A iniciativa faz parte do planejamento da campanha anual de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Para reforçar sobre a importância da realização do exame de mamografia, a Maternidade Escola Januário Cicco, unidade hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, intensificará os agendamentos de mamografias gratuitas para a população. A iniciativa faz parte da campanha do Outubro Rosa, realizada anualmente pela instituição, mas este ano começara mais cedo, a partir de julho, e se estenderá até outubro.
A mamografia é um exame de radiografia das mamas que utiliza radiação para identificar nódulos e possíveis tumores. Esse exame é parte de um conjunto de ações que auxiliam na detecção precoce do câncer de mama e contribuem para o tratamento eficaz da doença.
O agendamento da mamografia pode ser realizado diretamente no setor de mamografia da Maternidade, às quintas e sextas-feiras, das 9h às 15h. Podem se candidatar ao exame pessoas com 40 anos de idade ou mais, sendo necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS, solicitação médica e exames anteriores, se houver.
O mastologista e superintendente da MEJC, Luiz Murillo Lopes de Britto, destaca a importância da mamografia como aliada na detecção precoce do câncer de mama. “Nós, como unidade de saúde, queremos estar ao lado das mulheres em sua jornada de saúde. A campanha é uma oportunidade para elas agendarem o exame, mas este exame pode ser feito durante todo o ano em nossa maternidade”, enfatizou.
Sobre a Rede Ebserh
A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN/Ebserh) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário