terça-feira, 7 de agosto de 2018

Eleição presidencial terá o maior número de candidatos em 29 anos

PT e PSDB tiveram candidatos próprios em todos os pleitos

As convenções partidárias confirmaram 13 candidatos à Presidência da República – o segundo maior número desde 1989, quando foram 22 concorrentes, já que o comunicador Silvio Santos teve a candidatura impugnada. Neste período, somente o PSDB e o PT disputaram todas as eleições presidenciais com candidatos próprios.
Partido com maior número de filiados – 2,4 milhões -, o MDB não tinha candidatura própria há quatro eleições. Depois que o ex-governador de São Paulo e ex-presidente do partido, Orestes Quércia, ficou em quarto lugar na disputa de 1994, o MDB transitou entre chapas do PSDB e do PT – legendas que monopolizaram as eleições desde aquele ano.
Após o lançamento do Plano Real, o tucano Fernando Henrique Cardoso venceu a eleição no primeiro turno em 1994, com 54,3% dos votos. Naquele ano, o cardiologista Eneas Carneiro (morto em 2007), conhecido pelo discurso agressivo e o bordão “meu nome é Eneas”, surpreendeu o país conquistando cerca de 4,6 milhões de votos, mais do que Quércia e do que o pedetista Leonel Brizola (morto em 2004).
Em 1998, Fernando Henrique Cardoso foi reeleito, novamente vencendo no primeiro turno, com 53% dos votos. Naquele ano, 12 candidatos participaram da eleição presidencial. As eleições de 2002 marcaram o começo da hegemonia do PT: foram quatro vitórias seguidas, todas contra o PSDB.
Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito e reeleito em 2002 e 2006. Depois, Dilma Rousseff conquistou o Palácio do Planalto em 2010 e foi reeleita em 2014, mas não completou o mandato.
Nas quatro últimas eleições presidenciais, a decisão veio no segundo turno.

Veja quem são os candidatos a presidente nas eleições 2018:


Álvaro Dias (Podemos) 

O senador Álvaro Dias foi escolhido pelos convencionais do Podemos para ser candidato à Presidência da República. A candidatura do parlamentar pelo Paraná foi oficializada em Curitiba, durante convenção nacional do partido. Na primeira fala como candidato, Álvaro Dias anunciou que, se eleito, vai convidar o juiz federal Sérgio Moro para ser ministro da Justiça, e repetiu a promessa de “refundar a República”.
Ele vai compor a chapa com o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, cujo partido, o PSC, havia decidido lançar candidatura própria à Presidência, mas desistiu em favor de uma aliança com o Podemos. Além do PSC, fazem parte da coligação até agora os partidos PTC e PRP.

Podemos confirma Álvaro Dias como candidato a presidente da República, nas eleições de 2018
Podemos confirma Álvaro Dias (de camisa azul) como candidato a presidente da República - Podemos/Direitos reservados

Cabo Daciolo (Patriota)

A convenção nacional do Patriota oficializou a candidatura do deputado federal Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo. O evento ocorreu no município de Barrinha, no interior de São Paulo. O candidato foi escolhido por unanimidade. A candidata a vice é Suelene Balduino Nascimento, do mesmo partido. Ela é pedagoga com 23 anos de experiência e atua na rede pública de ensino do Distrito Federal.
Daciolo defende mais investimentos em educação e segurança por considerar áreas essenciais para o crescimento do país. Em discurso durante a convenção, Daciolo se posicionou contrário à legalização do aborto e à ideologia de gênero. 
Cabo Daciolo é confirmado como candidato do Patriota nas eleições 2018
Cabo Daciolo é confirmado como candidato do Patriota nas eleições 2018 - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Ciro Gomes (PDT)

O PDT confirmou, no dia 20 de julho, a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, na convenção nacional que reuniu filiados do partido. A chapa é composta com a senadora Kátia Abreu (PDT-TO).
Esta é a terceira vez que Ciro Gomes será candidato à Presidência da República: em 1998 e 2002, ele concorreu pelo PPS. Natural de Pindamonhangaba (SP), construiu sua carreira política no Ceará, onde foi prefeito de Fortaleza, eleito em 1988, e governador do estado, eleito em 1990. Renunciou ao cargo de governador, em 1994, para assumir o Ministério da Fazenda, no governo Itamar Franco (1992-1994), por indicação do PSDB, seu partido na época. Ciro Gomes foi ministro da Integração Nacional de 2003 a 2006, no governo do ex-presidente Lula. Tem 60 anos e quatro filhos.

Brasília: PDT confirma Ciro Gomes como candidato à Presidência da República em  convenção nacional que reuniu filiados do partido. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
PDT confirma Ciro Gomes como candidato à Presidência da República em convenção nacional - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Geraldo Alckmin (PSDB)

Em convenção nacional realizada na capital federal, o PSDB confirmou, nesse sábado (4), a candidatura do presidente do partido e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, à Presidência da República nas eleições de outubro. Dos 290 votantes, 288 aprovaram a candidatura de Alckmin. Houve um voto contra e uma abstenção. A senadora Ana Amélia (PP-RS) é a vice na chapa.
No primeiro discurso como candidato, Alckmin disse que quer ser presidente para unir o país e recuperar a "dignidade roubada" dos brasileiros. Ele defendeu a reforma política, a diminuição do tamanho do Estado e a simplificação tributária para destravar a economia.

Convenção Nacional do PSDB, em Brasília, lança Geraldo Alckmin como seu candidato à Presidência da República.
Convenção Nacional do PSDB, em Brasília, lança Geraldo Alckmin como seu candidato à Presidência da República - José Cruz/Agência Brasil

Guilherme Boulos (PSOL)

O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores SemTeto (MTST), Guilherme Boulos, foi lançado, no dia 21 de julho, como candidato à Presidência da República pelo PSOL, na convenção nacional em São Paulo. Também foi homologado o nome de Sônia Guajajara, representante do povo indígena, para vice-presidente. 
Boulos destacou que irá defender temas que pertencem aos princípios do partido, como o direito ao aborto e à desmilitarização da polícia. 
O  PSOL confirmou a candidatura de Guilherme Boulos à Presidência da República, na convenção nacional que reuniu filiados do partido
O PSOL confirmou a candidatura de Guilherme Boulos à Presidência da República - Rovena Rosa/Agência Brasil

Henrique Meirelles (MDB)

O MDB confirmou, no dia 2 de agosto, o nome de Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda, como candidato à Presidência da República. O partido informou que Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul, será o vice na chapa.
Henrique Meirelles destacou como prioridades investimentos em infraestrutura, para diminuir as distâncias no país, além de saúde e segurança pública. O presidenciável também prometeu reforçar o Bolsa Família. Para gerar empregos, Meirelles disse que pretende resgatar a política econômica, atrair investimentos e fazer as reformas para que o país cresça 4% ao ano. 

O ex-ministro Henrique Meirelles durante convenção Nacional do MDB em Brasília.
Convenção Nacional do MDB confirmou candidatura de Henrique Meirelles - Antonio Cruz/Agência Brasil

Jair Bolsonaro (PSL)

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), 63 anos, foi confirmado, no dia 22 de julho, como o candidato à Presidência da República nas eleições deste ano pelo PSL. O vice é o general Hamilton Mourão, do PRTB.
Na convenção, Bolsonaro adiantou que, se eleito, quer excluir o ministério das Cidades e fundir pastas como Fazenda e Planejamento, assim como Agricultura e Meio Ambiente. O candidato prometeu ainda privatizar estatais. 
PSL lança candidatura de Jair Bolsonaro  à presidência da República.
PSL lança candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República - Fernando Frazão/Agência Brasil

João Amoêdo (Partido Novo)

João Dionisio Amoêdo foi oficializado candidato à Presidência da República pelo Partido Novo durante convenção na capital paulista, no dia 4 de agosto. O cientista político Christian Lohbauer foi escolhido como candidato à vice-presidente. Entre as principais propostas de Amoêdo estão equilibrar as contas públicas, acabar com privilégios de determinadas categorias profissionais, melhorar a educação básica e atuar fortemente na segurança. O presidenciável também é favorável à revisão do Estatuto do Desarmamento.
João Amoêdo disse que quer levar renovação à política e mudar o Brasil. O presidenciável defendeu a privatização de empresas estatais.

Partido Novo confirma João Amoêdo como candidato a presidente
Partido Novo confirma João Amoêdo como candidato a presidente - Rovena Rosa/Agência Brasil

João Goulart Filho (PPL)

O PPL lançou, no dia 5 de agosto, João Goulart Filho como candidato à Presidência da República. Ele é filho do ex-presidente João Goulart, o Jango, que teve mandato presidencial, de 1961 a 1964, interrompido pela golpe militar. É a primeira vez que João Goulart Filho concorre ao cargo. 
O candidato a vice é Léo Alves, professor da Universidade Católica de Brasília. Algumas propostas do candidato são a redução drástica dos juros da dívida pública para dar condições ao Estado de investir no desenvolvimento social, o resgate da soberania, o controle das remessas de lucros das empresas estrangeiras e a revisão do conceito de segurança nacional.
PPL lança João Goulart Filho a candidato a presidente nas eleições de 2018
João Goulart Filho concorrerá a presidente pelo PPL - PPL/Direitos reservados

José Maria Eymael (DC)

O partido Democracia Cristã (DC) confirmou, no dia 28 de julho, durante convenção na capital paulista, a candidatura de José Maria Eymael à Presidência da República, nas eleições de outubro, e do pastor da Assembleia de Deus Helvio Costa como vice-presidente.
Na área econômica, as diretrizes gerais de governo do DC incluem política macroeconômica orientada para diminuição do custo do crédito ao setor produtivo, apoio e incentivo ao turismo e a valorização do agronegócio com ações de governo específicas, que ainda não foram divulgadas, e apoio aos pequenos e médios produtores rurais.

Convenção Nacionald do Partido Social Democrata Cristão lança Eymael como seu nome para a disputa pela Presidência da República
Convenção Nacionald do DC lançou Eymael como seu nome para a disputa pela Presidência da República - Bruno Murashima/DC/Direitos Reservados

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

A convenção nacional do PT escolheu, por aclamação, no dia 4 de agosto, o nome de Luiz Inácio Lula da Silva para ser o candidato à Presidência da República. O encontro também homologou o apoio do PCO e do PROS à candidatura do PT. O vice é o petista Fernando Haddad, que foi ministro da Educação e prefeito de São Paulo. 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso em Curitiba, desde 7 de abril, após ter sido condenado em segunda instância no caso do triplex de Guarujá. O ator Sérgio Mamberti leu, na convenção, uma carta escrita por Lula, onde ele afirmou que "querem fazer uma eleição presidencial de cartas marcadas, excluindo o nome que está à frente na preferência popular em todas as pesquisas".

Convenção Nacional do PT para lançamento da candidatura de Lula para presidente, na Casa de Portugal.
Convenção nacional do PT escolheu Lula para candidato a presidente - Rovena Rosa/Agência Brasil

Marina Silva (Rede)

A primeira convenção nacional da Rede Sustentabilidade confirmou, por aclamação, no dia 4 de agosto, o nome Marina Silva como candidata da sigla à Presidência da República. O candidato à vice na chapa, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, do Partido Verde (PV), também foi apresentado oficialmente no encontro. 
A presidenciável prometeu uma campanha limpa, sem notícias falsas e sem destruir biografias. Se comprometeu com as reformas da Previdência, tributária e política, que acabe com a reeleição e incentive candidaturas independentes. Se eleita, Marina também disse que pretende fazer uma revisão dos “pontos draconianos” da reforma trabalhista que, segundo ela, seriam feitas a partir de um diálogo com o Congresso.

Marina Silva e Eduardo Jorge participam de convenção da REDE (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Marina Silva é confirmada candidata a presidente pela Rede  - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Vera Lúcia (PSTU)

Em convenção nacional, o PSTU oficializou, no dia 20 de julho, a candidatura de Vera Lúcia à Presidência da República e de Hertz Dias como vice na chapa. A escolha foi feita por aclamação pelos filiados ao partido presentes na quadra do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, na zona leste da capital paulista.
De acordo com Vera Lúcia, o plano de governo prevê reforma agrária, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e um plano de obras públicas para atender as necessidades da classe trabalhadora. 
O PSTU decidiu que não fará nenhuma coligação para a disputa presidencial, nem alianças nas eleições estaduais.

Vera Lúcia do PSTU
Vera Lúcia é a candidata do PSTU - Romerito Pontes/Direitos Reservados

Edição: Carolina Pimentel
Por Luiza Damé - Agência Brasil

MEC divulga resultado da seleção do P-Fies

O resultado do P-Fies, modalidade do Programa de Financiamento Estudantil, foi divulgado ontem (6) à noite pelo Ministério da Educação e está disponível na página do programa. O P-Fies atende estudantes com renda familiar entre três e cinco salários mínimos e tem o financiamento feito por bancos privados ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.
 
ensino medio
Estudantes (Arquivo/Agência Brasil)
O candidato pré-selecionado no P-Fies deverá comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para validar suas informações em até cinco dias, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da sua pré-seleção na modalidade do P-Fies.
Deverá então comparecer a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida e especificada para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.
O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação. Nesta edição do programa são ofertadas pelo menos 155 mil vagas, das quais 50 mil com juro zero.
Edição: Graça Adjuto

Por Yara Aquino - Agência Brasil

Começa em Santa Cruz campanha de vacinação contra a Pólio e Sarampo

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Santa Cruz já estão preparadas para atender a demanda da Campanha Nacional contra a Pólio e Sarampo. O período de vacinação foi iniciado nesta segunda-feira (06) e segue até o próximo dia 31 de agosto. Todas as crianças do município com idade entre 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas.

Com o slogan “Se tem infância, tem vacinação”, a campanha terá o seu “Dia D” de mobilização no próximo dia 18 de agosto, um sábado.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, em Santa Cruz estão aptas a serem vacinadas 2.272 crianças. A meta é atingir 95% desse quantitativo para Pólio e Sarampo.

O objetivo da campanha é aumentar as coberturas vacinais em todo o pais e evitar a reintrodução dessas doenças, já eliminadas no Brasil.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz
assecom@santacruz.rn.gov.br

O poder das Redes Sociais e Blogs nas eleições deste ano

As redes sociais e blogs são utilizados como fonte principal de informação sobre os candidatos por 26% dos eleitores. Mas apenas 5% as utilizam como fontes exclusivas. Dos que recorrem a esses meios para se informar, mesmo em conjunto com outros veículos de comunicação, 25% confessam que raramente ou nunca verificam a veracidade das informações recebidas.

Outros 46% sempre verificam e 29% verificam às vezes. É o que revela a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Eleições 2018, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e realizada em parceria com o Ibope.

Para tomar a decisão em quem votar, 84% dos eleitores afirmaram ainda que vão se informar pela imprensa (TV, rádio, jornais, revistas e sites de notícias). O levantamento revelou que, dos que utilizam as redes sociais para se informar, mesmo que em conjunto com outros veículos, 25% declararam que raramente ou nunca verificam a veracidade das informações recebidas. Outros 46% disseram que sempre verificam e 29% que verificam às vezes.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 21 e 24 de junho e foi divulgada no Portal da CNI no último dia 02 de agosto. 
 
BLOG DO MAGNO CÉSAR 

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

VEREADOR PAULO CESAR BEJU EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE SUA POSIÇÃO POLÍTICA PARA O PLEITO DE 2018.

Nota de Esclarecimento 
Sobre a matéria publicada no blog do Wallace, o vereador Paulo César Bejú, em respeito a verdade vem a público esclarecer que:
1 - Primeiro, lamentar por não ter sido consultado pelo blog sobre sua posição definitiva a cerca do cenário político eleitoral que se aproxima, deste modo, a matéria soa de cunho especulativo;
2 - Não há, até o presente momento, qualquer definição oficial do vereador. E se não há decisão oficial, não se pode admitir que a imprensa passe a veicular e/ou criar fatos que venham a falcear decisões ainda não tomadas;
3 - É público e notório que o vereador Paulo César Bejú, mantem-se firme aos seus aliados. Esteve no palanque do então candidato a governo Robinson Farias, é de seu partido (PSD) e assim, como a grande maioria da oposição em Santa Cruz segue o curso, analisando os fatos politicos;
4 - É notório também que a política é dinâmica, portanto, conversas dos grupos que fazem oposição em Santa Cruz estão em curso, sendo alinhadas e desde sempre, foi dada a liberdade aqueles que integram a oposição, para tomarem as decisões que acharem melhor para o povo local e, neste caso específico, para o povo do RN;
5 - O vereador Paulo César Bejú, em respeito ao seu grupo, aos colaboradores do mandato popular, familiares e aos seus líderes local, não tomará nenhuma decisão, que não passe pelo crivo destas pessoas;
6 - O vereador afirma que, colocará a frente de sua decisão, única e exclusivamente, ações concretas de melhorias para seu povo;
7 - Vale salientar ainda que, o cenário político encontra-se indefinido, não tendo havido ainda, seguer as convenções, o que mostra uma pressa em parte da imprensa local em criar fatos;
Portanto, o vereador Paulo César Bejú, lamenta não ter sido ouvido, no que pede que o prezado blogueiro, a bem da verdade, possa publicar esta nota em seu veículo.
Assim sendo, o vereador Paulo César Benu, deixa claro que, baseado no relato acima, sua decisão será tomada e publicada oficialmente.

Inflação para famílias com renda mais baixa cai para 0,25% em julho

O Índice de Preços ao Consumidor-Classe 1 (IPC-C1), que mede a variação da cesta de compras para famílias com renda até 2,5 salários mínimos, registrou 0,25% em julho.
A taxa é menor que a junho: 1,52%. A informação foi divulgada hoje (3) pela Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro.
Apesar disso, a inflação para famílias com renda mais baixa ficou acima da constatada pelo Índice de Preços ao Consumidor–Brasil (IPC-BR), que mede a variação de preços para todas as faixas de renda e que foi de 0,17% em julho.
Vitória (ES) - Supermercados lotados com filas nos caixas e na entrada funcionam com horário reduzido (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Alimentos passaram de uma inflação de 2,31% em junho para queda de preços em julho: -0,45%   (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O IPC-C1 acumula 3,29% no ano e 3,53% em 12 meses. Em 12 meses, o indicador teve taxa menor que a registrada pelo IPC-BR (4,22%).
Seis das oito classes de despesa que compõem o IPC-C1 tiveram queda na taxa de junho para julho, em especial o grupo alimentação, que passou de uma inflação de 2,31% em junho para uma deflação (queda de preços) de 0,45%.
Outros grupos com queda foram habitação (de 2,36% para 1,4%), transportes (de 0,73% para -0,05%), vestuário (de 0,27% para -0,64%), educação, leitura e recreação (de 0,51% para 0,28%) e despesas diversas (de 0,23% para 0,16%).
Ao mesmo tempo, dois grupos tiveram aumento na inflação: comunicação (de 0,15% para 0,29%) e saúde e cuidados pessoais (de 0,15% para 0,20%).
Edição: Kleber Sampaio

Por Vitor Abdala - Agência Brasil

Fiocruz registra aumento em mortes de macacos no Sudeste

A Fundação Oswaldo Cruz constatou que voltou a ocorrer morte de macacos em regiões em que a incidência havia diminuído.
A informação foi dada pela pesquisadora Márcia Chame, coordenadora da plataforma de biodiversidade e saúde silvestre da Fiocruz, durante o lançamento da Operação Primata, feito em Florianópolis, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação.
Segundo a pesquisadora, é preciso avaliar esses casos, que são a continuação de um processo de febre amarela. “Esses registros foram feitos por pessoas da região Sudeste, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santos e Minas, onde houve um impacto grande. Isso ainda continua acontecendo, embora tenha reduzido”, revelou.
De acordo com a secretaria de Saúde mineira, 65 municípios já confirmaram mortes de macacos por febre amarela (Arquivo/Fábio Massalli)
Morte de macacos está relacionada a casos de febre amarela (Agência Brasil/Arquivo/Fábio Massalli)
Para Márcia Chame, a perspectiva era de haver menos casos porque há uma dinâmica em que o ciclo, quando começa a esfriar em maio, há uma diminuição de ocorrências e só volta a retomar após outubro, com pico no verão.
“Este ano a gente está vivendo um inverno bastante quente e começa a ver animais mortos. A gente já fez um alerta para a coleta dos animais e não tem a certificação de que aquilo é febre amarela, mas, como a gente vem nesse processo, tem que manter o alerta. As pessoas têm que ficar atentas. Houve uma baixa adesão à vacina em muitas áreas e é importante que as pessoas não pensem que a doença já foi e não precisam se vacinar mais”, alertou.

Macacos são identificados

No entanto, a pesquisadora deu também uma boa notícia. Em algumas áreas onde ocorreram muitos casos de morte de macacos, a população já começou a identificar mais animais na região.
“Há registros de pessoas vendo animais em condições de saúde bastante boas e isso é sempre uma excelente notícia. Na Ilha Grande, onde houve os primeiros registros de febre amarela em humanos, já tem bugios [macacos] com boa saúde. Essas notícias são boas, animam”, completou.
Ainda durante do lançamento da Operação Primatas, o professor da Universidade de Brasília, Bráulio Dias lamentou a informação do coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Leandro Jerusalinsky, de que, apesar das ocorrências de febre amarela no Brasil, o país não conseguiu mensurar a expansão do impacto do surto da doença em comunidades de primatas.
“A gente poderia fazer melhor. Tinha que ter capacidade de mobilizar parceiros para conseguir este dado. Sei que é difícil, mas é importante”, observou.
O professor chamou atenção para a situação de caça de primatas em diversas regiões. Ele revelou que uma iniciativa, iniciada na África, tem a ideia básica de que não se resolve esta questão apenas com a polícia e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
“O foco é restabelecer os laços com povos indígenas e comunidades locais, que estão no campo no dia a dia. Eles são os maiores consumidores de primatas. Acho que temos que trabalhar com eles e explicar que as espécies estão ameaçadas e vão desaparecer. Tenho certeza que podem ser parceiros”, disse.
Para o secretário de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, José Pedro Oliveira Costa, a caça de primatas, quando vinculada a comunidades tradicionais, passa pela necessidade de entendimento dessa população de que os animais podem ser mais valiosos a partir da visitação em projetos de ecoturismo do que servir “uma panelada de um pouco de carne para um fim de semana. Isso é questão de educação e de informação, disse.

Primatas

O secretário de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, José Pedro Oliveira Costa, informou que a Operação Primatas visa evitar a extinção dessas espécies.
“O Brasil é o país que mais tem primatas no mundo e é a nação onde está a maior quantidade de primatas ameaçados. Temos 150 diferentes espécies de primatas e 37 delas ameaçadas e seis criticamente ameaçadas”, revelou.
A operação estabeleceu oito ações prioritárias, entre elas, a criação da unidade de conservação Sauim-de-coleira, na zona urbana de Manaus; uma outra para assegurar a proteção do guigó-de-Coimbra-Filho em Sergipe; e o fortalecimento da Reserva Biológica Mata Escura que tem entre as espécies o Barbado Vermelho, que, segundo Leandro Jerusalinsky, é um dos animais com mais risco de extinção no mundo.
*A repórter viajou a convite da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Edição: Kleber Sampaio

Por Cristina Índio do Brasil - Agência Brasil

Mulheres que fizeram aborto relatam momentos de medo e desespero

Em um país marcado por abismos socioeconômicos, uma questão polêmica de saúde pública, como o aborto, acaba revelando privilégios. No Brasil, onde a interrupção da gravidez só é permitida em casos específicos, abortos seguros são prerrogativa de mulheres ricas que podem arcar com preços cobrados por médicos ou clínicas ilegais espalhadas pelo país.
As mulheres pobres, em geral, recorrem a métodos perigosos em casa ou em clínicas de péssima qualidade. Muitas delas morrem devido a hemorragias graves causadas por procedimentos mal feitos. Também são elas as mais atingidas pela criminalização da prática.
De acordo com a publicação 20 anos de Pesquisa Sobre Aborto do Brasil, do Ministério da Saúde, a criminalização do aborto atinge especialmente mulheres jovens, desempregadas ou em situação informal, negras, com baixa escolaridade, solteiras e moradoras de áreas periféricas.
Levantamento conduzido pela Defensoria Pública do Rio de Janeirono ano passado, mostrava que ao menos 42 mulheres que fizeram aborto no estado, entre 2005 e 2017, foram processadas e respondiam a processo criminal. A maioria delas era negra, pobre, tinha entre 22 e 25 anos e já era mãe.
Entre 2006 e 2015, o Ministério da Saúde contabilizou 770 óbitos de mulheres por complicações após procedimentos de aborto. De acordo com a pasta, o aborto é a quarta causa de mortalidade materna no país. Especialistas acreditam que esses números sejam ainda maiores.
De acordo com o Código Penal, o aborto é crime no Brasil, com pena de um a três anos, salvo em situações em que há risco de vida para a mulher ou para o bebê, em casos de estupro e de anencefalia do feto. A partir de hoje (3), a questão da criminalização do aborto estará em debate durante audiências públicas no Supremo Tribunal Federal (STF).
Agência Brasil entrevistou duas mulheres de diferentes perfis que optaram pela interrupção de uma gravidez indesejada. Sob a promessa de anonimato, elas relataram à reportagem suas histórias de vida e o motivo que as levaram a decidir pelo aborto. Medo, desconhecimento, falhas na educação sexual, desespero e, muitas vezes, desamparo. As situações e condições a que as duas mulheres foram submetidas são bem distintas. Em comum, apenas o entendimento da necessidade de uma política integral de atendimento à mulher que evite mortes desnecessárias.

Desencanto com o amor

"Neste mês de agosto, está fazendo um ano que eu fiz esse procedimento. Eu tinha 31 anos, na época. Eu me relacionei com um rapaz que conheci através da internet. Eu já o conhecia, na verdade. Ele é escritor e eu o seguia [nas redes sociais], era muito fã dele."
Foram com essas palavras que Lara* iniciou seu relato sobre a decisão de fazer um aborto. Quando concedeu a entrevista, ela estava a mais de 2 mil km de sua casa, localizada no interior de Alagoas, e cuidava, a pedido de um amigo, de uma mulher que havia acabado de interromper uma gravidez, em outra região do Brasil.
Segundo ela, foram os constantes pedidos por dinheiro emprestado, sob alegação de dificuldades financeiras, que provocaram nela o desencantamento que se instalou de forma definitiva. Os apelos  não eram feitos exclusivamente a ela, que descobriu que o rapaz tinha o mesmo histórico com outras mulheres. "As circunstâncias foram essas, decorrentes de um relacionamento que existiu para mim, em que eu me apaixonei, mas o cara só se aproximou para tirar coisas de mim. Quando eu entendi isso, eu fiquei deprimidíssima e, logo depois, eu descobri a gravidez", afirmou.
Para ela, um componente que contribuiu para que engravidasse foram as falhas em sua educação sexual, comuns a muitas brasileiras. "Eu estudei em escola particular, no interior do Alagoas, onde as cabeças são bem fechadas. A minha família não é religiosa, mas alguns temas, simplesmente, não eram tratados. Eu não fui educada para conhecer meu corpo, para frequentar médico", disse. "Então, com uns dois meses, eu tinha uns sangramentos que eu achava que eram menstruação, mas não eram", acrescentou, suspirando.
Decepcionada com um afeto que não encontrava reciprocidade, Lara procurou focar na solução, da forma mais objetiva possível, já que não pretendia ter filhos de um homem com comportamentos que condenava. "Eu decidi no ato, imediatamente. Só que eu não sabia como fazer. Sabe aquela coisa sobre a qual ninguém fala, que ninguém sabe onde conseguir, com quem falar? Fiquei totalmente desesperada", declarou.
Determinada, Lara encontrou no próprio círculo social uma mulher que informou um local onde o aborto poderia ser feito. "Essa pessoa, uma grande amiga, me indicou três possibilidades: uma clínica em Salvador, que seria a mais cara, a compra de medicamento pela internet, que chegaria no endereço para fazer auto-aplicação, ou uma moça, na capital [Maceió], que fazia na casa dela", contou.
Lara conta que, primeiramente, comprou o medicamento pela internet, mas a caixa veio vazia. Desesperada, tentou ir a clínica em Salvador, mas não tinha todo o dinheiro necessário. Foi então que ela resolveu recorrer à opção mais barata: uma moça que fazia abortos na própria casa, em Maceió, e cobrava R$ 2 mil.
Ela resolveu seguir no plano B sozinha, percorrendo, de carro, o caminho de sua cidade até Maceió. "Eu tinha muito, muito, muito medo. Eu sabia que eu ia à casa de uma mulher, mas não sabia o que ela ia fazer comigo. Então, a gente tem, primeiro, o medo de morrer. Segundo, o medo de não morrer e ir para um hospital e, de repente, ser presa ou ser submetida a algum tipo de violência e constrangimento."
Ela conta que tremia muito antes de chegar à casa, localizada em um bairro bem humilde da capital alagoana. “Era uma rua bem estreitinha, os vizinhos na porta e eu pensando comigo: 'Todo mundo sabe o que eu vim fazer aqui.' Cheguei lá e já comecei a chorar. Ela conversou muito comigo. Ela já era uma senhora. E, pronto, aplicou o remédio na parede do útero, me dando algumas unidades para colocar debaixo da língua. Aí, eu fui pra casa."
Sem o efeito esperado, Lara teve que retornar ao local, uma semana depois. "Da segunda vez, não fez efeito. Eu fiquei desesperada. Tentamos a terceira vez e eu com medo de tanto remédio no meu organismo, sem saber o que estava acontecendo, muito assustada. Na terceira vez, ela me deu uma dose maior para ingerir, duas horas depois, quando eu estivesse em casa.”
A partir disso, Lara teve contrações que duraram nove horas e, hoje, define o sentimento associado à experiência como alívio. "Eu estava me sentindo duplamente lesada por esse cara. Eu tive um prejuízo financeiro de mais de R$ 15 mil e um prejuízo emocional que não tem preço", declara.

Ambiente de elite

Jasmin*, 68 anos, foi criada em bairros nobres do Rio de Janeiro. Casada pela primeira vez aos 18 anos, já grávida de seu primogênito, ela disse que suas escolhas estavam limitadas, por valores morais impostos pela família.
"Não quis fazer aborto e minha solução era ou ser mãe solteira, o que, para minha família, era pesado demais admitir na época, ou o casamento. Como era um namorado, uma pessoa com quem tinha um relacionamento, o casamento foi uma consequência natural, e ele queria ter o filho também. Um ano e três meses depois, eu tive outro", revelou.
Aos 22 anos, Jasmin recorreu a uma clínica clandestina de aborto, para interromper a gestação de seu terceiro filho. "Eu tive duas filhas. No meu segundo casamento, a relação já estava ruim e eu engravidei pela terceira vez. Nem meu marido, nem eu queríamos [ter a criança]. Eu achava que não tinha muito sentido ter [um bebê] quando tudo estava ruim", contou.
"A opção foi fazer aborto num clima de segurança, num ambiente que atende à elite. Agora, para mim, foi uma experiência muito traumática. Eu me arrependi depois, mas é uma questão de foro íntimo."
Segundo ela, que foi acompanhada de uma amiga ao endereço, também em um bairro nobre da cidade, próximo à sua residência, o procedimento era considerado normal entre as pessoas de sua faixa etária. "Foi um homem [quem fez o aborto]. Como era muito caro, ele me tratou muito bem", destacou. "Quase todo mundo da minha geração fez algum aborto."
De acordo com a Pesquisa Nacional do Aborto, realizada em 2016 pela Anis Instituto de Bioética, uma em cada cinco mulheres já decidiram interromper uma gravidez não desejada. (
Ela reconhece que foi uma mulher privilegiada por conseguir se dirigir a uma clínica que, além de preservar sua identidade, ofereceu um atendimento de qualidade. Jasmin defende que as políticas de saúde da mulher no Brasil sejam aprimoradas, a fim de que esse público não fique tão suscetível.
"Hoje em dia, [a mulher] acaba tendo que fazer um aborto em que são usados métodos medievais. Muitas vezes, as meninas morrem e são muito maltratadas quando chegam lá [ao hospital]", afirma.
 *O nome das entrevistadas é fictício
 Edição: Lilian Beraldo
Por Letycia Bond –Agência Brasil

Audiências para discutir descriminalização do aborto têm início hoje

Levantamento aponta que 62% dos expositores serão favoráveis à ação

Dos 53 expositores, entre pessoas físicas e organizações, que discutirão, hoje (3) e na próxima segunda-feira (6), a descriminalização do aborto no país, em uma audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF), 33 apresentarão argumentos favoráveis à legalização do procedimento. Atualmente, no país, a interrupção da gravidez é considerada legal somente em casos de estupro, de fetos anencéfalos ou caso a gestante esteja correndo risco de vida.
A organização Global Health Strategies, que antecipou o teor das falas da sessão, também apurou que 42% das arguições em defesa da liberação do aborto serão articuladas a partir de dados científicos. Do lado contrário, essa estratégia de persuasão será adotada por 1,9% dos participantes e mais da metade deles (55%) fará apresentações baseadas em princípios religiosos.
O levantamento constatou também que quase metade (43,7%) dos palestrantes é formada por especialistas da área jurídica, sendo que a maioria deles (82%) é a favor da descriminalização. A mesma opinião prevalece entre os especialistas da área da saúde.
Levantamento da Global Health Strategies

No total, o STF recebeu 187 inscrições de interessados em participar da audiência, pedida pela ministra Rosa Weber, relatora da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que entende que o aborto voluntário deve ser permitido até a 12ª semana de gestação. A justificativa da ministra para a realização da audiência é de que o evento consiste em "um método efetivo de discussão e de construção da resposta jurisdicional".
Distribuídos em dois turnos, ao longo das duas datas, os candidatos habilitados poderão defender sua posição durante 20 minutos. Ao final de cada bloco, eles poderão ser questionados pelos ministros da Corte, a fim de esclarecer algum ponto de sua manifestação, no chamado espaço deliberativo, que terá duração máxima de meia hora. Participarão ainda das audiências autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, do Congresso Nacional e representantes de outras instâncias governamentais.
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza sessão plenária para julgamento de ações sobre a reforma trabalhista de 2017.
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza audiências para discutir a descriminalização do aborto - Valter Campanato/Arquivo Agência Brasil
Segundo o STF, os critérios utilizados na escolha dos expositores foram a representatividade técnica na área e atuação ou expertise com relação ao assunto. Além disso, o tribunal destaca que buscou garantir equilíbrio entre os perfis de apoiadores da legalização do aborto e opositores.
Entre os selecionados, estão um bispo e um padre da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se coloca contra a legalização do procedimento abortivo, e Debora Diniz, da Anis - Instituto de Bioética, organização que já realizou duas edições da Pesquisa Nacional do Aborto, em 2010 e 2016, e que protocolou, com o PSOL, a ADPF 442, que questiona a constitucionalidade dos artigos 124 e 126 do Código Penal.

Aborto e religião

Em entrevista concedida à Agência Brasil, Lusmarina Campos Garcia, que representará, na audiência, o Instituto de Estudos da Religião, diz que o aborto não deve ser encarado apenas no âmbito do direito penal, e sim como uma questão de saúde pública, que está atrelada a uma carga moral que recai, sobretudo, sobre as mulheres. "Não é uma questão de direito penal e não deve ser decidida sob esse ângulo, considerando a realidade de mulheres que abortam e que, por não ter condições de acesso a um serviço de saúde pública de qualidade, acabam, muitas vezes, morrendo", afirmou.
Teóloga e mestre em direito, ela esclarece que, na unidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) onde é pastora, as figuras de autoridade são orientadas a acolher as mulheres que optam por interromper a gestação.
"Na minha igreja - não posso falar pela IECLB como um todo -, a gente não apoia o aborto enquanto método contraceptivo, mas entende que todas as pessoas que vão tomar essa decisão precisam ser respeitadas, porque são adultas, autônomas e precisam ser respeitadas na sua autonomia. E, como é uma decisão que vem com muita dor, a posição dos pastores deve ser de acompanhamento para essas pessoas, não é de ficar utilizando discurso religioso para culpabilizá-las", explicou.
"A decisão de abortar nunca é leviana, é uma decisão sofrida, e as pessoas, no seu sofrimento, precisam ser acompanhadas com carinho e amor, não julgamento, e não só diante desse sofrimento, mas de qualquer sofrimento humano", completou. 
A CNBB, por sua vez, tem mobilizado autoridades de todo o país em uma campanha contra a legalização do aborto. Bispos da Bahia, de Sergipe e Santa Catarina se pronunciaram em conjunto, na última quarta-feira (1º), quanto à causa, sustentando que o direito à vida é inviolável e deve ser preservado.
Conclamando "a todas as pessoas de boa vontade", o bispo de Joinville (SC), dom Francisco Carlos Bach, lembrou que, em 11 de abril do ano passado, a instituição já argumentava que o aborto jamais deve ser considerado um direito de uma mulher ou de um homem, uma vez que se sobrepõe ao direito à vida do nascituro.
O bispo de Chapecó (SC), dom Odelir José Magri, afirma que o direito à vida é o mais fundamental dos direitos e, por isso, deve ser protegido. “Ele é um direito intrínseco à condição humana e não uma concessão do Estado. Os poderes da República têm obrigação de garanti-lo e defendê-lo”, afirmou.
Edição: Lílian Beraldo
Por Letycia Bond - Agência Brasil

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

ProUni divulga resultado da lista de espera

Selecionados devem apresentar documentação de amanhã até segunda-feira

O resultado da lista de espera do Programa Universidades para Todos (ProUni) do segundo semestre deste ano já está disponível. A relação dos selecionados foi divulgada hoje (2) pelo Ministério da Educação (MEC), e os candidatos devem procurar a instituição de ensino onde buscam vaga para conferir se seu nome está na lista.
De amanhã (3) até segunda-feira (6), os selecionados deverão apresentar na instituição à qual se candidataram documentação que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição.
A lista de espera é usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas que não foram preenchidas na primeira e segunda chamadas do programa.
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. Ao todo, nesse processo seletivo, serão ofertadas 174.289 vagas – 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 1.431). No caso de bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.862) por pessoa.
Edição: Nádia Franco

Por Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil

Escolas de ensino médio discutem Base Nacional Comum Curricular nesta quinta-feira

logo-base-nacional-comum-curricular-mecA Base Nacional Comum Curricular do ensino médio será discutida nesta quinta-feira em todas as escolas do país.
O Ministério da Educação convocou gestores e professores escolares de ensino médio para dar sugestões para a base, que foi aprovada pelo Congresso Nacional, é que deverá entrar em vigor até o final do ano.
A consulta busca fazer com que cada instituição de ensino apresente suas propostas que serão analisadas pelo ministério para serem inclusas, ou não, no projeto que deverá ser posto em prática.
Na região Trairi, a 7° Diretoria Regional de Educação (DIRED) está coordenando os trabalhos junto as escolas para que a discussão possa ser desenvolvida, garantindo o máximo de presença dos docentes para elaboração de propostas.
A expectativa da 7° DIRED é que cada escola possa apresentar suas propostas que serão encaminhadas a Secretaria Estadual de Educação para servirem de modelo para propostas que o Rio Grande do Norte levará ao Ministério da Educação.

UFRN convoca pacientes idosos com Alzheimer para tratamento para minimizar efeitos do distúrbio

Facisa_certookO campus de Santa Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para projeto de atendimento na clínica escola de Fisioterapia voltada para idosos que estejam com problemas de Alzheimer.
O atendimento é feito dentro do projeto que existe na universidade para pessoas que tem problemas de cognição e que, com técnica aplicadas na unidade acadêmica, podem ajudar os idosos a terem uma melhor qualidade de vida e diminuir os sintomas das mais diversas demências existentes.
O projeto já é desenvolvido há alguns anos na UFRN Santa Cruz e tem ajudado vários idosos da região a ser mais ativos e também ajudam a família a cuidar melhor dos idoso e entender os problemas que passam em sua mente neste estágio de vida.
O atendimento feito na clínica escola de Fisioterapia da UFRN com os idosos é multiprofissional e envolve todos os cursos oferecidos pela unidade de ensino, pois o apoio dado ao paciente e família é considerado essencial pelos profissionais para sucesso do tratamento.
Os interessados em levar o idoso para ser atendido no projeto basta entrar em contato com a clínica escola de Fisioterapia, pois as vagas estão abertas para triagem e atendimentos ao longo deste semestre.

Agente de Saúde Ivan Ferreira será candidato a deputado estadual pelo PCdoB

ivan_candidatoO agente de saúde Ivan Ferreira irá homologar sua candidatura a deputado estadual em convenção do PCdoB neste sábado, em Natal.
Esta é a primeira vez que Ivan concorrerá ao cargo. Ivan engrossará a campanha da pré-candidata ao governo, Fátima Bezerra, em Santa Cruz.
Texto: Blog do Édipo Natan

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Coronel Ezequiel: homem é assassinado na manhã de hoje

Um homem foi assassinado na manhã de hoje, na cidade de Coronel Ezequiel, município gravado na região Trairi Potiguar. Segundo informações, a vitima trata-se Marinaldo Alves dos Santos, de 33 anos de idade.

Ninguém sabe informar o que ocasionou esse crime de homicídio.  

Fonte: Blog Lajespentadense

Edição 2018 do Santa Cruz Moto Fest começa em 2 dias

motofest2018Santa Cruz já está entrando no clima da 13ª edição do Santa Cruz Moto festi, evento que acontece este final de semana na capital do Trairi e é considerado um dos maiores do Brasil.
A abertura da festa é sexta, dia 3 de agosto, e se apresentam no palco principal as bandas Fly Rock, Boca de Sino e Motor de Opala. Já no sábado, dia 4 de agosto, a animação da festa fica por conta de Dr. Highway, Joãozinho Dantas e Giannini Alencar.
Ainda conta na programação do Santa Cruz Moto Fest o tradicional Churrasco 0800, que acontecerá no sábado à tarde, exclusivamente para os motociclistas com colete.
O Santa Cruz Moto Fest é um dos maiores eventos de Santa Cruz e conta com apoio da prefeitura de Santa Cruz.
Blog do Édipo Natan

UFRN convoca mulheres para projeto que visa diminuir efeitos da incontinência urinária

Facisa_certookA incontinência urinária é um mal de saúde que atinge pessoas, especialmente, com idade mais avançada e que muitas vezes traz problemas, não só de saúde, mas sociais, deixando o paciente em situações constrangedoras.
No campus de Santa Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), existe um projeto voltado somente para mulheres que visa fazer com que este problema seja minimizado, ou até curado, dependendo do grau que o distúrbio estiver.
O projeto é encabeçado por alunos do mestrado em Ciências da Reabilitação e a partir deste semestre está recrutando mulheres, de meia idade ou mais, que tenham o problema para que elas possam participar da pesquisa e receber atendimento para minimizar o problema. Para mais informações, basta ir no campus da UFRN ou entrar em contato pelo telefone (83) 98758-8230.
Estudos comprovam que o atendimento em fisioterapia ajuda as pessoas a melhorarem da incontinência urinária e terem uma vida social normal após sessões feitas com profissionais da área.
Além de ser incomodo, não tratada, a incontinência urinária para se tornar um grave problema de saúde e gerar outras doenças mais graves, levando o paciente a estados de saúde mais problemáticos.
A expectativa do projeto desenvolvido na UFRN Santa Cruz é atender a dezenas de mulheres até o final do ano diagnosticando e desenvolvendo técnicas para que a incontinência urinária deixe de ser um incomodo em seu cotidiano.

Representantes de Santa Cruz participam de evento em Belo Horizonte/MG que discute politicas públicas voltadas para a assistência social

ENCONTRO-CONGEMASSanta Cruz participa do XX Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O evento foi iniciado nesta segunda-feira (30 de julho) e segue até esta quarta-feira (01 de agosto), em Belo Horizonte/MG.
De Santa Cruz, participam do encontro a titular da Assistência Social, Dayse Martins, e a assistência social da pasta, Aline Sayonara.
A edição deste ano do evento trabalha o tema: "Os desafios à universalização do SUAS na conjuntura atual". São três dias de programação extensa e variada, com oficinas, painéis, debates e mesas redondas.
Para a secretária Dayse Martins, trata-se de um encontro muito importante e que apresenta temas pertinentes para o fortalecimento das ações no âmbito municipal."Está sendo uma experiência muito proveitosa. Esse evento possibilita a troca de experiência e aborda questões que certamente servirão para ampliar nossas ações em Santa Cruz, fortalecendo ainda mais as politicas públicas voltadas para a assistência social no nosso município", avaliou a secretária Dayse Martins.

Prefeituras e Câmaras de Vereadores da região lançarão editais de concursos públicos no início de agosto

concursopublico-800x420Prefeituras e Câmaras de Vereadores de sete municípios da região Trairi estão se organizando para realizar, de forma conjunta, concursos públicos em cada uma dessas administrações públicas.
O processo para realização dos certames foi iniciado após instigação do Ministério Público que solicitou que as prefeituras e câmaras realizassem concursos públicos por entender que se faz necessário ocupar vagas permanentes existentes nos municípios que estão sendo ocupadas de forma temporária.
Após acordo, as gestões públicas receberam propostas de entidades ligadas a órgãos federais que realizem concursos públicos e que não tenham fins lucrativos, pois a contratação poderia ser feita em conjunto sem a realização de licitação.
Foi assim, que a Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN) foi escolhida pelas prefeituras e Câmaras de Vereadores para organizar os certames. Um cronograma foi montado e até o final do ano os concursos devem ser concluídos.
Na última sexta-feira, um encontro no IFRN realizou representantes das prefeituras e câmaras de vereadores onde foram apresentadas minutas dos editais de cada um dos entes para aprovação e discussão para publicação nos órgãos oficiais até o início de agosto.
Expectativa da FUNCERN é organizar todos os editais para que sejam públicas nos primeiros 10 dias de agosto e em seguida serem cumpridos os demais prazos para inscrições e realização das provas ainda neste ano de 2018.
As prefeituras da região que realizarão concursos públicos são Santa Cruz, São Bento do Trairi, Japi, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Coronel Ezequiel e Jaçanã. Já as Câmaras de Vereadores são as seguintes: Santa Cruz, Japi, Campo Redondo, Jaçanã, São Bento do Trairi, Lajes Pintadas e Coronel Ezequiel.
A Prefeitura de Sítio Novo também realizará concurso este ano com a FUNCERN, mas será de forma individual, sem seguir o mesmo cronograma das demais gestões municipais da região.