quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Consumidor poderá se inscrever em cadastro para não receber ligação de telemarketing

Ligações insistentes de telemarketing, em que atendentes tentam vender um produto ou serviço, estão entre os fatos que mais irritam os consumidores e geram inúmeras reclamações diárias para órgãos de defesa. 
Empresas podem ficar proibidas de ligar para o consumidor caso se torne lei o PLS 420/2017, aprovado em decisão final nesta quarta-feira (13) pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).
Conforme o texto aprovado, órgãos públicos de defesa do consumidor deverão disponibilizar um sistema pelo qual o consumidor que não deseja mais receber chamadas de telemarketing pode se inscrever no cadastro. Para isso, basta que ele procure o serviço e liste os números de telefone, fixo ou celular, de sua titularidade.

Tribunal nega acesso da defesa de Lula a sistema da Odebrecht

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou, nesta quarta-feira (13), os pedidos da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ter acesso aos sistemas “My Web Day” e “Drousys”, softwares usados pela Odebrecht para gerenciar a contabilidade paralela. Por unanimidade, a turma confirmou as decisões liminares proferidas pelo desembargador federal João Pedro Gebran Neto em setembro deste ano.

Segundo o advogado de Lula , estaria havendo cerceamento de defesa, pois apesar de a 13ª Vara Federal de Curitiba ter permitido que ele indicasse um perito para participar da perícia sobre o material, o desconhecimento deste impediria a correta formulação de questões a serem feitas ao profissional.

Gebran afirmou que o pedido de acesso aos sistemas foi deferido e que apenas não foi possibilitada a extração de cópias. Para o desembargador, cabe à defesa questionar o perito por ela indicado e formular os quesitos que entender adequados. “Não vejo ofensa à ampla defesa”, avaliou Gebran.

“Cabe ao julgador de primeiro grau aferir quais são as provas desnecessárias para a formação de seu convencimento, de modo que não há ilegalidade no indeferimento fundamentado do fornecimento integral de cópias dos sistemas”, concluiu o desembargador. O relator repetiu que a defesa tem usado o habeas corpus para questões processuais, quando o objetivo deste deve ser a proteção do direito de ir e vir do investigado ou do réu.

Seguem abertas as inscrições do concurso do ITEP-RN com 156 vagas

As inscrições para o Concurso Público para provimento de 156 vagas para o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) seguem abertas até o próximo dia (19).

Estão sendo oferecidas 35 vagas para o cargo de Agente de Necropsia, 23 vagas para Agente Técnico Forense, 50 vagas para Perito Criminal (Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Química, Farmácia Bioquímica, Psicologia) e 48 vagas para o cargo de Perito Médico Legista (Médico e Médico Psiquiatra).

As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br), até às 23h59min, de acordo com o horário oficial de Brasília. O concurso tem validade de 180 dias, contados a partir da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Itep.

Para os cargos de Perito Criminal e Médico Legista é necessário possuir diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de Ensino Superior, fornecido por Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. As remunerações variam de R$ 2.807,36, para o cargo de Agente Técnico Forense; R$ 3.186,70, para Agente de Necropsia; e R$ 7.440,00 para os cargos de Perito.

O concurso será realizado em quatro etapas. A primeira constará da aplicação de prova objetiva e discursiva, na data provável de 4 de fevereiro de 2018, em Natal. A segunda será de correção da prova discursiva dos candidatos classificados na prova objetiva. A terceira é referente ao curso de formação profissional e a última etapa, avaliação de títulos e experiência profissional.

EM SANTA CRUZ/RN, POPULAÇÃO RECONHECE A ATUAÇÃO DO VEREADOR PAULO CÉSAR BEJÚ E O PARABENIZA NAS REDES SOCIAIS.


Vereador de primeiro mandato, sendo eleito com 1.337,00 votos dos Santacruzenses, na eleição de 2016, Paulo César Gomes de Morais, conhecido na cidade como PAULO CÉSAR BEJÚ, mesmo integrando a oposição, sem qualquer espaço na administração, tem tido uma atuação de destaque. 

Com o encerramento dos trabalhos legislativo do ano de 2017, a população tomou conhecimento que o vereador foi o único parlamentar a participar de todas as sessões, seja ordinária, seja extraordinária. 

Ao saberem deste fato, não demorou muito para populares encherem as redes sociais parabenizando o parlamentar pelo comprometimento.

DO BLOG

Em tempos de ascensão de maus políticos, o blog também parabeniza o vereador pelo respeito aos seus eleitores e a casa do povo. 

Fonte: Blog do RSantos

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Desembargador autoriza governo a retomar propaganda sobre reforma da Previdência

O desembargador federal Hilton Queiroz, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, autorizou que o governo federal retome a veiculação de campanha sobre a reforma da Previdência Social em televisão, rádio, jornais, revistas, internet e outdoors.

A veiculação da campanha foi suspensa na quinta-feira (30), por decisão da juíza Rosimayre Gonçalves de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, que atendeu a ação da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip).

Na propaganda, o governo diz que, com o “corte de privilégios”, o país terá mais recursos para cuidar da saúde, educação e segurança. A Anfip argumenta que as peças não têm cunho educativo e apresentam mensagem “inverídica” sobre as mudanças nas regras de aposentadoria.

A juíza Rosimayre concordou com a entidade, destacando que, na propaganda, o governo promove “desqualificação de parte dos cidadãos brasileiros”, em referência aos servidores públicos.

O desembargador Hilton Queiroz reverteu decisão da juíza atendendo a recurso da Advocacia-geral da União (AGU). O desembargador acatou os argumentos da AGU de que “em nenhum momento a publicidade veiculada afirmou que o déficit previdenciário é decorrência exclusiva do funcionalismo público”.

A AGU alegou, ainda, que o debate sobre a reforma da Previdência ainda está no âmbito político, que envolve sociedade, poder Executivo e Legislativo “sendo de fundamental importância que sejam realizadas ações de comunicação do poder Executivo com a sociedade, como vem ocorrendo na campanha publicitária ora questionada”.

Fonte: G1

SINTE/RN: Fátima Cardoso convoca a categoria para a mobilização da próxima terça-feira, 05 de dezembro.

TERÇA-FEIRA, DIA 05, NÃO HAVERÁ AULA!

Parada de protesto nas redes estadual e municipais

Nesta terça-feira, dia 05, não haverá aulas nas escolas das redes estadual e municipais. São os/as profissionais da educação tomando uma atitude que deve ser copiada por todos os brasileiros e brasileiras diante das graves ameaças que pairam sobre a nação brasileira. Veja abaixo os principais motivos da paralisação. 

1 - Pelo calendário de pagamento dos/as aposentados/as, cujos salários estão atrasados há 90 dias e sem perspectiva de receber o 13 salário

2 - Contra a Reforma da Previdência que acaba com as aposentadorias

3 - Nos posicionamos contra a aprovação da Emenda Constitucional 95, contra a aprovação da Lei de Terceirização ampla e irrestrita, contra a aprovação da reforma do ensino médio e contra a aprovação da reforma trabalhista.

4 - Pela retirada definitiva da Assembleia Legislativa o projeto de lei que transforma salários em subsídios e retira quinquênios e outras gratificações conquistadas ao longo da carreira. 

5 - Pelo pagamento de direitos funcionais dos educadores/as de Natal, atrasados desde 2013 no governo Carlos Eduardo. As perdas variam de 40 % a 50%

6 - Pela unificação das carreiras na rede municipal de Natal e pelo pagamento dos salários dos aposentados/as do município sem ATRASO. 

7 – No Interior lutamos por: eleições diretas para diretor/a e vice diretor/a; cumprimento da lei do Piso Salarial e do 1/3 de hora atividade.

8 - Suspensão imediata da lei da mordaça do deputado Rogério Marinho e do projeto de lei 182/2017 de autoria do deputado estadual Albert Dickson do PROS, que tenta legalizar a mesma mordaça em âmbito estadual. 

Pela soberania do povo brasileiro, pelo direito ao emprego, à vida digna e a educação pública de qualidade estamos convidando você a entrar nessa luta! #SINTERN

EM NOVO REAJUSTE, PETROBRAS ELEVA EM 8,9% PREÇO DO GÁS DE COZINHA

Petrobras elevará os preços do gás liquefeito de petróleo (GLP) envasado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg, o chamado gás de cozinha, em 8,9%, principalmente devido à alta das cotações do produto nos mercados internacionais, informou a empresa; último reajuste ocorreu há cerca de um mês; alteração atual não se aplica ao GLP destinado a uso industrial e comercial

A Petrobras elevará os preços do gás liquefeito de petróleo (GLP) envasado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg, o chamado gás de cozinha, em 8,9 por cento a partir de terça-feira, principalmente devido à alta das cotações do produto nos mercados internacionais, informou a empresa em nota.

A empresa frisou que reflexos no preço final ao consumidor vão depender de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores. O último reajuste ocorreu há cerca de um mês. A alteração atual não se aplica ao GLP destinado a uso industrial e comercial.

Brasil 247

Especialistas defendem prevenção à aids com métodos combinados

Isabela Vieira – da Agência Brasil
A prevenção à aids inclui uma série de métodos que vão além das camisinhas masculina e feminina. Entre eles, os medicamentos das profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP), que estão entre os mais eficazes para proteger homens que fazem sexo com homens – parcela da população em que a doença mais avança. O número é maior ainda entre os meninos de 15 anos a 19 anos que são gays ou fazem sexo com homens, conforme dados mais recentes do Ministério da Saúde.
Reunidos em congresso da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), no Rio de Janeiro, na última semana, especialistas defenderam que campanhas de prevenção desmistifiquem práticas sexuais e tratem de identidades de gênero e sexualidades.
HIV/aids
Especialistas defendem uso de camisinha e outros métodos para prevenção ao vírus HIV Arquivo/Agência Brasil
A pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Vera Paiva, que participou do evento, lembrou que os jovens, independentemente de religião, iniciam a vida sexual aos 14 anos e precisam de informação antes disso. De 2006 a 2016, a prevalência da infecção aumentou 140%, entre jovens do sexomasculino, com idades entre 18 e 25 anos. No caso das meninas, a prevalência é menor, mas preocupa o crescimento da taxa entre as mais jovens, na faixa de 15 a 19 anos.
Além da camisinha, os especialistas defendem a ampliação da disponibilização da PrEP,  que será distribuída pelo governo a grupos específicos a partir da semana que vem.
Apesar de a iniciativa ter sido comemorada, pesquisadores alertaram que a forma de distribuição das pílulas poderá significar uma mudança na política de combate à aids, pois não bastará qualquer pessoa ir ao posto de saúde e solicitar o tratamento pré-exposição.
“Tenho pensado qual a primeira política de HIV e aids no Brasil que não tenha sido universal, nesses anos todos”, questionou o sociólogo Alexandre Grangeiro, que já foi diretor do Programa Nacional de DST/Aids. “Talvez, a PrEP  seja a primeira delas”, disse.
Segundo Grangeiro, que atualmente é pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva da USP, a maior parte da população brasileira faz “sexo na pele”, ou seja, sem preservativo. “Estamos voltando ao sexo na pele, se é o sexo na pele que a população quer, qualquer método de prevenção existente, que afirme essa possibilidade fazer o sexo na pele, é um método bem-vindo”, defendeu.
A partir da semana que vem, o Ministério da Saúde distribuirá 3,6 milhões de PrEP, durante um ano, de maneira gradativa e gratuita, em serviços de saúde de 22 municípios. As pílulas só serão distribuídas a grupos considerados chaves, como homens que fazem sexo com homens, gays, pessoas trans, profissionais do sexo e casais sorodiscordantes. O uso das pílulas será sob acompanhamento.
Para o advogado da Abia, Oséias Cerqueira, com a escolha de grupos específicos, a distribuição da PrEP poderá deixar de fora outros grupos que também necessitam desse tipo de método preventivo, como jovens negros. O percentual de abandono do tratamento, por exemplo, é maior entre jovens negros (11%) que brancos (8%).
O uso consciente de métodos combinados adequados à maneira como cada um quer desfrutar suas relações é fundamental, reforçou o psicólogo Thiago Pinheiros, também da USP. Para ele, nas campanhas de prevenção, a camisinha é apresentada como “um método asséptico” e nem sempre é funcional. E as campanhas precisam ser mais erotizadas.
Ao divulgar os números da aids na última sexta-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, explicou que PrEP é um medicamento específico, de uso contínuo e diário, que só pode ser tomado após a pessoa ter feito o teste de HIV e com acompanhamento. “Por isso não, em hipótese alguma, podemos esquecer da camisinha”, frisou, em nota divulgada no site da pasta.

Os números de diagnóstico e de tratamento de pessoas vivendo com HIV/aids melhoraram no Brasil, nos últimos anos, embora a doença esteja avançando entre a população mais jovem. Os dados ainda apontam que 830 mil pessoas convivem com o HIV, sendo que 112 mil não sabem que estão infectadas, portanto, sem tratamento.
Racismo
O advogado Oséias Cerqueira, da Abia acrescentou que o contexto da desigualdade no país e a chamada vulnerabilidade estrutural é determinante para maior ou menor exposição ao HIV. “A aids também é uma forma de extermínio da população negra no mundo”, frisou. Além disso, avalia que os tratamentos não são iguais para toda população.
“Estamos vendo que está morrendo no mundo, quem não tem acesso ou não a medicamentos”, criticou, em relação aos  negros no Brasil e á África Subsaariana, a região mais atingida pela epidemia, no mundo. Para ele, por ter mais recursos e poder na sociedade, a população branca acaba sendo beneficiada. “A saúde é mercadoria [para quem pode pagar]”.
Representante do Ministério da Saúde, Paula Adamy, reconheceu o racismo estruturante na sociedade, que dificulta o acesso a serviços e nas próprias instituições de saúde. “Sabemos que não é a cor que vulnerabiliza, mas o racismo institucional. Isso cria barreiras de acesso, ponto que precisamos trabalhar, de maneira que não inviabilize o cuidado”, afirmou.
Edição: Carolina Pimentel

Brasil e Rússia discutem cooperação em segurança para a Copa do Mundo de 2018

Yara Aquino - da Agência Brasil
Brasília - Presidente Michel Temer durante audiência com Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Federação da Rússia ( Marcos Corrêa/PR)

Presidente Michel Temer durante audiência com Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Federação da RússiaMarcos Corrêa/PR




Autoridades da área de segurança do governo da Rússia reuniram-se hoje (4) com o presidente Michel Temer e integrantes do governo brasileiro e um dos temas discutidos foi a cooperação na área de segurança na Copa do Mundo de 2018. A Rússia vai sediar a competição, e o Brasil foi o último país a receber os jogos, em 2014.
Temer recebeu o secretário do Conselho de segurança da Rússia, general Nikolai Patrushev, e, além de tratar de cooperação para segurança na Copa da Rússia, também foi tema do encontro a cooperação na área de inteligência para combate a crimes em região de fronteira.
Após a conversa entre Temer e Patrushev, uma reunião ampliada foi realizada com representantes da área de segurança institucional do Brasil e da Rússia, que discutiram temas como combate ao terrorismo internacional e assuntos de inteligência de interesse do Brics, grupo formado por Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul.
Brasília - Reunião entre o Secretário do Conselho de Segurança da Federação da Rússia, Nikolai Patrushev, e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Sergio Etchegoyen. Participaram da re
Autoridades russas se reúnem com o ministro da Justiça, Torquato Jardim, e o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, para discutir a cooperação na área de segurança na Copa de 2018José Cruz/Agência Brasil
A reunião foi presidida pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Sérgio Etchegoyen, e o general Nikolai Patrushev. O ministro da Justiça, Torquato Jardim, também participou das discussões.
Etchegoyen disse que apesar das diferenças culturais, o Brasil e a Rússia têm questões de segurança em comum devido à extensão do território e das regiões de fronteira.
“Não vivemos a angústia de compartilhar fronteiras com nações postas em cheque pelo terrorismo, em contrapartida temos que exercer vigilância constante contra o crime organizado, especialmente o narcotráfico”, disse Etchegoyen na abertura da reunião, referindo-se às questões de segurança do Brasil.
O general russo disse que o Brics já se tornou um mecanismo fundamental para a cooperação em assuntos de economia e de segurança e manifestou o interesse do governo russo nas ações brasileiras de combate aos crimes fronteiriços.
Edição: Graça Adjuto

sábado, 2 de dezembro de 2017

Santa Cruz/RN: Capotamento é registrado na manhã deste Sábado (02) na BR-226


Um acidente de transito tipo capotamento foi registrado na manhã deste sábado, 02 de dezembro, na BR-226, nas proximidades da curva do Fama Casa Show, em Santa Cruz, RN. Segundo informações, uma mulher que conduzia o veiculo perdeu o controle e acabou capotando, mas apesar do grave acidente que o carro ficou com as quatro rodas para cima, as ocupantes tiveram apenas escoriações pelo corpo e passam bem.

Já um senhor de 78 anos, que estava sendo levado para Natal, sofreu alguns ferimentos e foi socorrido pela ambulância do SAMU para Hospital Regional Aluízio Bezerra, em Santa Cruz.

Do Blog DL

sábado, 25 de novembro de 2017

Jovem de 16 anos é morto a tiros em Santa Cruz

plantaopolicial-okA Polícia Militar registrou mais um homicídio em Santa Cruz. Dessa vez, um jovem de 16 anos de idade foi morto a tiros no bairro Paraíso, no setor conhecido por Vila de Wilson.
Foi vitima o jovem identificado inicialmente por João Pedro. Ele estava com amigos quando homens chegaram e dispararam contra a vítima, que não teve reação e morreu na hora. A Polícia Militar faz diligencias em busca dos acusados de cometerem o crime.
Não há informações do que possa ter causado a morte do jovem. A Polícia Militar agora isola a área aguardando a chegada do ITEP para remoção do corpo. O caso será investigado pela Polícia Civil de Santa Cruz.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

SANTA CRUZ : MAIS UM HOMICÍDIO É REGISTRADO NA NOITE DESTA TERÇA FEIRA (14)


O JOVEM ERIC JORDAN DE SOUZA CARDOSO

A Polícia Militar de Santa Cruz registrou por volta das 21 hrs dessa terça-feira (14) um crime de homicídio por arma de fogo na rua Gastão Nunes, Bairro do Paraíso em Santa Cruz. A vitima foi identificada pelo nome de Heric Jordan de Souza Cardoso, 20 anos.

Segundo informações colhidas  junto a autoridade Policial, a vítima estava em uma moto Honda de Placa, HDC-5723, preta, quando uma dupla chegou em outra moto e fizeram vários disparos contra a vítima que não reagiu e veio a óbito no local do crime.

A PM está no local fazendo isolamento da área até a chegada do Itep. Esse homicídio com características de execução será investigado pela equipe de investigação da 9ª DRP de Santa Cruz.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Atriz e humorista Márcia Cabrita morre aos 53 anos


A atriz e humorista Márcia Cabrita morreu hoje (10) aos 53 anos de idade. A morte da artista foi informada pela TV Globo, onde ela trabalhava. Seu trabalho mais recente foi a novela Novo Mundo, exibida na emissora entre março e setembro deste ano.

Nascida em Niterói, em 1964, a atriz foi diagnosticada com câncer no ovário em 2010. Depois da descoberta da doença, ela fez uma cirurgia para retirada dos ovários e do útero e quimioterapia, segundo informações da Globo.

Entre os trabalhos da atriz, destacam-se o humorístico Sai de Baixo, de 1997 a 2000, As Noivas de Copacabana (1992), Desejos de Mulher (2002), Sete Pecados (2007), Beleza Pura (2008) e Morde e Assopra (2011).

Da Agência Brasil
Foto: Mauricio Fidalgo/GShow)

Centrais sindicais fazem protestos contra a reforma trabalhista

Daniel Mello, Pedro Peduzzi e Akemi Nitahara - Repórteres da Agência Brasil


Brasília - Centrais sindicais realizam manifestação contra a reforma trabalhista, na Esplanada dos Ministérios (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Centrais sindicais realizam manifestação contra a reforma trabalhista, na Esplanada dos Ministérios Marcelo Camargo/Agência Brasil

As centrais sindicais fazem hoje (10) atos em diversos estados pedindo a revogação de alguns pontos do texto da reforma trabalhista aprovado em julho pela Câmara e que entra em vigor a partir de amanhã (11).
Em São Paulo, alguns milhares de trabalhadores estiveram na Praça da Sé, no centro da cidade, no final da manhã. Os manifestantes carregavam bandeiras, acompanhados por carros de som e balões coloridos.
“Nós queremos construir alguma coisa que seja equilibrada. Essa reforma é essencialmente empresarial, 117 artigos da cartilha empresarial. Nada contra os empresários, mas não tem nenhum artigo que tenha um foco social ou olhar sindical”, criticou o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah.
Segundo o dirigente sindical, a lei tem uma série de artigos que “tiram direitos e precarizam a relação entre capital e trabalho”. Entre os pontos apontados como mais problemáticos, Patah citou o trabalho intermitente e o fim da homologação das demissões pelos sindicatos.
O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, disse que acredita na capacidade de mobilização dos trabalhadores para pressionar mudanças na legislação. “Mais do que nunca, acho que é possível construirmos uma grande greve. Fizemos uma com 35 milhões de pessoas, podemos fazer outra”, disse, em referência ao dia de paralisações realizado em abril.
Brasília
Na capital do país, cerca de 150 pessoas, segundo a Polícia Militar (PM), participaram de uma manifestação organizada pela CUT no Espaço do Servidor da Esplanada dos Ministérios pela manhã. Tanto a PM como os organizadores classificaram o movimento como pacífico. “Além disso, como não haverá deslocamento, não foi necessário usarmos maior efetivo”, disse à Agência Brasil o sargento Franklin Lima.
De acordo com o presidente da CUT-DF, Rodrigo Brito, a ideia é montar uma “tribuna popular para as pessoas apresentarem os pontos que consideram importantes para o enfrentamento que em breve deve ocorrer por conta da aplicação da reforma trabalhista e da proposta de reforma da Previdência que está em tramitação no Congresso Nacional”. Na manifestação, a central coleta assinaturas para um projeto de iniciativa popular que pede a revogação da reforma trabalhista e contra a subcontratação de trabalhadores.
Um outro ato, organizado pelas demais centrais sindicais, está previsto para o final da tarde. Segundo Brito o que levou à separação dessas manifestações foi a discordância sobre a obrigatoriedade da cobrança do imposto sindical. “Se é que podemos dizer que houve uma coisa boa nessas mudanças, foi exatamente o fim do imposto sindical, porque quem deve decidir se vai colaborar é o trabalhador, por meio de assembleias, e não o governo”, disse o dirigente da CUT.
Rio de Janeiro
No estado do Rio, diversos atos marcaram hoje o Dia Nacional de Protestos. Um ato foi realizado perto da prefeitura da capital, com a participação de trabalhadores, desempregados e sem-teto. Eles protestam pelo direito de “se aposentar e trabalhar dignamente”, segundo o integrante da executiva da Central Sindical Popular (CSP-Conlutas-RJ), Luiz Sérgio. Ele afirmou que as manifestações também criticam a situação do estado e do município e que os servidores da saúde e da educação fizeram hoje uma paralisação de 24 horas. No fim da tarde, está previsto um ato unificado na Candelária.
Houve interrupção de trânsito no início da manhã na ponte Rio-Niterói, com incêndio de um carro; na avenida Francisco Bicalho, no Centro da capital, onde foram incendiados pneus; e na Rodovia Washington Luiz, na pista lateral sentido Juiz de Fora, na altura da Refinaria Duque de Caxias. O trânsito nos três locais foi liberado até o meio da manhã.
Os trabalhadores dos portos fizeram um ato em frente às Docas, na zona portuária do Rio, no início da manhã e realizam hoje uma espécie de “operação tartaruga”, segundo o diretor do sindicato da categoria, Walter de Paula Filho. Para ele, as mudanças terão impacto sobre os trabalhadores de operadoras portuárias, em função da implantação do trabalho intermitente. “Isso é um crime, o cara só receber quando trabalha, estão criando o desempregado exclusivo”, avaliou.
Funcionários do setor elétrico se reuniram na frente da Eletrobras, no centro, para protestar também contra a privatização da estatal. Houve ainda mobilizações de professores, trabalhadores da Casa da Moeda e profissionais da comunicação.
Frentes populares e sindicatos realizaram protestos também nas cidades de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; em Angra dos Reis, no sul fluminense; e em Campos, no norte fluminense.

*Matéria ampliada às 13h44

Edição: Lidia Neves

Ministro do STJ rejeita pedido de afastamento do governador Robinson Faria

Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou nesta quinta-feira (9) o pedido feito pelo Ministério Público Federal para afastar o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, de suas funções. A decisão monocrática do ministro Raul Araújo, que é relator do caso, negou todas as medidas cautelares solicitadas pela denúncia. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (10).
MPF denunciou o governador em setembro por obstrução de Justiça, após deflagração da Operação Anteros, que apurou manobras ilegais por parte de Robinson Faria e de servidores do governo potiguar para impedir investigações sobre os desvios na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Os desvios foram investigados dentro da Operação Dama de Espadas.

Evento de lançamento do Papai Noel dos Correios no RN será na segunda



É tempo de cultivar a solidariedade nas agências dos Correios! As cartinhas da Campanha Papai Noel dos Correios estarão disponíveis para adoção a partir de amanhã (10). Na segunda-feira (13), às 9h, no Edifício Sede dos Correios do Rio Grande do Norte, na Ribeira, será realizada a cerimônia de lançamento dos tradicionais selos de Natal, que contará com a presença do Papai Noel, apresentações culturais das crianças e a leitura de cartas enviadas ao bom velhinho.

Como resultado da iniciativa dos próprios empregados, a campanha se consolidou, ao longo dos últimos 28 anos, como uma das maiores campanhas natalinas e uma das principais ações de responsabilidade social dos Correios e de todo o país.

O objetivo principal da ação é responder às cartas das crianças que escrevem ao bom velhinho e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Somente nos últimos três anos, no RN, foram mais de 31 mil presentes entregues.

A campanha contempla cartas de estudantes de escolas da rede pública (da Educação Infantil até o 5º ano do ensino fundamental), previamente indicadas pelas secretarias de educação, e de instituições parceiras, como casas de apoio e núcleos socioeducativos, que escrevem diretamente ao Papai Noel. Desde 2010, os Correios estabeleceram essas parcerias a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP.

Como funciona

A adoção na campanha é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas nas agências dos Correios de Natal, Parnamirim, Assu, Apodi, Caicó, Currais Novos, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Santa Cruz, Pau dos Ferros e Rafael Godeiro. Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa.

Os presentes são recebidos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita no próprio fluxo postal. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.

Todas as informações sobre o Papai Noel dos Correios 2017 poderão ser obtidas no hotsite, no endereço http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios.

SÍTIO NOVO - Nota de Desaparecimento: Procura-se um pai de família conhecido por ADONIAS GOMES



Procura-se o senhor Adonias Gomes de 71 anos, marido de dona Francisca, residente da cidade de Sítio Novo.

Segundo informações que chega à este Blog seu Adonias está desaparecido desde quarta-feira (08), quando saiu para receber um dinheiro que sua esposa mandou. Qualquer informação será muito importante!

Seu Adonias Gomes é residente da Rua Maria Aparecida ferreira de Medeiros, Sítio Novo.

A família pede que se alguém reconhecer e encontrar, ou quem tiver quaisquer informações sobre seu Adonias Gomes, ligar para (84) 9 9601 9201 ou 9 8825 9896 ou avise as autoridades locais.

Fonte: Blog Tangará Acontece

VENDE-SE UM TERRENO NO BAIRRO ALEGRE 1 EM SANTA CRUZ/RN























Vende-se este terreno Medindo 10 Metros de Frente por 23 Metros de Fundo,com ótima localização, o mesmo localiza-se no Bairro Alegre 1 em Santa Cruz/RN.

Contato: 9 9668-2617

Polícia Civil prende acusado de participar de assalto a ótica e troca de tiros no Centro de Santa Cruz

IMG-20171110-WA0063A Polícia Civil de Santa Cruz prendeu na manhã desta sexta-feira Alain Delon Patrício, conhecido por Playboy, autor de cometer crime de roubo na capital do Trairi. 
O homem foi preso devido a um mandado de prisão judicial em aberto. Ele é acusado de participar de um assalto a uma ótica na praça Coronel Ezequiel Marcelino, no Centro de Santa Cruz, que resultou em perseguição policial. 
A Polícia Militar, a época, prendeu um dos acusados e Alain Delon fugiu e foi preso hoje em uma residência no bairro Paraíso, setor conhecido por Alto do Cruzeiro.
Alain Delon Patrício será encaminhado a uma unidade prisional do estado, já que o CDP de Santa Cruz foi fechado pela Secretaria de Justiça e Cidadania. 
Fonte: Blog do Édipo Natan

Jovens estão perdendo audição por causa de fones de ouvido, alerta conselho

Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil
Conselho alerta sobre aumento da surdez entre jovens - Foto Cyntia Veras/Governo do Piauí
Conselho Federal de Fonoaudiologia alerta sobre aumento da surdez entre jovens - Foto Cyntia Veras/Governo do Piauí

A cada dia, mais jovens apresentam perda de audição - Foto Prefeitura de Osvaldo Cruz (SP)
A cada dia, mais jovens apresentam perda de audição - Foto Prefeitura de Osvaldo Cruz (SP)Prefeitura de Osvaldo Cruz (SP)

A cada dia, mais jovens estão apresentando perda de audição causada pelo uso irregular de fones de ouvido. O alerta é feito pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). “Os adolescentes usam esse equipamento de som com volume muito alto. A gente vem notando que a audição deles não é tão normal como antigamente, já tem mais perda. E se continuar a usar esse som alto, eles terão uma perda irreversível, não volta mais ao normal”, disse a presidente do CFFa, Thelma Costa.
Segundo ela, as perdas auditivas por causa de ruído estão aumentando entre a população, tanto por ruído industrial, quanto por equipamentos de som. Ela cita como exemplo o caso dos músicos, lembrando que existem protetores auditivos que selecionam o som. "Então, eles conseguem seguir com a profissão e estão se prevenindo, o que não acontece com os adolescentes.
A presidente do CFFa orienta os pais e responsáveis a monitorar o volume dos fones de ouvido. “Se você estiver a 1 metro da pessoa e ouvir o que ela está escutando, ela provavelmente terá uma perda de audição. A 1 metro de distância, você não deve ouvir o que a pessoa está escutando no fone de ouvido”, reforçou Thelma, que é especialista em audiologia.
A orientação é baixar o volume. Segundo ela, já houve uma proposta de projeto de lei no Congresso Nacional para que esses equipamentos tenham controle máximo de volume, mas ele não foi aprovado. Além disso, a fonoaudióloga explicou à Agência Brasil que as escolas precisam pensar melhor na estrutura das salas de aulas, para que sejam construídas em locais mais silenciosos ou com melhor acústica.
Prevenção e tratamento
Hoje (10), no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, o CFFa alerta que existem várias situação que podem causar problemas de audição e muitos delas são preveníveis. Thelma explica que as causas para a perda de audição dependem da fase da vida. Os bebês, por exemplo, podem nascer com deficiência auditiva por problemas na gestação, quando a mãe é usuária de drogas, teve sífilis ou rubéola durante a gravidez, ou problemas no parto. “Por isso é importante fazer o teste da orelhinha na maternidade, para saber se nasceu surdo ou não e intervir, se necessário”, disse.
No caso das crianças, as otites devem ser tratadas com cuidado e a vacinação deve estar em dia. Doenças como meningite e caxumba podem causar perda de audição, por exemplo, e há vacinas disponíveis na rede pública. No caso dos adolescentes, além do uso irregular dos equipamentos de som, eles podem ter as mesmas patologias das crianças.
Há causas que não são preveníveis, como algumas doenças em adultos, otosclerose e AVC por exemplo, e em casos de AVC, além das perdas progressivas causadas pela idade. “Mas há muitas que se consegue prevenir, principalmente por exposição ao ruído”, enfatizou Thelma.
Segundo a presidente do CFFa, a tecnologia de aparelhos auditivos melhorou muito ao longo do tempo, inclusive sendo implantada dentro do ouvido. Entretanto, mais importante que a amplitude do som é a qualidade desses equipamentos. “Antigamente, se colocava o aparelho e ele aumentava o som. O paciente escutava, mas continuava sem compreender. Hoje é como se aumentasse o volume com um som estereofônico muito melhor. O paciente ouve e tem uma qualidade sonora muito boa”, disse.
Thelma explicou ainda que, antigamente, só usava aparelho quem apresentava uma perda moderada de audição. Hoje, qualquer pessoa com perda leva, dependendo da necessidade, é um paciente em potencial para o uso de aparelho de amplificação. “Mas o uso do aparelho não previne a progressão da perda de audição. A prevenção, no caso de exposição a ruído, é parar de se expor, então aquela perda estaciona, mas não melhora”, ressaltou.
Tema do Enem
A fonoaudióloga comentou também o tema da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano - “Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil”. Segundo ela, muitas pessoas argumentaram que o aluno do ensino médio não tem conhecimento para discorrer sobre o tema, mas para Thelma, o assunto da inclusão deveria ser debatido por todos, inclusive porque o deficiente auditivo faz parte da comunidade escolar, assim como qualquer pessoa com deficiência.
“Já os desafios são vários, porque existe a questão da formação do professor. O aluno, seja surdo ou com qualquer deficiência, é colocado na sala de aula, mas não é incluído, muitas vezes porque o professor não tem formação para incluir. É muito mais fácil incluir pessoas com deficiência física, mas com relação ao surdo, é preciso ter um intérprete e uma maneira diferente de dar aula. É um desafio, sim, e muitos professores terão que saber lidar com a educação do surdo”, disse.
As questões da inclusão e do preconceito devem ser debatidas não só nas escolas, mas em toda a sociedade, pois pessoas com perdas profundas de audição precisam ser compreendidas em todos os lugares. “Muitas vezes, o surdo, que é quem tem perda profunda, se depara com situações onde não consegue compreender e ser compreendido”, explicou Thelma.
O preconceito existe ainda na própria pessoa com deficiência auditiva. “A primeira pergunta que ela faz é se o aparelho vai aparecer. Como se, desaparecendo o aparelho, desaparece o problema. Isso é preconceito da própria pessoa. E a gente pergunta: 'Mas você usa óculos? Qual é a dificuldade e a diferença?'”, acrescentou a especialista.

Edição: Graça Adjuto