quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Governo instala Sala de Monitoramento de focos do Aedes Aegypti

A Sala contará com computadores e um grande monitor onde receberá informações e imagens de possíveis focos do mosquito.


qa2O Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado e da Saúde Pública (Sesap), instala a partir da próxima semana a chamada Sala de Monitoramento de focos do Aedes Aegypti com a participação, além da Sesap, de outros órgãos da administração pública estadual como Secretaria de Ação Social, Secretaria de Educação, Polícia Militar e Defesa Civil.
A Sala funcionará no 7º andar da sede da Sesap, em Natal, e contará com computadores e um grande monitor onde receberá informações e também imagens de possíveis focos do Aedes Aegypti liberadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Essas imagens serão feitas só na capital potiguar, onde o Ciosp atua.
As informações foram passadas pela coordenadora de Promoção a Saúde, Cláudia Frederico (na foto mostrando o local onde vai funcionar a Sala de Monitoramento), em coletiva de imprensa. Segundo ela, a Segurança Pública ficou de resgatar ainda o número 153, usado para denúncias ao Ciosp durante a Copa do Mundo, para facilitar possíveis denúncias de focos do mosquito transmissor de doenças como a Dengue e o Zika Vírus por parte da população. "Um número com apenas três dígitos de fácil assimilação, disse Cláudia Frederico".
De acordo com a coordenadora de Promoção a Saúde da Sesap, a Sala de Monitoramento funcionará como uma espécie de eixo número 1 das ações de combate ao Aedes Aegypti, ressaltando que paralelo a esse trabalho o Gabinete Civil do Governo do Estado estará em permanente sintonia com a Sala de Monitoramento promovendo reuniões periódicas com o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, e toda a equipe que atuará na Sala.
Outra informação passada por Cláudia Frederico é que os agentes de endemia junto com homens das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha) começam a fazer o trabalho de campo em todo o Estado a partir do dia 4 de janeiro. As Forças Armadas vão disponibilizar um total de 450 homens para atuar em conjunto com os agentes de endemias. Serão dois soldados para cada agente endêmico.
A campanha institucional com orientações à população no que diz respeito de como se prevenir contra o Aedes Aegypti, deverá entrar no ar nos próximos dias. O objetivo é reforçar o trabalho que já vem sendo realizado pela Sesap no combate ao mosquito.
Casos de microcefalia
Na coletiva, Cláudia Frederico confirmou os números de casos suspeitos de microcefalia divulgados na terça-feira (22) pelo Ministério da Saúde. No Rio Grande do Norte até a semana epidemiológica número 50, encerrada no último dia 19, foram notificados 158 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao Zika Vírus em recém-nascidos (97,4%), sendo que quatro (2,5%) em gestantes (intra-uterino).
Um dado importante apontado por Cláudia Frederico é que o número de casos suspeitos de microcefalia contraídos pelo Zika Vírus diminuiu nestes primeiros 20 dias de dezembro - 10 ao todo - contra 67 em novembro, mês que atingiu o maior pico de casos suspeitos.
Os casos notificados estão distribuídos em 44 municípios do estado, destes (52 (33,8%) são residentes em Natal, 14 (9,1%) em Mossoró, 12 (7,8%) em Parnamirim e 78 (50,6%) nos demais municípios potiguares. Entre os casos notificados 10 (6,5%) foram óbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário