sexta-feira, 25 de maio de 2018

VER. PAULO CÉSAR BEJÚ, AGRADECE A TODOS PELA PARTICIPAÇÃO NO DEBATE SOBRE ARBORIZAÇÃO E PODAÇÃO DE ÁRVORES


Preocupado com a Arborização e Podação das Árvores do Município de Santa Cruz/RN e a forma como está sendo desenvolvido esse trabalho, o Vereador Paulo Cesar Beju, realizou na manhã desta Sexta-Feira (25), na Câmara Municipal de Vereadores, um Debate a cerca do Programa de Arborização do Município e dar outras providências, este projeto está sendo proposto pelo o Vereador supracitado.
Em sua Rede Social (Facebook), Paulo Cesar Beju, emitiu uma nota agradecendo a todos os colegas Vereadores, lideres comunitário, instituições e a comunidades em geral pela participação a este grandioso acontecimento que é de suma importância para todos e principalmente para o meio ambiente.
Confira:
Foi um grande debate sobre ARBORIZAÇÃO e PODAÇÃO. Temas importantíssimos para nosso município. Quero agradecer imensamente as presenças dos colegas vereadores João Victor, Raimundo Fernandes e Aninha de Cleide. Agradecer grandemente a Sra. Albanita Peixoto, (engenheira florestal da EMATER) que se deslocou de Natal, para contribuir com esse momento; ao Sr. Roberto Rosa (Escoteiros) que fez uma bela explanação sobre o tema; o Sr. Dimitri Taurino (Vice-Diretor da FACISA); Sr. Erivaldo de Souza (IFRN); Sra. Lara Biank (PSOL); Sras. Maria Eliete e Danielle Aprígio (PT); Sr. Nixon Bezerra (Coop Recicle Trairi); Sr. Tarcísio das Horteiras (Associação das Horteiras do Açude Santa Rita); Sr. Wilard Monteiro (Ativista Ambiental); Sr. Francisco de Assis (Associação Esperança do Paraíso); Sr. Willian Xavier (Prof. da E.E. Quintino Bocayuva); Sra. Surama Medeiros (Diretora da EMATER/REGIONAL SANTA CRUZ); Sr. Iranilson (Arraia da Paulo Afonso) pela bela contribuição no debate.Outros momentos virão. UM FORTE ABRAÇO



































Fotos: RSantos

Investidores acompanham reações à trégua anunciada pelo governo

Após acordo com caminhoneiros, Bolsa de Valores de SP tem pequena alta

Após abrir o pregão hoje (25) em uma pequena alta, registrando uma subida de 0,48%  às 10h24 com 80.509 pontos, a Bolsa de Valores de São Paulo começou a oscilar com tendência de queda registrando -0,24% às 11h14. A oscilação nos índices da Ibovespa refletem as reações dos investidores nesta sexta-feira, após o anúncio de trégua por 30 dias entre o comando de greve dos caminhoneiros e o governo federal anunciado na noite de ontem. Até o início da manhã, as estradas permanciam bloqueadas e os caminhoneiros não demonstram desmobilização nos protestos.
O dólar registrou pequenas oscilações, com a moeda americana aumentando 0,12 por centro, negociado a R$ 3,6528 na venda depois de uma alta ontem de 0,64%.  As ações da Petrobras abriram em alta após uma queda ontem de 14% . As ações preferenciais da empresa (que dão preferência na distribuição de dividendos) abriram em alta de 2,84% e as ordinárias (dão direito a voto em assembleias da empresa) subiando 2,63%.
A pequena alta da Petrobras ajuda a reverter o cenário negativo de ontem, quando o índice fechou em queda de 0,92%, a 80.122 pontos, influenciado pela queda das ações da Petrobras após o mercado financeiro reagir negativamente ao anúncio de redução no preço do diesel, entendido pelos investidores como uma intervenção do governo federal na política de preços da Petrobras.
*Matéria atualizada às 11h32 para acréscimo de informações.
Edição: Valéria Aguiar
Por Da Agência Brasil

Ronaldo Fonseca assume a Secretaria-Geral da Presidência da República

O presidente Michel Temer nomeou o deputado federal Ronaldo Fonseca de Souza (PODE-DF), 59 anos, para exercer o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. O ato está publicado hoje (25), no Diário Oficial da União (DOU). A posse de Fonseca está prevista para a próxima semana.
A Secretaria-Geral da Presidência estava vaga desde que o ministro Moreira Franco assumiu a pasta de Minas e Energia, no começo de abril.
Advogado, Ronaldo Fonseca construiu sua trajetória política em Brasília.
Edição: Maria Claudia

Por Da Agência Brasil

Acompanhe o quinto dia de paralisação e protestos de caminhoneiros

Mesmo com acordo, categoria mantém movimento nas rodovias federais

Mesmo após o anúncio de umacordo com o governo nessa quinta-feira (24), caminhoneiros mantêm pontos de manifestação em diversas partes do país.
Pelo acordo firmado ontem à noite entre o governo e representantes dos caminhoneiros, a paralisação seria suspensa por 15 dias.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que ainda não registra desmobilização.
Acompanhe as últimas notícias do quinto dia de paralisação dos caminhoneiros pelo país:  
 
Edição: Portal EBC
Por Agência Brasil

Nove países estão sob alto risco de transmissão de ebola, diz OMS

Pelo menos nove países africanos foram avisados que estão sob alto risco de transmissão de ebola em razão do surto registrado na República Democrática do Congo, informou hoje (25) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Guebreyesus.
"Estamos fazendo todo o possível para impedir que o ebola se espalhe para além das fronteiras e também para estarmos preparados caso isso aconteça”, disse.

Trabalhadores da saúde são dedetizados após visitarem centro de isolamento de doentes de ebola no hospital de Bikoro, Congo. REUTERS/Jean Robert N
“Nove países foram avisados que estão sob alto risco e ações de prontidão estão em andamento”, diz diretor-geral da organização -  Jean Robert N'Kengo/Reuters
Ontem (24), representantes da OMS se reuniram com governos de países vizinhos à República Democrática do Congo para discutir o cenário de ebola na região. O encontro se deu em meio à 71ª Assembleia Mundial da Saúde, que acontece em Genebra desde o início da semana.
“Nove países foram avisados que estão sob alto risco e ações de prontidão estão em andamento”, concluiu o diretor-geral da organização.

Casos

A República Democrática do Congo já notificou 58 casos de ebola. Os números incluem 28 casos confirmados, 21 casos prováveis e nove suspeitos, além de 27 mortes. A maior parte das infecções foi identificada nas regiões de Bikoro (29 casos) e Iboko (22 casos).

Vacinação

Desde o início da semana, o Ministério da Saúde local, em parceria com a própria OMS, Médicos sem Fronteiras e Fundo das Nações Unidas para a Infância trabalham para vacinar comunidades mais afetadas pelo ebola.
A dose em questão tem caráter experimental e já havia sido utilizada na Guiné em 2015. Segundo a OMS, a vacina foi utilizada em diversos ensaios envolvendo mais de 16 mil voluntários na Europa, na África e nos Estados Unidos e se mostrou segura para o uso em humanos.

Emergência

A República Democrática do Congo vive seu nono surto de ebola desde a descoberta do vírus, em 1976. Na última sexta-feira (18), a OMS optou por não declarar emergência internacional em saúde pública, mas alertou que a situação na região africana desperta preocupação e que países vizinhos foram avisados da possibilidade de disseminação do vírus.
Edição: Valéria Aguiar

Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil

Padilha confia em cumprimento de acordo por parte dos caminhoneiros

Mesmo com a sinalização por parte dos caminhoneiros de manutenção dos protestos e bloqueios nas estradas, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse hoje (25) que o governo confia no cumprimento do acordo firmado ontem com as lideranças do movimento. "A nossa aposta é que o movimento vá sendo desmobilizado progressivamente. Não sei se terá normalidade total no final de semana. É impossível prever hoje com que tempo vamos ter plena normalidade", disse.
"Temos certeza de que eles irão cumprir o compromisso assumido conosco", destacou.
O ministro participou nesta manhã do Seminário Internacional Governança, Avaliação de Políticas Públicas e Impacto Regulatório, no Palácio do Planalto.
"O comando das lideranças não é instantâneo, não é imediato. O governo confia que tudo aquilo que foi ajustado com os caminhoneiros seja cumprido de parte a parte. Nós cumprimos a nossa parte e eles cumprem a parte deles", acrescentou.
Questionado sobre a possibilidade de a greve ser patronal, o ministro respondeu que não pode fazer essa afirmação. "O certo é que nós temos caminhões parados que são das empresas transportadoras e dos transportadores autônomos. Não tem caminhão rodando, então tem caminhão parado tanto de um quanto de outro". 
O ministro também foi perguntado sobre o uso das Forças Armadas como forma de retomar o abastecimento de itens essenciais. Ele reforçou, entretanto, que o governo acredita no cumprimento do acordo. "Primeiro, nós vamos ver o cumprimento do acordo."
Ontem (24), os ministros Eliseu Padilha, Eduardo Guardia (Fazenda) e Carlos Marun (Secretaria de Governo) anunciaram acordo fechado com entidades representantes dos caminhoneiros para suspensão dos protestos da categoria por 15 dias, quando as partes voltarão a se reunir.
Hoje (25), no entanto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que ainda não registra desmobilização de pontos de manifestação de caminhoneiros nas rodovias do país.

Teto de gastos

Durante discurso no evento, o ministro ressaltou a importância do teto federal de gastos, que limita por 20 anos o crescimento das despesas: "Como todos sabemos, estamos diante de um enorme desafio que demanda essa concentração de esforços. Precisamos manter o processo de ajuste de contas públicas."
Padilha acrescentou que é necessário "seguir com a agenda de reformas estruturantes, não só hoje, como amanhã. Não só nesse governo como no próximo".
A secretária executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi, também destacou o estabelecimento do teto de gastos: "Nos trouxe um benefício claro que é o benefício que a sociedade colhe quando se alia à responsabilidade fiscal. Estamos convivendo com taxas de juros mais baixas e taxa de inflação mais baixa. Benefício que proporciona a redução da desigualdade, porque a inflação penaliza os mais pobres".
Ana Paula disse ainda que é necessária a boa comunicação do governo com a população para mostrar claramente as escolhas fiscais que estão sendo feitas.
 *A matéria foi ampliada às 11h12 
Edição: Lílian Beraldo

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

Santa Cruz sediará cursos voltados para o turismo e inscrições se encerram nesta sexta-feira

FOTO-SANTURIO-DE-SANTARITA-001
Serão encerradas nesta sexta-feira (25) as inscrições para os cursos que Santa Cruz sediará, voltados para o turismo. As capacitações são promovidas pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo, Governo Cidadão e Banco Mundial, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz.
No Polo Agreste/Trairi os cursos serão de "Inglês para serviços turísticos", com 20 vagas e carga horária de 160 horas, e "Condutor/Orientador do turismo local", com 20 vagas e carga horária de 80 horas, ambos serão ministrados em Santa Cruz.
Ainda há vagas para os cursos e as inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Centro Administrativo), das 8h às 11h30, de forma gratuita.
O processo que selecionará os participantes dos cursos se dará em duas etapas, ambas com caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa constará de inscrição presencial através de formulário de inscrição próprio e a segunda será uma entrevista presencial para verificação de atendimento dos pré-requisitos e concordância do termo de compromisso. O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de junho de 2018.

Postos de combustíveis de Santa Cruz voltam a funcionar em sua normalidade

postofilas3
O estoque de combustíveis nos postos de Santa Cruz foi normalizado.
Na noite de ontem, os dois postos que havia faltado gasolina, receberam o combustível e amanheceram oferecendo o produto aos clientes da região Trairi.
Com a expectativa do fim do movimento grevista dos caminhoneiros nesta sexta-feira, os postos e outros setores da economia devem ter normalizados os preços e os produtos que estão em falta.

Hospital Ana Bezerra realiza semana de atividades que estimulam doação de leite materno

ananbezerra
O Hospital Universitário Ana Bezerra está realizando desde esta quinta-feira a Semana de Doação de Leite Materno da unidade de saúde.
A programação, que segue até a próxima quarta-feira, busca sensibilizar as mães sobre a importância d doação do excesso de leite materno que ela tenha para garantir que o leite possa ser utilizado para alimentar crianças, dentro do Hospital, que necessitam deste alimento.
Desde a inauguração dos leitos de UTI neonatal no Hospital Ana Bezerra, há necessidade de aleitamento materno doado aumentou, pois muitas mães não conseguem amamentar seu filho que está internado na localidade.
Além disso, há necessidade também para amamentar crianças que estão na unidade de saúde que são filhos de mães que, por diversos fatores, não conseguem amamentar seus filhos após o parto.
A Semana de Doação de Leite Materno faz esse estimulo ao debate e a conscientização das mulheres da importância de doar o leite excedente para que sua recuperação seja ainda melhor, além de ajudar a salvar vidas de recém-nascidos.
A Semana de Doação de Leite Materno segue até a próxima quarta-feira, dia que acontecerá uma mobilização de estudantes do IFRN Santa Cruz para doação de frascos de vidro com tampa plástica, que são utilizados para armazenamento do leite materno.
O Hospital Universitário Ana Bezerra ainda pede que a população possa doar este tipo de frasco para a unidade de saúde e garantir que o leite doado possa voltar ao hospital para recém-nascidos terem o leite em seus primeiros dias de vida.

Caminhoneiros bloqueiam parcialmente BR-226 próximo a Santa Cruz pelo terceiro dia consecutivo

caminhoneirosterceirodia1
Pelo terceiro dia consecutivo, caminhoneiros bloquearam parcialmente a BR-226, na altura do quilometro 109, próximo a Santa Cruz.
Mais organizados, os caminhoneiros estão com faixas e montaram uma barricada, evitando que caminhões passem pelo local. Apenas carros menores estão sendo acesso a BR.
Os caminhoneiros estão parando no acostamento da rodovia. O movimento teve início por volta das 7:30h e seguirá até o final do dia.
Os caminhoneiros afirmaram que as mudanças apresentadas pelo Governo Federal não atender a demanda da categoria, por isso que a mobilização foi mantida.
caminhoneirosterceirodia2
caminhoneirosterceirodia3

Blog do Édipo Natan

VER. PAULO CÉSAR BEJÚ, CONVIDA A POPULAÇÃO SANTA-CRUZENSE PARA DEBATE SOBRE ARBORIZAÇÃO E PODAÇÃO, NESTA SEXTA-FEIRA (25) NA CÂMARA DE VEREADORES.

















O vereador Paulo César Bejú, autor de um Projeto de Lei que cria o PROGRAMA DE ARBORIZAÇÃO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ/RN, convida toda população para um importante debate a cerca do tema. O debate ocorrerá hoje (25), a partir das 8h30, da manhã, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

Em particular, um ponto, quando se fala de arborização, tem revoltado os populares, a PODAÇÃO que é feita em Santa Cruz, pelando as arvores tem causado revolta da sociedade. hoje, é um bom momento para se debater novas formas e caminhos.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Prefeitura de Santa Cruz convoca mais três monitores aprovados no processo de seleção do “Mais Alfabetização”

A Prefeitura de Santa Cruz divulgou mais um edital convocando três monitores aprovados no processo seletivo do programa “Mais Alfabetização”. Os candidatos convocados são: MICHEL FERREIRA DA SILVA, MÁRCIA MIRIELE BEZERRA CÂNDIDO e MARIA GRACIELLE TARGINO GOMES DANTAS.
Os monitores convocados têm dois dias úteis, 28 e 29 de maio, para comparecer a sede da secretaria municipal de Educação, no Centro Administrativo (antigo PETI), das 08h às 12h e das 14h às 17h.
Clique aqui para acessar o Edital de Convocação 002/2018
FOTO-PROFESSOR
Foto: André Fotos

Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

Pilotos sobrevivem à queda de aeronave da FAB no Rio

Os dois pilotos do caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) que caiu hoje (24) no Rio de Janeiro sobreviveram, segundo a Aeronáutica. Eles foram socorridos e encaminhados para uma unidade de saúde da FAB, onde estão recebendo cuidados médicos.
A aeronave sofreu uma pane e caiu por volta das 7h40, logo depois de decolar da Ala 12 da Base Aérea de Santa Cruz. Segundo a Aeronáutica, os pilotos conseguiram ejetar da aeronave antes da queda.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o avião caiu nas proximidades da Rodovia Rio-Santos (BR-101), próximo à Cidade das Crianças, mas não chegou a atingir a rodovia.
Edição: Valéria Aguiar

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

Casos de câncer devem aumentar 58% até 2035, diz Fundo de Pesquisa

Um relatório do Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer(WCRF - World Cancer Research Fund, em inglês) alerta para o grande aumento de casos de câncer nos próximos anos. O documento intitulado "Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: uma Perspectiva Global", divulgado hoje (24), ressalta o excesso de peso e a obesidade, somados a estilos de vida com pouco exercício e muita comida "rápida" e processada, como principais fatores no desenvolvimento do câncer.
Em 2012, foram registrados cerca de 14,1 milhões de casos de câncer em todo o mundo (7,4 milhões de casos em homens e 6,7 milhões em mulheres). De acordo com o documento, este número deverá alcançar os 24 milhões de casos até 2035, o que representa um alarmante aumento de 58%.
O Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer e o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer lançaram também recomendações para a redução do risco de desenvolvimento da doença. Baseadas nos estudos mais recentes disponíveis, as recomendações são: ter um peso saudável; ser fisicamente ativo; comer cereais integrais, frutas, legumes e grãos; limitar o consumo de fast-foods assim como de carnes vermelhas e processadas; evitar o consumo de bebidas adoçadas, priorizando o consumo de água e bebidas sem açúcar; limitar o consumo de álcool; optar por satisfazer as necessidades nutricionais por meio de dietas, em vez de consumir suplementos alimentares; amamentar, que é saudável tanto para a mãe, quanto para o bebê.
“As recomendações de prevenção do câncer são a peça central do nosso novo relatório. Elas formam um projeto global, um pacote que as pessoas podem seguir para ajudar a reduzir o risco de câncer. Elas são úteis para os cientistas porque podem ajudar a determinar futuras direções de pesquisa e para os formuladores de políticas porque podem instruir o desenvolvimento de medidas para ajudar as pessoas. Elas também são úteis para profissionais de saúde em seu trabalho com pacientes com câncer e com o público em geral”, afirma Kate Allen, diretora executiva de ciência e relações públicas do WCRF.

Mundo

Em 2012, o câncer de pulmão foi o câncer mais comum no mundo, contribuindo com 13% do total de novos casos diagnosticados. O câncer de mama (somente em mulheres) foi o segundo mais comum, com quase 1,7 milhão de novos casos no mesmo ano. O câncer colorretal foi o terceiro, com quase 1,4 milhão de casos.
Entre os homens, o câncer de pulmão foi o mais comum em todo o mundo, representando quase 17% do número total de novos casos, em 2012. Os três principais tipos da doença, pulmão, próstata e colorretal, contribuíram com quase 42% de todos os cânceres (excluindo câncer de pele não-melanoma).
Entre as mulheres, o câncer de mama foi o mais comum no mundo, contribuindo com mais de 25% do total de novos casos diagnosticados em 2012. Os três principais tipos da doença, mama, colorretal e pulmão, contribuíram com mais de 43% de todos os cânceres (excluindo câncer de pele não-melanoma). O câncer do colo do útero contribuiu com quase 8% de todos os casos.

Obesidade e sobrepeso

A evidência da ligação entre o excesso de peso e a obesidade nos casos de câncer vêm se fortalecendo desde 2007, quando foi feito o último relatório. São 12 os tipos da doença ligados aos distúrbio do peso. Por essa razão, a orientação para que as pessoas tenham um peso saudável é a número um nas recomendações atualizadas.
O conjunto de recomendações trabalha como um modo geral de viver de forma saudável para prevenir o câncer. Ser fisicamente ativo, além de reduzir os riscos da doença, pode ajudar as pessoas a manter um peso equilibrado. Assim como a redução na ingestão de fast-foods e alimentos processados também contribui para que não se tenha sobrepeso. O mesmo acontece com a redução no consumo de bebidas açucaradas.
Edição: Valéria Aguiar

Por Marieta Cazarré - Repórter da Agência Brasil 

Brasil recebe certificação de país livre da febre aftosa com vacinação

Depois de mais de 50 anos de trabalho na erradicação e prevenção da febre aftosa nos rebanhos, o Brasil recebe hoje (24) a certificação de país livre da doença com vacinação, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). As ações, compartilhadas entre os governos federal e estaduais e o setor privado, incluem a vacinação nos pastos, a vigilância nas fronteiras e a estruturação da rede laboratorial do país.
A maioria dos estados brasileiros já tinha o reconhecimento de zona livre da aftosa com vacinação. Agora, com o novo status sanitário, a comercialização de carnes e animais vivos será facilitada tanto dentro quanto fora do país. “Isso mostra que o país, com um dos maiores rebanhos do mundo, tem se preocupado com as questões sanitárias. Isso passa mais credibilidade e segurança a compradores”, disse o superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi.
Segundo ele, a certificação de país livre de aftosa pode, inclusive, agregar valor a outros setores, como o da suinocultura. “Não temos o mesmo risco [de outros países onde o vírus da febre aftosa circula], isso agrega valor muito grande às exportações, os mercados pagam bem melhor. Temos o ganho direto e o indireto”, explicou.
A diretora-geral da OIE, Monique Eloit, entregará o certificado sanitário ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, na sede da organização em Paris, durante a 7ª Sessão Plenária da instituição. A Comissão Científica da OIE aprovou a certificação do Brasil em 2017, mas os 181 países integrantes da organização oficializam a decisão nesta quinta-feira.
No último domingo (20), Maggi discursou na abertura oficial da 86ª Sessão Geral da OIE. Ele disse que o reconhecimento do Brasil como país livre da aftosa com vacinação é “a vitória de uma longa e dura trajetória de muita dedicação de pecuaristas e do setor veterinário oficial”.
O Brasil iniciou o combate organizado à febre aftosa ainda na década de 60, por meio de campanhas de vacinação. “Naquela época, a doença se manifestava de forma endêmica, com milhares de focos por ano. Era um verdadeiro caos sanitário”, disse o ministro no discurso.
A partir da década de 90, as estratégias de combate à doença passaram do controle para a erradicação, com a implantação do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa), que previu a ampla participação do setor privado e a regionalização no combate a doenças, entre outras ações.
A última ocorrência de febre aftosa no Brasil foi em 2006, no Paraná e em Mato Grosso do Sul, na região de fronteira com o Paraguai. Em 2007, Santa Catarina recebeu o reconhecimento da OIE como livre de febre aftosa sem vacinação. Esse é o próximo status a ser buscado pelo país: gradativamente, retirar a vacinação do rebanho até 2023, para que, até 2026, haja a certificação internacional pela OIE, de país livre de aftosa sem vacinação.
Para Bruno Lucchi, da CNA, toda a cadeia pecuária brasileira tem ciência do compromisso sanitário. “O produtor rural, ele mesmo já tem internalizado a importância de ter uma condição sanitária melhor. E quem arca com o custo de vacinar o gado é o produtor”, disse. 
O vírus da febre aftosa é altamente contagioso. O animal afetado apresenta febre alta, que diminui depois de dois ou três dias. Em seguida, aparecem pequenas bolhas que se rompem, causando ferimentos. O animal deixa de andar e comer e, no caso de bezerros e animais mais novos, pode até morrer. A doença é causada por um vírus, com sete tipos diferentes, que pode se espalhar rapidamente, caso as medidas de controle e erradicação não sejam adotadas logo após sua detecção. 
O vírus está presente em grande quantidade nas feridas e também pode ser encontrado na saliva, no leite e nas fezes dos animais. A transmissão pode ocorrer por contato direto com outros animais infectados ou por alimentos e objetos contaminados. Calçados, roupas e mãos das pessoas que lidaram com animais doentes também podem transmitir o vírus, que é capaz de sobreviver durante meses em carcaças congeladas.
Edição: Graça Adjuto

Por Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil

Manifestações de caminhoneiros entram no quarto dia em todo o país

Os caminhoneiros entraram hoje (24) no quarto dia de manifestações contra o preço elevado dos combustíveis. No Rio de Janeiro, a categoria faz atos de protestos em 14 pontos em cinco rodovias federais que cortam o estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a maioria das manifestações ocorre nos acostamentos, onde os caminhoneiros param os veículos em fila.
Mas, a Via Dutra (BR-116), no km 204, em Seropédica, está apenas com uma faixa liberada, a da esquerda. O tráfego é lento nesse trecho, assim como em Barra Mansa, na altura dos km 267, 269, 274 e 276.
Outros pontos de manifestação são: BR-101 Norte (em Campos, no km 75); BR-101 Niterói-Manilha (Itaboraí, entre kms 296 e 297); BR-493 (Itaboraí, próximo a Trevo da Manilha); BR-393 (em Paraíba do Sul, no km 182; em Volta Redonda, no km 281; e em Barra do Piraí, no km 247); BR-465 (em Nova Iguaçu, no km 17) e BR-116 Rio-Teresópolis (em Guapimirim, no km 104, e, em Teresópolis, no km 54).
A PRF informou que multará qualquer veículo que, deliberadamente, restringir o tráfego. A multa chega a R$ 5.689,40.

Consequências

A paralisação dos caminhoneiros tem provocado desabastecimento de combustíveis e de alimentos em diversos estados. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis do Município do Rio de Janeiro (Sindcomb), ao menos metade dos postos da capital estará hoje (24) sem algum dos três combustíveis: gasolina, diesel ou etanol. Em alguns postos de Brasília já falta álcool.
População faz fila nos postos de Brasília; combustível começa a faltar
População faz fila nos postos de Brasília; combustível começa a faltar - Marcello Casal jr/Agência Brasil
O problema afeta também a operação dos ônibus. Um levantamento da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor), por exemplo, calculou que 40% da frota de ônibus não circularam na manhã de ontem por indisponibilidade de combustível. A previsão é que hoje até 70% dos ônibus fiquem na garagem.
Já o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) afirmou que, na capital, quase 30% da frota não circularam ontem. A BRT Rio, que usa os corredores exclusivos de ônibus, informou que hoje haverá redução da frota, por causa do problema de abastecimento de combustível. Com isso, os intervalos vão ter grandes alterações. Algumas estações estão fechadas.
Os produtos comercializados nas Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa), principal centro de distribuição de hortifrutigranjeiros no estado, tiveram uma grande alta de preços. A batata-inglesa foi o produto com o maior aumento, assim como a batata-doce, cenoura e morango. Nessa quarta-feira, por exemplo, o preço da batata-inglesa lisa (saco de 50 Kg), que custava na média de R$ 74 na semana passada, aumentou para R$ 350 – alta de 373%. Já a batata-inglesa comum (Saco 50 Kg) passou de R$ 64 para R$ 300 (variação de 369%).
Edição: Talita Cavalcante

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

Estudantes têm até amanhã para renovar contratos do Fies

Termina amanhã (25) o prazo para renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano. Neste semestre, cerca de 1,1 milhão de financiamentos devem ser renovados.
Os contratos do Fies precisam ser aditados todo semestre. O pedido é feito inicialmente pelas instituições de ensino e depois as informações devem ser validadas pelos estudantes pela internet, no Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil (SisFies). 
No caso das renovações que tenham alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro - Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal - para concluir a renovação. Nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
Inicialmente, os estudantes tinham até o dia 30 de abril para fazer a renovação, o prazo foi prorrogado até hoje e agora estendido mais uma vez até o dia 25 de maio pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC).
O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Os estudantes que ingressaram no programa a partir de 2018 aderiram ao Novo Fies,  que tem diferentes modalidades, possibilitando juros zero e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
Edição: Graça Adjuto

Por Da Agência Brasil

População faz fila nos postos de Brasília; combustível começa a faltar

Há registro de postos fechados, pois os estoques já estão zerados.

O medo de faltar gasolina nos próximos dias, por causa da greve dos caminhoneiros, levou a uma corrida de motoristas a postos de combustíveis do Distrito Federal. Por volta das 22h30 de hoje (23), pelo menos cinco postos na região central da capital federal tinham filas com mais de 20 carros aguardando para abastecer. Em um deles, um funcionário informou à reportagem que o estoque de gasolina era suficiente até meia-noite. Há registros de postos fechados pois os estoques já estão zerados.
População faz fila nos postos de Brasília; combustível começa a faltar
O medo de faltar gasolina levou à uma corrida de motoristas a postos de combustíveis do Distrito Federal - Marcello Casal jr/Agência Brasil
Há três dias, caminhoneiros estão parados nas estradas e promovem bloqueios em protesto, entre outras reivindicações, contra a alta do preço do diesel. A categoria reuniu-se hoje com representantes do governo federal. O encontro terminou sem acordo, embora o governo tenha admitido eliminar a cobrança da Cide sobre o combustível, e a greve vai continuar. Mais tarde, a Petrobras anunciou que irá reduzir em 10% o preço do diesel nas refinarias por 15 dias, em uma tentativa para que os caminhoneiros voltem a circular.
Além do abastecimento de combustível, a paralisação já afeta o fornecimento de produtos para os supermercados em diversos estados e o transporte público. Na capital paulista, 40% da frota dos ônibus municipais não irão circular nesta quinta-feira. As montadoras de veículos alertam que a produção pode parar se os protestos continuarem até o fim de semana.
Nesta quarta-feira, a Advocacia-Geral da União (AGU) obteve liminar na Justiça Federal para que os manifestantes desobstruam seis rodovias federais que dão acesso ao Distrito Federal, para garantir o abastecimento de combustível da capital do país. A ordem de liberação alcança as rodovias BR-040, BR-050, BR-060, BR-070, BR-080 e BR-251.
 Saiba mais
Edição: Davi Oliveira
Por Da Agência Brasil

Temer reúne ministros para discutir greve dos caminhoneiros

Antes de viajar para Porto Real (RJ) e Belo Horizonte (MG), o presidente Michel Temer coordena hoje (24), a partir das 8h45, no Palácio do Planalto, reunião para discutir o impasse em torno dos preços dos combustíveis. A conversa ocorre no dia seguinte ao anúncio da Petrobras de redução de 10% no valor do diesel nas refinarias por 15 dias.
Temer convocou para a reunião os ministros Eduardo Guardia (Fazenda), Moreira Franco (Minas e Energia), Valter Casemiro (Transportes, Portos e Aviação), o presidente da Petrobras, Pedro Parente, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.
Com a decisão de ontem (23) da Petrobras, o governo espera conseguir negociar com o movimento dos caminhoneiros, que hoje atinge o quarto dia de greve, paralisando o abastecimento de vários setores no país. Os caminhoneiros se queixam do preço final do diesel.
Trégua
Após a reunião do presidente Temer com os ministros, a previsão é de que outra conversa ocorra ao longo do dia. Será a vez de os ministros se reunirem com as lideranças dos caminhoneiros, a exemplo do que ocorreu ontem, no Palácio do Planalto. O objetivo é conseguir um acordo para encerrar a paralisação e acabar com o bloqueia das rodovias e a ameaça de desabastecimento em vários setores.
Porém, líderes dos caminhoneiros disseram ontem que o anúncio da Petrobras, de redução de 10% do preço do diesel por 15 dias, não resolve e que, assim, a paralisação continuará.
Impactos  
A Petrobras avalia que, a partir da medida, a redução média será de R$ 0,23 por litro nas refinarias, resultando numa queda média de R$ 0,25 por litro nas bombas dos postos de combustível.
A diminuição do preço deve ser maior para o consumidor, porque o imposto incidente acabará sendo menor. 
 O custo do combustível nas refinarias será de R$ 2,1016, valor fixado para os próximos 15 dias. Ao fim do período, a tarifa será corrigida de forma progressiva até voltar a operar de acordo com a política de preços adotada pela estatal.
 Saiba mais
Edição: Graça Adjuto

Por Agência Brasil