segunda-feira, 10 de junho de 2019

OIT volta a analisar reforma trabalhista brasileira

A Comissão de Aplicação de Normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) volta a analisar, a partir desta semana, a denúncia de que a Lei 13.467/2017,, conhecida como reforma trabalhista, fere a Convenção 98 da agência multilateral da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário. Composta por representantes dos Estados-Membros (governos, empregadores e trabalhadores), a comissão se reunirá durante a Conferência Internacional do Trabalho, que começa hoje (10), em Genebra (Suíça), e segue até o próximo dia 21.
Mulheres na indústria - Arquivo/Agência Brasil
Mulheres na indústria - Arquivo/Agência Brasil - Arquivo/Agência Brasil
Aprovada pela OIT em 1949 e ratificada pelo Brasil em 1952, durante o governo de Getúlio Vargas, a Convenção 98 estabelece regras de proteção aos direitos de trabalhadores brasileiros, como a filiação sindical e a participação em negociações coletivas.
A denúncia de que as mudanças nas leis trabalhistas que entraram em vigor em novembro de 2017 contrariam a convenção foi apresentada à OIT pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), com o apoio de outras centrais sindicais, antes mesmo da aprovação da lei pelo Congresso Nacional. As entidades de trabalhadores sustentam que as mudanças trazidas pela reforma trabalhista foram aprovadas sem a devida consulta aos trabalhadores.
O principal questionamento das centrais sindicais diz respeito ao ponto que estabelece que os acordos assinados após negociações coletivas entre patrões, empregados e seus respectivos sindicatos podem se sobrepor a determinados aspectos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ou seja, dentro de certos limites, o negociado prevalece sobre o legislado.
Em nota de junho de 2018, a CUT afirma que a intenção da denúncia era fazer com que o Brasil fosse incluído na lista de casos da Comissão de Aplicação de Normas, fato que, segundo a entidade, acarretaria repercussões práticas de natureza política, econômica e jurídica, como eventuais entraves a negociações bilaterais, o que faria com que o governo recuasse na implementação das novas regras trabalhistas.
Durante a última conferência, realizada há um ano, o governo brasileiro sustentou que o projeto de mudança das leis trabalhistas proposto em 2017 foi discutido e votado pelo Congresso Nacional seguindo todos os trâmites previstos na Constituição brasileira. E que aspectos questionados da lei estavam sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF).

Histórico

Em 2017, o Brasil chegou a figurar na chamada “long list” (do inglês, lista extensa), relação formada anualmente por 40 denúncias selecionadas dentre as centenas que a organização recebe anualmente. Os casos suspeitos de violar o direito internacional do trabalho que integram essa primeira lista são escolhidos por um comitê formado apenas por representantes de trabalhadores e empregadores de diversos países.
Após esta primeira análise, a Comissão de Aplicação de Normas seleciona 24 das 40 denúncias consideradas mais graves. Os representantes dos órgãos de governo dos Estados-Membros participam da confecção dessa segunda relação, chamada de “short list” (lista curta). E os países citados são convidados a apresentar seus argumentos e justificativas.
Deliberativa, a Comissão de Aplicação de Normas pode encaminhar propostas para as sessões plenárias e à Conferência Internacional da OIT. Em muitos casos, o debate motiva a comissão da conferência a aprovar e divulgar recomendações para que os governos dos Estados adotem soluções para os problemas identificados.
Em 2017, o Brasil não foi incluído na “short list” porque a conferência anual da OIT ocorreu antes da aprovação da reforma trabalhista pelo Congresso Nacional.
Já na conferência de 2018, com as novas regras em vigor, o Brasil foi incluído entre os 24 casos suspeitos de violar as normas internacionais. No entanto, ao fim da 107ª Conferência Internacional do Trabalho, em junho do ano passado, a OIT decidiu pedir ao governo brasileiro mais explicações sobre os possíveis impactos da reforma trabalhista. Além de conceder prazo até novembro passado, a organização determinou que o país discutisse o tema internamente, promovendo reuniões com representantes do governo, dos empregadores e dos trabalhadores.
Segundo o secretário de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Antônio de Lisboa Amâncio Vale, as consultas tripartites não aconteceram, e o Brasil perdeu o primeiro prazo para a entrega das informações exigidas pela OIT.
“O país tinha que fazer duas coisas. Uma era fornecer informações à OIT até novembro de 2018, o que fez há poucas semanas. O país também não realizou as consultas tripartites”, disse Lisboa à Agência Brasil, antecipando que as entidades de trabalhadores vão defender que o Brasil volte a ser incluído na short list este ano. “Vamos mostrar que a reforma trabalhista não gerou empregos – pelo contrário – e enfraqueceu a negociação coletiva.”
A Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia não antecipou detalhes sobre a exposição que fará durante a reunião, mas assegurou que todas as exigências da OIT foram cumpridas dentro dos prazos, inclusive com a realização de três reuniões tripartites ao longo de 2018, quando o mínimo exigido seriam duas. A pasta também confirmou já ter sido informada de que, este ano, o comitê de representantes de trabalhadores e empregadores já incluiu o país nalong list. A decisão se o país será incluído na short list deve ser divulgada entre terça-feira (12) e quarta-feira (13).
Procurada, a OIT não se pronunciou sobre o assunto.
A delegação brasileira em Genebra contará com representantes da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia e do Itamaraty; das centrais sindicais e de confederações de empregadores. A comitiva governamental será chefiada pelo secretário de Trabalho, Bruno Dalcolmo. A empresarial será coordenada pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (CNF), e a dos sindicatos de trabalhadores, pela Força Sindical.
Edição: Narjara Carvalho e Juliana Andrade

Governadores voltam a Brasília para discutir reforma da Previdência

Apresentação do relatório é prevista para esta semana

O presidente da comissão especial da Reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos, e o vice-presidente, deputado Silvio Costa Filho, durante entrevista coletiva para divulgar balanço das atividades da comissão.Com a proximidade da apresentação do relatório da reforma da Previdência, prevista para esta semana na comissão especial da Câmara que analisa a proposta, crescem a pressão e a expectativa de estados e municípios para permanecer no texto, como proposto originalmente pelo governo. Nesta terça-feira (11) os chefes dos governos estaduais desembarcam em Brasília para a 5ª Reunião do Fórum de Governadores, com o objetivo de afinar o discurso. A divulgação antecipada de uma carta pública na última quinta-feira (6) pelo Fórum desagradou a alguns governadores da Região Nordeste.
O documento ressalta a importância de os estados serem garantidos no texto por causa do déficit nos regimes de aposentadoria e pensão de seus servidores. Apesar da assinatura de sete dos nove chefes do Executivo da região, eles negam que tenham dado o “de acordo” ao documento. A reação veio no mesmo dia, por meio de outra carta, assinada por todos os governadores nordestinos. Nela, além do ponto comum que estava na carta do Fórum, eles acrescentaram pontos específicos que querem ver retirados da proposta, como as mudanças no Benefício de Prestação Continua (BPC) e nas aposentadorias rurais. Eles questionaram também a desconstitucionalização da Previdência e o sistema de capitalização, no qual se baseia o regime futuro de Previdência.

Pauta

A pauta, previamente distribuída, do encontro em Brasília é extensa: prevê discussões em torno de temas que afetam diretamente o caixa dos governadores. Entre os temas estão  o chamado de Plano Mansueto - pacote de ajuda aos estados em dificuldades financeiras - a Lei Kandir, Cessão Onerosa/ Bônus de Assinatura além da PEC 51/19, que trata da ampliação do Fundo de Participação dos Estados (FPE) no Orçamento da União e do Novo Marco Legal do Saneamento Básico. A lista também traz a reforma da Previdência, que deve dominar a maior parte da reunião. Embora o déficit previdenciário dos estados ultrapasse os R$ 90 bilhões por ano, líderes da Câmara resistem em aprovar regras mais duras para aposentadorias de servidores estaduais e municipais. No Congresso, a avaliação dos que resistem à ideia  é de que governadores e prefeitos não podem transferir para deputados e senadores o desgaste político de medidas impopulares nos órgãos legislativos.

Municípios

Os municípios também querem garantir que serão mantidos no texto da reforma da Previdência. Na semana passada, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, levou ao presidente e ao relator da comissão especial da reforma, respectivamente Marcelo Ramos (PL-AM) e Samuel Moreira (PSDB-SP), um documento assinado pelos presidentes das entidades estaduais que destaca a importância de estabelecer um modelo previdenciário sustentável para a atual e as futuras gerações.
O manifesto estima uma redução de despesa de R$ 41 bilhões em quatro anos e R$ 170 bilhões em dez anos com aposentadorias e pensões para os 2.108 municípios com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Levantamento feito pela entidade mostra que a redução de custos possível, caso haja a reforma, poderá motivar os demais municípios a adotarem o RPPS. Se os municípios criarem um regime próprio, a CNM estima redução média nas taxas de contribuição de 55% – referentes à alíquota patronal para o RGPS e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Mesmo para os que se mantiverem no Regime Geral de Previdência Social, a PEC traz ganhos ao obrigar a desvinculação do servidor aposentado de suas funções na prefeitura.
Convidado a participar da reunião do Fórum dos Governadores esta semana, Aroldi disse à Agência Brasil que os prefeitos estão em contato com deputados federais de suas regiões para pedir apoio à inclusão deles no texto da reforma. “O corpo a corpo no Congresso está sendo e será feito até a hora das votações”, garantiu.
Edição: Graça Adjuto

Crianças mantêm tradição nordestina, declamam poesias de cordel e viralizam na internet; veja vídeo

Imagens foram gravadas durante o 2º Encontro de Jovens Poetas, que aconteceu em Carnaúba dos Dantas, na região Seridó potiguar. Poetas de oito a 13 anos fizeram homenagem ao cordelista Antônio Francisco.



Encontro de Jovens Poetas encanta no RN
G1 RN
00:00/03:57
Encontro de Jovens Poetas encanta no RN
Me perdoem meu leitor e os manuais de jornalismo, mas esse texto faz rima, inspirado num belo vídeo de crianças poetas que só trazem orgulho ao jornalista nordestino. Meninos e meninas de oito a 13 anos declamam sua arte cheia de beleza e mantém viva a tradição da cultura sertaneja.
Ao todo, 12 crianças participaram do Segundo Encontro de Jovens Poetas em Carnaúba dos Dantas, que aconteceu no último dia 25 de maio na cidade da região Seridó potiguar. O vídeo gravado durante a programação acabou "viralizando" na internet após o compartilhamento do poeta Bráulio Bessa nas suas redes sociais.
Até o início da tarde desta quinta-feira (6), a publicação já tinha mais de 300 mil visualizações, 69 mil curtidas e milhares de comentários. "A poesia está viva", disse o artista.

Por Igor Jácome, G1 RN
 

sexta-feira, 7 de junho de 2019

BIG BOM FULTEBOL CLUBE VENCE EQUIPE DO PANTANAL POR 2X1.


Na 1ª noite de finais da Copa Bené de Futsal a equipe da Big Bom FC, venceu na categoria Juvenil, a equipe do Pantanal por 2x1 no tempo normal da partida.
Um grande público esteve presente prestigiando o evento. O gestor Municipal Ivanildinho, também esteve presente entregando a premiação aos ganhadores, afirmou que as partidas empolgaram o publico comprovando o sucesso que é a competição esportiva.

Parabéns a todos e a Cleonilson, Santos empresário do Time.







quinta-feira, 6 de junho de 2019

Enem 2019 está garantido, diz ministro

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, na Câmara dos Deputados  para detalhar como será feito o bloqueio de verbas de universidades públicas e institutos federais. O ministro foi convocado para falar sobre bloqueio de recursos.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, voltou a afirmar hoje (6) que a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 está garantida. "Existe uma série de informações que estão sendo veiculadas a respeito do Enem. O Enem está garantido”, afirmou.
O ministro foi questionado por jornalistas após a publicação, ontem (5), no Diário Oficial da União, da exoneração do diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Vieira Garonce. A Diretoria de Avaliação da Educação Básica é responsável pelas avaliações aplicadas a estudantes desde o ensino infantil ao ensino médio. Estão a cargo da diretoria, por exemplo, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Enem.
Perguntado se já há alguém apontado para substituir Garonce, Weintraub não respondeu. “Os sistemas vão funcionar, têm robustez, o TCU [Tribunal de Contas da União] já autorizou as modificações para garantir a realização do Enem na data prevista. Então, por favor, não estou falando que foi alguém da imprensa, mas parem de circular informações de que [o Enem] está ameaçado, a sociedade merece respeito”, enfatizou.
Outro episódio que causou insegurança sobre a realização do Enem foi a decretação de falência da empresa RR Donnelley, que era detentora do contrato para a impressão do Enem. Como citado pelo ministro, o TCU autorizou, em abril, a contratação de nova gráfica. Foi escolhida a Valid S.A., garantindo a impressão das provas.
O ministro participou nesta quinta-feira da abertura do 12ª Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que ocorre em Belo Horizonte (MG), até sábado (8).

Enem 2019

As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos – dias 3 e 10 de novembro. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, no Programa Universidade para Todos (ProUni), e bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, ou no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
De acordo com o Inep, o Enem tem 5,1 milhões de participantes confirmados.
*A repórter viajou a convite da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes)  
 Edição: Juliana Andrade

Santa Cruz/RN: Programação da Festa de São João Batista 2019, Padroeiro do Bairro do Paraíso.


Programação Religiosa

DIA 15 – SÁBADO. 18:00h – Procissão de abertura, saindo da Rua Jose Ibaneiz Cavalcanti, da casa de Maria Da Paz da Silva. 19:00h – Hasteamento da bandeira e Missa. Celebrante: Pe. Antônio Almeida – Vigário Paróquial. Noiteiros: Motoristas, Motociclista, Mototaxista, Ciclista e Terço dos Homens.

Dia 16 – Domingo. 12:00h – Oficio de Nossa Senhora. 18:00h – Terço. 19:00h – Missa. Celebrante: Pe. Antônio Almeida – Vigário Paróquial. Noiteiros: Terço das Mulheres, Renovação Carismática católica – RCC, Grupo de Oração Discipulos de Cristo, Pastoral do Dizimo, Encontro de Jovens com Cristo – ECJ Segue – me, Pastoral da Juventude – PJ.

Dia 17 – Segunda - Feira. 05:00h – Caminhada Penitencial. 12:00h – Oficio de Nossa Senhora. 18:00h – Terço. 19:00h – Novena. Celebrante: Pe. Antônio Marinho – Administrador da Paróquia Noiteiros: Obra Shalom, Pastoral da Sobriedade e Missionários – SMP, Mãe Rainha e Apostolado da Oração, Serviço de Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

Dia 18 – Terça – Feira. 05:00h – Caminhada Penitencial. 12:00h – Oficio da Imaculada. 18:00h – Terço. 19:00h – Novena. Celebrante: Pe. Eliano Firmino, FSA - A serviço do noviciado em Fortaleza – CE. Noiteiros: Encontro de Casais com Cristo – ECC, Pastoral Familiar, e Equipe de Nossa Senhora, Pia União de Santa Rita, CMEI – Geraldo Alves da Silva (Aldo) e Escola Estadual Pedro Severino Bezerra – CAIC.

Dia 19 – Quarta – Feira. 05:00h – Caminhada Penitencial. 12:00h – Oficio de Nossa Senhora. 18:00h – Terço. 19:00h – Novena. Celebrante: Pe. João Maria Dias – Vigário Paróquial. Noiteiros: Escola Municipal Aluízio Bezerra e Secretária Municipal de Saúde, unidades básicas de Saúde I e II, Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.

Dia 20 – Quinta – Feira. 05:00h – Caminhada Penitencial. 12:00h – Oficio de Nossa Senhora. 18:00h – Terço. 19:00h – Novena. Celebrante: Diác. Evanoel Fernandes. Noiteiros: Legião de Maria, Fraternidade Discipulos da Mãe de Deus, Catequese de Primeira Eucaristia, Pastoral do Turismo – Pastur.

Dia 21 – Sexta – Feira. 05:00h – Caminhada Penitencial. 12:00h – Oficio de Nossa Senhora. 18:00h – Terço. 19:00h – Novena. Celebrante: Diác. José Rogério. Noiteiros: Pastoral da Comunicação – Pascom, Catequese de Crisma, Escola Municipal Paulo Venâncio e IFRN e Escola Estadual João Ferreira de Souza.

Dia 22 - Sábado. 12:00h – Oficio de Nossa Senhora. 18:00h – Terço. 19:00h – Novena. Celebrante: Diác. Cicero Batista. Noiteiros: Agricultores, Infância Missionária, Coroinhas, Pastoral do Batismo, Cidades de Japi e São Bento do Trairi.

Dia 23 – Domingo. 12:00h – Oficio de Nossa Senhora. 18:00h – Terço. 19:00h – Missa. Celebrante: Pe. Antônio Almeida – Vigário Paróquial. Noiteiros: Setor Santa Luzia, Capela Mãe Rainha, Pastoral da Liturgia e Acolhida.

Dia 24 – Segunda – Feira. Dia da Natividade de São João Batista. 10:00h – Batizados. 12:00h – Oficio de Nossa Senhora. 16:00h – Missa Solene de São João Batista Seguindo de Procissão pelas ruas do Bairro. 18:00h – Benção do Santíssimo – Arreamento das bandeiras. Celebrante: Pe. Vicente Fernandes – Pároco. Noiteiros: João, Joanas, Santa-Cruzenses Ausentes, Todos os Bairros, e Prefeitura Municipal.


Programação Sócio-Cultural

Dia 16: Jantar de São João Batista
Dia 17: Show Louvor
Dia 18: Apresentações de quadrilhas
Dia 19: Apresentações de quadrilhas
Dia 20: Apresentação dos Alunos da SCFV
Dia 21: Apresentações de quadrilhas
Dia 22: Mas Bela Voz do Paraíso
Dia 23: Quermesse
Dia 24: Dia Solene