segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Lula cumpre agenda em Currais Novos

A caravana Lula Pelo Brasil chegou neste domingo (27) ao Rio Grande do Norte, o sexto estado da viagem do ex-presidente Luiz Inácio da Silva pelo Nordeste. Após deixar a cidade de Campina Grande, na Paraíba, o ex-presidente visitou as cidades paraibanas de Picuí e Nova Palmeira, passando pelo município de Acari (RN) até chegar ao último destino do dia: a cidade de Currais Novos (RN).

Durante o ato de boas-vindas ao ex-presidente, organizado por movimentos sociais da região, Lula ressaltou a importância de viajar o Nordeste para conversar com as pessoas e olhar nos olhos do povo. "Depois que perdi as eleições em 1989, decidi fazer uma viagem para conhecer essa diversidade do Brasil. Porque é preciso governar atendendo aos anseios do povo, não a pesquisas ou estudos somente", acredita.

O ex-presidente lembrou os avanços em educação durante os governos petistas e defendeu que o Brasil volte a exportar conhecimento. "Não tem explicação um presidente sem diploma ser o que fez mais universidades no país. Nós não podemos ficar exportando só soja e ferro in natura, temos que exportar é conhecimento e inteligência". Em relação aos avanços no Nordeste, Lula frisou que, pela primeira vez, a região tem mais estudantes universitários do que a região Sul. "Já temos mais de 1,6 milhão de estudantes universitários no Nordeste", comemorou o ex-presidente.

Lula disse ter orgulho do caráter do povo nordestino e que nunca vai desistir de lutar por um país justo e igual para todos. "Eu tenho 71 anos de idade e quero dedicar o resto da minha vida para provar que esse país pode ser o melhor país do mundo. Eu quero de novo um país onde as mães possam oferecer 3 refeições por dia a seus filhos, com educação e oportunidades", encerrou. 

Detido há quase três meses, Henrique recorre ao STJ para sair da prisão


A defesa do ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) deu entrada em um novo recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), agora para tentar reverter um dos dois mandados de prisão que foram expedidos contra o peemedebista no dia 6 de junho. Desde então, Henrique permanece detido na Academia de Polícia Militar, em Natal.

Desta vez, os advogados do ex-parlamentar buscam anular o mandado de prisão que foi emitido na operação Manus, que apura se Henrique cometeu os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O peemedebista é acusado de receber propina para favorecer as empreiteiras OAS e Odebrecht na construção da Arena das Dunas. As informações são da coluna Expresso, da revista Época.

O julgamento do recurso caberá ao ministro Antonio Saldanha Palheiro.

Outro recurso negado

Os advogados de Henrique tentaram anular, também no STJ, o outro mandado de prisão que pesa contra o peemedebista, que diz respeito às investigações da Justiça Federal de Brasília que apura suposto esquema de corrupção na Caixa. Neste caso, o recurso já foi indeferido pelo ministro Rogério Schietti na última quarta-feira, 23.

Gasolina fica mais cara a partir de amanhã nas refinarias


A partir de amanhã (29), o preço da gasolina nas refinarias sofrerá um aumento de 1,1% e o do diesel de 0,4%. O anúncio foi feito hoje (28) pela Petrobras e segue a nova política de ajuste de preço, que tem como base o preço de paridade de importação.

O ajuste anterior havia sido anunciado no sábado (26), com aumento de 1,2% na gasolina e diminuição de 0,7% no diesel. A nova política foi adotada no começo de julho e, desde então, os reajustes são feitos quase que diariamente. Os percentuais podem ser acompanhados no site da Petrobras.

Petrobras pretende vender 34 campos de petróleo do Rio Grande do Norte


A Petrobras divulgou nesta segunda-feira (28) uma lista com 50 campos de petróleo terrestres que a estatal pretende vender, nos estados do Rio Grande do Norte e da Bahia. A empresa cederá a totalidade de seus direitos de exploração, desenvolvimento e produção em três conjuntos de campos nos dois estados do Nordeste.

Os campos se localizam nos pólos de Riacho da Forquilha (34 campos), no Rio Grande do Norte; Buracica (sete campos) e Miranga (nove campos), ambos na Bahia. A média diária de produção de petróleo e gás natural dos campos foi de 20,4 mil barris de óleo equivalente.

A Petrobras é operadora com 100% de participação em 46 desses campos. As exceções são Cardeal e Colibri, onde a estatal tem 50% de participação e a operadora é a Partex (que detém os outros 50%); e Sabiá da Mata e Sabiá Bico-de-Osso, onde a companhia detém 70% de participação, e a operadora é a Sonangol (que tem 30%). Os quatro campos ficam em Riacho da Forquilha.

Prefeitura de Japi abre processo seletivo para contratação de 120 profissionais


A prefeitura de Japi lançou na manhã desta segunda-feira (28) a abertura de processo seletivo de 120 vagas para a substituição de funcionários contratados na área de saúde, educação, agricultura, administração, infraestrutura e desenvolvimento social.

De acordo com o edital, as inscrições poderão ser realizadas na sede da prefeitura entre a quarta (30) e sexta-feira (01) desta semana. A taxa de inscrição será de R$ 50,00 (cinquenta reais) para nível médio/fundamental e R$ 100,00 (cem reais) para nível superior. 

O processo seletivo será composto por duas etapas, que são elas de caráter eliminatório e classificatório, estabelecidas através de análise curricular e entrevista. Os contratos dos selecionados terão duração de um ano, podendo ser prorrogados por igual período. A publicação do resultado será disponibilizada no Diário Oficial dos Municípios, da FEMURN.

Clique aqui e confira o edital. Veja abaixo cronograma previsto:


Fonte: Blog do Joabson Silva.com

sábado, 26 de agosto de 2017

Em ação rápida, Polícia Militar prende acusados de cometer assalto a loja de celulares no Centro de Santa Cruz

IMG-20170826-WA0154
Em ação rápida da Policia Militar de Santa Cruz, foram presos acusados de assaltar uma loja no Centro de Santa Cruz e o material recuperado.
Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, o assalto ocorreu por volta das 13:40h. Dois homens em uma moto assaltaram um estabelecimento comercial no Centro da cidade, que vende celular e outros assessórios e em seguida a Policia iniciou diligencias para prender os suspeitos.
Um deles, identificado como Matheus Lima dos Santos, foi detido próximo ao Iberezão com a moto suspeita de ser usada no assalto. Em seguida, a esposa do Matheus levou a polícia a sua residência. No local estava João Paulo Silva e com ele foi encontrado dois celulares fruto do assalto, uma arma celibre 38 e uma quantia em dinheiro.
Ambos foram encaminhados para a 9ª Delegacia de Polícia Civil, onde foram feitos os procedimentos e estão detidos no Centro de Detenção Provisória a disposição da Justiça.

Justiça suspende reajuste de subsídio de vereadores de Santa Cruz

camara-municipal-de-santa-cruz-rn
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) conseguiu liminar suspendendo a eficácia de uma lei municipal de Santa Cruz que versa sobre o reajuste dos subsídios dos vereadores do Município para a legislatura 2017/2020 num patamar superior a 70%. A irregularidade, atestada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi a edição fora do prazo estipulado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
A decisão que atendeu a liminar é referente a uma ação civil pública em que a 1ª Promotoria de Justiça da comarca aponta ilegalidade cometida na edição do dispostivo legal. O limite para a publicação da lei municipal seria 4 de agosto de 2016, data em que o projeto de lei foi aprovado na Câmara de Vereadores. A promulgação só aconteceu em 26 de agosto e a publicação em 26 de setembro daquele mesmo ano – com republicação no dia 10 de fevereiro de 2017 para corrigir o número da lei.
A Justiça potiguar ainda fixou multa diária pelo descumprimento da ordem judicial, no valor de R$ 1 mil, limitada a R$ 50 mil, em ofício dirigido ao presidente da Câmara Muncipal de Santa Cruz para que cumpra a decisão. A suspensão da lei ficará vigente até o julgamento definitivo da ação.

POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTO TOMADA DE ASSLTO NA SEMANA PASSADA

A Polícia Militar de Santa Cruz recuperou na noite de ontem, uma moto que tinha sido tomada de assalto semana passada. 
A central de operações da Polícia Militar, através de seu telefone 190, recebeu informações sobre uma moto parada às margens da BR 226 sentido Natal, mais precisamente no KM 103; Guarnições foram acionadas e ao chegarem ao local identificaram uma moto Honda NXR 150 Bros de cor vermelha e placa: OWE-3045. 
   
    Ao fazerem busca no sistema, constatou-se que se tratava de uma moto que tinha sido tomada de assalto na semana passada aqui em Santa Cruz.

Foi feita diligências no sentido de localizar o condutor da moto, mais não se obteve êxito; A motocicleta foi conduzida e entregue na Delegacia de Polícia de Santa Cruz, onde serão feitos os procedimentos legais.


   As guarnições que atenderam essa ocorrência são da equipe MADRUGADA SEGURA que é composta por vários policiais de extra, pertencentes à área de autuação da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Santa Cruz; Essas equipes são guarnições extras que atuam todas as noites na região Trairi, fiscalizando e patrulhando Santa Cruz e cidades vizinhas trazendo mais segurança para todos.

Policia Militar  190.

CINEMA NO TEATRO DESTE DOMINGO 27 TODO MUNDO SÓ PAGA MEIA ENTRADA.


sexta-feira, 25 de agosto de 2017

POLÍCIA MILITAR EM MENOS DE CINCO MINUTOS, RECUPERA MOTO TOMADA DE ASSALTO E APREENDE ARMA

         A Polícia Militar de Santa Cruz recuperou uma moto tomada de assalto, em menos de cinco minutos do ocorrido. Como também apreendeu a arma utilizada no assalto.

                                                                                                                                          A Vítima ao ter sua moto, uma Honda 160 de cor branca. Placa: QGO-7451 tomada de assalto no bairro vermelho por dois elementos armados com um revolver cal.38, acionou a Polícia Militar através do 190; Ao ser informada sobre o ocorrido a central de rádio passou as informações para as guarnições que encontravam-se em patrulhamento pela cidade. De imediato as guarnições começaram as diligências e em menos de cinco (05) minutos, visualizaram a moto tomada de assalto e começaram uma perseguição aos suspeitos.

Ao perceberem a presença policial, os acusados abandonaram a moto e adentraram a um matagal nas proximidades do bairro Alegre. Ao abandonarem a moto, deixaram cair a arma usada no assalto, um revolver cal. 38 sem munições.


A policia Militar fez diligências nas imediações e local onde os acusados abandonaram a moto, contando com apoio de uma guarnição da Polícia civil, mas não obteve êxito na captura dos acusados.




A moto e a arma foram entregues na Delegacia de Policia civil que dará prosseguimento ao caso, fazendo as investigações necessárias para se chegar aos autores do fato. 

Polícia Militar  190.
Fonte: Blog da Polícia Militar de Santa Cruz/RN por 

BNDES: consórcios Houer e Núcleo farão modelo de PPPs para iluminação pública

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
Os consórcios liderados pelas empresas Houer e Núcleo foram os vencedores dos pregões eletrônicos para contratação de serviços técnicos especializados que farão a modelagem das Parcerias Público Privadas (PPPs) de iluminação pública das prefeituras de Porto Alegre e Teresina, respectivamente.
O resultado foi divulgado hoje (25), no Rio de Janeiro, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que promoveu os pregões.
As empresas integrantes dos consórcios terão prazo de seis meses para efetuar o estudo. Segundo o banco, a expectativa é que o leilão de licitação das PPPs ocorra já no segundo trimestre de 2018.
As propostas vencedoras tiveram valores de R$ 1,475 milhão (Teresina), apresentando deságio de 86,6%, e de R$ 870 mil (Porto Alegre), com deságio de 80,2%. Quatorze consórcios concorreram em cada pregão eletrônico.
Investimentos
Segundo informou à Agência Brasil o secretário adjunto de Parcerias Estratégicas da prefeitura de Porto Alegre, Fernando Dutra, a capital gaúcha tem cerca de 104 mil pontos de iluminação pública e um déficit de cerca de três mil pontos na rede atual.
Estudo econômico feito pela secretaria identificou a necessidade de investimentos iniciais no município de R$ 250 milhões, que poderiam ser efetuados no âmbito da futura PPP.
Dutra disse que os investimentos abrangem a substituição de todo o parque de iluminação pública por lâmpadas led e sua ampliação ao longo dos anos. Ele afirmou que os recursos previstos incluem também a agregação de novas tecnologias de gestão do parque, como telegestão, o custo de operação e a manutenção da rede. Também ressaltou a importância da capacitação da equipe técnica do município, uma vez que Porto Alegre “pretende ser uma das principais unidades de PPP do sul do país”.
O parque de iluminação pública de Teresina, por sua vez, conta com 86,9 mil pontos de iluminação. O Plano Diretor de Iluminação Pública da capital piauiense considera baixo o nível de luz das ruas e praças, o que sinaliza necessidade de investimentos e melhoria nos serviços. Os investimentos estimados somam em torno de R$ 300 milhões.
A primeira PPP de iluminação pública na qual o BNDES trabalhou na modelagem foi Belo Horizonte, entre 2015 e 2016. Ainda este ano, o banco deve lançar edital para seleção do consórcio que fará a modelagem da PPP de iluminação pública de Macapá.

Edição: Maria Claudia

MPE pode pedir que vítimas de naufrágio em Salvador sejam indenizadas

Sayonara Moreno – da Agência Brasil
A partir da próxima segunda-feira (28), o Ministério Público do Estado da Bahia (MPE) passará a atender as vítimas e parentes de vítimas do acidente que resultou na morte de 18 pessoas e deixou outras desaparecidas, durante travessia marítima entre a Ilha de Itaparica e Salvador, na manhã de ontem (24). Segundo a promotora de Justiça do MPE Joseane Suzart, uma ação civil pública pode ser aberta para buscar indenização e responsabilização pelo ocorrido, caso as pessoas vitimadas tenham essa intenção.
“A agência reguladora deveria estar atenta à situação e atuando de forma mais efetiva. A própria empresa sabe que obtém lucros e não se preocupa com a segurança da população. Precisamos entender que a responsabilidade é solidária, de todos os órgãos públicos e entidades, mas acima de tudo do proprietário da embarcação, que gera o serviço, é o responsável maior, porque presta um serviço inadequado”, constatou a promotora, durante coletiva de imprensa hoje (25), na sede do Ministério Público da Bahia, em Salvador.
A empresa responsável pela lancha Cavalo Marinho 1 é a CL Transporte Marítimo. Por telefone, a empresa informou que ninguém falaria com a imprensa para comentar as ações do MPE.
O coordenador da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), Jacinto Chagas, assegurou que a quantidade de pessoas na embarcação (120) estava abaixo do máximo permitido (160). Além disso, ele garantiu que todos os itens de segurança estavam em dia, incluindo coletes e botes salva-vidas.
“A embarcação foi vistoriada recentemente, cumpriu todas as exigências da Capitania dos Portos, conforme previsto nas normas de segurança. A Cavalo Marinho estava totalmente e adequadamente regularizada, a cada ano”, garantiu o coordenador.
“O uso de coletes não é obrigatório na travessia. Muito embora, se o passageiro pedir, a tripulação tem obrigação de fornecer o equipamento. Nós operamos há aproximadamente 50 anos e não há nenhum caso de acidente desse tipo. Há caso de ficar à deriva ou de problema na embarcação, mas desse tipo nunca aconteceu”, destacou.
Outras ações
A promotora afirmou que o Ministério Público já tinha movido duas ações civis – em 2007 e 2014 - a respeito da qualidade das embarcações que fazem essa travessia e do serviço prestado pelas empresas de transporte hidroviário.
“A ação de 2014 buscava prestação de serviço mais qualificado, seguro e, principalmente, a redução da tarifa. Nós temos um abaixo-assinado com mais de 400 pessoas reclamando das condições referentes à qualidade da atividade e ao valor exagerado que estava sendo exigido nas passagens”, disse a promotora, que contou ter solicitado à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) constante fiscalização, acompanhamento e adoção de medidas cabíveis em relação ao serviço prestado.
Em nota, a Agerba informou que as questões sobre “condições das embarcações, liberação de certificações e quesitos de segurança” devem ser apurados com a Marinha. Cabe à Agerba regular a prestação dos serviços, incluindo regulação de linhas, funcionamento dos terminais marítimos e cumprimento dos horários dos transportes. Além disso, a agência disse acompanhar “a documentação de segurança emitida pela Marinha, para permitir o funcionamento da linha e limpeza”.
Além da Agerba, a ação cita a Capitania dos Portos que, segundo o MPE, enviou um ofício em 2014, no qual relata “que as embarcações estavam regulares, exceto duas que estavam em processo de regularização”. Apesar disso, Joseane Suzart destacou que “a prestação de serviço tinha de ser acompanhada, uma vez que um peso excessivo e outros aspectos operacionais podem tornar a atividade insegura”.
Procurada pela reportagem, a Capitania dos Portos, vinculada à Marinha, nega ter sido notificada pelo MPE.
Abaixo-assinado
À ação civil pública movida em 2014, o Ministério Público juntou um abaixo-assinado, contando mais de 400 nomes de pessoas que utilizam esse tipo de transporte para travessia.
Segundo a promotora, o documento é mais um indício de que a qualidade do serviço e das embarcações “é questionável”. “Pelas mais de 400 pessoas que assinaram o abaixo-assinado, o transporte era considerado caro, inseguro e, acima de tudo, não eficiente para a necessidade dos passageiros. Nós acreditamos que esses reflexos são observados hoje com o acidente que ocorreu”, completou.
O site da empresa LC Transporte Marítimo informa a cobrança de tarifas que vão de R$ 5,30 a R$ 7,10, a depender do dia da semana. Além disso, é cobrada uma taxa de embarque, no valor de R$ 1,20.
Para a promotora, é importante levar em consideração que o serviço estava regularizado pelos órgãos fiscalizadores, mas “a maior responsável pelo acidente é a prestadora do serviço, a empresa”.
“Temos que levar em conta dois aspectos: a Capitania dos Portos tem a responsabilidade de verificar a estrutura física da embarcação e, à época, a capitania relatou que as embarcações estavam em estado regular e a Agerba tem uma responsabilidade quanto à prestação do serviço. Ainda que a embarcação esteja regular, há que se observar a quantidade de passageiros, horários de embarque e desembarque, se alagamentos estão acontecendo, se há uma sobrecarga na embarcação”, argumentou a promotora que participou de visitas a essas embarcações, nos períodos das ações movidas e relatou “condições absurdas”, sobretudo nas avaliações sanitárias das embarcações.
Condições
Integrante da Associação em Defesa dos Passageiros José Batista Lima disse que vai a Mar Grande, amanhã (26), para se reunir com moradores da Ilha de Itaparica para discutir a qualidade dos transportes hidroviários que realizam as travessias diárias entre a ilha e a capital baiana. A reunião já estava agendada antes do acidente para discussão da situação do transporte e solicitação de providências às autoridades.
“Eu já estava informado dos acontecimentos, que fizeram ofícios para os órgãos, pedindo uma audiência pública para mostrar a precariedade desse serviço das embarcações de travessia para Salvador. A embarcação Cavalo Marinho 1 deveria estar fora de operação, segundo os próprios moradores da Ilha, porque a situação estava precária”, destacou o representante dos passageiros.
Durante as buscas que ocorreram nas horas seguintes ao acidente, populares se concentraram nas proximidades do Terminal Marítimo de Salvador, na Cidade Baixa, onde protestaram contra as condições das embarcações de travessia, sobretudo as lanchas. Entre os cartazes, dizeres como “tragédia anunciada não é acidente, é crime”.
O funcionário público Ricardo Bonfim lamentava a perda de uma amiga no acidente. Ele contou que costuma fazer a travessia e que existem outras lanchas que precisam de atenção.
“Estou triste pela perda da minha amiga Sandra dos Santos, estudou comigo, era alegre, cheia de vida e tinha uma vida enorme pela frente”, lamentou Ricardo, que pede atenção em relação a outras embarcações que oferecem o serviço de travessia.
“Tem gente que não sabe nem como colocar o colete salva-vidas, não recebe instrução, tenho quase certeza de que há outras embarcações que podem estar em situação pior. Peço as autoridades que analisem isso. Será que só se aprende depois que morre um monte de gente?”

Edição: Lílian Beraldo

OMC vê com bons olhos o processo de reformas no Brasil, diz Azevêdo

Mariana Branco e Débora Brito - Repórteres da Agência Brasil
Brasília - O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, embaixador Roberto Azevêdo, disse que o acordo de Facilitação do Comércio assinado pela presidenta Dilma tem enorme importância para economia glob
Brasília - O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo, diz que organismo vê com bons olhos as reformas no Brasil (Antonio Cruz/ Agência Brasil)
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, disse hoje (25) que o organismo internacional vê com “bons olhos” o fato de o Brasil estar passando por reformas na economia. “Muitos membros da OMC se referiram de forma elogiosa ao fato de que o país está em um momento de reformas”, disse Azevêdo, que está em visita ao país.
Apesar de evitar comentar a forma como as reformas devem ser conduzidas e sobre o atual ambiente político do país, Azevêdo disse que a estabilidade é importante para que o Brasil atraia investimentos. “O crescimento econômico viceja de forma mais vigorosa quando você tem estabilidade, previsibilidade, que são elementos muito importante no cálculo dos investimentos”, declarou.
Ele avaliou, contudo, que a despeito dos problemas [políticos e econômicos], o momento no Brasil não é de todo ruim para atrair investidores. “As taxas de juros internacionais continuam baixas. Então há um certo movimento de capital em busca de melhores remunerações”, disse.
Questionado sobre o programa de privatizações divulgado recentemente pelo governo, Azevêdo disse que elas devem ocorrer considerando a busca dos investidores por “estabilidade, previsibilidade e lucratividade”. “Um processo de privatizações que ofereça condições de estabilidade, previsibilidade e remuneração adequada ao investidor, eu acho que tem boas chances de ser bem-sucedido”, opinou.
Contencioso
Na próxima quarta-feira (30), a OMC divulgará relatório relativo a contencioso aberto pela União Europeia (UE) e Japão, que questionaram o Brasil pela política de subsídios ao setor automobilístico do programa Inovar Auto, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. A decisão sobre o tema saiu no fim do ano passado e as partes já foram informadas. O relatório do organismo internacional, no entanto, segue sigiloso.
“É um relatório confidencial, até que saia. O governo brasileiro está olhando, já conhece o teor, agora é só a publicação. A partir daí, o governo vai decidir se vai fazer recurso ao órgão de apelação e vai ver o resultado”, explicou. Segundo Azevêdo, caso os incentivos sejam considerados irregulares em definitivo, o país não necessariamente sofrerá retaliação.
“Se for confirmada a incompatibilidade com as regras da OMC, o Brasil terá que alterar essas medidas [de subsídio ao setor automobilístico] e, ao fazê-lo, haverá novo exame para ver se as medidas corretivas são suficientes ou não. A partir desse momento, se for reiterado que as medidas corretivas não são suficientes, aí, sim, pode haver um processo de autorização de retaliação por parte dos demandantes”, explicou.
Competitividade
Na manhã de hoje, Roberto Azevêdo deu palestra a empresários na Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde defendeu a necessidade de investir na política industrial para aumentar a competitividade das empresas. À tarde, reuniu-se com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Na quinta-feira (24) Azevêdo encontrou-se com o presidente da República, Michel Temer, e participou de audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Na próxima semana, irá a São Paulo.

Edição: Fernando Fraga

Arrecadação federal em julho tem menor nível em sete anos

Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil
O fraco desempenho da economia fez a arrecadação federal registrar em julho o menor nível em sete anos. Segundo dados divulgados há pouco pela Receita Federal, a arrecadação somou R$ 109,948 bilhões no mês passado, queda de 0,34% em relação a julho do ano passado, descontada a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em valores corrigidos pelo IPCA, esse é o menor nível para o mês desde 2010.
Nos sete primeiros meses do ano, a arrecadação federal acumula R$ 758,533 bilhões, também o menor valor desde 2010. O montante é 0,61% maior que no mesmo período de 2016, descontando a inflação pelo IPCA. Esse crescimento acumulado, no entanto, decorre unicamente das receitas não administradas (principalmente royalties do petróleo), que subiram 49,9% de janeiro a julho acima da inflação em relação aos mesmos meses de 2016.
Se forem consideradas apenas as receitas administradas pela Receita Federal (como impostos e contribuições), a arrecadação teria tido queda real – descontado o IPCA – de 1,7% em julho e de 0,41% nos sete primeiros meses do ano.
Segundo a Receita Federal, os principais tributos que puxaram a queda da arrecadação em julho foram o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), que caíram 18,6% em relação ao mesmo mês do ano passado descontando a inflação. Essa diminuição, ressaltou o órgão, foi motivada principalmente pela redução das projeções de lucro das instituições financeiras, que fez desabar o pagamento dos dois tributos com base nas estimativas mensais.
A espera pelo Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), que regularizará dívidas de contribuintes com a União e cujo prazo de adesão começou em agosto, também contribuiu para que as empresas adiassem o pagamento dos dois tributos. A queda na arrecadação de Imposto de Renda poderia ter sido ainda maior se o programa de regularização de recursos no exterior, chamado de repatriação, não tivesse arrecadado R$ 1,46 bilhão em julho.
Em segundo lugar entre os tributos que mais contribuíram para a queda da arrecadação federal no mês passado ficaram a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e o Programa de Integração Social (PIS). A receita dos dois tributos, que incidem sobre o faturamento, caiu 4,07% em julho na comparação com julho do ano passado descontada a inflação.
O PIS/Cofins reflete o comportamento das vendas. O volume de vendas de bens registrou crescimento de 4,33% em junho (fato gerador da arrecadação de julho) em relação a junho do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, as vendas de serviços caíram 3,03% e o desempenho do segmento financeiro também apresentou resultado negativo na mesma comparação, segundo o IBGE e a Receita Federal.

Edição: Fábio Massalli

Campanha incentiva médicos a pedirem exames para detectar hepatite C

Ludmilla Souza – da Agência Brasil
São Paulo - O Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) oferece teste rápidos e gratuitos para HIV, hepatite B e C e sífilis, em Bom Retiro, na região central (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Casos de hepatite C ainda são subnotificadosRovena Rosa/Agência Brasil
Estima-se que mais de 1,5 milhão de pessoas no Brasil têm hepatite C e não sabem. Anualmentre, em todo o mundo, 1,4 milhão de pessoas morrem em decorrência das hepatites virais, sendo que a maioria (cerca de 70%) é por hepatite C. Para aumentar o número de diagnósticos da doença e encaminhamento dos pacientes para tratamento adequado, uma campanha foi lançada hoje (25) pelas Sociedades Brasileiras de Infectologia e de Hepatologia e pela Associação Médica Brasileira, em parceria com a companhia farmacêutica AbbVie.
A campanha “Peça o teste anti-HCV” é dirigida a profissionais de saúde, de várias áreas de especialidades. O teste anti-HCV é um exame simples de sangue, de rápida resposta e pode ser realizado gratuitamente em centros públicos de saúde.
“Esse teste é disponibilizado pelo Ministério da Saúde e com a campanha pretendemos colocar esses testes para serem usados, fazendo com que todos os médicos sejam alertados para pedir nos seus exames, como pedem colesterol, glicose. Em todos os exames de rotina incluir também um anti-HCV”, recomenda o médico hepatologista Edmundo Pessoa Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia.
A hepatite C é transmitida por meio sanguíneo. De acordo dados do Boletim Epidemiológico 2017, emitido pelo Departamento de Aids, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, do total de casos notificados entre 2000 e 2015, cerca de 52% desconheciam a provável fonte de contaminação. Quando indicada, as três principais causas prováveis são uso de drogas por compartilhamento de seringas contaminadas (ou qualquer objeto perfurante-cortante), transfusão de sangue e relações sexuais desprotegidas. Do total de casos notificados, cerca de 9% apresentam a doença em coinfecção com HIV.
As regiões Sul e Sudeste do país lideram a detecção da doença, enquanto o Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentam baixo índice de notificação da hepatite C. Lopes enfatiza a importância de identificar os pacientes que têm o vírus. “Sobretudo pessoas com mais de 40 anos, porque foram pessoas que possivelmente tomaram transfusão de sangue antes da identificação do vírus e que usaram seringa de vidro, pois não tinha a seringa de plástico descartável. O risco dessas pessoas é muito maior do que as pessoas mais jovens”, alerta.
Tratamento
Os tratamentos para hepatite C disponíveis atualmente no sistema Único de Saúde (SUS) apresentam uma taxa de cura viral (eliminação do vírus) acima de 95%. O novo Protocolo Clínico de Tratamento para hepatite C utiliza medicamentos de via oral. “Hoje em dia o tratamento é feito por 12 semanas, com comprimidos que se toma pela boca à noite e a chance de cura é perto de 100%. Além disso, quando tratamos a pessoa, acaba-se o foco e aquela pessoa não transmite mais”, informou Lopes.
Ainda não existe vacina para a hepatite C, mas o médico acredita que o tratamento poderá ajudar a erradicar a doença. “Existem vacinas apenas para as hepatites B e A. Havia uma promessa da vacina, mas diante da eficácia de cura desses remédios novos está se questionando a real necessidade de uma vacina. Com o tratamento pode-se acabar com a doença assim como foi com a varíola e outras viroses”, finaliza o especialista.

Edição: Amanda Cieglinski

PGR apresenta denúncia contra quatro senadores do PMDB envolvidos na Lava Jato

Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou hoje (25) denúncia contra quatro senadores do PMDB: Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR), Garibaldi Alves Filho (RN) e Valdir Raupp (RO).
No mesmo inquérito, também foram denunciados o ex-presidente José Sarney; o ex-presidente da Transpetro (subsidiária da Petrobras) Sergio Machado; o ex-presidente da empresa Odebrecht Ambiental Fernando Reis; e os executivos Luiz Fernando Maramaldo e Nelson Maramaldo, sócios da empresa NM Engenharia.
A denúncia é resultante das investigações sobre desvios em contratos da Transpetro. São apurados os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) também era alvo do mesmo inquérito, mas não foi denunciado.
Caberá agora ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) analisar o caso. O eventual recebimento de denúncia contra parlamentares na Lava Jato costuma ser levado para decisão da Segunda Turma da Corte, composta ainda pelos ministros Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Dias Tofolli e Gilmar Mendes.

Edição: Fernando Fraga

Odebrecht pode ficar sem aditivo de termoelétrica na República Dominicana

Da Agência EFE
O governo da República Dominicana alertou nesta sexta-feira (25) que não está disposta a pagar um único centavo a mais pelo consórcio liderado pela construtora brasileira Odebrecht que constrói a termoelétrica de Ponta Catalina. A informação é da EFE.
O vice-presidente da Cooperação Dominicana de Empresas Elétricas Estatais (CDEEE), Rúben Jiménez Bichara, informou em entrevista coletiva que o consórcio Odebrecht-Tecnimont-Estrella exige US$ 708 milhões de aditivo, além dos US$ 1,94 bilhão estabelecidos no contrato para a construção da obra, no sul do país.
De acordo com Bichara, o consórcio quer US$ 542,6 milhões por "aspectos relacionados com o cronograma de construção e possível extensão de prazos de conclusão da obra" e US$ 165,6 milhões por "remodelações surgidas no processo e que não foram contempladas previamente".
Até o momento, o investimento do governo da República Dominicana na usina, que está 80% construída, foi de US$ 1,61 bilhão.
“Nem um centavo a mais”
"O governo não está disposto a pagar nem um centavo a mais do valor original do contrato, entendendo que esse é um contrato que implica que a empresa construtora assume os riscos do processo", disse o vice-presidente da CDEEE.
"A CDEEE mantém seu compromisso de trabalhar para que a obra seja concluída satisfatoriamente, e para isso dispõe dos recursos necessários para cobrir os custos de construção originalmente estipulados", afirmou Bichara.
O vice-presidente da CDEEE informou que o governo começará a negociar com o consórcio na próxima semana. No entanto, revelou que defenderá a posição de que os custos adicionais devem ser assumidos pelas empresas que venceram a licitação.
Esse projeto, cuja licitação foi investigada, foi criticado por setores políticos que afirmaram que a obra foi superfaturada. Grupos civis criticam que a usina afetará o ecossistema e a saúde das pessoas da província de Peravia, onde ela será construída.
A Odebrecht é alvo de investigação na República Dominicana pelos US$ 92 milhões em propinas que admitiu ter pagado para obter contratos de obras públicas no país. Já foram acusadas 14 pessoas no caso, entre elas o agora ex-ministro de Indústria e Comércio, Temístocles Montás, e o presidente do Partido Revolucionário Moderno, o principal da oposição, Andrés Bautista, que está em liberdade provisória.
Estão presos o empresário Ángel Rondón, citado pelo Ministério Público como a pessoa que recebeu e distribuiu as propinas, e o ex-ministro de Obras Públicas Víctor Díaz Rúa, importante dirigente do governista Partido da Liberdade Dominicana.

Aneel: conta de luz poderá subir até 16,7% com novo modelo para setor elétrico

Sabrina Craide e Wellton Máximo – Repórteres da Agência Brasil
Conta de luz (Arquivo/Agência Brasil)
O percentual consta de simulações feitas pela Aneel e apresentadas na consulta pública sobre o novo modelo para o setor elétricoArquivo/Agência Brasil
A nova proposta para o setor elétrico poderá fazer a conta de luz subir até 16,7%, dependendo da distribuidora e do preço praticado no mercado. O percentual consta de simulações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentadas na consulta pública que sugere mudança no regime de venda de energia de 14 usinas hidrelétricas antigas da Eletrobras. Pela proposta,  a empresa poderia voltar a comercializar a energia a preço de mercado em troca do pagamento de um bônus à União.
Chamado de descotização, esse processo faria as tarifas subirem de 2,3% a 7,1%, dependendo da distribuidora, caso o preço do megawatt-hora passe de R$ 40 (valor cobrado no regime de cotas em condições normais dos reservatórios) para R$ 150. Caso o megawatt-hora seja vendido a R$ 200, preço próximo aos praticados no mercado financeiro nos contratos de energia para 2018, o impacto ficaria entre 3,8% e 11,9%.
Em outra simulação, as contas de luz aumentariam de 5,3% a 16,7% se o preço de mercado do megawatt-hora fosse R$ 250. As simulações consideram que a Eletrobras conseguria pagar os bônus por todas as hidrelétricas que operam sob o regime de cotas. Se a Eletrobras pagasse os bônus de apenas metade das usinas, informou a Aneel, as tarifas aumentariam de 1,9% a 5,9%, se fossem cobrados R$ 200. Com preço de R$ 250, o impacto ficaria entre 2,7% e 8,3%.
Parte do aumento poderia ser compensada com a transferência do risco hidrológico dos consumidores para as usinas. Atualmente, em caso de secas que provoquem queda nos níveis dos reservatórios, os consumidores pagam uma tarifa extra na conta de luz. No novo modelo, o governo está propondo que as usinas assumam o risco e arquem com os custos extras.
Privatização
Em 2013, ao criar o atual modelo do setor elétrico, o governo Dilma Rousseff renovou automaticamente as concessões de usinas hidrelétricas. Em troca, as usinas teriam de vender energia mais barata sob um regime de cotas, por um preço que apenas cobre o custo de manutenção e de operação.
Em consulta pública desde o início de julho, a proposta para uma medida provisória que alteraria o modelo do setor elétrico abre a possibilidade de que as usinas voltem a vender a energia pelo preço de mercado. Elas, no entanto, teriam de pagar bônus de descotização que podem render até R$ 20 bilhões à União. Com dívidas de R$ 43,5 bilhões, a Eletrobras atualmente não tem caixa para fazer essas operações, mas a empresa pode levantar pelo menos parte do dinheiro após a desestatização.
Em nota, a Aneel ressaltou que a privatização da Eletrobras e a descotização são processos separados. “As contribuições da Aneel à Consulta Pública nº 33 foram apresentadas observando exclusivamente a perspectiva da ‘descotização’, não sendo correto fazer qualquer vinculação à privatização da Eletrobras – matéria essa que ainda está sendo detalhada pelo governo, o que tornaria prematura qualquer análise de impacto tarifário por parte da agência”, informou o texto.

Edição: Nádia Franco

Candidatos ao Encceja podem pedir reconhecimento pelo nome social até hoje

Da Agência Brasil
Termina hoje (25) o prazo para os participantes transexuais e travestis que farão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) pedirem atendimento pelo nome social. A solicitação deve ser feita pela página do participante.
É necessário comprovar a condição que motiva a solicitação de atendimento por nome social, com cópia de documentos de identificação com foto e cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo nome social disponibilizado na página do participante.
Os documentos devem conter todas as informações solicitadas, ser legíveis e estar no formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB.
O exame é direcionado a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir estudos em idade própria. É necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade para quem busca a certificação do ensino fundamental, e 18 anos para a do ensino médio.
As provas serão realizadas no dia 22 de outubro, em 564 municípios distribuídos em todos os estados.

Edição: Fernando Fraga

Termina hoje prazo para inscrição no ProUni para estudantes não matriculados

Da Agência Brasil
Os estudantes que quiserem concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) e que ainda não estão matriculados em instituição de ensino superior têm até as 23h59 de hoje (25) para fazer a inscrição. Para os estudantes que já estão matriculados, o prazo final é 30 de outubro.
As inscrições podem ser feitas pelo site do ProUni. Depois disso, os candidatos têm até dois dias úteis de prazo para se dirigir à instituição de ensino e apresentar a documentação exigida.
Podem se inscrever para as vagas remanescentes do ProUni aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtiveram nota média igual ou superior a 450 pontos e superior a zero na redação.
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em faculdades privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Edição: Fernando Fraga

Líder do PSDB pede revogação do decreto que extingue a Reserva Nacional de Cobre

Débora Brito – da Agência Brasil
O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Ricardo Trípoli (SP), protocolou hoje (25), na Presidência da República, um pedido de revogação do Decreto 9142/17, que determina a extinção da Reserva Nacional de Cobre e seus associados (Renca), situada nos estados do Pará e do Amapá. O decreto, editado nesta semana, permite que a área de aproximadamente 46 mil quilômetros quadrados (km²), seja explorada por atividades de mineração.
No documento, Trípoli diz que a Floresta Amazônica é um dos patrimônios nacionais descritos na Constituição Federal e que a iniciativa de extinguir a reserva não deveria ocorrer sem análise técnica mais profunda e sem debate público.
Para Trípoli, a extinção da reserva é grave e fere princípios da Constituição Federal, porque na área existem unidades de conservação ambiental, onde são probidades atividades de mineração e outras. O deputado argumenta que a exploração mineral na área da reserva “trará como consequência o adensamento populacional da área”, que pode comprometer futuramente a proteção da área.

Edição: Nádia Franco

Vereador Gean Paraibano comemora aniversário com festa em praça pública no próximo sábado

O vereador Gean Paraibano comemora seu aniversário com festa aberta em praça pública no próximo sábado em Santa Cruz.

O evento vai reunir três atrações para todos os públicos e acontecerá na Vila de Todos, a partir das 21h.

A primeira a subir ao palco é a cantora de forró Socorro Lima. Nome consagrado no meio artístico, a forrozeira volta a Santa Cruz para iniciar as comemorações. Em seguida, se apresentam os jovens da Batuka Moleque, com muita suingueira. Encerrando a festa, o cantor Dudu Almeida, ex-Dorgival Dantas, termina o show com seu estilo musical que tem conquistado o estado.

ALém disso, a festa tem um cunho social. Quem for ao evento está sendo convidado a levar um quilo de alimento não perecível para serem formadas cestas básicas que serão distribuídas a famílais carentes do município.

A festa foi preparada pelo vereador Gean Paraibano com intuito de levar uma noite de divertimento e confraternização para os santa-cruzenses, além de comemorar o aniversário do vereador, que está em seu primeiro mandato, mas tem buscado ações que envolvam a população.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

TJRN E PREFEITURA REALIZAM CASAMENTO COMUNITÁRIO DE SANTA CRUZ

Com ambiente impecável e muita emoção, casamento comunitário acontece em Santa Cruz com a participação de 174 casais

A parceria entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e a Prefeitura de Santa Cruz culminou com uma grande festa para 174 casais que participaram, na noite desta quarta-feira (23), do casamento comunitário no civil. O evento foi realizado no “Clube Juvenal Pé de Copa”.

A cerimônia aconteceu num ambiente com direito a ornamentação especial, preparada com muito carinho pela Prefeitura de Santa Cruz, tornando o momento ainda mais especial e inesquecível. “Uma brilhante surpresa na verdade, a gente não esperava tanto. Estou muito grata, tanto ao Tribunal de Justiça quanto à Prefeitura”, disse a noiva Cinthia Lorena sobre a festa preparada.

A Prefeita Fernanda Costa falou da satisfação com a parceria entre Prefeitura e TJRN que proporcionou momentos de alegria para muitos casais do município. “Fizemos isso aqui, essa estrutura toda, com muito carinho. A gente ver no olhar de cada casal, de cada noivo, de cada noiva, que hoje é um dia marcante, é um dia importante, e que muitos estão aqui realizando o seu sonho. A gente fica muito feliz de poder participar como gestora, poder fazer com que o município proporcione a esses casais, a essas famílias, essa oportunidade, juntamente com o nosso Tribunal de Justiça”, afirmou.
Além da prefeita de Santa Cruz, vários autoridades locais estiveram presentes no evento, bem como representantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

O casamento comunitário do TJRN, em parceira com o poder público, é uma iniciativa que beneficia pessoas de baixa renda do município, já que o principal requisito para ter direito de participar e usufruir da isenção dos custos de um casamento no civil é ter renda mensal de até dois salários mínimos.