terça-feira, 3 de maio de 2022

ASSOCIAÇÃO DOS VENDEDORES AMBULANTES DO ALTO DE SANTA RITA DE CÁSSIA

 

 VOCÊ ROMEIRO, VISITANTE, FIEL E DEVOTO QUE VEM VISITAR O SANTUÁRIO DE SANTA RITA DE CÁSSIA; VISITE TAMBÉM OS NOSSOS STANDS, AQUI VOCÊS VÃO ENCONTRAR UMA IMENSA VARIEDADES DE PRODUTOS E SERVIÇOS: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO, SALGADOS, BOLOS,TAPIOCAS, SUCOS, REFRIGERANTES, ÁGUA MINERAL, PICOLÉS, SORVETES, ETC... UMA GRANDE VARIEDADE DE PRODUTOS RELIGIOSOS: TERÇOS, FITAS, ESCAPULÁRIOS, CHAVEIROS, IMAGENS,CAMISETAS, BONÉS, CHAPÉUS, CANETAS, BRINQUEDOS EM GERAL, FOGOS, ALÉM DE DIVERSOS PRODUTOS DO ARTESANATO LOCAL, PANOS DE PRATOS, BISQUÍ, ETC... Obs: Todos os nossos produtos são personalizados com a imagem de SANTA RITA. Nossos Stands estão localizados na ladeira que dar acesso ao Santuário.

quarta-feira, 30 de março de 2022

Prefeitura de Santa Cruz inicia construção de Coreto na Praça; Equipamento irá ampliar apresentações culturais no local

 


A Prefeitura de Santa Cruz iniciou nesta semana a construção do Coreto na Praça Coronel Ezequiel Mergelino, no Centro da cidade.

O equipamento será muito importante para o desenvolvimento da cultura local, pois grupos culturais serão estimulados a se apresentar no coreto, após a conclusão da obra.

O coreto está sendo construído com recursos próprios da Prefeitura de Santa Cruz, e faz parte da obra que também está revitalizando o Calçadão de Santa Cruz.

Além de prestigiar os artistas locais, a construção do Coreto vai levar mais pessoas a Praça Coronel Ezequiel, movimentando os estabelecimentos comerciais do local.

A Secretaria Municipal de Cultura afirmou ao Blog que, após o coreto concluído, será montado um calendário de ações culturais na Praça, valorizando os artistas da cidade.

Screenshot 20220330 071636 988Screenshot 20220330 071650 896Screenshot 20220330 071705 771

Bezerra segue líder com folga em pesquisa Ipespe/Tribuna do Norte



 A governadora Fátima Bezerra (PT) tem 34% das intenções de votos e lidera a disputa pelo Governo do Estado no atual momento, no cenário estimulado (quando é lida uma lista de nomes para os entrevistados). O adversário mais próximo dela é o senador Styvenson Valentim (Podemos), com 13%. Em terceiro vem o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), com 8%.

Empatados em quarto lugar aparecem Brenno Queiroga (Solidariedade) e Haroldo Azevedo (Patriota), com 2% das citações cada; seguidos por Clorisa Linhares (Brasil 35), com 1%. Esses são os primeiros números da série de pesquisas eleitorais do Sistema Tribuna de Comunicação em parceria com o Ipespe, que começa a ser publicada nesta quarta-feira (30).

No atual momento, sem as candidaturas definidas e há poucos dias do fim da janela partidária, a pesquisa revela que 41% dos entrevistados não sabem em quem votar ou declaram voto branco/nulo. Isso representa 7 pontos percentuais acima do que tem a primeira colocada, Fátima Bezerra.

A pesquisa TN/Ipespe foi realizada dos dias 23 a 26 de março de 2022 e entrevistou 1.200 pessoas. A margem de erro máximo estimada é de 2.9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Com informações da Tribuna do Norte

quarta-feira, 23 de março de 2022

Prefeitura de Santa Cruz entrega a partir de quarta (23) cestas básicas oriundas do Governo Federal para famílias carentes do município


 A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza nestas quarta (23) e quinta-feira (24) a entrega de 1.208 cestas básicas para famílias carentes do município.

A entrega das cestas é fruto de uma ação do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, por meio da Ação de Distribuição de Alimentos (ADA), numa articulação do deputado federal General Girão, que solicitou a destinação das cestas para Santa Cruz.

As cestas são destinadas para famílias carentes, inscritas no Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), que se enquadram nos seguintes critérios: Recebeu Auxílio Brasil em março; Está em dia com as atualizações do programa nos últimos três anos; A família ter três ou mais integrantes; Renda per capita familiar de até R$ 55,00 por pessoa.

A entrega das cestas básicas ocorrerá nos mesmo moldes das entregas anteriores, promovidas pela Prefeitura de Santa Cruz. Os beneficiários serão divididos em quatro polos, de acordo com o local de moraria.

A entrega ocorrerá quarta (23) e quinta (24) no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. As listas estarão disponíveis nos CRAS e na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e no site da Prefeitura de Santa Cruz.

Confira os polos de entrega das cestas básicas:

POLO 1
Local: CRAS Paraíso
Beneficiários do bairro Paraíso

POLO 2
Local: Loja Maçônica de Santa Cruz (vizinho a Yamaha)
Beneficiários do Conjunto Cônego Monte, 3 a 1, Augusto Fernandes (Vila Rica), Alegre, Vila Nova

POLO 3
Local: CRAS Centro (próximo ao Terminal Rodoviário)
Beneficiários do Centro, DNER, Barro Vermelho, Miguel Pereira Maia, Maracujá, Conjunto Aluízio Bezerra, São Lourenço, Terra Firma e Nova Santa Cruz

POLO 4
Local: Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social
Beneficiários da Zona Rural

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo em Santa Cruz



 Policiais civis da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Santa Cruz prenderam em flagrante, na tarde desta quarta-feira (23), José Andreilson Paulo da Rocha Silva, mais conhecido como “Paco”, 21 anos. Ele foi preso, em sua residência, no município de Santa Cruz, pela suspeita da prática dos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

As diligências iniciaram há, aproximadamente, uma semana; as investigações resultaram na prisão de José Andreilson. Na residência dele, foram apreendidos: 5kg de maconha e cocaína, uma arma de fogo e uma balança de precisão.

Após a prisão de José Andreilson, os policiais civis deram continuidade ao planejamento operacional e seguiram para outro ponto de venda de drogas, onde foram apreendidas embalagens plásticas para o fracionamento das drogas, uma balança de precisão e, aproximadamente, 1,5kg de maconha e cocaína; entretanto, ninguém foi encontrado no local.

José Andreilson foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN - SECOMS.

segunda-feira, 21 de março de 2022

De "barreira a barreira": Açude Mãe D'água começa a transbordar em Campo Redondo

O Açude Mãe D'água, em Campo Redondo, já está de "barreira a barreira".

A sangria do açude começou na tarde desta segunda-feira (21), e já aumentou nas últimas horas com o volume de chuvas que tem caído em Campo Redondo e região Trairi.

Com a sangria aumentando, aumenta também as chances das águas chegarem ao Açude Público de Santa Cruz, que recebe água através do leito do Rio Trairi.

O Açude Mãe D'água volta a sangrar, trazendo alegria pro agricultor campo-redondense, que aguarda um bom ano de fartura.

IMG 20220321 WA0197

IMG 20220321 WA0195

IMG 20220321 WA0194

IMG 20220321 WA0198

Fotos George Araújo



terça-feira, 1 de março de 2022

Detran inicia mês de março com exames práticos de direção em Santa Cruz e mais 22 municípios do RN


 

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inicia o mês de março com atividades de avaliação de condutores direcionadas a cidades do interior do Estado. Serão 26 municípios contemplados com a aplicação itinerante de exame prático monitorado de direção veicular, organizado pela Coordenadoria de Habilitação de Condutores do Órgão.


O cronograma completo do mês de março com as datas de aplicação e cidades contempladas foi divulgado nesta sexta-feira (25) e tem previsão de início logo após o período de carnaval, nos dias 03 e 04, com avaliações contemplando os cidadãos de Caicó, que desejam ter a primeira habilitação ou acrescentar a categoria de condução de veículo na sua CNH.

Os exames seguem no decorrer do mês nas cidades de Umarizal e Patu (07/03); Pau dos Ferros (08/03); São Miguel e Alexandria (09/03); Apodi (10/03); Caraúbas (11/03); Macau e Guamaré (14/03); Angicos e Alto dos Rodrigues (15/03); Assú (16/03); Santa Cruz (17/03); Jaçanã (18/03); Extremoz (21/03); Goianinha e São José do Mipibu (22/03); Nova Cruz (23/03); Passa e Fica (24/03); São Paulo do Potengi (25/03); Parelhas e Acari (28/03); Jucurutu (29/03); Jardim do Seridó (30/03); e Currais Novos (31/03).

CALDO DE CANA DA MILINHA




terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Festa de Santa Luzia de Carnaubais vira patrimônio cultural, religioso e histórico do RN

 

Imagem: reprodução.

A festa comemorativa de Santa Luzia, no município de Carnaubais, é considerada a partir desta terça-feira (7) como patrimônio cultural imaterial, religioso e histórico do Rio Grande do Norte. A legislação foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta terça.

O projeto de lei foi escrito pelo deputado George Soares (PL) e a legislação foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra. Todo mês de dezembro é comemorada a festa de Santa Luzia no município carnaubaense. A programação regularmente conta com a procissão da imagem da santa, a celebração eucarística e a comemoração social. 

Comemorada principalmente no dia 13 de dezembro, a festa de Santa Luzia é considerada a maior festa de Carnaubais e uma das maiores celebrações religiosas do Vale do Assú.

domingo, 5 de dezembro de 2021

Crime brutal em Japi: Homem é acusado de atirar contra ex-esposa e matar atual Companheiro dela




 A Polícia Militar registrou um homicídio e uma tentativa de homicídio na noite deste sábado (04) em Japi, região Trairi do Estado.

Segundo informações preliminares, um homem identificado inicialmente como Jerlanio, não teria aceitado o fim do relacionamento e é o principal acusado de matar o atual companheiro de sua ex, identificado como Vitor e tentar matar a mulher, chamada Fernanda.

O crime aconteceu em frente a casa de Vitor. Foram diversos disparou de arma de fogo. Ele morreu na hora.

Fernanda foi encaminhada inicialmente ao Hospital Municipal Aluízio Bezerra, mas devido a gravidade do estado de saúde, foi levada ao Hospital Walfredo Gurgel.

O acusado de cometer os crimes fugiu com destino ignorado. A Polícia Militar faz buscas, mas ainda não sabe de paradeiro do homicida.

A cidade de Japi está em choque com a brutalidade dos crimes, já que as vítimas foram covardemente assassinadas.

As buscas pelo autor do crime continuam e a Polícia Militar pede para que quaisquer informações do paradeiro do autor do crime sejam repassadas para o 190, mesmo que de forma anônima.

sexta-feira, 19 de março de 2021

Santa Cruz adere ao decreto estadual

 

Foto André Fotos/Assessoria

O município de Santa Cruz fez a adesão ao decreto estadual, sobre as medidas de isolamento social, que começam a valer neste sábado (20).

Confira na íntegra o decreto municipal, assinado em 18 de março:

quinta-feira, 18 de março de 2021

Bolsa Família passa a ser pago em conta digital para 3 milhões de beneficiários

 Caixa e Ministério da Cidadania abriram contas simplificadas gratuitas para 9 milhões de pessoas que não possuíam nenhuma conta em banco

A partir desta quinta-feira (18), mais de 3 milhões de beneficiários do Bolsa Família passam a poder receber os pagamentos do programa também por meio de uma conta digital simplificada e gratuita, aberta automaticamente em seu nome na Caixa Econômica Federal. Continue lendo 


Restaurantes, bares e lojas poderão fazer entregas e take away, mas sem o consumo local, detalha Governo do RN

 

Através do Instagram, o Governo do Estado detalhou a edição do novo decreto, em conjunto com a Prefeitura de Natal, instituindo medidas mais duras para promover o isolamento social e evitar o avanço do coronavírus no Rio Grande do Norte. Continue lendo 

Bispos no RN atendem determinação de decreto estadual e suspendem celebrações com presença de fiéis

 

Os Bispos da Província Eclesiástica de Natal, compreendendo a gravidade do momento; em espírito de recíproca cooperação e corresponsabilidade; e tendo em conta a vida como bem maior a ser preservado; em consonância com o disposto no decreto estadual nº 30.419, de 17 de março de 2021, determinaram, para todo o território da Província Eclesiástica de Natal:

1. Permanecem suspensas as celebrações com a participação presencial dos fiéis e as missas sejam celebradas de acordo com o já disposto nas medidas por nós emanadas em 06 de março de 2021;

2. Mantenham-se abertas as igrejas, em seus regulares horários de funcionamento, para os momentos de orações pessoais dos fiéis, obedecendo todos os protocolos sanitários, e sejam mantidos, nos dias e horários habituais, os atendimentos individualizados aos fiéis, por parte dos sacerdotes;

3. Mantenham-se em funcionamento as secretarias paroquiais, por meio de teleatendimento e/ou atendimento virtual e – em caráter excepcional – para os casos em que isto não seja viável, assegure-se a possibilidade do atendimento presencial;

4. Serão publicadas, em tempo oportuno, por cada uma das dioceses que compõem a Província, separadamente, informações pormenorizadas acerca das celebrações da Semana Santa, com base nas determinações da Santa Sé e nas Orientações e Sugestões da CNBB;

5. Estas medidas permanecerão vigentes até que emitamos novas disposições.

Movidos pela esperança, mantenhamo-nos firmes na caminhada, recordando sempre que nenhum sofrimento é estéril quando vivenciado à luz do Mistério Pascal do Senhor. Nossa Senhora da Apresentação, Santa Luzia e Sant’Ana intercedam por todos nós.

Natal, 18 de março de 2021.

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal

Dom Mariano Manzana
Bispo de Mossoró

Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC
Bispo de Caicó

Novo decreto suspende atividades não essenciais no RN por 14 dias

Medidas anunciadas ontem quarta-feira (17) são resultado de um amplo processo de discussão com os segmentos da sociedade.

O Governo do Estado editou um novo decreto, em conjunto com a Prefeitura de Natal, instituindo medidas mais duras para promover o isolamento social e evitar o avanço do coronavírus no Rio Grande do Norte. As regras valem para o período de 20 de março a 2 de abril e disciplinam o setor público e privado. Entre as novas medidas adotadas estão o fechamento das atividades não essenciais e a suspensão das aulas presenciais em todas as modalidades de ensino. O documento também estende até a próxima sexta-feira (19) o toque de recolher das 20h às 06h.

"Estamos tomando essas medidas com o senso de responsabilidade que tenho. O que está em jogo neste exato momento, é a vida das pessoas. Abrimos leitos e mais leitos, montamos uma rede de mais de 700 leitos e continuamos abrindo mais, porém está provado no Brasil e no mundo, que há necessidade de medidas preventivas, como o distanciamento social, para que possamos conter a velocidade da transmissão da doença", disse a governadora Fátima Bezerra.

O Decreto n° 30.419/21, o quarto do ano com foco em medidas restritivas para proteger a saúde da população e conter o colapso da rede de atendimento aos pacientes vítimas da Covid-19, foi construído a partir de discussões ao longo da semana com os diversos segmentos da sociedade – representantes dos demais Poderes, empresários, trabalhadores. O governo também buscou o consenso com os prefeitos, considerados peças fundamentais na aplicação das medidas nos 167 municípios, sob o respaldo do Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho. Na terça-feira, durante reunião com os presidentes de associações dos municípios, os prefeitos sinalizaram apoio ao esforço do governo na luta contra o coronavírus.

Emocionada, a governadora fez um apelo à sociedade em defesa da vida. "Neste momento, não temos escolha. São vidas que estão em jogo. Precisamos garantir ao povo o sagrado direito, que é cuidar da saúde, de sobreviver, daí porque peço a compreensão de todos. O momento é de união, de responsabilidade, do engajamento coletivo dos poderes, da sociedade, para, se Deus quiser, superarmos esse momento dramático que vivemos."

Para mitigar os efeitos da quarentena, Fátima disse que vai anunciar medidas para beneficiar famílias de baixa renda. Esta semana, o governo do RN anunciou benefícios para empresas dos setores mais prejudicados pela pandemia.

Com o novo decreto, o Rio Grande do Norte segue o caminho dos vizinhos Ceará, Paraíba e Pernambuco que enfrentam situação semelhante e adotaram medidas mais duras, diante da possibilidade de o sistema de saúde entrar em colapso.

PANDEMIA

Para editar o novo decreto, o governo do Estado levou em conta o aumento dos indicadores epidemiológicos – número de óbitos, taxa de ocupação de leitos de UTI e número de casos ativos - a presença de novas variantes do vírus circulando no RN e a baixa proporção da população vacinada.  Considerou ainda o Ofício Conjunto nº 001/2021-MPRN/MPF/MPT, por meio do qual o Ministério Público do Estado (MPRN), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram ao Governo do Estado e à Prefeitura do Natal, o acatamento das medidas sugeridas na Recomendação nº 26 do Comitê de Especialistas do Governo do Estado.

Nesta quarta-feira, o número acumulado de mortes pela Covid-19 ultrapassou a casa dos 4 mil. Os dados do Regula RN, mostravam que a taxa de ocupação de leitos no Estado era de 95,3%, na região metropolitana 95,5%, no Oeste 98,0% e no Seridó 92,5%. Às 20 horas, havia 140 pacientes na lista de espera por UTI.

MEDIDAS 

Fica estabelecido que poderão funcionar, desde que adotados os protocolos sanitários, entre outras atividades, as de abastecimento de alimentos; assistência à saúde; postos de combustíveis; segurança privada; correios e serviços de entrega e transportadoras; lojas de autopeças; hotéis, flats, pousadas e acomodações similares; lavanderias; atividades financeiras e de seguros; atividades industriais. Os serviços não essenciais poderão funcionar de modo remoto, mediante teleatendimento e sistema de entrega em domicílio.

 O novo decreto permite também o funcionamento de igrejas para orações individuais e com presença simultânea de, no máximo, 20 pessoas.

Já as aulas presenciais estão suspensas em todas as modalidades de ensino, exceto em atividades de educação em que o ensino remoto seja inviável, exclusivamente, para treinamento de profissionais de saúde e aulas práticas e laboratoriais destinadas aos concluintes do ensino superior.

Assecom-RN

(84) 3232-5204 / 5152

Site oficial: www.rn.gov.br

Twitter: @governodorn

Instagram: @governodorn

Facebook: @GovernodoRN

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Josy de Nelson e Israel Fernandes assumem diretorias em postos de saúde



O prefeito Ivanildinho Ferreira (PSDB) nomeou nesta quarta-feira (13) os novos administradores das Unidades Básicas de Saúde do Paraíso I e Conjunto Cônego Monte.

Para a Unidade Básica de Saúde Paraíso I, localizada próximo ao CRAS, foi nomeada Josy Rocha. Já para a Unidade Básica de Saúde do Conjunto Cônego Monte, foi nomeado Israel Fernandes.

Os nomeados assumem seus cargos imediatamente e terão como função administrar as unidades de saúde, cuidando do diálogo com os profissionais, estruturas dos ambientes e atendimento à população.

Com informação da assessoria

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Governo aumenta para R$ 1.088 previsão para mínimo em 2021

 


Modificação ao projeto da LDO foi enviado hoje ao Congresso





O governo aumentou para R$ 1.088 a estimativa para o salário mínimo em 2021. O valor consta de mensagem modificativa ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano, que deverá ser votado amanhã (16) pelo Congresso. O ofício foi enviado hoje (15) pelo Ministério da Economia.

O valor representa R$ 21 de aumento em relação à projeção de R$ 1.067 que constava da proposta do Orçamento Geral da União, enviada ao Congresso no fim de agosto. A medida deverá ter impacto de R$ 7,4 bilhões nas contas públicas em 2021.

A alta deve-se a um repique da inflação e à revisão da projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado para cumprir o objetivo da Constituição de manter o poder de compra do salário mínimo. Em agosto, quando os preços ainda estavam impactados pela crise da pandemia do novo coronavírus, a equipe econômica projetava que o INPC encerraria 2020 em 2,09%. No fim de novembro, a previsão saltou para 4,1%, após a alta no preço dos alimentos no segundo semestre.

Segundo o projeto da LDO, cada R$ 1 de aumento do salário mínimo eleva a previsão de gastos do governo em R$ 355 milhões. Isso porque diversos gastos, como o piso dos benefícios da Previdência Social, o abono salarial e o seguro-desemprego, estão atrelados ao salário mínimo. Dessa forma, a alta de R$ 21 impacta as despesas federais em R$ 7,4 bilhões.

De 2012 a 2019, o salário mínimo era reajustado por uma fórmula que seguia a variação do INPC do ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) registrada dois anos antes. O mínimo de 2020 em diante passou a ser corrigido apenas pelo INPC do ano precedente, de forma a não descumprir a Constituição.

Edição: Valéria Aguiar

Morre mais uma vítima de COVID 19, em Nova Floresta - PB

 



Registramos nosso 4 óbito por COVID do Município, em menos de 8 dias são 3 mortes na cidade por contaminação do novo coronavírus, em menos de 30 dias são quase 100 casos positivados e diversas pessoas internadas em leitos de UTI por agravamento de quadro. A Situação epidemiológica do Município não está fácil, as equipes de saúde precisam da compreensão e colaboração da população para que possamos reverter o quadro do Município.

Fique em casa, use máscara, promova higienização.

Fonte:  Prefeitura Municipal de Nova Floresta PB

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

África surpreende com baixas taxas de covid-19

 


Passados oito meses do início da pandemia de covid-19, com a marca de 1 milhão de pessoas mortas pela doença em todo o mundo e 33,5 milhões de casos, o Continente Africano chama a atenção por sua relativa baixa taxa de contaminação e mortes. Após atingir o pico dos registros por semana no fim de julho e ter a expectativa de se tornar o novo epicentro da pandemia, depois das Américas, os casos na África vêm diminuindo desde então.

O continente como um todo tem população de 1,2 bilhão de pessoas e registra, até o momento, cerca de 1,5 milhão de casos de covid-19, segundo dados do Africa Centres for Disease Control and Prevention (CDC África). O número é menos de um terço do registrado no Brasil, que tem 210 milhões de habitantes, população seis vezes menor. Ou seja, a África está com uma taxa de incidência da doença de 125 casos por 100 mil habitantes, enquanto no Brasil a taxa é de 2.258, segundo dados do Ministério da Saúde.

Nos óbitos pela doença, os registros na África estão perto de 36 mil, pouco mais do que no estado de São Paulo, que tem população de 46 milhões. A taxa de mortalidade por covid-19 no Brasil está em 67,6 por 100 mil habitantes e a letalidade da doença é de 3%. No Continente Africano, a mortalidade por covid-19 é de 3 por 100 mil habitantes e a letalidade da doença de 2,4%.

Os números mundiais indicam uma taxa de 430,9 por 100 mil habitantes e 12,92 mortes por 100 mil, segundo o Wordometer, com letalidade de 4%.

saúde, África, covid-19

Explicações

De acordo com o pesquisador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cris-Fiocruz) Augusto Paulo Silva, já é um consenso mundial que a situação da covid-19 na África é peculiar e surpreendente. Ele credita a baixa taxa de contaminação no continente a pelo menos quatro fatores, um deles a capacidade de resposta a epidemias.

“Há várias hipóteses, não são explicações assertivas. Mas uma das explicações mais plausíveis é que muitos países africanos já vêm enfrentando outras epidemias, em algumas partes é o cólera, outras o ebola, que até recentemente estava na República Democrática do Congo, em 2014 houve ebola na Libéria, Sierra Leoa e na Guiné Equatorial. Com isso, essas grandes epidemias fizeram com que muitos países africanos tivessem planos de emergência”.

Outra explicação, de acordo com o pesquisador, é a imunidade da população, afetada por outras doenças. “Porque as pessoas que sofrem daquela forma acabam por criar certas imunidades, por causa do tratamento de doenças como a malária, que tem muita prevalência na região, e de outras".

A terceira possibilidade é o fator etário, ou seja, a população africana é mais jovem do que a média mundial e a covid-19 tem demonstrado uma incidência maior entre pessoas mais velhas. Silva lembra também o baixo desenvolvimento de muitos países, principalmente na região central do continente, o que leva essas regiões a terem poucas conexões internacionais.

“A quarta explicação é que muitos países não têm aquela intensidade de comunicação e contato com o exterior. Se for ver o número de casos nesses países, são mais elevados nos que têm maior índice de desenvolvimento, como a África do Sul, o Egito, a Argélia. O que significa que o nível de desenvolvimento permite o contato com o exterior e o contágio é feito por meio dessas ligações e comunicações com o exterior, acho que são essas as explicações”.

De acordo com a OMS/Afro, foram implantadas com sucesso na região as medidas de saúde pública para “encontrar, testar, isolar e tratar as pessoas com covid-19, rastrear e colocar em quarentena os seus contatos”. Apesar da perspectiva de queda na curva de contágio, o pesquisador destaca que não há espaço para relaxar na vigilância, já que se trata de um vírus novo sobre o qual ainda não há conhecimento consolidado.

“Em qualquer epidemia são várias fases. No Continente Africano entramos na fase de abertura, então não sabemos se aquela curva vai continuar descendente ou não. Temos que ver aqueles países que não foram muito afetados, se essas curvas vão aumentar por causa dessa abertura. Não se pode fechar os países durante muito tempo. Então aí a questão do rastreio vai ser fundamental para poder seguir, tem que ficar vigilante”.

Além da covid-19, Silva destaca que no dia 25 de agosto ocorreu de forma virtual a 70ª sessão do Comitê Regional Africano da OMS, na qual foi celebrada a erradicação do Poliovírus Selvagem na África. Também durante a pandemia, a República Democrática do Congo recebeu o certificado de erradicação do ebola.

Panorama mundial

Segundo o último boletim Panorama da Resposta Global à Covid-19, do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cris-Fiocruz), o número de mortes tem diminuído devido à maior experiência no manejo clínico-terapêutico da doença. Porém, o centro destaca que a prioridade ainda é “conter a pandemia”, que impôs um quadro “quase apocalíptico” em oito meses de duração até o momento.

“Bilhões de pessoas em isolamento social, economias paralisadas e em declínio, bilhões sem trabalho, amplificação da pobreza e das desigualdades, empresas destroçadas, ameaças de crise alimentar, poucas esperanças no horizonte propiciadas pela ciência: ainda nenhum medicamento, nove vacinas em finalização, mas sem certezas quanto à sua eficácia. O mundo tenta se reinventar, mas a prioridade ainda é conter a pandemia”, destaca o boletim.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos de covid-19 registrados por semana apresentou em setembro um leve declínio nas Américas, mas se mantendo estável em um nível ainda muito alto e permanecendo como epicentro da pandemia. Em julho e agosto, a região registrou 64% das mortes por covid-19 no mundo, embora responda por apenas 13% da população global. O vírus aumentou a circulação no Caribe em agosto e, nas últimas semanas, em alguns países da América do Sul, como Colômbia e Argentina, além do aumento da taxa de mortalidade no México.

O Sudeste Asiático segue com aumento crescente desde julho, com a Índia atualmente em segundo lugar no número total de casos, atrás dos Estados Unidos e passando o Brasil, e em terceiro em número de mortes. A Europa registrou diminuição no ritmo de contágio entre junho e julho e, a partir de agosto, vê os casos aumentarem rapidamente, com a proximidade do inverno no Hemisfério Norte, podendo indicar o início da segunda onda da pandemia no continente.

Na África, o pico dos contágios ocorreu no fim de julho e a tendência atual é de queda nos registros. Segundo Silva, o CDC África, lançou, em parceria com o Projeto de Melhoria do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) da Saúde Pública de Inglaterra (PHE), a ferramenta AVoHC Net, que vai facilitar a implantação e administração de um grupo de trabalho para emergências de saúde pública em todo o continente. O mecanismo foi autorizado após o surto de ebola em 2014 e vai auxiliar na emergência da covid-19.

Quanto aos óbitos totais globais, o pico de registros por semana ocorreu no começo de abril, segundo os dados consolidados da OMS, tendo caído até o início de junho e voltado a subir a partir de então, se mantendo em níveis altos, mas sem atingir novamente o pico.

Edição: Graça Adjuto

Caixa detalha calendário de pagamentos do auxílio emergencial extensão

 


A Caixa Econômica Federal começa a pagar a partir desta quarta-feira (30) os beneficiários do auxílio emergencial extensão (AEE) no valor de R$ 300 (ou R$ 600 para mães de família monoparentais). As informações sobre o calendário de pagamentos foram detalhadas pelo presidente do banco público, Pedro Guimarães, em coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira (29), no Palácio do Planalto. 

Dando sequência ao mecanismo de pagamentos do benefício anterior, os beneficiários receberão as novas parcelas ao auxílio extensão ao longo de quatro ciclos de crédito. Ao todo, eles somam 43,2 milhões e são aquelas que pessoas que se cadastram pelo aplicativo ou estavam inscritos o Cadastro Único de programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O beneficiários do auxílio emergencial que pertencem ao Bolsa Família vão receber no calendário habitual, que já começou a ser pago no último dia 17 e seguirá até amanhã (30), contemplando um público de cerca de 16 milhões de famílias

Até agora, já foram pagos R$ 213,8 bilhões do auxílio emergencial para 67,2 milhões de brasileiros, desde abril, quando o programa foi instituído. Esse número vai aumentar um pouco mais porque o governo também confirmou hoje que 492 mil inscritos no programa tiveram o cadastro reavaliado e validado pelo Ministério da Cidadania. Com isso, o total de beneficiários do programa será de 67,7 milhões. Outros mais de 200 mil cadastros seguem em reavaliação e também poderão ser aprovados e incluídos posteriormente no calendário de pagamentos.

"Neste novo ciclo que começa amanhã, o ciclo 3, são 16,2 milhões que continuam recebendo o auxílio emergencial e 27 milhões que irão receber o auxílio emergencial extensão, totalizando 43,2 milhões de pessoas", afirmou Pedro Guimarães. Segundo ele, quem teve o cadastro aprovado em abril, terá direito a até quatro parcelas do auxílio emergencial extensão. Quem recebeu a partir dos meses seguintes, receberá até três parcelas do novo auxílio.

"Quem recebeu, em abril, a primeira parcela, estes já receberam as cinco parcelas do auxílio emergencial, e e são esses que começarão a receber, agora, o auxílio extensão, e vão receber as quatro parcelas do auxílio extensão: setembro, outubro, novembro e dezembro. Quem recebeu em maio só irá terminar de receber a quinta parcela agora, no próximo ciclo, então receberão três parcelas do auxílio extensão. E assim por diante".

Além disso, segundo presidente da Caixa, houve uma redução no número de pessoas que receberam o auxílio emergencial na primeira fase e os que receberão agora pelo programa residual. No auxílio emergencial de R$ 600, cerca de 31 milhões de beneficiários que se inscreveram pelo aplicativo estão recebendo os pagamentos, mas agora esse número baixou para cerca de 27 milhões. "Foi realizada mais uma análise, algumas pessoas já voltaram a trabalhar, então há uma redução e algumas pessoas voltaram a trabalhar e não têm mais direito ao auxílio", disse Guimarães.

O benefício foi criado em abril deste ano e estendido até 31 de dezembro por meio da Medida Provisória (MP) nº 1000.

Calendário por ciclos

O calendário do ciclo 3 começa nesta quarta-feira (30) apenas para quem nasceu em janeiro. Ao todo, serão 12 datas de pagamento que se estendem até o dia 1º de dezembro. Neste caso, o dinheiro estará disponível apenas na poupança digital, e pode ser movimentado para para o pagamento de contas e compras online, por meio do aplicativo Caixa TEM. 

Calendário de pagamentos - ciclo 3

Datanúmero de beneficiadosmês de nascimento
30 de setembro (quarta-feira)3,6 milhõesjaneiro
05 de outubro (segunda-feira)3,3 milhõesfevereiro
07 de outubro (quarta-feira)3,8 milhõesmarço
09 de outubro (sexta-feira)3,6 milhõesabril
11 de outubro (domingo)3,8 milhõesmaio
14 de outubro (quarta-feira)3,6 milhõesjunho
16 de outubro (sexta-feira)3,6 milhõesjulho
21 de outubro (quarta-feira)3,6 milhõesagosto
25 de outubro (domingo)3,7 milhõessetembro
28 de outubro (quarta-feira)3,6 milhõesoutubro
29 de outubro (quinta-feira)3,5 milhõesnovembro
01 de novembro (domingo)3,5 milhõesdezembro

Em seguida, o governo inicia o pagamento do ciclo 4, em que 8,1 milhões recebem parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 e 35,1 milhões recebem o auxílio extensão de R$ 300 que recebem o AEE. O calendário de pagamentos desta etapa vai do dia 30 de outubro (nascidos em janeiro) até o dia 20 de novembro (nascidos em dezembro), também para movimentação exclusiva na conta digital. Veja:

Calendário de pagamentos - ciclo 4

Datanúmero de beneficiadosmês de nascimento
30 de outubro (sexta-feira)3,6 milhõesjaneiro
04 de novembro (quarta-feira)3,3 milhõesfevereiro
05 de novembro (quinta-feira)3,8 milhõesmarço
06 de novembro (sexta-feira)3,6 milhõesabril
08 de novembro (domingo)3,8 milhõesmaio
11 de novembro (quarta-feira)3,6 milhõesjunho
12 de novembro (quinta-feira)3,6 milhõesjulho
13 de novembro (sexta-feira)3,6 milhõesagosto
15 de novembro (domingo)3,7 milhõessetembro
16 de novembro (segunda-feira)3,6 milhõesoutubro
18 de novembro (quarta-feira)3,5 milhõesnovembro
20 de novembro (sexta-feira)3,5 milhõesdezembro

Os calendário de crédito em poupança digital prossegue no ciclo 5, que começa a partir do dia 22 de novembro (nascidos em janeiro) e vai até 12 de dezembro (nascidos em dezembro). O último ciclo de pagamentos (ciclo 6) começa em 13 de dezembro (nascidos em janeiro) e vai até o dia 29/dezembro (nascidos em dezembro). Veja nas  tabelas:

Calendário de pagamentos - ciclo 5

Datanúmero de beneficiadosmês de nascimento
22 de novembro (domingo)3,6 milhõesjaneiro
23 de novembro (segunda-feira)3,3 milhõesfevereiro
25 de novembro (quarta-feira)3,8 milhõesmarço
27 de novembro (sexta-feira)3,6 milhõesabril
29 de novembro (domingo)3,8 milhõesmaio
30 de novembro (segunda-feira)3,6 milhõesjunho
02 de dezembro (quarta-feira)3,6 milhõesjulho
04 de dezembro (sexta-feira)3,6 milhõesagosto
06 de dezembro (domingo)3,7 milhõessetembro
09 de dezembro (quarta-feira)3,6 milhõesoutubro
11 de dezembro (sexta-feira)3,5 milhõesnovembro
12 de dezembro (sábado)3,5 milhõesdezembro

 

Calendário de pagamentos - ciclo 6

Datanúmero de beneficiadosmês de nascimento
13 de dezembro (domingo)6,9 milhõesjaneiro/fevereiro
14 de dezembro (segunda-feira)3,8 milhõesmarço
16 de dezembro (sábado)3,6 milhõesabril
17 de dezembro (quinta-feira)3,8 milhõesmaio
18 de dezembro (sexta-feira)3,6 milhõesjulho
20 de dezembro (domingo)7,2 milhõesjulho/agosto
21 de dezembro (segunda-feira)3,7 milhõessetembro
23 de dezembro (quarta-feira)3,6 milhõesoutubro
28 de dezembro (segunda-feira)3,5 milhõesnovembro
29 de dezembro (terça-feira)3,5 milhõesdezembro

Calendário para saques e transferências

Para o beneficiário que optar pelo saque em dinheiro ou transferência bancária, o governo elaborou um calendário específico, que começa do dia 7 de novembro (nascidos em janeiro) e vai até 5 de dezembro (nascidos em dezembro), válidos para os ciclos 3 e 4. Confira:

Ciclo de saque 3 e 4

Datanúmero de beneficiadosmês de nascimento
07 de novembro (sábado)6,9 milhõesjaneiro/fevereiro
14 de novembro (sábado)3,8 milhõesmarço
21 de novembro (sábado)7,4 milhõesabril/maio
24 de novembro (terça-feira)3,6 milhõesjunho
26 de novembro (quinta-feira)3,6 milhõesjulho
28 de novembro (quinta-feira)7,3 milhõesagosto/setembro
01 de dezembro (terça-feira)3,6 milhõesoutubro
05 de dezembro (sábado)7,0 milhõesnovembro/dezembro

Já no caso dos dois últimos ciclos (5 e 6), o calendário inicia-se a partir do dia 19 de dezembro (nascidos em janeiro) e vai até 27 de janeiro de 2021 (nascidos em dezembro). Veja na tabela abaixo:

Ciclo de saque 5 e 6

Datanúmero de beneficiadosmês de nascimento
19 de dezembro de 2020 (sábado)6,9 milhõesjaneiro/fevereiro
04 de janeiro de 2021 (segunda-feira)3,8 milhõesmarço
06 de janeiro de 2021 (quarta-feira)3,6 milhõesabril
11 de janeiro de 2021 (segunda-feira)3,8 milhõesmaio
13 de janeiro de 2021 (quarta-feira)3,6 milhõesjunho
15 de janeiro de 2021 (sexta-feira)3,6 milhõesjulho
18 de janeiro de 2021 (segunda-feira)3,6 milhõesagosto
20 de janeiro de 2021 (quarta-feira)3,7 milhõessetembro
22 de janeiro de 2021 (sexta-feira)3,6 milhõesoutubro
25 de janeiro de 2021 (segunda-feira)3,5 milhõesnovembro
27 de janeiro de 2021 (quarta-feira)3,5 milhõesdezembro

Edição: Pedro Ivo de Oliveira