quinta-feira, 4 de junho de 2020

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirma mais seis casos de Covid-19 no município

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirma mais seis casos de Covid-19 no município, que encontram-se em isolamento domiciliar e acompanhados por equipe da Estratégia de Saúde da Família do município. Além dos casos confirmados, nas últimas 24 horas mais casos foram registrados como suspeitos e descartados e tivemos mais 08 pessoas recuperadas!

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN

quarta-feira, 3 de junho de 2020

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirma mais 11 casos de Covid-19 no município.

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirma mais 11 casos de Covid-19 no município, um deles encontram-se internado no Hospital Aluízio Bezerra e os demais em isolamento domiciliar e acompanhados por equipe da Estratégia de Saúde da Família do município. Além dos casos confirmados, nas últimas 24 horas mais casos foram registrados como suspeitos e descartados, além de mais um paciente recuperado.

Fonte Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN

PRESIDENTE DO TSE CONFIRMA AOS TRE'S TENDÊNCIA DE ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, confirmou aos presidentes dos TREs, que, possivelmente, as eleições municipais previstas para outubro, serão adiadas para 15 de novembro (primeiro turno) e 6 dezembro (nos municípios onde houver segundo turno). O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Glauber Rego, disse que o ministro Barroso revelou também que estão sendo estudadas alternativas para que a eleição tenha protocolos mais seguros  do ponto de vista sanitário, como início da votação às 7 horas e encerramento às 20 horas. Tradicionalmente, o horário da votação vai das 8 às 17 horas.
Fonte: TRIBUNA DO NORTE

terça-feira, 2 de junho de 2020

Promotorias de Justiça sediadas em Santa Cruz publicam recomendações para Prefeituras, Polícias e a população para cumprimento de decretos

sedempsantacruz
As 1ª e 2ª Promotorias de Justiça da Comarca de Santa Cruz publicaram recomendação em conjunta para gestores públicos, polícias e a população dos municípios de Santa Cruz, Lajes Pintadas, Campo Redondo, São Bento do Trairi, Japi, Coronel Ezequiel e Jaçanã.
O objetivo da recomendação é nortear ações que, em conjunto entre os entes, possam minimizar a grave incidência por Coronavírus na região Trairi.
A série de recomendações é assinada pelos promotores das duas Promotorias de Justiça e observa decretos e leis já estabelecidos pelo Governo do Estado para controle de fluxo de pessoas em busca de minimizar aglomerações nestas cidades.
Entre as recomendações para as Prefeituras está:
  • Divulgação em massa da utilização de máscaras por parte da população em vias públicas e dentro de estabelecimentos públicos e privados;
  • Oriente os pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19 para cumprir a quarentena dentro de casa de acordo com as determinações das autoridades sanitárias, sob pena de incorreram na prática de crime;
  • Orientem e fiscalizem o comércio local ao cumprimento do Decreto Estadual nº 29.583/2020, que determina que apenas os estabelecimentos comerciais essenciais possam ficar abertos, além de fiscalizar os estabelecimentos comerciais essenciais a cumprir as determinações para distanciamento social dentro dos estabelecimentos;
  • Orientem, organizem e fiscalizem as feiras livres existentes ao cumprimento dos de3cretos estaduais e municipais, respeitando o distanciamento necessário, além de outras exigências existentes nos decretos para fluxo de pessoas e higienização pessoal;
  • Fiscalizem o cumprimento dos decretos em vigor quanto às atividades cujo funcionamento não esteja autorizado pelo Poder Público, exercendo o poder de polícia administrativa em prol da garantia do bem-estar coletivo e do interesse público relacionado ao combate à disseminação do coronavírus;
  • Reforcem, por todos os meios de comunicação disponíveis (rádio, internet, carro de som, dentre outros), a divulgação das medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar infecção por coronavírus;
  • Observem a legislação em vigor e as atualizações que houver sobre como devem proceder nos casos de munícipes sob suspeita ou diagnosticados com SARS-CoV-2, inclusive determinando a realização compulsória dos exames, testes e tratamento necessários, como expressamente permite o art. 3º e § 7º, II e III, da Lei nº 13.979/2020;
  • Apliquem os recursos públicos disponíveis em matéria de saúde mediante gestão célere e com providências eficientes, dotando os hospitais, unidades de saúde, unidades de pronto atendimento e quaisquer outros estabelecimentos de saúde sob sua responsabilidade, dos fluxos de atendimento necessários a uma adequada prestação dos serviços públicos, priorizando a prevenção e uma intervenção eficiente nos primeiros estágios da doença, inclusive após a superação da pandemia;
Para as Polícias Militar e Civil, o Ministério Público recomendou que que adotem as providências necessárias no sentido de fiscalizar a presente Recomendação, orientando e prevenindo a realização de condutas que se enquadrem nas infrações acima mencionadas; mas, para o fim de evitar-se abuso de autoridade e encarceramento em massa de pessoas em situação de mero perigo hipotético, recomenda-se que somente conduzam e autuem penalmente aqueles cuja conduta estiver gerando, concretamente, perigo de contágio a terceiros, ou que, estando em situação de evidente descumprimento de determinação de saúde pública, assim decidam permanecer mesmo após o recebimento de ordem expressa do agente para cessação da conduta ilegal.
Já para a população dos 7 municípios jurisdicionados pelas Promotorias de Justiça da Comarca de Santa Cruz, o Ministério Público recomenda que cumpram todas as leis, decretos e demais disposições legais em vigor sobre o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, até que haja novo ato normativo modificando a situação ou decisão judicial em sentido diverso do estabelecido, evitando assim o risco de responderem judicialmente pela eventual prática de crime.
Ainda de acordo com o documento publicado, "Ficam todos advertidos de que a não observância desta Recomendação, desde que injustificadamente, poderá ensejar o ajuizamento das ações cabíveis".
As orientações foram enviadas para todos os entes e para a imprensa para ampla divulgação para a população.

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirma mais dois casos de Covid-19 no município

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirma mais dois casos de Covid-19 no município, que encontram-se em isolamento domiciliar e acompanhados por equipe da Estratégia de Saúde da Família do município. Além dos casos confirmados, nas últimas 24 horas mais casos foram registrados como suspeitos e descartados.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN

segunda-feira, 1 de junho de 2020

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirma mais 10 casos de Covid-19 no município.

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirma mais 10 casos de Covid-19 no município, um deles encontram-se internado no Hospital Aluízio Bezerra e os demais em isolamento domiciliar e acompanhados por equipe da Estratégia de Saúde da Família do município. Além dos casos confirmados, nas últimas 24 horas mais casos foram registrados como suspeitos e descartados, além de mais três pacientes estão recuperados.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN

quinta-feira, 28 de maio de 2020

A Vigilância Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde divulga o panorama das últimas 24 horas de casos confirmados e notificados da Covid-19 no município.

 A Vigilância Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde divulga o panorama das últimas 24 horas de casos confirmados e notificados da Covid-19 no município. Casos e óbito foram confirmados, mais um óbito está em investigação e outros casos suspeitos foram registrados.


Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN

PREFEITURA DE SANTA CRUZ FECHARÁ RUA DR. PEDRO MEDEIROS EM DIAS DE MAIOR FLUXO PARA EVITAR FEIRA LIVRE IRREGULAR E DIMINUIR AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS!

A Prefeitura de Santa Cruz definiu o fechamento da Rua Dr. Pedro Medeiros em dias de maior fluxo para evitar bancas de feiras irregularidades e diminuir aglomeração de pessoas no local.
A definição ocorreu na tarde desta quarta-feira (27) em reunião conduzida pela secretária municipal de Saúde, Myllena Ferreira, que contou com outros secretários municipais, o promotor de Justiça, Dr. Ricardo Lima e o comandante da 4° Companhia Independente de Polícia Militar, Major Borja.
No encontro virtual, ficou determinado que semanalmente a rua Dr. Pedro Medeiros ganhará, de quinta a noite até o sábado, grades que vai interromper o tráfego de veículos, impedir que sejam montadas bancas de feiras irregularidades, e diminuir aglomeração de populares, como vinha acontecendo nas últimas semanas. A medida já começa a valer esta semana.
Fiscais da Prefeitura contarão com apoio da Polícia Militar para impedir a entrada destes feirantes e o tráfego de veículos será proibido, com excessão dos veículos que abastecerão as lojas físicas existentes na rua.
A medida visa conter também o fluxo de pessoas, que estava aumentando devido as bancas que estavam sendo montadas irregularmente.
A Prefeitura de Santa Cruz reforça que continuam autorizadas as "Feirinhas nos Bairros", que funcionam todos os dias com produtos que atendem as demandas da população.
A gestão municipal ainda reforça a importância da parceria da população, para que sejam evitadas aglomerações e que, se preciso sair de casa, as pessoas utilizem máscaras, higienizem as mãos sempre que possível e mantenham distanciamento social de, pelo menos, um metro e meio.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirma mais oito casos de Covid-19 no município,

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirma mais oito casos de Covid-19 no município, sendo que um deles está internado no Hospital Aluízio Bezerra e os demais encontram-se em isolamento domiciliar e acompanhados por equipes da Estratégia de Saúde da Família do município. Além dos casos confirmados, nas últimas 24 horas, mais casos suspeitos e descartados foram registrados. A boa notícias, é que mais três pacientes estão recuperados da Covid-19 em nossa cidade!

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN

sábado, 23 de maio de 2020

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirma mais três casos de Covid-19 no município,

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirma mais três casos de Covid-19 no município, que encontram-se em isolamento domiciliar e acompanhados por equipes da Estratégia de Saúde da Família do município. Além dos casos confirmados, nas últimas 24 horas mais um caso suspeito foi registrado.


Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN

quinta-feira, 21 de maio de 2020

O Hospital Aluízio Bezerra tem sua primeira paciente com alta hospitalar após confirmação para Covid-19!

Trata-se da senhora Maria Anita que há 10 dias deu entrada no hospital com sintomas respiratórios como tosse seca, desconforto respiratório e falta de apetite. Após tratamento com medicação e esforços de nossa equipe incansável de saúde, Dona Anita recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira (21) e sua saída foi bastante comemorada por todos da unidade de saúde!
Que emocionante! Obrigado a nossos guerreiros da saúde!




Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN

O Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirma mais três casos de Covid-19 no Município.

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirma mais três casos de Covid-19 no município, que encontram-se em isolamento domiciliar e acompanhados por equipes da Estratégia de Saúde da Família do município. Além dos casos confirmados, nas últimas 24 horas outros casos suspeitos e descartados foram registrados no município.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN

Às vésperas do Dia de Santa Rita, maior imagem católica do mundo recebe máscara simbolizando combate ao Coronavírus em Santa Cruz/RN.

santaritamascara1
A maior imagem católica do mundo, do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz/RN, recebeu simbolicamente uma máscara para conscientizar ainda mais a população da importância da utilização do equipamento de proteção individual.
A ação é da Prefeitura de Santa Cruz e visa intensificar a utilização das máscaras por parte da população para que minimize a chance de contágio do Coronavírus no município.
A colocação da máscara acontece na véspera do Dia de Santa Rita de Cássia, dia 22 de maio, dia em que Santa Cruz acolhe cerca de 100 mil pessoas que participam da procissão da padroeira, um dos momentos de fé de maior repercussão no estado.
Com a pandemia de Coronavírus, a festa de Santa Rita aconteceu de forma online organizada pela Paróquia de Santa Rita de Cássia.
A Prefeitura de Santa Cruz reitera a importância do isolamento social, pois com menor aglomeração de pessoas a circulação do vírus é contida. Se for necessário sair de casa, use máscara e higienize as mãos para proteção de todos.

Santa Cruz tem primeiro óbito causado por Covid-19.



segunda-feira, 18 de maio de 2020

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz confirmou mais dois casos de Covid-19 no município.

As confirmações foram através de testes rápidos realizados no Hospital Aluízio Bezerra e os pacientes encontram-se internados no hospital acompanhados pela equipe médica. Mais dois pacientes também estão recuperados da Covid-19. A recuperação foi atestada através de laudo médico após tratamento e isolamento domiciliar. Com as confirmações dos casos por teste rápido, os demais dados continuam sem alteração no boletim desta segunda-feira (18).











































Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Bom Jesus, RN registra também o primeiro óbito vítima do novo Coronavírus

O novo Boletim epidemiológico da prefeitura de Bom Jesus, atualizado em 15 de maio: até o momento, possui 1 caso suspeito; 3 confirmados; 4 monitorados; 7 descartados e 1 óbito.
Nesta sexta-feira (15), a cidade de Bom Jesus registrou o primeiro óbito vítima do novo Coronavírus. A Prefeitura Municipal lamenta a perda do paciente e deseja conforto à família.
Ressaltamos a importância de obedecer os cuidados recomendados pelas autoridades nacionais e internacionais de saúde. A medida mais eficaz, até o momento, é o distanciamento social. Por isso, reforçamos o pedido de se permanecer em casa. Opte por serviços de delivery e evite sair. Juntos, podemos vencer o COVID-19.

Por Walter Ribeiro

Serra Caiada tem sua primeira morte registrada pelo Coronavírus

SERRA CAIADA TEM PRIMEIRO ÓBITO POR CORONAVÍRUS
_
O município de Serra Caiada tem sua primeiro morte registrada pelo Coronavírus. Trara-se de mulher, 38 anos.
A mesma foi o segundo caso acometido pela doença na manhã desta sexta-feira (15) maio, submetida a teste rápido no Hospital Maternidade Dona Teca, após dar entrada com fortes sintomas de cansaço e febre e vindo a óbito, em algumas horas, no mesmo local. A paciente esteve em cidade com casos de infecção e retornou ao município de Serra Caiada nesta semana. A paciente era hipertensa, sofria de diabetes.
_
A gestão presta suas condolências à família e se solidariza neste momento de dor e perda.
__
Até o momento o município tem 17 casos sendo monitorados, que são os pacientes que viajaram recentemente para locais com casos da COVID-19, ou aqueles que mantiveram contato com pessoas suspeitas de contaminação ou que tiveram contato com paciente infectados. Os casos serão monitorados serão atualizados, mediante o novo caso.
O município ainda conta com mais 4 casos suspeitos que aguardam resultado de exame específico, e estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.
_
As medidas preventivas se fazem ainda mais necessárias. É de extrema importância que a população colabore e siga com as orientações passadas pelos profissionais da Saúde, permanecendo em casa, e ao sair, (se realmente for necessário), fazer o uso de máscara, mantendo os hábitos de higienização constantes e evitando aglomerações com distanciamento social.
Se cada um fizer a sua parte, todos enfrentarão com mais segurança a Pandemia.

Auxílio Emergencial: Confira o Calendário de Pagamento da 2ª parcela

calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial foi divulgado na manhã desta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União. A liberação dos pagamentos se inicia na próxima segunda-feira (18) para beneficiários do programa Bolsa Família.
A diferença em relação ao primeiro pagamento é que a Caixa vai oferecer, de graça, uma conta digital para todos os beneficiários do auxílio emergencial. Até então, o banco só havia aberto contas digitais para pessoas cadastradas que não tinham conta bancária informada. “É o maior programa de inclusão digital do Brasil, que sem notícia, de todos os tempos, e numa velocidade muito grande”, enfatizou Pedro Guimarães, presidente do banco.
Os saques em espécie e movimentação do dinheiro irão ser liberados a partir do dia 30 de maio. De acordo com o governo, o público beneficiário do auxílio emergencial que tenha recebido a primeira parcela até o dia de 30 de abril de 2020, atendidas as condições legais, receberá o crédito da segunda parcela em poupança social digital aberta em seu nome, conforme o 1º calendário para “Uso Digital”.
Nas datas indicadas abaixo, os recursos estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual.

Calendário de pagamento: Crédito da 2ª parcela – Uso Digital

  • 20 de maio: nascidos em janeiro e fevereiro (Poupança Digital)
  • 21 de maio: nascidos em março e abril (Poupança Digital)
  • 22 de maio: nascidos em maio e junho (Poupança Digital)
  • 23 de maio: nascidos em julho e agosto (Poupança Digital)
  • 25 de maio: nascidos em setembro e outubro (Poupança Digital)
  • 26 de maio: nascidos em novembro e dezembro (Poupança Digital)
Para fins de organização do fluxo de pessoas em agências bancárias e evitar aglomeração, os recursos disponibilizados estarão disponíveis para saques e transferências bancárias, conforme 2º calendário constante abaixo.
Nas datas indicadas neste segundo calendário, eventual saldo existente nas poupanças sociais digitais será transferido automaticamente para a conta em que o beneficiário houver recebido a primeira parcela.
  • 30 de maio: nascidos em janeiro
  • 1 de junho: nascidos em fevereiro
  • 2 de junho: nascidos em março
  • 3 de junho: nascidos em abril
  • 4 de junho: nascidos em maio
  • 5 de junho: nascidos em junho
  • 6 de junho: nascidos em julho
  • 8 de junho: nascidos em agosto
  • 9 de junho: nascidos em setembro
  • 10 de junho: nascidos em outubro
  • 12 de junho: nascidos em novembro
  • 13 de junho: nascidos em dezembro
Para os beneficiários do Programa Bolsa Família, o calendário de pagamento será entre 18 de maio de 2020 e 30 de maio de 2020 conforme o número do NIS (Número de Identificação Social). Confira abaixo:
  • NIS 1: 18 de maio
  • NIS 2: 19 de maio
  • NIS 3: 20 de maio
  • NIS 4: 21 de maio
  • NIS 5: 22 de maio
  • NIS 6: 25 de maio
  • NIS 7: 26 de maio
  • NIS 8: 27 de maio
  • NIS 9: 28 de maio
  • NIS 0: 29 de maio

A Prefeitura de Santa Cruz, através do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, confirma mais quatro casos de Covid-19 em Santa Cruz.

A Prefeitura de Santa Cruz, através do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, confirma mais quatro casos de Covid-19 em Santa Cruz. Três deles encontram-se em isolamento domiciliar e em monitoramento pela equipe de saúde de referência e um paciente encontra-se internado no Hospital Aluízio Bezerra. Além de mais quatro casos confirmados, o boletim traz a informação de 07 outros casos suspeitos e 05 descartados nas últimas 24 horas. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN

MEC publica novos editais para Prouni e Fies referentes ao 1º semestre

Inscrição,  Fies, educação

Processos seletivos usam Enem para ingresso no ensino superior




O Ministério da Educação (MEC) publicou esta semana, no Diário Oficial da União, novos editais do Programa Universidade para Todos (PrUuni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao primeiro semestre de 2020. Os candidatos nesses processos seletivos utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso no ensino superior. 
Em nota divulgada hoje (14), o MEC alerta os estudantes a ficarem atentos às datas finais para a entrega de documentos da lista de espera, tanto para o ProUni (21 de maio) como para a pré-seleção do Fies (22 de maio).
A decisão por novas datas foi tomada após o MEC ter prorrogado por tempo indeterminado o período das listas de espera dos dois programas, com o objetivo de “minimizar os prejuízos da pandemia” na vida dos estudantes, sob a argumentação de que “diversas instituições de ensino estão com suas atividades paralisadas em razão da determinação de estados e municípios”.

Financiamento estudantil

O Fies é um programa que oferece financiamento a condições mais favoráveis que as de mercado, para que estudantes paguem cursos em instituições privadas de ensino superior. Os pré-selecionados têm até três dias úteis para complementar as informações apresentadas na inscrição – entre as quais dados bancários, do fiador e do seguro para pagamento da dívida em caso de morte.

Bolsas

Já o ProUni seleciona estudantes para bolsas em instituições privadas de ensino superior. As bolsas variam de acordo com a renda dos candidatos e podem ser parciais, de 50% da mensalidade, ou integrais, de 100%. O registro de concessão de bolsa ou reprovação do candidato deverá ser feito pelas instituições até as 23h59 de 24 de maio.
Nos editais, o MEC orienta as instituições de ensino que não puderem receber a documentação fisicamente a disponibilizar um canal (e-mail ou número de WhatsApp) para envio dos documentos de forma digital.
“Após a complementação de informações nos sistemas dos programas, os estudantes terão 30 dias úteis para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual fará o curso. A CPSA tem até 5 dias úteis para validar as informações recebidas do aluno e emitir o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), que serve para formalizar a contratação do financiamento”, informou por meio de nota o MEC.
Após a emissão do DRI, o candidato terá 30 dias úteis para ir à agência da Caixa Econômica Federal escolhida durante a inscrição, para formalização do contrato de financiamento.

Segundo Semestre

As datas de inscrição do Prouni, do Fies e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para o segundo semestre de 2020, foram anunciadas recentemente. O prazo do Sisu é de 16 a 19 de junho; para o ProUni, de 23 a 26 de junho; e para o Fies, de 30 de junho a 3 de julho.
Edição: Aline Leal

Auxílio emergencial: 2ª parcela será paga a partir de segunda-feira, diz presidente da Caixa

Anúncio foi feito durante transmissão ao vivo, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Banco passou duas semanas sem liberar parcela de R$ 600 a famílias mais afetadas pela pandemia.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (14) que a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 será depositada a partir da próxima segunda-feira (18).

Segundo Guimarães, o pagamento será escalonado com base na data de nascimento dos beneficiários. O cronograma exato será divulgado nesta sexta (15), às 15h.

Nesta quinta, o G1 mostrou que a Caixa completou duas semanas sem liberar novos créditos do auxílio emergencial. O último balanço dos pagamentos divulgado pelo banco, às 12h da terça-feira (13), apontava que haviam sido creditados até então R$ 35,5 bilhões a 50 milhões de brasileiros - mesmos números informados desde 30 de abril.

Primeira parcela pendente

Pedro Guimarães também anunciou que a Caixa pagará, entre sexta (15) e sábado (16), mais um "lote" referente à primeira parcela. Devem ser incluídos, nesse momento, pessoas que tiveram inconsistências no cadastro e, por isso, ainda estavam com o benefício pendente.

O presidente da Caixa não informou quantas pessoas serão incluídas nesse pagamento, e nem se haverá novas liberações da primeira parcela do auxílio de R$ 600 nas próximas semanas.

Até esta quinta, mesmo quem já recebeu a primeira parcela sem problemas ainda não tinha a confirmação do cronograma. Apenas os trabalhadores que já são beneficiários do Bolsa Família têm data para receber, já que os pagamentos seguem o calendário do Bolsa.

Outros milhões de brasileiros ainda aguardam a concessão do benefício, sem saber se – e quando – vão receber.

Conta digital para todos

O presidente da Caixa também afirmou, na live, que o banco vai criar contas digitais para todos os beneficiários do auxílio emergencial.

No pagamento da primeira parcela, em abril, a Caixa criou 20 milhões de contas desse tipo, voltadas para quem ainda não tinha conta bancária nem cartão do Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) – ou seja, não tinha um meio digital para receber os R$ 600.

Os outros 29,7 milhões de beneficiários receberam o dinheiro em contas bancárias que já existiam antes, ou no cartão do Bolsa Família. Agora, segundo Guimarães, mesmo essas pessoas passarão a receber o auxílio em uma conta digital da Caixa.

Assim como o cronograma, os detalhes só serão divulgados na tarde desta sexta.

"É muito importante, porque você consegue fazer essa movimentação pelo celular. Isso é uma novidade: nós tínhamos 20 milhões de contas e agora, já para a segunda parcela, teremos 50 milhões de contas digitais", declarou Pedro Guimarães.

Fonte: G1-Brasília