segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A última segunda-feira de 2015 está sendo de chuvas em vários municípios do interior

A última segunda-feira de 2015 está sendo de chuvas em vários municípios do interior do Rio Grande do Norte. No entanto, as precipitações que têm ocorrido neste mês de dezembro não significam boas chuvas nos meses de fevereiro a maio de 2016 – considerado período chuvoso no estado.

A informação foi confirmada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), através do meteorologista José Uelington Pinheiro.

De acordo com Pinheiro, “o período chuvoso é de fevereiro a maio, acontece que devido ao fenômeno El Ñino bastante intenso neste período, as chuvas devem ficar abaixo do normal e serão mal distribuídas na região”.

Pinheiro confirma que janeiro deve registrar chuvas no Estado. “No entanto, elas não querem dizer que o período previsto para ser chuvoso registre boas chuvas, não é uma notícia muito animadora”, afirma.

De acordo com a EMPARN, a presença do El Niño no Oceano Pacífico, entre fevereiro e maio de 2016 implica que as temperaturas máximas no interior deverão variar entre 36ºC e 37ºC, dependendo da região. As temperaturas mínimas oscilarão entre 24ºC a 26ºC na capital e no interior.

Na Grande Natal as temperaturas máximas devem ficar 1ºC acima do normal. São esperadas neste período temperaturas máximas de 32ºC a 33ºC.

Nesta segunda-feira (28), estão sendo registradas chuvas em Mossoró, Tibau, Grossos, Areia Branca, Baraúna e Governador Dix-sept Rosado, na região Oeste potiguar.

Durante a última semana ocorreram chuvas isoladas em algumas localidades do Estado. As chuvas se concentraram mais sobre as regiões do Médio Oeste, Seridó e Alto Oeste, com índices que variam entre 30 e 70mm.

Essas chuvas foram ocasionadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS), e devido às águas mais quentes no Oceano Atlântico Sul liberarem mais umidade, as instabilidades desse sistema conseguiram produzir boas chuvas, mesmo que de forma isolada.

Para o ano Novo, as chuvas deverão continuar ocorrendo no interior, com maior intensidade ao longo da faixa litorânea leste.

Do Jornal Mossoroense

Japi/RN: Após fortes chuvas nesta Segunda (28), Rio Jacu enche


Após chuvas torrenciais em sua cabeceira, o rio Jacu, que divide a cidade de Japi, registrou nesta segunda-feira (28) a segunda maior vazão deste ano. Tanta água chamou a atenção das pessoas já acostumadas a verem as pedras e areia do fundo do rio aflorada pela estiagem que ocorre há anos.

Os japienses estão comemorando a cheia do principal afluente, que por sua vez renova as esperanças do sertanejos que vêm enfrentando as secas que assolam o Nordeste. Em todas as regiões do município, produtores rurais tem água com ajuda de caminhões pipa contratados pela prefeitura municipal e exército.



Do Blog Japi em Foco

Município de Cerro Corá entra em colapso no abastecimento de água

Já o município de Carnaúba dos Dantas saiu da lista de colapso, a cidade retomou o abastecimento nesta quinta-feira.


O município de Cerro Corá passa a fazer parte da lista de cidades com o sistema de abastecimento de água em colapso. A população era atendida pelo Açude Pinga, localizado na cidade, e que apresenta nível muito baixo de água, inviabilizando a captação. Cerro Corá tem população de cerca de 11 mil habitantes e fica localizada a 156 quilômetros de Natal.

Já o município de Carnaúba dos Dantas saiu da lista de colapso, a cidade retomou o abastecimento desde esta quinta-feira (17), com a inauguração de uma adutora que capta água do Açude Boqueirão. A adutora foi inaugurada pelo governador Robinson Faria. Carnaúba dos Dantas passa a receber água em sistema de rodízio, com 24 horas de funcionamento por 24 horas de paralisação no abastecimento.

Atualmente, o Rio Grande do Norte tem 17 cidades em situação de colapso. São elas Acari, Antônio Martins, Currais Novos, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Tenente Ananias, Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos, Cruzeta, Jardim do Seridó, Equador, Martins e Cerro Corá.

Pescadores potiguares que naufragaram próximo à Fernando de Noronha estão de volta a casa

Dois homens ainda estão na UPA da Praia do Futuro, mas devem ser liberados neste sábado.


Náufragio aconteceu perto da ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, no dia 19 de dezembro.
Seis dos oito pescadores potiguares, que naufragaram próximo a Fernando de Noronha, chegaram ao Rio Grande do Norte na manhã deste sábado. Dois pescadores receberam alta na manhã de hoje (26) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Quatro deles já haviam recebido alta ontem (25). Os outros dois que estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Praia do Futuro devem ser liberados ainda neste sábado. 
Os pescadores partiram de Natal e chegaram na noite do dia 24 na Praia do Mucuripe trazidos por uma embarcação cearense.
Segundo a Capitania dos Portos do Ceará, a embarcação pesqueira apresentou um problema no sábado (19) e afundou próximo à ilha pernambucana. O comandante e os sete tripulantes ocuparam um bote salva-vidas e ficaram à deriva durante seis dias. Eles foram avistados na quinta-feira (24), por volta das 14h, no litoral de Cascavel, na região metropolitana de Fortaleza.
A Marinha está em contato com a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte para identificar e informar os parentes dos pescadores. Um inquérito será aberto para investigar as causas do acidente.

domingo, 27 de dezembro de 2015

Jovem é morto em Santa Cruz; 21° homicídio de 2015

E a cidade de Santa Cruz amanhece o domingo (27) com o registro de mais um homicídio neste ano de 2015, chegando ao 21° até o momento. 

 O fato de mais um crime aconteceu na Rua Cega Matilde, no Bairro Paraíso e teria acontecido nas primeiras horas da manhã deste domingo.

A vítima foi identificada porJúnior Cesar da Silva, de 21anos de idade, e o mesmo reside no próprio local, caindo a poucos metros de sua residência. Segundo informações preliminares colhidas no local, a vítima teria sido atingido por aproximadamente três disparos de arma de fogo, o mesmo caiu já sem vida no meio da BR que liga as cidades de Santa Cruz e São Bento do Trairi.

Não se sabe, porém as causas que levaram a cometerem este crime e quem são os acusados ou o acusado, pois não se sabe quantos cometeram o crime. A polícia militar foi acionada e está no local realizando o isolamento do local até a chegada dos peritos do ITEP para a remoção do corpo.

Tentativa de homicídio

De acordo com informações repassadas ao blog, é que ainda durante a madrugada, foi registrado uma tentativa de homicídio no município de Santa Cruz.
Quando a vítima identificada até o momento pelo nome de Eduardo foi vítima de vários disparos, onde o mesmo estava em seu veículo e teria sido surpreendido pelos acusados que já chegaram atirando contra ele.

A vítima ainda foi socorrida para o Hospital Regional, mas devido a gravidade dos ferimentos causados pelos disparos, foi transferido para a capital do estado, onde encontra-se internado.
Fonte:Blog do Joseilson

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Trágico acidente na BR-226 entre Tangará e Serra Caiada deixa 6 vítimas fatais

foto1
Um Trágico acidente foi registrado na manhã desta sexta-feira (25) na BR-226, entre as cidades de Tangará e Serra Caiada, onde deixou seis vítimas fatais.
Segundo informações, dão conta que um veículo tipo GOL acabou colidindo frontalmente com outro veículo tipo SIENA, onde cinco pessoas morreram no local e outra foi socorrida ainda com vida, mais não resistiu aos ferimentos,vindo á óbito no caminho para o hospital em Natal.
O motorista do veículo GOL vinha só, e era uma pessoa bastante conhecida na cidade, identificada até o momento pelo nome de ERIVAN, o mesmo, estava vindo da cidade de Natal para Tangará e no veículo SIENA, era um taxista da cidade de Tangará, identificado pelo nome de ROZIEL, onde estava em Tangará, indo para a cidade de Macaíba, levando um família de CIGANOS, ainda não identificada, dentre eles vinham duas crianças, que também foram a óbito.
A Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros e o ITEP estiveram presentes no local do acidente para as devidas providências cabíveis.
gol2

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Boas Festas e um Feliz Natal


Que este Natal seja repleto de muitas realizações, esperança, paz, harmonia e muito amor; que o Divino Espírito santo de Deus dessa sobre os nossos lares trazendo muita luz, esperança, fé, união para as famílias, prosperidade e que amemos uns aos outros Incondicionalmente, que Espírito Natalino possa permanecer em cada um de nós sempre todos os dias eternamente.
Boas Festas, Feliz Natal
Esses são os mais sinceros votos à todos os meus amigos, familiares e leitores deste Blog.


At. Andrier Souza (administrador do Blog)

Governo instala Sala de Monitoramento de focos do Aedes Aegypti

A Sala contará com computadores e um grande monitor onde receberá informações e imagens de possíveis focos do mosquito.


qa2O Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado e da Saúde Pública (Sesap), instala a partir da próxima semana a chamada Sala de Monitoramento de focos do Aedes Aegypti com a participação, além da Sesap, de outros órgãos da administração pública estadual como Secretaria de Ação Social, Secretaria de Educação, Polícia Militar e Defesa Civil.
A Sala funcionará no 7º andar da sede da Sesap, em Natal, e contará com computadores e um grande monitor onde receberá informações e também imagens de possíveis focos do Aedes Aegypti liberadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Essas imagens serão feitas só na capital potiguar, onde o Ciosp atua.
As informações foram passadas pela coordenadora de Promoção a Saúde, Cláudia Frederico (na foto mostrando o local onde vai funcionar a Sala de Monitoramento), em coletiva de imprensa. Segundo ela, a Segurança Pública ficou de resgatar ainda o número 153, usado para denúncias ao Ciosp durante a Copa do Mundo, para facilitar possíveis denúncias de focos do mosquito transmissor de doenças como a Dengue e o Zika Vírus por parte da população. "Um número com apenas três dígitos de fácil assimilação, disse Cláudia Frederico".
De acordo com a coordenadora de Promoção a Saúde da Sesap, a Sala de Monitoramento funcionará como uma espécie de eixo número 1 das ações de combate ao Aedes Aegypti, ressaltando que paralelo a esse trabalho o Gabinete Civil do Governo do Estado estará em permanente sintonia com a Sala de Monitoramento promovendo reuniões periódicas com o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, e toda a equipe que atuará na Sala.
Outra informação passada por Cláudia Frederico é que os agentes de endemia junto com homens das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha) começam a fazer o trabalho de campo em todo o Estado a partir do dia 4 de janeiro. As Forças Armadas vão disponibilizar um total de 450 homens para atuar em conjunto com os agentes de endemias. Serão dois soldados para cada agente endêmico.
A campanha institucional com orientações à população no que diz respeito de como se prevenir contra o Aedes Aegypti, deverá entrar no ar nos próximos dias. O objetivo é reforçar o trabalho que já vem sendo realizado pela Sesap no combate ao mosquito.
Casos de microcefalia
Na coletiva, Cláudia Frederico confirmou os números de casos suspeitos de microcefalia divulgados na terça-feira (22) pelo Ministério da Saúde. No Rio Grande do Norte até a semana epidemiológica número 50, encerrada no último dia 19, foram notificados 158 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao Zika Vírus em recém-nascidos (97,4%), sendo que quatro (2,5%) em gestantes (intra-uterino).
Um dado importante apontado por Cláudia Frederico é que o número de casos suspeitos de microcefalia contraídos pelo Zika Vírus diminuiu nestes primeiros 20 dias de dezembro - 10 ao todo - contra 67 em novembro, mês que atingiu o maior pico de casos suspeitos.
Os casos notificados estão distribuídos em 44 municípios do estado, destes (52 (33,8%) são residentes em Natal, 14 (9,1%) em Mossoró, 12 (7,8%) em Parnamirim e 78 (50,6%) nos demais municípios potiguares. Entre os casos notificados 10 (6,5%) foram óbito.

Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões nesta quinta-feira

Segundo sorteio da Mega Semana de Natal acontece às 17h, horário de Brasília.


O segundo sorteio da Mega Semana de Natal oferece o prêmio de R$ 3 milhões. O concurso nº 1.773 da Mega-Sena será sorteado a partir de 17h (horário de Brasília), nesta quinta-feira (24),  na cidade de Santa Fé do Sul (SP).
Se um único ganhador acertar as 6 dezenas do concurso e aplicar todo o prêmio na poupança, receberá mensalmente mais de R$ 21 mil em rendimentos. Mas se optar por investir em bens, poderá comprar 10 casas no valor de R$ 300 mil cada, ou adquirir uma frota de 65 carros populares.
As apostas podem ser feitas até as 16h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Gestão da Prefeita Fernanda termina ano de inaugurações com Passagem Molhada no Sitio Caiçarinha

A gestão da Prefeita Fernanda Costa fechará o ano realizando algo que se transformou corriqueiro durante todo o ano de 2015 inteiro, a inauguração de obras. Neste domingo (27) será entregue a construção da Passagem Molhada Paulo Irineu, no Sitio Caiçarinha. A solenidade de inauguração está marcada para as 11h e contará com as presenças de várias autoridades locais, entre elas: a Prefeita Fernanda Costa e o Deputado Estadual Tomba Farias.
A obra melhorará a trafegabilidade em uma estrada vicinal importante do município, que dá acesso a várias outras comunidades rurais. A construção da “Passagem Molhada” era um anseio antigo da população do Sitio Caiçarinha e comunidades vizinhas.
PASSAGEM-MOLHADA

Governo entrega equipamentos, viaturas e reforça efetivo da Operação Lei Seca

O governador entregou quatro viaturas 4X4 e aparelhos etilômetros, além de anunciar um aumento de mais 14 agentes no efetivo.


15A Operação Lei Seca ganha um reforço para as ações de prevenção de acidentes de trânsito. O governador Robinson Faria entregou na manhã desta quarta-feira (23), quatro viaturas 4X4 e aparelhos etilômetros, mais conhecidos como “bafômetros”, além de anunciar um aumento de mais 14 agentes no efetivo para ampliar a Operação coordenada pelo capitão Styvenson Valentim. Os índices de acidentes com vítimas fatais diminuíram esse ano e é meta do Governo do Estado que os números diminuam ainda mais com a melhoria e ampliação nas fiscalizações realizadas com os condutores de veículos, sobretudo durante as festas natalinas e veraneio.
O governador agradeceu o empenho dos servidores do Detran pelas medidas que estão sendo tomadas para melhorar o atendimento ao público e elogiou o trabalho coordenado pelo capitão Styvenson Valentim. “A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e o Comando da Polícia Militar dão todo apoio ao capitão Styvenson pelo excelente trabalho que ele vem oferecendo à população. Agora, com a equipe reforçada, com mais homens e mais estrutura, nós queremos que as ações preventivas se intensifiquem ainda mais, que possamos ter um verão tranquilo e que a Operação Lei Seca possa salvar ainda mais vidas”, afirmou o governador durante seu discurso.
“Estamos muito felizes com essas novas viaturas. Teremos um trabalho mais produtivo no sentido de salvar vidas e, se antes as pessoas reclamavam da demora durante as blitzen, temos mais motivos para comemorar, porque conseguimos mais computadores e poderemos fazer os autos de maneira eletrônica, o que vai agilizar o processo”, comemorou Styvenson.
O diretor geral do Detran, Júlio César Câmara, agradeceu o empenho do governador que “com espírito público não mediu esforços para que fosse ampliada a Operação Lei Seca, bem como as outras medidas que estão sendo tomadas para melhorar o atendimento do Detran. De Janeiro a dezembro deste ano foram realizadas 60 ações fiscalizatórias. Com essa ampliação, nós queremos dobrar esse número”, disse.
O vice-governador, Fábio Dantas, acompanhou o governador Robinson Faria, que também contou com a participação de diversos secretários de Estado como Kalina Leite (Segurança Pública); Jader Torres (Infraestrutura); Haroldo Abuana (Agricultura); Divaneide Basílio (Juventude); Tereza Freire (Políticas para Mulheres); George Câmara (Esporte e Lazer); Juliska Azevedo (Comunicação); o diretor da Caern, Marcelo Toscano; Coronel Ulisses, do Comando Metropolitano de Natal e o deputado Galeno Torquato, além de diversos outros servidores do Estado.

Ação da Polícia Civil prende três foragidos de Justiça em Santa Cruz

IMG-20151223-WA0061Em operação da Polícia Civil de Santa Cruz na manhã de hoje, foram presos três homens que estavam foragidos do sistema prisional potiguar.
A ação aconteceu nos bairros Maracujá e Centro. Foram presos Clegialdo Serafim Santana, vulgo Aldinho, Gleidson Kelly da Silva, vulgo GK, e Diego Felipe Pereira da Silva, vulgo Alan (da esquerda para a direita na foto).
Os três estavam no regime semiaberto, mas, como estavam foragidos, foi decretada pela Justiça a regressão de pena para o regime fechado e emitidos mandados de prisão, que foram cumpridos nesta manhã pela delegada Anna Laura e sua equipe.
Os três homens foram encaminhados para Natal, pois aqui em Santa Cruz o CDP está interditado.
Fonte:Blog do Édipo Natan

Dois apostadores vão dividir prêmio da Mega-Sena

Mega-SenaDivulgação
Dois apostadores – um de Campos Belos (GO) e outro de Santos (SP) – acertaram as seis dezenas do concurso 1772 da Mega-Sena, sorteadas nesta terça-feira (22), informou a CEF (Caixa Econômica Federal). Cada um dos acertadores vai ganhar R$ 98.688.974,76.
As dezenas sorteadas foram: 12 - 19 - 27 - 39 - 41 – 45.
O sorteio aconteceu no Espaço Caixa Loterias, na capital paulista. De acordo com a Caixa, 224 apostadores acertaram a quina e vão levar R$ 21.377,77. Outros 13.112 apostadores acertaram quatro números e vão ganhar R$ 568,30.
O prêmio previsto para o próximo concurso é de R$ 3 milhões.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Por falta de quórum, CCJ adia julgamento de recurso em processo contra Cunha

Apenas 13 deputados dos 64 titulares da CCJ compareceram à reunião.


A Comissão de Constituição e de Justiça (CCJ) da Câmara adiou para o ano que vem a votação do recurso do deputado Carlos Marun (PMDB-MS) contra a decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que aprovou, no último dia 15, parecer preliminar para prosseguimento das investigações contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Apenas 13 deputados dos 64 titulares da CCJ compareceram à reunião. Com isso, não houve quórum nem para iniciar a sessão para deliberação e nem para a deliberação. O recurso do deputado Carlos Marun visa cancelar a reunião do conselho de ética, na qual foi aprovado o parecer sem que fosse concedida vista do parecer do novo relator da representação, deputado Marcos Rogério (PDT-RO).
O pedido de vistas ao parecer foi rejeitado em votação no conselho e, em seguida, por 11 votos a 9, o conselho aprovou o parecer para que as investigações contra Cunha prossigam. Com o recesso parlamentar, que se inicia amanhã, encerra-se também os trabalhos da CCJ e só no ano que vem, com nova composição da comissão, poderá ser votado o recurso para anular a reunião do Conselho de Ética. 
Para que o recurso do deputado Marun seja aprovado são necessários os votos da maioria dos presentes na comissão, desde que haja quórum mínimo de 34 deputados. Se ele for aprovado, a reunião e a votação do parecer preliminar serão canceladas e uma nova votação terá que ser feita.

Governo quer mudar idade mínima de aposentadoria

Nelson Barbosa disse que o texto de reforma da Previdência será enviado ao Congresso no primeiro semestre do ano que vem.


O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que o governo pretende enviar ao Congresso, ainda no primeiro semestre de 2016, uma proposta para a reforma da Previdência. Segundo Barbosa, que tomou posse ontem, uma das medidas em estudo é a criação de uma idade mínima para as aposentadorias. 
A intenção é estabelecer um mecanismo que se adapte às mudanças demográficas da população. Uma possibilidade é o fator 85/95 móvel, simulando uma movimentação na idade mínima. “A outra é determinar uma idade mínima e ajustá-la periodicamente, de acordo com as mudanças na demografia brasileira”, disse o ministro em teleconferência com investidores, antes da sua posse. 
O governo está decidindo qual a melhor alternativa, levando em conta não apenas os cálculos econômicos, mas também a negociação para a sua aprovação no Congresso. “Não queremos apenas enviar uma proposta, queremos enviar uma proposta que o Congresso aprove”, afirmou. 
Em cerimônia de transferência do cargo, à tarde, com a presença de seu antecessor, Joaquim Levy, Barbosa disse que houve avanços no campo fiscal ao longo de 2015, mas que o esforço tem que continuar. “Nesse momento, nosso maior desafio é fiscal e temos todas as condições de superar esse desafio”, disse. 
O ministro afirmou que irá trabalhar ao longo de 2016 para construir uma proposta de consenso a respeito da criação de um limite para o crescimento das despesas públicas. Também fez um apelo para aprovação pelo Congresso da volta da CPMF. 
Dilma pede metas realistas 
A presidente Dilma Rousseff disse que a orientação é que a nova equipe econômica faça o “que for preciso” para retomar o crescimento econômico “sem guinadas e mudanças bruscas” e trabalhe com “metas realistas e factíveis” para melhorar as contas públicas. 
“A tarefa é de imediato contagiar a sociedade brasileira com a crença de que equilíbrio fiscal e crescimento econômico podem e devem ir juntos”, afirmou Dilma na cerimônia de posse de Barbosa e do ministro do Planejamento, Valdir Simão.

Governo do Estado vai implantar agendamento de vistoria de veículos no Detran

O novo serviço está na fase de ajustes no sistema de informática e de adequações físicas.


as4O Detran vai iniciar em fase experimental, a partir do dia 2 de janeiro, o processo de agendamento de vistoria de veículos. O novo serviço está na fase de ajustes no sistema de informática e de adequações físicas. O objetivo do Governo do Estado é proporcionar mais agilidade no atendimento, além de conforto e comodidade aos usuários.
A vistoria veicular será agendada através do site do Detran (www.detran.rn.gov.br) clicando no ícone com figuras de carrinho e calendário existente na tela principal do portal. Na tela seguinte, o usuário preenche os dados do automóvel (se o veículo for usado, digita o número da placa e do Renavam; se for 0Km, o número do chassi) e CPF do proprietário.
Cumprida essa etapa, é disponibilizado um calendário onde o interessado pode agendar dia e hora para realizar o serviço.  A princípio, o intervalo entre agendamentos será de 20 minutos. Apesar dos procedimentos de marcação de vistoria iniciarem no próximo dia 02, a disponibilidade no calendário de agendamento começará a partir do dia 11 do mesmo mês, informou a Coordenadoria de Registros do Detran.
O diretor do Detran, Júlio César Câmara, informou que a iniciativa segue a orientação do Governo do Estado que vem trabalhando no sentido de modernizar o serviço público e proporcionar mais qualidade ao usuário. “O agendamento leva comodidade para o usuário e essa meta é uma prioridade da gestão de resultados determinada pelo governador Robinson Faria”, comentou.
O agendamento de vistoria é uma ação que se encontra dentro do processo de planejamento de modernização do Detran. O plano prevê ainda a implantação futura da vistoria técnica digital, que consiste na leitura de imagens de chassi e motor veicular, gravadas tanto em superfícies metálicas, ferrosas ou qualquer tipo de estrutura, e que podem ser capturadas de qualquer ângulo. Com a imagem coletada, o aparelho envia os dados para o sistema gestor, onde são analisados e caso não haja conformidade das informações, o equipamento dispara um alarme, informando que o chassi e/ou motor do veículo não estão válidos.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

TCE DIZ QUE GOVERNO TERÁ QUE DEVOLVER R$ 308 MILHÕES ATÉ O FIM DE 2016

zz tce-rn-700x260
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) determinou nesta quinta-feira (17) que o Governo do Estado devolva até o dia 31 de dezembro de 2016 os recursos sacados do fundo da previdência dos servidores estaduais a partir de maio de 2015.
Além disso, o TCE proibiu a realização de novos saques nos recursos resguardados para a previdência estadual, com exceção das contribuições realizadas após a entrada em vigor da Lei Complementar 526/2014, que unificou os fundos financeiros e previdenciário, editada em dezembro de 2014.
Segundo voto do conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, acolhido à unanimidade pelos demais membros da Corte, o Governo do Estado deve apresentar em 60 dias um cronograma de recomposição do dinheiro retirado do fundo da previdência estadual. O relator acolheu parcialmente os pedidos do Ministério Público de Contas e as sugestões do Corpo Técnico.

Emprego com carteira recua 4,6% ante novembro de 2014, revela IBGE

País registrou um corte de 540 mil postos de trabalho com carteira assinada no período de um ano, o equivalente a uma queda de 4,6% em novembro em relação ao mesmo mês do ano passado segundo os dados da Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 17.
O emprego sem carteira no setor privado também caiu, -7,2%, 147 mil empregados a menos. No entanto, aumentou o trabalho por conta própria em 0,9% no período, 41 mil pessoas a mais nessa condição.
Em relação a outubro, houve expansão de 0,5% nas vagas formais, 52 mil postos a mais com carteira assinada no setor privado em novembro. O emprego sem carteira cresceu 3,3%, 60 mil pessoas a mais. Enquanto o trabalho por conta própria recuou 0,2%, menos 9 mil pessoas nessa condição.
População desocupada
A fila do desemprego cresceu 53,8% em novembro em relação ao mesmo mês de 2014, segundo o IBGE. O montante equivale a 642 mil pessoas a mais em busca de uma vaga. Já o total de ocupados diminuiu 3,7%, 858 mil vagas extintas.
Na comparação com outubro, entretanto, houve redução de 4,2% no número de desocupados, ou 80 mil desempregados a menos. Quanto ao total de ocupados, houve crescimento de 0,3%, o equivalente a 72 mil postos de trabalho a mais.
Renda média
A queda de 8,8% na renda média paga aos trabalhadores ocupados no País em novembro foi a mais acentuada desde dezembro de 2003, quando o recuo foi de 10,7%, conforme do IBGE.
Houve redução em todas as atividades pesquisadas, com destaque para a perda na renda dos trabalhadores da indústria, -12,5% no período. Em seguida ficaram os serviços prestados a empresas (-12,1%) e construção (-11,9%).
Indústria
De acordo com o IBGE, a indústria registrou fechamento de 315 mil vagas em novembro em relação ao mesmo período do ano passado o equivalente a uma queda de 8,8% no total de empregados.
No comércio, a queda foi de 3,2%, 140 mil vagas a menos, enquanto os serviços prestados a empresas recuaram 3,7%, 141 mil vagas extintas. Nos outros serviços – que incluem serviços financeiros, imobiliários e pessoais -, o corte foi de 150 mil vagas no período de um ano, queda de 3,4% na ocupação.
A construção dispensou 25 mil empregados (queda de 1,4% no total de ocupados); serviços domésticos eliminaram 8 mil postos de trabalho (-0,6%); e educação, saúde e administração pública encolheram em 72 mil vagas (-1,8%).
A redução nas vagas da indústria e serviços prestados a empresas tem impactado o emprego com carteira no País, lembrou Adriana Beringuy, técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.
“A indústria tem cerca de 75% dos ocupados com carteira. Nos serviços prestados a empresas, mais de 80% das vagas são com carteira de trabalho. Sendo essas atividades as que mais têm dispensado, isso acaba impactando a carteira assinada”, disse Adriana.
Em novembro, o País registrou extinção de 540 mil postos de trabalho com carteira assinada, em relação ao patamar de um ano antes, novembro de 2014.
Jovens
Os jovens puxaram a queda na taxa de desemprego no País em novembro. O resultado foi de 7,5% no mês, ante 7,9% em outubro, segundo o IBGE. Embora a desocupação seja maior entre a população jovem, a taxa de desemprego para a faixa etária de 18 a 24 anos de idade recuou de 19,5% em outubro para 18% em novembro.
O resultado é um indício de que houve reflexo do movimento sazonal de abertura de vagas de trabalho temporárias, avaliou o IBGE. “Foi justamente entre esses jovens que a ocupação mais expandiu no mês, o que pode estar relacionado ao fato de que esse grupo pode estar mais inserido nos trabalhos temporários no comércio”, disse Adriana Beringuy.
O nível da ocupação também aumentou para essa população de 18 a 24 anos: passou de 51,5% em outubro para 52,1% em novembro. “Nesse mês de outubro para novembro houve uma situação (de aumento) da ocupação nesse grupamento (de 18 a 24 anos). O nível de ocupação dos jovens melhorou”, acrescentou Adriana.
Desalento estável
Embora a taxa de desemprego esteja rodando em 2015 muito acima do patamar registrado no ano anterior, o desalento não cresce no País, segundo Adriana Beringuy. “Ainda que pequena, houve geração de ocupação em novembro”, afirmou. “Está havendo uma geração de ocupação que absorve essas pessoas, ou elas interrompem a busca (por trabalho). O desalento não cresce”, acrescentou.
Em novembro, o comércio não registrou geração significativa de postos de trabalho, o que pode indicar uma expectativa de crescimento menor nas vendas ou contratação de trabalhadores temporários apenas em dezembro.
“Existe a possibilidade de o comércio ter crescimento bastante significativo em dezembro? A princípio sim, porque isso já ocorreu (em anos anteriores da pesquisa). Isso faz com que dezembro seja bastante decisivo para o quarto trimestre no comércio, mas só vamos saber no mês que vem”, encerrou a pesquisadora.
Estadão Conteúdo

Sessão solene homenageia 180 anos do Legislativo Estadual nesta sexta-feira

Os 180 anos de instalação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte serão celebrados nesta sexta-feira (17), às 9h, em sessão solene no plenário da Casa Legislativa. A solenidade, proposta pelo presidente Ezequiel Ferreira (PMDB), vai homenagear personalidades que colaboraram com a construção do Parlamento Norte-riograndense e da história política e cultural do Estado, além de ex-presidentes da Casa. O evento marcará ainda o início do recesso parlamentar.
“O Legislativo Estadual mantém uma relação histórica de democracia com o povo potiguar. Como presidente da Assembleia, cabe a mim, alicerçado pelo apoio dos demais deputados, fortalecer o papel democrático do Parlamento Estadual e aproximar, ainda mais, a Casa Legislativa da sociedade, contribuindo nas relações políticas, econômicas e sociais do nosso Rio Grande do Norte”, afirma Ezequiel.
Durante o evento estão previstas a entrega de medalhas do Mérito Legislativo e Mérito Cultural, descerramento de placa alusiva ao período e ainda o lançamento do selo e carimbo postais comemorativos aos 180 anos da Casa, a serem emitidos pelos Correios em reconhecimento e homenagem aos trabalhos prestados pela Assembleia Legislativa em favor da sociedade e do Estado do Rio Grande do Norte.
Os 180 anos da Assembleia Legislativa foram lembrados ao longo do ano de 2015. Durante o período, a Casa desenvolveu campanhas publicitárias que lembraram o tema e apresentaram a evolução do Legislativo, além de reportagens especiais na Tv e Rádio Assembleia, aplicativo para telefone e ações que destacaram a data.
Histórico
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi instalada no dia 2 de fevereiro de 1835, com a criação das Assembleias Legislativas Provinciais, que substituíram os antigos Conselhos Gerais no Brasil Império. Coube ao Padre Francisco de Brito Guerra a missão de instalar e presidir o Legislativo Potiguar.
O número de deputados foi fixado de acordo com a densidade populacional. Considerada uma província de pequeno porte, a representação do Rio Grande do Norte ficou representada por 20 legisladores, dos quais nove eram padres.
Homenageados
Ex-presidentes
José Vasconecelos da Rocha (13/01/1961-31/01/1961)
Ezequiel José Ferreira de Souza (1973-1975)
Alcimar Torquato de Almeida (1977-1979)
Luiz Antônio Vidal (1979-1981)
Carlos Augusto de Souza Rosado (1981-1983)
Antônio Willy Vale Saldanha (1985-1987)
Nelson Hermógenes de Medeiros Freire (1987-1989)
Vivaldo Silvino da Costa (1989-1991)
José Adécio Costa (1991-1993)
Raimundo Nonato Pessoa Fernandes (1993-1995)
Leonardo Arruda Câmara (1995-1997)
Álvaro Costa Dias (1997-2003)
Robinson Mesquita de Faria (2003-2010)
Márcia Faria Maia Mendes (2009-2010)
Ricardo José Meirelles da Motta ( 2011-2014)
Medalha do Mérito Cultural
Leonardo Nogueira, ex-deputado
João Medeiros Filho, padre
Candinha Bezerra, fotógrafa e produtora cultural
Leide Câmara, pesquisadora musical
João Batista Ferreira, maestro

SURF MUNDIAL: Brasil é bi-campeão do mundo com Mineirinho

Foto: © WSL / Masurel.
Foto: © WSL / Masurel.
O brasileiro Adriano de Souza, 28 anos, é o novo campeão mundial de surf. Nesta quinta-feira, Adriano chegou à grande final em Pipeline e ultrapassou o australiano Mick Fanning, que vinha liderando o ranking, mas caiu diante de Gabriel Medina na semifinal.
Depois de superar várias baterias dramáticas, Adriano encontrou o local Mason Ho na segunda semifinal e não decepcionou, vencendo o havaiano para manter o reinado brasileiro na divisão de elite do surf mundial.
Agora, Mineiro e Medina decidem o título do Pipe Masters numa final brasileira inédita.
Emoção Depois de um duelo muito acirrado que terminou com o placar de 6.83 a 3.83, a emoção tomou conta das areias de Pipeline. A torcida cercou o novo campeão mundial e fez uma merecida festa para “Mineirinho”.
Muito emocionado, Adriano não conseguiu segurar as lágrimas e dedicou o título a Ricardo dos Santos e ao irmão, Ângelo, o “Mineiro”, de quem herdou o apelido.
“Quero dedicar esse título a Ricardinho. Fiz essa tatuagem no braço em homenagem a ele e sei que a sua alma estará sempre comigo. Também quero dedicar ao meu irmão, que comprou a minha prancha por apenas 30 reais e sei que esse dinheiro era muito para ele. Hoje estou no topo do mundo”, comemorou Adriano, chorando bastante.

Dia histórico: Adutora de Carnaúba dos Dantas é inaugurada

Depois de 13 anos de muita luta dos nossos governantes, até que enfim o governador Robinson Faria inaugurou na manhã desta quinta-feira dia 17 de dezembro de 2015, a tão sonhada Adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas-RN.
SAM_2995
O projeto para a construção da adutora, foi feito no ano de 2002, quando na época o governador era Garibaldi Alves Filho e o prefeito municipal era Zeca Pantaleão. Vimos no semblante de cada carnaubense, a emoção em ver a água jorrar em via pública e consequentemente nas torneiras das residências, o que não era visto à 04 anos.
Fonte: Blog do Toscano Neto

Choveu em várias cidades da região Oeste do RN nesta quarta

Para os agricultores, essa quarta-feira (16), foi de alegria. A chuva chegou bem cedo na região Oeste do Rio Grande do Norte. Em várias cidades um temporal foi chegando e garoas foram caindo, aumentando a felicidade dos moradores, principalmente os trabalhadores da lavoura.
O sol chegou tímido na região Oeste, ono inicio da tarde o município de Assú ficou parte nublada, uma expectativa levantada pelos assuesnes, querendo a chegada da chuva que não vem há bastante tempo.
Já em Triunfo Potiguar a chuva chegou dando um excelente sinal, uma chuva de vento, onde parte do muro de um club foi ao solo devido a chuva, uma árvore também foi ao solo em consequência da chuva.
Na cidade de Campo Grande, a chuva foi bem recebida pelos moradores, um temporal foi montado e logo a chuva chegou.
Na região salineira, a cidade de Macau também foi contemplada com o vendaval que logo trouxe chuva para a cidade. Moradores contente com a chegada da chuva, comemoravam as gostas d’água nas redes sociais.
Assú Noticia

Artistas e intelectuais manifestam apoio à presidenta Dilma Rousseff

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu, nesta quinta-feira (17), um grupo de mais de 30 intelectuais e artistas, que entregaram a ele um manifesto em defesa da democracia, contra o golpe e pela saída do deputado Eduardo Cunha da Presidência da Câmara dos Deputados. A reunião, articulada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), contou também com a participação da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
No manifesto, assinado por mais de 2 mil artistas, cientistas e intelectuais, eles afirmam que Eduardo Cunha, por estar acuado pelas denúncias de envolvimento em atos ilícitos, com fartas provas, resolveu enfrentar o Estado Democrático de Direito, em uma atitude revanchista. “A aceitação de um pedido de impedimento da Presidenta da República no momento em que avança o processo de cassação do deputado é uma atitude revanchista que atenta contra a legalidade e desvia o foco das atenções e das investigações. Não se trata neste momento de aprovar ou reprovar o governo ou a forma como a Presidenta da República gerencia o país, mas de defender a legalidade e a legitimidade das instituições do nosso país”, destacam, na nota. Estiveram presentes à reunião com os senadores, o teólogo Leonardo Boff; o cineasta, Luiz Carlos Barreto; o escritor, Emir Sader; os músicos Chico César e Nelson Sargento; a atriz Tássia Camargo; entre outros.
Os artistas lembram, no manifesto, que não há fundamentos jurídicos para a abertura do processo de impeachment e que este é um momento em que a legalidade e as instituições democráticas estão sendo testadas, o que exige atitudes firmes de todos aqueles que têm compromisso com a democracia.
Para a senadora Fátima Bezerra, o manifesto traduz uma preocupação muito clara com a defesa da democracia brasileira. “ Mais uma vez, a classe cultura e os intelectuais estão fazendo história no país. Eles não estão se omitindo”, ressaltou.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, garantiu que, enquanto estiver na presidência do Congresso e do Senado, a Carta Magna do país será respeitada. “ Enquanto, eu estiver sentado nesta cadeia, nós iremos garantir e respeitar a constituição Brasileira. O impeachment está previsto na constituição, é constitucional. O que não é constitucional, é você colocar para andar um processo de impeachment, cuja caracterização de crime de irresponsabilidade não existe, não tem nenhuma evidência ou prova”, afirmou.
Íntegra do manifesto dos artistas e dos intelectuais em:http://www.naovaitergolpe.com/carta-ao-brasil/
Foto: Jane de Araujo/Agência Senado

Para presidente da Anatel, bloqueio do WhatsApp foi desproporcional

João Rezende não vê motivos para regulamentar o serviço no Brasil, como defendem as operadoras de telefonia.


O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse hoje (17) que considera a determinação do bloqueio do aplicativo WhatsApp por 48 horas desproporcional.
“Não há dúvidas que o WhastsApp tem que cumprir todas as determinações judiciais, mas por outro lado é desproporcional o bloqueio, porque isso afeta milhões de usuários”,explica Rezende.
O bloqueio foi determinado pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP) e começou a valer a 0h de hoje (17) em todo o Brasil. No entanto, uma liminar do desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou hoje o restabelecimento do aplicativo no país, que deve estar normalizado até o fim da tarde.
Para ele, não há motivos para regulamentar o serviço no Brasil, como defendem as operadoras de telefonia.
“Na regulamentação do setor, a Anatel é obrigada a garantir o acesso aos aplicativos na rede. O que as teles colocam é a questão tributária, que não é função da Anatel. Nós achamos que não há nenhum motivo para regulamentar o serviço”, defendeu.
Rezende disse que é usuário do aplicativo, mas utiliza mais para comunicações pessoais do que para o trabalho. Para ele, ficar uma manhã sem usar o WhatsApp não foi um grande problema. “Eu não sou viciado no WhatsApp, sobrevivo sem”, acrescenta.

MPF: SBM Offshore pagou US$ 42 milhões em propina para diretores da Petrobras

Por meio de agentes de venda e contas no exterior, a empresa estrangeira pagava para fechar contratos de navios-plataforma.


Cerca de U$ 42 milhões foram pagos pela empresa holandesa SBM Offshore em propina para ex-funcionários e diretores da Petrobras, em troca de negócios com a estatal, entre 1997 e 2012. Por meio de agentes de venda e contas no exterior, a empresa estrangeira pagava para fechar contratos de navios-plataforma e para obter informações técnicas confidenciais que a favorecessem nos negócios.
A conclusão é do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, que denunciou hoje (17) 12 pessoas por corrupção ativa e passiva, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, associação criminosa e favorecimento pessoal, incluindo executivos da SBM. Um deles teve mandato de prisão expedido e está sendo procurado pela Interpol, a polícia internacional.
Ao todo, cinco mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva foram cumpridos pela Polícia Federal no Rio e em Angra dos Reis, no sul fluminense durante a Operação Sangue Negro. Foi preso Paulo Roberto Buarque Carneiro, ex-funcionário da estatal que participou de várias comissões de licitação na estatal para favorecer a SBM e também vendeu informações privilegiados. O MPF também pediu a prisão dos ex-diretores da Petrobras Jorge Luiz Zelada e Renato Duque, que já estão encarcerados por causa dos desdobramentos da Operação Lava Jato, cujos crimes estão interligados.
Contas na Suíça
De acordo com o MPF, o dinheiro da propina era pago por intermédio das empresas Faercom e Oildrive, que atuavam como agentes de vendas da SBM no Brasil, operadas por Julio Faerman e Luis Eduardo Campos Barbosa da Silva. Eles recebiam os valores e distribuíam. Foram identificadas nos esquema 38 contas, sendo a maioria em três bancos na Suíça.
“Os valores eram direcionados a contas de empresas offshore [dos beneficiados] vinculadas a esses agentes de venda. Essas empresas não tinham contrato com a SBM e não emitiam fatura, nota fiscal”, explicou um dos procuradores responsáveis pela denúncia, Renato de Oliveira. O MPF chegou a esta constatação com base em processos de delação premiada, documentos de constituição de empresas offshore vinculada a ex-empregados da Petrobras e extratos bancários.
Executivos
O outro pedido de prisão preventiva foi expedido contra o vice-presidente da SBM nas Américas, Robert Zubiate, para que não destrua evidências do esquema. Ele também recebia comissão ilegal, por contrato fechados. “Zubiate chegou a receber de volta valores dos agentes de venda da SBM por causa desses contratos com a Petrobras. Portanto, em um certo momento, por quatro ou cinco contratos, o mesmo percentual de propina que era pago a empregados da Petrobras também era pago ao executivo”, disse o procurador.
Da mesma empresa, também estão entre os denunciados os executivos Didier Keller e Tany Mace, que iniciaram o esquema de pagamentos no exterior e estão agora aposentados. Em nota à imprensa, a SBM não comentou a denúncia e disse apenas que nenhum dos seus escritórios do Brasil foi alvo de buscas da polícia.
Doação de campanha
O MPF também investiga uma contribuição de U$ 300 mil da empresa holandesa à campanha presidencial do PT em 2010. O dinheiro foi pedido por Renato Duque e repassado ilegalmente pelos agentes da Oildrive à Pedro José Barusco. Por meio da assessoria, o PT rebateu a informação e disse que todas as doações “aconteceram estritamente dentro dos parâmetros legais e foram posteriormente declarados à Justiça Eleitoral."
“O Barusco fez a compensação de propina. Como ele tinha U$ 300 mil para receber aqui no Brasil, de propina, ele deixou de receber para que o Duque recebesse e pudesse repassar à campanha”, esclareceu o procurador. Oliveira disse que a versão foi confirmada na delação premiada de Zelada e de Faerman na 3ª Vara Federal Criminal do Rio, embora o MPF ainda investigue o caminho do dinheiro até as contas do partido. “Era muito dinheiro, nem eles lembram”, lamentou.
Procurada para comentar a denúncia contra contratados e ex-colaboradores, a Petrobras, que segundo o MPF colaborou com as investigações, não se pronunciou até a publicação desta reportagem. 

Deputados estaduais aprovam Orçamento Geral do Estado para 2016

O orçamento total é de quase R$ 12 bilhões, incluídas as transferências obrigatórias aos municípios, no valor de R$ 1,415 bi.


Em relação ao OGE do ano anterior, a peça orçamentária para 2016 registra uma redução real de 11,94% em comparação ao orçamento vigente.
O Orçamento Geral do Estado (OGE) 2016 foi aprovado à unanimidade pelos deputados nesta quinta-feira (17), na última sessão plenária de 2015. O orçamento total é de quase R$ 12 bilhões, incluídas as transferências obrigatórias aos municípios, no valor de R$ 1,415 bilhão. Na peça orçamentária, o Governo Estadual estima de ICMS R$ 5,1 bilhões, representando 41,75% da receita total.
 
Em relação ao OGE do ano anterior, a peça orçamentária para 2016 registra uma redução real de 11,94% em comparação ao orçamento vigente. Entre as despesas correntes, a Secretaria de Planejamento do RN (Seplan) destaca os custos com pessoal e encargos sociais, no montante de R$ 6,7 bilhões.
 
Na proposta de 2016, o Governo do Estado solicitou 15% para limite de remanejamento dos recursos, sem necessidade de autorização da Assembleia. Porém, uma emenda da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) reduziu esse índice para 10%. A proposta do novo percentual foi aprovada pelos parlamentares.
 
Cada deputado apresentou emenda individual de R$ 1,8 milhão, totalizando R$ 43,2 milhões. Ainda na discussão em plenário, os parlamentares aprovaram à unanimidade as emendas coletivas. As propostas dos deputados são de R$ 62,971 milhões, ao todo, e beneficiam áreas prioritárias do Governo, como saúde, enfrentamento à seca e sistema prisional, além de auxílio a entidades filantrópicas e de apoio social, como o Hospital Infantil Varela Santiago, a Casa do Estudante, Instituto Juvino Barreto, Liga Norte-riograndense Contra o Câncer e Grupo Reviver.
 
O relator do OGE 2016, deputado Ricardo Motta (PROS), afirmou que as emendas por consenso foram direcionadas para as áreas de saúde e segurança. “No que se refere à saúde, demos atenção às iniciativas para a construção, reforma e ampliação física das unidades de saúde, para aparelhamento e reaparelhamento do setor”, afirmou Motta. O relator disse que a Segurança é um tema preocupante e por isso o Legislativo destinou emendas para construção, ampliação e reforma das unidades, aquisição de armamentos e aporte para os agentes.
 
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), agradeceu aos parlamentares e suas equipes pelo empenho das comissões temáticas durante a tramitação da matéria. Após essa votação, os deputados entram em recesso parlamentar.
 
"Todos os deputados se empenharam ao máximo para contribuir com a finalização e aperfeiçoamento do orçamento. Parabéns a todos pelo trabalho", disse Ezequiel Ferreira.
 
Plano Plurianual
 
Antes da votação do Orçamento Geral do Estado (OGE) na sessão ordinária desta quinta-feira, o plenário aprovou à unanimidade o Plano Plurianual - PPA para o quadriênio de 2016 a 2019. O PPA constitui a base do planejamento orçamentário do Poder Público e define as ações governamentais que o Estado se propõe a realizar durante o período.
 
Relator da matéria, o deputado Dison Lisboa (PSD) enalteceu o processo de elaboração do documento pelo Executivo. “Esse ano o Governo do Estado adotou um modelo diferenciado. As discussões saíram dos gabinetes dos secretários e foram aos municípios, ouvir a sociedade. Trata-se de um Plano moderno e bem quantificado, o que nos deu na Assembleia Legislativa tranquilidade para a emissão do relatório”, analisou o parlamentar.
 
O Plano Plurianual definiu as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública Estadual para as despesas de capital e outras delas decorrentes, bem como para os gastos relativos aos programas de duração continuada, em atenção ao que dispõe a Constituição Estadual.
 
Emendas coletivas 
 
TOTAL: R$ 62.971.000,00
 
- FUNDETUR – R$ 1 milhão
- Hospital Infantil Varela Santiago – R$ 500 mil
- Liga Norte-riograndense Contra o Câncer – R$ 500 mil
- Grupo Reviver Natal – R$ 300 mil
-  Hemocentro – R$ 1,5 milhão
- Instituto Histórico e Geográfico do RN – R$ 200 mil
- Instituto Juvino Barreto – R$ 300 mil
- Casa do Estudante – R$ 500 mil
- Ações de Saúde – R$ 10 milhões
- Sistema Prisional – R$ 13,171 milhões
- Enfrentamento à Seca – R$ 35 milhões