quarta-feira, 19 de julho de 2023

Hospitais Universitários da UFRN/Ebserh recebem certificado de valorização do ensino na saúde

 A iniciativa é pioneira no Brasil e estimula a busca por melhorias da qualidade dos atendimentos prestados no Sistema de Saúde Pública.

MicrosoftTeams-image (27).png
MicrosoftTeams-image (26).png
MicrosoftTeams-image (25).png

OGoverno do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, realizou, na manhã desta sexta-feira (14), no Praia Mar Hotel, a cerimônia de lançamento do selo “Sus Aqui Se Ensina”, que possui o objetivo de selecionar instituições do RN que promovem o fortalecimento e qualificação das práticas de saúde, formando futuro profissional para o SUS. Participaram do evento gestores, trabalhadores do SUS e diretores de instituições de saúde e ensino.

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), unidades hospitalares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculados à Rede Ebserh, foram instituições agraciadas com o certificado do selo “SUS Aqui Se Ensina”. Ao todo foram certificadas 45 instituições do RN que trabalham desenvolvendo ações de ensino na saúde pública.

Maria Claudia Rubim, superintendente do Huab, recebeu o certificado das mãos da secretária de Saúde do Rio Grande do Norte, Lyane Ramalho e falou sobre a importância da participação no evento. “Ser contemplado com esse reconhecimento, é gratificante pois percebemos o quanto estamos contribuindo e avançando na formação de profissionais da saúde e para um SUS de qualidade”, afirma.

Segundo o gerente de Ensino e Pesquisa do Huol, Carlos Alberto Araújo o certificado é um incentivo e impulsiona o trabalho realizado. “A certificação, para o principal hospital de assistência SUS do Estado e maior centro de formação na graduação e pos-graduação na área da saúde, nos permite avançarmos ainda mais no ensino, na pesquisa e extensão dentro dos hospitais universitários, construindo uma melhor formação e provendo melhorias nos serviços prestados”, comenta.

Também estiveram presentes no evento, a Professora Iris Oliveira, representando o Governo do Estado; a diretora substituta do Departamento e Gestão da Saúde do Ministério da Saúde, Maria Ivanildes; a reitora da UERN, professora Cecília Raquel, a coordenadora da Gestão do Trabalho e Educação e Saúde do RN, Avania Dias; além de representantes e gestores das instituições certificadas.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

sábado, 15 de julho de 2023

Rede Ebserh abre período de adesão das instituições de saúde para o maior exame de residência do país.

 Podem se cadastrar instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com Programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional

Rede Ebserh abre período de adesão das instituiçóes de saúde para o maior exame de residência do país

Brasília (DF) — Instituições de saúde de todo o País podem aderir à 4ª edição (2023/2024) do Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O cadastramento das instituições interessadas em participar da seleção nacional unificada começou nessa segunda-feira, 10, e segue até as 23h59 do dia 2 de agosto deste ano. Em 2022, o exame contou com 92 instituições participantes e mais de 53 mil candidatos disputando 4 mil vagas.

Podem se cadastrar instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional ou Multiprofissional), reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido. A formalização da adesão deverá ser realizada por meio de cadastro institucional e assinatura eletrônica do Termo de Adesão pelo link https://enare.ebserh.gov.br/.

Vantagens

O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos. Nas três primeiras edições, as instituições participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresenta vantagens como custo menor e único, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência, dentre outras.

O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao Enem/Sisu. Para residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição. Após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Para a residência multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição. Após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la conforme pontuação alcançada.

A primeira janela de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas. Em outro momento, haverá uma segunda oportunidade para o preenchimento de vagas ociosas.

Etapas

A publicação do edital de abertura do Exame está prevista para agosto, com inscrições para os candidatos previstas para os meses de agosto e setembro. O período para envio de documentação para análise curricular tem previsão de ocorrer também entre agosto e setembro. As provas objetivas devem ocorrer no fim de outubro. As datas serão confirmadas em edital, e os interessados podem acompanhar todo o processo pelo site https://enare.ebserh.gov.br/.

A primeira edição do exame, realizada em 2020, contou com mais de 4,1 mil inscritos disputando 403 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. A segunda edição, realizada em 2021, contou com mais de 31 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 77 instituições em todo o país. A terceira edição teve 92 instituições participantes e mais de 53 mil candidatos disputando 4 mil vagas.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

SANTA CRUZ RECEBEU NA ULTIMA QUARTA-FEIRA (12) A CARAVANA RN DE TODA FÉ COM A OFICINA DE CONSTRUÇÃO DA LEI DE LIBERDADE RELIGIOSA

 














Na noite da ultima quarta-feira (12) Santa Cruz recebeu a Caravana RN de toda Fé, com a oficina de construção da Lei de liberdade religiosa na sede da companhia Teatral Arte Viva. A caravana está passando por diversos territórios a fim de construir coletivamente o PL da Política Estadual de Combate a Intolerância Religiosa, proposta pela Deputada Isolda Dantas.

Em conversa com Renato Santos que é militante do movimento negro, atual Secretário de Combate ao Racismo do PT RN e compõe a assessoria da Deputada Isolda Dantas, perguntamos sobre a importância dessas caravanas e das rodas de conversas para a construção de Lei de liberdade religiosa. "Nós temos uma cultura lá no mandato da deputada Isolda de que, a lei ela existe pra resolver determinado problema e o problema ninguém conhece melhor do que quem o vivencia. Então a solução pros problemas das pessoas não vai sair da cabeça do nosso gabinete, precisa sair a partir do conhecimento da realidade concreta das pessoas nos territórios. Foi por isso que a gente optou pra construir a lei, a política estadual de combate à intolerância religiosa, a partir dessas visitas aos territórios, das oficinas de construção da lei pra que a gente pudesse ouvir as pessoas que estão sendo vítima da intolerância religiosa nos territórios. E essa caravana tá sendo muito rica no sentido de conhecer as diversas realidades que os territórios têm vivenciado a partir da experiência da intolerância religiosa. É muito diferente a forma como a intolerância se apresenta em Mossoró, com a forma que a intolerância se apresenta, por exemplo, eh no Seridó. Então conhecia essas diferentes, realidades, esta sendo muito rico."

Perguntado sobre a expectativa para a provação do projeto Renato falou que tão logo se encerre o recesso parlamentar, será entregue ao presidente da assembleia o projeto de Lei para que a assembleia enquanto instituição receba das mãos dessas inúmeras pessoas que estão contribuindo com o texto dessa lei, e que a assembleia possa receber dessas pessoas e não só das mãos da deputado Isolda que é uma porta voz, mostrando assim que essa luta é maior e coletiva.

O portal RSantos também conversou com o Pai Cleber sobre o que esse momento representa para os povos da religião de matrizes africana. "E
sse momento representa uma  resistência, onde mostra que a gente vem sempre lutando pelos nossos espaços. Momentos como esse faz com que possamos mostrar as pessoas que não tenha as informações dos seus direitos possam conhecer e isso que pra mim que é muito importante, onde assim, nosso povo possa ter mais visibilidade dentro da sociedade, da comunidade, dentre nossos bairros. É assim que teremos esperança e forças para continuar lutando contra a discriminação religiosa e o preconceito contra os povos de matrizes africana." 

A caravana RN de toda FÉ iniciou em meados de junho e já visitou, o Potengi, Seridó, Oeste, Trairi. Cidades como: Macaíba, Parnamirim, Santa Cruz. Próxima semana a caravana visita o agreste, vai até Extremoz, que é uma cidade que tá sendo recorde de intolerância religiosa e finaliza com atividade em Natal na universidade do estado eh do Rio Grande do Norte.






























Fonte: Blog do RSantos

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Maternidade Escola Januário Cicco oferta exames de mamografia

 A iniciativa faz parte do planejamento da campanha anual de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

MEJC oferta exames de mamografia

Para reforçar sobre a importância da realização do exame de mamografia, a Maternidade Escola Januário Cicco, unidade hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, intensificará os agendamentos de mamografias gratuitas para a população. A iniciativa faz parte da campanha do Outubro Rosa, realizada anualmente pela instituição, mas este ano começara mais cedo, a partir de julho, e se estenderá até outubro.

A mamografia é um exame de radiografia das mamas que utiliza radiação para identificar nódulos e possíveis tumores. Esse exame é parte de um conjunto de ações que auxiliam na detecção precoce do câncer de mama e contribuem para o tratamento eficaz da doença.

O agendamento da mamografia pode ser realizado diretamente no setor de mamografia da Maternidade, às quintas e sextas-feiras, das 9h às 15h. Podem se candidatar ao exame pessoas com 40 anos de idade ou mais, sendo necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS, solicitação médica e exames anteriores, se houver.

O mastologista e superintendente da MEJC, Luiz Murillo Lopes de Britto, destaca a importância da mamografia como aliada na detecção precoce do câncer de mama. “Nós, como unidade de saúde, queremos estar ao lado das mulheres em sua jornada de saúde. A campanha é uma oportunidade para elas agendarem o exame, mas este exame pode ser feito durante todo o ano em nossa maternidade”, enfatizou.

O serviço de mamografia da MEJC-UFRN-Ebserh foi aprovado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e é reconhecido como referência certificada no Estado do Rio Grande do Norte pelo Programa Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM).
Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com os colaboradores do serviço pelo número 84-32158726.

 

Sobre a Rede Ebserh

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN/Ebserh) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Iniciativas de financiamento nos Hospitais Universitários da Rede Ebserh fomentam e inovam nos campos de ensino e pesquisa

 No Rio Grande do Norte, importantes estudos estão sendo realizados

Iniciativas de financiamento nos Hospitais Universitários da Rede Ebserh fomentam e inovam nos campos de ensino e pesquisa

Santa Cruz (RN) – Os hospitais universitários da Rede Ebserh são berço de diversas experimentações e estudos científicos que ajudam a transformar o mundo para melhor. Na Rede, que administra 41 hospitais em todo o país, são mais de cinco mil estudos em diversas áreas da saúde cadastrados desde 2012.

O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN/Ebserh), em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, é uma das unidades que têm sido beneficiadas com investimentos em pesquisas por meio de bolsas de iniciação científica ofertadas pela parceria da Ebserh com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A instituição participa, desde sua primeira versão, do Programa de Iniciação Científica (PIC/Ebserh) com duas bolsas disponibilizadas pela estatal e outras duas em parceria com a Pró-Reitoria e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Propesq-UFRN).

Atualmente a instituição possui dez projetos de pesquisa em andamento que abrangem temáticas variadas em saúde e qualidade de vida do trabalhador, nutrição, desenvolvimento infantil, segurança do paciente e uso de antimicrobianos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Programa de Iniciação Científica da Rede Ebserh (PIC/Ebserh) é um investimento em conhecimento técnico-científico criado no ano passado para fomentar o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação nos hospitais universitários federais e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

O sucesso do PIC levou à criação, neste ano, do Programa de Iniciação Tecnológica da Ebserh (PIT), com a implementação de 205 bolsas para fomentar projetos de desenvolvimento tecnológico. No (PIT/Ebserh), o Huab participa com quatro bolsistas, propondo inovações de novos fluxos, protocolos, listas de verificação e uso de softwares para a qualificação da atenção materno-infantil.

Segundo o chefe do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde do Huab-UFRN/Ebserh, Wilton Rodrigues Medeiros, muitos desses projetos, nas duas modalidades de iniciação, envolvem docentes, estudantes de graduação, residentes, funcionários e servidores da instituição, impactando de maneira significativa na dinâmica acadêmica da instituição. No ano de 2020, 28 projetos foram cadastrados no hospital para receber carta de anuência. Em 2022, 40 projetos receberam anuência institucional. Neste ano de 2023, mais de 20 projetos receberam aprovação.

“Os crescentes investimentos em pesquisa e inovação tecnológica em saúde, além do impacto na produção acadêmica, o prisma mais óbvio quando tratamos da temática, torna-se hoje fundamental na qualificação dos serviços ofertados pelos hospitais universitários, quer seja em relação aos cuidados oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde ou em apoio a docentes, estudantes e residentes. Ademais, fomenta e oportuniza aos colaboradores e gestores serem participantes ativos na produção do saber e na busca de soluções aos problemas evidenciados nas demandas locais”, declara o gestor.

Dos projetos em curso na instituição, Wilton acredita que possuem potencial de responderem não apenas às demandas históricas locais, mas também, regionais, nacionais e internacionais. Entre os principais projetos do Huab, ele destaca a coparticipação com pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em estudo que trata de indicadores do cuidado intensivo de neonatos e outro que trata do uso da Lista de Verificação do Parto Seguro da Organização Mundial da Saúde (LVPS-OMS), com pesquisadores do Grupo de Pesquisa Qualisaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sobre a Rede Ebserh

O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN/Ebserh) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Dia Mundial da Alergia alerta para uma das doenças mais frequentes no mundo

 A data foi instituída pela OMS como forma de sensibilizar a população sobre o tema que pode ter casos moderados e até extremos, levando à morte.

Dia Mundial da Alergia alerta para uma das doenças mais frequentes no mundo

Imagem: freepik

Natal e Santa Cruz (RN) – No dia 8 de julho é celebrado o Dia Mundial da Alergia. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para promover a conscientização para uma das doenças mais frequentes do mundo. De Acordo com o órgão atualmente cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com asma, 250 milhões apresentam alergia alimentar, 400 milhões sofrem com rinite e 25% da população já desenvolveu alergia a algum fármaco, atingindo indivíduos em todas as faixas etárias, comprometendo de forma significativa a qualidade de vida dessa população.

A Alergia é uma resposta do sistema imunológico contra substâncias, que normalmente são consideradas inócuas, ou seja, não causam mal à maioria das pessoas. No entanto, em pessoas predispostas, o contato com tais substâncias através das vias respiratórias e da pele, ou por ingestão, leva a diferentes manifestações no organismo.

A médica Maria do Carmo, dermatologista do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN/Ebserh), explica que as alergias cutâneas são resultado do contato direto da pele com determinado produto ou por inalação ou ingestão de algum alimento ou fármaco. “O manejo das alergias da pele podem acontecer ambulatorialmente sem o paciente precisar internar, mas há casos que evoluem e podem levar o paciente a internamento na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Não podemos subestimar a gravidade das alergias. É preciso que os pacientes se atentem para a automedicação, pois pode ser algo muito perigoso.”, afirma.

Outras manifestações

As alergias podem ser observadas através de manifestações que podem ser de diferentes doenças: asma, rinite, conjuntivite, dermatite, esofagite, urticária, angioedema e anafilaxia.

A médica pediatra do Hospital Universitário Ana Bezerra da (HUAB-UFRN/Ebserh),  Maria Gabriela Viana que é especialista em alergia e imunologia, destaca a rinite alérgica como uma das principais manifestações da alergia, seja na idade adulta ou na infância. “A rinite alérgica ocorre principalmente em adultos. Nela o paciente terá espirros, coriza, obstrução nasal, coceira no nariz e tem como ter controle a partir de algumas medicações. Lembrando que é indicado evitar medicamentos para desobstrução nasal.”, disse.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Hospital Universitário Ana Bezerra realiza reunião ampliada com gestores do município


Reunião Huab com gestores municipais Santa Cruz 1.jpeg
Reunião Huab com gestores municipais Santa Cruz 4.jpeg
Reunião Huab com gestores municipais Santa Cruz 6.jpg
Reunião Huab com gestores municipais Santa Cruz 9.jpg

OHospital Universitário Ana Bezerra, unidade hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huab-UFRN), vinculado à Rede Ebserh recebeu na manhã desta quarta-feira (05), representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz. A visita, motivada pelo convite dos Gestores do Huab, teve como objetivo os encaminhamentos referentes a contratualização, a ampliação dos serviços e uma prestação de contas das ações realizadas em 2022 e no primeiro semestre deste ano.


“Essa foi uma reunião de trabalho de forma ampliada com fins de prestar contas do que foi realizado, contextualizar os novos serviços ofertados, revisitar a contratualização e estabelecer parcerias. comenta a Superintendente do Huab, Maria Cláudia Rubim.


Atualmente o Huab conta com um Centro de Parto Normal já em funcionamento. É a  primeira unidade hospitalar do Estado a realizar parto normal com analgesia epidural na rede pública, dispõe de serviços odontológicos para crianças com necessidades especiais, além da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera que será inaugurada e funcionará como uma residência provisória de cuidados especializados em saúde para as mulheres e bebês acompanhados na instituição.


“Seguimos com o compromisso de impulsionar nossas atividades por meio de uma gestão de excelência, prestando uma assistência de qualidade, apoiando a formação de profissionais e estimulando o desenvolvimento da pesquisa e inovação”, afirma a Gestora.


Além dos gestores do Huab, estiveram presentes na reunião a Secretária Municipal de Saúde, Rita de Cássia Alves da Penha Praxedes, a coordenadora do Programa de Saúde na Escola (PSE), Jéssica Natany Pereira, a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Mayhara Myrna Bezerril e a Coordenadora da Regulação, Rita de Cássia de Lima.

Sobre a Rede Ebserh

O Huab-UFRN faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.