quinta-feira, 31 de março de 2016

Santa Cruz participa em São Paulo da maior feira de turismo do continente sul-americano

A Prefeitura de Santa Cruz está representada pela Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento, Marcela Pessoa, no WTM Latin America, principal feira de turismo da continente sul-americano. O evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo/RN, desde a última terça-feira (29) e segue até esta quinta-feira (31).
Santa Cruz integra o estande preparado pelo Governo do Estado, que tem como objetivo divulgar as atrações turísticas potiguares, entre elas, o Santuário de Santa Rita de Cássia.
Segundo Marcela Pessoa, foram mantidos vários contatos com representantes de operadoras de turismo. Santa Cruz também esteve presente nas rodadas de negócios que reuniram operadoras e agências de turismo de todo o mundo que buscam novos destinos turísticos.
Nesta quarta-feira (30) o estande do RN recebeu a visita do governador Robinson Faria.
WTM-TURISMO-01
WTM-TURISMO-02


Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

Prefeita Fernanda Costa inaugura no próximo domingo (03) mais uma passagem molhada, desta vez no Sitio Glória

A gestão da Prefeita Fernanda Costa irá entregar no próximo domingo (03) mais uma obra concluída. Será inaugurada na ocasião pela Prefeitura de Santa Cruz a passagem molhada do Sitio Glória.
A obra foi executada objetivando melhorar a trafegabilidade em um trecho que dá acesso para várias comunidades rurais e que em períodos chuvosos os moradores encontravam muita dificuldade para se locomover.
Essa será a segunda passagem molhada construída e inaugurada pela gestão da Prefeita Fernanda Costa em poucos meses. Em dezembro do ano passado a comunidade contemplada com um mesmo equipamento público foi a Caiçarinha.
A inauguração da passagem molhada do Sitio Glória está prevista para ser iniciada a partir das 10h e contará com as presenças de autoridades locais, entre elas, a Prefeita Fernanda Costa e do Deputado Estadual Tomba Farias.
PASSAGEM-GLORIA-OK

Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

Prefeito de Ribeirão Pires/SP, cidade com potencial turístico, visita obra do Teleférico de Santa Cruz/RN

A cidade de Santa Cruz recebeu nesta quinta-feira (31) a visita do prefeito de Ribeirão Pires, cidade do ABC Paulista, Saulo Benevides.  Acompanhado do seu secretário de turismo, Marcelo Iloiche, o gestor paulista veio à capital do Trairi com o intuito de conhecer o projeto do Teleférico em Santa Cruz, em fase de construção, além da estrutura já existente voltada para o turismo.
A cidade de Ribeiro Pires/SP, a exemplo de Santa Cruz/RN, também tem um teleférico em fase de construção, que interligará o centro da cidade ao parque Milton Marinho de Morais, passando pelo Mirante Santo Antônio e, por fim, chegando às margens da represa Billings. Saulo Benevides destacou a importância do investimento no equipamento turístico e parabenizou a cidade de Santa Cruz pelo avanço nas obras. “O turismo movimenta mais de 50 setores da nossa economia, o taxista, a pousada, o restaurante, o comércio como um todo. A obra está bem avançada e vejo que Santa Cruz está no caminho certo, assim como nós estamos fazendo em nossa cidade, acreditando que o turismo é uma importante fonte geradora de renda e desenvolvimento para o município”, afirmou.
Com informações técnicas do projeto, o engenheiro civil da Prefeitura de Santa Cruz, Charles Dantas, fez uma apresentação, através de slides, de todo o processo de construção do Teleférico de Santa Cruz, inclusive com as etapas já construídas.
Além da visita as obras do Teleférico, o prefeito de Ribeirão Pires/SP conheceu e ficou encantado com a estrutura do Santuário de Santa Rita de Cássia.
Estiveram presentes para recepcionar os gestores paulistas, a chefe de gabinete da Prefeitura de Santa Cruz, Marcela Ravena, e representantes das secretarias municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico e de Transportes e Obras Públicas, Silvia Ferreira e Paulo Meirelles, respectivamente.
VISITA-PREFEITO-01
VISITA-PREFEITO-02
VISITA-PREFEITO-03
VISITA-PREFEITO-04
Fotos: André Fotos

Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

Estudo mostra que Zika pode usar proteína para acessar células neurais

Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde informa que, desde outubro de 2015, 944 bebês nasceram com microcefalia.





Estudo publicado pela revista norte-americana Cell Press identificou a possibilidade de o virús Zika acessar células-tronco neurais por meio de uma proteína. A pesquisa mostra que danos no receptor AXL têm relação direta com sintomas associados à infecção em fetos, mas não confirma a correlação entre o Zika e a microcefalia.
Foram analisadas células presentes no cérebro de camundongos e furões e também em organoides derivados de células-tronco humanas. Todos os modelos, segundo o estudo, mostraram a expressão do receptor AXL em células gliais radiais, um tipo de célula-tronco neural que dá origem a outras células, como os neurônios.
Boletim divulgado esta semana pelo Ministério da Saúde informa que, desde outubro de 2015, 944 bebês nasceram com microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivas de infecção congênita. Do total de 944 confirmados, apenas 130 tiveram exame laboratorial positivo para o Zika. Ainda segundo levantamento, 4.291 casos estão em investigação.
Do total de 6.776 casos notificados de bebês com suspeita de terem a malformação, 1.541 foram descartados por apresentarem exames normais ou por apresentarem microcefalia e/ou alterações no sistema nervoso central por causas não infeciosas. A maioria dos casos foi registrada no Nordeste, (5.315), que responde por 78% do total registrado, sendo Pernambuco o estado com o maior número de casos em investigação (1.207).
A microcefalia pode ter como causa diversos agentes infecciosos além do Zika, como sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e herpes viral.
Agência Brasil

Inscrições para a Olimpíada de Matemática das Escolas terminam amanhã

Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e também do ensino médio.


Terminam amanhã (1º) as inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição, organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), é voltada para todas as escolas públicas do país, tanto municipais, como estaduais e federais. Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e também do ensino médio.
A olimpíada tem o objetivo de revelar talentos e incentivar o estudo da matemática. Na primeira fase, a edição do ano passado a Olimpíada teve o número recorde de 17,97 milhões de alunos inscritos, de 47.580 escolas, localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros.
A prova da primeira fase está marcada para o dia 7 de junho e será aplicada na própria escola. O exame é composto por 20 questões objetivas. Os 5% melhores são selecionados para a segunda fase, que será no dia 10 de setembro. Nesta etapa, será aplicada uma prova com seis questões dissertativas, em que o estudante deve expor os cálculos e o raciocínio utilizado.
Este ano, serão premiados 6,5 mil alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil com medalhas de prata e 4,5 mil, com medalhas de bronze. Outros 46,2 mil recebem menções honrosas. Todos os medalhistas têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior em 2017, com direito a  receber bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq).
Os professores, escolas e secretarias de Educação de municípios que se destacam pelo desempenho dos alunos também são premiados. A inscrição é feita pela própria escola.
Agência Brasil

Manifestantes pró-Dilma defendem vitória obtida nas urnas

Caravanas de vários municípios reforçaram a caminhada intitulada em defesa da democracia e dos direitos sociais.


Nominuto.com
Os protestos a favor do PT e da manutenção do governo da presidente Dilma Rousseff em Natal aconteceu de forma tranquila e amena diante dos últimos acontecimentos e da grande possibilidade de impeachment. Lideranças políticas como a senadora Fatima Bezerra (PT) e o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) se fizeram presentes e ecoaram gritos de ordem como o “não vai ter golpe”. 
Caravanas de vários municípios como Assu, Guamaré e Nísia Floresta, entre outras se fizeram presentes, e reforçaram a caminhada intitulada em defesa da democracia e dos direitos sociais.  
IFRN-H

Educadores e gestores ligados à educação federal no município estavam reunidos ao acontecimento, como o diretor geral do campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) José Arnóbio que saiu em defesa do governo. 
Segundo ele, “o pedido de impeachment com relação à presidenta Dilma foi com relação às pedaladas fiscais, essa prática o próprio governador do Rio Grande do Norte fez com recursos da previdência do Estado, na minha opinião é um golpe com características levianas, até porque não existe fatos legais para isso. A presidente Dilma, inclusive, não está citada em nenhum caso de corrupção, o que está acontecendo é que a sociedade, através de um Judiciário partidarizado e de uma mídia um tanto tendenciosa criou um movimento no Brasil colocando como se isso fosse um caso para impeachment e não é”.
MAINF-H

Na opinião dos manifestantes é preciso valer o poder de voto e a soberania democrática da maioria dos brasileiros, e a queda da presidente representa o não cumprimento da constituição federal.  
A socióloga Sandra Pequeno presente ao manifesto relembrou  o período da ditadura e a privação dos direitos civis. “As pessoas estão intolerantes e a ditadura pode voltar de uma forma diferente como uma ditadura jurídica, e estou relembrando militantes potiguares que morreram durante a ditadura militar, hoje faz 52 ano que foi instaurado um golpe militar, não a ditadura e sim a democracia. A saída do PMDB na minha opinião foi até bom porque o partido nunca representou o povo de fato”, declarou a socióloga, representante do Fórum Potiguar de Economia Solidária do RN e de movimentos feministas.
De acordo com a Secretaria de Segurança do Estado, 20 mil manifestantes estiveram nas ruas de Natal nesta quinta-feira (31).

Bate-boca e tumulto marcam as três horas de reunião da Comissão de Impeachment

Funcionários da Câmara dos Deputados portavam cartazes se posicionando contrários ao impeachment.


A reunião da comissão que analisa o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff foi marcada, mais uma vez, por tumulto e bate-boca, reforçados pela participação do público que acompanhava os depoimentos. Apesar de o depoimento do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, ter transcorrido com tranquilidade, a fala do professor de direito financeiro Ricardo Lodi Ribeiro foi, desde o primeiro minuto dos 30 previstos, alvo de várias interrupções. O deputado Júlio Lopes (PP-RJ) fez diversas intervenções e questionou inclusive os créditos atribuídos ao especialista, que é professor adjunto e não titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). As discussões duraram três horas.
“De fato, sou adjunto de direito financeiro da Uerj. Sou também diretor da faculdade de direito”, esclareceu Lodi. Mas a retomada do clima de tranquilidade durou pouco. Assim que Lodi disse que não estava falando como advogado de Dilma e afirmou que atribuição de defendê-la seria da Advocacia-Geral da União (AGU), novas polêmicas surgiram. Parlamentares, incluindo Júlio Lopes, afirmaram que a atribuição é de advogado pessoal e a discussão tomou quase dez minutos do tempo reservado ao depoente. O presidente da comissão, Rogério Rosso (PTB-DF), zerou o cronômetro, mas não foi suficiente, e ofereceu um exemplar da Bíblia para os parlamentares consultarem.

A audiência, que começou com atraso, foi novamente interrompida quando Júlio Lopes reclamou da manifestação de funcionários da Câmara dos Deputados. Eles portavam cartazes se posicionando contrários ao impeachment. Segundo ele, ao ir ao banheiro encontrou funcionários da Casa com cartazes e manifestos. Para parlamentares da base aliada, isso faz parte do processo democrático.
Clima acirrado
O clima esquentou ainda mais quando Fernando Francischini (SD-PR) leu trechos do telefonema do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro Nelson Barbosa em que tratam das investigações da Polícia Federal sobre o Instituto Lula. “Não podemos aceitar que um ex-presidente ligue e tente a intervenção direta em uma investigação da Polícia Federal. Queria pedir que faça uma representação para que possamos ouvir o ex-presidente Lula aqui na comissão”, defendeu.
De outro lado, Jandira Feghali (RJ), líder do PCdoB criticou o “desrespeito” dos integrantes da comissão com os dois convidados, devido às várias interrupções. Rosso tentou inúmeras vezes, sem sucesso, apaziguar os ânimos, mas agravou os debates quando rebateu a fala de Jandira que relatou o estresse ao dizer que a “democracia é isto”, provocando mais polêmica.
“É fundamental registrar a competência técnica dos dois expositores que trouxeram à luz a confusão no palanque político que foi ontem”, disse ao mencionar os depoimentos dos juristas autores do pedido de impeachment. “Não há nenhum crime de responsabilidade. Aqui quando se fala de meta fiscal. Há aqui uma enorme tentativa de criar um fato. Impeachment sem crime de responsabilidade se chama golpe”, completou.
Agência Brasil

Assembleia legislativa apresenta 500 encaminhamentos em dois meses

No ano passado, a Casa analisou 2.588 requerimentos, 234 Projetos de Lei e 47 Projetos de Lei Complementar.


A atividade parlamentar da Assembleia Legislativa bateu recorde de trabalho. Em 2016, com aproximadamente dois meses de atividades parlamentares, 500 encaminhamentos legislativos entre requerimentos, Projetos de Lei e de Leis Complementares foram apresentados na Casa.
"É função dos deputados apresentar projetos e requerimentos para melhorar a vida da população em todas as esferas, seja para a solução de desafios imediatos ou através de leis que beneficiem o Estado e os potiguares. Atingimos um excelente nível de produção e pretendemos avançar ainda mais", garante o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).
Entre os requerimentos apresentados nos meses de fevereiro e março, os pleitos por melhorias estruturais, de segurança, saúde, transportes, abastecimento de água e recuperação de estradas são os mais frequentes por parte dos 24 parlamentares da atual legislatura, e as proposituras não param por aí.
Na busca pelo aperfeiçoamento e adequação da legislação vigente no Rio Grande do Norte, os deputados apreciam atualmente 33 Projetos de Lei ou de Leis Complementares, tanto de autoria dos Poderes Executivo e Judiciário, quanto por iniciativa dos deputados estaduais.
Em 2015, a Assembleia Legislativa analisou 2.588 requerimentos, 234 Projetos de Lei e 47 Projetos de Lei Complementar.
Pelo regimento interno da Assembleia, todos os encaminhamentos do legislativo em trâmite na Casa são analisados nas comissões parlamentares de acordo com critérios técnicos. A Assembleia Legislativa dispõe de oito comissões, entre elas a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que delibera sobre a legalidade das matérias.

Educação e PAC são áreas mais afetadas por novo corte no Orçamento

Segundo o decreto de programação orçamentária, o Ministério da Educação perdeu R$ 4,27 bilhões.


O Ministério da Educação e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram as áreas mais afetadas pelo corte adicional de R$ 21,2 bilhões anunciado na semana passada pelo governo. O Diário Oficial da União publicou ontem (30), em edição extraordinária, o detalhamento do novo contingenciamento (bloqueio de verbas) por órgão público.
Segundo o novo decreto de programação orçamentária, o Ministério da Educação perdeu R$ 4,27 bilhões. O limite de despesas discricionárias (não obrigatórias) foi reduzido de R$ 34,43 bilhões para R$ 30,16 bilhões. Em fevereiro, a pasta tinha sofrido contingenciamento de R$ 2,216 bilhões.
Em segundo lugar estão as despesas do PAC, que tiveram corte de R$ 3,21 bilhões, passando de R$ 26,49 bilhões para R$ 23,28 bilhões. Em fevereiro, os gastos com as obras do programa haviam sido reduzidos em R$ 4,23 bilhões
Completam a lista dos cortes os ministérios da Defesa, que teve o limite de gastos não obrigatórios reduzido em R$ 2,83 bilhões, da Saúde (R$ 2,37 bilhões), de Minas e Energia (2,15 bilhões), da Ciência e Tecnologia (R$ 1 bilhão), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (R$ 852 milhões) e da Fazenda (R$ 847 milhões).
Anunciado no último dia 22, o contingenciamento adicional foi necessário para fazer o governo cumprir a meta de superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública – de R$ 24 bilhões para o Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) estipulada no Orçamento deste ano. Somado ao corte de R$ 23,4 bilhões anunciados em fevereiro, o bloqueio total de verbas chega a R$ 44,6 bilhões.
Por causa da dificuldade em cumprir a meta fiscal mesmo com os novos cortes, o governo enviou na segunda-feira (28) ao Congresso projeto para alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias e permitir um déficit primário de R$ 96,7 bilhões em 2016. O resultado negativo poderá chegar a R$ 102,7 bilhões com a renegociação da dívida dos estados e do Distrito Federal com a União.
Agência Brasil

Wilma escolhe o PTdoB para chamar de seu

Vice-prefeita de Natal vai se filiar à nova legenda nesta sexta-feira, em ato na Assembleia Legislativa.


wilma_ptdob_370A ex-governadora e vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, decidiu se filiar ao Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB).
A filiação partidária foi anunciada nesta quinta-feira (31) após um longo período de conversas com dirigentes de várias legendas.
Wilma vai presidir o PTdoB. O ato de filiação acontecerá amanhã (1º), às 11h30, no plenarinho da Assembleia Legislativa.
A vice-prefeita trocou de partido após perder o comando do diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
A opção pelo PTdoB causou certa surpresa, porque Wilma tinha conversas avançadas com o PPS, PR e com o PSDB. A filha dela, deputada Márcia Maia, por exemplo, se filiou ao PSDB.
A nova casa
O PTdoB foi criado por dissidentes do PTB em 1989. Seu número eleitoral é o 70, obtendo registro definitivo em 1994. Disputa as eleições brasileiras desde 1990.

Dilma demite 2 indicados do PMDB após partido romper com o governo

Dois diretores apadrinhados pela legenda foram exonerados.
Planalto negocia cargos para garantir votos contra impeachment.


A presidente Dilma Rousseff (PT) exonerou dois indicados pelo PMDB para o executivo nesta quinta-feira (31), dois dias após o partido romper com o governo. O Planalto conta com os cargos da legenda para conseguir conquistar votos contra o impeachment junto a outras, como PP, PSD e PR.
Um dos demitidos é Walter Gomes de Souza, colocado no cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Denocs) por indicação do pemedebista Henrique Eduardo Alves, que deixou o ministério do Turismo no início da semana - antes mesmo do desembarque oficial do partido.
O outro é Rogério Abdalla, que era diretor Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a pedido da bancada do PMDB do Senado.
Na terça-feira (29), quando anunciou o rompimento do partido com o governo, o vice-presidente do PMDB, Romero Jucá, afirmou que a partir daquele dia ninguém no país estava mais autorizado a "exercer qualquer cargo federal em nome do PMDB".
Apesar disso, os pemedebistas seguem no comando de seis ministérios: Kátia Abreu (Agricultura), Marcelo Castro (Saúde), Helber Barbalho (Portos), Celso Pansera (Tecnologia), Eduardo Braga (Minas e Energia) e Mauro Lopes (Aviação Civil). Kátia e Pansera manifestaram publicamente que não vão deixar as pastas.
Negociações
As principais ofertas de cargos por parte do governo devem ser feitas para PR, PP e PSD, que integram a base do governo, mas que oficialmente ainda não se decidiram se permanecem ou não com Dilma após a saída do PMDB.
O governo negocia, além dos ministérios, os cargos de 2º e 3º escalão, incluindo presidência de estatal, e que vão servir também para acomodar pequenos partidos. E petistas não descartam abrir mão do próprio espaço do PT se for preciso, para salvar a presidente Dilma.
Do G1, em São Paulo

Resumo de Ocorrências Policiais: 30-31/03/2016

A Central de Operações da Polícia Militar - COPOM, de Santa Cruz/RN, divulga um resumo das ocorrências registradas do dia 30 para o 31/03, na 4ª CIPM.


Santa Cruz: 01 Homicídio, tendo como vítima: Luan de Pontes dos Santos, 17 anos; Corpo encontrado com sinais de disparos de arma de fogo nas proximidades da RN 023 a 800mt da BR 226;

Bom Jesus: 01 direção perigosa praticada pelo menor infrator João Victor da Silva Franco em moto CG 125 placa NNW 7883 de cor preta.

São B. Trairi: 01 (um) acidente de trânsito sem vítima fatal;
Demais cidades: Não houve registro de ocorrências.

Fonte:Blog Polícia Militar de Santa Cruz RN

Processo Seletivo: Prefeitura de Santa Cruz convoca professora para atuar em nova escola do Bonsucesso

A Prefeitura de Santa Cruz lançou nesta quarta-feira, 30 de março, o Edital 002/2016 convocando o 11º candidato classificado no Processo Seletivo Simplificado para provimento de professores temporários do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educação. Ivaneide de Araújo Santos é a candidata que está sendo convocada.
Segundo o Edital, a educadora irá lecionar na recém-inaugurada Escola Municipal João de Oliveira Confessor, na comunidade Bonsucesso e deve comparecer ao setor de Recursos Humanos (RH) da Secretaria Municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz). O prazo vai de 31 de março até 03 de abril de 2016, no horário das 8h as 12h e das 14h às 17 horas. Os documentos que precisam ser apresentados pela candidata convocada estão listados no Edital de Convocação, disponível no link a seguir:  http://www.santacruz.rn.gov.br/site/media/EditalProfessor-022016.pdf
FOTO-PROFESSOR
Foto: André Fotos

Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

Jovem de Santa Cruz é executado em estrada que dá acesso a Lajes Pintadas

O corpo do jovem Luan de Pontes Santos, 17 anos, foi encontrado morto na RN-023, estrada que dá acesso ao município de Lajes Pintadas, a cerca de um quilometro da cidade.
Segundo informações da Polícia Militar, Luan Pontes, conhecido por Coveirinho, foi vítima de um homícidio por disparos de arma de fogo. O crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira. Ainda não se sabe a motivação e nem quem são os acusados de cometer o crime.
No final do ano passado, o jovem já havia sofrido um disparo de arma de fogo, segundo a Polícia. Ele estava ao lado de Douglas, que foi assassinado, e recebeu um tiro no ombro.
O corpo aguarda a chegada do ITEP para ser levado para necropcia. O caso será investigado pela Polícia Civil em Santa Cruz.
Fonte:Blog do Édipo Natan

quarta-feira, 30 de março de 2016

Fátima lamenta que PMDB sirva de instrumento para golpear democracia

A senadora Fátima Bezerra disse, em Plenário, nesta quarta-feira (30) que a população já está percebendo os riscos que correriam a democracia e as conquistas sociais e trabalhistas dos últimos anos, caso o golpe fosse consumado e o vice-presidente Michel Temer assumisse o poder. “Nós lamentamos profundamente que o PMDB tenha se aliado aos derrotados nas urnas, PSDB e DEM, e hoje sirva de instrumento para golpear a democracia, mas quero, no entanto, destacar que muitas das pessoas que gritavam nas ruas a favor do impeachment estão dando conta do que significa, na verdade, apear do poder uma mulher legitimamente eleita, para entregar o poder nas mãos de alguém que não foi eleito Presidente da República”, destacou a senadora.
Fátima ressaltou que o programa “Uma Ponte para o Futuro”, do PMDB, deveria ser chamado de Ponte para o Inferno, já que, caso suas propostas viessem a ser implantadas, seriam piores do que qualquer plano neoliberal já instituído no país. “O programa ‘Uma Ponte para o Futuro’, como está escrito, é incompatível com a execução de políticas sociais; ele põe em risco as conquistas e os avanços que nós tivemos nesses últimos 13 anos, no que diz respeito à inclusão social”, enfatizou a senadora.
Para a senadora, várias propostas do que chamou de “Projeto Temer” atingem direta e imediatamente políticas públicas e direitos sociais e trabalhistas, como a prevalência dos acordos trabalhistas em detrimento da legislação de proteção ao trabalhador, a desvinculação dos reajustes da previdência dos reajustes do salário mínimo e até mesmo a estagnação dos benefícios. Ela destacou especialmente os prejuízos sofridos pela área de educação, caso o projeto do PMDB fosse colocado em prática. “Essa proposta de Michel Temer, do vice, de desvincular os recursos para a área de educação, não seria uma ponte para o futuro, mas uma ponte para destruir o presente e o futuro da educação brasileira”, enfatizou.
A parlamentar lembrou que, para cumprir os acordos que certamente fizeram com o empresariado para garantir seu apoio, constatados pela participação explícita da FIESP nas manifestações pró-impeachment, teria que se cortar recursos das políticas sociais. Ela ressaltou que Estado teria de ser redesenhado para atender a interesses de multinacionais e do sistema financeiro, com a privatização de instituições como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e a Petrobras.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Ninguém acerta e Mega-Sena acumula para R$ 28 milhões

Veja das dezenas sorteadas: 20 - 21 - 28 - 48 - 50 - 59.
Quina teve 23 apostas ganhadoras, e cada uma levou R$ 86.611,40.


Do G1, em São Paulo
 
MEGA-SENA
CONCURSO 1804
202128
485059
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.804 da Mega-Sena sorteadas nesta quarta-feira (30), no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP).
Veja as dezenas sorteadas: 20 - 21 - 28 - 48 - 50 - 59.
A quina teve 23 apostas ganhadoras, e cada uma levou R$ 86.611,40. A quadra teve 2.088 apostas ganhadoras, e cada uma levou R$ 1.362,93.
O próximo sorteio será no sábado (2) e pode pagar um prêmio de R$ 28 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal.
Para apostar
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada.
Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Gestão da Prefeita Fernanda Costa inicia obra de construção de creche no bairro Maracujá

A Prefeitura de Santa Cruz já deu início à construção da creche do bairro Maracujá. É mais uma importante obra da gestão da Prefeita Fernanda Costa sendo executada. A construção começou há alguns dias e tem previsão para ser concluída no mês de dezembro deste ano.
A obra, que tem investimentos provenientes de convênio com o Ministério da Educação e de recursos de contrapartida da Prefeitura de Santa Cruz, terá 1.510m² de área construída e segue padrões estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com 11 salas de aula, refeitório, salas de administração e equipe pedagógica, além de cozinha e parque infantil.
A construção tem a supervisão da Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas e é executada pela empresa Stone Engenharia, vencedora do processo licitatório.
OBRA-CRECHE-OK

Foto: André Fotos

Fonte:Blog da Cidade de Santa Cruz

Chuva forte em JAÇANÃ registra 83 milímetros em pouco mais de 2 horasganhar dinheiro

Depois de um longo período sem registrar chuvas no município de Jaçanã  , no Trairi do Rio Grande do Norte . Fortes chuvas finalmente começaram a cair na região. A EMATER registrou na tarde desta quarta-feira (30)  uma precipitação  de 83 milímetros , segundo Aderson Soares  extensionista local da Emater  um volume inesperado para o período . Ainda de acordo com Aderson ontem (terça-feira) foi registrada uma precipitação de 33 milímetros , só esse ano já choveu 340 milímetros no município e a expectativa é que esse seja um ano de bonança para os agricultores da região.

Noticia da Serraganhar dinheiro

Seleção busca empate no fim e evita fiasco contra o Paraguai

terb brasil
A seleção Brasileira evitou um desastre na cidade de Assunção e buscou um empate por 2 a 2 com o Paraguai nos minutos finais da partida disputada nessa terça-feira, no estádio Defensores del Chaco. Desfalcado de Neymar, que recebeu o terceiro cartão amarelo no empate por 2 a 2 com o Uruguai, o time comandado por Dunga fez mais uma partida ruim e acabou dominado na maior parte do jogo. Pela forma como se desenhou o confronto, a igualdade é um alívio para a equipe canarinho.
A situação nas Eliminatórias à Copa do Mundo de 2018, contudo, é muito delicada. A Seleção Brasileira está na sexta colocação, com nove pontos e fora da zona de classificação. Com um terço do torneio disputado, o Brasil soma um ponto a menos que a quinta colocada Colômbia. Apenas as quatro primeiras seleções terão vaga direta à Copa do Mundo de 2018, sendo que a quinta disputará uma repescagem.
O próximo compromisso do Brasil nas Eliminatórias está marcado só para 02 de setembro, contra o Equador, fora de casa. O Paraguai também estará em campo na mesma data para medir forças com o Chile. No dia 06 do mesmo mês, a Seleção receberá em seus domínios a equipe da Colômbia, em estádio que ainda será escolhido pela CBF.
Terra

Governo do RN confirma pagamento de março para os 4 e 5 de abril

Aposentados e pensionistas receberão no dia 4; já os ativos, no dia 5.
Segundo a Seplan, medida foi necessária em virtude da crise econômica.


O pagamento dos salários de março do funcionalismo estadual do Rio Grande do Norte será realizado nos dias 4 e 5 de abril. O anúncio foi feito nesta terça-feira (29) pela Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan).
Os aposentados e pensionistas terão seus vencimentos depositados na próxima segunda-feira (4), enquanto os servidores ativos receberão os salários na terça-feira (5). Segundo a Seplan, as datas de pagamento da folha referentes ao mês de março refletem o momento desastroso da economia no país, com graves consequências para os estados que mais dependem das transferências federais.
De acordo com a secretaria, os repasses da União ao RN, no acumulado de janeiro a março de 2016, confirmam uma queda de 14,55% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente a frustração dos royalties nos três primeiros meses do ano já chega a 40,46% se comparado a janeiro, fevereiro e março de 2015. As transferências do Fundo de Participação dos Estados também caíram 13,64% no acumulado dos primeiros três meses do ano em relação a 2015, que já foi inferior a 2014.
O secretário Gustavo Nogueira afirma que o momento da economia brasileira é muito delicado e ressalta o esforço do governo em priorizar o pagamento do funcionalismo. “Os estados menores, que dependem mais das transferências federais, precisam que a economia brasileira reaja e isso não vem acontecendo. O governo tem redobrado os esforços para amenizar os efeitos da crise. Medidas como a redução em quase R$ 300 milhões no custeio e o realinhamento de tributos são importantes, mas devem estar alinhadas com a reação econômica do país. O Estado tem conseguido pagar a folha nos primeiros dias do mês subsequente, conforme previsto em lei”, afirmou.
Do G1 RN

Secretaria de Saúde confirma primeira morte por H1N1 no RN em 2016

Segundo a Sesap, vítima é adolescente de 15 anos, natural de Lagoa Nova.
Este ano, nove casos da doença foram notificados.


Do G1 RN




A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou a primeira morte por H1N1no estado em 2016. Uma adolescente de 15 anos, natural do município de Lagoa Nova, deu entrada no hospital no dia 27 de fevereiro e faleceu em 10 de março.
A Sesap informou que 9 casos da doença foram notificados este ano. Destes, houve duas confirmações. Um deles é o caso da adolescente que morreu. O outro, é de uma menina de 2 anos que mora em Natal e cujo quadro evoluiu para a cura. Nesta caso específico, apesar de já ser tratado pela Sasap como confirmado, ainda não foi notificado porque a criança foi atendida por um hospital particular que não informou a secretaria sobre a doença na época em que a criança foi tratada. Até o momento, o mês com mais casos informados foi março, com 4 das 9 notificações formalizadas até agora.
Segundo a Sesap, há uma redução de 78% nas notificações durante o mesmo período em 2015. No ano passado, foram 41 notificações. Porém, apenas um caso foi confirmado e não houve mortes.
A secretaria orienta a população a tomar as algumas medidas de prevenção. Lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar; cobrir a boca com um lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, além de evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.

Vários reservatórios já estão sangrando na Zona Rural de Jardim do Seridó

Foto: Valcicleide
Foto: Valcicleide
Os registros são da internauta jardinense Valdicleide Cristina, e mostra um reservatório sangrando com as chuvas desta terça­feira (29), na Zona Rural de Jardim do Seridó. A localização específica é o sítio Cachoeira dos Patrocínios. Também temos registros de açudes sangrando nas comunidades Cachoeira Preta, Tanques e Marcas de Genival.
Robson Pires

Consultores apresentam primeira fase do projeto de modernização da gestão do Sistema FIERN

Participaram do evento gerentes, coordenadores e gestores das unidades operacionais de Natal e do interior.


Os consultores do IEL Nacional Breno Pontes, Carlos Gomes, Milena Prucoli e Rondolfe Paiva apresentaram na manhã desta terça-feira (29) no auditório Joaquim Victor de Hollanda, na Casa da Indústria, a primeira fase do “Projeto Modernização da Gestão”, que será implantado no Sistema FIERN nos próximos doze meses.
Participaram do evento gerentes, coordenadores e gestores das unidades operacionais de Natal e do interior. Os gestores lotados no interior do RN acompanharam por meio de videoconferência, através da ferramenta Skype for Bussiness.
A superintendente corporativa do Sistema FIERN, Katary Diniz, e o superintendente de Estratégias e Articulação, Hélder Maranhão, acompanharam a apresentação.
Um dos primeiros passos do projeto será o envio de um questionário digital para um grupo de colaboradores responderem. O questionário irá levantar expectativas e percepções dos funcionários quanto à gestão do Sistema FIERN.
O objetivo desse trabalho inicial é realizar uma análise crítica da situação/desempenho das diversas áreas do sistema, visando subsidiar a revisão/elaboração do plano estratégico.

Comitiva do Governo trata sobre devolução do Fundeb com ministro do STF

Vice-governador Fábio Dantas representou o Estado em audiência com o ministro Marco Aurélio.


Divulgação/GVG/RN
Cumprindo agenda em Brasília,  o vice-governador do RN, Fábio Dantas, participou de uma audiência, na noite desta segunda-feira (29), com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),  Marco Aurélio de Mello. No encontro, Fábio Dantas esteve representando o Governo do Estado.
Durante a audiência, o vice-governador apresentou o pleito jurídico do Rio Grande do Norte quando ao pedido de devolução dos R$ 192 milhões do Fundeb. Fábio Dantas esteve acompanhado do secretário estadual de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, dos prefeitos dos municípios de Vera Cruz e Santana do Seridó, e da senadora Fátima Bezerra. 
Desde dezembro de 2015, o Governo Estadual vem empregando esforços no sentido de não ser obrigado a devolver recursos do Fundeb repassados ao Estado por um equívoco da União,  e que foram devidamente aplicados na educação estadual. 
Foi criado um grupo de trabalho, com a participação dos prefeitos dos municípios do Rio Grande do Norte, no sentido de realizar um encontro de contas com o Governo Federal. A administração estadual também está buscando ter sucesso com medidas jurídicas a respeito dessa questão. 
"O Governo do Estado está empenhado em todas as frentes, com o apoio dos municípios e da bancada federal, para que essa devolução não aconteça e o Rio Grande do Norte possa receber os repasses do Fundeb regularmente", ressaltou Fábio Dantas.