terça-feira, 19 de setembro de 2017

Chegada do furacão Maria gera alerta vermelho em San Martín e São Bartolomeu

Da Agência EFE
Caribe - Olho do furacão Maria nas ilhas do Caribe (NOAA/EPA/EFE)
Olho do furacão Maria nas ilhas do Caribe -NOAA/EPA/EFE

O furacão Maria atinge nesta terça-feira (19) o arquipélago francês de Guadalupe, em particular o sul, onde as autoridades pediram à população que permaneça confinada, ao mesmo tempo em que decretaram alerta vermelho em outras duas ilhas, as de San Martín e São Bartolomeu. A informação é da Agência EFE.
Segundo boletim do Guadalupe de Météo France, no sul são esperados ventos de 180 quilômetros por hora (km/h), com rajadas de 220km/h ou até superiores, durante várias horas.
Como as ondas deviam superar os 10 metros de altura, a meteorologia advertiu sobre a possibilidade de "submersões localizadas" em pontos da costa.
A prefeitura (delegação do governo) pediu à população que escute as previsões meteorológicas, que se mantenha abrigada e que não saia "sob qualquer pretexto".
O furacão tinha se aproximado de outra ilha francesa mais ao sul, a Martinica, causando apenas danos materiais limitados. Segundo as primeiras informações divulgadas pela prefeitura, 33 mil casas tinham ficado sem energia elétrica.
Quanto a San Martín e São Bartolomeu, que sofreram destruições catastróficas com a passagem do furacão Irma, o serviço Météo France lembra, em seu boletim de vigilância vermelha para os territórios, que entre a tarde de hoje e amanhã haverá ventos de 80 a 90km/h, com rajadas de 120 a 140km/h e ondas de 6 a 7 metros.
Além disso, estima-se que as chuvas podem superar os 100 litros por metro quadrado.

Intolerância e respeito às religiões são temas do Prêmio Osé Mimo

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
A segunda edição do Prêmio Osé Mimo de Valorização da Diversidade Étnica e Cultural, cujas inscrições terminam na próxima quarta-feira (20), vai abordar a questão da intolerância e a necessidade de respeito entre as religiões. De julho até a semana passada, a Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos do Rio de Janeiro registrou 32 casos de intolerância religiosa, dos quais oito ocorreram em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, município com o maior número de casas de religião de matriz africana da região.
O nome do Prêmio Osé Mim significa “machado sagrado”. Ele foi criado por quatro casas de religiões de matriz africana, que integram o Coletivo Osé Mimo: Ilé A é Efón, liderada pelo Babalori a Elias d’Iansã; Ilé A é Oiyá Iyá Mí, da Iyalori a Rita d’Oiyá; Ilé A é Oiyá Tolore Osun, da iyalori a Neném d’Iansã; e Ilé A é Omin Odara, do Babalori a Carlinhos d’O aguian.
“É inadmissível que as pessoas não nos respeitem. Nós não batemos na porta de ninguém; nós cultuamos a natureza; não ofendemos ninguém e somos atacados”, disse a Iyalori a Rita d’Oiyá. Ela afirmou que é preciso que a sociedade conheça o candomblé para compreender que está havendo uma grande confusão. “A coisa está muito agressiva”, disse Rita, para completar que “o Osé Mimo vem para mostrar o contrário”.
As inscrições podem ser feitas na internet. A premiação ocorrerá no dia 11 de outubro, no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, região central da capital fluminense, e vai homenagear as mulheres, na figura da ialorixá Mãe Beata de Iemanjá, que morreu no dia 27 de maio deste ano. Ela será homenageada por sua trajetória cultural, política e religiosa.
Um balé da companhia de dança Corpafro apresentará a história das iabás (orixás femininos) Iansã, Obá e Oxum, esposas de Xangô, o deus da justiça, que é o patrono do prêmio.
Serão premiadas onze iniciativas ou pessoas em sete categorias: promoção da cultura, manutenção do patrimônio material e imaterial, proteção dos direitos, respeito entre as religiões, serviço social e ações de sustentabilidade, mídia e comunicação e combate ao racismo e à discriminação.
O prêmio tem o apoio da prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Edição: Graça Adjuto

Temer abre em Nova York a Assembleia Geral da ONU

Yara Aquino* - Repórter da Agência Brasil
O presidente Michel Temer faz hoje (19) o discurso de abertura da 72ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, seguindo a tradição de o Brasil ser o primeiro a ter a palavra desde 1947.
De acordo com o representante permanente do Brasil nas Nações Unidas, Mauro Vieira, entre os destaques do discurso deste ano devem estar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o Tratado para Proibição de Armas Nucleares, que deve ser ratificado por 26 países, entre eles o Brasil, nesta quarta-feira (20).
Será a segunda vez que Temer discursará na abertura do evento. No ano passado, ele reiterou o compromisso “inegociável” do país com a democracia e abordou alguns conflitos internacionais, como o de Israel e da Palestina e a guerra na Síria.
Antes da abertura da assembleia, o presidente brasileiro se reúne com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Ainda nesta terça, Temer se encontra com líderes do Oriente Médio: Mahmoud Abbas, da Autoridade Palestina, Abdel Fattah El-Sisi, do Egito, e Benjamin Netanyahu, de Israel. No mesmo dia, tem uma reunião com líderes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com o presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab.

*Colaborou Paola De Orte, de Nova York

Edição: Graça Adjuto

Câmara tenta mais uma vez votar reforma política

Débora Brito - Repórter da Agência Brasil
A Câmara dos Deputados tentará mais uma vez avançar na discussão das propostas de reforma política que tramitam na Casa. Nesta terça-feira (19), o plenário volta a analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que institui um novo sistema eleitoral e um fundo público para financiar as campanhas.
A proposta já está há algumas semanas no plenário, mas não encontra consenso entre as principais bancadas. O texto em análise propõe a adoção do voto majoritário (conhecido como “distritão”) para escolha de deputados para as eleições de 2018 e 2020 e a instalação do sistema distrital misto, que combina voto majoritário e voto em lista preordenada pelos partidos nas eleições proporcionais a partir de 2022.
Outro ponto de destaque da proposta é a instituição de um fundo público para financiamento das campanhas eleitorais. O fundo seria composto por recursos da União, sem valor ainda definido. O fundo deve ser regulamentado por um projeto de lei que já foi aprovado em comissão especial e está para chegar ao plenário.
Na quarta-feira (20), os deputados devem continuar a votação da PEC 282/2016, que trata do fim das coligações partidárias nas eleições de deputados e vereadores a partir do ano que vem. De acordo com a emenda, os partidos poderiam se organizar em federações que funcionariam durante todo o período do mandato dos candidatos eleitos.
A proposta também prevê a adoção de uma cláusula de desempenho para que os partidos só tenham acesso aos recursos do Fundo Partidário e ao tempo de propaganda na rádio e na TV se atingirem um patamar mínimo de candidatos eleitos em todo o país.
As duas PECs enfrentam dificuldades para avançar no plenário, pois nenhuma delas atingiu o mínimo necessário de 308 votos, entre o total de 513 deputados, para aprovação de mudanças constitucionais.
Outro problema é a falta de tempo para construir o apoio da maioria, uma vez que para serem válidas para as eleições do ano que vem, as mudanças precisam ser aprovadas em dois turnos pela Câmara e pelo Senado até o início de outubro, um ano antes do próximo pleito.
Histórico de impasse
Nos últimos 15 anos, foram registradas pelo menos 120 propostas (30 PECs e 90 projetos de lei) de mudanças na legislação eleitoral e partidária, segundo dados da Câmara.
Boa parte das matérias trata de alterações na forma de financiamento das campanhas eleitorais, regras para fidelidade partidária e alterações no sistema de escolha dos deputados, além de mecanismos para evitar a proliferação de partidos. 
Na última década, mais da metade das propostas foram arquivadas pelos parlamentares, entre elas pelo menos quatro propostas de emenda constitucional para adoção do voto distrital misto. Cerca de 30 projetos aguardam deliberação do plenário. 
Em muitos casos, os parlamentares apresentaram propostas pulverizadas em diferentes projetos de lei, que podem ser aprovadas com maioria simples, sem a necessidade de 308 votos, quórum exigido para alterações na Constituição. A estratégia surtiu efeito para alguns assuntos, como a questão da fidelidade partidária, aprovada via PL em 2011.
“Nesses últimos dois anos, 2013 e 2015, houve essa inovação do “distritão”, que não existia nas discussões de antes, de 2011 e 2009. Isso, na verdade, trouxe um elemento novo que complicou ainda mais o cenário no sentido de dificultar a aprovação de qualquer outra mudança”, afirmou o cientista político da Universidade de Brasília (UnB), Lúcio Rennó.
Para Lúcio Rennó, que acompanha as iniciativas de reforma política no Congresso desde 2003, o fato de a reforma política entrar no debate na véspera de um pleito dificulta a implementação das mudanças.
“Não há uma discussão que se mantém, que se aprofunda no ano eleitoral ou no período pós-eleitoral para se avançar de fato numa reforma. Fica tudo sempre para a última hora e aí o atropelo gera a impossibilidade de aprovação. Apesar de ter uma janela ainda muito pequena de tentar votar isso na Câmara, mas, tudo indica que mais uma vez toda essa discussão vai morrer na praia”, disse o especialista.
Para o pesquisador, apesar da dificuldade de os parlamentares chegarem a um consenso, há um senso geral da necessidade de se mudar dois pontos: a proliferação de partidos sem base ideológica, o que prejudica a governabilidade; e a relação do dinheiro com a política, que se expressa na influência dos doadores de campanha.
“Há um consenso entre todos aos partidos políticos e todos os atores do Congresso envolvidos de que esses dois aspectos são problemáticos. A questão é que não se tem um consenso mínimo necessário sobre as soluções. As pessoas não conseguem se entender muito bem sobre qual é a solução para o problema”, afirmou Rennó.
Apesar do descontentamento da sociedade com os representantes políticos, o especialista não acredita que esse fator e nem a crise econômica possam favorecer a votação da reforma política.
“Toda vez que emergem essas discussões, desde 2003, é em resposta a alguma crise que afeta o Congresso e que aumenta a crítica da população, por exemplo, o mensalão. É fato que talvez a dimensão da crise atual seja superior a crises anteriores. Mas, essa crise se volta muito para a questão do financiamento de campanha, que está na essência da discussão da Lava Jato, e essa discussão já teve avanço no Supremo, que vedou a possibilidade de doação de pessoa jurídica, e o Congresso não encontra agora ambiente favorável para alteração dessa proposta”.

Edição: Carolina Pimentel

Trump declara emergência em Porto Rico e Ilhas Virgens por passagem do Maria

Da EFE
O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, anunciou nesta segunda-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou a declaração de estado de emergência para Porto Rico e as Ilhas Virgens, por conta da passagem do furacão Maria. As informações são da agência de notícia EFE.
O olho do Maria, fortalecido a categoria de intensidade 5, a máxima, tocou a terra nesta segunda-feira (18) na ilha de Dominica, nas Pequenas Antilhas, e está previsto que chegue em Porto Rico e nas Ilhas Virgens entre a noite de terça-feira (19) e quarta-feira (20).
A ordem de Trump autoriza ao Departamento de Segurança Nacional dos EUA e à Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, sigla em inglês) a coordenar as ajudas de urgência, segundo um comunicado divulgado pelo Escritório de Assuntos Federais de Porto Rico em Washington.
"Esta ação ajudará a aliviar o sofrimento e as dificuldades que a situação pode trazer para a população local e fornece assistência adequada para tomar as medidas necessárias de emergência", diz a ordem assinada por Trump. Por último, indica que especificamente que a Fema está autorizada a "identificar, mobilizar e fornecer a seu critério, equipes e recursos necessários para aliviar o impacto" da passagem do furacão.

Furacão Maria sobe para categoria 5 e chega na ilha de Dominica

Da EFE
Caribe - Olho do furacão Maria nas ilhas do Caribe (NOAA/EPA/EFE)
 Olho do furacão Maria no Oceano Atlântico NOAA/EPA/EFE

O olho do furacão Maria, fortalecido à categoria 5, a de maior intensidade, tocou terra hoje (18) na ilha de Dominica, nas Pequenas Antilhas, com ventos máximos de até 260km/h, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês). As informações são da agência de notícias EFE.
Às 21h35 (horário local de Dominica, 22h35 de Brasília), o olho de Maria estava situado sobre esta ilha de 75.000 habitantes e avançava em direção oeste-noroeste a uma velocidade de 15km/h. Dominica é uma ilha de aproximadamente 75 mil habitantes, localizada entre os territórios franceses de Guadalupe, ao norte, e a Martinica, ao sul.
O Maria está avançando neste momento em direção às ilhas perto de Dominica e continuará assim por toda terça-feira (19), de acordo com o NHC. Está previsto que o Maria chegue em Porto Rico e nas Ilhas Virgens entre amanhã à noite e quarta-feira (20).
O NHC prevê um possível aumento na intensidade do Maria, embora sua potência vai oscilar nas próximas horas.
As Pequenas Antilhas ainda estão sob o choque do furacão Irma, também de categoria 5, que deixou pelo menos 26 mortos no Caribe, a sua maioria em Porto Rico e Cuba. Esse ciclone, que chegou aos 295km/h, destruiu quase totalmente a pequena ilha de Barbuda, de 1,6 mil habitantes.

Brasil faz o possível para ajudar a Venezuela, diz Temer após jantar com Trump

Da Agência Brasil
Nova York (EUA) - Os presidentes dos Estados Unidos da América, Donald Trump, e do Brasil, Michel Temer, durante jantar de trabalho oferecido pelo presidente americano (Beto Barata/PR)
Os presidentes dos Estados Unidos da América, Donald Trump, e do Brasil, Michel Temer, durante jantar de trabalho oferecido pelo presidente americano Beto Barata/PR

O presidente do Brasil, Michel Temer, disse hoje (18), após jantar de trabalho com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e  lideranças sul-americanas, que o Brasil tem feito o possível para ajudar humanitariamente o povo venezuelano. A Venezuela foi um dos principais temas tratados no jantar com Trump, que exigiu a restauração "plena" da democracia e das liberdades políticas no país governado por Nicolás Maduro.
Temer deu uma entrevista coletiva a jornalistas após o jantar com Trump e a Venezuela foi o principal assunto. O presidente brasileiro disse que é preciso tratar do tema sobre dois ângulos: o humanitário e o político. No humanitário, ele disse que o Brasil mandou medicamentos para a Venezuela e no político citou o encontro com Leopoldo Lopez, político que faz oposição a Maduro.
“ Eu próprio relatei que recebi o Leopoldo Lopez, tenho mantido os mais variados contatos, recebi a esposa dele, a mãe dele, para revelar a posição do Brasil em relação à Venezuela”, disse. “As pessoas querem que lá se estabeleça a democracia, não querem uma intervenção externa, naturalmente. Mas querem manifestações que se ampliem, dos países que aqui estão para os países da América Latina, para os países caribenhos, de maneira a pressionar a solução democrática na Venezuela”
Segundo o presidente brasileiro, nenhuma decisão foi tomada durante a reunião, mas os líderes sul-americanos destacaram o problema dos refugiados venezuelanos. “Nós temos mais de 30 mil refugiados no Brasil, milhares de refugiados na Colômbia e alguns até no Panamá. E o que houve foi isso: todos querem continuar a pressão para resolver. Mas a pressão diplomática”, disse.
Temer disse que a possibilidade de sanções à Venezuela não foi discutida efetivamente. Falou-se no tema, mas com ações diplomáticas, como ocorreu em relação ao Mercosul. “No Mercosul, quando nós fizemos reunião na Argentina, a Venezuela foi excluída do Mercosul, melhor dizendo, até nem chegou a entrar, por não ter cumprido as cláusulas democráticas”, disse.

 Edição: Fábio Massalli

Gol de mão de Jô leva CBF a antecipar árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro

Jorge Wamburg - Repórter da Rádio Nacional
O erro da arbitragem no jogo Corinthians x Vasco, neste domingo (17), ao não invalidar o gol de Jô com a mão, que determinou a vitória corintiana por 1x0, levou a Confederação Brasileira de Futebol  (CBF) a anunciar hoje (18) que vai antecipar o uso de árbitro de vídeo nas partidas do Campeonato Brasileiro da Série A, previsto para as rodadas finais da competição.
A notícia foi divulgada na página da CBF na internet e diz que “em função da incidência de erros recentes que poderiam ser evitados com a utilização da tecnologia, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, reuniu a equipe, nesta segunda-feira, e determinou que o árbitro de vídeo seja aplicado o quanto antes nas partidas do Brasileirão – Série A”.
Como a nota informa que medida deve ser aplicada “o quanto antes”, não há data prevista para entrar em vigor. Segundo a CBF, ao longo deste ano, representantes da entidade e árbitros brasileiros participaram de treinamentos teóricos e práticos sobre o tema, incluindo a capacitação que vem sendo feita desde a semana passada na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Assunção, no Paraguai.
Fim de semana
De acordo com a CBF, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho, está trabalhando para acertar os detalhes e viabilizar o árbitro de vídeo o mais rápido possível. O árbitro de vídeo poderá ser adotado já na 25ª rodada da série A, no próximo fim de semana, a menos que não haja condições técnicas para que todos os jogos contem com o recurso.
Embora o diretor de arbitragem tenha admitido que houve o erro da equipe que atuou na partida, ao não assinalar o toque de mão de Jô no gol do Corinthians, Marinho garantiu que não haverá punição ao árbitro e seus auxiliares, entre eles Eduardo Tomaz de Aquino Valadão, que estava atrás do gol do Vasco, a poucos metros de Jô, e não alertou o juiz Elmo Alves Resende Cunha sobre a infração.
Campeonato
Com o gol irregular e a vitória, o Corinthians voltou a disparar na liderança da série A, agora com 53 pontos, dez a mais que o segundo colocado, o Grêmio (43). Nesta segunda-feira, a 24ª rodada foi encerrada com o jogo Palmeiras 1 x 0 Coritiba, gol de Jean no primeiro tempo. Com o resultado, o Palmeiras, somou 40 pontos e está em 4º lugar, enquanto o Coritiba, com 27 pontos, ocupa a 18ª colocação, na zona de rebaixamento.
A classificação geral é a seguinte: 1º Corinthians, 53 pontos; 2º Grêmio, 43; 3º Santos, 41; 4º Flamengo, 38; 5º Palmeiras, 37; 6º Cruzeiro, 37; 7º Botafogo, 37; 8º Atlético PR, 34; 9º Vasco, 31; 10º Atlético MG,31; 11º Fluminense, 31; 12º Sport, 29; 13º Avaí, 29; 14º Chapecoense, 28; 15º Ponte Preta, 28; 16º, Bahia, 27; 17º São Paulo, 27; 18º Coritiba, 27; 19º Vitória, 26; 20º, Atlético GO, 22.
A 25ª rodada marcada para o próximo fim de semana tem os seguintes jogos: Flamengo x Avaí; Santos x Atlético PR; São Paulo x Corinthians; Fluminense x Palmeiras; Coritiba x Botafogo; Atlético GO x Cruzeiro; Chapecoense x Ponte Preta; Atlético MG x Vitória e Bahia x Grêmio. Na segunda-feira (25), a rodada será encerrada com o jogo Sport x Vasco.
Multa
Nesta segunda-feira, o Flamengo foi multado em R$ 40 mil pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pelas brigas e outros incidentes ocorridos no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, no Maracanã, no dia 7 de setembro.
Por maioria de votos dos auditores (3x1), o tribunal puniu o clube com base no Artigo 213, Inciso I, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, mas recusou o pedido da Procuradoria para aplicar também a punição de perda de até dez mandos de campo pelos incidentes, prevista no Parágrafo 1º do mesmo artigo. A defesa do Flamengo diz que vai recorrer da punição.

 
Edição: Fábio Massalli

VENDE-SE 04 TERRENOS NO CONJUNTO CÔNEGO DO MONTE EM SANTA CRUZ/RN

Vende-se 04 Terrenos no Conjunto no Cônego do Monte em Santa Cruz/RN, os referidos Terrenos ficam localizados por trás do Posto de Saúde daquele Bairro.
contato: .9 9668 2617...9 8859 5701






segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A Atreva-se repudia as atitudes transfobica ocorrida contra a trans Rafaelly pontes em Santa Cruz/RN.

A Atreva-se repudia a atitude preconceituosa e constrangedora ocorrida neste Sábado dia 16 de Setembro de 2017 praticada contra a travesti Rafaelly Pontes ao frequentar um estabelecimento comercial do município de Santa Cruz/RN e passar por uma situação considerada como uma atitude transfobica de constrangimento por não ter sua identidade de gênero respeitada, além da invasão a sua intimidade pessoal de forma abusiva por mencionarem e tocarem em sua genitália tentando desqualificar a sua identidade de gênero de mulher travesti.

Repudiamos todo e qualquer tipo atitudes preconceituosas que causem constrangimento em razão da orientação sexual e identidade de gênero das pessoas Trans e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) em estabelecimentos públicos e privados que seja causados por proprietários ou funcionários de empresas, tal qual sabemos que toda e qualquer instituição, repartição e empresas publicas ou privadas tem o papel de atender ao público de forma igualitária e acolhedora que respeite a diversidade e diferenças de cada ser humano para o bom convívio em sociedade, prezando o bom atendimento aos seus clientes para o melhor desempenho e desenvolvimento comercial dos estabelecimentos que visem atrair a diversidade humana para seus empreendimentos fazendo com que amplie cada vez mais os serviços a serem ofertados a todo e qualquer cidadão independente de cor, raça, orientação sexual, identidade de gênero, religião, idade e condição social.

Aos estabelecimentos que não se adequam para melhorar seu desempenho e acolhimento a ser ofertado aos clientes lamentamos a existência e permanência sem a devida qualificação profissional dessas empresas no mercado, que ao invés de buscarem métodos e atitudes de inclusão que visem o respeito através dos gestos acolhedores, atividades e marketings promocionais, buscando se atualizar cada vez mais as exigências pata todos os públicos que compõe a nossa sociedade diversificada para o ramo empresarial.

Lamentamos todo o fato ocorrido e ressaltamos que atitudes como essas merecem ser repudiadas e penalizadas na forma da lei mediante todo preconceito e constrangimento sofrido através da lei RN sem LGBTfobia de n°9.036 de 29 de Novembro de 2007. Que dispõe sobre as penalidades á serem aplicadas á pratica de discriminação em razão de Orientação sexual e dá outras providências. http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/gac/DOC/DOC000000000055935.PDF que pode ser acionada, além da realização de uma denuncia e ação civil Indenizatória por danos morais contra o estabelecimento e pessoa que praticou este tipo de atitude.

Ressaltamos que nosso papel é combater as opressões praticadas contra os LGBTs, buscando formas de educar através de trabalhos de conscientização para prevenir que situações de preconceito e discriminação ocorram com frequência em nossa sociedade desta forma nos colocamos a disposição no que preciso for para buscar garantir os direitos das pessoas Trans e população LGBT, junto às instituições autoridades competentes para que as medidas cabíveis sejam tomadas e para que situações como essa não volte a ocorrer.

Atreva-se

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Santa Cruz/RN:Policia encontra cadaver proximo à loteamento na saída para São Bento do Trairi


O Corpo de um homem foi encontrado na manhã desta Quinta-Feira (14) no Loteamento Eudorado próximo a Sega Matilde, saída para São Bento do Trairí.

Segundo informações a vítima foi identificada como Rafael Rodrigues Barbosa 24 anos, o corpo foi encontrado com marcas de disparos  de  armas de fogo,o mesmo morava no Bairro do Paraíso.

A Polícia Militar encontra-se no local aguardando a chegado do (ITEP) para fazer a remoção do corpo.

Sem mais detalhes.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Vem aí em Santa Cruz/RN: Grande Reinauguração da Casa do Matuto Regional.


Jovem que estava desaparecida desde domingo em Santa Cruz é encontrada amarrada


Informações do blog DL dão conta que foi encontrada por volta das 10h da manhã desta terça-feira, 12 de setembro, a jovem Lidiane Valdivino, que estava desaparecida na cidade de Santa Cruz-RN como vários meios de comunicação da região Trairi noticiaram desde o último domingo (10).

Segundo informações de um dos familiares, ela foi encontrada por policiais com as mãos amarradas no interior de uma cerâmica em Santa Cruz. A jovem neste momento encontra-se na 9ª DRP prestando esclarecimentos a Polícia.

O que chama atenção da polícia e população é o grande número de casos de desaparecimentos registrados em Santa Cruz nos últimos meses.

Postagem atualizada as 9:56 do dia 12/09/2017

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Lula depõe amanhã em Curitiba com esquema de segurança reforçado

Daniel Isaia - Repórter correspondente da Agência Brasil
São Paulo - Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala à imprensa sobre sua condenação por corrupção pelo juiz federal Sérgio Moro, na sede do PT (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Lula será ouvido no segundo processo a que responde no âmbito da Operação Lava Jato. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal de receber vantagens indevidas do Grupo Odebrecht para beneficiar a empreiteira em contratos com a PetrobrasRovena Rosa/Agência Brasil

O esquema de segurança montado para o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acontece amanhã (13) em Curitiba, será semelhante à estratégia utilizada em maio, quando o petista depôs pela primeira vez ao juiz federal Sérgio Moro. A audiência desta quarta-feira está marcada para as 14h na sede da Justiça Federal do Paraná (JFPR).
"As circunstâncias são muito parecidas. No entanto, o dimensionamento foi menor, por conta da notícia de que nós teremos menos ônibus envolvidos e uma quantidade menor de pessoas. Mas o esquema básico é o mesmo, com um volume menor de policiais", explicou o secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita.
Para atuar no esquema de segurança, serão destacados cerca de mil policiais militares, além de representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep), Guarda Municipal, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre outros órgãos. A expectativa é que 50 ônibus cheguem a Curitiba com cerca de 5 mil manifestantes. 
No depoimento prestado por Lula em maio, a Sesp-PR esperava mais de 60 mil pessoas. Naquela ocasião, o esquema montado envolveu cerca de 1,7 mil policiais militares, além dos agentes dos outros órgãos de segurança.
Assim como no esquema anterior, o trânsito será novamente alterado desde cedo, com bloqueios a partir das 6h da manhã a duas quadras da JFPR. "O bloqueio mais imediato [acontece] a partir do meio-dia, ao redor da Justiça Federal. Ali sim, respeitando o interdito proibitório que já foi decretado pela Justiça. Quem não tiver sido cadastrado, não terá acesso", garantiu Mesquita.
A Sesp-PR também espera que não haja qualquer contato entre os grupos simpatizantes e contrários ao ex-presidente. Para isso, o órgão orienta que os apoiadores de Lula se concentrem na Praça Generoso Marques, no centro de Curitiba, e que aqueles favoráveis à condenação do petista fiquem nas proximidades do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico.
A assessoria de imprensa da JFPR informou que terá expediente normal apesar do esquema de segurança e dos bloqueios no trânsito.
O processo
Lula será ouvido no segundo processo a que responde no âmbito da Operação Lava Jato. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de receber vantagens indevidas do Grupo Odebrecht para beneficiar a empreiteira em contratos com a Petrobras.
Segundo a denúncia do MPF, a Odebrecht comprou um terreno em São Paulo para a construção do Instituto Lula e uma cobertura em São Bernardo do Campo, vizinha ao apartamento onde o ex-presidente mora. Segundo a força-tarefa da Lava Jato, o valor das vantagens indevidas recebidas por Lula se aproxima dos R$ 13 milhões.

Edição: Valéria Aguiar

Aeroportuários promovem atos contra a privatização de 14 aeroportos

Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil
Aeroporto de Congonhas
Aeroporto de CongonhasValter Campanato/Agência Brasil

Integrantes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) promovem desde as 10h30 de hoje (12) atos simultâneos em 19 terminais aéreos no país contra o programa de desestatização do governo federal, que pretende transferir à iniciativa privada 14 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Nesses locais, foram espalhadas faixas e cartazes e também está sendo distribuída uma carta aos passageiros e ao público em geral, expondo os motivos da insatisfação dos manifestantes.
Na cidade de São Paulo, o ato se concentrou no Aeroporto de Congonhas, um dos terminais incluídos nos quatro blocos de concessão anunciados pelo governo. “Nós queremos alertar a população sobre o erro que é conceder Congonhas ao setor privado, porque ele [o aeroporto] é superavitário, o mais rentável da Infraero e banca mais de 60% das despesas geradas nos terminais que operam com deficit”, justificou Severino Macedo, diretor do Sina, em Congonhas.
Severino disse que apesar de terem sido reduzidos voos depois da tragédia com o Airbus A320 da TAM, em 2007, desde então “o número de passageiros só tem crescido neste terminal e aqui não temos crise”.
Em defesa do ato, Severino argumentou que muitas vezes a população é induzida a achar que os servidores públicos são preguiçosos, quando, na realidade, “somos celetistas de uma empresa pública que sustenta o funcionamento do terminal”. Congonhas é o segundo maior aeroporto do país, com movimento de 21 milhões de passageiros por ano.
De acordo com o Conselho do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), a meta é a de abrir licitação para 14 aeroportos em quatro blocos. Além de Congonhas, que pela proposta do governo é efetuar o negócio no primeiro e único lote, estão previstas as concessões dos terminais do Nordeste (Maceió, Aracaju, João Pessoa, Campina Grande, Juazeiro do Norte e Recife); de Mato Grosso (Cuiabá, Sinop, Ala Floresta, Barra do Garça e Rondonópolis) e dos aeroporto de Vitória e de Macaé (RJ). Só na área de transportes, o plano de desestatização deve render R$ 8,5 bilhões.

Edição: Fernando Fraga

Mais da metade dos adultos brasileiros não chegam ao ensino médio, diz OCDE

Marieta Cazarré - Correspondente da Agência Brasil
Apesar de ter registrado avanços nos últimos anos, a educação no Brasil ainda apresenta dados insatisfatórios. É o que mostra o relatório Education at a Glance 2017 (Um olhar sobre a educação, em tradução livre), publicado hoje (12) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O documento traz amplo panorama sobre a educação em mais de 45 países. - os 35 da OCDE e vários parceiros (Argentina, Brasil, China, Colômbia, Costa Rica, Índia, Indonésia, Lituânia, Federação Russa, Arábia Saudita e África do Sul).
No Brasil, alguns dados chamam a atenção. Em 2015, mais da metade dos adultos, com idade entre 25 e 64 anos, não tinham acesso ao ensino médio e 17% da população sequer tinham concluído o ensino básico. Os números estão muito abaixo da média dos países da OCDE, que têm 22% de adultos que não chegaram ao ensino médio e 2% que não concluíram o básico.
O relatório, no entanto, mostra um avanço. Entre os adultos de 25 e 34 anos, o percentual de alunos que completou o ensino médio subiu de 53% em 2010 para 64% em 2015.
Considerando que o ensino médio brasileiro tem duração de 3 anos e deveria ser cumprido entre os 15 e os 17 anos de idade, o Brasil também apresenta taxas muito abaixo da média dos outros países analisados no relatório. Apenas 53% dos alunos de 15 anos estão matriculados no ensino médio. Entre os alunos de 16 anos, 67% estão matriculados no ensino médio e, entre os de 17 anos, 55%. Na média dos países da OCDE, pelo menos 90% dos alunos entre 15 e 17 estão no ensino médio.
Dos adolescentes brasileiros que têm acesso ao ensino médio, só a metade conclui os estudos em três anos. Se considerados cinco anos de estudo, com duas reprovações, a taxa sobre para 57%, mas permanece abaixo dos 75% de estudantes que concluem o ensino médio nos países que têm dados disponíveis.
No Brasil, entre os jovens de 18 anos, menos da metade cursa o ensino médio ou superior. A taxa para os países da OCDE é de 75% de alunos de 18 anos, na mesma situação.
Apesar de o Brasil já ter conseguido colocar praticamente todas as crianças de 5 e 6 anos na escola, a participação de crianças menores ainda está abaixo do esperado, segundo o relatório. Apenas 37% das crianças de 2 anos e 60% das de 3 anos estão na educação pré-escolar, dados inferiores aos das médias da OCDE que estão em 39% e 78%, respectivamente.
No Brasil, a Emenda Constitucional 59, de 2009, deu prazo para que até 2016 fosse garantida a matrícula escolar a todos os brasileiros com idade entre 4 e 17 anos. De acordo com a pesquisa, em 2015, 79% das crianças de 4 anos estavam na escola, menos do que 87% da média da OCDE, e abaixo de países como o Chile (86%), México (89%), a Argentina (81%) e Colômbia (81%).
Ensino Superior
Apenas 15% dos estudantes brasileiros entre 25 e 34 anos estão no ensino superior, face a 37% na OCDE, 21% na Argentina e a 22% no Chile e na Colômbia. No entanto, se comparado aos países dos Brics (bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil está melhor - a China tem 10%, a Índia, 11%, e a África do Sul, 12%.
No Brasil, 37% das graduações em 2015 eram feitas nas áreas de negócios, administração e direito, índice semelhante ao da maioria dos outros países pesquisados. Em seguida, a preferência dos brasileiros era por pedagogia, com 20% das matrículas – uma das taxas mais altas entre os todos os países. Apenas a Costa Rica e Indonésia têm taxas mais altas de opção por pedagogia (22% e 28%, respectivamente).
Somente 15% dos estudantes brasileiros optavam por cursos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, uma das taxas mais baixas, mas semelhante às de países vizinhos como a Argentina (14%) e a Colômbia (13%). Entre os países da OCDE, o percentual ficou em 23%.
Em relação à desigualdade no acesso ao ensino superior, no Brasil a disparidade entre os estados é a maior observada na pesquisa. Enquanto 35% dos jovens de 25 a 34 anos no Distrito Federal frequentam a universidade, no Maranhão a taxa é cinco vezes menor (7%). Apesar de o relatório reconhecer que o Brasil é um país muito grande e diverso, se comparado a outros grandes como os Estados Unidos e a Rússia, a desigualdade é muito mais dramática (apresentando variações de até cinco vezes nos percentuais, contra menos de três vezes de disparidade em outros países).
Quase 75% dos estudantes brasileiros no ensino superior estão em instituições privadas, contra cerca de 33% da média dos países da OCDE. O relatório alerta que, nesse caso, a falta de mecanismos de financiamento estudantil pode ser um obstáculo.
Apenas 0,5% dos estudantes brasileiros estudam no exterior, percentual muito abaixo dos 6% da média da OCDE. Dos que saem do país, 31% vão para os Estados Unidos; 13% para Portugal; 10% para a França e 10% para a Alemanha.
Diploma Universitário
De maneira geral, considerando o grupo de todos os países pesquisados, os adultos com um diploma universitário obtêm ganhos significativos em seu investimento: têm 10% mais chances de serem empregados e ganharão, em média, 56% mais do que os adultos que só completaram o ensino médio.
“Eles também são os primeiros a se recuperar das recessões econômicas: as taxas de emprego de jovens adultos com um diploma universitário voltaram aos níveis anteriores à crise, enquanto as taxas para aqueles que não completaram o ensino médio ainda estão atrasadas”, diz o relatório.
Os adultos com educação universitária também são menos propensos a sofrer de depressão do que aqueles que não chegaram ao ensino superior. Por isso, os jovens adultos estão cada vez mais dispostos a obter uma educação que aumente suas habilidades, ao invés de entrar no mercado de trabalho diretamente após a conclusão do ensino obrigatório.
Entre 2000 e 2016, o percentual de jovens de 20 a 24 anos que continuaram a estudar aumentou 10%, em comparação com uma diminuição de 9% daqueles que trabalham.
Professores
A falta de salários e o envelhecimento dos professores afetam a profissão, afirma o relatório, que cita a categoria como “a espinha dorsal do sistema educacional”.
“Os salários dos professores são baixos em comparação com outros trabalhadores de tempo integral com educação similar. Esse é um grande obstáculo para atrair jovens para o ensino. Embora os salários aumentem de acordo com o nível de educação prestado, eles ainda estão entre 78% e 94% dos salários dos trabalhadores com formação universitária em tempo integral”, acrescenta o texto.

Edição: Graça Adjuto

França autorizará reprodução assistida a mulheres solteiras e homossexuais

Da EFE
A França autorizará o recurso à reprodução assistida, por enquanto limitada aos casais heterossexuais, às mulheres solteiras e também às homossexuais, afirmou nesta terça-feira (12) a secretária de Estado para a Igualdade de Mulheres e Homens, Marlene Schiappa. As informações são da agência de notícias espanhola EFE.
"Abrir a reprodução assistida a todas as mulheres é uma questão de justiça", disse Schiappa em uma entrevista transmitida pela RMC e BFMTV, na qual garantiu o cumprimento desse compromisso de campanha do presidente, Emmanuel Macron.
Sobre o prazo para  implementação da nova regra, disse que "provavelmente" será feito com a reforma da Lei sobre a Bioética prevista para o próximo ano.
Schiappa se referiu à decisão do Comitê de Ética que tinha dado autorização em junho a essa ampliação dos direitos a todas as mulheres e considerou que já não há nada que impeça realizar essa reforma legal.
Por outro lado, a secretária de Estado indicou que trabalha com o ministro do Interior, Gérard Collomb, para sancionar com multas o assédio às mulheres e para dar-lhe uma figura legal.
Schiappa afirmou que a igualdade entre homens e mulheres será declarada no começo de outubro como "grande causa" do mandato de Macron.

Caern faz manutenção na Adutora Sertão Central Cabugi - 12/09/2017

Boletim Informativo da Companhia de Águas e Esgotos do RN
View this email in your browser
BOLETIM DE NOTÍCIAS
 
TERÇA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO DE 2017
  
NOTÍCIAS DA CAERN
- Caern faz manutenção na Adutora Sertão Central Cabugi
- Caern fará atualização de cadastro de 88 mil imóveis em Mossoró
ÁGUA
Caern faz manutenção na 
Adutora Sertão Central Cabugi


Redação - ACS Caern


As cidades de Angicos, Pedro Avelino, Lajes, Jardim de Angicos, Caiçara do Rio dos Ventos, Fernando Pedroza, Pedra Preta, Riachuelo, o distrito de Cachoeira do Sapo e comunidades rurais abastecidas pela Adutora Sertão Central Cabugi terão suspensão no abastecimento, a partir das 5h da manhã desta quarta-feira (13). A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) fará manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos da adutora. O retorno do abastecimento deve ocorrer gradualmente, durante a noite da quinta-feira (14).

A Caern fará manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água em Itajá, responsável pelo tratamento da água da adutora. Além disto, a equipe operacional fará retirada de vazamentos na tubulação da adutora no trecho entre Angicos e Itajá. A Companhia reforça o apelo de uso racional, lembrando que os cuidados com a água devem ser rotineiros, haja visto que enfrentamos um longo período de estiagem.



DADOS
Caern fará atualização de cadastro  
de 88 mil imóveis em Mossoró


Redação - ACS Caern


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou esta semana a atualização do cadastro de imóveis pelo bairro Nova Betânia em Mossoró. A previsão é que em um prazo de um ano, a Companhia atualize os dados de cerca de 88 mil imóveis na cidade. O objetivo deste trabalho é melhorar o atendimento ao cliente, inclusive, facilitando seu acesso aos serviços disponibilizados no site www.caern.com.br.

Em Mossoró, o cadastro de imóveis digital já foi feito e agora o serviço segue de casa em casa para checar os dados com os usuários e atualizar o sistema. No momento da visita é importante que sejam apresentados a conta de água, documentos pessoais e documentos do imóvel ou contrato de locação.

A empresa contratada para o serviço é a Prosul. As pessoas responsáveis pela atualização do cadastro utilizam colete azul com a inscrição nas costas “PROSUL - A serviço da Caern”. Elas possuem crachá de identificação e utilizam também boné azul.

Na pesquisa feita em campo são anotados os dados do hidrômetro e registrada a imagem do
imóvel. O usuário que preferir também pode fazer a atualização cadastral por meio do site www.caern.com.br. Na página principal, logo abaixo do banner, está o quadrinho da atualização cadastral. Informações adicionais podem ser obtidas pelo 115.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Paulo Freire - Assessor de Comunicação
Assessoria de Comunicação Social – ACS
Fones: 
Natal - 3232-4161 / 3232-4236 / 98128-5757
Mossoró - 98128-5181 

Endereço:

Caern
Avenida Senador Salgado Filho, 1555, Tirol | Natal/RN
http//www.caern.com.br
NatalRN 59015005
Brazil

Add us to your address book


Quer alterar a maneira como você recebe nossos e-mails?
Você pode alterar as suas preferências ou deixar de receber e-mails da Caern

Informações: Via e-mail

Operação Kodama: MPF e PF combatem irregularidades no Ibama/RN

Inquérito investiga possível prática dos crimes de prevaricação, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro


A Operação Kodama, um trabalho conjunto do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF), vem cumprindo mandados de busca e apreensão em 12 endereços de Natal, Ceará-Mirim, Goianinha e Tibau do Sul, na manhã desta terça-feira (12). O objetivo é coletar informações sobre um possível esquema de irregularidades envolvendo a Superintendência do Ibama no Rio Grande do Norte junto a três empresas de processamento de pescados e um hotel.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 14ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, que também determinou a suspensão do exercício da função pública do superintendente do Ibama no RN, Clécio Antônio Ferreira dos Santos. Estão sob investigação, pelo menos, dez decisões adotadas pelo superintendente, dizendo respeito sobretudo ao cancelamento indevido de autos de infração e de sanções administrativas.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 3901 / 9119-9675

Informações: Via e-mail

Santa Cruz: homem é encontro morto no Sítio Mangangá

Um homem foi encontrado morto na manhã desta terça-feira, 12 de setembro, perto de um cacimbão, no Sítio Mangangá, no município de Santa Cruz, RN. A vitima foi identificada por José Roberto, de 41 anos de idade.  

Segundo informações da Polícia, os familiares disseram que ele foi tentar ligar uma bomba para sugar a água do poço, acabou sofrendo uma descarga elétrica e veio a óbito no local.

A Polícia encontra-se no local aguardando a chegada do ITEP para remover o corpo até a sede do órgão na capital do estado.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Zonas Eleitorais com sede em Santa Cruz iniciam revisão biométrica extraordinária no fim deste mês

As 16ª e 68ª Zonas Eleitorais, que são sediadas em Santa Cruz, estão nos preparativos finais para o período de revisão biométrica extraordinária que acontecerá em cada município que compõe as zonas.

Este é o prazo que a população deve ficar atenta para realizar a biometria eleitoral e ficar em dia com as obrigações da Justiça Eleitoral, e ter acesso ao pleito do próximo ano sem maiores transtornos.

O cronograma já foi montado e, em parceria com as prefeituras locais, que cederam os espaços para realização da biometria extraordinária, a ação começará já no final deste mês em alguns municípios.

Em Santa Cruz a biometria acontecerá de 28 de setembro a 27 de outubro, na sede do Centro de Referencia Especializado em Assistência Social (CREAS). Em Santa Cruz, 12 técnicos do Tribunal Regional Eleitoral, ou contratados, estarão a disposição diariamente para o procedimento.

Em Jaçanã a biometria começa no dia 27 de setembro e segue até 10 de outubro e acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores. Em Japi, a biometria começa em 28 de setembro e vai até o dia 11 de outubro, acontecendo na sede do antigo PETI.

Em Campo Redondo a biometria vai de 27 de setembro a 11 de outubro e acontecerá no Centro Administrativo. Em Coronel Ezequiel, a biometria extraordinária será do dia 14 ao dia 27 de outubro na Câmara de Vereadores.

Em Lajes Pintadas, o período de biometria será de 14 a 27 de outubro e será realizada no novo Centro Administrativo da cidade. E em São Bento do Trairi, a biometria será de 14 a 27 de outubro na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Em todos os municípios o horário e os dias de atendimento são os mesmos: de segunda a sexta-feira das 9h às 16h e no sábado das 8h às 14h.

Uma das grandes orientações da Justiça Eleitoral é para a documentação do eleitor. Ele deve ficar atento a regras que foram trazidas neste processo de revisão biométrica para que garanta, o mais fidedigno possível, que o eleitor possa comprovar residência onde vota.

O eleitor deve ficar atento a este prazo, pois ele sendo encerrado o título é cancelado e, por consequência, o CPF do eleitor também fica inativo, o que pode causar sérios transtornos a população.

Nas sete cidades, mais de 40 mil eleitores devem passar pela revisão biométrica e ficar em dias com a exigência da Justiça Eleitoral para manter direitos, especialmente o de votar.