terça-feira, 25 de abril de 2017

STF adia julgamento de pedido de habeas corpus para libertar Dirceu na Lava Jato

André Richter - Repórter da Agência Brasil
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (25) suspender o julgamento do pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-ministro José Dirceu, preso por determinação do juiz federal Sérgio Moro na Operação Lava Jato. Dirceu está preso desde agosto de 2015 no Complexo-Médico Penal em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
Após o voto do relator, ministro Edson Fachin, pela manutenção da prisão, o colegiado atendeu a um pedido feito pelos advogados do ex-ministro e decidiram abrir prazo para que o Ministério Público Federal (MPF) e a própria defesa possam preparar sua manifestação oral sobre a questão.
A data para retomada do julgamento ainda não está definida. Faltam os votos dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.
Voto do relator
Em seu voto, o ministro Edson Fachin, relator do habeas corpus, concordou com os argumentos utilizados por Sérgio Moro para manter a prisão de Dirceu e disse que há várias provas de "corrupção sistêmica" na Petrobras, fato que deve ser interrompido pelas prisões preventivas.
Citando a fundamentação de Moro, Fachin também lembrou que Dirceu foi condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, e voltou a cometer crimes, recebendo vantagens indevidas durante a tramitação do processo. "Não se revela suficiente a substituição da prisão por medidas cautelares", disse o ministro.
Em maio do ano passado, José Dirceu foi condenado a 23 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Na sentença, Moro decidiu manter a prisão preventiva. Posteriormente, o ex-ministro da Casa Civil teve a pena reduzida para 20 anos e 10 meses. Ele foi acusado de receber mais de R$ 48 milhões por meio de serviços de consultoria, valores que seriam oriundos de propina proveniente do esquema na Petrobras, de acordo com os procuradores da Lava Jato.
Defesa
No STF, a defesa de Dirceu sustentou que o ex-ministro está preso ilegalmente e deve cumprir medidas cautelares diversas da prisão. Os advogados também sustentaram que Dirceu não oferece riscos à investigação por já ter sido condenado e a fase de coleta de provas ter encerrado.

Edição: Amanda Cieglinski

Escolas públicas terão vacinação e ações de promoção à saúde

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil
Escolas públicas de todo o país terão, a partir deste ano, atualização do calendário vacinal de alunos e ações de promoção à saúde, como prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo à atividade física e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). As estratégias fazem parte do novo edital do Programa Saúde na Escola, lançado hoje (25) pelo governo federal.
A portaria, assinada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, e pelo ministro da Educação, José Mendonça Filho, estabelece 12 ações a serem cumpridas pelos gestores por um período de dois anos. Para incentivar a participação de municípios, o Ministério da Saúde vai destinar R$ 89 milhões em recursos, a serem transferidos em parcela única. O prazo de adesão começa no dia 2 de maio e segue até 14 de junho.
“É de livre adesão o programa. Portanto, faço aqui um apelo aos prefeitos, governadores, diretores de escolas e professores que façam adesão ao programa para que possamos ter o máximo de integração entre saúde e educação em benefício de todas as crianças brasileiras”, avaliou Barros.
Brasília - Os ministros da Educação, Mendonça Filho, e da Saúde, Ricardo Barros, anunciam ações para fortalecer a atuação das equipes de saúde nas escolas públicas (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os ministros da Educação, Mendonça Filho, e da Saúde, Ricardo Barros, anunciam ações para fortalecer a atuação das equipes de saúde nas escolas públicas Marcello Casal Jr/Agência Brasil




Segundo a pasta, a iniciativa conta com o envolvimento de mais de 32 mil equipes da atenção básica distribuídas em 4.787 municípios e que já atuaram em ações de promoção à saúde nas escolas. A nova portaria prevê valor anual de recursos 2,5 vezes maior que o executado nos anos anteriores e altera a forma de repasse, que antes feito em duas parcelas e agora passa a ser pago em parcela única. O ciclo de adesão ao programa será de dois anos.
“As metas são estabelecidas na adesão. Cada escola faz a sua. Esperamos que as metas sejam cumpridas. Vamos adiantar o dinheiro do primeiro ano. A adesão é por dois anos. Se não houver o cumprimento do acordado na adesão, não haverá o repasse do segundo ano. Mas faremos todo um esforço para que, ao máximo, as escolas cumpram as 12 metas”, completou o ministro.
Outra mudança é que, a partir do novo edital, os municípios farão adesão por escola e não mais por níveis de ensino. A expectativa do governo federal é que, com a alteração, o programa alcance 144 mil escolas e atenda a um número maior de estudantes por meio de monitoramento mensal. Atualmente, o Saúde na Escola está presente em 79 mil unidades de ensino e atinge cerca de 18 milhões de alunos. A participação é de livre iniciativa.
Áreas de atuação
Atualizar a situação vacinal dos estudantes é uma das metas obrigatórias do programa. Atualmente, a rede pública de saúde conta com a distribuição de 19 vacinas contra mais de 20 doenças. Duas das doses mais recomendadas para o público em questão terão prioridade no programa: HPV e meningite. As demais incluem a dose contra hepatite B, a pentavalente, a vacina oral contra a pólio e contra o rotavírus humano, a vacina pneumocócica e a dose contra a febre amarela.
Outra área de atuação do programa será o incentivo às ações de alimentação saudável e prevenção à obesidade infantil. Os profissionais de saúde, segundo o ministério, farão o acompanhamento do peso e do estado nutricional dos alunos e, quando necessário, a criança ou o adolescente será encaminhado a uma unidade básica de saúde para acompanhamento.
Também está previsto incentivo para a implantação de cantinas saudáveis nas escolas e a distribuição de materiais de apoio para ações de educação alimentar e nutricional, além do estímulo à culinária com alimentos in natura.
Acompanhamento de ações
O acompanhamento das ações do Saúde na Escola será feito exclusivamente pelo Sistema de Informação da Atenção Básica (Sisab), alimentado por equipes de saúde da atenção básica. No ciclo de dois anos para execução do programa, o governo federal vai acompanhar o desempenho dos municípios por meio do registro de ações e indicadores de resultados. Caso os recursos não sejam integralmente executados, eles deverão ser devolvidos ao ministério.

Edição: Lílian Beraldo

STF decide que goleiro Bruno deve voltar à prisão imediatamente

Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (25) que o goleiro Bruno de Souza deve voltar de imediato para a prisão em regime fechado. Ele se encontra em liberdade desde o dia 25 de fevereiro, quando foi beneficiado por uma decisão liminar (provisória) do ministro Marco Aurélio determinando sua soltura.
A decisão desta terça-feira (25), que revogou a liminar, foi tomada pela Primeira Turma do STF, que acompanhou a posição do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. O entendimento que prevaleceu foi o de que Bruno não poderia ser solto porque isso iria contra a decisão soberana do júri popular, que negou ao goleiro o direito de recorrer de sua condenação em liberdade.
Bruno é acusado de participação na morte da ex-namorada Eliza Samúdio, com quem teve um filho. Ela desapareceu em 2010, aos 25 anos, e foi considerada morta pela Justiça. Em 2013, o Tribunal do Júri da Comarca de Contagem (MG) condenou o goleiro a 22 anos e três meses de prisão pelos crimes de homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, com emprego de asfixia e com recurso que dificultou a defesa da vítima), sequestro, cárcere privado qualificado e ocultação de cadáver. O corpo de Eliza nunca foi encontrado.
“A decisão soberana do tribunal popular deve ser respeitada no presente habeas corpus, em que não há nenhuma alegação de nulidade ou de manifestação contrária à prova dos autos. Inclusive, a soberania do veredicto expedido pelo tribunal do júri de Contagem foi alicerçada também na própria confissão realizada pelo réu em plenário”, disse Alexandre de Moraes em seu voto pelo não conhecimento do recurso do goleiro. Acompanharam o relator os ministros Rosa Weber e Luiz Fux.   
Antes de ser solto, Bruno ficou seis anos e sete meses preso preventivamente, entre 2010 e 2017, após um inquérito policial apontá-lo como principal suspeito de ter matado a ex-namorada.
Na decisão desta terça-feira, ficou determinado pelo STF a prisão imediata de Bruno, que hoje atua como goleiro do Boa Clube, time que disputa o Campeonato Mineiro. O time da cidade de Varginha (MG) perdeu diversos patrocínios desde que contratou o jogador.
Divergência 
Voto vencido, o ministro Marco Aurélio acolheu o argumento da defesa de que haveria um excesso de prazo, de mais de três anos desde a primeira condenação, para o julgamento do caso de Bruno pela segunda instância da Justiça, motivo pelo qual o goleiro deveria ser solto.
“A sociedade quer sangue, se possível sangue, e não o devido processo penal”, disse Marco Aurélio no julgamento desta terça-feira, no qual manteve a posição de que Bruno deveria permanecer em liberdade até ser julgado pela segunda instância. “O réu é primário e possui bons antecedentes”, acrescentou.
O entendimento dos demais ministros foi o de que a demora no julgamento pela segunda instância se dá pelas peculiaridades do caso, não podendo ser atribuída à inércia dos órgãos de Justiça.
O caráter hediondo dos crimes também justifica a manutenção da prisão de Bruno, argumentou o ministro Luiz Fux. “Não são fatos de mídia, são fatos nos autos do processo, fatos gravíssimos”, afirmou.

Edição: Amanda Cieglinski

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Greve do dia 28 abril em todo Brasil deve afetar escolas e transportes.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras entidades sindicais estão convocando uma greve geral para o dia 28 em conjunto com movimentos. A mobilização é um protesto contra as às reformas trabalhista e da Previdência do governo Michel Temer (PMDB). A CUT informa que não tem a expectativa de  superar o público da manifestação da última greve geral, no dia 15 de março, mas paralisar as atividades do país durante o dia.
No dia 1º de maio, quando é celebrado o Dia do Trabalho, a CUT planeja um ato político na Avenida Paulista. Até agora, sete sindicatos se posicionaram sobre o assunto e confirmaram a participação na paralisação do dia 28.

Crise no sistema prisional brasileiro será debatido na quinta Jurídica.

Na próxima quinta-feira (dia 27), o núcleo da Escola de Magistratura Federal no Rio Grande do Norte promoverá mais uma edição do projeto Quinta Jurídica. Em pauta: “A crise do sistema prisional brasileiro e o estado de coisas inconstitucional”.
Os palestrantes serão o Juiz Federal Eduardo Sousa Dantas, e os professores Carlos Alexandre de Azevedo Campos e Rodrigo Brandão Viveiros Pessanha, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
O evento acontecerá às 19h, no auditório da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, no bairro de Lagoa Nova.
As inscrições para Quinta Jurídica são gratuitas e podem ser feitas através do site www.jfrn.jus.br. A efetivação da inscrição é feita com a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis no dia do evento. 

As inscrições para o Programa Mais Médicos, exclusivos para brasileiros terminam nesta quarta feira (26).

As inscrições para o Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, terminam nesta quarta-feira (26). No edital, são oferecidas mais de 2 mil vagas exclusivas para brasileiros. As oportunidades são para repor e substituir médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), por profissionais formados no país.
Além disso, também estão sendo repostas vagas de desistências e encerramento de contrato. A substituição vai acontecer aos poucos. No último edital, foram cerca de mil vagas de profissionais cubanos ofertadas a brasileiros e, no atual, outras 1.008 foram abertas.

Izabele Coimbra de Minas Gerais é eleita a transexual mais bela do Brasil.

A modelo Izabele Coimbra, 23 anos, foi eleita Miss T Brasil 2017 na última sexta-feira (21/4). Mineira de Divinópolis, ela venceu outras 29 candidatas representou o estado de Minas Gerais no concurso.
Em vídeo na página do evento no Facebook, Coimbra agradeceu o apoio que recebeu. “Queria agradecer o apoio de todo mundo. Foi fundamental, foi primordial nessa reta final”, disse.
A campeã concorrerá ao o Miss International Queen, que acontece na Tailândia, em 2018. A jovem tem direito a duas cirurgias agora que se tornou miss: feminização facial – que altera a estrutura óssea de testa e mandíbula – e adequação do aparelho genital ao gênero feminino.

CASO DA LOCAÇÃO DO CARRO: PAULO CÉSAR BEJÚ E JOÃO VICTOR PEDEM EM OFÍCIO QUE PRESIDENTE MONIK MELO SUSPENDA O CONTRATO.

Fonte: Blog do RSantos

O blog publicou na última sexta dia 21, MATÉRIA tratando da locação de um veículo por parte da presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz no valor acima de R$ 47.000,00 (Quarenta e Sete Mil Reais), através do pregão 001/2017. 

A matéria teve uma grande repercussão, causando revolta da população que considera o ato uma afronta. Não perdendo tempo, os vereadores João Victor e Paulo César Bejú, protocolaram agora a pouco na secretaria da casa, o ofício conjunto 004/2017, pedindo documentos sobre a referida contratação é imediata suspensão da locação do veículo. 

Até a presente data nem o presidente, nem os 06 vereadores da base aliada se manifestaram oficialmente sobre o assunto que é grave. A população não aprovou o ato, tem se manifestado contrário e o silêncio não é o caminho mais correto. Não temos dúvidas que a sociedade aprova a solicitação dos 02 Vereadores e mais do que isso, espera que o presidente atenda o pedido e suspenda a locação do veículo.

ABAIXO CONFIRA O TEOR DO OFÍCIO.

Saiba como novo sistema de identidade única funcionará no Brasil

Medida vai unificar documentos como RG, CPF, CNH e título de eleitor

O projeto de lei que visa a criação de uma identidade única já foi aprovado pelo Congresso e deverá valer no país após sanção do presidente Michel Temer. O novo sistema de identificação substitui documentos como RG, CPF, CNH e título de eleitor.


De acordo com a Folha de S. Paulo, o Documento de Identificação Nacional vai unificar diversos documentos brasileiros. O CPF será utilizado como base para identificação e vai funcionar por meio de dados biométricos, colhidos eletronicamente. A partir desta etapa, não será mais necessário apresentar outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação ou o título de eleitor.
O documento poderá ser emitido pela Justiça Eleitoral e outros órgãos, caso o TSE autorize. A impressão será de responsabilidade da Casa da Moeda.

A Prefeitura Municipal de Tangará - RN, lança Edital para realiza Processo Seletivo. Confira

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2017 – PMT

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROVIMENTO DE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA OS CARGOS/FUNÇÕES DE PROFISSIONAIS EM DIVERSAS ÁREAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ.

A PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ, Estado do Rio Grande do Norte, na forma da Constituição Federal, Art. 37, incisos I e II, em datas, locais e horários especificados neste edital, torna público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado – Edital de Publicação nº 01/2017 – PMT, para contratação por tempo determinado de profissionais para diversos cargos/funções desta prefeitura, em conformidade com as normas e disposições contidas no presente Edital, considerando para tanto:

-O compromisso do município de Tangará na manutenção dos serviços públicos essenciais para a sociedade.

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES


Vale ressaltar que existe uma retificação do Edital, relacionados a data de inscrição: 

Confira o link do Edital retificado:
A PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ/RN vem por meio deste retificar o EDITAL DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2017 – PMT, de 19 de abril de 2017, que torna pública a abertura do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO da Prefeitura Municipal de Tangará-RN, publicado no Diário Oficial do Município de Tangará (FEMURN), no dia 24 de abril de 2017.

Presidente chinês pede a Trump para conter tensão com Coreia do Norte

Da Agência Telam
O presidente chinês, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram na manhã desta segunda-feira (24) por telefone sobre as relações bilaterais entre os dois países e a situação na península coreana.
Xi Jinping pediu a Trump para conter as tensões entre Estados Unidos e Coréia do Norte, no momento em que a troca de ameaças entre os dois países aumentou.
Na conversa, os dois líderes concordaram em manter contato através de vários canais para trocar idéias sobre questões que dizem respeito às duas potências, informou a agência de notícias Xinhua.
Além disso, neste fim de semana, o Ministério da Defesa chinês negou que declarou estado de alerta máximo na fronteira com a Coréia do Norte, mas confirmou a realização de manobras militares na área.
Enquanto isso, a frota americana liderada pelo porta-aviões dos EUA Carl Vinson, que causou polêmica na semana passada ao se dirigir para a Austrália, após o anúncio de que iria para a Coreia do Norte, está atualmente perto das Filipinas e executa manobras com dois destróieres japoneses.
Os navios dos dois países vão permanecer lá por vários dias realizando exercícios estratégicos e de comunicação, antes de seguir para o norte, no fim de semana, em direção à península coreana, segundo informou a NHK televisão estatal do Japão.
Além disso, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul anunciou hoje que está a preparar manobras conjuntas com o grupo naval norte-americano.

Morre o cantor Jerry Adriani aos 70 anos.

Ele enfrentava um câncer e esteva internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.

Morreu, neste domingo (23), no Rio de Janeiros, o cantor Jerry Adriani, 70 anos, ídolo da jovem guarda. Ele enfrentava um câncer e estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.

Internado desde o dia 7 de abril no Hospital Vitória, no Rio, Jerry Adriani, de 70 anos, havia apresentado melhoras no último fim de semana e tinha saído da UTI. Segundo informações do G1, Adriani faleceu às 15h30. O horário e local do enterro ainda não foram divulgados pela família do artista.
Carreira
Jair Alves de Souza nasceu em 29 do janeiro de 1947, no bairro do Brás, em São Paulo. Adotou o nome artístico de Jerry Adriani quando começou sua carreira como cantor, em 1964. Além da música, relatou o Bahia Notícias, o cantor também construiu uma carreira na TV, como apresentador dos programas “Excelsior a Go Go”, da TV Excelsior, e "A Grande Parada", na TV Tupi, todos na década de 60.
Além da TV, Jerry se aventurou pelo cinema. Ele cantou e atuou em “Essa Gatinha a Minha” (com Peri Ribeiro e Anik Malvil); “Jerry, A Grande Parada”; e “Jerry em busca do tesouro” (com Neyde Aparecida e os Pequenos Cantores da Guanabara). Ainda não há informações sobre velório e enterro do cantor.

Policiais Militares são atacados a balas por bandidos em Campo Redondo, RN

(Viatura da PM)
Policiais Militares da cidade de Campo Redondo foram alvos de uma emboscada na noite de sábado (22). Segundo informações, os PMs estavam em patrulhamento quando foram atacados com um tiro de espingarda calibre 12 nas proximidades do conjunto Margarida Procópio.

Apesar da viatura ter sido atingida por um dos disparos nenhum dos PMs foi atingido. Houve reforço Policial para auxilio a caçada contra os autores dos disparos, mas até o momento ninguém foi preso.

Mercado financeiro espera que inflação feche o ano em 4,04%

Kelly Oliveira - Repórter da Agência Brasil
Vitória (ES) - Supermercados lotados com filas nos caixas e na entrada funcionam com horário reduzido (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Redução da inflação beneficiará consumidores de todas as camadasTânia Rêgo/Agência Brasil

O mercado financeiro espera que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fique em 4,04% este ano. Essa é a sétima redução seguida na projeção, de acordo com pesquisa semanal - Boletim Focus - do Banco Central (BC) feita junto a instituições financeiras e divulgada às segundas-feiras, em Brasília. A estimativa da semana passada era 4,06%.
Com a inflação em queda e a economia em recuperação, a expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, ao final de 2017, é 8,5% ao ano. Essa também é a projeção para o final de 2018 (8,5% ao ano). Atualmente, a Selic está em 11,25% ao ano.
Reflexos nos preços
A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e a inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.
A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) foi ajustada de 0,40% para 0,43%, em 2017. Para o próximo ano, a projeção segue em 2,5% ao ano.

Edição: Kleber Sampaio

Temer recebe hoje primeiro-ministro espanhol no Palácio do Planalto

Da Agência Brasil
O presidente da República, Michel Temer, recebe na manhã de hoje (24), às 10h, no Palácio do Planalto, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, na primeira visita de caráter bilateral de um chefe de governo espanhol ao Brasil em nove anos.
Temer e Rajoy terão um encontro privado e, em seguida, participarão de reunião ampliada com a presença de ministros dos dois países e empresários espanhóis. Entre outros assuntos, estão na pauta da reunião temas como a cooperação bilateral e as negociações Mercosul-União Europeia.
Com investimentos que crescem a cada ano, o Brasil e a Espanha são grandes parceiros no comércio exterior. Em 2016, o volume de trocas somou US$ 5,2 bilhões. Só nos primeiros três meses deste ano, a Espanha injetou US$ 819,4 milhões na economia brasileira.
Os recursos foram aplicadas principalmente na aquisição de produtos minerais e vegetais, com destaque para a soja. O Brasil, por sua vez, importou US$ 639 bilhões em produtos espanhóis, notadamente na área petroquímica. A Espanha é atualmente um dos principais investidores no Brasil.

Edição: Aécio Amado

Vem aí: 3ª Corrida de Rua Chico Jucá, Dia 1º de Maio em Santa Cruz/RN


Participem.













Rua Senador João Câmara, 239 - Centro - Santa Cruz/RN (próximo aos Correios). 
Contatos: 3291-4375 / 9 9606-6790 / 9 8841-5985

Índice de Confiança da Indústria fica estável entre março e abril

Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil
ebc
Prévia de abril do Índice de Confiança da Indústria fechou em 90,8 pontos, 0,1 ponto acima do resultado de março                  Agência Brasil

A prévia de abril do Índice de Confiança da Indústria (ICI) ficou em 90,8 pontos, 0,1 ponto acima do resultado de março. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), os números mostram uma estabilidade do indicador, que é medido em uma escala de zero a 200 pontos.
Caso a prévia seja confirmada no resultado fim de abril,  será o maior nível do índice desde maio de 2014 (92,2 pontos).
A prévia aponta para uma piora da avaliação dos empresários da indústria em relação ao momento atual. O Índice da Situação Atual caiu 0,3 ponto e chegou a 88,2 pontos. No entanto, os empresários estão mais confiantes em relação ao futuro, de acordo com a prévia. O Índice de Expectativas subiu 0,5 ponto e atingiu 93,6 pontos.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria  também permaneceu estável na prévia de abril (74,4%), um patamar ainda baixo em termos históricos. Para a prévia de abril, foram consultadas 783 empresas entre os dias 3 e 20 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima sexta-feira.

Edição: Kleber Sampaio

Coreia do Norte ameaça atacar porta-aviões dos Estados Unidos

Leandra Felipe - Correspondente da EBC
A escalada de tensões entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos continua. O governo norte-coreano disse nesse domingo (23) que "está pronto para afundar o porta-aviões norte-americano que está a caminho da Península Coreana. Além disso, no sábado (22) um cidadão dos Estados Unidos foi impedido de sair do país.
O navio porta-aviões norte-americano USS Carl VInson (CVN 70) foi enviado às águas da Península Coreana, após novos testes com mísseis por parte da Coreia do Norte. O navio se aproxima da península e com isso também se intensificam as ameaças do líder Kim Jong-Un.
A imprensa norte-americana conversou com funcionários do governo de Donald Trump. Especula-se que Trump deve telefonar para o presidente chinês, Xi Jinping, e para primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.
Na semana passada o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, visitou o Japão e a Coreia do Sul e regressou da visita sem demostrar disposição para tentar dialogar.
Pence disse que os Estados Unidos querem que a Coreia do Norte abandone os testes nucleares e que não "haveria diálogo, pelo menos por enquanto".
Além disso deve ocorrer uma reunião em Washington na quarta-feira (26) entre líderes do Senado e funcionários do alto escalão do governo Trump para discutir a crise com a Coreia do Norte.
No meio da tensão, a prisão do professor de cidadania coreana e norte-americana, Tony Kim, nesse domingo, acirra o ânimo de Washington e preocupa os países aliados. Tony Kim foi até a capital norte-coreana, Pyongang para dar aulas em uma universidade durante um mês, mas ele foi impedido de regressar.
Já são três cidadãos norte-americanos detidos pelo governo norte-coreano. A prisão teria ocorrido no sábado, segundo um comunicado da universidade.

Edição: Aécio Amado

Nota de Falecimento

Faleu ontem (23) a Senhora  Maria Do Carmo Farias da Rocha, mãe do Ex - Prefeito de Santa Cruz/RN Péricles Rocha e esposa do ex - Prefeito ex-prefeito José Rodrigues da Rocha.
D. Maria do Carmo tinha 86 anos, a família comemorava o aniversário de seu filho, o senhor Rocha filho,quando a mesma passou mal, foi levada ao Hospital e veio à óbto naquela unidade hospitalar.
O seu corpo estar sendo velado em sua residência, vizinha a Unidade Básica de Saúde, Bairro: Centro.
A família enlutada convida parentes e amigos para a Missa de Corpo Presente, que será celebrada as 16:00hs na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia e em seguida o sepultamento no Cemitério São Miguel.


Foto ( Facebook)
Que o Senhor Jesus Cristo a receba de braços abertos em seu Reino Glorioso e lhe conceda o descanso merecido e conforte o coração de todos os familiares e amigos, em especial ao ex - Prefeito Péricles Rocha, muita força nessa hora, pois D. Maria do Carmo foi um exemplo de mulher, mãe, esposa e amiga, nossa vida aqui na terra é passageira e tenho certeza que Deus a chamou pra sua morada eterna porque ela já havia cumprido sua jornada aqui na terra, e com muito êxito.
Vá em Paz grande guerreira.

At. Andrier Souza (Administrador).

IFRN Santa Cruz começa a utilizar energia solar

ifrn_solarEntrou em operação na manhã da última terça-feira, 18/04, o 13º gerador fotovoltaico instalado no IFRN. O mini gerador do Campus Santa Cruz tem 84,8 kW de potência máxima e foi montado sobre a cobertura do Bloco Anexo, ocupando aproximadamente 480 m². Estima-se que esse gerador fornecerá 134,3 MWh/ano, o que representará R$ 51 mil a menos na despesa do Campus com energia elétrica nos próximos 12 meses.  A energia gerada cobrirá em média 25% da demanda necessária para funcionamento da infraestrutura atual da unidade, e cerca de 11 toneladas/ano de CO2 deixarão de ser lançadas na atmosfera, o que equivale ao plantio de 66 árvores.
Já está em andamento o projeto para instalação de mais um gerador fotovoltaico de 27,5 kWp sobre a cobertura do Bloco Principal do Campus Santa Cruz, com previsão para conclusão da instalação em junho desse ano. Além desse, outros 8 geradores estão em fase de projeto e instalação nos campi Apodi, Cidade Alta (Unidade Rocas), Ipanguaçu, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Parnamirim e Zona Norte, totalizando mais 798 kWp fotovoltaicos de geração distribuída no IFRN. A expectativa é ultrapassar a marca dos 2 MW instalados no início do próximo semestre.
Em 2016 os geradores FV forneceram 1,6 GWh para 11 unidades do IFRN, o que significou redução de despesa da ordem de R$ 613 mil nas faturas de energia elétrica. Com essa ação o Instituto também evitou a emissão de 142 toneladas de CO2 ao longo do último ano.

Primeiro final de semana da festa de Santa Rita terá programação intensa com festas abertas a população

jose_orlando5
Zé Orlando será principal atração da "Noite Inesquecível"
A Festa de Santa Rita de Cássia 2017 promete ser uma das maiores. Tanto a programação religiosa, quanto a social, tem diversas atividades que deverão reunir milhares de pessoas ao longo de 10 dias em Santa Cruz.
E o primeiro final de semana será intenso na programação social. No dia da abertura dos festejos, sábado, dia 13, terá a Primeira Noite Inesquecível, uma festa brega que promete reunir centenas de pessoas no pátio da Matriz de Santa Rita para acompanhar aos shows de Zé Orlando e Messias Paraguai, dois dos maiores seresteiros do estado.
Já no domingo, dia 14 de maio, será o dia da tradicional Cavalgada de Santa Rita, promovida pela Associação de Vaqueiros do Trairi (AVART). A cavalgada terá percurso novo, começando no estacionamento dos ônibus no Alto de Santa Rita, seguindo até a Vila de Todos, onde acontecerão shows com Forrozão do Briola e Amazan, o prefeito sanfoneiro.
Ambas as festas serão gratuitas e abertas a todos que se interessarem em participar. Para todos os públicos, e todos os gostos, a festa de Santa Rita promete ser intensa, em uma parceria entre a Paróquia de Santa Rita, Prefeitura de Santa Cruz, deputado Tomba Farias, e outros apoiadores dos festejos.

Chuva intensa e em curto espaço de tempo causa transtornos em Santa Cruz

3


IMG-20170423-WA0133Uma chuva rápida, mas intensa e que deixou como marcas diversos transtornos a populares de Santa Cruz neste domingo.
A precipitação chuvosa, 40 mm em cerca de 40 minutos, veio forte, com vários raios, trovões e ventos, situação que deixou alguns santacruzenses com problemas.
Casas foram inundadas, galerias ficaram cheias de água, pequenos riachos foram formados dentro da cidade. Móveis foram atingidos e ruas ficaram intransitáveis.
Já os raios intensos causaram problemas em diversos estabelecimentos. Um posto de gasolina e uma pousada foram atingidos por um raio e acabou destruindo vários equipamentos. Outra raio caiu na antena de transmissão dentro da Rádio Comunitária Santa Rita. Ninguém ficou ferido.
Está foi a chuva mais intensa em Santa Cruz em 2017.
IMG-20170423-WA0136
IMG-20170423-WA0126

Palhaço Zé do Circo é morto a tiros em Santa Cruz

IMG-20170418-WA0192O palhaço Zé do Circo foi assassinado a tiros na noite de ontem (23) em Santa Cruz. A ação criminosa foi confirmada pela Polícia Militar.
Segundo informações de testemunhas, a vítima estava em um treiler que vende sanduíches as margens dá BR-226, próximo ao terminal rodoviário, quando dois homens se aproximaram em uma moto e efetuaram diversos disparos de arma de fogo. Baleado, Zé do Circo ainda chegou a tentar fugir, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Ainda não se sabe quem são os acusados e nem a motivação do crime. A Polícia Militar isola a área para a chegada do ITEP.
Nós últimos dias, Zé do Circo viralizou nos grupos de WhatsApp da cidade narrando com sua irreverência os fatos da cidade, especialmente as ocorrências policiais, fazendo o que ele mais gostava, ver os outros rirem.
O caso será investigado pela Polícia Civil de Santa Cruz.
Fonte:Blog do Édipo Natan

sábado, 22 de abril de 2017

Publicidade: Big Festa e Eventos

Quer fazer sua festa de Aniversário ou Evento? Chame a Equipe da Big Festa. Trabalhamos com: Aluguel de Cama Elásticas, Pipoqueira,Máquina de Algodão Doce,Castelo Inflável, Palhaço e Muito Mais. Contatos: 98871-3465 / 99642-4686 Organização Wilson e Família.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Vem aí: O Tradicional são João da Comunidade Dia 23 de Junho em Santa Cruz/RN

Confira as atrações do Tradicional são João da comunidade umbu santa cruz, dia 23 de junho véspera de são João.




Você não pode ficar de fora desta grande festa, participem.

Operação Tiradentes no RN prende 23 pessoas e recupera 14 veículos roubados .


G1 – Após 24 horas de Operação Tiradentes no Rio Grande do Norte, a Polícia Militar prendeu 23 pessoas, recuperou 14 veículos roubados e apreendeu 12 armas e drogas. Um menor também foi apreendido. A operação aconteceu em 27 estados brasileiros e no Distrito Federal em conjunto entre a PM e o Corpo de Bombeiros.

A ação durou 24 horas, das 14h dessa quinta-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes, até as 14h desta sexta-feira (21). O objetivo, segundo a PM, é a prevenção de crimes e a manutenção da ordem pública. A ação fez parte da Mega Operação Tiradentes, que aconteceu em 27 estados brasileiros e no Distrito Federal.

No Rio Grande do Norte, a operação envolveu 2323 policiais e 384 viaturas. Segundo a polícia, foram realizadas mais de 7 mil abordagens em todo o estado.


POLÊMICA: Por descumprimento de contrato, Zezo não se apresenta em Santa Cruz

O show que estava marcado para a véspera de feriado com o Cantor Zezo Potiguar em Santa Cruz não teve a apresentação do artista mas continua dando o que falar.
Através das redes sociais, foi publicado por pessoas ligadas ao evento que o artista não se apresentou porque na casa de show havia pouco mais de 300 pagantes e Zezo teria cobrado Dois mil Reais a mais do que o combinado.
Através de áudios no WhatsApp Zezo explicou a real situação.
Ele afirma que restavam ainda Dez Mil e Quinhentos Reais do contrato para ele receber e o contratante lhe ofereceu apenas Hum Mil e Quinhentos Reais, vendo a real situação ele abriu mão de Cinco Mil e Quinhentos bastando lhe pagarem Cinco Mil, e a contra proposta da organização do evento foram apenas de Quatro Mil, que ele recusou e não tocou.
Zezo ainda explica nos áudios que o mercado de eventos conta com muitos aventureiros que arriscam em um evento e contam com a própria sorte, sem ter recursos suficientes para bancar as despesas.

Informações dão conta que o cantor estará próxima semana em Santa Cruz em uma entrevista numa rádio local para esclarecer o acontecido.
Fonte: Trairí Agora

Prefeitura de Santa Cruz lança edital para seleção de professor estagiário; inscrições começam dia 24 de abril

A Prefeitura de Santa Cruz realizará Seleção Pública Simplificada de Estagiários para o preenchimento de 20 vagas e formação de cadastro de reserva. O objetivo é a contratação de professores, na condição de estagiário, com atuação no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo o edital do certame (Edital nº 001/2017), poderão participar do processo seletivo alunos que estiverem com matrículas e frequência regular no curso de pedagogia, no ensino superior.
As inscrições estarão abertas entre os dias 24 de abril até 28 de abril de 2017. A documentação será entregue pessoalmente ou mediante procuração, com firma reconhecida no cartório, no Centro Administrativo José Josias Bezerra, localizado à rua Antônio Henrique de Medeiros, nº 219, centro, Santa Cruz/RN (antigo PETI), no horário de 08h às 12h e das 14h às 17 horas.
Todas as informações necessárias estão disponíveis no Edital nº 001/2017.
FOTO-PROFESSOR
Foto: André Fotos

Blog da Cidade de Santa Cruz

Japí/RN: Policiais e bandidos entram em confronto durante operação

Policiais e bandidos entraram em confronto durante uma operação no Sítio Arisco, zona rural de Japi, na tarde da última Quinta-Feira (20). A ação, uma parceria da GTO (Grupo Tático Operacional) em apoio ao Destacamento de Japi, teve o objetivo de capturar os acusados pelo duplo homicídio do último dia 19, na comunidade Casinhas. Não há informações de feridos.

Durante a chegada dos policiais houve intenso tiroteio após os bandidos avistarem as viaturas se aproximando do esconderijo. Eles conseguiram fugir pelo mato.

Após a fuga dos criminosos, as equipes realizaram buscas na residência e encontram um carregador de pistola .40, um colete à prova de bala, uma toca ninja, vários grampos e munições. 

De acordo com o Major Moura, a polícia não conhecia a comunidade e isso facilitou na fuga nos indivíduos. ''A zona rural de Japi está tomada por criminosos que participam de pelo menos duas quadrilhas responsáveis por diversos roubos, assaltos e mortes na região'', relatou ao Blog do Joabson Silva.

Fonte:Joabson silva

Organização lança campanha para incentivar solidariedade por meio do abraço

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil
A organização social Abrace Mais lançou hoje (21) a edição de 2017 da campanha Brasília, Capital Mundial do Abraço, na data em que se celebra o aniversário de 57 anos da capital federal. O objetivo é promover reflexões sobre o tema Doar Faz Bem e estabelecer pontos de recebimento de doações para desenvolver a cidadania e as culturas da solidariedade e da sustentabilidade.
O coordenador do Abrace Mais, professor Francisco Filho, explicou que, para promover uma educação de qualidade, é preciso criar um vínculo com a solidariedade. “Começamos a desenvolver o Abrace Mais-Doar faz bem. E, por meio da cultura do desapego, você doando aquilo que você tem e que não está utilizando, aquilo vai fazer bem para alguém”, disse.
O Abrace Mais começou a ser desenvolvido em escolas e, em 2016, promoveu ações em eventos e instituições públicas e privadas. Cerca de 50 pessoas, principalmente professores e servidores da rede de educação, trabalham na organização e acabam multiplicando as ações para outros grupos sociais. No ano passado, segundo Francisco, mais de 30 instituições filantrópicas foram atendidas com as doações.
“Estamos agora na terceira edição do Abrace Mais-Doar faz bem com o objetivo de fazer com que cada escola se torne escola do abraço. Porque onde tem a escola do abraço desenvolve-se a cultura da solidariedade, promove-se o desapego e assiste-se a outras vidas”, explicou o professor de sociologia.
A campanha foi lançada durante eventos de comemoração do aniversário de Brasília, no Parque da Cidade, e, durante trinta dias (até 22 de maio, Dia do Abraço), pontos espalhados pela cidade receberão doações. Nesses locais, as pessoas podem entregar roupas, calçados, brinquedos e cestas básicas. O grupo também recebe doações de móveis. Um dos pontos de doação é a administração do Parque da Cidade, no estacionamento 13.
“O desapego é um estilo de vida. Um dos remédios para o estresse da comunidade é praticar a cultura do desapego, viver com o essencial”, explicou Francisco.
Mais informações sobre como colaborar com o Abrace Mais estão disponíveis na página do grupo no Facebook.

Edição: Lílian Beraldo