O mês de maio está chegando ao final, mas o alerta sempre importante deve ser dado com relação ao Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil.
No dia 18 de maio é lembrada a data, e o município de Santa Cruz realizou uma vasta programação na semana da festa de Santa Rita de Cássia para alertar a sociedade sobre esta problemática.
Em Santa Cruz, são inúmeros os casos existentes, mas que na maioria das vezes são abafados, pois os abusadores são pessoas da família da criança, como pai, tio, avô, primo, e que ameaçam os familiares, prejudicando a vida deste jovem com a continuidade do problema.
Para que a situação comece a ser revertida, a base de tudo é a denuncia. Quando este crime estiver sendo cometido, a família ou amigos devem procurar uma autoridade policial e efetivar uma denuncia que pode ser anônima, para que o problema seja investigado.
Em Santa Cruz, o CREAS é o órgão responsável por acompanhar estas crianças e adolescentes e seus familiares, em busca de garantir que o direito violado seja combatido e que as famílias tenham uma melhor qualidade de vida.
Uma criança ou adolescente que sobre abuso sexual apresenta vários sinais que, familiares, professores e vizinhos devem ficar atentos para ajudar esta criança a sair desta problemática que ela possa estar enfrentando.
O problema é muito sério e é preciso união de esforços para que as denuncias surjam e, novos casos sejam evitados, pois crianças e adolescentes podem ter suas vidas marcadas para sempre se estiver sofrendo com essa situação.
A gestão municipal espera que, com as informações nas mãos, as pessoas possam realizar as denuncias e reverter os casos existentes.
Por: Èdipo Natan
Nenhum comentário:
Postar um comentário