terça-feira, 10 de abril de 2018

Santa Cruz: Garotos Transexuais são os primeiros a emitirem o titulo de eleitor com o nome social














Os garotos transexuais, David Lasarotto e Jefferson Fernandes estiveram na sede da Justiça eleitoral de Santa Cruz/RN para atualizarem o titulo de eleitor com o nome social. Deste da semana passada do dia 03 de Abril o que Tribunal Superior de Justiça do Brasil aprovou a ser realizado o processo de inclusão e a atualização da identidade de gênero no cadastro eleitoral devem ser feitas até o dia 9 de maio para valer nas eleições de outubro deste ano.

Jefferson e David foram os primeiros a realizarem esse procedimento de reconhecimento do nome social no titulo de eleitor, eles saíram à frente das meninas travestis e transexuais que ainda faltam emitirem seus títulos eleitorais que reconhece o nome social e identidade de gênero trazendo assim um bem estar social garantindo o direito da cidadania e dignidade da pessoa humana respeitada até na hora de votar. 

“O que para os garotos a felicidade é imensa de terem seus nomes sociais inclusos no titulo eleitoral, que além de garantir direito evita situações de constrangimento.” Quem perder esse prazo só poderá fazer a alteração após as eleições, para os próximos pleitos. O nome social é aquele pelo qual o transexual ou travesti é reconhecido socialmente, diferente do nome civil, que consta na certidão de nascimento. 

Já a identidade de gênero estabelece com que gênero a pessoa se identifica, masculino ou feminino.Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a autodeclaração do eleitor é suficiente para a Justiça Eleitoral fazer as atualizações, não sendo necessário apresentar nenhuma declaração oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário