sexta-feira, 27 de março de 2020

Confira os números atualizados dos casos de Covid-19 em Santa Cruz nesta sexta-feira (27)



Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN

PREFEITURA, REPRESENTANTES COMERCIAIS, SEBRAE E INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS AFINAM DISCURSO PARA ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS EM SANTA CRUZ

O prefeito Ivanildinho se reuniu com representantes do comércio local, escritório do Sebrae e gerentes das instituições bancárias para fortalecer o diálogo e unir forças no combate ao Coronavírus em Santa Cruz.
Ivanildinho reforçou a importância de serem tomadas medidas para proteção das pessoas, enfatizando o isolamento social como medida mais eficaz atualmente contra o vírus, e pediu apoio das instituições comerciais e bancárias da cidade.
Os comerciantes, que foram representados pelo presidente da CDL, Marcelino Dantas, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Márcio Macedo, explicaram que cada comerciante tem sido estimulado a cumprir as normas vigentes, especialmente de projeção para clientes e colaboradores, com distanciamento entre as pessoas, equipamentos de proteção para os funcionários, entre outras medidas, a fim de garantir que cada pessoa que passar pelos estabelecimentos estejam o máximo possível protegidas.
Já os gerentes das agências bancárias afirmaram que tem cumprido as normas dos decretos estadual e municipal de atendimento apenas nos caixas eletrônicos e tem orientado a população a manter distanciamento nas filas, para minimizar a chance de doenças serem transmitidas, mas reconheceram as dificuldades da situação, especialmente neste período de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS, com aumento de aglomeração do clientes.
O Sebrae se colocou a disposição para mediar encontros com representantes do poder público e comerciantes no enfrentamento ao problema.
A Prefeitura de comprometeu em intensificar campanhas de divulgação de cuidados para distanciamento social, especialmente em locais públicos, e reforçou a importância que todos precisam das as mãos para que a crise atual seja superada o mais rápido possível.
O prefeito Ivanildinho ainda reforçou que todas as medidas de restrições estão mantidas até que novos decretos sejam publicados.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Confira o novo Boletim Epidemiológico de casos da Covid-19 (Coronavírus) em Santa Cruz.






































Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN


PREFEITURA DE SANTA CRUZ PUBLICA DECRETOS CRIANDO COMITÊ DE CRISE DO CORONAVÍRUS E SUSPENDENDO A COLETA SELETIVA

A Prefeitura de Santa Cruz publicou mais dois decretos com novas regras e determinações de enfrentamento ao coronavírus no município.
O Decreto Nº 1.849, de 24 de Março de 2020, estabelece a criação Comitê de Crise do Coronavírus do Município de Santa Cruz/RN.
O Comitê de Crise do Coronavírus, de caráter opinativo, tendo por finalidade mobilizar e orientar as atividades dos órgãos públicos municipais quanto às medidas a serem adotadas na minimização dos impactos decorrentes dessa infecção de escala mundial, nacional e local.
A composição do comitê será feito por representantes do Poder Público Municipal, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Poder Judiciário, Imprensa, Polícia Militar, Igrejas Católica e Evangélicas, Conselho Municipal de Saúde, Hospitais, Regional de Saúde e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O Comitê se reunirá sempre que for preciso para discutir a problemática da situação do coronavírus no município, em busca de garantir ações conjuntas no enfrentamento a este momento de crise.
COLETA SELETIVA SUSPENSA
O Decreto Nº 1.850, de 24 de Março de 2020, suspende prazo indeterminado, as atividades de coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis, bem como, o seu recebimento no Galpão de Triagem.
A suspensão se dá com recomendações de órgãos federais, tendo em vista que os resíduos sólidos representam perigo iminente para transmissão do coronavírus para os catadores que trabalham com os resíduos recicláveis.
O funcionamento do Aterro Controlado continua normalmente e a coleta regular nas ruas da cidade, que passa três vezes por semana, também está mantida sem prejuízos para a população.

segunda-feira, 23 de março de 2020

NOTA À POPULAÇÃO

A Prefeitura de Santa Cruz, através do setor de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, informa que uma paciente foi atendida no Hospital Regional Aluízio Bezerra na tarde deste domingo (22) com quadro sintomático para Covid-19.
A paciente foi atendida apresentando sintomas clínicos importantes, como: tosse seca, febre persistente e alta, dispneia (dificuldade de respirar), coriza.
Além disso, a paciente apresenta critérios epidemiológicos para a Covid-19, pois tem histórico de viagem para área com transmissão nos últimos 10 dias.
A paciente se encontra em isolamento e observação no Hospital Regional Aluízio Bezerra até controle dos sintomas e, posteriormente, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, ficará em isolamento domiciliar, com todos os integrantes de sua família que moram na mesma residência, durante 14 dias.
Por esta com critérios clínicos e epidemiológicos, foi coletado exame para ser enviado para o laboratório de referencia, o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen/RN).
A secretaria municipal de Saúde volta a alertar a população para que só saia de casa em casos emergenciais enquanto durar esse período de quarentena que o país está vivendo motivado pelo novo Coronavírus.
LIVE
A Prefeitura de Santa Cruz informa também que não foi possível realizar a Live de lançamento do Plano Municipal de Contingência, por alguns problemas técnicos, mas que ao longo da semana, as informações serão repassadas à população de como serão feitos os atendimentos nas unidades de saúde de Santa Cruz.

Prefeito Ivanildinho determina pronto-socorro extra na cidade e prédio do Centro de Saúde da Família será utilizado por pacientes sem sintomas respiratórios

CENTRODESAUDE-PARAISOA Prefeitura de Santa Cruz vai ter um pronto-socorro extra a partir desta semana para pacientes com problemas respiratórios, como Covid-19.
O prefeito Ivanildinho determinou que o prédio da UPA, que será em breve o Centro de Saúde da Família, no bairro Paraíso, seja utilizado como mais um pronto-socorro em Santa Cruz.
No prédio do Centro de Saúde da Família serão atendidos pacientes que não tenham problemas respiratórios. Além disso, os pacientes internados atualmente no Hospital Regional Aluízio Bezerra serão realocados no prédio do bairro Paraíso.
Já o Hospital Regional Aluízio Bezerra será o pronto-socorro exclusivo para pacientes com problemas respiratórios, como o Covid-19, doença transmitida pelo Coronavírus.
De acordo com o prefeito Ivanidlinho, a medida serve para dar maior segurança para os profissionais e os pacientes que usarão as estruturas em saúde, melhor atendendo as demandas da população santa-cruzense.
Nestas segunda (23) e terça-feira (24), o prédio do Centro de Saúde da Família será preparado para receber os equipamentos e profissionais e até a quarta-feira (25) o serviço extra deverá começar a funcionar.





quinta-feira, 19 de março de 2020

HOSPITAL REGIONAL ALUÍZIO BEZERRA PUBLICA NOVAS NORMAS PARA COMBATER DISSEMINAÇÃO DO CORONAVÍRUS

A equipe técnica do Hospital Regional Aluízio Bezerra preparou uma série de normas que passam a valer a partir desta sexta-feira (20), que visam o combate a disseminação do coronavírus.
O objetivo das normas é minimizar a presença de pessoas na unidade de saúde, que é a única com pronto-socorro na região Trairi, e que atenderá as principais demandas suspeitas de coronavírus de Santa Cruz e municípios vizinhos.
Os profissionais pedem compreensão da população para que o que foi estabelecido seja cumprido, garantindo a segurança em saúde de profissionais, pacientes e visitantes da unidade.
As novas normas de atendimento do Hospital Regional Aluízio Bezerra são as seguintes:
01. Visitas a pacientes internados estão suspensas por tempo indeterminado.
02. Só se permite um acompanhante por pessoa, com horário de troca estabelecida (8:00 às 9:00).
03. Só procurem o hospital em casos realmente necessários
04. Sempre lave as mãos
05. Evitem tocar em objetos no hospital
“Nós estamos aqui por vocês, fiquem em casa por nós”
Equipe do Hospital Regional Aluízio Bezerra - HORAB, linha de frente no combate ao coronavírus.

PREFEITO IVANILDINHO EM DECISÃO CONJUNTA COM A PARÓQUIA, DECRETA O FECHAMENTO DO SANTUÁRIO DE SANTA RITA DE CÁSSIA POR 30 DIAS.




DECRETO MUNICIPAL Nº 1.846, DE 19 DE MARÇO DE 2020.



Dispõe sobre as medidas emergenciais suplementares para enfrentamento do Novo Coronavirus no âmbito do município de Santa Cruz/RN, e dá outras providências.



O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ, Estado do Rio Grande do Norte, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica Municipal;

Considerando, que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, na forma do Artigo 196, da Constituição Federal;

Considerando, as medidas de enfrentamento da emergência em saúde do Novo Coronavirus (COVID-19), tomadas por esta municipalidade no Decreto Municipal nº 1.845, de 17 de março de 2020;

Considerando, as medidas de enfrentamento da emergência em saúde do Novo Coronavirus (COVID-19), tomadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, no Decreto Estadual nº 29.524, de 17 de março de 2020;

Considerando, as orientações pastorais apresentadas pela Província Eclesiástica de Natal, através do Decreto nº 001/2020, de 19 de março de 2020, que suspendem por tempo indeterminado as celebrações eucarísticas, e determina que as missas sejam à portas fechadas com transmissão ao vivo;

Considerando, o aumento exponencial dos casos suspeitos e confirmados do Novo Coronavírus, bem como, das mortes causadas pelo mesmo COVID-19 no Brasil;

Considerando, o grande número de pessoas, que semanalmente, visitam o Santuário de Santa Rita de Cássia;

 Considerando, por fim, as decisões conjuntas havidas entre a Prefeitura de Santa Cruz/RN e a Paróquia de Santa Rita de Cássia, para minimizar o contágio e o aumento dos casos de COVID-19 em nossa região;


                                             DECRETA:


            Art. . Ficam suspensas, pelo prazo de 30 (trinta) dias, a partir do dia 19 de março de 2020, as visitações públicas ao Santuário de Santa Rita de Cássia, no município de Santa Cruz/RN.
            Parágrafo Único: Com a suspensão das visitações, além do acesso dos fiéis ao Santuário, está vedada a entrada e permanência de ambulantes e prestadores de serviços em geral.

            Art. 2º. Até a definição de medidas ulteriores, ficam mantidas as atividades de portaria e vigilância.

            Art. 3º.  As medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer tempo, e seus prazos minorados ou majorados conforme decisão específica.

            Art. 4º.  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
           


Gabinete do Prefeito de Santa Cruz/RN, em 19 de março de 2020.




Ivanildo Ferreira Lima Filho
Prefeito

Covid-19: número de mortes chega a 4; há 428 casos confirmados no país

Jacqueline Goes de Jesus, uma das cientistas do Brasil que concluiu o sequenciamento do DNA do coronavírus.

Número supera em 137 casos o balanço divulgado no dia anterior



   O número de mortes em decorrência do novo coronavírus (covid-19) subiu para quatro, conforme atualização mais recente do Ministério da Saúde divulgada hoje (18). Até o balanço anunciado ontem, havia apenas um óbito confirmado.
Os falecimentos ocorreram na cidade de São Paulo. Duas novas mortes foram confirmadas pelo hospital Sancta Maggiore, na capital paulista. As duas vítimas, uma de 65 e outra de 80 anos, estavam internadas desde o último sábado (15) a apresentavam comorbidades.
Já os casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) chegaram a 428. O número é 137 acima do último balanço ontem (17), quando o total estava em 291 pessoas infectadas. Na segunda-feira (16), eram 234 pacientes nessa situação.
São Paulo concentra a maior parte dos casos (240). Em seguida vêm Rio de Janeiro (45), Distrito Federal (26), Rio Grande do Sul (19), Pernambuco (16), Minas Gerais (15) e Paraná (13). Além desses, foram identificados casos em Santa Catarina (10), Espírito Santo e Ceará (9), Goiás (8), Mato Grosso do Sul (7), Sergipe (5), Bahia (3) e Alagoas, Rio Grande do Norte e Amazonas (1).
Já os casos suspeitos alcançaram 11.278. No balanço de ontem, eles haviam chegado a 8.819, quatro vezes mais do que na segunda-feira (16), quando foram contabilizados 2.064. O Ministério da Saúde justificou o salto pelo fato das inclusões no sistema terem passado a ser feitas de forma automatizada pelas secretarias estaduais. Os descartados somaram 13.551. 
*matéria atualizada às 21h04 para correção de título; ao contrário do informado, os casos foram confirmados, não são suspeitos
Edição: Bruna Saniele

Abono salarial do PIS/Pasep começa a ser pago hoje



Os últimos beneficiários do calendário 2019/2020 dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) recebem o abono salarial a partir de hoje (19). O prazo máximo para sacar os recursos é 30 de junho de 2020.
Quem é cliente da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil recebeu os recursos por meio de crédito automático no último 17.
O pagamento do PIS para trabalhadores da iniciativa privada é feito pela Caixa, e do Pasep, para servidores públicos, pelo Banco do Brasil.
O último lote do atual calendário foi liberado para os trabalhadores nascidos em maio e junho, no caso do PIS.
Para os servidores, o pagamento foi liberado para aqueles com inscrição final 8 e 9.
Os valores variam de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano base 2018.
Os pagamentos são escalonados conforme o mês de nascimento do trabalhador e tiveram início em julho de 2019, com os nascidos naquele mês.
A estimativa é de que sejam destinados R$ 19,3 bilhões a 23,6 milhões de trabalhadores, em todo o calendário do PIS/Pasep.
Edição: Kleber Sampaio
Rio de Janeiro - Lucilene Chaves Viana sacou R$ 500,00  na agência da Caixa Econômica Federal, na Rua Riachuelo, com a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Prazo máximo para sacar recursos é 30 de junho de 2020


Arquidiocese de Natal suspense missas, batismos, casamentos, confissões a partir de amanhã por tempo indeterminado




PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE NATAL
Arquidiocese de Natal
Diocese de Mossoró
Diocese de Caicó 

DECRETO Nº 001/20

DECRETO da Província Eclesiástica de Natal com Novas Orientações Pastorais frente à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19)

 Aos fiéis católicos da Arquidiocese de Natal, da Diocese de Mossoró e Diocese de Caicó, Saudações, paz e afetuosa benção no Senhor!

CONSIDERANDO as orientações já feitas pelas autoridades civis e sanitárias de prevenção e cuidado frente à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19);

CONSIDERANDO as “Orientações aos católicos da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Caicó e Mossoró”, do dia 16 de março de 2020;

CONSIDERANDO o Decreto N. 29.524, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, de 17 de março de 2020, Art. 3º, que suspende “as atividades coletivas, eventos de massa, shows, atividades desportivas e congêneres, com presença de público superior a 100 (cem) pessoas, sejam públicos ou privados”;

CONSIDERANDO que o bispo Diocesano, a teor do Cânon 87, §1, do Código de Direito Canônico, pode dispensar os fiéis do cumprimento das leis disciplinares em seu território; PONDERADAS todas as coisas:

DECRETAMOS 

Art 1o. Ficam suspensas, por tempo indeterminado, todas as Celebrações Eucarísticas com a participação do povo, inclusive nas capelas, santuários e casas de consagrados que se encontram nos territórios da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Mossoró e de Caicó;

Art 2o. As missas, especialmente, no Dia do Senhor, sejam celebradas, a portas fechadas, na Igreja Catedral e na Matriz de cada paróquia, com uma reduzida equipe de celebração, sendo transmitidas, ao vivo, pela internet e/ou por emissoras de rádio. Os fiéis poderão ainda assistir às missas pelas emissoras de TV de inspiração católica;

Art 3o. As Confissões sejam realizadas somente em caso de real necessidade, tomando os devidos cuidados, assim como o Sacramento da Unção dos Enfermos e a Celebração das Exéquias;

Art 4o. No tocante às celebrações do Sacramento do Matrimônio e do Batismo, recomendamos que sejam transferidas para um tempo oportuno. Não sendo possível a transferência de Matrimônio, seja celebrado em privado, com reduzido número de pessoas;

Art 5o. As Igrejas Matrizes e as Secretarias Paroquiais funcionarão em horário especial, a ser definido pelo pároco ou administrador paroquial;

PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE NATAL 
Arquidiocese de Natal
 Diocese de Mossoró
 Diocese de Caicó


EXORTAMOS

Que os templos permaneçam abertos para que os fiéis que quiserem possam fazer as suas orações particulares, respeitando as normas sanitárias já dispostas.

Principalmente aos idosos e o público de risco, a se manterem em suas casas como uma medida protetiva, em espírito quaresmal de oração e penitência. Revogam-se as disposições contrárias.

Este DECRETO entra em vigor na data de 20 de março de 2020 e será válido até que se mande o contrário, seja amplamente publicado e arquivado.

Que Maria, Saúde dos Enfermos, nos acompanhe neste tempo de graça e conversão rumo à vitória da Páscoa.

Dado e passado na Cúria Metropolitana de Natal, em comunhão com as suas dioceses sufragâneas, no dia 19 de março de 2020, solenidade do glorioso São José, patrono universal da Igreja.


Fonte: Via WhatsApp

PREFEITURA DE SANTA CRUZ TERÁ EXPEDIENTE INTERNO PELOS PRÓXIMOS 15 DIAS!

A Prefeitura de Santa Cruz irá trabalhar apenas com expediente interno pelos próximos 15 dias.
Portaria N° 01/20 publicada pela secretaria municipal de Administração permite o acesso interno a sede da Prefeitura apenas aos seus servidores.
Além disso, a secretaria municipal de Administração irá designar um servidor para ficar na portaria da sede da Prefeitura para recebimento de documentos.
As medidas fazem parte das ações de contingenciamento da Prefeitura de Santa Cruz para enfrentamento ao novo coronavírus.

quarta-feira, 18 de março de 2020

Secretaria de Saúde monitora caso suspeito de coronavírus em Japi


A Secretaria de Saúde de Japi monitora o primeiro caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) no município. 

De acordo com informações repassadas ao Blog do Joabson Silva pela secretaria, trata-se de um jovem que chegou recentemente de São Paulo e que tem apresentado sintomas característicos da doença. Ele recebeu visita de uma equipe médica e foi orientado para que permaneça em isolamento domiciliar.

A secretária de Saúde Graciana Dantas informou que está aguardando mais orientações do estado do Rio Grande do Norte para adotar o protocolo exigido em casos como este. “Trata-se apenas de uma suspeita. As pessoas devem manter a calma e manter cuidados necessários para prevenir este novo vírus”, disse Graciana.

O Blog do Joabson Silva seguirá acompanhando o caso.

sexta-feira, 13 de março de 2020

Bolsonaro vai antecipar 13º salário de aposentados e pensionistas

O presidente Jair Bolsonaro vai antecipar 50% do 13º aos aposentados e pensionistas do INSS. Uma das medidas antecipa para abril o pagamento de R$ 23 bilhões referentes à parcela de 50% do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Homem do Reino Unido é o segundo curado de HIV no mundo

HIV/aids

Adam Castillejo foi submetido a um transplante de células estaminais



Adam Castillejo, do Reino Unido, tornou-se a segunda pessoa curada do HIV e está livre do vírus há dois anos. De acordo com estudo publicado na revista The Lancet HIV, isso ocorreu depois de terminada a terapia antirretroviral e de já não haver necessidade de medicamentos.
O homem de Londres foi submetido a um transplante de células estaminais, procedimento utilizado para tratar casos de linfoma. O doador tinha uma mutação conhecida como CCR5-delta 32, que o tornava resistente ao vírus da aids.

Em 2011, Timothy Brown, o “paciente de Berlim”, tornou-se a primeira pessoa curada do vírus da aids, três anos e meio depois de ter realizado tratamento semelhante.

O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico e pode trazer consequências significativas à saúde do infectado. Não existe cura. No entanto, a doença é tratada com uma combinação de medicamentos conhecidos como terapia antirretroviral, que reduz a quantidade de vírus no sangue.

“As nossas descobertas mostraram que o sucesso do transplante de células estaminais como cura para o HIV, relatado pela primeira vez há nove anos no paciente de Berlim, pode ser replicado”, afirmou Ravindra Gupta, principal autor do estudo.Segundo os autores da pesquisa, esse homem representa “um passo em direção a uma abordagem de tratamento menos intensiva”.

Ao contrário do que aconteceu com o “paciente de Berlim”, Castillejo foi submetido apenas a um transplante em vez de dois. Além disso, não fez radioterapia como parte do seu tratamento.

Apesar disso, os autores do estudo alertam para o uso amplo desse procedimento, dada a natureza invasiva do tratamento experimental.

“É importante observar que esse tratamento é de alto risco e usado apenas como último recurso para os pacientes com HIV que também têm neoplasias hematológicas, com risco de vida”, explicou o Gupta, acrescentando que “esse não é um tratamento que seria oferecido a pacientes com HIV que estejam em tratamento antirretroviral bem-sucedido”.

Como Castillejo ainda é apenas o segundo paciente a passar pelo tratamentoto experimental com sucesso, os autores alertam que ele precisará de um monitoramento contínuo, mas menos frequente, para o caso de reemergência do vírus.
Em entrevista ao The New York Times, Castillejo disse que decidiu revelar sua identidade “após anos de tratamentos difíceis e momentos de desespero.
“Esta é uma posição única para se chegar, posição única e muito humilhante”, disse Castillejo. “Quero ser um embaixador da esperança”, acrescentou.
Kat Smithson, diretora de Políticas do National AIDS Trust, cumprimentou o paciente por compartilhar a sua experiência, lembrando que existe um estigma em torno do HIV, que pode dificultar a procura de ajuda por parte de algumas pessoas.
“A história dele ajuda a aumentar a consciencialização necessária sobre o HIV, mas mais ampla do que isso, é uma história sobre a incrível resiliência, determinação e esperança", afirmou Smithson.

Eleições 2020: termina em maio prazo para eleitor regularizar título




























Termina no dia 6 de maio o prazo para que cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado regularizem a situação. Quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.
No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Como regularizar o título

Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina em 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.
Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.
A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar.
Matéria alterada às 8h47 de hoje (6/2) para corrigir informação. Prazo vai até 6 de maio e não até hoje, 6 de março, como divulgado anteriormente.
Edição: Denise Griesinger

título de eleitor digital,e-Título

Quem perder o prazo, não poderá votar nas eleições municipais



PREFEITO IVANILDINHO E PE. VICENTE VISITAM NA SUÍÇA FABRICA DOS BONDINHOS DO TELEFÉRICO DE SANTA CRUZ !

O prefeito Ivanildinho e o Pe. Vicente Fernandes visitaram a empresa fabricante dos bondinhos e equipamentos do Teleférico de Santa Cruz. A visita técnica aconteceu na manhã desta quarta-feira (10) na empresa Rowema, em Dübendorf, na Suíça. Os representantes santa-cruzenses tiveram reuniões técnicas com representantes da empresa e conheceram as estruturas, que já estão sendo empacotadas para Santa Cruz. Os bondinhos são vermelhos e verdes, as cores da bandeira da cidade, e tem capacidade para 6 pessoas. O Teleférico vai ligar a Matriz ao Santuário de Santa Rita de Cássia. O prefeito Ivanildinho afirmou que a visita representa muito para Santa Cruz, pois foi constatado que os equipamentos estão sendo organizados para o translado e voltou a enfatizar que o Teleférico é uma obra histórica para Santa Cruz, que transformará a cidade, que deverá receber mais investimentos com a ampliação do turismo.







terça-feira, 10 de março de 2020

Teleférico de Santa Cruz embarca da Suíça para o Rio Grande do Norte anuncia Deputado Estadual Tomba

A imagem pode conter: 1 pessoa, nuvem, céu e atividades ao ar livre

O teleférico de Santa Cruz já está sendo embarcado da Suíça para Natal. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (10) pelo deputado estadual Tomba Farias (PSDB). 

A expectativa é que até o próximo dia 15 o equipamento seja despachado para a capital potiguar. O transporte até o Rio Grande do Norte deve demorar 30 dias.

O prefeito de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira, e o padre Vicente Fernandes, pároco da Igreja de Santa Rita de Cássia, viajaram para a cidade suíça de Zurique, de onde vão acompanhar os procedimentos de embarque das seis cabines (bondinhos), motores, roldanas e demais componentes do equipamento, que envolve cerca de 40 toneladas, distribuídas em vários contêineres.


“Essa é uma boa notícia para Santa Cruz e o turismo do Rio Grande do Norte”, comemora Tomba Farias, lembrando que o teleférico, que envolve um investimento de cerca de R$ 13 milhões, irá consolidar o turismo religioso de Santa Cruz, que atualmente, segundo o parlamentar, está entre os sete principais destinos religiosos do País, segundo o ranking dos destinos religiosos da CVC.


Tomba lembra que a inauguração do teleférico deverá ocorrer até o início de 2021.

PREFEITO IVANILDINHO E PE. VICENTE VIAJAM A SUÍÇA PARA VER BONDINHOS E EQUIPAMENTOS DO TELEFÉRICO ANTES DO EMBARQUE PARA O BRASIL!

A imagem pode conter: 4 pessoas, óculos, close-up e área interna
O prefeito Ivanildinho viajou para a Suíça, acompanhado do Pe. Vicente Fernandes, pároco de Santa Rita de Cássia, para ver de perto os bodinhos e maquinários do Teleférico de Santa Cruz, que serão embarcados em breve para o Brasil. Segundo o prefeito Ivanildinho, a visita serve para aproximar o contato com a empresa Rowema, na Suíça, que construiu os bondinhos do teleférico da cidade, e que está preparando todos os equipamentos para serem transladados ao Brasil nas próximas semanas. A viagem técnica também serve para ver a estrutura dos bondinhos, certificar que os equipamentos estão dentro dos padrões internacionais, e assegurar que o embarque para o Brasil seja feito sem erros operacionais. A empresa vencedora da licitação para importação dos equipamentos está nos tramites finais burocráticos para fazer o translado o mais breve possível. Após embarque em navio, os bondinhos e equipamentos deverão chegar a Santa Cruz em cerca de 30 dias.

segunda-feira, 9 de março de 2020

Receita libera consulta a lote residual de restituição do IR

site Receita Federal

Estão incluídos exercícios de 2008 a 2019



A partir das 9h desta segunda-feira (9), estará disponível para consulta o lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), contemplando restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2019.
O crédito bancário para 72.546 contribuintes será feito no dia 16 de março, totalizando R$ 240 milhões. Desse total, R$ 104,186 milhões são para contribuintes com prioridade no recebimento: 1.848 idosos acima de 80 anos, 11.528 entre 60 e 79 anos, 1.621 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 5.667 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Edição: Graça Adjuto

quinta-feira, 5 de março de 2020

Coronavírus leva Los Angeles a decretar estado de emergência

FILE PHOTO: Passengers arrive at LAX from Shanghai, China

Seis novos casos do covid-19 foram confirmados na cidade



Los Angeles, na Califórnia, declarou estado de emergência após a confirmação de mais casos do novo coronavírus.
As autoridades sanitárias anunciaram que seis novos casos de infecção foram confirmados na cidade. Uma pessoa tinha testado positivo na região em fevereiro.
Os técnicos sanitários afirmaram que vão acelerar a realização de testes do vírus, o fornecimento de apoio para os moradores de rua e a divulgação de atualizações diárias sobre o surto por rádio.
Eles pedem ainda que escolas, empresas e estabelecimentos se planejem para a possibilidade de fechamento de suas instalações.
Já a cidade de San Francisco, também no estado da Califórnia, declarou estado de emergência em 25 de fevereiro.
Edição: -

Operação da PF combate tráfico de armas em vários estados

A investigação teve início no primeiro semestre de 2018, quando a PF identificou que armas de fogo estariam sendo remetidas pelos Correios

O grupo remeteu e transportou, desde 2016, mais de 300 armas



A Polícia Federal (PF) desencadeou na manhã de hoje (5) a Operação Gun Express, para prender integrantes de um grupo especializado no crime de tráfico internacional de armas de fogo e munições. A estimativa é de que o grupo remeteu e transportou, desde o ano de 2016, mais de 300 armas de fogo, investindo cerca de R$ 2 milhões na compra do armamento.
Cerca de 310 policiais federais estão cumprindo 62 mandados de busca e apreensão e dez de prisão preventiva, nos estados do Paraná, da Bahia, do Rio Grande do Norte, de São Paulo, da Paraíba, de Sergipe, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
“Estão sendo executados também 27 bloqueios judiciais de contas bancárias e aplicações financeiras, bem como sequestro e arresto de bens de 26 pessoas físicas e uma pessoa jurídica, além da constrição judicial de 10 veículos em nome de terceiros”.
A investigação teve início no primeiro semestre de 2018, quando a PF identificou que armas de fogo estariam sendo remetidas pelos Correios, escondidas dentro de equipamentos de treino para artes marciais, como aparadores de chute, luvas e caneleiras.
A partir daí os policiais apuraram que pessoas nos estados do Paraná, da Bahia e do Rio Grande do Norte, que integravam a quadrilha, atuavam em associação na importação, guarda, remessa e transporte de armas de fogo, acessórios e munições. Todo material teria como destino outros estados, com destaque para a Bahia e o Rio Grande do Norte. A PF chegou também a apreender armas, que eram transportadas escondidas nos tanques de combustíveis de veículos.
Foi identificado que parte do pagamento das armas era feito por intermédio de empresas de fachada controladas por suspeitos da Bahia e do Rio Grande do Norte para dar aparência lícita aos repasses financeiros feitos pelo sistema de transferências bancárias.
Edição: Aécio Amado