sexta-feira, 29 de julho de 2016

Itamaraty suspende concessão de passaportes diplomáticos a líderes religiosos

Sob o argumento de que o Brasil é um Estado laico, o Itamaraty decidiu suspender a concessão de passaportes diplomáticos a líderes religiosos. Com isso, o Ministério das Relações Exteriores derruba uma tradição que vem da época do Império, época em que a religião oficial do país era o catolicismo.
A decisão foi tomada após uma consulta feita pelo Itamaraty à Advocacia Geral da União (AGU). Pela legislação em vigor, o governo brasileiro dá passaporte diplomático em casos excepcionais, sendo um deles interesses de Estado.
- A AGU disse que o Estado é laico e, portanto, não tem interesses religiosos - disse uma fonte da área diplomática.
Embora a tradição na concessão de passaportes diplomáticos beneficiasse integrantes da Igreja Católica, houve flexibilização desse paradigma para pastores evangélicos, "em obediência ao princípio da isonomia". Mas essa prática começou a ser questionada por setores da sociedade civil.
O passaporte diplomático é um documento de viagem concedido gratuitamente a diplomatas e aos cidadãos que se encaixem no que determina o artigo 6º do anexo ao Decreto 5.978, de 2006. A posse do documento não confere qualquer imunidade dentro do Brasil e tampouco quando este está sendo usado pelo portador em viagem de férias.
Quem tem passaporte diplomático recebe privilégio nos aeroportos em filas e até no despacho de bagagens. Em alguns casos e dependendo do país, até o visto é dispensado.
O Globo

Governo do Estado anuncia investimento de R$3,7 milhões no Hospital Regional do Seridó

O governador Robinson Faria anunciou o investimento de R$ 1,7 milhão em obras e de R$ 2 milhões em equipamentos para o Hospital Regional do Seridó, em Caicó. Durante visita, realizada na manhã de ontem, 28, o chefe do Executivo ainda assinou a ordem de serviço para a substituição da rede elétrica do hospital, que impedia o funcionamento pleno da unidade.
Do total anunciado, R$ 1,8 milhão será aplicado na aquisição de um tomógrafo. O equipamento será entregue em até 90 dias, e atenderá pacientes de 25 municípios da região, com população estimada em 310 mil habitantes, que antes tinham que ser atendidos na capital do estado.
“E nós ainda demos o fim a uma pendência jurídica em relação ao terreno do hospital. Hoje, ele pertence ao Estado do Rio Grande do Norte e está completamente a disposição da saúde do povo do Seridó”, salientou o governador, antes de revelar que o governo trará dois dias de boas notícias à região ao longo da agenda administrativa que só termina amanhã, 29, às 16h, em Jucurutu.
O Hospital Regional do Seridó é de grande importância para a Rede de Atenção à Saúde do Estado. Atende urgência e emergência, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia e traumatologia e obstetrícia de alto risco. Possui 89 leitos, com proposta de ampliação de mais 17 para longa permanência e retaguarda clínica da Rede de Urgências e Emergências.

Rio Grande do Norte não tem etilômetro para cumprir Lei Seca no interior

Aparelho popularmente conhecido como “bafômetro”, o etilômetro é essencial para se fazer cumprir o que determina a Lei Seca no Brasil. No entanto, em relação ao Rio Grande do Norte, somente Natal hoje, e com deficiência, oferece o aparelho para a realização do trabalho de policiamento.
A informação é do novo coordenador da Operação Lei Seca no Estado, Capitão PM, Isaac Paiva, que assumiu a função com a saída do capitão Styvenson Valentim. Em declaração atribuída ao coordenador e publicada no portal G1, para realizar um blitz na capital, foi preciso pedir emprestado um aparelho no Detran de Pernambuco, já que os equipamentos disponíveis no Detran Potiguar estão danificados ou com prazo de validade vencido.
Nesta situação, se for preciso realizar um flagrante em uma cidade do interior para saber se o condutor do veículo, envolvido em um acidente, por exemplo, ingeriu ou não bebida alcoólica, não será possível pois não existe nenhum etilômetro disponível. Só será possível por constatação visual.
Dos 121 bafômetros que possui o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte, 12 estão quebrados e 109 estão descalibrados ou com prazo de validade vencido. Uma reunião entre o diretor-geral do Detran, Marco Medeiros e a coordenação da Lei Seca, vai discutir a situação na busca de uma solução urgente.

MEC cria comitê para discutir base curricular comum do ensino médio

Portaria de criação do grupo foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.


O Ministério da Educação instituiu um comitê gestor da Base Nacional Comum Curricular e Reforma do Ensino Médio para acompanhar o processo de discussão da segunda versão preliminar do programa de conteúdos e saberes que servirão de base para os currículos das escolas de ensino médio públicas e privadas do país. A proposta final do documento será encaminhada ao Conselho Nacional de Educação. A portaria de criação do grupo foi publicada ontem (28) no Diário Oficial da União.
Até agosto, o comitê vai participar dos debates sobre o currículo base nos estados e no Distrito Federal. O grupo também vai convidar especialistas sobre temas específicos e sugerir alternativas para a reforma do ensino médio, propondo definições, orientações e diretrizes para a elaboração e implementação do programa.
O grupo também vai indicar especialistas para redigir o documento final e estabelecer orientações para a implantação gradativa das diretrizes pelas redes de ensino públicas e particulares. O texto seguirá para o Conselho Nacional de Educação e, depois, voltará ao MEC para ser homologado.
A secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, vai presidir o comitê. O secretário de Educação Básica, Rossieli Soares, atuará como secretário executivo. Também compõem o colegiado os titulares das Secretarias do MEC; Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi); de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); de Educação Superior (Sesu); de Articulação dos Sistemas de Ensino (Sase), e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Base Nacional Comum Curricular
A Base Nacional Comum Curricular está prevista no Plano Nacional de Educação e definirá o conjunto de conhecimentos e habilidades que os alunos devem adquirir e desenvolver em cada etapa de ensino e em cada ano de escolaridade. O documento vai orientar sistemas e redes de ensino a desenvolverem os próprios currículos.
A intenção é que os conteúdos definidos na base ocupem cerca de 60% da carga horária dos estudantes da educação básica. No restante do tempo, as redes de ensino poderão definir o que ofertar – desde conteúdos regionais e atividades extras à formação técnica, por exemplo.
A previsão inicial era de que o documento fosse aprovado em junho deste ano. Em audiência na Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que as discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular não estão paradas e que o prazo foi estendido a pedido do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o que postergou o cronograma.
Ensino Médio
Segundo o Ministério da Educação, a portaria também  prevê, para o ensino médio, a proposta de uma nova formatação, que terá como diretriz a diversificação da oferta a fim de possibilitar aos jovens diferentes percursos acadêmicos e profissionalizantes de formação.

Lula entra com recurso na ONU contra juiz Sergio Moro

Advogados do petista alegam abuso de poder do magistrado.


Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levaram ao Comitê de Direitos Humanos da ONU um recurso para tentar barrar ações que considera como abuso de poder do juiz Sérgio Moro e dos procuradores da Operação Lava Jato. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do ex-presidente.
O documento aponta haver claramente falta de imparcialidade nas investigações e classifica como atos ilegais a gravação e divulgação de conversas privadas com a presidente afastada Dilma Rousseff, além de sua condução coercitiva para um depoimento.
Lula também cita posicionamentos da Comissão de Direitos Humanos da ONU e outras cortes internacionais a respeito das ações "enviesadas" de Moro, com isto, na avaliação da defesa do petista, o juiz não teria condições de julgá-lo ou prendê-lo. "Se isso acontecer, que seja decidido por um juiz imparcial", diz o recurso.
Além dos advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira, a defesa de Lula contou nesta ação com auxílio de advogados estrangeiros.

Lava Jato: laudo da PF diz que Lula e Marisa orientaram reforma em sítio

Estimativa é de que tenham sido gastos R$ 1,7 milhão, incluindo a compra do imóvel.


Ricardo Stuckert/Instituto Lula
A Polícia Federal (PF) enviou hoje (28) ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, laudo no qual afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira dama Marisa Letícia orientaram as reformas realizadas no Sítio Santa Barbara, em Atibaia (SP).

O imóvel é frequentado pela família do ex-presidente e alvo das investigações da Operação Lava Jato, que apura a suspeita de que as obras foram pagas pela construtora OAS, que é investigada na operação.

Segundo os investigadores, as reformas começaram após a compra da propriedade pelos empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna, quando” foram elaborados os primeiros desenhos arquitetônicos para acomodar as necessidades da família do ex-presidente”. De acordo com a PF, a execução das obras foi coordenada por um arquiteto da OAS, “com conhecimento do presidente da OAS, Léo Pinheiro”.

No laudo, os peritos citam as obras que foram realizadas, entre elas a de uma cozinha avaliada em R$ 252 mil. A estimativa é de que tenham sido gastos R$ 1,7 milhão, somando a compra do sítio (R$ 1,1 milhão) com a reforma (R$ 544,8 mil).

"Os peritos apontam para evidencias substanciais que a Cozinha Gourmet foi reformada e instalada entre o período aproximado de março a junho de 2014, tendo sido acompanhada por arquiteto da OAS, sob comando de Léo Pinheiro [ex-presidente da empreiteira] e, segundo consta nas comunicações do arquiteto da Construtora, com orientação do ex-presidente Lula e sua esposa", diz trecho do laudo.

Em nota, o Instituto Lula negou mais uma vez que o ex-presidente seja proprietário do sítio. “O ex-presidente sempre agiu dentro da lei antes, durante e depois da Presidência da República, por isso é reconhecido em pesquisas como o melhor presidente da história do Brasil”, diz o comunicado.
André Richter, Agência Brasil

Agente da Polícia Civil foragido é preso em Pernambuco

Tibério Vinícius é acusado de matar o ex-companheiro de trabalho, Iriano Serafim.


Divulgação
O agente de Polícia Civil Tibério Vinícius Mendes de França, acusado de ter assassinado o colega de corporação, Iriano Serafim Feitosa, foi preso pela Polícia Federal na cidade de Cabrobó, no sertão de Pernambucano. Iriano foi morto a tiros no dia 3 de fevereiro deste ano no conjunto Cidade Satélite, zona Sul de Natal. 

Suspeito de ter matado o colega, Tibério chegou a ser preso pela Polícia Civil do Estado um mês após o homicídio. No entanto, atualmente o acusado estava foragido e foi detido em flagrante nesta quinta-feira (28) em Pernambuco portando documento falso.
Antes de fugir, Tibério Vinícius estava preso no quartel do Batalhão de Operações Especiais (Bope), de onde conseguiu escapar no dia 17 de junho deste ano. O suspeito foi detido por policiais civis do RN no dia 22 de março.

Governador garante reabertura da UTI do Maria Alice Fernandes nesta Sexta-feira (29)


Uma reunião de emergência convocada pelo governador Robinson Faria com o secretariado, representantes do Ministério Público, do Projeto Criança Viva e das cooperativas médicas, na noite desta quinta-feira (28), resultou na reabertura da UTI do Hospital Maria Alice Fernandes já nesta sexta-feira (29). Para garantir o cumprimento da escala de plantão dos intensivistas pediatras do mês de julho uma equipe extra foi cedida pela direção do Hospital Infantil Varela Santiago. O vice-governador, Fábio Dantas, também esteve presente.

A Unidade de Terapia Intensiva da unidade havia sido fechada na quarta-feira (27) por falta de profissionais médicos em Natal devido a licenças médicas, aposentadorias ou férias. “Nós demos uma resposta rápida na mesma intensidade que o problema exigia”, afirmou o governador Robinson Faria. “Não podíamos deixar que a situação se prolongasse mais por se tratar de vidas que precisam ser salvas e requerem uma atenção mais do que especial”, disse o chefe do Executivo Estadual, que suspendeu os compromissos que teria na manhã desta sexta-feira em Caicó para resolver a situação da UTI do hospital de referência. A agenda da tarde em Jucurutu, para assinatura da ordem de serviço para a construção da nova Barra de Santana, está mantida, às 16h.

Além disso, outros encaminhamentos foram tomados em relação à regularização das escalas de plantão dos intensivistas para os próximos meses, como a agilização de todos os processos administrativos para contratação emergencial dos profissionais que atuam nos leitos pediátricos, propiciando o funcionamento pleno do hospital Maria Alice. Uma alternativa a médio prazo também está sendo considerada que é a realização de concurso público para provimento efetivo de médicos especialistas que atuem não só na unidade de saúde mas em outras do Rio Grande do Norte.

“Convocamos o Ministério Público também para esta reunião a fim de garantir que os procedimentos ocorram dentro da legalidade. Vamos continuar trabalhando para que não haja mais interrupção nas relações do poder Executivo com as cooperativas médicas, buscando alternativas para continuar avançando na saúde pública em relação às UTIs pediátricas, mas também em outras áreas essenciais”, enfatizou Robinson Faria. “Em relação ao Maria Alice Fernandes, o diretor do Hospital Varela Santiago, Paulo Xavier, foi sensível ao nosso pedido para ceder os médicos necessários até que a situação desse mês seja resolvida e as crianças sejam plenamente assistidas”, encerrou o governador.

Fotos: Demis Roussos

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Dupla é presa com anabolizantes contrabandeados do Paraguai e Índia

Policiais apreenderam 30 caixas com anabolizantes na Travessa Cachoeira Benfica.
Policiais apreenderam 30 caixas com anabolizantes na Travessa Cachoeira Benfica.
Policiais militares prenderam dois homens suspeitos de vender anabolizantes contrabandeados, na zona leste de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (27).
Por volta da 1h, os policiais desconfiaram de três ocupantes de uma Tucson na avenida Rodolfo Pirani e deram ordem de parar. No interior do carro, os policiais encontraram uma sacola com anabolizantes do Paraguai e da Índia.
Um fisiculturista, que estava no carro, disse que era o dono dos anabolizantes e indicou o endereço dos fornecedores. Ele foi levado à delegacia como averiguado e outros dois ocupantes do carro, uma veterinária e um soldado do Exército, compareceram como testemunhas.
Os policiais apreenderam cerca de 30 caixas com anabolizantes em um casa na Travessa Cachoeira Benfica. Dois irmãos, um técnico em química e um comerciante, foram presos e levados ao 49º DP (São Mateus).
Segundo a Polícia Militar, os dois irmãos distribuíam os anabolizantes em academias.

Folha de S.Paulo

Terremoto atinge costa do Chile

Autoridades locais disseram que, até o momento, não houve registro de vítimas.
Autoridades locais disseram que, até o momento, não houve registro de vítimas.
Um terremoto de magnitude 6,3 na escala Richter foi registrado no Chile, na madrugada de hoje (27), informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O epicentro dos tremores foi localizado a uma profundidade de 10 quilômetros no Oceano Pacífico, próximo à costa da província chilena de Aysen.
Autoridades locais disseram que, até o momento, não houve registro de vítimas e que houve apenas danos pequenos.

Agência Sputnik Brasil

Jovem diz ter sido espancada por senador Telmário Mota até desmaiar

Senador Telmário Mota (PDT-RR) negou ter agredido Maria Aparecida Nery de Melo e ter mantido relacionamento amoroso com ela.
Senador Telmário Mota (PDT-RR) negou ter agredido Maria Aparecida Nery de Melo e ter mantido relacionamento amoroso com ela.
No último dia de 2015, a estudante universitária Maria Aparecida Nery de Melo, 19, procurou a Polícia Civil em Boa Vista (RR) para registrar um boletim de ocorrência contra um homem que, segundo ela, a espancara com chutes e socos com tal violência que a levara ao desmaio.
Ela disse que viveu maritalmente com o suposto agressor por cerca de três anos e meio e agora estava “sofrendo ameaças de morte”. Pediu as “devidas providências” à delegacia.
Titular da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), a delegada Verlânia Silva de Assis disse que ficou caracterizada “violência contra a mulher” e que as agressões foram confirmadas por exame de corpo de delito que apontou “múltiplas lesões”. “É complicado você imaginar que alguém se lesionaria para prejudicar alguém”, disse a delegada.
O exame apontou “lesões na cabeça, boca, orelha esquerda, região dorsal, braço direito e joelho esquerdo”.
Seria mais uma ocorrência a se somar ao cotidiano de violência contra a mulher em Boa Vista não fosse por uma particularidade. O denunciado é um dos homens mais poderosos de Roraima: o senador Telmário Mota (PDT), 58.
À Folha ele negou ter agredido a garota e ter mantido relacionamento amoroso com ela. “Não teve negócio de agressão, não existe isso, em nenhum momento, até porque não tenho nada com ela”.
Em novembro, o senador foi à tribuna para sugerir a “agilização” de “todos os projetos de lei e outras proposições que digam respeito ao combate à violência contra a mulher e coloque na cadeia os agressores valentões”.
De acordo com o boletim de ocorrência, Maria indicou que as agressões ocorreram após acesso de ciúmes do senador durante um encontro com a família de Maria. Ele não teria gostado de cumprimentos dados a Maria por familiares. Então levou-a a um quarto, onde teriam ocorrido as agressões.
Maria disse que teve a boca tapada para que a família não ouvisse seus gritos ou pedidos de socorro.
A Folha também teve acesso a gravação, feita na época da denúncia, em que Maria aparece com ferimento arroxeado no braço direito e marcas no pescoço e na orelha.
Ela narrou ter sido chutada quatro vezes no chão e empurrada contra a parede. Disse que o parlamentar passou a lhe dar murros na cabeça, o que a teria feito desmaiar.
Ao acordar, por volta das 4h, disse que conversou com os familiares para saber o que fazer. Cinco dias depois, decidiu prestar queixa.
Duas atitudes de Maria chamaram a atenção dos policiais civis. Dias após o registro da ocorrência, ela procurou a delegada Verlânia para tentar “retirar” a queixa.
A delegada, porém, disse que isso era impossível porque as denúncias de agressões contra a mulher são consideradas ações “incondicionadas”, ou seja, independem da vontade da vítima.
Em seguida, no dia 22 de janeiro, Maria destituiu por escrito o advogado que a acompanhou no registro da ocorrência, Thiago Santos.
Segundo o defensor, a cliente não explicou os motivos da sua decisão. O advogado afirmou: “Não tenho dúvida sobre os fatos narrados na primeira oportunidade que procuramos a polícia. Ela contou a verdade”.
Procurada ao longo de dois dias em Boa Vista na semana passada, Maria não deu resposta a pedido de entrevista.
Como Telmário detém foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal, a delegada encaminhou os autos à Procuradoria da República em Roraima. Em 31 de maio, o caso foi enviado ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que abriu um procedimento preliminar interno.
A reportagem apurou que a PGR já intimou, em 22 de junho, a defesa do parlamentar a se manifestar. Ao final dessa fase inicial de obtenção de informações, Janot decidirá se pede ou não ao STF a abertura de um inquérito.
Falando em tese, sem conhecer nomes e o caso, dois especialistas em direito penal, o professor Pedro Paulo de Medeiros e o promotor de Justiça Thiago Pierobom, coordenador dos Núcleos de Direitos Humanos do Ministério Público do Distrito Federal, confirmaram que decisões recentes do STF consolidaram o entendimento de que casos de agressão a mulheres são “incondicionados”, isto é, eventual recuo da vítima não tem o poder de impedir uma investigação.
OUTRO LADO
O senador Telmário Mota (PDT-RR) negou ter agredido Maria Aparecida Nery de Melo e ter mantido relacionamento amoroso com ela.
“Não teve negócio de agressão, não existe isso, em nenhum momento, até porque não tenho nada com ela. [Não agredi] nem ela nem mulher nenhuma. Fui criado pela minha mãe. Agora, macho, não. Macho vou pra porrada mesmo. Desafio [provar], 58 anos e nunca houve [agressão a mulher]. Desafio. Inventaram essa onda toda, essa conversa”, disse.
O parlamentar afirmou que iria procurar Rodrigo Janot para prestar informações.
Indagado sobre quem teria inventado as acusações, Telmário afirmou que seus “adversários” teriam tentado “usar” Maria. “Não tem nada, absolutamente nada contra mim em lugar nenhum.”
O parlamentar de Roraima descreveu Maria como “uma velha conhecida”. Indagado se ela havia trabalhado para ele, Telmário disse que não de forma “direta”. “Ela trabalhava. Era militante do PDT. Mas não trabalhava direto para mim, não. Militava, com os jovens lá.”
O senador disse que “nunca foi ouvido” pela polícia sobre o assunto. Apresentou uma “certidão” expedida pela Delegacia-Geral da Polícia Civil de Roraima que aponta “a inexistência de procedimento (inquérito policial, termo circunstanciado de ocorrência, boletim de ocorrência) tramitando ou arquivado em nome” de Telmário. O caso que trata do senador está sob análise em Brasília, não em Roraima.

Folha de S.Paulo

Assembleia Legislativa do RN aprova convocação extraordinária

Sessão extraordinária deve acontecer na próxima segunda (1º) (Foto: João Gilberto/ALRN)
Sessão extraordinária deve acontecer na próxima segunda (1º) (Foto: João Gilberto/ALRN)
Os deputados do Rio Grande do Norte aprovaram nesta terça-feira (26) a convocação de uma sessão extraordinária para discutir e votar projetos que tramitam na Casa. Um dos projetos que pode entrar na pauta na sessão extraordinária é o que trata da unificação dos dois fundos previdenciários dos servidores públicos do Estado.
O governo quer a utilização de pelo menos R$ 20 milhões do fundo previdenciário e a ampliação do prazo para devolver os recursos até 2018.
Uma reuniao de líderes ficou marcada para esta quarta-feira (27) para decidir se a matéria será dispensada de tramitar nas comissões e se será votada na sessão extraordinária que está prevista para a próxima segunda-feira (1º).
A votação desta terça contou com a participação de 18 deputados, dos quais 16 votaram a favor da convocação e 2 foram contra.

G1 RN

Marinha alerta para ressaca entre Recife (PE) e Touros (RN)

Ondas podem chegar a 2,5 metros de altura (Foto: Gabriel Barreira/ G1)
Ondas podem chegar a 2,5 metros de altura (Foto: Gabriel Barreira/ G1)
A Marinha do Brasil emitiu um alerta para a possibilidade de ondas que podem chegar a 2,5 metros de altura entre Recife, em Pernambuco, e Touros, no Rio Grande do Norte. Segundo a Marinha, a ressaca começa às 13h desta terça-feira (26) e tem previsão para terminar na quarta-feira (27).
A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nestes dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.
Outras informações sobre previsões meteorológicas estão disponíveis no site do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

G1 RN

Labrador salva vida de garoto que se perde em montanha

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa
Um labrador foi responsável por salvar a vida de Juan, um garoto de apenas 14 anos de idade se mostrando leal e amigo.
Segundo o site Metro, tudo começou quando o adolescente se perdeu em uma cordilheira do México. Ele ficou desaparecido por cerca de 44 horas, mas teve a sorte de encontrar Max, um labrador, que se recusou a deixá-lo até que fosse encontrado.
Juan disse à Televisa que estava participando de um acampamento de verão, mas que acabou se perdendo do grupo e escorregando em um barranco. Max seguiu Juan e ficou perto dele durante todo o tempo, inclusive na hora de dormir sob uma árvore. “Ele ficou ao meu lado o tempo todo, fazendo com que eu me sentisse seguro”, disse.
Esperto, Max também encontrou uma poça e levou Juan até lá, permitindo assim que ele bebesse um pouco de água e se mantivesse vivo.
Após quase dois dias, Juan foi encontrado. Ele e Max foram levados de helicóptero. Depois da confusão, Juan tentou adotar Max, mas descobriu que ele já tinha donos.

UOL

Dois exames para detecção da leucemia são incorporados à tabela do SUS

Portaria foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União
Portaria foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União
Dois exames para detecção do vírus HTLV-1 são incorporados à tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).  A portaria foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União.
Segundo o texto, o SUS incorpora procedimentos laboratoriais para o diagnóstico da leucemia/linfoma de células T do adulto associado ao HTLV-1. A forma de transmissão do vírus HTLV-1 pode ocorrer pela relação sexual com uma pessoa infectada, pelo uso em comum de seringas e agulhas durante o uso de droga, e da mãe infectada para a o recém-nascido, principalmente pelo aleitamento materno.

Agência Brasil

Cuidado com seu bolso. Os juros do especial atingem o recorde de 315,7%

A taxa de juros do cheque especial continuou subindo em junho. De acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (27), a taxa do cheque especial aumentou 4,7 pontos percentuais de maio para junho, quando chegou a 315,7% ao ano. Essa é a maior taxa da série histórica do BC, iniciada em julho de 1994.
Em 2016, a taxa do cheque especial subiu 28,7 pontos percentuais em relação a dezembro de 2015, quando estava em 287% ao ano.
Já taxa de juros do rotativo do cartão de crédito caiu 0,6 ponto percentual de maio para junho. Mesmo assim, continua sendo a mais cara entre as pesquisadas pelo BC. Em junho, ficou em 470,9% ao ano.
O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Essa é a modalidade com taxa de juros mais alta na pesquisa do BC.
Compras parceladas e crédito pessoal
A taxa média das compras parceladas com juros, do parcelamento da fatura do cartão de crédito e dos saques parcelados, subiu 0,5 ponto percentual e ficou em 149,5% ao ano.
A taxa do crédito pessoal caiu 1,5 ponto percentual indo para 128,3% ao ano. Já a taxa do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento) diminuiu 0,2 ponto percentual e está hoje em 29,4% ao ano.
A taxa média de juros cobrada das famílias teve redução de 0,3 ponto percentual, de maio para junho, quando ficou em 71,4% ao ano. A inadimplência do crédito, considerados atrasos acima de 90 dias, para pessoas físicas, teve redução de 0,2 ponto percentual e está em 6,1%.
A taxa de inadimplência das empresas também caiu 0,2 ponto percentual e ficou em 5,1%. A taxa média de juros cobrada das pessoas jurídicas ficou estável: 30,3% ao ano. Esses dados são do crédito livre em que os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros.
No caso do crédito direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura) a taxa de juros para as pessoas físicas subiu 0,1 ponto percentual para 10,5% ao ano.
A taxa cobrada das empresas sofreu redução de 0,2 ponto percentual indo para 11,7% ao ano. A inadimplência das famílias ficou em 1,7%, com queda de 0,4 ponto percentual em relação a maio. A taxa de inadimplência das empresas chegou a 1,1%.
O saldo de todas as operações de crédito concedido pelos bancos caiu 0,5% em junho e 2,8% no ano. No mês passado, o saldo ficou em R$ 3,130 trilhões. Esse valor correspondeu a 51,9% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB) – ante o percentual de 52,5% de maio deste ano.

ABR

Dilma afirma que melhora na economia brasileira não é mérito de Temer

Dilma Rousseff afirmou que Temer não teria tempo de melhorar a economia em apenas dois meses.
Dilma Rousseff afirmou que Temer não teria tempo de melhorar a economia em apenas dois meses.
A presidente da República afastada, Dilma Rousseff, disse que os fundamentos da economia não mudam em dois meses e que, se há melhora na atividade, isso não é resultado do governo do presidente interino, Michel Temer. “Todos os fundamentos da economia foram dados no meu governo. Em dois meses ninguém recupera nada”, afirmou Dilma na manhã desta quarta-feira, 27, em entrevista à Rádio Educadora, de Uberlândia (MG).
Dilma apontou que, após o referendo que aprovou a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), no fim do mês passado, o ministro interino da Fazenda, Henrique Meirelles, divulgou um comunicado afirmando que os fundamentos da economia brasileira são sólidos, citando o volume de reservas internacionais e o forte ingresso de investimento estrangeiro.
“O Brasil tem US$ 376 bilhões em reservas e isso não foi feito em dois meses, foi feito no governo do Lula e no meu. Graças a isso o mundo pode tossir que a gente não pega uma pneumonia”, afirmou.
Segundo Dilma, outros aspectos também estão melhorando, como a tendência de queda da inflação e o início da recuperação da indústria. De acordo com ela, o problema é que durante seu governo havia uma tentativa sistemática da grande imprensa de criar um mau humor sobre a economia brasileira. “Pela mídia, todos os dias o mundo ia cair na nossa cabeça. Quando isso para de acontecer, diminui o mau humor, o mal estar. É isso que está acontecendo agora”, respondeu quando questionada sobre a atual melhora nas expectativas com a economia brasileira.
Jogos Olímpicos
Dilma também reafirmou que não vai participar da abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Segundo ela, toda a preparação para a competição foi feita nos governos dela e de Lula. “Eu tive uma participação absolutamente direta, mas agora quem vai para o palanque oficial é uma pessoa que não trabalhou. Eu não vou participar na condição de espectadora de um ato em que eu fui protagonista. Por isso eu prefiro não ir e não criar nenhum constrangimento”, disse.
A presidente afastada lembrou que o Brasil tem experiência em receber megaeventos, como a Copa do Mundo e a Jornada Mundial da Juventude, e tem capacitação na área de segurança, inclusive para enfrentar ameaças de terrorismo. “O País está preparado para os jogos. O governo interino não mandou embora as pessoas responsáveis no meu governo pela área de segurança da Olimpíada, então espero que eles não tenham comprometido esse processo”, afirmou.
Ela também comentou sobre as críticas que algumas delegações estrangeiras têm feito em relação às acomodações no Rio. De acordo com Dilma, a Vila dos Atletas, que é responsabilidade da prefeitura carioca, “é a única infraestrutura que tem problemas”. “Tanto a Vila Olímpica, na Barra, quanto a Vila de Deodoro estão em perfeitas condições de infraestrutura, segurança e energia”, apontou.

Estadão Conteúdo

Papa Francisco afirma que ataques mostram que ‘mundo está em guerra’

De acordo com o Vaticano, o papa Francisco ficou horrorizado com os últimos ataques.
De acordo com o Vaticano, o papa Francisco ficou horrorizado com os últimos ataques.
O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (27) que o “mundo está em guerra”, em declarações a bordo do avião que o levou a Cracóvia, na Polônia, no dia seguinte ao assassinato de um padre na França por dois extremistas.
“Fala-se tanto de segurança, mas a palavra verdadeira é guerra. O mundo está em guerra porque perdeu a paz. Quando falo de guerra, falo de uma guerra de interesses, de dinheiro, de recursos, não de religiões. Todas as religiões querem a paz”, afirmou ele durante a viagem para participar dos eventos da Jornada Mundial da Juventude.
“Depois de muito tempo, o mundo está em uma guerra fragmentada. Ela pode não ser a mais orgânica, mas é organizada, é a guerra”, disse ele. “Não devemos ter medo de falar esta verdade. O mundo está em guerra porque a paz foi perdida.”
Em sua primeira viagem à Polônia, o papa Francisco participará, nesta quarta (27), da Jornada Mundial da Juventude, evento que reúne jovens católicos de todo o mundo a cada três anos. O tom costuma ser de celebração, mas neste ano o clima é afetado pelo assassinato de um padre na França em um ataque reivindicado pela fação terrorista Estado Islâmico.
As notícias da invasão de uma missa em Saint-Etienne-du-Rouvray, no norte do país, que terminou com a morte do sacerdote, Jacques Hamel, chocaram os participantes da jornada. “O papa João Paulo 2º dizia que deveríamos ser tolerantes e não recorrer à força”, disse Guillaume, de Bordeaux, um peregrino de pouco mais de 20 anos, à Reuters.
De acordo com o Vaticano, o papa Francisco ficou horrorizado com o ataque e o classificou como especialmente “bárbaro” por ocorrer na semana do evento. A morte do clérigo francês chocou os fiéis, que viram paralelos com a execução do arcebispo salvadorenho Óscar Romero, morto por um grupo de extermínio de direita em 1980, enquanto rezava uma missa na capital San Salvador.

Folha de S.Paulo

Penas pecuniárias destinaram mais de R$ 700 mil para trabalhos sociais no RN

Durante o ano de 2015, foram destinados R$ 741 mil em recursos provenientes de penas pecuniárias.
Durante o ano de 2015, foram destinados R$ 741 mil em recursos provenientes de penas pecuniárias.
Durante o ano de 2015, foram destinados R$ 741 mil em recursos provenientes de penas pecuniárias, aquelas que envolvem o pagamento de valor financeiro diferente de multa, para instituições que realizam trabalhos sociais no Rio Grande do Norte. A comarca de Mossoró destinou R$ 167.057 provenientes de penas pecuniárias e a comarca de Parnamirim destinou R$ 91.641. Nessas duas cidades, são desenvolvidas ações que integram o portfólio do programa “Devolver para reparar”. Parte desse montante de recursos foram destinadas por esta iniciativa da Coordenação Estadual dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.
O projeto “Devolver para reparar”, referente à destinação das prestações pecuniárias às entidades públicas e privadas, chega a um ano de funcionamento. O evento de comemoração vai acontecer nesta quinta-feira (28), às 10h, em Mossoró, na sede das promotorias do Ministério Público na cidade, localizado na Alameda das Imburanas, nº 850, bairro Presidente Costa e Silva. O evento contará com a presença do coordenador estadual dos Juizados, juiz Paulo Maia e da juíza Welma Maria Ferreira de Menezes, atual juíza do JECrim de Mossoró, em substituição legal, e com representantes de entidades com atuação social na segunda maior cidade potiguar.
“Durante o evento, além de fazer um balanço dos números do que já foi destinado nesse período de um ano da iniciativa, também será explicado o funcionamento do projeto com a distribuição de cartilhas para as mais de 30 entidades locais que buscam o benefício dos recursos”, destaca Paulo Maia. Na oportunidade também será lançado o edital para o cadastramento de entidades e projetos técnicos do Juizado Especial Criminal de Mossoró.
As inscrições dos projetos começam no dia 29 de julho e seguem por 60 dias de segunda a sexta-feira no horário das 8h às 18h00 na secretaria do Juizado Especial Criminal da Comarca de Mossoró. Os planejamentos apresentados devem, entre outras especificações, justificar a implementação do projeto no valor máximo de R$ 15 mil e mostrar a viabilidade de execução do projeto com a contrapartida financeira oferecida pelo Judiciário e os recursos materiais e humanos disponíveis.
Para a seleção das ações que serão beneficiadas, o juízo do Juizado Especial Criminal vai levar em conta alguns fatores para que, em caso de equidade, sejam priorizadas instituições que mantenham, por maior tempo, número expressivo de cumpridores de prestação de serviços, atuem diretamente na execução penal, prestem serviços de maior relevância social e apresentem projetos com viabilidade de implementação.

Agora RN

Garoto de 12 anos morre ao usar celular plugado no carregador

Foto: Reprodução / TV Correio
Foto: Reprodução / TV Correio
Um garoto de apenas 12 anos, identificado como Gabriel da Silva Bezerra, morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto utilizava o celular ligado à tomada. O caso aconteceu no último domingo (24) na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.
Gabriel chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Valentina, no bairro de Valentina de Figueiredo, mas faleceu poucos minutos após dar entrada na unidade. Segundo laudo médico, o estudante sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ele chegou a ser submetido à reanimação cardiopulmonar, mas não sobreviveu.
A família do garoto informou aos médicos que o estudante sofreu um choque elétrico enquanto manuseava o aparelho celular que estava plugado a uma tomada. Gabriel teria pegado em uma parte do carregador que estava descascado, provocando a descarga elétrica. O corpo de Gabriel da Silva foi enterrado nessa segunda-feira (25).

Novo Jornal

Conheça a história triste da garota sem membros que vive em uma bacia

Conheça a triste história de Rahma Haruna, uma garota que não tem os membros e que vive em uma bacia.
 
A jovem, que sofre com dores crônicas e má-formação, ainda não foi diagnosticada.
Fadi, mãe de Rahma, contou a filha nasceu como outros bebês e que, a partir dos seis meses de vida, começou a ter dificuldades para se mexer.
A menina nunca aprendeu a engatinhar e passou a sofrer com dores no estômago, que depois foram para os membros.
Em pouco tempo a garota acabou incapacitada, necessitando da ajuda dos familiares para realizar necessidades básicas, como se alimentar, por exemplo. Seu irmão mais novo foi quem assumiu a maior parte das responsabilidades.
Sua família, de origem humilde, decidiu colocá-la em uma bacia para poder transportar a jovem. Vários médicos já examinaram Rahma, mas nenhum sabe qual doença a atinge.
mwnina2
Conheça a triste história de Rahma Haruna, uma garota que não tem os membros e que vive em uma bacia. Médicos ainda não fizeram um diagnóstico. Foto: Megacurioso A família luta para poder encontrar o diagnóstico da menina e também para dar a ela tratamento. Mesmo com toda a dificuldade que encontra, a jovem disse que agradece a Deus em tudo o que faz e que sonha em abrir uma mercearia.
menina.

menina4
Foto: Megacurioso
Fonte: R7

terça-feira, 26 de julho de 2016

Sarampo está eliminado do Brasil, diz Organização Mundial da Saúde

Expectativa é que, até o fm de 2016, o Brasil receba o certificado de eliminação do sarampo pela OMS.


Após um ano sem o registro de casos de sarampo, a circulação endêmica do vírus da doença foi considerada interrompida no país, conforme informou hoje (26) a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).
De acordo com Ministério da Saúde, a expectativa é que, até o fm de 2016, o Brasil receba o certificado de eliminação do sarampo pela OMS. O documento reconhece a eliminação da transmissão da doença em todo o continente americano. A região será a primeira do mundo onde isso acontece. Em 2015, a rubéola também foi considerada eliminada.
Os últimos casos de sarampo no país foram registrados em julho do ano passado, em um surto de sarampo no Ceará. Na ocasião, a OpasOMS investiu R$ 1,2 milhão para apoiar os custos de ações para controle do surto e no recrutamento de 165 enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
Mapeamento
Segundo a organização, os profissionais participaram do mapeamento das regiões com maior transmissão de sarampo. A iniciativa permitiu que a vacinação fosse feita tanto em unidades básicas de Saúde quanto nas casas das pessoas que viviam em áreas de maior circulação do vírus causador da doença.
O sarampo é normalmente transmitido por meio do ar e do contato direto. O agente infeccioso é um vírus que infecta as membranas mucosas e, em seguida, se espalha por todo o corpo, causando uma doença grave e altamente contagiosa.
Atualmente, a doença é considerada uma das principais causas de morte entre as crianças no mundo. Aproximadamente 114,9 mil pessoas morreram em consequência dessa doença em 2014, principalmente as menores de 5 anos de idade, o que corresponde a 314 óbitos por dia ou 13 por hora.
Rio 2016
Com a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio, a Opas destacou a importância de os turistas e atletas se vacinarem contra sarampo e rubéola pelo menos duas semanas antes de viajar. A Olimpíada acontecerá entre os dias 5 e 21 de agosto no Rio de Janeiro, seguidas da Paralimpíada, de 7 a 18 de setembro.
Heloisa Cristaldo, Agência Brasil

Aedes aegypti: Nova metodologia reduz em 40% casos de dengue em Natal

Capital potiguar é pioneira no país com essa nova metodologia, aplicada com o apoio do Ministério da Saúde.


Nos últimos dois anos, o município de Natal tem usado novas estratégias de prevenção e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e o zika vírus, com resultados positivos. A nova metodologia adotada recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) delimita as áreas de risco elevado dentro da cidade para um trabalho focado na redução do impacto da epidemia.

“Iniciamos os primeiros estudos no Distrito Sanitário Sul, que concentrava um número significativo de casos no município e recentemente, implantamos ele também no restante da cidade. Natal é pioneira no país com essa nova metodologia, aplicada com o apoio do Ministério da Saúde, e estamos alcançando um resultado muito satisfatório. Antes, a Capital era responsável por até 60% dos casos de dengue no Rio Grande do Norte, mas atualmente, com todos esses avanços obtidos, conseguimos baixar esse percentual para 21%”, explica André Nascimento, chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), André Nascimento.

O chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), explicou que a estratégia é encontrar os chamados “pontos quentes” (Hot Spots), onde há maior presença de mosquitos e determinar as ações ideais para reduzir e/ou eliminar os focos em cada área. Ela significa um importante avanço em relação à metodologia antiga, que não tinha resolutividade.

“A metodologia antiga trabalhava o município por igual, sem analisar as diferenças e situações estruturais e organizacionais de cada bairro, como saneamento básico e presença de depósitos e caixas de água sem tampas, que favorecem a proliferação do mosquito e maior número de notificações de doenças. Trabalhando o mapeamento das áreas de risco, podemos centrar esforços nos pontos com mais casos e assim, obter sucesso no combate ao vetor”.

André explicou também que, com a nova metodologia de delimitação de áreas de risco, é possível identificar quais regiões precisam de ações educativas e as que necessitam de uma intervenção mais contundente, com a presença de agentes de controle de endemias e uso de métodos mais eficazes, como aplicação de larvicida e até mesmo o veículo-fumacê.

Nominuto.com

Vacina contra dengue já pode ser comercializada no Brasil

Produto é um avanço, considerando que o Brasil vivencia há muitos anos um grande problema de saúde pública devido ao vírus da dengue.


Após sete meses registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a vacina contra a dengue já pode ser comercializada no Brasil. O Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) determinou que o preço da Dengvaxia, como é chamada a vacina da Sanofi Pasteur, vai variar entre R$ 132,76 e R$ 138,53, dependendo do ICMS adotado em cada estado.
O valor determinado pela Cmed será cobrado de clínicas, hospitais e distribuidores e deve ser bem diferente do que será cobrado pelo consumidor final. "Os valores para um mercado privado não refletem o que vai ser praticado. As clínicas tem taxa de aplicação, tem tributação da clínica, tem que pagar sua estrutura. Esse preço é muito longe do que o mercado vai trabalhar para o consumidor final. Esse é o preço de fábrica que a Sanofi vai colocar no comércio", explicou Renato Kfuri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.
De acordo com o infectologista, o produto é um avanço, considerando que o Brasil vivencia há muitos anos um grande problema de saúde pública devido ao vírus da dengue. Em 2016, até 11 de junho, mais de 1,3 milhão de pessoas tiveram dengue em todo o país e 318 pessoas morreram em decorrência da infecção pelo vírus.
Fabricada pela empresa francesa Sanofi Pasteur e registada no Brasil desde dezembro de 2015, a Dengvaxia é a primeira vacina desenvolvida contra a dengue no mundo e só precisava da determinação do valor de fábrica para poder ser vendida. Segundo a Anvisa, a demora ocorreu devido ao ineditismo do produto, já que normalmente a estipulação de preços leva em conta outros produtos semelhantes no mercado.
O imunizante é indicado para pessoas entre 9 e 45 anos, deve ser aplicado em três doses com intervalo de seis meses entre elas. O fabricante garante proteção contra os quatro tipos do vírus da dengue. Segundo os estudos, a proteção é de 93% contra casos graves da doença, redução de 80% das internações e eficácia global de pouco mais de 60% contra todos os tipos do vírus. A capacidade de produção do laboratório é de 100 milhões de doses por ano.
ara Kfouri, a eficácia da vacina é satisfatória e segue o padrão de vacina como a contra varicela e contra o rotavírus, que evitam completamente cerca de 60% dos casos das doenças, mas tem um impacto maior na redução de casos graves, que poderiam levar a hospitalizações e à morte. 
SUS
Apesar de poder ser comercializada em todo o Brasil, ainda não há determinação sobre se a Dengvaxia será utilizada na rede pública. Para isso, o Ministério da Saúde deve fazer estudos sobre o custo/benefício da compra e distribuição do produto e de qual seria a estratégia de aplicação para ter impacto em termos de saúde pública.
Para Renato Kfouri, a decisão do Ministério da Saúde de não adotar imediatamente a vacina é adequada, já que um programa nacional de imunização requer uma visão ampla de como a doença se comporta e de quais seriam as estratégias de aplicação.
"A vacina tem eficácia de cerca de 60% contra os quatro tipos de dengue, mas em termos de saúde pública, para conseguir atingir esses números, quantas pessoas teríamos que vacinar? Todas de nove a quarenta e cinco? Crianças entre nove e dez anos? Adultos? Quem devo vacinar? Que quantidade de vacinas tenho a oferecer? Quantas seriam necessárias para um bom impacto? Com quantos indivíduos vacinados terei impacto?", questionou o especialista.
Ele ressalta ainda que as estratégias de vacinação em adultos costumam ser bem menos eficazes do que as que têm como público alvo as crianças, já que a adesão é frequentemente menor.
Desta forma, como uma ação individual, de quem pode pagar, a vacina é uma boa estratégia de prevenção, porém, para a introdução em um programa de imunizações são necessários estudos mais aprofundados. "Em nível de saúde individual, em clínica privada, é um ganho enorme, revoluciona, mas a posição do Ministério da Saúde foi cautelosa e adequada", pontuou Kfouri.
Felipe Pontes, Agência Brasil