quinta-feira, 26 de julho de 2018

Comitê do Garantia-Safra aprova cotas e valores para a safra 2018/2019

O Comitê Gestor do Garantia-Safra aprovou os valores e cotas do benefício para a safra 2018/2019. Serão disponibilizadas 1,350 mil cotas e mantido o valor de R$ 850, no qual o agricultor contribui com R$ 17; o município com R$ 51; o estado com R$ 102; e a União com R$ 340.
A resolução, com as cotas para cada estado, foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União. O Ceará é o estado com o maior número de cotas, seguido da Bahia.
O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que garante aos agricultores dos estados do Nordeste, além de Minas Gerais, um auxílio financeiro quando há perda de ao menos 50% da produção devido à seca.
Edição: Fernando Fraga

Por Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil

Maior eclipse total da Lua do século 21 ocorre nesta sexta

Fenômeno conhecido como “Lua de Sangue” poderá ser visto no Brasil

Olhar para o céu no início da noite de amanhã (27) será um convite obrigatório. A partir das 16h30 começa o eclipse lunar mais longo do século 21, que deve durar cerca de uma hora e 43 minutos. Em quase todo o planeta será possível acompanhar o fenômeno que, geralmente, ocorre duas vezes por ano, com um tempo de duração de 60 a 80 minutos, podendo durar até muito menos. Em 2015, por exemplo, a cobertura total da Lua durou apenas 12 minutos.
“Agora a Lua vai atravessar bem no centro da sombra da Terra”, explicou a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional. E é por isso que vai demorar mais tempo até que ela volte a aparecer. Mas, no Brasil, essa fase do eclipse não será visível pelo período integral de 104 minutos. “Toda a parte leste do Brasil vai ver a Lua nascer já durante o eclipse total. Dependendo do lugar, no Rio de Janeiro, por exemplo, a Lua vai nascer 17h26, quando o céu ainda estará claro. Por volta de 18h13, fica mais visível e é quando começa o eclipse parcial [quando a Lua começa a sair da sombra da Terra]”, afirmou.
O eclipse da Lua acontece quando o Sol, Terra e Lua ficam alinhados nesta ordem. O Sol, iluminando a Terra, faz uma sombra no espaço em duas partes: a penumbra, que ainda revela raios do Sol, e a umbra que não recebe qualquer feixe de luz. “Quando a Lua, caminhando em torno da Terra, penetra totalmente na sombra escura temos o eclipse total”, completou a pesquisadora.
No Brasil, em toda a parte leste do país, a Lua já vai nascer na fase total do eclipse, fase que termina às 18h13, no horário de Brasília. A partir desse horário, a Lua começa a sair da sombra mais escura da Terra [umbra], iniciando o eclipse parcial, que dura até 19h19. O fenômeno completo, que inclui a fase penumbral do eclipse, termina às 20h29. Segundo Josina, o eclipse total será visto por toda as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. “O Centro-Oeste e parte da Região Norte verá o eclipse parcial e a parte mais a oeste da Região Norte verá somente o eclipse penumbral”, disse.
Se o tempo do fenômeno já carrega um grau de ineditismo, o espetáculo promete ser ainda maior pelas cores com as quais a Lua despontará no horizonte: um efeito laranja avermelhado que dá nome à Lua de Sangue, provocado durante o eclipse total.
“Depois que o sol se põe você tem a tonalidade do horizonte avermelhado que é causado pelos raios de sol passando pela atmosfera. Ou seja, mesmo sem ver o sol, ainda recebe um pouco dessa luz. Os tons vermelhos são os menos filtrados e acabam se destacando mais. O mesmo acontece no eclipse total da Lua. Quando está totalmente na umbra [sombra mais escura da Terra] fica totalmente escura mas ainda chega à Lua os raios solares que passam pela atmosfera da Terra. Passam os mais próximos do vermelho e ela fica com essa tonalidade”, explicou a pesquisadora.
O show celeste ainda promete a maior visibilidade de planetas que estarão na mesma linha. Marte, sem dúvida, merecerá o destaque por estar, desde o início do ano, em máxima brilhância, se destacando como um ponto vermelho ao lado da Lua. O pico desse efeito está previsto para o dia 3 de agosto, mas já é impossível ignorar a presença desse planeta visto a olhos nus. “Júpiter também estará no alto. Vênus está a oeste e Saturno estará entre Marte e Júpiter, na mesma linha, também muito brilhante mas menos que Marte.”
Edição: Maria Claudia
Por Carolina Gonçalves – Repórter da Agência Brasil

Inscrições para o Encceja podem ser feitas até amanhã

As pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada e atualmente estão detidas em unidades prisionais ou socioeducativas têm até amanhã (27) para se inscreverem no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL) 2018.
A aprovação nas provas é uma forma de regularizar o nível escolar dos candidatos que precisam ter, no mínimo, 15 anos para tentar a certificação do Ensino Fundamental e, pelo menos 18, no caso do Ensino Médio.
As inscrições para o exame começaram no último dia 16. Quem faz a inscrição é o responsável pedagógico das unidades prisionais e socioeducativas que aderiram, entre 9 e 20 de julho, ao Encceja. Esse mesmo responsável irá acompanhar os resultados e pleitear a certificação do participante.

Datas das provas

As provas estão previstas para os dias 18 e 19 de setembro, e serão divididas em quatro testes objetivos, com 30 questões de múltipla escolha e uma redação.
Para obter o certificado ou declaração de proficiência, o participante deve conseguir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, o que corresponde a 50% do total distribuído.
O exame para o ensino fundamental inclui questões de Ciências Naturais, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática.
Para o ensino médio, o exame exigirá conhecimento nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Na edição do ano passado, 74,1 mil pessoas privadas de liberdade se inscreveram no Encceja Nacional PPL. Do total, 44,1 mil buscavam a certificação do ensino fundamental e quase 30 mil, a certificação do ensino médio. As provas foram aplicadas em 1.329 unidades prisionais.
Edição: Kleber Sampaio

Por Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil

Trabalhadores já podem sacar abono do PIS/Pasep de 2017

Começa hoje (26) o pagamento do abono salarial referente ao ano base 2017. A estimativa é que sejam destinados R$ 18,1 bilhões a 23,5 milhões de trabalhadores.
Conforme o calendário de pagamento, quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício ainda este ano. Já os nascidos entre janeiro e junho, terão o recurso disponível para saque no ano que vem. Em qualquer situação, o dinheiro ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho de 2019, prazo final para o recebimento.
Para ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos um mês em 2017 com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador já deveria estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O valor que cada trabalhador tem para sacar é proporcional ao número de meses trabalhados formalmente. Quem trabalhou o ano todo recebe o valor cheio, que equivale a um salário mínimo (R$ 954). Quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo, que é R$ 80.
Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao Programa de Integração Social (PIS), sacam o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal. Para saber se tem algo a receber, a consulta pode ser feita pessoalmente, pela internet ou no telefone 0800-726-0207.
Para os funcionários públicos vinculados ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), a referência é o Banco do Brasil, que também fornece informações pessoalmente, pela internet e pelo telefone 0800-729-0001.
O abono salarial do PIS/Pasep é um benefício pago anualmente com recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), abastecido por depósito feitos pelos empregadores do país. Além do abono salarial, o FAT custeia o programa de Seguro-Desemprego e financia programas de desenvolvimento econômico. Os recursos do abono que não são sacados pelos trabalhadores no calendário estabelecido todos os anos retornam para o FAT, para serem usados nos demais programas.
Edição: Valéria Aguiar

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Sem vice e sem alianças, Jair Bolsonaro agora precisa debelar crise na cúpula do seu partido

Foto: Reprodução
Coluna Painel de Daniela Lima na Folha informa que, sem vice e com dificuldade de fechar alianças, Jair Bolsonaro ainda será obrigado a debelar uma crise na cúpula de seu partido, o PSL
Ele se incorporou à sigla em março, levando alguns nomes de confiança. Agora, um de seus principais assessores, Gustavo Bebianno, está em franco conflito com outros dirigentes da sigla. O desconforto se agravou nos últimos dias. Houve intensa troca de mensagens e integrantes do diretório nacional ameaçam redigir carta que documente a insatisfação.
Segundo a Folha de S.Paulo, um dos ganchos para a confusão foi o adiamento da Cúpula Conservadora das Américas. O evento foi organizado por aliados de Bolsonaro para fazer contraposição ao Foro de São Paulo. Bebianno aconselhou o presidenciável a não ir ao ato e revoltou os que o estruturaram. Ao acatar o conselho do assessor, nesta quarta (25), Bolsonaro desencadeou sem querer intenso bombardeio sobre ele. Até familiares criticaram a influência que Bebianno exerce sobre o político.
A intervenção do assessor fortaleceu dois grupos de insatisfeitos: deputados que apoiam Bolsonaro e reclamam do prestígio de Bebianno e antigos dirigentes do PSL. As alas traçam estratégias para miná-lo. Procurado, Bebianno, que é presidente interino do PSL, não respondeu, complementou a coluna.

Liderando pesquisa, Geraldo Melo será homologado candidato ao Senado domingo

O nome do ex-senador Geraldo Melo será confirmado como candidato a uma das duas vagas no Senado Federal, representando o Rio Grande do Norte. O PSDB fará sua convenção estadual na manhã deste domingo, dia 29, no Hotel Holiday Inn, próximo ao Arena das Dunas, a partir das 8h. O momento alto será a partir das 9h.

Geraldo Melo cresceu na pesquisa feita pelo Instituto IBOPE e divulgada pelo jornal Tribuna Do Norte. A pesquisa registra empate técnico na primeira posição, na soma dos dois votos possíveis, entre o senador Garibaldi Alves (MDB) o ex-senador Geraldo Melo (PSDB). A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 17 de julho passado, ouvidos 812 eleitores no RN. A margem de erro de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Os registros da Pesquisa, junto à Justiça Eleitoral, são RN-03429/2018(TRE) e BR-07949/2018(TSE).

“É apenas o resultado de uma pesquisa. Nada mais. Mas é um resultado bastante animador para quem, como eu, estava em casa, afastado da vida pública”, afirmou Geraldo Melo. O ex-senador e ex-governador avalia que os números são positivos uma vez que ele sequer começou a fazer campanha. “A campanha nem começou. Somos pré-candidato e aguardamos as convenções. Tenho muita confiança de que terei oportunidade de ajudar o povo brasileiro a construir um Brasil novo, que seja ético, limpo, moderno, competitivo, livre e com tolerância zero para a insegurança e a corrupção”, reforçou.

Com o respaldo do PSDB ao seu nome, Geraldo Melo iniciou desde junho uma série de visitas às regiões do interior potiguar. “Se parto com o apoio das lideranças que fazem hoje o maior partido do Rio Grande do Norte, então vamos percorrer todas as regiões e os municípios ouvindo os anseios da população e contribuindo mais uma vez com nossa experiência no Senado”, afirmou Geraldo Melo, que já foi 1º vice-presidente do Congresso Nacional, de 1995 a 2002.

Caberá aos convencionais do PSDB: A escolha de candidaturas do partido para as eleições gerais 2018, na esfera estadual; definir a nominata que irá compor a(s) coligação(ões) proporcional(is), composta por candidatos a Deputado Federal e Deputado Estadual; escolher candidatos a Senador e suplente de Senador; definir as coligações majoritária e proporcional; denominar as coligações; representantes de Coligações e demais matérias pertinentes a eleição 2018.

No Rio Grande do Norte, o PSDB conta com 33 prefeitos e vice-prefeitos, 109 vereadores, inclusive com representação em Natal, Mossoró, Parnamirim, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Nísia Floresta e colégios eleitorais importantes como Currais Novos, Nova Cruz, Touros, Apodi, São Miguel, Angicos, Lajes e São Tomé, no Potengi. Os Diretórios Municipais e as Comissões Provisórias do PSDB estão presentes em todas as regiões reforçadas recentemente no Agreste, Trairi, Alto, Médio e Oeste Potiguar, além das regiões Potengi, Seridó, Salineira e Mato Grande.

Unidade Móvel do SESC Mulher estará em Santa Cruz com atendimentos gratuitos a população

Foto: Reprodução

























Será instalado em Santa Cruz nos meses de agosto e setembro a unidade móvel SESC Mulher, que leva atendimentos em saúde para as mulheres de todo Rio Grande do Norte.

A unidade, que é considerada uma clínica móvel, oferece serviços de exames de mamografia e preventivo, que ajuda a mulheres a descobrirem precocemente câncer da mama ou do colo do útero. Serão cerca de 40 dias com atendimentos diários em Santa Cruz.

A unidade atenderá de forma gratuita a demanda que o município irá ofertar, além de também prestar serviços de educação em saúde, com palestras que serão oferecidas a toda a população sobre doenças comuns na região.

A Unidade Móvel SESC Mulher tem levado atendimento gratuito a população de diversos municípios potiguares. Somente em Santa Cruz, serão 40 exames de mamografia e preventivo por dia, com expectativa de mais de mil atendimentos ao longo do período em que estiver na cidade.

Blog do Édipo Natan

quarta-feira, 25 de julho de 2018

MATUTA JUNINA APRESENTA A FESTA DO ATÉ LOGO

Conselheiro tutelar é morto a tiros no Agreste potiguar

Crime aconteceu na noite deste terça-feira (24) em Tangará. Ninguém foi preso.
Conselheiro tutelar é morto a tiros no Agreste potiguar (Foto: Redes Sociais)
Um homem foi morto na noite desta terça-feira (24) em Tangará, na região Agreste portiguar. Ele era conselheiro tutelar do município.

De acordo com a Polícia Militar, Walfran Carlos Bezerra e Silva, de 33 anos, chegava em casa, na Rua Pedro Clementino, quando foi assassinado a tiros. Ninguém foi preso.

A PM ainda não tem informações sobre quantas pessoas participaram do crime ou se algum veículo foi utilizado. O homicídio será investigado pela Polícia Civil.
G 1 RN

terça-feira, 24 de julho de 2018

Termina hoje prazo para inscrição no Fies

O resultado da seleção será divulgado no dia 30 deste mês

Após prorrogação, termina às 23h59 de hoje (24) o prazo para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para vagas no segundo semestre deste ano. As inscrições devem ser feitas na página do Fies, na internet.
Nesta edição, são ofertadas pelo menos 155 mil vagas, das quais 50 mil com juro zero. O programa concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas que tenham avaliação positiva do Ministério da Educação.
O resultado da seleção do Fies será divulgado no dia 30 deste mês, em chamada única. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição do dia 30 deste mês até 3 de agosto e, em seguida, fechar a contratação do financiamento.
Pode concorrer às vagas quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, teve média igual ou superior a 450 pontos e não tirou zero na redação.

Modalidades

O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar do candidato. A que tem juro zero destina-se a candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos (R$ 2.862). Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, e o limite máximo semestral de R$ 42 mil.
A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre três (R$ 2.862) e cinco salários mínimos (R$ 4.770). Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.
Edição: Valéria Aguiar
Por Yara Aquino - Repórter da Agência Brasileira

PIB recua 1% no trimestre encerrado em maio, diz FGV

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve queda de 1% no trimestre encerrado em maio deste ano na comparação com o trimestre encerrado em fevereiro. O dado, do Monitor do PIB, foi divulgado hoje (24) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Na comparação com o trimestre encerrado em maio de 2017, no entanto, foi registrado crescimento de 0,5%.
Considerando-se apenas o mês de maio, houve quedas de 1,5% na comparação com abril deste ano e 1,8% na comparação com maio do ano passado.

Segmentos

Os três setores produtivos (agropecuária, indústria e serviços) tiveram queda do trimestre finalizado em fevereiro para o trimestre encerrado em maio, com destaque para a indústria, que recuou 2,3%, desempenho puxado pela indústria da transformação (4,1%) e a construção (1,1%). A extrativa mineral teve alta de 1,8% e a produção de eletricidade, de 0,3%.
A agropecuária recuou 1,3% e os serviços, 0,1%. No setor de serviços, os piores desempenhos ficaram com os segmentos de transporte (5,3%) e comércio (2,2%).
Sob a ótica da demanda, os investimentos tiveram queda de 4% e as exportações, de 6,8%. O consumo das famílias também recuou, mas de forma mais moderada (0,1%). O consumo do governo foi o único segmento com alta (0,6%). As importações tiveram queda de 5,1%.
Edição: Valéria Aguiar

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

Copa de 2022 pode ajudar Brasil a aumentar negócios com Catar

A antiga imagem de “pátria de chuteiras” e a expertise com a Copa do Mundo de 2014 podem beneficiar os negócios do Brasil no Catar, país-sede do próximo mundial de futebol.
Há oportunidade para empresas brasileiras prestarem serviço em área de logística e segurança e, também, para fornecer material de construção civil como mármore, madeira, louça sanitária, piso cerâmico.
Além disso, graças a um termo de cooperação assinado em maio de 2010, o Brasil pode atender o Catar em um nicho de atividades, como medicina esportiva. No próximo ano a seleção de futebol do Catar participa como convidada da Copa América que será realizada no Brasil.
Quem chama atenção para as oportunidades do pequeno país é o diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby. “Do ponto de vista estratégico, o Catar é um mercado para o Brasil. Não é tão grande como outros mercados, mas vale a pena buscar visto que há um excedente de capital lá disponível”.
Costa do Catar, país que irá sediar a Copa do Mundo de 2022
Doha, capital do Catar, país que irá sediar a Copa do Mundo de 2022 - Naseem Zeitoon/Reuters/Direitos reservados

O Catar é considerado o país com maior renda per capita do mundo - US$ 144.426, segundo a revista Global Finance Magazine – e dispõe de cerca de 15% das reservas conhecidas de petróleo.
Para Alaby, a aproximação com o Catar pode atrair mais investimentos no Brasil, “num momento que precisamos de dinheiro do exterior”. Há capital do Catar na exploração de petróleo, na aviação civil e no mercado financeiro no Brasil. A estatal Qatar Petroleum (QPI Brasil Petróleo Ltda) explora blocos na camada, e há dinheiro do país árabe na Airlines Brasil e nas operações do Banco Santader Brasil.
A corrente de comércio entre o Brasil e o Catar é baixa. Atingiu mais de US$ 866 milhões no ano passado, apenas 0,23% do total negociado com os 22 países da Liga de Estados Árabes.
O comércio entre os dois países é deficitário para o Brasil. Os principais produtos exportados são alumínio, minério de ferro e carne. Os principais produtos importados são derivados de petróleo.
Edição: Carolina Pimentel

Por Gilberto Costa - Repórter da Agência Brasil

Com obras adiantadas, Catar tem outros desafios até Copa de 2022

O Catar caberia no estado de Sergipe e sua população é menor que a da Baixada Fluminense. Mesmo assim, ainda está na mesa a possibilidade de, em 2022, o país receber 48 seleções na maior Copa do Mundo da história. Sob a vigência da lei islâmica, o país restringe a liberdade das mulheres e LGBTs e o consumo de álcool em lugares públicos e está prestes a receber hordas de torcedores que cada vez mais incluem pessoas de todos os gêneros e que, no Brasil e na Rússia, não economizaram na bebida. Para completar, essa nação rica em petróleo e tecnologia vive um momento de conturbadas relações com seus vizinhos e sofre um embargo econômico e político por parte de nações poderosas na região, como a Arábia Saudita e o Egito. 
Apesar das obras dos oito estádios estarem adiantadas, esses são alguns dos desafios enfrentados pelo Catar e pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para fazer da primeira Copa do Mundo do Oriente Médio um sucesso. No caminho até lá, já surgiram denúncias de corrupção na escolha do país-sede e de exploração de trabalho escravo de imigrantes nas construções dos monumentais estádios climatizados.
O clima, aliás, provocou uma mudança histórica na Copa do Mundo de 2022: ela será disputada entre novembro e dezembro, no inverno do Hemisfério Norte. Nos meses em que tradicionalmente é realizado, o evento encontraria temperaturas de até 50 graus Celsius no país do Oriente Médio. A decisão impacta campeonatos nacionais de diversos países no Hemisfério Norte e especialmente na Europa, onde os clubes terão que liberar jogadores convocados para seleções nacionais no meio do calendário.

Embargo internacional

Para a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Beatriz Bissio, do Departamento de Ciência Política, o bloqueio sofrido pelo Catar é grave e já causou a preocupação de nações ocidentais como a França e os Estados Unidos, que veem países dos dois lados do impasse como aliados. Na opinião dela, a proximidade da Copa do Mundo é outro motivo para que o conflito ganhe atenção internacional. 
A Arábia Saudita e seus aliados afirmam que o Catar está apoiando grupos terroristas, mas Beatriz Bissio questiona essa razão, acrescentando que há também suspeitas de que esses mesmos países têm relações com o terrorismo. "Há estudiosos que entendem que essa é uma cortina de fumaça", explica a professora, que avalia que a aproximação entre Catar e Irã pode ser uma das verdadeiras causas, já que o Irã é o principal adversário dos sauditas no Oriente Médio.

Costa do Catar, país que irá sediar a Copa do Mundo de 2022
Doha, capital do Catar, país que irá sediar a Copa do Mundo de 2022 - Naseem Zeitoon/Reuters/Direitos reservados
O bloqueio inclui a suspensão do comércio por terra e por mar com o Catar e de parte do tráfego aéreo com o país, sede da gigante Qatar Airways. Outro alvo do boicote é o conglomerado de comunicação Al Jazeera.  
Especialista em Copa do Mundo, Pedro Trengrouse, professor da Fundação Getúlio Vargas e consultor da Fifa, acredita que o evento tem potencial para promover o entendimento entre os países da região. Ele sugere que, caso a Copa do Mundo tenha 48 seleções, o Catar pode convidar vizinhos para sediarem alguns jogos e se reaproximar deles. 
"Com isso, se faria uma Copa do Oriente Médio. Seria um caminho para resolver o embargo", diz. "O Catar tem uma grande oportunidade para se colocar no plano das relações internacionais em uma posição de muito destaque". 

Flexibilidade

Apesar de conservadores, os cataris estão acostumados a ter uma certa flexibilidade, já que cerca de 2 milhões dos 2,7 milhões de habitantes vieram de fora da península atraídos por oportunidades de emprego. "Há uma dupla conduta", define Beatriz Bissio, que explicou que os muçulmanos nacionais do Catar vivem sob as restrições mais rigorosas, e os estrangeiros, principalmente em Doha, a capital, têm mais liberdade. 
"Nenhum estrangeiro que vem de outro tipo de cultura se acostumaria a um ambiente muito restritivo. Essa mesma situação se vive nos Emirados Árabes, onde há nos hotéis, clubes e lugares de consumo, um padrão ocidental". 
Pedro Trengrouse concorda que haverá mais tolerância com turistas e torcedores que forem ao Catar. "O Catar já tem um tratamento diferenciado para turista, locais onde se pode beber. Os turistas não são sujeitos às mesmas restrições do Catar. Ele já está pronto para receber os turistas com a flexibilidade", afirma. "É a primeira vez que acontece em um país tão pequeno. Os impactos podem ser muito significativos nessa linha de abertura dos costumes, do convívio com o mundo inteiro. Há essa relação de se abrir para o mundo e se apresentar para o mundo inteiro".
O ex-jogador e treinador de futebol, Evaristo de Macedo, que morou no Catar na década de 1980, lembra que os estrangeiros tinham uma liberação especial para ter bebida em casa. Ele esteve em junho no Catar, onde foi homenageado, e acredita que para Copa o emirado e a sociedade do Catar serão mais flexíveis, inclusive com a participação feminina. “As mulheres não participavam dos jogos, mas agora elas têm mais interesse. Eu acredito que terão licença para irem aos jogos. O futebol passou a ser uma paixão de todos não só dos homens, mas das mulheres também", diz.

Direitos Humanos

Já entidades como a Anistia Internacional denunciam as leis do Catar como discriminatórias. Segundo a organização não governamental, as mulheres não têm os mesmos direitos que os homens em relação ao casamento, divórcio, herança, guarda dos filhos, nacionalidade e liberdade de movimentação. Um exemplo é que as mulheres do Catar não transmitem a nacionalidade catari a seus filhos da mesma forma que os homens.
Um dos desafios do Catar, na Copa de 2022, é lidar com a restrição de liberdade das mulheres e  LGBTs
Um dos desafios do Catar, na Copa de 2022, é lidar com a restrição de liberdade das mulheres e LGBTs - Ibraheem Al Omari/Reuters/Direitos reservados
Segundo o Banco Mundial, o Catar é o país do Oriente Médio onde há uma das maiores participações femininas no mercado de trabalho, perdendo apenas para Israel (59%). O percentual chega a 58%, enquanto vizinhos como Irã (16%), Arábia Saudita (22%), Omã (30%) e Emirados Árabes Unidos (40%) têm taxas bem menores. No Brasil, o mercado de trabalho era 53% feminino em 2017. Apesar disso, o Banco Mundial não dispõe de dados sobre que níveis na hierarquia das empresas essas mulheres estão alcançando no Catar. 
A Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (Ilga), em seu mapeamento de 2017, incluiu o Catar na lista de países que têm códigos morais que punem relações com pessoas do mesmo sexo, apesar de o sexo entre homens não ser mais considerado crime desde 2004.
De acordo com a associação, o Código Penal do país prevê punição de um a três anos de prisão para quem levar, instigar ou seduzir um homem a praticar "sodomia ou imoralidade", e a quem induzir ou seduzir um homem ou uma mulher a cometer atos ilegais ou "imorais".
Os tribunais do Catar também seguem a lei islâmica (Sharia) o que, segundo a Ilga, "torna judicialmente possível" que homens islâmicos sejam condenados a morte por relações do mesmo sexo. Apesar disso, não foram encontrados casos em que essa punição foi aplicada.
* Colaborou Gilberto Costa, de Brasília
Edição: Carolina Pimentel

Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil

Presidentes do Brasil e México discutem expansão do comércio bilateral

O presidente Michel Temer se reuniu com o presidente do México, Enrique Peña Nieto, na cidade mexicana de Puerto Vallarta, e tratou da expansão nas relações comerciais entre os dois países. Temer saiu do encontro otimista, mas nenhum acordo a esse respeito foi firmado ainda. Temer está no México para participar da 1ª Reunião de Presidentes do Mercosul e da Aliança do Pacífico.
“As relações México-Brasil, que já são mais do que razoáveis, estão sendo intensificadas por essa conversa que estamos tendo, especificamente no tocante às relações comerciais”, disse Temer, ao sair do encontro.

Comércio México-Brasil

Dentre os assuntos abordados, está a possibilidade de o México exportar feijão para o Brasil que, por sua vez, exportaria arroz para os mexicanos. Além disso, Temer pediu para que o México aumente o limite de entrada dos frangos produzidos no Brasil. “Nós temos uma cota de frangos de 300 mil toneladas. E eu pedi que examinasse a possibilidade de aumentar essa cota, já que estamos atingindo a cota no presente momento. Então esta matéria ficou de ser examinada”.
O mandatário mexicano não assumiu nenhuma proposta com o Brasil, pois vai conversar antes com os demais integrantes do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), bloco formado com Estados Unidos e Canadá. “Ele pediu que aguardássemos até agosto para que, depois das reuniões com Estados Unidos, Canadá, etc, eles possam conversar mais objetivamente com o nosso país”, explicou Temer.

Cooperação aduaneira

Temer e Peña Nieto assinaram um acordo de cooperação aduaneira entre os dois países, chamado Acordo sobre Cooperação e Assistência Administrativa Mútua em Assuntos Aduaneiros. O presidente brasileiro passou o dia no México para conversar com Peña Nieto e participar de um jantar com chefes de Estado da Aliança do Pacífico – bloco formado por Chile, Peru, Colômbia e México.
O presidente do Uruguai, atual presidente do Mercosul, também estava presente. Representantes dos dois blocos farão uma reunião nesta terça-feira (24), em evento que ocorre paralelamente à 13ª edição da Cúpula da Aliança do Pacífico.
A possibilidade de acordo entre a Aliança e o Mercosul se intensificou a partir de 2014, quando foram adotadas medidas de facilitação das trocas comerciais entre os países da região. Desde então, já foram removidas várias barreiras tarifárias e regulatórias ao comércio entre os integrantes dos blocos, além de facilitação de cooperação aduaneira e a interação de empresas, principalmente de pequeno e médio porte.

Reunião do Brics

Após as reuniões desta terça-feira, Temer deixa o México. Fará uma parada em Brasília, mas a previsão é que siga ainda no mesmo dia para Joanesburgo, na África do Sul, para o encontro do Brics, bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul.
*colaborou Paola de Orte
Edição: Davi Oliveira

Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil 

1ª FARRA DA MULHERADA, PRÓXIMO SÁBADO 28, NA REDONDA CASA SHOW, NA COMUNIDADE UMBU EM SANTA CRUZ/RN



sábado, 21 de julho de 2018

A Atreva-se Realizará Neste Sábado (21) o 4° Arraiá da Diversidade e Convida Todos à Participar.


























A Atreva-se convida toda população Santa-cruzense a se fazerem presentes ao 4° Arraia da Diversidade que acontecerá na noite deste Sábado dia 21 de Julho a partir das 19h30 na Praça Coronel Ezequiel Mergelino com animação de Raphaelly Shinnaider e Rosilene Germano

Na ocasião acontecerá várias apresentações de grupos culturais e quadrilhas juninas, como também dinâmicas e brincadeiras interativas, além disso teremos intervenções e conscientizações ligada as questões de preconceito contra LGBTfobia e prevenções ás ISTs/AIDS e com aquele forrozinho de arrochar o nó que ficará por conta de Felipe Santos, Marcelo Ferrinha dos Teclados e Whanea Guimarães. Uma noite repleta de atrações para colorir e descontrair o seu final de semana.

Informações, Blog do RSantos

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Receita cancela adesão de mais de 700 contribuintes ao Novo Refis

A Receita Federal informou hoje (19) que foram canceladas as adesões ao Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), conhecido como Novo Refis, de mais de 700 contribuintes por falta de pagamento das obrigações correntes. O total devido passa de R$ 1 bilhão. De acordo com o órgão, mais de 4 mil contribuintes também estão sendo cobrados para que se regularizem.
Para que o contribuinte com dívidas com a União possa usufruir das reduções de multas, juros e encargos legais instituídas pela Lei nº 13.496, de 2017 , que criou o Pert, é necessário que ele mantenha em dia os pagamentos correntes, vencidos após 30 de abril de 2017.
Além desses 4 mil contribuintes, estão na mira da Receita mais 58 mil que aderiram ao Pert, com obrigações correntes em aberto no valor de R$ 6,6 bilhões. Eles serão alvo das próximas etapas do trabalho de cobrança e de cancelamento da Receita Federal, caso não se regularizem.
“A experiência das cobranças anteriores de optantes pelo Pert demonstra que aproximadamente metade dos contribuintes regularizam a sua situação após receber a cobrança da Receita Federal”, informou o órgão.
Para usufruir dos benefícios instituídos pelo programa é fundamental que o contribuinte mantenha o pagamento das suas obrigações correntes em dia, pois a inadimplência por três meses consecutivos ou seis meses alternados implicará a exclusão do devedor do Pert.
Edição: Valéria Aguiar

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil 

(RN): divulgado o cronograma do concurso das Prefeituras do Trairi; edital será lançado no dia 10 de agosto

O edital para concursos em 7 prefeituras do Trairi e 2 da região Agreste será lançado no dia 10 de agosto, conforme cronograma divulgado pela FUNCERN, entidade responsável pelo processo e formatação das provas.

De acordo com a programação, o período de inscrições será do dia 20 de agosto a 19 de setembro. Já a aplicação das provas ocorrerá no dia 14 de outubro e o resultado final será divulgado no dia 30 de novembro.

O certame deverá ser realizados no mesmo dia e horário nas cidades de Santa Cruz, Japi, São Bento do Trairi, Campo Redondo, Lajes Pintadas, Jaçanã e Coronel Ezequiel na região Trairi, além de Bom Jesus e São Tomé no Agreste potiguar, e prevê a oferta de mais de 600 vagas, divididas por cargos de nível fundamental, médio e superior.