai decidir, em reunião marcada para a tarde de amanhã, se permanece na base de sustentação do governo no Congresso Nacional. Em reunião fechada, os integrantes do diretório vão debater e, por meio do voto que deverá ser aberto, decidir se mantêm o apoio. Se decidir sair, o partido dará um prazo para que os ministros e demais peemedebistas ocupantes de cargos no governo federal deixem os postos. 

O vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, cancelou uma viagem que faria a Portugal para manter reuniões com peemedebistas. O objetivo é buscar a unidade do partido em torno de uma decisão unânime sobre os caminhos que a legenda deve seguir. No dia 12 de março, a Convenção Nacional do PMDB delegou ao Diretório Nacional o poder de decidir em até 30 dias se o partido deve continuar fazendo parte do governo. 

Impeachment 

A Comissão Especial da Câmara criada para analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff vai continuar mantendo reuniões nesta semana para deliberar sobre requerimentos apresentados ao colegiado. O presidente da comissão, deputado Rogério Rosso (PSD-DF), e o relator dos trabalhos, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), deverão se reunir com o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, para conversar sobre o trabalho que estão fazendo. 

A comissão especial vem realizando os trabalhos, aguardando o transcurso das dez sessões plenárias da Câmara, prazo que a presidente Dilma tem para apresentar sua defesa por escrito. Já foram feitas quatro sessões para a contagem de prazo. Se ocorreram as cinco sessões previstas para esta semana, a décima e última sessão para apresentação da defesa deverá ser no dia 4 de abril.

Agência Brasil

Bandidos explodem caixa eletrônico na cidade de Japi

Crime aconteceu na madrugada deste domingo em uma agência do Bradesco na região Agreste.


Bandidos invadiram o município de Japi, na região Agreste, destruíram o terminal eletrônico do Bradesco e fugiram em seguida.
Um caixa eletrônico do banco Bradesco foi explodido por criminosos na madrugada desta segunda-feira (28) na cidade de Japi, na região Agreste do Estado. Segundo a polícia, os bandidos fugiram do local após a destruição do terminal bancário.
O crime aconteceu por volta das 2h, quando os suspeitos chegaram em um carro do tipo EcoSport, invadiram o estabelecimento e explodiram o caixa. Como em outros crimes deste tipo, a agência ficou completamente destruída. Até o momento, a polícia não sabe dizer se os criminosos conseguiram ou não subtrair o dinheiro do terminal.
Equipes da Polícia Militar de cidades da região ainda realizaram diligências na tentativa de localizar os suspeitos, no entanto, nenhum dos assaltantes foram presos.

domingo, 27 de março de 2016

Resumo de Ocorrências Poiliciais: 26-27/03/2016

A Central de Operações da Polícia Militar - COPOM, de Santa Cruz/RN, divulga um resumo das ocorrências registradas do dia 26 para o 27/03, na 4ª CIPM.

SANTA CRUZ: 01 - DISPARO DE ARMA DE FOGO POR TRÁS DA ESCOLA JOÃO FERREIRA, BAIRRO PARAISO. (ACUSADO CONHECIDO POR URSO), UMA CRIANÇA FOI ALVEJADA.
01 - AMEACA: VITIMA: ADRIANO PATRICIO PEREIRA DA SILVA, 32 ANOS
ACUSADO:  GERDISON DA ROCHA MARCOLINO, 34 ANOS

JAPI: 01 - EMBRIAGUES AO VOLANTE: ACUSADO: FAGNO FERNANDES DE LIMA, 28 ANOS - CONDUZIA A MOTOCICLETA DE PLACA NNP 9137

JACANA: 01 - FURTO DE MOTOCICLETA : VITIMA: JOÃO PAULO FREIRE 24 ANOS, MOTO DE PLACA MOB 2149

01 - ROUBO DE MOTOCICLETA : VITIMA: FRANCISCO CHAGAS OLIVEIRA, 48 ANOS, MOTO DE PLACA MNO 4673
01 - VIOLENCIA DOMESTICA: (ACUSADO: ANDRE FABIANO SOARES)
(VITIMA: NEILA SUELY F. DO NASCIMENTO)

SÃO TOMÉ: 01 ASSALTO COM ARMA BRANCA.


INFORMAÇÕES DO SD ELISSANDRO (SERVIÇO NO COPOM).

Discussão acalorada termina com um baleado.


         
Por volta das 16h00min deste dia 27, no bairro do Paraíso, mais precisamente na localidade conhecida por “Sem Terra”, um grupo de amigos encontravam-se jogando dominó, quando surgiu uma discussão entre dois deles ( Franklin Alves Teixeira da Silva, 21 anos de idade e Francisco Canindé de Pontes, de 25 anos de idade) chegando a se agredirem mutuamente, momento em que a pessoa de Franklin foi até sua residência e voltou com uma espingarda de soca e atirou contra Francisco que foi atingido; logo após o disparo, o acusado evadiu-se do local e populares socorreram a vítima para o hospital local, onde teve os primeiros atendimento e em seguida foi transferido para Natal.

Polícia Militar 190.

Fonte:Blog da PM Santa Cruz RN por 

Suspeito de matar jovem tangaraense é preso na Paraíba e confessa o crime

pmparaiba
pedro
O Homem que era suspeito de ter assassinado a ex-companheira, Sintia Nádia de 25 anos de idade em São Gonçalo do Amarante no RN, é preso na noite deste sábado (26) na cidade de Sapé no estado da Paraíba.
Pedro, é morador da cidade de Tangará, o mesmo foi preso pela equipe da Polícia Militar da cidade de Sapé no estado da Paraíba, onde, em depoimento confessou o crime.
Pedro, autor do crime que chocou a população da cidade de Tangará, deve ser transferido ainda nesta noite para o estado do Rio Grande do Norte, onde ficará a disposição da Justiça.
Mais informações em instantes.
( Fotos: Polícia Militar Sapé/PB)

sábado, 26 de março de 2016

PM de São Paulo do Potengi prende homem por porte ilegal e dano materiais

Pelotão PM de São Paulo do Potengi prende, na noite de sexta feira (25), após uma verdadeira caçada a pessoa de Thiago Araújo.

O acusado após se envolver em uma via de fatos dirigiu-se até a casa da mãe adotiva de sua esposa, ateando fogo na residência e promovendo um verdadeiro quebra-quebra, danificando todos os aparelhos eletrodomésticos da vítima.

A guarnição de serviço, composta pelo Soldado Hemerson e o Soldado Souza, foi acionada e fez várias diligências na cidade no intuito de capturar o acusado, após montar uma campana conseguiram capturar com êxito o meliante.

Em posse de Thiago encontrava-se uma arma de fabricação caseira e uma faca peixeira.

Após a captura o acusado foi conduzido até a Delegacia Regional de São Paulo do Potengi e encontra-se a disposição para procedimentos legais.

Resumo de Ocorrências Policiais: 25-26/03/2016

A Central de Operações da Polícia Militar - COPOM, de Santa Cruz/RN, divulga um resumo das ocorrências registradas do dia 25 para o 26/03, na 4ª CIPM.


SANTA CRUZ:  Por volta das 07h30, o veículo de marca Fiat, modelo Strada, ano 2013/2014, cor branca, placa OWD-3140, de Santa Cruz-RN, foi tomada de assalto no Conjunto Cônego Monte, por elementos armados de revólver ( Este veículo foi localizado abandonado na cidade de Cero Corá)Uma vias de fato e uma violência doméstica;
SÃO TOMÉ:  Ocorreu próximo a comunidade conhecida por “Sem Terra”, um roubo de uma moto Honda 125 de cor prata, ano 2002/2003 de placa: LOI-4085;
TANGARÁ: Por volta das 09h. no mercadinho Progresso, elemento conhecido por Ronaldo Francisco da Silva, de posse de uma arma branca (Faca), roubou uma quantia de R$ 924,00 (Novecentos e vinte e quatro reais), sendo que a Polícia Militar, minutos após o roubo, localizou o acusado em sua residência, ainda com a quantia roubada, deu voz de prisão e o conduziu a Delegacia para os procedimentos legais;
SÃO PAULO DO POTENGI: Apenas discursão acalorada em via pública (Vias de Fato) entre as pessoas de Thiago Araújo e Magnum Kelly da Silva;
SÃO PEDRO: Foi feito um flagrante pela Lei Maria da Penha contra a pessoa de Luiz Omar dos Santos de 36 anos de idade, o mesmo foi autuado por ter agredido fisicamente seu sogro, o senhor  José Gerônimo de Lima de 58 anos de idade, além das agressões o acusado ainda  ameaçou tirar-lhe a vida com uma barra de ferro;
JAÇANÃ: Uma vias de fato em via pública (Discussão acalorada);
Demais cidades: Sem registro de ocorrências.


Com casa cheia, Brasil e Uruguai empatam em 2 a 2

Gols da partida foram marcados por Douglas Costa, Renato Augusto, Cavani e Suárez.


Getty Images
Com oito pontos, o Brasil ocupa o terceiro lugar na tabela de classificação e agora se prepara para enfrentar o Paraguai.
Diante de 45.010 torcedores, a Seleção Brasileira ficou no empate em 2 a 2 com o Uruguai, na Arena Pernambuco, em Recife, nesta sexta-feira (25), pela quinta rodada das Eliminatórias. Os gols da partida foram marcados por Douglas Costa, Renato Augusto, Cavani e Suárez.
Com oito pontos, o Brasil ocupa o terceiro lugar na tabela de classificação e agora se prepara para enfrentar o Paraguai. Pela sexta rodada, as equipes se enfrentam na próxima terça-feira (29), às 20h45, no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
O jogo
Com um início arrasador, o Brasil saiu na frente com Douglas Costa, no primeiro ataque da partida. Sem deixar o adversário tocar na bola, a equipe brasileira avançou pela esquerda e, após o cruzamento de Willian, o camisa 7 tocou com a ponta da chuteira para abrir o placar aos 39 segundos, 1 a 0.
BrasilNeymar1

Aos sete minutos, Neymar quase ampliou após receber lançamento de Daniel Alves. Dentro da área, o camisa 10 dominou no peito, cortou a marcação de dois uruguaios e finalizou com perigo à direita do gol de Muslera. Aos 20, Douglas Costa puxou em velocidade pelo meio e achou Neymar, que chutou cruzado de esquerda para a defesa do goleiro.
Dominando as ações, a Seleção Brasileira ampliou, aos 25 minutos, com um golaço de Renato Augusto. Após belo passe em profundidade de Neymar, o meia tirou o goleiro da jogada com uma finta de corpo e empurrou para o fundo da rede, 2 a 0. Aos 35 minutos, o Uruguai diminuiu com Cavani, que aproveitou sobra da cabeçada de Sánchez para fazer 2 a 1.
Na volta do intervalo, o Uruguai chegou ao gol do empate aos dois minutos com Luis Suárez. Com mais posse de bola, a Seleção Brasileira buscou a vitória, mas esbarrava no bloqueio defensivo adversário. Apesar de chances para ambos os lados, como nos chutes de Phillipe Coutinho e Suárez, os goleiros apareceram bem e a igualdade no marcador se manteve até o fim.
Brasil: Alisson, Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Fernandinho (Philippe Coutinho), Willian (Lucas Lima), Renato Augusto e Douglas Costa (Ricardo Oliveira); Neymar.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Jovem de Tangará é assassinada na noite desta sexta-feira e choca a população tangaraense

cintia
Uma Jovem Tangaraense identificada como, Sintia Nádia de 25 anos de idade, (foto acima) foi assassinada na sua residência na rua Bom Jesus no bairro Jardim Lola em São Gonçalo do Amarante na noite desta sexta-feira (25).
Segundo as primeiras informações, é que o ex-marido também tangaraense seria o suspeito de ter cometido o crime.
A cidade de Tangará ficou bastante chocada com essa tragédia, pois a vítima era uma pessoa bastante querida na cidade, onde amigos a todo momento postam mensagens de solidariedade aos familiares nas redes sociais.
Mais informações em instantes.
Fonte:Blog Tangaraense

EXCLUSIVO: ODEBRECHT PROMETE ENTREGAR LULA E CAMPANHA DE DILMA À LAVA JATO

Revista Época
Para obter a delação premiada e se salvar, empreiteira terá de revelar segredos explosivos do relacionamento com os presidentes e contas de políticos na Suíça
DIEGO ESCOSTEGUY E DANIEL HAIDAR
 Atualizado 24/03/2016 21h05
image
Empresa Odebrecht, em São Paulo (Foto: Bruno Cotrim / Frame / Ag. O Globo)
Entre os 28 mandados de condução coercitiva cumpridos na manhã da terça-feira, dia 22, a Polícia Federal levou três dos principais executivos da empreiteira Odebrecht para prestar depoimento. Durante algumas horas, eles tiveram uma amostra do que é a Operação Lava Jato. Diante das perguntas feitas pelos investigadores e das provas apresentadas a eles, os três tremeram. Depois de liberados, foram a um encontro com o restante da cúpula da empresa. Pressionaram para que a Odebrecht faça o que estuda há meses: colaborar com as investigações em troca de salvação. Os três disseram aos colegas que, se a cúpula não decidisse por essa saída, eles próprios iriam colaborar e, assim, a derrocada seria certa. Até mesmo o patriarca Emílio Odebrecht ficaria sob risco de cair. Consultaram até o ex-presidente Marcelo Odebrecht, preso desde junho em Curitiba. O grupo conversou sobre como a Odebrecht vem sendo destruída pela Lava Jato – já perdeu R$ 5 bilhões em valor de mercado. Tratou também dos processos danosos à empresa nos Estados Unidos e na Suíça. Diante de tantas adversidades, Marcelo aquiesceu. Seu pai, Emílio, decidiu.
A Odebrecht decidiu fazer um acordo de delação premiada. A difícil discussão é quanto entregar: se está disposta a dar o que a Lava Jato já tem, para fechar casos, ou se vai abrir novos casos, com a revelação de outros políticos, partidos e obras. Como é usual, a Odebrecht decidiu começar por oferecer o mínimo possível. Os procuradores do Paraná não ficaram surpresos. Eles já avançaram incisivamente na Odebrecht e tinham convicção de que o dia da capitulação chegaria. De antemão, já sabem as principais condições para negociar: que a Odebrecht desista dos processos na Suíça, que impedem a remessa de provas de pagamentos de propina a políticos de vários partidos e outros funcionários da Petrobras e de órgãos públicos ainda não mencionados.
Em junho de 2015, ÉPOCA contou o que a prisão de Marcelo Odebrecht representava. O pai de Marcelo, Emílio Odebrecht, dizia a interlocutores próximos que “se prenderem o Marcelo, terão de arrumar mais três celas: uma para mim, outra para o Lula e outra para a Dilma”. Os investigadores tinham noção do tamanho do estrago que a prisão poderia causar – tanto que nomearam aquela 14a fase como Apocalipse. Mudaram para Erga Omnes para não espalhar o pânico. A Odebrecht é a maior empreiteira do Brasil e multiplicou por seis seu faturamento nos governos petistas. No conjunto de provas que levou à prisão de Marcelo, há o caminho das propinas pagas no exterior pela Odebrecht para vários diretores da Petrobras. O Ministério Público estima que, junto com a Andrade Gutierrez, a Odebrecht tenha gasto cerca de R$ 764 milhões nisso.
image
Infográfico mostra políticos beneficiados por pagamentos em planilhas da Odebrecht (Foto: Reprodução)
A Odebrecht já se comprometeu, no acordo de delação por vir, a entregar provas para a investigação sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem contratou para fazer diversas palestras pelo mundo, e fornecer provas de financiamento ilegal de recursos para as campanhas da presidente Dilma Rousseff, inclusive a extensão total dos pagamentos ao marqueteiro do PT,João Santana, no Brasil e no exterior. Os procuradores já sabem informalmente o tamanho das provas que seus colegas suíços obtiveram, mas a remessa não foi feita. Se a Odebrecht colaborar, a remessa dos documentos será mais rápida. O esquema descoberto pela Lava Jato será mais esmiuçado e comprovado. “Eles (a Odebrecht) têm como facilitar o acesso a boa parte dos seus comprovantes de pagamentos de que precisamos”, diz um dos principais integrantes da Lava Jato.
Apesar da octanagem política do que a Odebrecht pode entregar, os procuradores não têm pressa em negociar. A agenda da Justiça não é a agenda da política partidária. Os procuradores pretendem negociar ao máximo os acordos de delação e leniência para que avancem da maneira mais vasta, profunda e benéfica possíveis. Isso inclui negociar altíssimo valor de indenização para os cofres públicos, na casa dos muitos bilhões de reais, a confirmação com mais provas de crimes já levantados na Petrobras e a entrega de documentos e provas que esclareçam casos de corrupção em outros órgãos.
O último flanco que explodiu e levou à decisão dos três executivos da Odebrecht foi detonado pela Operação Xepa, a 26a fase da Lava Jato, na semana passada. Na terça-feira, dia 22, os policiais foram à rua em busca de provas levantadas a partir dos depoimentos de delação premiada da secretária Maria Lúcia Guimarães Tavares, presa em 22 de fevereiro. Ela fez uma revelação assombrosa: trabalhava desde 2009 no Departamento de Operações Estruturadas, um disfarce para umdepartamento de propina, onde eram organizados pagamentos para esquemas de corrupção. O setor dispunha de um sistema interno para lançamentos de pagamentos, o MyWebDay (leia o quadro ao lado), e outro exclusivo para conversas criptografadas. As revelações da secretária permitiram que os policiais conseguissem indícios de pagamento de propina contra dezenas dos mais de 316 políticos (leia o quadro no alto) apontados como beneficiários de doações em planilhas apreendidas na casa do presidente da Odebrecht Infraestrutura, e ex-presidente do grupo, Benedicto Júnior, na 23a fase da Lava Jato.
Maria Lúcia estava havia nove anos sem tirar férias. Não podia se afastar do “departamento de propina”, onde providenciava a entrega de pagamentos em espécie a executivos do grupo Odebrecht que precisavam de dinheiro para subornar políticos e funcionários públicos. No início, ela foi auxiliada por advogados bancados pela empreiteira e não colaborou com as investigações. Como havia uma infinidade de detalhes em planilhas, os policiais pediram a renovação da prisão temporária. Na carceragem, Maria Lúcia teve contato com o advogado Juan Marciano Dombeck Vieira, que defende a doleira Nelma Kodama, presa em Curitiba. Maria Lúcia assinou o acordo e prestou dez depoimentos. Quando os advogados da Odebrecht chegaram para libertá-la, Maria Lúcia já tinha ido embora. Saiu da Superintendência da Polícia Federal no Paraná por uma porta lateral para escapar dos advogados da empreiteira e seguiu direto para o programa de proteção à testemunha.
Maria Lúcia revelou que o departamento onde trabalhava mantinha um cronograma rígido de pagamentos de propina. Executivos responsáveis por contratos públicos solicitavam desembolsos. Havia uma senha para um emissário do beneficiário final retirar o pagamento de propina em espécie no local marcado. A secretária fazia contato com doleiros para agendar as entregas de dinheiro. O doleiro mais acionado era Álvaro Galliez Novis, sócio da corretora Hoya e sobrinho de Álvaro Pereira Novis, ex-vice-presidente financeiro da Odebrecht. Diariamente, a secretária checava seu e-mail e o sistema para organizar quanto seria necessário requisitar em dinheiro em espécie para cada cidade do país. Outra secretária, Angela Palmeira, cuidava das entregas em moeda estrangeira. Maria Lúcia não sabia quem eram os beneficiários finais. Sabia apenas quem era “Feira”, um dos beneficiários mais frequentes. Antes da prisão da secretária, a Polícia Federal já desconfiava que esse era o apelido do marqueteiro João Santana, responsável pelas campanhas presidenciais do PT desde 2006. No dia da Operação Acarajé, teve a certeza. Em anotações de Maria Lúcia, havia o contato da mulher de Santana, Mônica Moura, ao lado do apelido “Feira”. Ele confirmou a identidade de Mônica e contou uma peculiaridade: ao contrário de outros beneficiários da propina, ela pedia para alguém retirar dinheiro pessoalmente na sede da Odebrecht em Salvador.
Tanto os sistemas de mensagens criptografadas quanto o de lançamento de pagamentos foram destruídos pela Odebrecht em agosto do ano passado, depois da prisão de Marcelo Odebrecht, presidente afastado do grupo, de acordo com depoimento de Maria Lúcia. É mais um indício de que a empreiteira destruiu provas. Isso só aumenta o custo do acordo de delação.
Há indícios de propina para os principais projetos da Odebrecht fora da Petrobras nos últimos anos, que envolvem, entre outras, obras do metrô do Rio de Janeiro e de estádios da Copa, como o Itaquerão, doCorinthians. Há menção a pagamentos ao dono do bar do estádio Beira Rio, do Internacional, em Porto Alegre. Douglas Franzoni Rodrigues, administrador do local, é sócio no empreendimento de Anderson Dornelles, o ex-secretário pessoal da presidente Dilma Rousseff por mais de uma década. O “menino”, como Dilma o chama, trabalhou com a presidente por mais de 20 anos. Deixou o governo em janeiro, quando surgiram rumores de que a Lava Jato chegara a seu segredo. A delação daOdebrecht vai gerar ao governo, e a todos os partidos, incômodo muito maior do que já se viu.

Mesmo com semana curta, Câmara vota diversas matérias

Janela partidária, processo de impeachment de Dilma e defesa de Eduardo Cunha no Conselho de Ética movimentaram a Casa.


Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
A semana parlamentar, que normalmente começa às terças-feiras, teve início na segunda-feira.
Mesmo com uma semana mais curta, por causa dos feriados da Semana Santa, a Câmara dos Deputados teve dias movimentados em função das votações plenárias, da atuação da comissão especial que analisa o processo deimpeachment da presidente Dilma Rousseff, a apresentação da defesa do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética e o fim da chamada janela partidária, que permitiu a parlamentares trocarem de partido por 30 dias.
A semana parlamentar, que normalmente começa às terças-feiras, teve início na segunda-feira (21), quando os deputados aprovaram a Medida Provisória (MP) 698, que possibilita a concessão de garantia em operações de financiamento do programa Minha Casa, Minha Vida nas prestações parcialmente custeadas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A MP seguiu para apreciação do Senado.
Os deputados também aprovaram em plenário, na terça-feira (22), as MPs 699 e 709, que serão agora apreciadas pelo Senado. A primeira, aumenta a punição aos motoristas que utilizarem veículos para bloquear vias públicas. Esta MP altera o Código de Trânsito e será agora apreciada pelo Senado.  Já a MP 709 libera crédito de R$ 1,318 bilhão para os ministérios da Integração Nacional; Saúde; Defesa; Agricultura; Cultura; do Esporte; e Turismo.
Na noite de terça-feira (22), os deputados aprovaram em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/15, que estabelece o aumento dos repasses da União para o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). O texto aprovado foi uma emenda aglutinativa assinada por vários líderes, inclusive da base governista, e foi fruto de acordo entre a Frente Parlamentar da Saúde e o governo.
Outra PEC aprovada, em segundo turno, inclui claramente o Tribunal Superior do Trabalho (TST) entre os órgãos do Poder Judiciário. Como a PEC já foi aprovada em dois turnos pelo Senado Federal ela será promulgada nos próximos dias pelas mesas diretoras das duas casas legislativas.
Mês das mulheres
Aproveitando o mês internacional da mulher – março – os deputados aprovaram nesta semana três projetos de interesse das mulheres. Um deles proíbe a revista íntima de mulheres em empresas privadas e em órgãos e entidades da administração pública. O texto proíbe revista a funcionárias e clientes do sexo feminino. A exceção foi para a revista íntima nos presídios, por policiais femininas, para não comprometer ou prejudicar a segurança do país. O projeto vai à sanção presidencial.
Outro projeto torna obrigatória a cirurgia plástica reparadora nas duas mamas em caso de câncer. O texto será agora apreciado pelo Senado. A Lei atual já prevê a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde, mas não estabelece a abrangência para as duas mamas. Os deputados aprovaram, ainda, projeto que institui 2016 como o Ano do Empoderamento da Mulher na Política e no Esporte. O texto segue à sanção presidencial.
Ainda no início desta semana, o presidente da comissão especial que analisa o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, deputado Rogério Rosso (PSD-DF), decidiu não aceitar os documentos da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (sem partido/MS) como parte do processo de impedimento da presidenta. Com isso, o parecer do relator da comissão, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), não poderá conter informações da delação. O trabalho da comissão será restrito à denúncia original contra a presidenta Dilma apresentada no ano passado, que trata das chamadas pedaladas fiscais.

CGU confirma negociações para acordo de leniência com Grupo Odebrecht

Na última terça-feira, a empreiteira informou que todos os executivos concordaram em fechar com a Controladoria a delação premiada.


Taba Benedicto/Folhapress
A decisão da construtora de fechar acordo de leniência com a CGU aconteceu logo após a deflagração da 26ª fase da Operação Lava Jato.
A Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou que está em negociações com a construtora Odebrecht para assinatura de um acordo de leniência. Em uma nota de poucas linhas, a CGU lembra que não costuma divulgar a relação das empresas com as quais negocia este tipo de acordo. No entanto, como a Odebrecht tornou a informação pública, a controladoria se limitou a confirmar a negociação.
"No caso da Odebrecht, após divulgação realizada pela empresa, a CGU confirma que está em fase de negociação do acordo de leniência". A nota divulgada ontem (24) ressalta porém que, em razão do sigilo imposto pelo artigo que trata do tema (Lei n° 12.846/2013), "a Controladoria encontra-se impedida de comentar sobre detalhes da operação que ainda está em curso”.
Na última terça-feira (22), a Odebrecht informou que todos os executivos da empreiteira concordaram em fechar com a Controladoria a delação premiada – quando pessoas investigadas concordam em colaborar com as investigações informando o que sabem e, em contrapartida, obtêm benefício da redução da pena.
“As avaliações e reflexões levadas a efeito por nossos acionistas e executivos levaram a Odebrecht a decidir por uma colaboração definitiva com as investigações da Operação Lava Jato. A empresa, que identificou a necessidade de implantar melhorias em suas práticas, vem mantendo contato com as autoridades com o objetivo de colaborar com as investigações, além da iniciativa de leniência já adotada em dezembro junto à Controladoria Geral da União”, diz a nota.
Diferentemente da delação premiada, que é uma ação individual, o acordo de leniência é firmado entre uma empresa que decide colaborar com as investigações e a Justiça. Para o acrodo, é necessário que a empresa confesse participação nos atos ilícitos, pague pelos prejuízos causados e dê informações que ajudem nas investigações.
A decisão da construtora de fechar acordo de leniência com a CGU aconteceu logo após a deflagração da 26ª fase da Operação Lava Jato, quando os investigadores descobriram a existência dentro da empresa um “braço”, que atuava de forma profissional e articulada com o único objetivo de distribuir propinas a partidos e políticos. Na ocasião foi descoberta uma planilha com anotações de doações feitas ao longo dos últimos anos há cerca de 200 políticos de 24 partidos.
Agência Brasil

Hoje é Sexta-feira da Paixão – Feriado Nacional

A Sexta-feira da Paixão, também chamada de Sexta-feira Santa, ocorre na sexta-feira que antecipa o domingo de Páscoa.

Conhecido como um feriado móvel, a Sexta-feira da Paixão pode ocorrer, todos os anos, em dias diferentes, geralmente entre 22 de março a 25 de abril, contanto que seja celebrada na sexta-feira antes da Páscoa.

A Sexta-feira da Paixão, pela tradição, seria o dia em que Jesus Cristo foi pregado na cruz e morto. Para os cristãos, seria o dia de realizar rituais e penitências (tais como jejuar, ou evitar atos de prazer ou até mesmo abster-se de carne), lembrando do sacrifício de Jesus, como também o início das festividades de Páscoa, onde ocorreu a ressurreição de Cristo.

Em todo o mundo, ocorrem procissões, reconstituições dos últimos momentos de Jesus Cristo (reconstituição chamada de Via Sacra), além de outros rituais religiosos.

Origem da Sexta-feira da Paixão

Como dito, a Sexta-feira da Paixão surgiu através da religião cristã, apontando que a ressurreição de Jesus Cristo ocorreu em um domingo. Naquela época, era o calendário hebraico que era adotado, e portanto, a ressurreição aconteceu no dia 14 de Nisã.

Como a ressurreição ocorreu no terceiro dia após sua morte, a sexta-feira foi considerada o dia que Jesus Cristo morreu na cruz. 

Wilma de Faria quer grupo unido e forte



A ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, não tem pressa para escolher sua nova sigla partidária. Mas lembra aos seus seguidores que tenham paciência.

– Tudo tem a hora certa. Minha hora ainda vai chegar. E eu quero aglutinar todos os meus amigos num mesmo lugar. Vamos estar fortes, prometeu a Guerreira. Por Robson Pires!

Após mandar vítima cavar cova, adolescente mata homem a facadas

Após mandar vítima cavar cova, adolescente mata homem a facadas
Um adolescente de 15 anos procurou a Delegacia de Plantão da Zona Norte, em Natal, para assumir o assassinato de um jovem de 21 anos. De acordo com o delegado Cláudio Oliveira, o adolescente admitiu ter esfaqueado a vítima após mandar que ele cavasse uma cova no quintal de casa, na noite dessa quarta-feira (23), no bairro do Pajuçara, na Zona Norte de Natal. O crime teria sido motivado por ciúmes. Após se apresentar à polícia e confessar o crime, o adolescente foi liberado.

De acordo com o delegado, o adolescente procurou a delegacia na manhã desta quinta-feira (24) para assumir o crime. “Ele disse que ao chegar na casa onde mora com a namorada, de 14 anos, encontrou ela em companhia da vítima. Ao questionar o que a vítima fazia ali, a namorada teria dito que o jovem tinha tentado estuprá-la”, relatou o delegado.
Ainda de acordo com Oliveira, o adolescente teria dito que fingiu estar com raiva da namorada antes de matar o jovem. “Ele mandou o jovem cavar uma cova no quintal da casa, pois iria matar a namorada. O jovem teria concordado com o plano, mas quando a vítima acabou de cavar, ele desferiu as facadas e o enterrou”, explicou.
“Ele disse que ainda desenterrou o corpo na manhã desta quinta, mas que depois de conversar com a namorada, decidiram que era melhor que ele se entregasse. Como ele não tinha nenhum mandado de apreensão em aberto e a apresentação foi voluntária, tivemos que liberá-lo”, concluiu Oliveira.
A vítima foi identificada como Bruno Ricardo da Silva. Técnicos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) estiveram no local para recolher o corpo. O caso foi repassado para a Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
G1/RN

Torneio de futevôlei organizado pela Prefeitura confirma crescimento da modalidade em Santa Cruz

Foi encerrada nesta quarta-feira (23) a primeira edição do Torneio Municipal de Futevôlei de Santa Cruz. Realizada pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria de Esportes e Lazer, a competição buscou fomentar a modalidade esportiva que ganha cada vez mais adeptos no município.
Foram dois dias de disputadas entre as 10 duplas que se inscreveram para participar da competição, os jogos foram realizados na arena do Iberezão.
“Uma ação inédita da gestão da Prefeita Fernanda Costa e que busca incentivar a prática do futevôlei, uma modalidade que cresce no nosso município”, ressaltou o Secretário de Esportes e Lazer, Jackson Jaedyson.
A organização premiou com troféus e medalhas as quatro duplas melhores colocadas, o resultado foi o seguinte:
1º lugar – Álvaro (Xaropinho) e Erivaldo (Careca) – dupla campeã
2º lugar – Ranyedson (Rany) e Natanael (Natan)
3º lugar – Madson e Gleydson
4º lugar – Nildo e Welligton
FINAL-FUTEVÔLEI-01

FINAL-FUTEVÔLEI-02
FINAL-FUTEVÔLEI-03
FINAL-FUTEVÔLEI-04
Fotos: André Fotos

Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz