sexta-feira, 27 de outubro de 2017

UFRN abre Cientec 2017 e lança tema da próxima edição

A abertura da Cientec 2017 marcou também o lançamento do tema da edição do próximo ano: UFRN e RN do ontem ao amanhã - 60 anos de evoluções. A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, responsável por conduzir a cerimônia de boas-vindas na noite desta quarta-feira, 25, no anfiteatro da Praça Cívica do Campus, ressaltou que a temática faz referência direta às comemorações dos 60 anos da Universidade. 

“A programação alusiva à data das seis décadas terá certamente na Cientec 2018 um dos seus pontos altos, já que neste evento mostramos à sociedade potiguar uma boa parte do que devolvemos de benefícios para o nosso estado”, colocou a reitora. Em virtude disso, em 2018 a Cientec acontecerá em junho, mês em que foi criada a UFRN no ano de 1958.

Eficiência Energética

Ainda na solenidade de abertura da Cientec 2017, a UFRN lançou a Campanha de Eficiência Energética da instituição, com o lema A conta é nossa, a mudança também. 

Em 2016, a UFRN gastou mais de R$ 22 milhões em energia. A instituição trabalha com a perspectiva de, conscientizando, conseguir uma economia de 10% deste valor. “As artes do material gráfico fazem menção ao que a comunidade universitária pode receber com essa mudança de comportamento, como por exemplo o aumento no número de bolsas e refeições no Restaurante Universitário. Além, é claro, de contribuir para a sustentabilidade”, frisou Ângela Paiva. 

A princípio, para coordenar as sugestões de ações, a UFRN disponibiliza uma plataforma colaborativa chamada Integra, responsável pelo recebimento de propostas dos membros da comunidade universitária para otimizar o consumo de energia. Tanto a campanha quanto o Integra são fruto do trabalho conjunto da Comissão da Campanha de Eficiência Energética (CICE), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), Escritório de Ideias e da Secretaria de Educação à Distância (Sedis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário