Na noite da ultima quarta-feira (12) Santa Cruz recebeu a Caravana RN de toda Fé, com a oficina de construção da Lei de liberdade religiosa na sede da companhia Teatral Arte Viva. A caravana está passando por diversos territórios a fim de construir coletivamente o PL da Política Estadual de Combate a Intolerância Religiosa, proposta pela Deputada Isolda Dantas.
Em conversa com Renato Santos que é militante do movimento negro, atual Secretário de Combate ao Racismo do PT RN e compõe a assessoria da Deputada Isolda Dantas, perguntamos sobre a importância dessas caravanas e das rodas de conversas para a construção de Lei de liberdade religiosa. "Nós temos uma cultura lá no mandato da deputada Isolda de que, a lei ela existe pra resolver determinado problema e o problema ninguém conhece melhor do que quem o vivencia. Então a solução pros problemas das pessoas não vai sair da cabeça do nosso gabinete, precisa sair a partir do conhecimento da realidade concreta das pessoas nos territórios. Foi por isso que a gente optou pra construir a lei, a política estadual de combate à intolerância religiosa, a partir dessas visitas aos territórios, das oficinas de construção da lei pra que a gente pudesse ouvir as pessoas que estão sendo vítima da intolerância religiosa nos territórios. E essa caravana tá sendo muito rica no sentido de conhecer as diversas realidades que os territórios têm vivenciado a partir da experiência da intolerância religiosa. É muito diferente a forma como a intolerância se apresenta em Mossoró, com a forma que a intolerância se apresenta, por exemplo, eh no Seridó. Então conhecia essas diferentes, realidades, esta sendo muito rico."
Perguntado sobre a expectativa para a provação do projeto Renato falou que tão logo se encerre o recesso parlamentar, será entregue ao presidente da assembleia o projeto de Lei para que a assembleia enquanto instituição receba das mãos dessas inúmeras pessoas que estão contribuindo com o texto dessa lei, e que a assembleia possa receber dessas pessoas e não só das mãos da deputado Isolda que é uma porta voz, mostrando assim que essa luta é maior e coletiva.
O portal RSantos também conversou com o Pai Cleber sobre o que esse momento representa para os povos da religião de matrizes africana. "Esse momento representa uma resistência, onde mostra que a gente vem sempre lutando pelos nossos espaços. Momentos como esse faz com que possamos mostrar as pessoas que não tenha as informações dos seus direitos possam conhecer e isso que pra mim que é muito importante, onde assim, nosso povo possa ter mais visibilidade dentro da sociedade, da comunidade, dentre nossos bairros. É assim que teremos esperança e forças para continuar lutando contra a discriminação religiosa e o preconceito contra os povos de matrizes africana."
A caravana RN de toda FÉ iniciou em meados de junho e já visitou, o Potengi, Seridó, Oeste, Trairi. Cidades como: Macaíba, Parnamirim, Santa Cruz. Próxima semana a caravana visita o agreste, vai até Extremoz, que é uma cidade que tá sendo recorde de intolerância religiosa e finaliza com atividade em Natal na universidade do estado eh do Rio Grande do Norte.
Fonte: Blog do RSantos
Nenhum comentário:
Postar um comentário