segunda-feira, 30 de maio de 2016

Queda das despesas públicas será substancial nos próximos anos, diz Meirelles

Para ministro, PEC que limita crescimento do gasto público primário irá corrigir raiz do problema econômico.


HenriqueMeirellesO governo planeja ações que levarão à redução substancial das despesas públicas nos próximos anos, disse hoje (30) o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, durante evento promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil, na capital paulista.
O ministro avalia que os gastos públicos cresceram a partir da década de 90, porém foram financiados, de início, pelo aumento da carga tributária, o que levou à elevação da arrecadação. “Mas, houve esgotamento do ciclo e aumento forte das despesas”, acrescentou.
O desafio de reverter o processo virá com a confiança na sustentabilidade da dívida pública. Segundo Meirelles, serão tomadas algumas medidas pontuais, as primeiras de uma sequência. Um dos pontos envolve o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que passará a pagar dívida ao Tesouro Nacional, num montante de R$ 100 bilhões até 2018, com a contrapartida da redução equivalente do estoque da dívida bruta do Tesouro.
O governo planeja também a extinção do Fundo Soberano, criado a partir da expectativa de grandes sobras resultantes dos lucros da Petrobras, advindos do pré-Sal. “A existência dele [Fundo Soberano] não se justifica. Não há pressa de vender esses ativos”, destacou o ministro.
Será priorizada a tramitação de dois projetos – o que altera a governança dos Fundos de Pensão das estatais, introduzindo critérios rígidos para a nomeação de dirigentes e que, para Meirelles, vai contribuir para uma gestão mais profissional e eficiente dos fundos, e o que flexibiliza a participação da Petrobras nos investimentos do pré-sal.
Previdência
“A decisão [de reformas na Previdência] é da sociedade, mas estamos levantando informações e fazendo propostas”, destacou Meirelles. O objetivo, segundo ele, é garantir que os aposentados possam receber seus benefícios nos próximos anos.
Para o ministro, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita crescimento do gasto público primário corrige a raiz do problema econômico que o país enfrenta, com o aumento continuado das despesas públicas. Para ele, a medida levará ao ajuste gradual da macroeconomia, resultando, inclusive, na redução dos juros. “É correto esperar que, com a estabilização e eliminação de fatores de risco, a taxa de juros caminhe realisticamente, por reações de mercado, e passe a cair, como consequência, não como medida voluntarista".
Fernanda Cruz, Agência Brasil, 

Parecer sobre Cunha será entregue amanhã ao Conselho de Ética da Câmara

Parlamentar afastado é acusado de mentir à CPI da Petrobras negando a existência de contas no exterior em seu nome.


Lula Marques/Agência PT
Eduardo Cunha está afastado do mandato e da presidência da Câmara desde o início do mês por decisão do ministro do STF Teori Zavascki.
O parecer que pode apontar o futuro do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) será entregue ao Conselho de Ética da Casa, às 11h desta terça-feira (31). Quase seis meses depois do início das investigações pelo colegiado, o relator do caso, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), concluiu o relatório, que deve ser lido ainda nesta semana, mas só deve ser votado no próximo dia 9.
O texto será entregue ao presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA). Cunha é acusado de mentir à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras quando negou a existência de contas no exterior em seu nome, o que caracteriza quebra de decoro parlamentar. A partir da da entrega do parecer, Araújo deve marcar uma reunião para a sua leitura. Como o advogado de Cunha, Marcelo Nobre, não fica em Brasília e são necessárias 24 horas de antecedência para agendar uma sessão, a expectativa é que o próximo encontro do conselho ocorra na tarde de quarta-feira (1º) ou na quinta-feira (2).
Diante de todas as medidas adotadas ao longo do processo, classificadas por parlamentares contrários ao peemedebista como manobras protelatórias de aliados de Eduardo Cunha, a votação do relatório também deve se arrastar por todo o prazo permitido. Isto significa que haverá pedido de vistas para uma análise mais aprofundada do texto de Rogério, tomando mais dois dias úteis para o início das discussões. Só depois de esgotados os debates, que podem se estender por mais de um dia, o parecer será votado e, se aprovado, será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Na CCJ, os 66 integrantes comandados pelo também peemedebista Osmar Serraglio (PR) só podem se debruçar sobre recursos que questionem procedimentos adotados pelo Conselho de Ética. O colegiado recursal não pode, por exemplo, deliberar sobre o mérito do relatório. Apesar disso, com quórum mínimo de 34 parlamentares, a CCJ pode acatar pedidos que provoquem uma regressão no caso. Em exemplo seria um eventual pedido do advogado Marcelo Nobre, que antecipou que recorreria, caso o relator Marcos Rogério decida incluir a acusação de vantagens indevidas.
Rogério sinalizou que se novas provas surgirem sobre o pagamento de propina a Cunha em troca de viabilizar contratos e negócios envolvendo estatais brasileiras, como a Petrobras, pode considerar os fatos no final da instrução. Caso a CCJ não acate os recursos, o processo contra Cunha segue para o plenário da Câmara que, por voto aberto, decide pela cassação ou manutenção do mandato do peemedebista.
Eduardo Cunha está afastado do mandato e da presidência da Casa desde o início do mês por decisão do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF, acatando um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que acusou Cunha de tentar interferir na condução das investigações da operação. No último dia 17 de maio, o Conselho ouviu as últimas testemunhas arroladas pela defesa, após oitivas com pessoas indicadas pelo próprio relator. O representado pôde se manifestar no dia 19, quando negou as acusações, reiterou que não é titular das contas no exterior e é apenas beneficiário de um truste.
Carolina Gonçalves, Agência Brasil

Estudantes podem se inscrever no Sisu a partir de hoje

Nesta edição, são ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior.


Começam hoje (30) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, são ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano. As inscrições são feitas pela internet, no site do Sisu
Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram 0 na redação. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho.
Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas a ações afirmativas.  Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Uma vez por dia é divulgada a nota de corte de cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.
O resultado será divulgado no dia 6 de junho e a matrícula deverá ser feita entre os dias 10 e 14. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera, entre 6 e 17 de junho.  Os candidatos na lista começarão a ser convocados a partir do dia 23 de junho.
Mariana Tokarnia, Agência Brasil

Financiamento de campanhas e os reflexos nas eleições deste ano

Juiz federal Marco Bruno analisa os modelos de custo eleitoral na Semana da Eleição Legal.


Juiz federal Marco Bruno será um dos destaques durante a Semana da Eleição Legal promovida pelo portal Nominuto.
SELO_ELEICOESO financiamento de campanhas e o reflexo dessa nova regra será um dos temas abordados naSemana de Eleição Legal, promovido pelo portal Nominuto.com. Para explicar o assunto, o jornalista Diógenes Dantas irá entrevistar o juiz federal, Marco Bruno, que também é mestre em direito e foi juiz da propaganda eleitoral de 2014 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), além de diretor do Foro da Justiça Federal do RN.
Durante a entrevista, Marco Bruno também irá abordar as minirreformas eleitorais, a necessidade de um novo código eleitoral, a reforma política, entre outros assuntos de interesse dos candidatos e eleitores.
Para a consultora de Marketing Digital do portal, Vanessa Carvalho, a iniciativa é fundamental para aproximar as pessoas a um conteúdo gratuito e de qualidade. “A internet favoreceu a democratização da informação e com isso possibilitou a aproximação das pessoas fisicamente distantes a um conteúdo como este, que, além de ser gratuito, deve auxiliar aos candidatos que disputam o pleito”, argumentou.
A Semana de Eleição Legal acontece do dia 20 a 24 de junho e é uma iniciativa pioneira do portal Nominuto.com. O conteúdo é gratuito e será disponibilizado na plataforma online através do site do evento. Para ter acesso ao material, basta cadastra-se no site.

sábado, 28 de maio de 2016

Banner com a imagem de Santa Rita de Cássia e um terço ficam intactos após incêndio em Santa Cruz

Em meio a toda destruição presenciada com os atentados contra os bens públicos em Santa Cruz, um gesto de fé que chama atenção de todos.
No veículo coletor de lixo, um banner com a imagem de Santa Rita de Cássia e um terço, se mantiveram intactos. Segundo funcionários da prefeitura, a imagem foi colocada pelos homens que trabalham coletando lixo no município, de acordo com eles, para garantir proteção durante seus dias de trabalho.
Mesmo com o caminhão destruído, a imagem se mantendo intacta chama atenção, e deixa uma reflexão, que mesmo diante de um ato que atentou contra todos os santacruzenses, a fé do povo daqui é capaz de milagres que reconstroem a vida de cada um a todo instante.
Édipo Natan

Prefeitura de Santa Cruz inicia neste domingo (29) pelo Araraú torneios de futebol na Zona Rural; projeto passará por várias comunidades

A Prefeitura de Santa Cruz começa a realizar a partir deste domingo (29) uma série de torneios de futebol de campo pela Zona Rural do município. A primeira comunidade a receber a competição será o Assentamento Araraú, com inicio previsto para as 08 horas.
A ação será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e conta com o apoio da Secretaria de Agricultura. O objetivo é difundir o futebol nas comunidades rurais, incentivando a prática esportiva.
O Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, explicou que a competição terá inscrições gratuitas, as partidas serão disputadas em um campo com dimensões normais e com 11 atletas em cada equipe, além de troféus como premiação para os vencedores. Cada comunidade que servir de sede para o torneio também recebe bolas e redes.
Nos próximos meses, a Prefeitura seguirá um cronograma e outras comunidades também irão receber o torneio de futebol.

Prefeita Fernanda destaca que atentado contra bens públicos prejudica população de Santa Cruz

fernanda_veiculosqueimadosEm conversa com o Blog, a prefeita Fernanda Costa se mostrou preocupada e indignada com o que aconteceu na noite de ontem, quando veículos do município forma incendiados.
De acordo com a gestora, o prejuízo maior é da população, que precisa dos serviços. "Estou muito preocupada com o que aconteceu, pois são veículos que trabalhavam diariamente para a população, cada um em sua função. Hoje, homens na zona rural estão prejudicados sem o caminhão pipa, a coleta de lixo foi afetada sem um dos veículos coletores e o abatedouro também sofreu alterações, sem o trator, todos queimados, prejudicando a população", destacou Fernanda Costa.
Ainda de acordo com a prefeita, todas as providencias estão sendo tomadas para que o problema seja solucionado e que os culpados sejam encontrados, pois dinheiro público foi gasto para adquirir os bens, que serviam a população e hoje estão destruídos.

Édipo Natan

Nota Oficial sobre o fato que resultou no incêndio de 03 unidades da frota de veículos do município

Diante do fato ocorrido na noite desta sexta-feira (27/05), que resultou no incêndio de 03 (três) unidades da frota de veículos da municipalidade, sendo eles 01 (um) trator, 01 (um) caminhão-pipa e 01 (um) caminhão coletor de lixo, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz vem a público lamentar os prejuízos causados ao patrimônio público e à sociedade.
A Prefeitura Municipal aguarda o resultado das investigações policiais e espera que o fato seja completamente esclarecido.
Por fim, a Prefeitura informa à população santa-cruzense que todos os esforços estão sendo feitos para que não haja prejuízos aos serviços prestados diariamente aos cidadãos.
MARCA-PREFEITURA-OK

Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

terça-feira, 24 de maio de 2016

Serviços oferecidos pela Prefeitura foram essenciais em dia com multidão no Santuário e na procissão de Santa Rita

Em um dia atípico, com uma multidão que chegou à cidade para visitar o Santuário de Santa Rita e participar do encerramento dos festejos da padroeira, a Prefeitura de Santa Cruz colocou em prática uma estratégia que objetivou o bom acolhimento dos turistas em um domingo em que foram registrados mais de 500 ônibus na cidade, todos lotados de turistas. 
As ações da Prefeitura foram planejadas com antecedência, envolvendo profissionais de várias secretarias municipais. A estratégia foi essencial para que tudo funcionasse a contento e, mesmo com um número de pessoas acima do normal, a visitação ao Santuário e a participação dos devotos nos eventos do dia acontecesse de forma tranquila. Foram intensificados serviços como os de limpeza e interdição de vias publicas, de saúde, além da Central de Boas Vindas que, por meio de técnicos do turismo, oferecia informações aos visitantes sobre locais e horários de missas, locais para refeições e outros serviços.
Acolher bem os visitantes e oferecer uma boa estrutura faz parte de uma lista de prioridades da gestão da Prefeita Fernanda Costa no processo de consolidação da atividade turística. A boa impressão causada aos visitantes ajuda na divulgação do destino e os incentiva a retornar à cidade.
SANTUÁRIO-22DEMAIO-01
SANTUÁRIO-22DEMAIO-02
Fotos: Credígila Medeiros e Carlos Eduardo Ferreira Lima 

Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

segunda-feira, 23 de maio de 2016

RN supera marca dos 100 parques eólicos em operação

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Rio Grande do Norte atingiu marca de 102 parques eólicos em operação comercial. O feito foi alcançado no último sábado (21/05), após a entrada em operação comercial dos parques eólicos Baixa do Feijão I, II, III e IV. O empreendimento, de propriedade da EDP Renováveis, está localizado no município de Jandaíra, e possui 60 aerogeradores de 2 MW cada. O complexo adicionou 120 MW em potência instalada no RN.
Com a marca, o estado potiguar consolida a liderança frente ao segundo colocado, a Bahia, que possui 67 parques e 1,64 GW. Agora, o Rio Grande do Norte se torna o primeiro estado a alcançar 100 parques eólicos em operação comercial, com 2,8 GW em potência instalada, número este que representa mais de 30% de toda a potência eólica instalada do Brasil.
Liderança
O Rio Grande do Norte é líder nacional em potência instalada e geração de energia eólica, tendo sido o primeiro estado brasileiro a alcançar a marca de 1 GW de potência instalada em maio de 2014. Em 2015, o RN quebrou um novo recorde alcançando os 2 GW nos mês abril.
Atualmente, o RN possui a maior matriz eólica estadual do Brasil, com 84% de participação da fonte, e conta com mais de 1400 turbinas eólicas em operação comercial em todo o território.

Com teleférico e Alto de Santa Rita, Santa Cruz poderá ganhar ainda mais referência no turismo religioso brasileiro...






O último final de semana em Santa Cruz já deu sinais do crescimento turístico em nosso município. A cidade recebeu neste último domingo (22), mais de 70 mil pessoas, um número que representa quase duas vezes a população do município com pouco mais de 38 mil habitantes. O que também chamou a atenção foi a grande quantidade de ônibus que se dirigiu ao Alto de Santa Rita: mais de 500 no total.

Após sua inauguração em 2010, Santa Cruz já recebeu milhões de visitantes e fiéis, um número que poderá crescer significativamente com a implantação de um teleférico, projeto do deputado Tomba Farias, que ganha força na atual gestão de Fernanda  Costa.  Sua estrutura já encanta pela sua beleza e magnificência. Esse feito poderá trazer um número ainda maior de turistas e fiéis para Santa Cruz nos próximos anos. Santa Cruz já é sem dúvida uma das principais referências do turismo religioso em todo Brasil, mas essa realidade poderá colocar a capital do Trairi em mais evidencia no país, trazendo crescimento e mais progresso. 

Blog do Paulo César

Perto de estrear de peso novo no UFC, potiguar promete agressividade

Divulgação / UFC
Divulgação / UFC
Ex-campeão do peso galo do UFC, o potiguar Renan Barão estreia no próximo dia 29 de maio, em Las Vegas, no peso pena da organização.
O lutados do bairro das Quintas, em Natal, encara o americano Jeremy Stephens no UFC Fight Night: Almeida vs. Garbrandt.
A mudança de categoria aconteceu pela dificuldade que Barão vinha tendo para descer até os 61 kg (peso da categoria galo), fator esse apontada como maior vilão nas duas derrotas para TJ Dillashaw.
“Fiz um excelente camp em Natal, e não vou ter os desgastes da perda de peso. Eu sofria um desgaste muito grande, e agora não me incomodo com isso. Vou estar mais forte, mais saudável e agressivo”, declarou para o site oficial do UFC.
Apesar de enfrentar um adversário maior e mais forte fisicamente – Stephens já atuou pelo peso leve – o natalense acredita que está bem preparado para voltar a vencer. “Imagino soltando bem o meu jogo, bem tranquilo. Para onde desenrolar, eu estou bem preparado. Vou dar o meu melhor lá”.

Agora RN

CNJ pede suspensão do registro de uniões poliafetivas

Yasmin Nepomuceno, Leandro Jonattan e Thais Souza de Oliveira vivem em uma casa em Madureira – Marcelo Carnaval / Agência O Globo.
Yasmin Nepomuceno, Leandro Jonattan e Thais Souza de Oliveira vivem em uma casa em Madureira – Marcelo Carnaval / Agência O Globo.
A Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pediu a proibição de novas escrituras públicas de reconhecimento de uniões civis entre mais de duas pessoas, referindo-se ao que às chamadas uniões poliafetivas ou trisais (quando incluem apenas três indivíduos).
Segundo o próprio CNJ, o pedido é resultado de uma representação judicial da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS), que solicitou a proibição de novas escrituras até que a matéria seja devidamente regulamentada.
A corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, negou a liminar, mas, ainda assim, sugeriu aos cartórios do pais todo que aguardem a conclusão do estudo sobre o caso no CNJ para lavrarem novas escrituras.
“Essa é apenas uma sugestão aos tabelionatos, como medida de prudência, até que se discuta com profundidade esse tema tão complexo que extrapola os interesses das pessoas envolvidas na relação afetiva”, disse a ministra, reafirmando que não é uma proibição, mas uma sugestão aos tabeliães, que podem ainda fazer as escrituras.
De acordo com o conselho, a associação, que afirma em seu site “ter como princípio a monogamia nas relações conjugais, de casamento e de união estável”, se baseou em notícias na imprensa sobre as escrituras de uniões poliafetivas, inclusive no O GLOBO. Segundo essas uniões são inconstitucionais.
Para a corregedora, as uniões adentram em áreas do Direito, inclusive de terceiros, que precisariam ser debatidas, com repercussões no Direito Sucessório, Previdenciário e de Família. Ela planeja promover audiências públicas para ouvir a sociedade.

O Globo

Ministro libera mais de R$ 200 milhões para as universidades e institutos federais


Os estudantes dos institutos federais que dependem de recursos do governo continuarão recebendo os benefícios (Foto: Geyson Magno/Arquivo MEC)
Em sua primeira semana à frente do Ministério da Educação e Cultura, o ministro Mendonça Filho liberou recursos financeiros no total de R$ 211 milhões para as universidades federais e os institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
O montante foi dividido em duas parcelas. A primeira, de R$ 163 milhões, foi liberada na última quarta-feira, 18, e a segunda, de R$ 48 milhões, deve cair na conta das instituições ainda nesta sexta-feira, 20.
A primeira liberação é destinada a manutenção e custeios (serviços terceirizados, material de consumo, energia elétrica, água e outras despesas) das 63 universidades e dos 41 institutos federais em todo o país. O recurso também deve atender essa mesma previsão para hospitais universitários. Já a segunda parcela deve ser aplicada em pagamentos de bolsas aos estudantes.
O auxílio financeiro aos universitários, para o atendimento de assistência a moradia estudantil, alimentação, transporte, entre outros benefícios, tem como objetivo apoiar a permanência de estudantes de baixa renda nas universidades e institutos federais.

Assessoria de Comunicação Social

Mãe de fã que atacou Ana Hickmann diz que filho não ia fazer mal a ela


Foto: Reprodução
A mãe de Rodrigo Augusto de Pádua, 30, Wanda Simões de Pádua, afirmou nesta segunda-feira (23) que seu filho não tinha intenção de atacar a apresentadora Ana Hickmann. Segundo ela, Pádua lutava contra um “inimigo terrível”, que ataca a pessoa “24 horas” por dia -ela não especificou se o jovem sofria algum transtorno psicológico. Disse apenas que “não era ele quem fez aquilo”, e classificou o episódio como uma fatalidade.
Wanda esteve na manhã desta segunda no cemitério municipal Nossa Senhora Aparecida, centro de Juiz de Fora (MG), para o sepultamento do rapaz, que foi acompanhado por poucos parentes. Abalada, deu um depoimento à imprensa ao final da cerimônia. Nenhum outro parente quis falar com os jornalistas. Segundo a mãe, Pádua tinha intenção de machucar a apresentadora. “O meu filho era o melhor filho do mundo. Só eu o conhecia. Não foi ele que fez aquilo. Era outra pessoa. O inimigo é terrível. Ele ataca mesmo a pessoa 24 horas (…) Ele não fez nada com intenção”, disse.
Wanda afirmou que Pádua “nunca mexeu com drogas, não fumava, ficava mais em casa, era sereno”. A mãe confirmou que o rapaz era recluso e que não tinha amigos ou inimigos. Costumava sair de casa só para ir à academia ou levar a mãe ao cinema. Ela o descreveu como amoroso, educado e querido por todos. “Ele costumava dizer ‘mãe, a senhora é a coisa mais importante desse mundo para mim. Se a senhora morrer eu vou junto’”. Segundo Wanda, o rapaz foi a Belo Horizonte para conhecer a cidade e encontrar um irmão que estaria na capital mineira.
A mãe disse acreditar que ele não teria ido ao hotel com a intenção de atacar a apresentadora. “É uma fatalidade o que aconteceu. Eu tenho certeza de que ele não foi lá para fazer mal para ninguém. Só queria conversar. Mas como o destino foi cruel, tirou o meu filho, o meu caçula que eu amava tanto. Agora, as lembranças dele vão ficar no meu coração”, disse.
PENSEI QUE FOSSE MORRER
Abalada, a modelo e apresentadora Ana Hickmann, 35, disse que tinha certeza que o fã Rodrigo Augusto de Pádua iria matá-la no sábado (21), quando entrou armado no quarto de hotel em Belo Horizonte (MG) em que ela estava hospedada. “Ele dizia coisas pornográficas para me humilhar. Dizia que eu tinha acabado com a vida dele. Ele veio determinado a me matar naquela hora”, afirmou a gaúcha nascida em Santa Cruz do Sul em entrevista ao programa “Domingo Espetacular”, da Record, na noite deste domingo (22).
“A primeira coisa que passou na minha cabeça era a de assalto, arrastão. Ele dizia: ‘Eu vim acertar com você, vagabunda’. O tempo todo falando que eu não prestava, que era mentirosa, que não correspondia ao amor dele. Muito distorcido. Foi a primeira vez na vida que senti medo e que iria morrer. Ele não piscava. Ele falava com muito ódio”, disse. Ana Hickmann também lembrou das ofensas de Rodrigo: “Você é uma mentira. Duvidou do amor que eu tinha”. A fala foi registrada em uma gravação feita com o celular pelo cabeleireiro Júlio Figueiredo. O profissional, contratado pela modelo gaúcha, encontrava-se do lado de fora do recinto e começou a fazer a gravação antes de chamar a segurança.
No áudio também é possível ouvir Pádua ordenando que ela e os outros dois presentes no momento -Giovana Alves (assessora e concunhada de Hickmann) e Gustavo Belo (marido de Giovana)- se sentassem de costas para ele, ao que dizia: “Eu não vou matar ninguém. Não sou assassino”. “Nunca pensei que isso poderia acontecer! Nunca pensei que o ser humano fosse capaz disso! Foi terrível! Estou profundamente abalada e triste! Só peço que todos rezem por minha cunhada para que ela se recupere logo”, disse Ana Hickmann.

Ressocialização dos apenados faz parte do novo projeto da Sejuc, afirma secretário

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Quando assumiu a secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc), o delegado Walber Virgolino deixou claro que tem a missão de recolocar em ordem o sistema prisional do Estado. Uma das tarefas árduas a serem desempenhadas pelo novo secretário será a de ressocializar os criminosos que estão dentro das unidades, entretanto, é sabido que existem casos em que não há mais chances de aplicar tal medida.
A mudança de mentalidade também passa pela disciplina. Os apenados tem que ter direitos garantidos e vislumbrar uma luz no fim do túnel. É isso que estamos tentando implementar. Mas para que os apenados sintam que o Estado vai entrar com os trabalhos de ressocialização, ele terá de cumprir algumas regras”, avisou Walber, que já desempenhou atividade parecida no governo da Paraíba.
“Nossa primeira meta será disciplinar os presos. A partir disso vamos diferenciar o criminoso do marginal. Criminoso é aquele que cometeu o ato em situação esporádica, mas é pai de família, trabalhador, honesto. Esse tem chance de voltar pra sociedade. Mas aqueles que usam o crime como modelo de vida jamais conseguirão seguir o caminho do bem fora dos presídios. É um fato”, completou. As declarações foram dadas no programa MEIO-DIA CIDADE, da Rádio Cidade 94FM.
Agora RN

Secretário da Sejuc é favorável à privatização dos presídios potiguares


Foto: Divulgação
Com a crise penitenciária que se arrasta no Rio Grande do Norte desde o ano passado, a possibilidade de privatização das unidades prisionais do Estado foi levantada e está sendo debatida pelo novo secretário de Justiça e Cidadania, Walber Virgolino. Para o delegado paraibano, é importante haver parceria entre os poderes públicos e privados, entretanto, a chance de repassar as unidades de maneira total às empresas não deve ser considerada.
Segundo Virgolino, privatizar em 100% o sistema traria sérios transtornos ao Estado. “A parceria público-privada é muito importante para o sistema prisional. Isso tem que acontecer, mas temos que escolher algumas penitenciarias pra servirem como modelos. O que discordo é de privatizar tudo. Isso será ruim para todas as partes: para o estado, população, agentes penitenciários…”, disse em entrevista ao programa MEIO-DIA CIDADE, da Rádio Cidade 94FM.
O secretário ainda afirmou que “será necessária haver uma a divisão, mas o setor privado terá que ficar com as atividades secundárias, e somente isso. Atividades de disciplina e fiscalização, que são de autonomia e dever do estado, devem continuar em nossa posse. Essa é a ideia”, concluiu.

Para aliados de Dilma, caso Jucá mostra que petista não atuou contra Lava Jato

O comando do PT e ex-ministros da gestão Dilma Rousseff avaliam que a primeira grande crise do governo de Michel Temer – com a revelação de um diálogo no qual o titular do Planejamento, Romero Jucá, fala na necessidade de “estancar a sangria da Operação Lava Jato” – será benéfica para a presidente afastada.
Ex-ministros argumentam que as afirmações feitas por Jucá, em diálogo com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, demonstram claramente que o governo Dilma “nada fez para frear” a Lava Jato, ao contrário do que disse o ex-líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (ex-PT-MS), que teve o mandato cassado. Dilma fará um discurso com este tom, insistindo na tese do golpe ao participar, na noite desta segunda-feira, 23, do congresso da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Fetraf), entidade filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), no Parque da Cidade, em Brasília.
Desde cedo, a presidente afastada está reunida com auxiliares, no Palácio da Alvorada, conhecido como quartel-general da resistência. Seguindo a estratégia da “pronta resposta”, Dilma pediu ao ex-ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, para gravar um vídeo, que foi postado na página dela no Facebook dando o tom da reação petista. As conversas entre Jucá e Machado foram reveladas pelo jornal “Folha de S. Paulo”.
Berzoini disse que estava ali para “exigir” a demissão de Jucá e a “investigação da relação de Temer com esse diálogo”. Embora até mesmo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva considere difícil Dilma retornar ao Palácio do Planalto, após o julgamento final no Senado – previsto para ocorrer entre agosto e setembro -, os problemas no início da gestão Temer animaram o PT. Sob comando de Lula, uma ofensiva será reforçada para tentar reverter seis votos de senadores que votaram a favor do impeachment.

Estadão‎

Um é preso, outro baleado e o terceiro morre após trocar tiros com PM na Zona Oeste de Natal

Carro de bandidos foi alvejado (Foto: Divulgação/PMRN)
Carro de bandidos foi alvejado (Foto: Divulgação/PMRN)
Policiais da Força Tática do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) realizavam patrulhamento na zona Oeste de Natal, na tarde desta segunda-feira (23) quando se deparam com quatro elementos em atitude suspeita trafegando em um veículo modelo Peugeot, de cor preta e placas EAX 4296, com registro de roubo. Um acompanhamento tático foi realizado e na Rua Padre Cícero, no Bairro Felipe Camarão, os ocupantes do veículo suspeito passaram a efetuar disparos contra a viatura policial. Os militares revidaram a injusta agressão.
Na ação, o condutor do Peugeot perdeu o controle e colidiu com o muro de uma residência. No confronto, Eduardo Lucas da Silva, vulgo “Siri”, de 18 anos, foi detido no local, um conseguiu se evadir, e dois foram baleados, sendo um socorrido e outro não resistiu. Uma arma de fogo, modelo artesanal, calibre 12, foi apreendida com o grupo. Além de Eduardo Lucas, os outros envolvidos eram adolescentes.

PortalNoAr

Campanha da Influenza é prorrogada até 3 de junho e RN tem parcial de 71,74%

A meta estipulada para o Estado é vacinar 776.019 mil pessoas.


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou os números da campanha de vacinação contra a influenza: 71,74% de cobertura nos grupos prioritários. Atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) 69 municípios potiguares, o que corresponde a 41,32% de homogeneidade. A vacinação será prorrogada no Estado até o dia 3 de junho, quando será encerrada a estratégia da campanha.

De acordo com Zaira Santiago, responsável técnica pelo Programa Estadual de Imunização da Sesap, os números podem ser superiores aos que foram apresentados, pois a todo o momento os municípios estão inseridos novos dados no sistema. A campanha foi iniciada no dia 25 de abril e no “Dia D”, (30 de abril) o RN chegou a ocupar o 2º lugar entre os estados do Nordeste com maior vacinação.
A meta estipulada para o Estado é vacinar 776.019 mil pessoas. “Outros estados da federação também estão prorrogando. Acredito que até o final da semana já tenhamos atingido a meta, pois a dificuldade para muitos municípios é a inserção de dados”, afirmou a técnica.
A Sesap já fez a distribuição de 100% das doses de vacina e a recomendação aos municípios é que, após alcançadas as metas, as doses de vacina ainda disponíveis sejam mantidas nas unidades de saúde para atender as pessoas que passarem a integrar os grupos prioritários, como crianças que completarem 6 meses de idade, idosos, grávidas e puérperas (mulheres com 45 dias pós parto).
Fonte:Nominuto.com

Instituto confirma Aedes aegypti como vetor do vírus Zika

Em junho do ano passado, o Instituto Oswaldo Cruz passou a capturar mosquitos próximos a residências de casos suspeitos.


Pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) encontrou, pela primeira vez, mosquitos Aedes aegypti infectados pelo vírus Zika na natureza. Outras espécies estão livres vírus. “Não estamos perdendo esforço nem recursos humanos ou financeiros para atacar outro mosquito que teoricamente não transmite o Zika”, disse o coordenador da pesquisa, Ricardo Lourenço.
Em junho do ano passado, o Instituto Oswaldo Cruz passou a capturar mosquitos próximos a residências de casos suspeitos de Zika e nos seus arredores, para poder confirmar quais mosquitos transmitiriam o vírus Zika.
“O vírus tinha acabado de chegar. Ele migrou pelo mundo antes de chegar aqui e entrou em contato com outros mosquitos e com o Aedes aegypti que estava aqui”. O instituto, então, iniciou a vigilância para identificar quais mosquitos poderiam transmitir a doença.
“O que nós fizemos foi a captura na casa das pessoas e na vizinhança de casos suspeitos e examinamos todos os mosquitos encontrados. Qualquer mosquito que fosse encontrado nessas casas de casos suspeitos, nós examinamos para buscar o vírus Zika. E nós só encontramos no Aedes aegypti”, disse o pesquisador.
Na avaliação de Ricardo Lourenço, a descoberta instituto ajuda a sedimentar o papel do mosquito Aedes aegypticomo vetor do vírus Zika. “Traz uma certa estabilidade, uma tranquilidade de que nós estamos atacando o inimigo certo. Esse é o fato mais importante”.
De acordo com informação do IOC, ao longo de dez meses, foram capturados em torno de 1,5 mil mosquitos machos e fêmeas adultos de diversas espécies, dos quais quase a metade era da espécie Aedes aegypti. Os mosquitos foram encontrados no chamado Grande Rio e na Baixada Fluminense.
Todos foram levados para análise no laboratório. Ainda segundo o IOC, a descoberta do mosquito naturalmente infectado complementa outra descoberta, publicada em março deste ano, que havia demonstrado a competência vetorial de mosquitos brasileiros para a transmissão do vírus Zika. Esse estudo foi feito em parceria com o Instituto Pasteur, da França, e publicado na revista científica internacional ‘Plos Neglected Tropical Diseases’.
Alan Dubeux, Agência Brasil

Governo cria Rede Nacional de Especialistas em Zika

A publicação destaca que a rede será formada por uma Secretaria Executiva e por membros especialistas no assunto.


Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (23) no Diário Oficial da União institui a Rede Nacional de Especialistas em Zika e doenças correlatas (Renezika). De acordo com o texto, os principais objetivos são repassar à pasta informações de pesquisas relacionadas ao vírus, contribuir para a formulação e o aperfeiçoamento de protocolos, além de desenvolver estudos sobre o vírus e doenças correlatas.
A publicação destaca que a rede será formada por uma Secretaria Executiva e por membros especialistas no assunto. Os representantes, titulares e suplentes, segundo o texto, devem ser indicados no prazo de 20 dias. 
“A Secretaria Executiva da Renezika poderá convidar para integrar a rede entidades ou pessoas do setor público e privado, que atuem profissionalmente em atividades relacionadas à matéria, sempre que entenda necessária a colaboração para o pleno alcance dos seus objetivos”, informa a portaria.
Segundo o texto, caberá aos integrantes da rede promover a integração das atividades de vigilância, prevenção e atenção à saúde, contribuir na produção de análises epidemiológicas e desenvolvimento de projetos de pesquisa prioritários para o SUS, além de assessorar o Ministério da Saúde na priorização de temas de pesquisa para a realização de chamadas públicas, bem como na avaliação de projetos de pesquisa. 
Zika no Brasil
O primeiro caso de zika no Brasil foi anunciado no dia 7 de maio. O reconhecimento oficial das autoridades de saúde brasileiras, no entanto, foi feito apenas no dia 14, após o Instituto Evandro Chagas, uma das entidades de referência na área, ter analisado as amostras e confirmado o resultado. A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e inicialmente tida como uma enfermidade leve, foi tratada como emergência internacional meses mais tarde diante das primeiras evidências de sua ligação com o aumento de casos de microcefalia no país.
Paula Laboissière, Agência Brasil

Natal atinge 70,96% de cobertura da Campanha Contra a Influenza

Meta é imunizar aproximadamente 165 mil pessoas, o que corresponde a 80% da população total do público-alvo.


Divulgação
A Prefeitura Municipal de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conseguiu imunizar, até a manhã desta segunda-feira (23), 142.764 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, o que corresponde a 70,96% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O objetivo da SMS meta é imunizar aproximadamente 165 mil pessoas, o que corresponde a 80% da população total do público-alvo, que é de 189 mil pessoas, cumprindo o calendário nacional de vacinação. Para garantir o cumprimento da meta, o município estendeu a campanha até o dia 3 de junho nas 69 salas de vacinas espalhadas pelos cinco distritos sanitários de Natal, aberta das 8h às 16h. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha. Para se vacinar é preciso levar a carteira de identidade e cartão de vacinação. No caso de portador de doença crônica, é necessário levar um documento que comprove a doença. 

Entre os grupos prioritários, já foram imunizados 63.104 idosos (73,91% da meta), 4.760 gestantes (53,50%), 851 puérperas (58,21%), 19.164 trabalhadores de saúde (92,72%), 30.076 crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos (60,88%), além 24.809 pessoas portadoras de doenças crônicas. 

O secretário Luiz Roberto Fonseca explica que o município decidiu prorrogar a Campanha como forma de garantir que o maior número de pessoas, que estão dentro do grupo prioritário, consiga ser imunizada e recomenda que o público-alvo procure uma unidade de saúde para se imunizar em função da gravidade da doença. 

"A vacina está disponível e esperamos que a população vá se imunizar. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A vacinação é a medida mais eficaz para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Prorrogamos e pedimos que a população compareça nos postos de vacinação para se imunizar". 

A transmissão da Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. 

Os grupos prioritários e que devem tomar a vacina são crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhador de saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias). 

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Juliana Araújo, explica que a vacinação protege a população contra três vírus: H1N1, H3N2 E Influenza B e que a meta é vacinar 80% da população pertencente ao público-alvo. “A Secretaria está engajada de modo que todas as unidades estarão abastecidas durante todo o período de campanha para garantir que o máximo de pessoas possa ser imunizada, garantindo o acesso dos grupos prioritários à vacina. A vacina é segura, não apresenta reações adversas, além de ser a forma mais eficaz para a prevenção da gripe”. 

Juliana Araújo explica ainda que a vacina contra a Influenza só não pode ser aplicada em pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da vacinação.

Ministro da Educação diz que Fies e Pronatec serão ampliados

Mendonça Filho fez o anúncio durante coletiva para apresentar balanço de inscrições do Enem.


Wilson Dias/Agência Brasil
O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse hoje (23) que manterá e ampliará o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Diferentemente do que foi anunciado nos jornais de hoje, haverá preservação e novas vagas”, disse o ministro em entrevista coletiva convocada para apresentar o balanço de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Estamos ainda há pouco mais de uma semana à frente do Ministério da Educação. Estamos realizando levantamento amplo a respeito dos compromissos orçamentários e financeiros.” Mendonça Filho disse que as vagas serão criadas ainda este ano, mas que ainda não é possível anunciar um número. “Peço apenas um pouco mais de tempo.”

Diante dos rumores de cortes nos programas, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) divulgou nota em que repudia veementemente “a suspensão ou a diminuição dos programas sociais como o Fies e Pronatec, que são de extrema importância para o desenvolvimento do país, e que, caso tal decisão fosse tomada pelo Ministério da Educação, o governo interino estaria cometendo o mesmo estelionato eleitoral que o governo anterior cometeu”.

Sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni), Mendonça Filho disse que a iniciativa “tem uma lógica própria de abertura de vagas de acordo com o compromisso fiscal de instituições de ensino superior”.

Atualmente, o setor privado representa 74% do total de 7,8 milhões de matrículas no ensino superior, de acordo com o último Censo da Educação Superior. Cerca de 40% das matrículas nas instituições particulares são de estudantes beneficiados pelo ProUni ou Fies.

Em relação ao Pronatec, de acordo com o ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante, um acordo com o Sistema S e com instituições federais vai permitir a oferta de 2 milhões de vagas. O acordo ainda precisa ser assinado e formalizado juridicamente, tarefa que caberá a Mendonça Filho.

As inscrições para as novas vagas do Pronatec seriam abertas no dia 15 de maio, mas o processo foi interrompido pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff. “Estamos perdendo um tempo precioso”, disse o Mercadante. “Há restrições orçamentárias, mas é possível fazer parceria e, com soluções criativas, avançar na educação".
Mariana Tokarnia, Agência Brasil

Defesa de Jucá pede à PGR acesso ao contéudo de conversas

Advogados também solicitaram à procuradoria informações sobre a existência de alguma investigação sobre o caso.


Antônio Cruz/Agência Brasil
Mais cedo, Jucá decidiu se licenciar da pasta para aguardar uma manifestação da PGR sobre o caso.
A defesa do ministro licenciado do Planejamento, Romero Jucá, pediu hoje (23) à Procuradoria-Geral da República (PGR) acesso ao conteúdo das conversas gravadas entre ele e Sérgio Machado, ex-diretor da Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras. No documento, os advogados também solicitaram à procuradoria informações sobre a existência de alguma investigação sobre o caso.
Segundo reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S.Paulo, em conversa com Machado, Jucá sugere um “pacto” para tentar barrar a Operação Lava Jato. De acordo com o jornal, Machado afirma estar preocupado por acreditar que ele seria alvo do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, devido a relação dele com a cúpula do PMDB. Machado já foi citado por delatores da Lava Jato.
Mais cedo, Jucá decidiu se licenciar da pasta para aguardar uma manifestação da PGR sobre o caso. A exoneração do ministro deverá ser publicada amanhã (24) no Diário Oficial da União, ato que permitirá o retorno do ministro à atividade parlamentar no Senado, onde foi eleito pelo estado de Roraima.
Ao anunciar seu afastamento do ministério, Jucá afirmou que pretende voltar ao Senado para fazer “o enfrentamento” e evitar “babaquices” e manipulações da oposição, como o PT.
“Sou o presidente do PMDB, sou um dos construtores desse novo governo e não quero, de forma nenhuma, deixar que qualquer manipulação mal intencionada possa comprometer o governo. Portanto, enquanto o Ministério Público não se manifestar, aguardo fora do ministério o posicionamento. Se ele se manifestar que não há crime, que é o que acho, caberá ao presidente Michel Temer me reconvidar ou não”, concluiu Jucá.
*Colaborou Ivan Richard
André Richter, Agência Brasil

Procissão de Santa Rita supera expectativas e reúne 70 mil pessoas em Santa Cruz

IMG-20160522-WA0101Um mar de gente esteve presente ontem em Santa Cruz. O encerramento da festa de Santa Rita de Cássia reuniu milhares de fiéis de diversos cantos do Brasil para acompanhar os festejos alusivos à padroeira da capital do Trairi.
Foram mais de 500 ônibus na cidade, em uma procissão que reuniu cerca de 70 mil pessoas. Devotos que vieram a Santa Cruz agradecer graças alcançadas pela intercessão da santa das causas impossíveis.
Durante todo o dia a cidade esteve lotada de fieis. Em todas as celebrações, tanto na igreja Matriz, quanto no Alto de Santa Rita, a expressão que se via era de muita fé entre os devotos da padroeira de Santa Cruz. 
Fonte: Blog do Édipo Natan

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Noite de terror por Santa Cruz

Dois assaltos foram registrados na noite dessa quinta-feira (19), mas terminou com a prisão dos bandidos.

O assalto no Posto Lais, na entrada da cidade, acionou a Polícia Militar, fazendo que a Rocam e Rádio Patrulha prendessem os assaltantes em pouco tempo.

Um segundo assalto ocorreu no bairro Maracujá, no Luan Lanches. Nesse assalto a população reagiu e linchou o bandido e acionaram a PM.

Apesar dos sustos, a noite terminou bem com os assaltantes presos.

Fonte:Blog do André Fotos

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Homem é assassinado em via pública nesta manhã (19) em Tangará, RN


A Polícia Militar de Tangará registrou nesta terça-feira (19) mais um caso de homicídio na cidade. Dessa vez a vítima foi um homem identificado até o momento pelo nome de “Edmilson de Cutia”, onde foi morto a tiros em plena via pública, no início desta manhã.
Segundo as primeiras informações, a vítima foi morta na Rua Pedro Clementino, próximo a saída da cidade, sentido São José de Campestre.
Segundo informações dão conta que a vítima pedalava na sua bicicleta, quando dois homens, em uma motocicleta efetuaram os disparos de arma de fogo, aonde o mesmo veio a óbito no local.
A Política Militar de Tangará trabalha neste momento na tentativa de identificar e prender os autores do crime. A área que aconteceu o fato está isolada pela polícia onde estão aguardando a chegada do ITEP para perícia e remoção do corpo.
Fonte:Blog Tangaraense