quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Queda de muro deixa morto e feridos no Rio de Janeiro

Vitor Abdala -  da Agência Brasil
Uma pessoa morreu e pelo menos sete ficaram feridas em uma queda de muro, em Benfica, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro na manhã de hoje (8). Segundo o Corpo de Bombeiros, os feridos foram encaminhados para os hospitais municipais Souza Aguiar e Salgado Filho. 
Os bombeiros continuam no local buscando possíveis vítimas que ainda estejam soterradas, com a ajuda de um cão farejador. A Defesa Civil Municipal e a Polícia Militar também estão no local, auxiliando os bombeiros de quatro quartéis e do Grupamento e Busca e Salvamento.
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a Rua Couto de Magalhães, onde ocorreu o desabamento está totalmente interditada.

Edição: Valéria Aguiar

Receita abre consulta ao sexto lote de restituição do Imposto de Renda

Kelly Oliveira – da Agência Brasil
A consulta ao sexto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2017 será aberta hoje (8), a partir das 9h. O lote contempla 2.358.433 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,8 bilhões, informou a Receita Federal. O lote multiexercício inclui restituições residuais do período de 2008 a 2016.
O crédito bancário aos contribuintes será feito no dia 16 de novembro, chegando a R$ 3 bilhões. Desse total, R$ 107,844 milhões referem-se aos contribuintes com prioridade: 26.209 idosos e 3.354 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante a entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IR e à situação cadastral no CPF.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento pela Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Edição: Graça Adjuto

Diário Oficial publica lei que institui o Dezembro Vermelho, de prevenção à aids








A lei que institui a campanha nacional de prevenção ao HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho, está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8).

De acordo com a lei, sancionada pelo presidente Michel Temer, a campanha terá foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/aids e será constituída de um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento da doença.

As atividades e mobilizações da campanha serão desenvolvidas de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde(SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

Entre outras ações, estão previstas a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha, promoção de palestras e atividades educativas, realização de eventos que tratem do tema e veiculação de campanhas na mídia.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Operação da PF apura desvios no 'Minha Casa, Minha Vida' no RN


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (31), em Natal, uma operação que apura desvios de recursos do Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV e do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na capital potiguar.

De acordo com a PF, a investigação constatou que recursos repassados nos anos de 2008 e 2009 para uma instituição financeira sediada na capital potiguar foram em parte desviados mediante a falsificação de recibos em nome de terceiros.

O objetivo das buscas é coletar provas que revelem o real destino dos recursos indicados nos recibos falsificados, havendo a suspeita de que tenham sido políticos, como vereadores e prefeitos do interior do estado.

MPRN recomenda a anulação imediata de processo seletivo em Japi


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Prefeitura de Japi, cidade da região do Trairi, anule imediatamente um processo seletivo realizado em agosto passado. Segundo o texto da recomendação, o processo tem “falhas que evidenciam afronta aos princípios da isonomia, publicidade, moralidade e razoabilidade”. O prefeito Jodoval Ferreira de Pontes tem 10 dias para encaminhar ao MPRN os documentos que atestem o cumprimento da recomendação.

O Processo Seletivo Simplificado número 001/2017 é datado de 25 de agosto passado. Além de anulá-lo, o prefeito deve exonerar todos os servidores eventualmente já contratados com base no certame viciado, bem como devolver aos candidatos os respectivos valores que cada um tenha desembolsado com as inscrições.

A recomendação também diz que a Prefeitura deve reformular futuros editais de processos seletivos simplificados, mantendo-se a fase de entrevista apenas como último critério de desempate, desde que realizada com dados objetivos, precisos e claros para a pontuação, abstendo-se de utilizar quaisquer outros critérios subjetivos na aferição da pontuação dos candidatos.

O Processo Seletivo Simplificado tinha por objetivo a contratação de profissionais por tempo determinado para suprir as necessidades de pessoal relacionadas aos cargos de agente de saúde, assistente social, auxiliar de saúde bucal, educador físico, enfermeiro, facilitador de grupo, fisioterapeuta, médico, nutricionista, odontólogo, psicopedagogo, psicólogo, supervisor social, técnico de enfermagem, visitador social, advogado, agente administrativo, arquivista, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de farmácia, auxiliar de professor, copeira, coveiro, digitador, enfermeiro, engenheiro civil, gari, motorista, nutricionista, pedreiro, recepcionista, técnico agrícola, tratorista, veterinário e vigilante.

O MPRN, a partir de diversas representações levadas à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cruz, que abrange o município de Japi, resolveu instaurar inquérito civil para investigar a lisura do certame. Esse inquérito civil constatou diversas irregularidades no processo, que contou com duas etapas classificatórias, sendo análise de currículo (1ª etapa) e entrevista (2ª etapa).

Entre as irregularidades desvendadas, a Comissão do Processo Seletivo Simplificado, ao publicar no Diário Oficial da Federação dos Municípios o resultado da 1ª etapa do certame (análise curricular), não divulgou as notas nem a classificação dos participantes, limitando-se a informar uma relação em ordem alfabética dos candidatos habilitados, por cargo, para a fase seguinte da entrevista. Para o MPRN, além de ofender o princípio da publicidade e dar margem a manipulação do resultado, a ausência de divulgação das notas e da ordem classificatória da etapa de análise curricular praticamente inviabilizou a elaboração de recursos fundamentados pelos candidatos interessados.

Outra falha foi a pontuação atribuída à avaliação do currículo. Todos os candidatos que comprovaram qualquer experiência específica na área de atuação, desde poucos meses até os dois anos, obtiveram a pontuação máxima atribuída para o item, não havendo a adoção de qualquer critério de escalonamento que permitisse distinguir os candidatos e atribuir melhor pontuação àquele que apresentasse maior experiência. A forma adotada acabou por nivelar todos os candidatos em apenas dois patamares: os que tinham qualquer experiência profissional receberam a pontuação máxima e aqueles que não tinham nenhuma experiência, não pontuaram.

A 2ª etapa do processo consistiu em entrevista de natureza classificatória. O MPRN frisa, na recomendação, que não é recomendável a realização de seleções baseadas em entrevistas com caráter classificatório ou eliminatório, pautadas em critérios de aferição subjetiva e sem previsão legal.

Outra falha descoberta foi a constatação de que relativamente a diversos cargos destinados ao preenchimento de vagas de nível fundamental e médio, a análise dos comprovantes de escolaridade dos candidatos, fornecidos pela Administração Municipal, revelou que vários deles não possuíam habilitação compatível com o cargo, posto que não detinham o ensino fundamental ou médio completo.

Da mesma forma, em relação as vagas de motorista foi constatado que alguns candidatos ao cargo de motorista categoria “D” possuíam, no ato da inscrição, a categoria “B”, porém foram admitidos a participar mediante a simples apresentação de documento comprobatório de que estavam frequentando Centro de Formação de Condutores visando à realização futura de teste prático para mudança de categoria.

Mesmo com a participação de mais de 460 candidatos inscritos, das 111 vagas oferecidas no processo seletivo, 56 delas tiveram como aprovados pessoas que já estavam trabalhando como contratados temporários pela atual gestão.

O prefeito tem 10 dias para encaminhar ao MPRN documentos que comprovem que as medidas recomendadas foram providenciadas. Caso contrário, as medidas cabíveis serão adotadas.

Clique aqui e veja íntegra da recomendação.

Fonte: Joabson Silva.com

NO NORDESTE LULA JÁ TEM QUASE 60% DOS VOTOS, DIZ IBOPE.















O Ibope divulgou nesta segunda-feira, 30, a íntegra da pesquisa contratada pelo jornal O Globo, que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança isolada para a campanha presidencial de 2018, com 35% de intenções de voto.

Alguns detalhes interessantes revelados pela íntegra da pesquisa mostram que Lula ganhou força em todos os segmentos sociais: em todas regiões, faixas de renda, níveis de escolaridade e idade.

Na região Nordeste, onde Lula realizou uma caravana entre os dias 17 de agosto e 5 de setembro, o líder petista detém na menos que 57% das intenções de voto, contra 8% do deputado Jair Bolsonaro e apenas 1% do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A região Nordeste concentra 26% do total de eleitores do País.

Como lembrou o jornalista Miguel do Rosário, do Cafezinho, entre os brasileiros que ganham até um salário, Lula lidera com 49%, contra 5% de Bolsonaro e 5% de Alckmin. Esta faixa da população representa 26% do eleitorado.

Já entre os brasileiros que se declaram negros ou pardos, que representa 60% dos eleitores brasileiros segundo o Ibope, Lula tem 41% das intenções de vota, contra 13% de Bolsonaro e 3% de Geraldo Alckmin.

No geral, Lula tem 35% das intenções de voto. Nos resultados da espontânea, Lula tem 26% das intenções.

Brasil 247

Raquel Dodge pede o afastamento de Ricardo Motta

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que afaste o deputado estadual pelo Rio Grande do Norte Ricardo Motta do cargo por 180 dias. O pedido foi enviado nesta terça-feira (31). No dia 24, a Assembleia Legislativa potiguar revogou a decisão judicial que afastou o parlamentar das funções mesmo o processo estando em tramitação no STF.
Ricardo José Meirelles da Motta é investigado por participar de esquema criminoso que desviou mais de R$ 19 milhões do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (Idema/RN).

G1 (RN)

Ministro do STF libera auxílio moradia retroativo para juízes do RN

Uma liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo, garantiu o pagamento retroativo aos últimos seis anos de auxílio-moradia a 218 juízes e desembargadores do Rio Grande do Norte.

O corregedor do CNJ, ministro João Otávio de Noronha, havia determinado a devolução do dinheiro aos cofres públicos, mas o ministro Marco Aurélio considerou que os valores já “integram o patrimônio dos beneficiados” e suspendeu os efeitos da decisão.

O tribunal desembolsou R$ 39,5 milhões para pagar o benefício desde 2012 que é de R$ 4.377,73 por mês.

A maioria dos juízes e desembargadores recebeu entre R$ 194 mil e R$ 211 mil de auxílio-moradia de uma só vez no contracheque de outubro. O TJ-RN diz que muitos já estavam devolvendo o dinheiro, mas com a liminar vão recebê-lo de volta.

O ministro Marco Aurélio diz que é contra o auxílio-moradia, mas que concedeu a liminar suspendendo a devolução dos recursos porque o CNJ não observou o devido processo administrativo.

A mulher do ministro Marco Aurélio, que é desembargadora no TJ-DF, recebe o auxílio-moradia. “Já avisei a ela que quando o pagamento do benefício for a julgamento no Supremo eu voto contra mesmo que dê briga em casa”, disse ele.

Coluna do Estadão

OAB pede que crime de desacato seja considerado inconstitucional pelo Supremo


















O Conselho Federal da OAB pediu que o Supremo Tribunal Federal declare inconstitucional o crime de desacato a funcionários públicos. Em arguição de descumprimento de preceito fundamental, a entidade afirma que a tipificação viola os princípios constitucionais fundamentais da liberdade de expressão, da legalidade, da igualdade, do Estado Democrático de Direito e o princípio republicano. O pedido foi distribuído nesta segunda-feira (30/10) ao ministro Luís Roberto Barroso.

De acordo com a petição inicial, o crime coíbe “a contestação dos cidadãos às atitudes dos agentes públicos”, o que retira transparência da ação da administração pública. A OAB afirma que o Brasil é signatário da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, que proíbe a censura e o cerceamento, ainda que indireto, à liberdade de expressão. O documento também obriga os países signatários a adotar soluções contra “antinomias normativas limitadoras à realização dos direitos fundamentais”.

VER. PAULO CÉSAR BEJÚ, SOLICITA CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO DE ESPORTE NO BAIRRO MARACUJÁ E SINALIZAÇÃO DE TRECHO DA BR 226 EM SANTA CRUZ.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz/RN, desta terça (31) o vereador Paulo Cesar Bejú, apresentou 02 importantes requerimentos e 01 Projeto de Lei, sendo, estes, aprovados por unanimidade. As indicações foram:

INDICAÇÃO Nº 079/2017, que INDICA a Chefe do Poder Executivo a premente necessidade, de através dos órgãos competentes da administração, proceder a construção de um GINÁSIO POLIESPORTIVO no Bairro do Maracujá;

INDICAÇÃO Nº 080/2017, que INDICA ao Chefe do Departamento de Estradas de Rodagem – DER do Estado do Rio Grande do Norte, a premente necessidade, de proceder na maior brevidade de tempo possível, a colocação de sinalização indicativa de redução de velocidade e existência de curva fechada na BR 226, entre os quilômetros 113 e 114, próximo à localidade da entrada do Açude do Alívio, no município de Santa Cruz/RN.

Projeto de Lei nº 021/2017, que Dispõe sobre denominação de logradouro no Bairro São Lourenço, no Município de Santa Cruz/RN, e dá outras providências.

Na justificativa da INDICAÇÃO Nº 079/2017, o vereador argumentou que “a prática esportiva é essencial no desenvolvimento dos seres humanos e, por isso, sua disseminação deve ter apoio do poder público. É através da atividade social que cada ser humano constrói seu desenvolvimento.” 

Continuando sua argumentação, disse ainda: Tendo a prática esportiva toda essa importância. Para o seu desenvolvimento é fundamental a existência de espaços adequados. Outro sim, o Bairro do Maracujá, é uma das comunidades que mais cresce em nosso município, onde até o presente momento não dispõe de qualquer área para prática do desporto, o que justifica a necessidade da indicação ora apresentada. 

Sobre a INDICAÇÃO Nº 080/2017, o parlamentar justificou dizendo que “Lamentavelmente, temos visto dia após dia, vidas serem ceifadas em diversos acidentes de transito ocorridos no trecho acima especificado. É sabido que são inúmeros fatores ocasionadores de acidentes fatais nas nossas estradas, dentre eles, a imprudência dos condutores ao não respeitar as orientações posta nas sinalizações de trânsito, toda via, também é sabido que em muitas estradas a sinalização é precária ou até mesmo inexistente, sendo também um fator que aumenta as estatísticas de acidentes de trânsito. 

Embora, a BR em questão, na maioria de sua extensão seja bem conservada e sinalizada, no trecho a que me refiro os condutores constatam a falta da devida sinalização, o que a meu ver tem contribuído significativamente para essa triste realidade de acidentes graves e fatais ali ocorridos corriqueiramente.”

Já sobre o Projeto de Lei nº 021/2017, o vereador disse “existe a premente necessidade da identificação de vias púbicas, para que se busque facilitar a execução de serviços como: Correios, entregas a domicílios e outros, oportunizando uma melhor qualidade de vida aos cidadãos que ali residem.” No projeto de Lei, o vereador homenageou in memoriam o Sr. José Valtemberg de Medeiros, afirmando que “Na observância de projetos dessa natureza, faz-se necessário buscar homenagear Santacruzenses que tem afeto e carinho por esta terra e assim, foi o Sr. José Valtemberg de Medeiros, mais conhecido por BEBETO, que nasceu e se criou aqui em Santa Cruz, mas precisamente no sítio Tanques, zona rural desta municipalidade. 

Por ter que sair da convivência familiar e da terra que tanto prezava, ainda na adolescência, recusou vaga de emprego na CHESF, mantendo suas raízes neste lugar. Com o passar do tempo, tornou-se um médio agricultou, onde investiu na criação de gado, cabras e outros animais, focando seu negócio na produção de leite, o que deu muito certo, tornando-se, um importante vendedor desse produto em nosso município. Foi casado com a Sra. Francisca Maria Pontes de Medeiros, onde teve 02 filhos, vindo a falecer no ano de 2012, aos 56 anos, deixando um legado de um homem probo.

URGENTE: GAECO E MINISTÉRIO PÚBLICO FECHAM A PREFEITURA DE MACAÍBA


Nas primeiras horas da manhã de hoje (01), o GAECO - Grupo de Apoio e Combate ao CRIME ORGANIZADO, juntamente com vários promotores do Ministério Público, desencadearam uma operação de busca na Prefeitura de Macaíba, à procura de documentos que estão no seu interior. Toda a Prefeitura está fechada nesse momento, e eles estão fazendo as buscas.
-
-
Um caminhão do Ministério Público foi chamado para auxiliar a operação. Quando chegamos ao local, logo deparamos com a Prefeitura de Macaíba tomada de policiais encapuzados. A Polícia de Choque, a Polícia Ambiental, a Polícia Montada, estão participando da operação. Muita polícia e muitos promotores estão na Prefeitura nesse momento, e se eles trouxeram um caminhão, é porque as coisas que possivelmente eles vão levar, não cabe nos muitos carros pequenos que eles vieram. Ficamos sabendo, que além da sede da Prefeitura de Macaíba, outra(s) secretaria(s) municipal(is) também foram alvo da operação. Mais detalhes a qualquer momento. Fique ligado.
-
Colunista do Diário de Macaíba

Fonte: Diário de Macaíba

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Temer recebe alta após internação para cirurgia urológica

Ludmilla Souza – da Agência Brasil
O presidente Michel Temer teve alta no início da tarde de hoje (30) após ser submetido a uma cirurgia urológica para desobstrução da uretra e retirada de sonda vesical, na sexta-feira (27). Ele saiu do Hospital Sírio-Libanês e seguiu para sua residência que fica no bairro Alto de Pinheiros, zona oeste da capital paulista. Por orientação médica, o presidente deve repousar em casa até quarta-feira (1º).
A cirurgia foi coordenada pelos médicos Kalil Filho, Miguel Srougi e Felipe A. Barroso Braga. A intervenção foi considerada bem-sucedida.
Temer foi internado no Sírio-Libanês na sexta-feira com quadro de retenção urinária por hiperplasia benigna da próstata. O problema foi descoberto na quarta-feira (25), quando o presidente foi internado no Hospital do Exército após se sentir mal. Ainda em Brasília, o presidente foi submetido a uma sondagem vesical, que consiste na introdução de um cateter através da uretra até a bexiga, com o objetivo de drenar a urina. O presidente passou a tarde de quarta-feira no hospital e deixou o local no início da noite.

Edição: Lílian Beraldo

Brasília sedia segunda edição do Festival Internacional de Cultura de Periferia

Wendel Sousa*
Começa hoje (30) em Brasília a segunda edição do Favela Sounds, Festival Internacional de Cultura de Periferia. Nesta edição estão programados shows, oficinas e debates com temáticas referentes a processos migratórios e deslocamentos humanos, entre outros temas do universo periférico. O evento ocorrerá na área externa do Museu da República e em regiões administrativas do Distrito Federal (DF) até o próximo sábado (4).
Com uma programação formada por artistas de periferia, o Favela Sounds levará ao público quatro oficinas, quatro debates e dois bailes, com shows de grandes nomes da música de favela como: Xande de Pilares (RJ), Linn da Quebrada (SP), Beco Exu do Blues (BA), além da moçambicana Dama do Bling, o haitiano Wesli e a angolana Titica. Ao todo, 18 artistas se apresentarão durante os seis dias de festival.
Para a coordenadora geral do Favela Sound, Amanda Bittar, o festival contribui para um debate amplo sobre questões que interessam a periferia. “Além de promover um encontro da cultura periférica, o festival tem a proposta de trazer uma discussão para o centro político do país. É importante promover o debate acerca dos temas como: diferenças raciais, de gênero e a força das classes B, C e D”, explicou.
As oficinas do Favela Sounds serão realizadas no Espaço Cultural Ubuntu, no Recanto das Emas, no Jovem de Expressão, na Ceilândia e na Galeria dos Proletas, em Planaltina. O momento Papo Reto, destinado a debates com artistas da programação, contará com a participação de convidados especiais em ações coordenadas pelo antropólogo Dennis Novais.
Os bate-papos terão os temas “Transfavele-se! Música e gênero nas quebradas”, “Sons da além-mar: música e migrações”, “Bota a cara: artes e comunicação nas periferias” e “Kabo Kaki você vai longe: o feminismo das minas pretas”.
Na edição deste ano, a expectativa da coordenação do Favela Sounds é que cerca de 15 mil pessoas compareçam ao evento.

*Estagiário sob supervisão de Lílian Beraldo

Edição: Graça Adjuto

Novos casos da Hanseníase no RN preocupa o Ministério da Saúde


No Rio Grande do Norte, o número de casos da hanseníase vem causando preocupação. Só em 2016, o estado teve 5 novos casos da doença para cada 100 mil habitantes na população em geral.

Você deve estar se perguntando: o que é a Hanseníase? 

Bem, ela é uma doença crônica com grande poder de causar incapacidades e deformações físicas. Também é capaz de infectar um grande número de pessoas. A transmissão ocorre por meio da respiração de uma pessoa doente e sem tratamento para outra, durante contato prolongado.

Posso tratar a Hanseníase? 

Sim, o diagnóstico e o tratamento da hanseníase são oferecidos pelo SUS e estão disponíveis nas unidades públicas de saúde. Mas é importante que essa detecção seja realizada o mais rápido possível, como explica a coordenadora-geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, Carmelita Ribeiro.

“A hanseníase é uma doença que é um problema de saúde pública para o nosso país. O Brasil é o segundo no mundo em número de casos de hanseníase, de forma que a gente precisa, incansavelmente, tanto trabalhar com a população de forma que a população possa conhecer os sinais e sintomas, como também trabalhar com os profissionais de saúde para saber reconhecer a hanseníase e fazer busca ativa e fazer o diagnóstico o mais cedo possível, o mais precoce possível”.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde se perceber o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se essa mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento, a pessoa para de transmitir a doença quase que imediatamente.

Contran regulamenta aplicação de multas a pedestres e ciclistas

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial da União regulamentou os procedimentos para autuar e multar pedestres e ciclistas por infrações.

Os direitos e deveres de pedestres e ciclistas e também a previsão de penalidades estão estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas faltava uma regulamentação com a padronização de procedimentos. O prazo de implantação é de 180 dias, de acordo com a Resolução 706/17.

A resolução estabelece que constatada a infração pela autoridade de trânsito, o auto de infração deverá ser registrado com o nome completo e número do documento de identificação do infrator e, quando possível, endereço e número do CPF. Quando o autuado for um ciclista, o agente de trânsito deve anotar as informações disponíveis da bicicleta tais como marca e modelo.

O Artigo 254 do código de trânsito registra que pode ser autuado o pedestre que, por exemplo, cruzar pistas em viadutos, pontes, ou túneis, salvo onde existir permissão. Também quem atravessar vias dentro das áreas de cruzamento, exceto se houver sinalização para esse fim.

No caso do ciclista, o Artigo 255 determina que é considerada infração conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida sua circulação, ou de forma agressiva. De acordo com o código, o ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

A resolução publicada nesta sexta traz a padronização administrativa para a lavratura de auto de infração, expedição de notificação de autuação e de notificação de penalidades.

Agência Brasil

Governo do RN inicia pagamento de outubro dos servidores estaduais sem concluir mês de setembro


Governo do RN Inicia PAGAMENTO  nesta ter-feira(31) de OUTUBRO sem concluir o pagamento do mês de SETEMBRO  dos salários dos servidores estaduais Ativos, Inativos e Pensionistas que ganham até R$ 4.000,01.

Recebem os servidores ativos que trabalham nos órgãos que tem arrecadação própria e da SEEC nesta TERÇA-FEIRA (31/10) os servidores ativos do DETRAN, JUCERN, DEI, IDEMA, CAERN e POTIGÁS (órgãos que tem arrecadação própria e autonomia financeira) e os servidores ativos, que são lotados na SEEC, independente de faixa salarial. 

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Publicidades: Nossos Colaboradores.

Léo Artes

Rua Senador João Câmara, 239 - Centro - Santa Cruz/RN (próximo ao Correio). Contatos: 3291-4375 / 9 9606-6790 / 9 8841-5985

N.C PINTURAS

Org: Neto Campelo

J.A Variedades

Tudo para Presentes e Utilidades Para o Lar Trabalhamos com os cartões Hiper,Visa e Master em 6 x sem Juros Rua Dr.Pedro Medeiros nº100,Centro,Santa Cruz RN Fone-Fax(84)32913973

Mercadinho São João Batista

Temos:Gás , Água e Carvão (Com Entrega à Domicílio) , Temos Também Recarga para Celulares . Contatos:(84)99938-1391/98784-2995 Rua:Odon Gomes de Souza Bairro Paraiso Santa Cruz RN. Em Frente à UPA Org.João Batista e Família

ZÉ REI DAS PLANTAS


JUSSIÊR FAIXAS, LOCUÇÃO E CHURRASCO PROFISSIONAL



CASA DO MATUTO REGIONAL


FAÇA UMA VISITA A CASA DO MATUTO REGIONAL E VENHA SABOREAR OS MELHORES MELHORES PRATOS DA REGIÃO, AMBIENTE AGRADÁVEL, ATENDIMENTO DE PRIMEIRA E OS MELHORES PREÇOS DA CIDADE. LOCALIZADA À RUA JOAQUINA MARIA DA CONCEIÇÃO Nº 296, NO BAIRRO DO MARACUJÁ, PRÓXIMO A CRECHE. FAZEMOS ENTREGA GRATUITA: LIGUE (84) 99600-3146 /99944-1333 / 3291-3679. OBS: AS ENTREGAS COMEÇAM A PARTIR DAS 11:30 ATÉ 13:00HS

CANINDÉ DO PEIXE


Tilápia, Filé de Tilápia, Camarão, Filé de Camarão, Piaba, Filé de Cascudo, etc... Ponto de Venda no Mercado Público de Santa Cruz/RN. Obs: Aos Sábado ao lado do Mercado Público. Contatos: (84)9 8800-6811/9 9942-3305 Org. Canindé e Família.

RECIFE PIZZARIA

Temos: Pizza, Petiscos, Açaí, etc...fazemos entrega à Domicílio. Praça Coronel Ezequiel, Centro, Santa Cruz/RN, Fone: (84) 9 8707-0283/ 9 9624-6961. Org: Wedna e Família.

BIG FESTA E EVENTOS

Aluguéis de Cama Elásticas, pipoqueira,Máquina de Algodão Doce,Castelo Inflável, Palhaço e Muito Mais. Contatos: 98871-3465 / 99642-4686 Organização Wilson e Família.

STUDIO ARTT ROCK REGGAE

Sua Loja Virtual



Publicidade: Rede Big Bom

Temos: Picolés , Sorvetes , Moreninha , Picolé de Cobertura , Picolé Roscão , Sorvertes de meio Litro , 1 Litro , 2 Litros , 5 Litros e 10 Litros , Gelos , Sacolas em Geral , Descartáveis em Geral , Caixas de Isopor , Faça-nos uma Visita e Comprove os Melhores Preços e o Melhor Atendimento da Região. Rua Camilo José da Rocha 15c, Centro Santa Cruz RN. Contatos:(84)3291-4336/98735-8362/99644-0179 Organização Cleonilson e Família.


Temos tudo em descartáveis, sacolas em todos os tamanhos, artigos para festas,lancheiras, convites, caixinha para doces, caixinhas para bombons e cahepot tudo personalizado, a BIG BOM EMBALAGENS fica localizada à Praça Getúlio Vargas, próximo a Big Bom Sorvetes. Faça-nos uma visita e comprove os melhores preços e o melhor atendimento de Santa Cruz e região. A Big Bom Embalagens é mais um Empreendimento da Rede Big Bom Sorvetes.


Aluguel de Mesas e Cadeiras para Festas e Eventos em Geral. Trabalhamos também com Alugueis de Frizeer e Refrigeradores.

PF suspeita que Henrique Eduardo Alves usou atestado falso para impedir transferência para Brasília; defesa nega

Informação está na decisão que autorizou a Operação Lavat, deflagrada na manhã de ontem Quinta-Feira (26).


Ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, teria tentado forjar uma doença para evitar transferência (Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O ex-ministro Henrique Eduardo Alves teria usado um atestado falso para evitar sua transferência de Natal, onde está preso, para Brasília. A informação está na decisão que autorizou a Operação Lavat, deflagrada na manhã desta quinta-feira (26) no RN e no Distrito Federal

A defesa de Henrique Alves nega e classifica como “infâmia” a acusação.

De acordo com o que alega a Polícia Federal, com base em escutas autorizadas pela Justiça, a esposa do ex-ministro, Laurita Arruda, seria a responsável por conseguir o atestado médico fajuto. Em uma conversa gravada, um empregado de Henrique Alves teria dito à filha dele que os problemas médicos pelos quais o ex-ministro estava passando eram uma mentira “criada com o propósito de 'botar pressão”.

"Essa conversa revela que Laurita Arruda buscou médico para obter atestado falso a fim de impedir a transferência de seu marido, Henrique Alves, para Brasília", afirma a PF no relatório.

Henrique Eduardo Alves permanece preso na Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Norte, desde a deflagração da Operação Manus, que investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal.

A defesa do ex-ministro confirma que um médico concedeu a ele um atestado, contudo diz que o há como provar que Henrique sofre de enfermidade fisioterapêutica e que a prescrição médica é verdadeira. “Basta uma consulta ao controle de entrada da Academia de Polícia para constatar a visita periódica de fisioterapeuta para tratamento de sua enfermidade”, diz a nota enviada pelos advogados.

Os advogados também dizem que a defesa apresentou resposta em que refuta “com provas e documentos” todas as acusações.

Lavat

Três pessoas foram presas nesta quinta-feira (26) pela Polícia Federal (PF) durante operação contra lavagem de dinheiro no Rio Grande do Norte. Um dos detidos é funcionário do Ministério do Turismo.