sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Visita guiada a maternidades e hospitais da Rede Ebserh leva os pais a terem maior vínculo com a gestante e o bebê

 Medida permite que os pais recebam orientações sobre internação e acompanhamento da gestante e do recém-nascido


Visita guiada a maternidades e hospitais da Rede Ebserh leva os pais a terem maior vínculo com a gestante e o bebê

Brasília (DF) - Como forma de fortalecer o vínculo entre as gestantes, seus companheiros e as unidades de saúde, muitas instituições criam projetos de visita guiada ao ambiente onde a mulher vai ter o bebê. É o que acontece em diversos hospitais e maternidades da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação. As visitas guiadas são uma forma de proporcionar ao pai uma maior aproximação não somente com a mulher grávida, mas também com o filho ou a filha que está por nascer.

Rio Grande do Norte

No Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN/Ebserh), no Rio Grande do Norte, esse tipo de atividade foi retomado recentemente, no período Visita Guiada das Gestantes no Huabde pré-natal, com a realização de grupos de gestantes, em que o pai e a parceira grávida conhecem melhor o espaço. A iniciativa faz parte do projeto “Visita à maternidade: Estratégia de fortalecimento do vínculo entre Gestantes – Hospital – Territórios de saúde”. O projeto de extensão acolhe os grupos de gestantes da atenção primária, articula o agendamento com os municípios da V Região de Saúde e realiza as visitas guiadas nos setores de assistência materno-infantil.

Paraíba

Atualmente, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), na Paraíba, também está retomando a execução da "Visita Guiada” antes do parto, que havia sido suspensa devido à pandemia de covid-19. A medida permite que os pais conheçam os espaços da maternidade, sempre conduzidos pela equipe, e recebam orientações sobre internação e acompanhamento da gestante e do recém-nascido.

“Os pais são encorajados e fortalecidos para o exercício de uma paternidade ativa, participativa, que promova o fortalecimento dos vínculos familiares, os cuidados compartilhados e a cooperação mútua junto às mães e seus recém-nascidos”, afirma Marcelo Abdon, assistente social da Unidade da Mulher do HULW-UFPB.

Certidão de nascimento

O Serviço Social do HULW-UFPB/Ebserh também oferece aos pais orientações sobre a emissão da Certidão de Nascimento, que, como o próprio nome diz, é realizada após o nascimento da criança. “Em geral, os pais são orientados acerca do processo de registro e da documentação necessária para a efetivação desse ato importante para todos. O registro do bebê pode, inclusive, ser realizado no serviço cartorial presente no próprio hospital, configurando-se como um ato paterno de demonstração de carinho, cuidado e proteção ao recém-nascido”, explica Marcelo Abdon. Primeiro e mais importante documento do cidadão, a Certidão de Nascimento é base para retiradas de todos os demais documentos civis, acesso a direitos, serviços públicos e para o usufruto da cidadania.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação

Nenhum comentário:

Postar um comentário