sexta-feira, 4 de março de 2016

Lajes Pintadas-RN: Rancho Canaã sedia encontro de Meliponicultores do RN


O Rancho Canaã (Unidade de Produção Familiar, Didática e Demonstrativa de Convivência Sustentável com As Adversidades Climáticas do Nordeste), localizado no município de Lajes Pintadas/RN, recebeu, nesse dia 02 de março, Meliponicultores (Criadores de Abelhas sem ferrão) de vários municípios de varias regiões do Estado do Rio Grande do Norte.

Esse encontro, que, segundo os organizadores, foi o primeiro, teve como foco o debate para construção de uma associação que agregue os criadores de abelhas sem ferrão (meliponicultores), na busca de unidade para enfrentamento de demandas comuns aos membros que praticam a cultura das meliponeas (abelhas sem ferrão), de modo a buscar soluções problemas comuns, tais como Capacitação, intercambio de experiências e conhecimentos, troca de enxames e de espécies, em sintonia com a agroecologia, via difusão da agro biodiversidade e a permacultura.

Os anfitriões, Dr. Juarês Queiroz, comumente chamado de Mestre Queiroz, pelos amigos e Dona Cely Cristiane, participaram ativamente do evento, cujo conteúdo foi apresentado pelos organizadores, dentre eles o Dr. Victor Hugo (extensionista da EMATER que se fez presente acompanhado de uma delegação composta por agricultores familiares de Grossos/RN, além do Secretário de Agricultura e de outro(as) cridores(as) de abelhas), a gestora Regional da Emater em Santa Cruz, Surama Medeiros, extensionista de Jaçanã (Jean e Aderson), São Bento do trairi (Bruno), o Engenheiro de Computação da Emater Dr. Hercules Aquino (Natal) e Campo Redondo (Preto).

O evento teve inicio com a apresentação dos participantes, lembrando que o Prefeito de Lajes Pintadas, Nivaldo Alves se fez presente, juntamente com a Secretária de turismo Claudjane Gomes e Secretaria de Educação Cely Cristiane, além do presidente do CMDRs, Pedro Giliard e presidentes de Associações de agricultores familiares.


O segundo tópico da pauta foi uma palestra de nivelamento, proferida pelo MS Victor Hugo, extensionista da EMATER em Mossoró e especialista no assunto. O Anfitrião, Dr. Queiroz, proferiu um introito sobre associativismo na visão contemporânea, no contesto da parmacultura e da agroecologia, solidárias.

 Após os debates, os pontos altos foram as praticas “A biologia da abelha Jandaira” e transferência de um enxame de abelhas canudos para caixa racional (colmeia), para reprodução; prática realizada pelos próprios participantes.






O encerramento do evento deu-se com o plantio de uma árvore-simbolo do encontro, pelos participantes e com o encaminhamento do próximo encontro que ocorrerá em Tibau/RN, no dia 09 de abril, sendo a anfitriã a meliponicultora Dona Erione.

Nenhum comentário:

Postar um comentário